Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 04 de maio de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/04-05-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/04-05-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

03-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/03-05-2017.htm

02-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/02-05-2017.htm

01-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/01-05-2017.htm

29-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/29-04-2017.htm

28-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/28-04-2017.htm

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Moeda romana com esfinge do imperador Vespasiano

Museu Nacional de Arte Romano. Mérida, Espanha. Foto Ismael Gobbo

Busto em mármore do imperador Caracala. Museu Galo-romano. Lião, França. Foto Ismael Gobbo.

Busto de Antinoo, favorito do imperador Adriano,  encontrado na Vila Adriana, Tibur,  proximidades de Roma.

 Museu Vaticano. Foto Ismael Gobbo.

Moeda (Tetradracma) com esfinge de Cleópatra.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cleopatra_VII_tetradrachm_Ascalon_mint.jpg

Busto da rainha Nefertiti. Museu Neues. Berlim, Alemanha.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1f/Nofretete_Neues_Museum.jpg

 

Tesouro da oração

 

 

Francisco Osuna, sacerdote místico espanhol do período renascentista - séculos quinze e dezesseis - na sua grande obra “Abecedário terceiro”, afirma que:

“A primeira forma de orar, a que se situa no plano da fé, é como escrever a um amigo.

A segunda forma de orar, situada no plano da esperança, é como escrever a um amigo e esperar por uma resposta.

A terceira maneira de orar, situada no plano do amor, é como se fôssemos pessoalmente à casa desse amigo.”

A antiguidade do conceito - mais de quinhentos anos - é de grande utilidade, porque esse amigo é Deus, cuja oração deve ser-lhe dirigida.

Trata-se de um grito emocional na hora da aflição encaminhado ao Pai Criador, como um ato de irrestrita confiança.

Noutras vezes, é uma descarga de angústias que necessita de socorro imediato e, por fim, é um enlevo de gratidão em delícia de emoção.

Por isso a oração, de maneira alguma se circunscreve apenas ao ato da rogativa. Também é instrumento de louvação e, por fim, de júbilo pelo bem alcançado, em forma de reconhecimento.

Orar é romper as barreiras mentais limitadoras das emoções e necessidades imediatas para alcançar os altiplanos da vida.

Nem sempre é tão fácil a oração assinalada pela perfeita integração da criatura com o Criador.

A falta do hábito salutar interrompe o fluxo do pensamento e ideias extravagantes interferem no ato, dificultando a sintonia.

A insistência disciplinadora, mediante a criação de novo programa, termina por facultar a doce interação entre quem ora e o destinatário.

Quando a fé ora, uma vibração ascendente superior rompe as cristalizações mentais e abre o psiquismo ao Senhor.

Quando a esperança ora, há uma natural comunhão que devolve a onda de luz que beneficia quem faz a solicitação.

Quando é o amor que ora, sucede uma fusão de psiquismos que culminam no êxtase.

*   *   *

Ainda associamos a oração a um ritual externo, a um endereçamento de palavras rebuscado, repleto de formalidades.  São séculos e séculos de cultura arraigada na alma antiga.

Escrevemos a um Senhor que tememos, não conhecemos, e que mora muito longe...

Porém, quando desconstruirmos essa ideia – aos poucos, é claro – e transformarmos esse ato numa conversa de respeito, amizade e encanto, perceberemos que o Criador nunca esteve longe como imaginávamos. Nós é que criamos tal distância...

*   *   *

A palavra religião pode ter duas principais raízes.

Para alguns pensadores, o termo latino religare teria criado a palavra religião, numa alusão à necessidade de uma religação com o Criador.

Para outros, o termo pode ter vindo da palavra relegere, que significa reler, revisitar, retomar o que estava largado.

Que nossa oração aprenda a encurtar caminhos.

Que nossa oração nos faça perceber o Pai em tudo e em todos.

Que nossa oração seja, por si só, remédio para os pensamentos deletérios que ainda reinam em nossas mentes agitadas e confusas.

Que nossa oração – tesouro que temos – nos possibilite caminhar com os pés limpos, mesmo ainda pisando os pântanos do mundo.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 20, do
livro 
Seja feliz hoje, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia
 de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 3.5.2017.

 

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

Francisco de Osuna. A mística franciscana em quadro de El Greco.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Osuna

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no C.E. Caminho da Redenção

Salvador, BA

 

02 de maio de 2017

 

A Diretoria Executiva do Centro Espírita Caminho da Redenção outorgou a Divaldo Franco uma medalha comemorativa relativa ao seu 90º aniversário, reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido por ele, agradecendo-lhe a oportunidade de participarem das atividades do CECR, sob a sua liderança segura.

Agradecendo, Divaldo Franco disse que, em realidade, não há méritos para si e que justifique a homenagem, tendo em vista que é a equipe de colaboradores que possui os méritos, dando o suporte para poder trabalhar em prol do desenvolvimento e propagação da Doutrina Espírita. Lembrando o trabalho e a dedicação de Eurípedes Barsanulfo, cuja data de aniversário transcorreu em 1º de maio, dividiu a homenagem com todos, pois que o trabalho na seara de Jesus e de caráter coletivo, solidário.

