Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 07 de junho de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/07-06-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. 

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/07-06-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

06-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/06-06-2017.htm

05-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/05-06-2017.htm

03-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/03-06-2017.htm

02-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/02-06-2017.htm

01-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/01-06-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

 

......................................

..........................

..................

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 

 

 

Cenas do filme “Nosso Lar”. Imagens fornecida por Wagner de Assis.

 

Uma médium e um piano.

Rosemary Brown

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=HazHAk4Qg4k

 

Pintura mediúnica- Diversos médiuns

 

Veja: https://www.google.com.br/search?q=pintura+mediunica&rlz=1C2NWPB_enBR727BR727&tbm=vid&source=lnms&sa=X&ved=0ahUKEwjovvXL-ajUAhXKhZAKHTSnCqcQ_AUICigB&biw=1366&bih=638&dpr=1

 

 

 

Passando pela Terra

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Calma. Lição nº 02. Página 19.

 

Sempre útil não te esqueceres de que te encontras em Estágio Educativo na Terra.

Jornadeando nas trilhas da evolução, não é o tempo que passa por ti, mas, inversamente, és a criatura que passa pelo tempo.

Conserva a esperança em teus apetrechos de viagem.

Caminha trabalhando e fazendo o bem que puderes.

Aceita os companheiros do caminho, qual se mostram, sem exigir-lhes a perfeição da qual todos nos vemos ainda muito distantes.

Suporta as falhas do próximo com paciência, reconhecendo que nós, os espíritos ainda vinculados à Terra, não nos achamos isentos de imperfeições.

Levanta os caídos e ampara os que tropecem.

Não te lamentes.

Habitua-te a facear dificuldades e problemas, de ânimo firme, assimilando-lhes o ensino de que se façam portadores.

Não te detenhas no passado, embora o passado deva ser uma lição inesquecível no arquivo da experiência.

Desculpa, sem condições, quaisquer ofensas, sejam quais sejam, para que consigas avançar, estrada afora, livre do mal.

Auxilia aos outros, quanto estiver ao teu alcance, e repete semelhante benefício, tantas vezes quantas isso te for solicitado.

Não te sirvam de estorvo ao trabalho evolutivo as calamidades e provas em que te vejas, já que te reconheces passando pela Terra, a caminho da Vida Maior.

Louva, agradece, abençoa e serve sempre.

E não nos esqueçamos de que as nossas realizações constituem a nossa própria bagagem, onde estivermos, e nem olvidemos que das parcelas de tudo aquilo que doamos ou fazemos na Terra, teremos a justa equação na Vida Espiritual.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Poço de Abraão. Berseba, Israel. Fotos Ismael Gobbo

Ruínas arqueológicas em Berseba, no deserto do Negev, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

Uma crônica para não esquecer…

 

 

 

Uma crônica para não esquecer...

 

USE - 70 ANOS DE APROXIMAÇÃO E PERTENCIMENTO

 

Encontrei-me com a USE pela primeira vez, no princípio da década de 60, século passado, atendendo ao pedido do Professor Jaime Monteiro de Barros que me solicitou representasse, em seu nome, a União Municipal Espírita de Ribeirão Preto (nomenclatura da época dada aos órgãos locais), em reunião do Conselho Deliberativo Estadual, responsável pela organização e orientação do movimento espírita estadual. E na capital, Avenida Maria Paula, tive os contatos iniciais com o trabalho de unificação, conhecendo e convivendo com Carlos Jordão da Silva, Luiz Monteiro de Barros, Apolo Oliva Filho, Herculano Pires, Eurípedes de Castro, Ignácio Giovini, Ari Lex e muitos outros companheiros tanto de São Paulo, como do interior paulista.

 

Nos treze anos anteriores a esse encontro, a USE havia se ajustado conceitual e administrativamente falando, optado pela alteração de sua razão social para atender às questões da época e, em congressos, definido os seus objetivos e finalidades.

