Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 30 de junho de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/30-06-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. 

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/30-06-2017.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

 

29-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/29-06-2017.htm

28-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/28-06-2017.htm

27-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/27-06-2017.htm

26-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/26-06-2017.htm

24-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/24-06-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

O que é o Espiritismo

 

 

 

 

 

 

 

................................

.........................

................

 

Continuação do email anterior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Biografia- continua no próximo email

................................

.........................

................

 

(Texto copiado de Febnet)

Cabeça de Medusa. Um pintura Flamenga anteriormente atribuida a Leonardo da Vinci.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Medusa_uffizi.jpg

Auto de fé de Barcelona com  queima de livros espíritas aos 9 de outubro de 1861.

Imagem/fonte: https://useece.blogspot.com.br/2011/10/onde-ocorreu-o-auto-de-fe-de-barcelona.html

Estação Saint-Just do Funicular em  Fourvière. Lião, França. Foto Ismael Gobbo.

 

 

O funicular é uma das formas de alcançar o topo da Colina de Fourvière onde

se pode visitar  a  Basílica de Notre-Dame de Fourvière,  o Teatro Romano e o

Museu Galo-romano.

 

Lião vista da Colina de Fourvière. Em primeiro plano o rio Saône e no centro a igreja gótica Saint Nizier.

Foto Ismael Gobbo.

 

 

Em Lião nasceu Allan Kardec aos 3 de outubro de 1804.

Codificador do Espiritismo fez viagens a Lião para divul-

gar as  obras espíritas e acompanhar o  desenvolvimento

do  movimento  espirita que  foi  muito próspero  na  sua

cidade natal.

 

 

 Publicação do jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

Registro. Divaldo Franco no Paraná

Foz do Iguaçu

 

28 de junho de 2017

Divaldo Franco esteve mais uma vez em Foz do Iguaçu. Suas visitas à essa aprazível cidade completaram 49 anos. Dedicado servidor do Cristo, Divaldo supera inúmeras dificuldades para dedicar-se inteiramente ao seu próximo, que o busca com avidez, sedento de luz e de esperança. Aos noventa anos de idade, o Semeador de Estrelas, com seu verbo iluminado, consola e acalenta as almas e os corações sequiosos de amor.

Recebido pelas lideranças espíritas paranaenses, representadas pelo 2º Vice-Presidente da Federação Espírita do Paraná – FEP -, Luiz Henrique da Silva; Laudelino Risso, da 10ª União Regional Espírita/FEP; Vânia Maria de Souza, Conselheira/FEP; e por Ricardo Antonio Xavier Segundo, da 13ª URE, que neste evento encerrou a sua XII Semana Espírita cujo título foi 160 anos de O Livro dos Espíritos: Luz para a Humanidade,  Divaldo Franco proferiu empolgante conferência sobre o Cristo Consolador, para um público estimado em 2.500 pessoas, lotando as dependências do auditório do Hotel Recanto Cataratas. Estavam presentes caravanas de diversos Estados, do Paraguai e do Uruguai. Milciades Lezcano, do Paraguai, proferiu a prece inicial.

Esparzindo luzes, Divaldo discorreu sobre diversos acontecimentos que envolveram o Império Romano e Israel, preparando o advento do Cristo entre os homens. Eram dias difíceis, como os de agora. Os interesses de cunho pessoal superavam o coletivo. A História Romana que precedeu a chegada do Messias foi ricamente apresentada, pintando com fidelidade um belo quadro daquela fase histórica. Após mais de 600 anos de guerras, os romanos experimentavam a paz e a justiça. A chegada de Jesus estava sendo preparada.

Incomparável, Jesus palmilhou as terras da Galileia, de Nazaré e outras, ensinando o amor, acolhendo os aflitos, estimulando a mudança de atitudes para com o próximo. Nas palavras do escritor e psicólogo Ernest Renan (1823-1892), foi um homem incomparável, tão extraordinário que dividiu a história da humanidade. A nobre psicanalista alemã Dra. Hanna Wolff classificou Jesus como sendo o maior psicoterapeuta da humanidade. Aquele que dá, enriquece-se, o que recebe somente armazena.