As dores morais provocam cicatrizes nos cristãos. Divaldo afirmou que ainda não teve a oportunidade de ostentar uma dessas cicatrizes. Agradeceu a comenda como estímulo para continuar no labor do Cristo. Os verdadeiros merecedores da homenagem são todos os diretores e voluntários da Instituição.

Professor por excelência, Divaldo Franco abordou um tema que colabora para a aquisição de saúde emocional, física e mental, vivendo o Evangelho de Jesus, conhecendo as suas más inclinações, perdoando.

Para falar sobre o perdão, o amoroso conferencista narrou a saga de Simon Wiesenthal (1908-2005) sobrevivente de campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Após passar mais de quatro anos em diversos campos durante a Segunda Guerra Mundial, até ser libertado ao final da guerra. Dedicou sua vida a localizar, identificar e levar à justiça criminosos nazistas.

Wiesenthal investigou o paradeiro de Adolf Eichmann, alto oficial nazista que organizava o transporte de judeus para campos de extermínio na Europa. Encontrado por ele, Eichmann foi sequestrado na Argentina pelo Mossad (serviço secreto israelense), e levado para ser julgado e condenado à morte em Israel no ano de 1962.

Na condição de prisioneiro, Wiesenthal foi destacado para fazer parte de uma equipe para auxiliar na manutenção e limpeza dos hospitais de campanha destinados a assistir os soldados nazistas. Nesses deslocamentos observou um cemitério para soldados nazistas, considerados indignos por ele. Notou que as sepulturas eram enfeitadas com girassóis, enquanto aos judeus mortos eram destinadas valas comuns onde os corpos, alguns ainda com vida, eram empilhados e soterrados com o uso de máquinas.

Baseado no livro The Sunflower, de Simon Wiesenthal, Divaldo narra um episódio emocionante. O prefácio, disse, é de uma beleza trágica e termina com uma questão intrigante. Certo dia Wiesenthal foi procurado por uma enfermeira alemã, retirando-o do trabalho para levá-lo à uma enfermaria para visitar um soldado das tropas SS, orientando-o para que somente o escutasse. O soldado Karl Silberbauer, em seu leito de morte, após ferimentos recebidos, havia solicitado a presença de um judeu. Simon Wiesenthal foi o escolhido.

- Você é realmente judeu? Sim, respondeu Wiesenthal, 100% hebreu. Karl, tremulo, esticou o seu braço para cumprimentar. Wiesenthal recusou tocar aquela mão coberta de ataduras. Odores pútridos exalavam daquele corpo recoberto de ataduras ensanguentadas. Certificando-se da condição de judeu, a narrativa de Karl segue nesse teor:

- Meu nome é Karl - disse uma voz entrecortada e distorcida pelas ataduras que lhe cobriam grande parte do rosto - Preciso lhe contar algo que me devasta a alma. De formação religiosa Católica, alistei-me na juventude hitlerista após ser seduzido pelo discurso do Führer. Trabalhando com afinco e dedicação à causa, passei a integrar as tropas SS. Retornei recentemente, muito ferido, do front russo.

Durante um cerco às tropas russas que fugiam, minha unidade fora atraída a um campo minado que resultou na morte de mais de 30 soldados. Como vingança, nós reunimos cerca de 600 judeus franceses de uma pequena aldeia, a Oradour-sun-Glane, trancafiando-os em um sobrado de 3 andares, espalhamos combustível e a incendiamos. Ordenei que atirassem contra qualquer um que tentasse escapar. Obs: Dessa aldeia, somente duas pessoas sobreviveram, uma mãe e sua filha que se homiziaram em uns escombros, após terem fugido do cerco, contando mais tarde como se desenrolou a tragédia.

Karl fez um breve silêncio, prosseguindo a narrativa macabra. Wiesenthal acompanhava tomado de ódio, em profundo silêncio.

- Os gritos das vítimas na casa eram horríveis. Nós sorríamos. Era a vingança.

- Divisei um homem com uma criança nos braços. Suas roupas estavam em chamas. Ao lado havia uma mulher, sem dúvida a mãe da criança. Com a mão livre, o homem cobria os olhos daquele pequeno ser, pulando para a rua. Segundos depois a mãe jogou-se também. Nós atiramos matando todos aqueles que tentavam fugir.

- Depois surgiu um adolescente no telhado. Trocamos olhares. Ele saltou. Bem posicionado, atirei, matando-o. Caiu praticamente aos meus pés. Seus olhos estavam abertos como a me fitar.

- Nunca mais pude esquecer o olhar de incredulidade daquele menino cujos olhos me pareciam perguntar: Por quê?

- Sei que em poucas horas morrerei, e por essa razão solicitei a presença de um judeu. Mas antes queria pedir a um judeu que me perdoasse pelas atrocidades.