 

Ao chegar, palco conturbado dos anos sessenta no cenário nacional, acompanhei os trabalhos e desdobramentos do simpósio espírita centro sulino com suas decorrências, as intempéries do alerta com relação aos movimentos paralelos, as controvérsias do movimento da juventude acadêmica, a definição do trabalho jovem no estado e, até meados da década de setenta, a tentativa de ajustes para a ação de unificação no estado de São Paulo. Foram memoráveis as reuniões e os trabalhos no casarão da Rua Maranhão.

 

Passada a turbulência, Nestor João Masotti, coordenando as atividades da USE, oportuniza o espaço para que a entidade volte a sua atenção para a sua real finalidade, o atendimento à casa espírita, surgindo às campanhas, equipes e departamentos aptos a esse atendimento; também o início da vivência do ideal de ter casa própria, concretizado em meados dos anos oitenta com a instalação da USE no Bairro de Santana. Novos companheiros, sementes alviçareiras do movimento jovem davam novos horizontes à vida da federativa.

 

Após o Congresso Estadual de Espiritismo – Ribeirão Preto, 1992 - a USE passa a viver novos ares, trabalho atento e precioso orientado por Attílio Campanini dá aos seus órgãos a nomenclatura única de USE, é estatuído o Conselho de Administração, são criadas e reforçadas campanhas para sensibilizar e estimular às ações espíritas no estado. Por sugestão de Aylton Paiva, no logo da USE é registrada a frase conclusiva e indicativa: “A USE é a entidade federativa, coordenadora e representativa do movimento espírita do Estado de São Paulo no Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira”, definindo a sua posição nos âmbitos estadual e federal.

 

Nos anos recentes, a USE mostra efetiva aptidão para o progresso de suas atividades: a segurança na orientação dos programas de estudos, a vivência dos ensinos de Jesus de Nazaré, fortalecimento de áreas de serviço, intensa movimentação de dupla direção interior-capital, implantação de congressos temáticos com públicos maiores, a efetiva participação no Conselho federativo Nacional, o desejo acompanhado da prática de realçar a ação educativa como ponto básico de sua ação; tudo alicerçado no ideal de servir, aproximar e aperfeiçoar a relação entre os espíritas e as suas oficinas de trabalho.

 

A USE tem sido para mim e para os trabalhadores da área de unificação nos últimos 70 anos um espaço para qualificação de trabalho, de prevenção e gestão de dificuldades, de implementação de melhorias constantes em nossas atividades. Tendo a USE como ponto de convergência, sentimos a doutrina espírita crescendo em nós, o espiritismo sendo respeitado pelas suas ações, a doutrina espírita tendo reconhecido o seu espaço na sociedade e, em momentos necessários, a sociedade obtendo acesso às fontes seguras para falar em nome do Espiritismo. Assim, nos seus 70 anos a USE é a força da união em nosso favor. Vivemos a alegria de fazer parte dessa rede.

 

Por isso, o nosso reconhecimento e a nossa gratidão.

 

José Antônio Luiz Balieiro

 

 

Registro. Divaldo Franco na Europa

Zurique, Suiça

 

 

 

05 de junho de 2017

Na segunda-feira, 05 de junho de 2017, Divaldo Franco realizou um conferência pública, encerrando sua passagem pela bela Zürich, despedindo-se dos amigos, abordando o tema Seja Feliz Sempre, contando com o auxilio de sua tradutora ao alemão Edith Burkhard. O evento teve a apresentação dos jovens músicos Flávio Benedito e Maurício Virgens, brasileiros, que, mesmo residindo na Europa, contribuem tanto quanto podem, para cantar o amor, acompanhando o querido amigo, Divaldo Franco, um verdadeiro pai.

Logo no início da conferência, Dr. Juan Danilo Rodríguez, dedicado médico equatoriano, terapeuta holístico, agradeceu o carinho e a acolhida que recebeu, afirmando que a felicidade se constrói através de pequenas ocorrências, de detalhes. A felicidade é o grande tesouro, tão buscado pelo homem.

Citando pensadores da antiguidade, Divaldo Franco, abordando o tema, disse que no período socrático os pensadores se questionavam sobre o real sentido da vida. A interrogação diz respeito à criatura humana, que se indaga sobre a existência da morte, haja vista que, de repente, tudo se acaba no nada. Qual a razão da dor?