Na atualidade, como no passado, disse o ínclito orador, a humanidade se encontra deprimida. Há, nela, dois tipos de criaturas: a que é ponte e a que é parede. Os que são pontes, aproximam-se uns dos outros, favorecendo-se, permutando, auxiliando, amando. Os do tipo parede são os que somente recebem, permanecendo estagnados, fenecendo. Com esses dois exemplos Divaldo perguntou: - De que lado você está?  Ponte ou Parede?

O homem dúlcido que viveu entre os miseráveis optou pelos que sofrem. A dor, disse Divaldo, é a necessidade do progresso antroposociopsicológico do homem. Jesus postulava que a vida deve ter um sentido psicológico. Assim, tanto Viktor Frankl (1905-1997), como Carl Gustav Jung (1875-1961), concluiram que todo o indivíduo deve ter um sentido para viver, um sentido psicológico. Pensadores da antiguidade nunca se referiram ao amor como o fez Jesus.

O maior hino de amor que a humanidade conhece está contido nas Bem-Aventuranças, que tão bem foram completadas, enriquecendo a alma humana, com o hino de louvor à todas as criaturas de Deus, inclusive louvando a irmã morte, destacando o amor incondicional. O homem, sem compreender realmente a Lei Divina, foi estabelecendo condutas para ajustar os seus próprios desvios na expectativa de se furtarem à ação da Lei Natural. Avançando em conhecimento, o homem foi distanciando-se de Deus, no passado e no presente. Sempre que isso ocorre, o sofrimento visita as criaturas criando oportunidades para voltarem a se enquadrarem na lei de amor.

Como o homem nunca ficou ao desamparo, ao experimentar o materialismo, surgiu no decorrer a Doutrina Espírita. Em 18 de abril de 1857 o homem conheceu a Era Nova, a síntese do pensamento filosófico da humanidade. Vinha à lume O Livro dos Espíritos, com um conteúdo indispensável para que o homem possa entrar no reino dos céus. Esse gigante alcança a casa de mais de cem milhões de exemplares vendidos, em português. Ante a evidência dos fatos, muitos materialistas se tornaram espíritas.

Homens de ciência, e a própria ciência em determinados pontos, têm posto de lado conceitos puramente materialistas para adentrarem-se nos postulados espíritas, ou seja, na transcendência do homem. A reencarnação tem sido a grande resposta às indagações antes insolúveis, tornando-se fato inconteste.

Cada indivíduo possui a família de que necessita para a sua evolução. A proposta da Doutrina Espírita é trazer o cristianismo em sua maior pureza e clareza, divulgando o amor, com a presença psicoterapêutica de Jesus que cura e enriquece o indivíduo que ama. Jesus é o modelo e o guia para o homem e para a mulher que estão em crise, transitando para um mundo melhor, possibilitando-os a sorrir, a amar, a ter esperança, permitindo-lhes alcançar a plenitude, que será atingida com ações em favor do próximo, principalmente aos excluídos, aos invisíveis da sociedade, os desvalidos de recursos materiais e morais.

Após recitar o Poema da Gratidão, de Amélia Rodrigues, Divaldo Franco foi aplaudido de pé. Foi um gesto de gratidão, de carinho, de amor ao irmão dedicado que tem se doado, inconteste, ao próximo, independente de crença, de posição social, cultural, ou outra adjetivação qualquer. É o semeador do verbo, do amor, da esperança, do exemplo, tendo sempre por divisa o Mestre Nazareno.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Registro. Palestra com André Marouço no

Fraternidade Espírita Gina. São Paulo, SP  

 

Maravilhosa a palestra proferida por  André Marouço, que é diretor de vários filmes documentários, entre eles “Nos passos do Mestre”. A palestra versou  sobre Paulo de Tarso e suas viagens de divulgação do Evangelho de Jesus por vasta região abrangendo vários países. Marouço fez  a divulgação do filme documentário "Paulo de Tarso ", que deverá estar nos cinemas provavelmente em Abril de 2018.