- Quero, também, que minha mãe saiba que voltei à Jesus, diga a ela que morri cristão.

- Desejo dar-lhe tudo o que tenho. É a minha identificação militar. Tentou retirá-la do pescoço, porém, seus dedos feridos e sem tato não lograram êxito.

- Meu pedido final: perdoe-me em nome de todos os que matei!

Simon Wiesenthal, impassível, olhou para o corpo do homem moribundo abriu a porta e deixou o local em silêncio sem conceder o perdão solicitado, recusando suas ofertas, lembrando-se do cemitério adornado de girassóis para os alemães e a vala comum para os corpos empilhados dos judeus.

Um pouco mais tarde os russos, vencendo os alemães, libertaram todos os prisioneiros. Simon Wiesenthal foi para um campo de refugiados. Era primavera, os campos estavam floridos com flores miúdas e com papoulas, os pássaros cantavam.

Era a liberdade, mas o que era a liberdade? Havia esperado 5 anos por ela, vivendo com a expectativa de ser eliminado a qualquer momento. A família de Wiesenthal havia sido destroçada pelos nazistas. Ele procurou a mãe de Karl, dizendo-lhe que havia visto o filho morrer e que morreu cristão.

Tentando fazer justiça, o denominado caçador de nazistas, iniciou a sua saga, identificando, capturando e levando à julgamento centenas de criminosos de guerra alemães.

Com dúvidas, através dos anos, Wiesenthal perguntou a muitos rabinos e sacerdotes o que deveria ter feito. Finalmente, mais de vinte anos depois da guerra, ele escreveu essa história e submete o leitor a uma questão no final do prefácio: - Você perdoaria?

Falando sobre julgamento e vingança, Divaldo apresentou um pensamento de Aristóteles: Quando você se vinga, você tem um momento de prazer. Quando você perdoa, tem a vida toda de prazer.

Jesus é sui generis na história da humanidade. É um dos mais notáveis sábios que a humanidade jamais conheceu. Jesus trouxe a mais desafiadora proposta filosófica: o amor. Jesus superou todos os heróis e sábios de todos os tempos e nacionalidades. Ele deu-se pela humanidade. Não inteiramente amado, prometeu um novo consolador. Dezenove séculos depois os Espíritos trouxeram para o conhecimento humano a Doutrina Espírita.

Jesus é o símbolo perfeito do amor, é ímpar, unindo os lobos aos cordeiros. O lobo de Gúbio bebeu água nas mãos de Francisco de Assis, o cordeiro. Eram tão identificados que o lobo morreu quando Francisco de Assis desencarnou. O amor, apresentado e exercido por Jesus, jamais havia sido pensado, muito menos praticado. Ensinou o Mestre: Um pensamento vos dou. Que vos ameis uns aos outros, como vos amei.

A Doutrina de Jesus é tão excelente que não temos o direito de não sermos gentis, simpáticos para com todos. Se amamos, amparemos o próximo. Ame mais àquele que mais te cobra. O perdão é possível de ser praticado depois de muito esforço. Cada um deve adotar atitudes saudáveis, ainda hoje, para ter saúde integral.

Não aceite o mal dos maus, perdoe-os, espelhe-se em Jesus, em Francisco de Assis e outros Espíritos numinosos. Louve a natureza, à Deus. Viva hoje o cristianismo mais do que nunca, os dias atuais são perversos como nunca. Seja aquele que tem a honra de amar. O dever de cada indivíduo é amar, ser amado é consequência. Assim, Divaldo Franco chegou ao final de seu excelente trabalho, apresentando uma síntese da Doutrina Espírita e do pensamento cristão.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Eventos programados para

Franca, SP

 

 

***************************************

 

 

 

***************************************

 

 

 

***************************************

 

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

--

(Informações recebidas em emails de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Rodrigo Lobato

São José do Rio Preto, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 Palestra no C.E.Educandário de Amor e Luz

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Plinio Penteado Jr.)

 

Agendamento de palestras na ASEB

Casimiro de Abreu, RJ

 

 

Olá companheiros de ideal, saudações espíritas!

 

Se você é expositor e deseja colaborar participando da nossa programação, verifique nossa agenda anexa e escolha uma data. Mande uma resposta a esse email com seu nome, Casa Espírita e data disponível.

 

Caso já tenha agendado sua participação ignore esta mensagem. 

 

Veja detalhes de localização e horários no nosso site CLICANDO AQUI.

 

Muito gratos pela sua atenção deixamos fraterno abraço!

 

Att;

Comunicação Social ASEB

 

 

 

R. Nossa Sra. do Carmo, 93 - Vila Mataruna, Casimiro de Abreu - RJ, 28860-000, Brasil

+55 22 2778-5103

 

 

(Informações em email de [email protected]; em nome de; Luiz Azevedo [[email protected]])

 

 Registro. Conferência por Suely Caldas Schubert

Salvador, BA

 

29 de abril de 2017– Centro Espírita Caminho da Redenção

Profunda conhecedora e praticante da Doutrina Espírita, Suely Caldas Schubert, médium, conferencista e escritora mineira de Juiz de Fora, proferiu a conferencia do dia 29/4/17. A mesa diretiva foi formada por Demétrio Ataíde Lisboa, Presidente do Centro Espírita Caminho da Redenção – CECR; João Araújo, Coordenador do evento; e Marcelo Netto, radicado nos EUA, representando as diversas caravanas presentes.