Em breve síntese dos pensamentos filosóficos, esclareceu que Epicuro afirmava ser a felicidade sinônimo de prazer, que os esforços deveriam ser todos voltados para fruir o gozo. Se assim não é, a felicidade é para os que têm posses? Questionou Divaldo. Referindo-se, então, à doutrina da ética, da beleza, o Hedonismo, a possibilidade para se alcançar a felicidade através da posse. O pensamento filosófico, com base na doutrina Cínica, de Diógenes, propunha que a felicidade seria nada possuir, para não correr nenhum risco. Será, insistiu o querido orador, que a felicidade é não ter nada?

Promovendo uma melhor compreensão sobre a felicidade, o incansável seareiro discorreu sobre a doutrina Estoica, do filósofo Zenon de Cicio que assegurava ser a felicidade a ausência do sofrimento, até chegar no filósofo Sócrates, que, vendo a inscrição na entrada do templo de Delphos, conhece-te a ti mesmo, adotou esta proposta, tornando-se em exemplo para suportar todo tipo de perseguição, de injustiças. Sua ética é o autoconhecimento. Este é o caminho para a felicidade, sentenciou o orador, que dá condições ao indivíduo ser o mesmo em qualquer situação, seja ela positiva ou não.

Jesus, destacou, é o médico das almas, o maior psicoterapeuta da humanidade. Ele asseverou que A Felicidade não é deste mundo, pois a verdadeira felicidade não está na Terra. Todos podem atingir a plenitude, não, porém, neste estado horizontal, do tudo bem, sempre, mas quando o ser humano se dedicar ao crescimento vertical, buscando a angelitude, buscando Deus e o Seu Reino dentro de si mesmo.

A forma como se procede hoje, irá construir o amanhã. O Espiritismo confirma, por provas irrefutáveis, a realidade da reencarnação, e essa realidade demonstra que os indivíduos podem ser felizes hoje e sempre, basta ter um ideal, uma meta transcendente. Através da vivência deste ideal, que deve ser alcançado pela prática no bem, a criatura humana se encontrará com a felicidade.

Não fazer aos outros o que não gostaríamos que nos fizessem, esta é a meta. Amar o próximo é autoamar-se, a terapia que Jesus ensinou aos homens. A moderna filosofia recomenda que se viva intensamente o agora, que é toda hora, a atual, e a que virá. Temos tantos recursos, de diversas ordens, nem sempre valorizados, e com frequência somente compreendemos o valor destes recursos quando os perdemos.

Encerrando a conferência, Divaldo agradeceu o amor e o acolhimento com que foi honrado, recitando, com sentida emoção, o Poema da Gratidão, de Amélia Rodrigues.

Texto e fotos: Ênio Medeiros

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Palestra no Centro Espírita Allan Kardec

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

 

 

 

 

************************************************

 

 

 

 

(Informações  recebidas em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

Informações do Maria Dolores

Jales, SP

 

Pintura Mediúnica, na Casa de Madô

18 de Maio de 

https://gallery.mailchimp.com/2425ea8ad3/images/blank.gif

https://gallery.mailchimp.com/a52caddf551d02ce62ff3b2e6/images/cf943f04-3e33-48af-b3da-d752f13d1c60.png

https://gallery.mailchimp.com/2425ea8ad3/images/blank.gif

Excepcionalmente não teremos palestra pública neste dia!

Psicopictografia, a famosa "pintura mediúnica".

VALDELICE SALUM, médium e fundadora da Casa da Prece Francisco e Maria de Nazaré, Indaiatuba, SP, retorna para Fernandópolis e Jales, sendo recepcionada pela Associação Espírita Missionários da Luz (Fernandópolis) e no nosso Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores .

Incansável e convicta da arte que realiza, Valdelice, fiel parceira e intérprete de seus "amigos pintores do além", estará tocando corações e mentes com pinceis e tintas. Utilizando-se de suas mãos e pés, os gênios da pintura: Vincent Van Gogh, Claude Monet, Pierre Auguste Renoir, Tarsila do Amaral, Alfred Sisjey, Cândido Portinari, Pablo Picasso etc. "A Arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por parte das criaturas. Ela significa a mais profunda exteriorização do ideal, a divina manifestação desse "mais além" que polariza as esperanças da alma." - Diz-nos o Espírito Emmanuel/ Chico Xavier, cuja amizade Valdelice desfrutou.