 

(Texto e fotos por Luzia Abrahão)

 

 

 

 Selo dos 70 anos da USE-SP lançado no

17º. Congresso Estadual em  Atibaia

 

Os Correios lançaram um selo comemorativo dos 70 anos da USE-SP - 1o. porte - por ocasião da abertura do 17o. Congresso Estadual de Espiritismo da USE-SP, na noite do dia 23 de junho. Representante dos Correios dirigiu a obliteração, feita pela presidente Júlia Nezu e ex-presidentes da USE-SP, presidente da FEB e Divaldo Pereira Franco.

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Informativo FEBtv

Brasília, DF

Mala-direta virtual da FEBtv. Problemas para visualizar? clique aqui.

http://febtv.com.br/maladireta/arquivo/2806171535-topo.jpg

160 Anos de O Livro dos Espíritos

Em homenagem aos 160 anos de O Livro dos Espíritos, o expositor espírita Haroldo Dutra Dias, com profundidade e leveza, desvela conhecimentos adormecidos no íntimo de cada um de nós. O Livro dos Espíritos é um projeto pedagógico, comparado a um gigantesco telescópio propenso a descortinar, ao espírito humano, os ambientes inexplorados da pátria espiritual.

Neste domingo, 02/07, a partir das 22h, na FEBtv.
Também disponível no
Gotas de Luz.

Você conhece o Gotas de Luz?

É o canal de assinantes da FEBtv! Tornando-se assinante, você poderá assistir palestras, seminários, videoaulas e documentários diretamente em seu computador, smartphone, tablet ou smartTV. E com a sua assinatura, você também estará contribuindo para a manutenção da tv espírita.

http://www.febtv.com.br/gotasdeluz

 


Transmissões ao vivo (horários de Brasília)

Entre Dois Mundos - CANAL 5
Dia 29/06/2017, das 20h às 21h
Tema: Valorização da Vida
Convidados: André Siqueira e Mayse Braga
Realização: Federação Espírita Brasileira
Brasília - DF

Seminário "Escolho Viver, não ao suicídio" - CANAL 5
De 30/06 a 02/07
Com Adeilson Sales, Alejandro Vero, CVV e Mayse Brag
Realização: Federação Espírita do Distrito Federal
Brasília - DF

35ª Semana Espírita de Montes Claros - CANAL 4
De 23/06 a 02/07
Nesta sexta-feira, 30/06, palestra com Suely Caldas Schubert
Realização: Aliança Municipal Espírita de Montes Claros
Montes Claros - MG

Acesse: www.febtv.com.br

 


Vídeos sugeridos

http://i.ytimg.com/vi/C04SdS1MqcE/mqdefault.jpg

http://i.ytimg.com/vi/knb0NDF-KD8/mqdefault.jpg

http://i.ytimg.com/vi/bucwN0J9kBU/mqdefault.jpg

Arte Espírita
Poeta Antero de Quental

Minha Nada Mole Encarnação
Faça a diferença

Spiritist Network
Watch and Pray

 

http://febtv.com.br/maladireta/arquivo/1105171657-ofertas.jpg

http://febtv.com.br/maladireta/arquivo/0208161546-rodape.jpg

 

Preços e condições válidos somente para compra por meio deste email. Caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre este e-mail e o site, a condição válida e praticada será a do site. As imagens encontradas no e-mail são meramente ilustrativas. Os preços anunciados neste e-mail são válidos até 31/07/2017 ou enquanto durarem os estoques.

Você está recebendo este email porque está cadastrado em nossa mala-direta, de acordo com nossa Politica de Privacidade. Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail [email protected] ao seu catálogo de endereços.

Se não quiser mais receber nossos e-mails, cancele seu cadastro clicando aqui.