Suely Caldas Schubert, possuidora de uma memória invejável, de forma clara e ponderada apresentou os primeiros momentos de investigação do Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail. Em junho de 1856 o Professor Rivail recebeu a confirmação de sua missão através de mensagem veiculada pela médium Aline. Cumprindo a promessa de Jesus, a Doutrina Espírita é o Consolador prometido que veio para apresentar fatos novos e lembrar os que haviam sido esquecidos.

Incessantemente o Professor Rivail trabalhou com afinco, estudou, com método científico, todas as anotações recebidas mediunicamente de alguns médiuns, aprofundou suas pesquisas com inúmeras perguntas diretas aos Espíritos Superiores. A inteligência e a capacidade de discernimento do mestre lionês, missionário de primeira grandeza, capacitava-o para a grandiosa missão: codificar o que seria conhecida, mais tarde, como a Doutrina Espírita, a terceira revelação, o consolador predito pelo Mestre Nazareno.

As perguntas realizadas pelo Professor Rivail aos Espíritos que participaram da revelação divina, fazem pressupor, com convicção, que o eminente pedagogo tinha conhecimento, intuitivamente, das respostas. A Doutrina Espírita apresenta uma proposta transformadora no campo moral, espiritual e ético, facilitando ao homem alcançar a mansuetude e a paz íntima.

A eloquente conferencista mineira salientou a natureza divina do Espírito, a sua condição de conter o Reino de Deus dentro de si, a Lei Divina insculpida na consciência de cada ser humano, a condição de imortalidade do Espírito, o seu livre-arbítrio, o amor que lhe é ínsito, a caridade como sendo o império da benevolência, da indulgência e do perdão.

O mundo físico, sempre de caráter passageiro e transitório é estágio de desenvolvimento espiritual, intelectual e moral. Finalizando, Suely foi categórica em afirmar que todos estão sendo convidados por Jesus para participar dessa transformação, transitando de um mundo de provas e de expiação, para um mundo de regeneração. Não há isentos. Como seres imortais e perfectíveis, jornadeamos para a luz imperecível. Com muitos aplausos, o público agradeceu, conferindo-lhe louvores pelo belo trabalho doutrinário.

           Texto: Paulo Salerno

           Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Curso sobre Metodologia Pikler na Casa Lar Luz do Caminho

Florianópolis, SC

http://static.wixstatic.com/media/ebdc69_496ad28150a64112838c04b0dc5add4a.jpg/v1/fit/w_700,h_112,al_c,q_85/image.jpg

A CASA LAR LUZ DO CAMINHO oferece o 24º CURSO DE FORMAÇÃO PRINCÍPIO DA METODOLOGIA PIKLER. Este curso é pré requisito para atuar como voluntário ou funcionário da Casa Lar Luz do Caminho.

 

Data: 13 de maIo de 2017

Horário: das 9 às 18 horas

Local: Casa Lar Luz do Caminho, Rua Água Marinha, 88  Ingleses.

Carga Horária total: 8 horas

Ministrante: Prof. Dr. Maurício Aurélio dos Santos

    O curso aborda os princípios da abordagem desenvolvida por Emmi Pikler (1902-1984) de que o adulto deve estabelecer uma relação de confiança e interação com o bebê durante os principais cuidados (banho, troca de fraldas, alimentação). Além disso, o espaço é organizado para que o bebê possa se movimentar com liberdade desde muito cedo, o que proporciona maior autonomia a criança que conquista cada posição por si mesma na medida em que é capaz de manter sua postura e melhor desenvolvimento motor.

   

Casa Lar Luz do Caminho

3206-9519

Compartilhar

Confira o meu site!

 

 

(Informação recebida em email de Casa Lar Luz do Caminho [[email protected]])

 

Curso de Expositor Espírita

Araraquara, SP

 

Prezados amigos muita paz!!! Esta semana começa o curso de expositor espirita e as inscrições serão encerradas na sexta feira, se houver interesse poderão ainda faze-la pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (16)3335-7191 com a Cecilia.

Se houver alguma dúvida poderão entrar em contato com a própria Sandra Fiore pelo e-mail [email protected]

Abraços fraterno

Abrart

 

 

 

(Informação recebida em email de abrart [[email protected]])

 

Jornada de Palestra com Liza&Alex

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Ademir Mendes)

 

FEBtv

Brasília, DF

 

 

 

http://www.febtv.com.br/

 

 

(Informações recebidas em email de Carlos Campetti)

 

Programação doutrinária com Anete Guimarães

São Paulo, capital e interior

 

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

Eventos programados pela BUSS em

Londres, Reino Unido

 

************************************

 

************************************

 

--

Kind Regards

Elsa Rossi

www.elsarossi.com

 

 

 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

Livro e Exposição facalizando Dona Benedita Fernandes

Araçatuba, SP

 

 

Biografia comemorativa revela a surpreendente história de superação de Benedita Fernandes.