VALDELICE SALUM se apresenta (entrada franca) neste dia 17 de junho, sábado, as 16:00 horas, na Associação Espírita Missionários da Luz (Rua Itália, 88, Parque das Nações - Fernandópolis).

Em Jales, apresentação no domingo, 18 de junho, as 18h30, no Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores (Rua 19, 768, Bairro São Judas Tadeu). Entrada igualmente franqueada ao público.

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR CULTURA ESPÍRITA EM COMPANHIA DE VALDELICE E OS ARTISTAS QUE RETORNAM DO PLANO ESPIRITUAL PARA NOS ENCHER O CORAÇÃO COM SUA ARTE.

Copyright © 2017 Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, Todos os direitos reservados.
Por que recebeu este e-mail? Você recebe este e-mail por ter se cadastrado em nosso site ou junto ao nosso Departamento de Comunicação. Caso queira se descadastrar, fique à vontade para fazer o procedimento indicado no rodapé deste e-mail.

Nosso endereço:

Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores

Rua Dezenove, 768, Jales - São Paulo, República Federativa do Brasil

Jales, São Paulo 15700-666

Brazil


Add us to your address book



Quer gerenciar a forma que recebe estes e-mails?
Você pode 
atualizar suas preferências ou sair desta lista

Email Marketing Powered by MailChimp

http://madoespirita.us7.list-manage.com/track/open.php?u=a52caddf551d02ce62ff3b2e6&id=a5903cbf89&e=4a4f1096b4

 

Palestra no C.E. Fraternidade Irmã Dolores

São Paulo, SP  

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 

Meus amigos,

Convidamos para palestra com:

 

CARLOS MASSIMO,

 

de Rio Preto, nesta quarta-feira, 07 de junho, 20:00 h, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

Palestra no Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP  

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

Programação Espírita em

Marília, SP

 

 

 

 

****************************

 

 

 

 

****************************

 

 

 

 

 

****************************

 

 

 

 

 

****************************

 

 

 

 

****************************

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

Encontro de Corais Ecumênico

Assis, SP

Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]]

 

45 anos da campanha “Comece pelo Começo”

CFN-FEB / USE-SP

 

 

(Informação recebida em email de Merhy Seba)

 

Palestra e Música no N.E. Dr. Adolfo Bezerra de Menezes

Fernandópolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

 

Agenda de palestras da Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 


Obs.: Se não deseja receber este Boletim Semanal, envie a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected], pelo que agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

http://www.cbnfoz.com.br/images/160514_LINCOLN.JPG 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

 

(Informações recebidas em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Programação do 14o. Encontro de Espiritismo em

Jacareí, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Carlos Monteoliva [[email protected]])

 

Palestra Sobre Cultura de Recuperação

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

QUE O

 

DR. JOSÉ LUIZ DO VALLE

(ZÉLU)

 

DA CIDADE  DE

PENÁPOLIS

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 07-06-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " A PRECE "

 

(Informações em email de Luiz Antonio da Silva)

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: leite, açúcar, fermento em pó, bermudas masculinas, chinelas, condicionador para cabelo, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de leite, açúcar, fermento em pó, bermudas masculinas, chinelas, condicionador para cabelo, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 123 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

123 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

Festa junina beneficente

Diadema, SP 

 

 

(Informação recebida em email de Divulgacao Luz e Amor [[email protected]])

 

 COBEM. Festa fraterna do Forrobem

Salvador, BA

 

Olá amigos queridos

 

No próximo domingo, a Cobem espera você para a festa fraterna do Forrobem!!!