 

 

 

Palestra na S.E. Frei Carmelo de Aguiar

São Paulo, SP  

 

(Informação recebida em email de Cassio Branco de Araujo)

 

 Agenda de palestras com Nazareno Feitosa

Acesse pelo link abaixo

 

Caros amigos, 

Luz e Paz! 

 

Segue o link da nossa agenda de palestras atualizada em 29/junho/2017: 

http://nazarenofeitosa.blogspot.com.br/2017/06/agenda-de-palestras-nazareno-feitosa.html

 

 

Aproveito para divulgar a próxima que será amanhã.

SEX 30/junho 12h-13h30: Palestra no Grupo Esp. Germinar na Câmara dos Deputados

Plenário das Comissões nº 15 Anexo 2. Brasília/DF

Inf: Jairo 61 9-8174-4178 (Tim/zap) ou 

Patrícia 61 9-9970-9119 (vivo/zap)

 

 

Fraternalmente,

Nazareno Feitosa

Blog: www.nazarenofeitosa.com.br

 

Canal no YouTube: http://www.youtube.com/nazarenofeitosa

 

​Página no ​

FACEBOOK: 

https://goo.gl/DMaewt

 

Assista à FEBTV - WebTV e TV via satélite da Federação Espírita Brasileira: www.febtv.com.br

 

Acesse a página da FEDF - Federação Esp. do DF: http://www.fedf.org.br/

Facebook da FEDF: w

​​

ww.facebook.com/fedf.oficial

 

 

 5º. Foreblu

Blumenau, SC

5º FOREBLU

"Educando o Espírito - Aprimoramento e Evolução"

Olá!

Já estamos na 5ª edição desse evento cheio de conhecimentos e que só tem a "rechear" ainda mais a nossa bagagem espiritual.

Aproveite para aprender ainda mais com os nossos convidados desse ano, que vêm preparados e trazendo muito a nos agregar:

https://static.wixstatic.com/media/312c9f_68990e0a6e684ddfb822f1f2e1f55e53%7Emv2.png/v1/fit/w_700,h_2000,al_c,q_85/image.jpg

Humor e Espiritismo no FOREBLU com os "Amigos da Luz""

Um espetáculo leve, divertido, mas com um objetivo muito importante: ilustrar o que de fato está acontecendo com a Terra no período de grandes mudanças que estamos vivendo. Esse planeta querido, que há séculos vem servindo de palco para o resgate de nossos antigos débitos da alma, está em transição para uma nova era.

E esta peça faz uma analogia de toda essa situação através da vila de Dona Coló. E os personagens após passarem por várias situações se veem, de repente, obrigados a abrir as janelas de seus corações para o próximo sob pena de serem banidos da vila. Será que conseguem? 

 

Veja abaixo só um pouquinho do que nos aguarda!

Aproveite!

Convide seus amigos, conhecidos e a quem você quer que esse evento agregue e faça bem!

 

Mais informações e inscrições, atravé do nosso site!

 

Abraços e muita paz!

Inscreva-se!

Rua Engenheiro Odebrecht, 87 - Garcia, Blumenau - SC, Brasil

(47) 3336-2204

 

(Informações recebidas de Foreblu - Fórum Espírita Bnu [[email protected]] e https://shoutout.wix.com/so/6LpqLcXj?cid=5be35d06-aea5-4039-81bd-5279947eadba#/main)

 

 Palestra na Casa da Prece “Chico Xavier”

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cassio Branco de Araujo)

 

Informações do “Seareiro Espírita”

São Carlos, SP

 

O SEAREIRO ESPÍRITA

 

Difusor Doutrinário Semanal do Seara de Estudos Espíritas Caminho,Verdade e Vida - Rua Sebastião Osório, 1.197 - Bairro Santa Felícia

São Carlos-sp. E-mail: [email protected]

 

Atenção

Recadastramento de e-mails para recebimento de notícias do Seareiro Espírita

 

          Se você deseja continuar recebendo nosso Jornal Eletrônico semanalmente como tem acontecido nos últimos 10 anos ininterruptamente, favor retornar este e-mail com os dados preenchidos.