E muitas outras, de uma mulher que ‘causou’…

 

O ano de 2017 engloba quatro datas marcantes na história de Benedita Fernandes. Por esse motivo, associado ainda aos 160 anos de nascimento da Doutrina Espírita, com o lançamento de ‘O Livro dos Espíritos’, em 18 de abril de 1857, na França, por Allan Kardec, uma edição comemorativa da biografia da benemérita será lançada. Em Araçatuba e no Brasil.

No dia 6 de maio (sábado), a partir das 10h30, no Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP), o biógrafo dela, araçatubense Antonio Cesar Perri de Carvalho, fará o lançamento oficial da obra ‘Benedita Fernandes. A Dama da Caridade’. “É edição comemorativa – ampliada, atualizada e revisada – inspirada na obra intitulada ‘Dama da Caridade’. A primeira edição foi lançada pela União Municipal Espírita de Araçatuba há 35 anos (1982) e, depois, pela Editora Radhu, de São Paulo, em 1987. A publicação de agora é, efetivamente, uma nova obra”, diz o autor.

Perri destaca que “a primeira versão de ‘Dama da Caridade’ atingiu vários rincões, motivando interesse dos leitores pela biografada e estímulo à criação de núcleos de trabalho espírita com o nome dela. Companheiros espíritas, de várias regiões do País, há muito solicitam a reedição desta obra biográfica. Como se encontra esgotada há anos, e já passados 30 da última edição, entendemos que a elaboração de uma nova versão seria mais adequada”.

Além dos 35 anos da primeira publicação e dos 30 anos da segunda edição, dois outros estímulos nortearam a empreitada literária: 85 anos de fundação da Associação das Senhoras Cristãs, por Benedita Fernandes, em 6 de março de 1932, e 70 anos da desencarnação dela, em 9 de outubro de 1947. “São datas relevantes, que justificam a publicação, principalmente porque possibilitará que mais e mais pessoas conheçam a história surpreendente de superação de Benedita Fernandes: a mulher que revolucionou a própria vida para se transformar em pioneira do serviço de saúde mental no interior do Estado. E no próprio Brasil”, acrescenta o autor.

Ele morou durante 41 anos em Araçatuba. “Após nossa mudança da cidade, eventos relacionados à dona Benedita Fernandes foram mantidos pelos órgãos da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo sediados na cidade – USE Regional e Intermunicipal. Vários destes contaram com a ação e o entusiasmo do jornalista Sirlei Nogueira, atual presidente da USE Regional de Araçatuba, responsável pelo lançamento de ‘Benedita Fernandes. A Dama da Caridade’, uma parceria da USE, de Cocriação Editora, que inicia atividades e de Face Espírita”.

Segundo o jornalista Sirlei Nogueira, “a biografia reflete a proposta de trabalho da editora: cocriar. ‘Benedita Fernandes. A Dama da Caridade’ nasce nesse contexto, com apoios de várias instituições espíritas, da cidade e região, principalmente. Mas, já com reflexos pelo Brasil. A Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes é uma das cocriadoras”.

 

OLHAR À DAMA. OLHAR A CARIDADE

 

Em 2013, em comemoração aos 130 anos de nascimento de Benedita Fernandes (27 de junho de 1883), o espaço dedicado às artes plásticas, em Araçatuba, foi ocupado por quadros e fotografias da época do trabalho pioneiro realizado por ela. O lançamento do novo livro, no dia 6 de maio, também marcará a abertura da segunda versão da Exposição ‘Olhar à Dama. Olhar a Caridade’, que ficará aberta ao público até o dia 27 de maio.

“A ideia da exposição, naquele ano, foi retratar cenas marcantes da trajetória de dona Benedita, nas telas. Por isso, as pinturas foram encomendadas a artistas plásticos de Araçatuba, Birigui, Guararapes e Penápolis, que se inspiraram no livro biográfico ‘Dama da Caridade’, de Cesar Perri, então presidente da Federação Espírita Brasileira. Foi oportunidade de direcionar o olhar a um dos exemplos marcantes da ação de um ser humano em prol de milhares de pessoas em vulnerabilidade social”, explica Nogueira. A exposição ocorreu entre 25 de junho e 27 de julho de 2013.