 

A AMOROSA COBEM CONVIDA TODOS VOCÊS PARA O FORROBEM

 

Data: 11/06/2017 (Domingo)

Início da Festa: 17h

Investimento - Convite individual: R$20,00 (Entrada)

Banda: Delmário Ribeiro

Comidas Típicas e Regionais

Loca da festa FORROBEM: Quartel de Amaralina

Endereço Quartel de Amaralina: Avenida Amaralina,S/N Bairro: Amaralina, Salvador-BA

 


​Endereço da Cobem: Rua Bezerra de Menezes,n° 90, Brotas, Salvador(BA)

 

                                                                                                        Informações: (71) 3356-0256

 

Local de vendas dos convites: Livraria da Cobem

 

(Informação recebida em email de Edward Miranda 2 [[email protected]])

 

Os primeiros lugares

 

 

Contou-nos uma pessoa, que foi trabalhar algum tempo num país europeu e que várias vezes identificou marcantes diferenças entre as atitudes deles e as nossas.

A forma de resolver problemas, a maneira de conduzir-se perante determinadas dificuldades no ambiente de trabalho etc.

Nas suas observações, percebeu que tinham alguns comportamentos muito próprios e incomuns entre nós.

Em verdade, ela jamais imaginara que com eles aprenderia uma extraordinária lição. Algo que a faria admirá-los e seguir-lhes o exemplo.

No seu primeiro dia de trabalho, um colega da empresa a veio apanhar em casa e eles seguiram, juntos, no carro dele.

Ao chegarem, ele entrou no estacionamento, uma área ampla para mais de duzentos carros.

Como haviam chegado cedo, poucos veículos estavam estacionados, entretanto, o rapaz deixou o seu carro parado logo na entrada, próximo ao portão.

Assim, ambos tiveram que caminhar um trecho considerável, até chegarem efetivamente à porta da empresa.

No segundo dia, o fato se repetiu. Eles tornaram a chegar cedo e, novamente, o carro foi deixado próximo da entrada do estacionamento.

Outra vez tiveram que atravessar todo o extenso pátio até chegarem ao escritório.

No terceiro dia, bastante intrigada, ela não se conteve e perguntou ao colega:

Por que você deixa o carro tão distante, quando há tantas vagas disponíveis? Por que não escolhe uma vaga mais próxima do acesso ao nosso local de trabalho?

A resposta foi franca e rápida:

O motivo é muito simples. Nós chegamos cedo e temos tempo para andar, sem perigo de nos atrasarmos. Alguns dos nossos colegas chegam quase em cima da hora e se tiverem que andar um trecho longo, correm o risco de se atrasarem.

Assim, é bom que encontrem vagas bem mais próximas, ganhando tempo.

*   *   *

O gesto pode ser qualificado de companheirismo, coleguismo. Não importa. O que tem verdadeira importância é a consciência de colaboração.

Ela recordou que, algumas vezes, em estacionamentos, no Brasil, vira vagas para deficientes sendo utilizadas por pessoas não deficientes.

Só por serem mais próximas, ou mais cômodas.

Recordou dos bancos reservados a idosos, gestantes em nossos transportes coletivos e utilizados por jovens e crianças, sem preocupação alguma.

Lembrou de poltronas de teatros e outros locais de espetáculos tomadas quase de assalto, pelos mais ágeis, em detrimento de pessoas com certas dificuldades de locomoção.

Pensou em tantas coisas. Reflexionou. Ponderou...

*   *   *

E nós? Como agimos em nossas andanças pelas vias do mundo? Somos dos que buscamos sempre os lugares mais privilegiados, sem pensar nos outros?

Alguma vez pensamos em nos acomodar nas cadeiras do centro do salão, quando vamos a uma conferência, pensando que os que chegarem em cima da hora, ocuparão as pontas, com maior facilidade?

Pensamos, em alguma oportunidade, em ceder a nossa vez no caixa do supermercado a uma mãe com criança ou alguém que expresse a sua necessidade de sair com mais rapidez?

Pensemos nisso. Mesmo porque, há pouco mais de dois milênios, um rei que se fez carpinteiro, ensinou sabiamente:

Quando fordes convidados a um banquete, não vos assenteis nos primeiros lugares...

O ensino vale para cada dia e situação das nossas vidas.

Redação do Momento Espírita,
com base em fato.
Em 6.6.2017.

 

(Texto copiado do site Feparana)

 Estacionamento. Rio de Janeiro, RJ. Foto Ismael Gobbo.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]