          A partir de 08/07/17 somente receberão nossas noticias aqueles e-mails que tiverem sido recadastrados.

 

Campos de preenchimento obrigatório

 

Nome:

Email:

Cidade/Estado:

Frequenta qual Casa Espírita:

 

Obs. Enviar para: [email protected]

 

 

(Informações recebidas de Seara Espirita [[email protected]])

 

Encontro dos Amigos do Chico no GEFE

Niterói, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Geraldo Lemos Neto [[email protected]])

 

Palestra na Associação Espírita Fraternal

Nova Friburgo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Curso de Capelania Hospitalar – AME-SE

Aracajú

 

 

 

*********************************

 

 

 

*********************************

 

 

(Informações recebida em email de Giovana Campos)

 

Seminário programado para o C.E. Unidos na Fé

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

Eventos Espíritas programados para

Cabo Frio, RJ

 

Com muita alegria, lembramos a todos da Reunião Mensal da AME-LAGOS que acontece sempre no 1º domingo. A próxima, acontecerá no dia 02/07/2017, às 18h00, na sede do Centro Espírita Leon Denis - Rua Piracicaba, 01 (SEDE NOVA) - PARQUE BURLE - Cabo Frio/RJ. Nesta oportunidade, convidamos a todos para assistir a palestra com a Dra. Maria Carolina de Pinho Porto - Médica Pediatra e Nutróloga, expondo o tema: “Autismo - Uma Visão Espiritual". Acreditamos ser este um tema bastante interessante para todos que militam na Seara Espírita, bem como para qualquer estudioso dos avanços científicos. Por isso, contamos com todos que puderem participar, comparecendo ao evento e nos ajudando na divulgação do mesmo.

 

 

**********************************

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

Avisos

·        Assembleia Geral Ordinaria – Comunicamos a todos os nossos associados que de acordo com o previsto no Estatuto realizaremos no dia 29/06 quinta feira às 19h em primeira chamada e as 20h em segunda chamada Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas do exercício de 2016. A presença na Assembleia é franqueada a todos, porém o direito a voto é apenas para os associados que se encontrem em situação de adimplência.

·        Campanha de Fraldas Geriátrica – Doações de fraldas geriátricas durante o mês de junho para o asilo Madre Teodora. Quem preferir pode adquirir uma cota de contribuição no valor de R$14,00, que equivale a 14 fraldas. Informações na recepção

·        Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi: Desde 01/06, toda quinta-feira, 19:30 – 21:30 aproximadamente, nesta casa, acontecem as reuniões deste grupo com objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

27/06/2017 – Hoje - Terça-feira                     20h – Reunião Pública

Orador: Luciana Rocha                                         CEAK

Tema: Limpando ideias

 

28/06/2017 – Próxima Quarta-feira               20h – Reunião Pública

Orador: Maria Nanci Vieira                                    CE Maria de Nazaré

Tema: Família e Planejamento da Reencarnação

 

01/07/2017 – Próximo Sábado                        15h Reunião Pública

Orador: Silvia Ricci e Grupo da Melhor Idade         CE Zilda Gama

Tema: Solidão Interativa

 

04/07/2017 – Próxima Terça-feira                 9h – Reunião Pública

Orador: Rogério Toledo                                        CE Seara de Jesus

Tema: Livre

 

04/07/2017 – Próxima Terça-feira                 20h – Reunião Pública

Orador: Aguardando confirmação                        

Tema: Livre

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

Evangelização Espírita

Santo Ângelo, RS

Olá amigos,

Solicitamos a divulgação do endereço do site e do facebook de evangelização espírita entre os seus contatos que possam se interessar - evangelizadores, professores, pais, mães...