“As telas e retratos de época focalizam momentos antes de 1932 até 1947. Na atual versão, novos enfoques serão incluídos, traduzindo as recentes mudanças nos serviços prestados pela Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes. O objetivo é mostrar que ‘o Benedita’ não fechou; mudou formatos de atendimento”, conclui o organizador. A Prefeitura de Araçatuba apoia a iniciativa por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

 

O BIÓGRAFO

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho é espírita desde os oito anos de idade, com mais de 53 anos de atuação em direção de instituições espíritas. Participou da fundação e como dirigente de Mocidade e de Centro Espírita, em Araçatuba, onde presidiu Órgão Municipal da USE (União das Sociedades Espíritas). Também foi presidente da USE-SP, da FEB (Federação Espírita Brasileira) e membro da Comissão Executiva do CEI (Conselho Espírita Internacional). Articulista de periódicos espíritas desde 1971, é autor e organizador de dezenas de livros espíritas.

Profissionalmente, Perri foi professor-titular da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Unesp, doutor em ciências e livre-docente, pró-reitor da Unesp. Atuou na USP (Universidade de São Paulo), UnB (Universidade de Brasília), universidades privadas, Ministério da Educação e foi presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Ele é autor de mais de uma centena de artigos científicos e de livros profissionais.

 

SERVIÇO

 

Dia 6 de maio, sábado, 10h30

Lançamento do livro

Abertura da exposição | 6 a 27 de maio

Maap | Rua Duque de Caixas, 29

Araçatuba.SP

INFO | [email protected] | 18 99709.4684

 


(Informações recebidas em email de Sirlei Nogueira)

 

 Informativo do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Avisos

 

·         Juventude Zilda Gama: A Juventude Zilda Gama está com novo horário, todo sábado a partir das 14:30

·         Bazar: Neste sábado, 06/05, das 10h às 18h estaremos realizando mais um bazar de roupas, livros, brinquedos e bijuterias. Venham prestigiar

·         Educação Infantil Espírita: A partir do dia 20 de maio o horário da Educação Infantil, será o mesmo horário da palestra, sábado das 15h às 16h30m

 

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

02/05/2017 – Hoje - Terça-feira                  20h – Reunião Pública

Orador: Fábio Levi                                           GEBEM            

Tema: Espiritismo - 160 anos

 

03/05/2017 – Próxima Quarta-feira             20h – Reunião Pública

Orador: Ricardo e Eduardo                                      

Tema: Palestra com música

 

06/05/2017 – Próximo Sábado                     15h Reunião Pública

Orador: Cecília Leite                                         CE Seara de Jesus

Tema: A Transformação de Paulo (do livro Paulo e Estevão)

 

09/05/2017 – Próxima Terça-feira                       9h – Reunião Pública

Orador: Irene Tocci Klein                                  Seara de Jesus

Tema: Livre

 

09/05/2017 – Próxima Terça-feira                       20h – Reunião Pública

Orador: Eliana Fernandes                                 CE Zilda Gama          

Tema: Parábola dos Talentos

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 Programação de palestras com Manolo Quesada

Maio/2017

 

 

(Informações recebidas em email de Manolo Quesada)

 

XII Jornada Médico-Espírita da Serra Gaúcha

Caxias do Sul, RS

Querido (a) Amigo(a) !

 

É com muita satisfação e alegria que retornamos o contato, para lembrar da nossa XII Jornada da AME-Serra Gaúcha, que se realizará, em Caxias do Sul/RS, nos dias 19 e 20 deste mês, com o tema central: "Ciência, Saúde e Espiritualidade"

Esta é a última semana para que você possa usufruir do desconto no valor do ingresso. A partir do dia 7, o ingresso retorna ao seu valor total.

Se você está pretendendo participar, então aproveite o desconto e se inscreva logo!

No anexo, enviamos o cartaz de divulgação, juntamente com a ficha de inscrição, para que você possa se inscrever através de depósito bancário. 

Nos veremos lá!

Fraterno abraço,

Samira

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Samira José Turconi [[email protected]])

 

UNIFESP/NUSE. Ciclo de Palestras sobre Saúde e Espiritualidade. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de sandra claro [[email protected]])

 

Palestra programada pela AME-Paraná

Curitiba, PR

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

VII Jornada da AME- ABC

Santo André, SP

 

(Informação recebida em emails de Ademir Mendes e de Regina Bachega)

 

Programação do G.A.E. Joanna de Ângelis

Santo André, SP

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

“Cantar e orar”  no Joanna de Ângelis

Santo André, SP

 

 

 

CONVIDA PALESTRA COM

 

 

DIA 11DEMAIO2016 -QUINTA

HORA: 14:30            e            20:30

RUA CEL.PM CELESTINO HENRIQUE FERNANDES, 420 – JD. DO SOL

SANTO ANDRÉ- SP

 

 

HAVERÁ VENDA DE CDs

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Palestra no C.E. Cairbar Schutel

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Agenda de palestras com Nazareno Feitosa

2017/2018

 

Agenda de Palestras Nazareno Feitosa atualizada em 01/maio/17


OBS: Os meses de novembro e dezembro/2017 foram desbloqueados e estão disponíveis para viagens.

OBS 2: Em virtude de compromisso de ficar no máximo um fim de semana sim outro não sem a companhia da esposa, Nazareno não poderá assumir compromissos em finais de semana seguidos, exceto em turnês durante férias ou quando sua esposa viajar com o mesmo.

OBS 3: Para agendar palestras nas quartas-feiras, como o expositor ministra aulas de ESDE às quartas das 20h-21h30, somente pode agendar palestras nas quartas durante os recessos do ESDE (janeiro, fevereiro, julho e agosto) ou, no máximo, uma quarta-feira por mês.


MAIO/17

SEX 5-DOM 7/maio Palestras em Volta Redonda, Resende/RJ e Região
[email protected]

TER 9/maio 20h: G.E. Frat. Casa do Vô - Núcleo Bandeirante/DF
Tema livre

SEX 12/maio 20h: CESOM - CE Sebastião, o Mártir - N. Bandeirante/DF
Maria Madalena: A Sublimação do Amor

DOM 14/maio 9h-12h: GEAEF - GE Assistência e Fraternidade 909 Sul Brasília/DF
Seminário: Importância do Evangelho na Exposição Espírita

SEX-DOM 19-21/maio: Palestras em Recife, Caetés e Igarassu/PE
Inf:
[email protected]

SEG 22/maio 20h: CEAL - CE André Luiz - Guará/DF
O Cristo Consolador: Por que Sofremos? A Razão da Dor

QUA 24/maio: FESTIVAL DE CINEMA TRANSCENDENTAL
Museu Nacional da República - Brasília/DF

QUI 25/maio: FESTIVAL DE CINEMA TRANSCENDENTAL
Museu Nacional da República - Brasília/DF

SEX 26/Maio 20h: Comunhão Espírita de Brasília
Av. L2 604 Sul
www.comunhaoespirita.org.br
A Legalização do Aborto e Um Anjo Chamado Mãe

SÁB 27/maio: FESTIVAL DE CINEMA TRANSCENDENTAL
Museu Nacional da República - Brasília/DF

DOM 28/Maio 9h-12h: Instituto Vida Bezerra de Menezes - Areal/Águas Claras/DF
Seminário sobre Adoção de Crianças

TER 30/Maio 14h-18h: 10ª Marcha Nacional Em Defesa da Vida
Concentração às 14h atrás da Torre de TV - Brasília/DF


JUNHO/17

SÁB 3/Jun 18h: Instituto Vida Bezerra de Menezes
Areal - Águas Claras/DF
Tema livre

DOM 4/Jun 19h: CE Vicente de Paulo - Anápolis/GO
Av. Goiás, 1240, Centro, Anápolis GO
A Cura pelo Amor e pela Compaixão
https://www.facebook.com/VicenteDePauloCasaEspirita/
Info: Beth Botosso -
[email protected]

SEG 5/JUN 20h CE Voluntário da Paz - Ceilândia/DF
A Importância do Centro Espírita e as Dificuldades da Convivência

QUA 7/Junho 20h: CEAL - C.E. André Luiz - Guará/DF
Tema livre

SEX-DOM 9-11/jun Palestras no Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Região
Inf:
[email protected]

TER 13/junho 20h: G.E. Frat. Casa do Vô - Núcleo Bandeirante/DF
Tema livre

SEX-DOM 23-25/junho: Palestras em Porto Alegre e Região
Inf: Gerson Dávila -
[email protected]

SEX 30/Jun 20h: Comunhão Espírita de Brasília
Av. L2 604 Sul
www.comunhaoespirita.org.br
Tema livre


JULHO/2017

TER 4/JUL 19h30 Pal. no Allan Kardec - Anápolis/GO
Simão Pedro: da Negação de Jesus ao Testemunho
[email protected]

7-9/JUL Palestras em Ribeirópolis, Campo do Brito e Aracaju/SE
Inf:
[email protected]

TER 11/julho 20h: G.E. Frat. Casa do Vô - Núcleo Bandeirante/DF
Tema livre

DOM 16/julho 18h: Comunhão Espírita de Brasília
Av. L2 604 Sul
www.comunhaoespirita.org.br
Tema livre

SEX-DOM 21-23/JUL Palestras em Rio Claro/SP e Região
Inf:
[email protected]


AGOSTO/17

TER 1/Ago 20: FEDF Federação Esp. do DF - Sudoeste QMSW 5 / 301
Superando a Perda de Pessoas Amadas

QUA 2/Ago 20h: CEAL - C.E. André Luiz - Guará/DF
Tema livre

04-06/AGO: Palestras em Dourados/MS e Região
Info: Munir Mohamad -
[email protected]

TER 8/ago 20h: G.E. Frat. Casa do Vô - Núcleo Bandeirante/DF
Tema livre

SEX 11/AGO 19h30: Curso de Dirigentes de ESDE CEB
Av. L2 604 Sul
www.comunhaoespirita.org.br

SÁB 12/Ago 19h: GE Meimei - Santa Maria/DF
Depressão e Espiritualidade: Causas e Tratamentos

DOM 13/AGO 19h30: Curso de Dirigentes de ESDE CEB
Av. L2 604 Sul
www.comunhaoespirita.org.br