 

Vinculado ao site de evangelização (com apostilas gratuitas, histórias separadas por temas, aulas, ideias, técnicas, material para capacitação de evangelizadores e muito mais)

 

www.searadomestre.com.br/evangelizacao

 

foi criado no facebook um endereço com dicas, técnicas, ideias e aulas para a evangelização espírita

 

www.facebook.com/evangelizacaoseara

 

Conheça, curta e divulgue o site e o face de evangelização Evangelização Espírita!

 

Para colaborar com a divulgação da  evangelização espírita,  enviem para o e-mail [email protected] sugestões de técnicas e aulas que deram certo e que podemos compartilhar com outros evangelizadores através do site e facebook.

 

Evangelização é o amor em ação!!!

 

Com carinho,

Equipe site/facebook de evangelização espírita vinculados ao Grupo Espírita Seara do Mestre – Santo Ângelo/RS   -  www.searadomestre.com.br


 

Na evangelização infantil do Grupo Espírita Seara do Mestre, em Santo Ângelo/RS, temos utilizado bonecos de pano que representam Jesus (embora não cultuemos imagens, o boneco traz Jesus para mais perto das crianças, que precisam do concreto ainda). Já vimos tamanhos variados, feito por lojas de artesanato ou confeccionados em casa. Tem feito sucesso nas aulas. Felipe, 5 anos de idade, ganhou de presente um "Jesus, meu amigo" que o acompanha sempre nas preces antes de dormir. Presenteie nossas crianças com o verdadeiro super-herói, o que sempre nos protege, o mais poderoso de todos... Jesus!


 

             Evangelização é o amor em ação!!!

Acredite e colabore na evangelização de almas!!

 

(Informações recebidas em email de Evangelização Espírita Seara do Mestre [[email protected]])

 

Programação do SEJA

Campinas, SP

 

 

 

***************************

 

 

 

(Informações recebidas em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

Palestra programada para a A.F. A Caminho da Luz

Assis, SP  

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Conferências com Divaldo Pereira Franco no Paraná

Foz do Iguaçu, Cascavel e Pato Branco

(Informações recebidas em email de Enrique Baldovino [[email protected]])

 

Instituto Espírita Batuira de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: leite, açúcar, fermento em pó, bermudas masculinas, chinelas, condicionador para cabelo, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de leite, açúcar, fermento em pó, bermudas masculinas, chinelas, condicionador para cabelo, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 123 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

123 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Modelos

 

Que modelos temos apresentado aos nossos filhos para que eles possam seguir? Às vezes, buscamos modelos de longe, nomes expressivos que tenham realizado grandes benefícios para a Humanidade.

Se são autênticos, naturalmente falam à alma do jovem, que é idealista por natureza.

Contudo, existem, por vezes, criaturas bem próximas a nós, que não valorizamos devidamente.

Avós, parentes, amigos que traduziram sua vida em legado de paz, que sacrificaram tudo por seus ideais, que exerceram suas atividades para além do dever.

Lemos, certa feita, acerca de um prisioneiro político romeno que somente aos setenta e seis anos, graças à queda do regime, pôde visitar seus filhos e conhecer seus netos.

Um homem de setenta e seis anos, de profundos olhos azuis que, apesar de toda a dureza e maus tratos sofridos na prisão, manteve seu entusiasmo pela vida, na certeza de que tudo valera a pena.

Mesmo o sacrifício da família, do prestígio, do poder que gozava.

Contemplando o mar, nas areias das praias americanas, comendo batatas fritas e aprendendo com os netos a atirar um disco de plástico, exclamava:

Que belo sonho. Que maravilha. A vida vale a pena ser vivida em toda sua plenitude.

Um de seus netos, alguns dias depois, precisou escrever uma redação para a escola. Durante várias horas ele trabalhou duro, sobre as folhas de papel. Quando terminou, leu em voz alta, para sua mãe emocionada:

Conheci um verdadeiro herói. O pai de minha mãe foi parar na cadeia por falar abertamente contra o governo. Depois de seis anos de solitária prisão, ele foi libertado.

Minha mãe, meu tio e minha avó saíram do país. Ele não foi autorizado a ir embora com eles.

Sozinho, ficou em seu país amargando a dor da separação e o desrespeito de amigos e parentes que o consideravam um fracassado.

Ouvir falar de meu avô fez com que eu entendesse que lutar por minhas crenças é muito importante para mim.

Na quinta série escrevi à professora uma carta de protesto porque considerei que ela tomara uma decisão injusta em relação a um de meus amigos.

Atualmente, sou o representante da turma no Conselho de alunos e estou lutando com firmeza para melhorar nossa escola.

Tenho orgulho de meu avô romeno. Espero em Deus que possa vê-lo outra vez.

O exemplo é nobre e, como percebemos, estabeleceu rumos dignos a outras vidas. Sua lição foi a de que não devemos silenciar nossa voz na defesa dos valores e da verdade.

Ao contrário, devemos falar para sermos ouvidos. Senão, como já aprendemos a sentir, sempre haverá uma parte em nós que permanecerá insatisfeita.

Lutar pelos ideais de enobrecimento é ensinamento que não devemos relegar a segundo plano, em se falando de nossos filhos, nossos tesouros e responsabilidade maior.

*   *   *

Aproveitemos todas as lições com que a vida nos honra as horas.

Estejamos atentos, tendo olhos de ver e ouvidos de ouvir.

Os exemplos passam ao nosso lado e suas experiências são lições significativas que não podemos ignorar.

Redação do Momento Espírita, com base no
Artigo 
O que os heróis nos ensinam, da Revista
 Seleções Reader’s Digest, de fevereiro de 1998.
Em 29.6.2017.

 

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

 Infantaria escolta presos por Piatra Neamt,  Romênia.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/1907_Romanian_Peasants%27_revolt#/media/File:Infantry_escorting_prisoners_through_Piatra_Neamtu.jpg

 

Na hora da caridade

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Coragem. Lição nº 09. Página 31.

 

Não te furtarás ao serviço de emenda e nem recusarás a constrangedora obrigação de restaurar a realidade, mas unge o coração de brandura para corrigir abençoando e orientar construindo!...

A dificuldade do próximo é intimação à beneficência, entanto, assim, como é preciso condimentar de amor o pão que se dá para que ele não amargue a boca que o recebe, é indispensável também temperar de misericórdia o ensinamento que se ministra para que a palavra esclarecedora não perturbe o ouvido que o recolhe.

Na hora da caridade, não reflitas apenas naquilo que os irmãos necessitados devem fazer!...

Considera igualmente aquilo que não lhes foi possível fazer ainda!...

Coteja as tuas oportunidades com as deles.

Quantos atravessaram a infância sem a refeição de horário certo e quantos se desenvolveram, carregando moléstias ocultas!...

Quantos suspiraram em vão pela riqueza do alfabeto, desde cedo escravizados a tarefas de sacrifício e quantos outros cresceram em antros de sombra, sob as hipnoses da viciação e do crime!...

Quantos desejaram ser bons e foram arrastados à delinquência no instante justo em que o anseio de retidão lhes aflorava na consciência e quantos foram colhidos de chofre nos processos obsessivos que os impeliram a resvaladouros fatais!...

Soma as tuas facilidades, revisa as bênçãos que usufruis, enumera as vantagens e os tesouros de afeto que te coroam os dias e socorre aos companheiros desfalecentes da estrada, buscando soerguê-los ao teu nível de entendimento e conforto.

Na hora da caridade, emudece as humanas contradições e auxilia sempre, mas sempre clareando a razão com a luz do amor fraterno, ainda mesmo quando a verdade te exija duros encargos, semelhantes às dolorosas tarefas da cirurgia.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Morador de rua e seu cão dormindo sob viaduto nas proximidades do

Aeroporto de São Paulo/Congonhas- Deputado Freitas Nobre. Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]