SEX-DOM 18-20/ago: Palestras em Faxinal/PR, Apucarana e Região
Roberto Taborda -
[email protected]

SEX 25/AGO 19h30: Curso de Dirigentes de ESDE CEB
Av. L2 604 Sul
www.comunhaoespirita.org.br

DOM 27/AGO 19h30: Curso de Dirigentes de ESDE CEB
Av. L2 604 Sul
www.comunhaoespirita.org.br
Feira de Arte e Cultura Esp. na Comunhão Esp. de Brasília


SETEMBRO/17

SÁB 2/Set 18h: Instituto Vida Bezerra de Menezes
Areal - Águas Claras/DF

DOM 3/SET 19h: CEMA - CE Maria Madalena - Planaltina/DF
Tema livre

TER 5/SET 20h: G.E. Frat. Casa do Vô - Núcleo Bandeirante/DF
Tema livre

SEX 8 a DOM 10/Set Palestras e Oficinas no FECEF
Festival da Canção e Encontro da Arte Espírita em Franca/SP
Info: Murilo F. Urquiza -
[email protected]

SEX-SÁB 22-23/set: Congresso Espírita de Jataí/GO
Info: Alessandro Martins -
[email protected]


OUTUBRO/17

TER 3/OUT 20h: G.E. Frat. Casa do Vô - Núcleo Bandeirante/DF
Tema livre

SEX-DOM 6-8/OUT: Palestras em Rondonópolis/MT e Região
Info:
[email protected]

SEX-DOM 27-29/Out: Palestras em Mossoró/RN.
José Couto -
[email protected]


NOVEMBRO/17

TER 7/NOV 20h: G.E. Frat. Casa do Vô - Núcleo Bandeirante/DF
Tema livre

24/NOV Palestra em Jaraguá/GO
Inf:
[email protected]


DEZEMBRO/17

TER 5/DEZ 20h: FEDF Federação Esp. do DF - Sudoeste QMSW 5 / 301
www.fedf.org.br
Natal com Jesus: Parábola do Bom Smaritano
                                                  

2018

JANEIRO/2018: Bloqueado para viagens. Palestras somente no DF e proximidades.

FEVEREIRO/2018: Bloqueado para viagens. Palestras somente no DF e proximidades.

MARÇO/2018: Bloqueado para viagens. Palestras somente no DF e proximidades.

ABRIL/2018: Bloqueado para viagens. Palestras somente no DF e proximidades.

MAIO/2018

SEX 5-DOM 7/maio Palestras em São José dos Campos e Região
[email protected]


PRÓXIMAS PALESTRAS E SEMINÁRIOS:

OBS 1: Em virtude de compromisso de ficar no máximo um fim de semana sim outro não sem a companhia da esposa, Nazareno não poderá assumir compromissos em finais de semana seguidos, exceto em turnês durante férias ou quando sua esposa viajar com o mesmo.

OBS 2: Para agendar palestras nas quartas-feiras, como o expositor ministra aulas de ESDE às quartas das 20h-21h30, somente pode agendar palestras nas quartas durante os recessos do ESDE (janeiro, fevereiro, julho e agosto) ou, no máximo, uma quarta-feira por mês.

Para consultar a agenda atualizada ou convidar para palestras, envie mensagem para:
[email protected]
Agenda disponível em
www.nazarenofeitosa.com.br

Fraternalmente,
Nazareno Feitosa

Blog:
www.nazarenofeitosa.com.br
Canal no YouTube:
http://www.youtube.com/nazarenofeitosa
FACEBOOK:
https://goo.gl/DMaewt

 

 

(Informações em email de Nazareno Feitosa)

                                            

Jornal “O Farol”. Acesse nos links abaixo

Getulina, SP

 

Bom dia!

 

Enviando o nosso "O Farol" de maio.

Repassem!

Divulguem!

Leiam!

 

Endereços:

Todos: https://dabunjr.wordpress.com/o-farol/ 

abril: https://dabunjr.files.wordpress.com/2011/03/jornal-espc3adrita107.pdf

Vai anexo também.

 

Lembre-se: A maior caridade que fazemos pela doutrina é sua divulgação!

 

Beijos no coração!

 

(Recebido em email de Reinaldo Trombini Junior [[email protected]])

 

Newsletter Dirigente Espírita

USE/SP

 

Acesse:

http://mailchi.mp/uol/dirigente-esprita-newsletter-108?e=bce6fbd28f

 

 

 

 

 

 

 

 

3º. Sarau da Mocidade Espírita “Ivan de Albuquerque”

Jales, SP

https://gallery.mailchimp.com/a52caddf551d02ce62ff3b2e6/images/b7369694-a7c5-4670-b5b9-eca6e274a220.png

 

 

(Informações recebidas de MadôEspírita - Correio da Casa de Madô [[email protected]]; em nome de; MadôEspírita - Correio da Casa de Madô [[email protected]])

 

Artigo publicado no jornal Verdade e Luz

Ribeirão Preto, SP

 

 

(Recebido em email de Sidney Fernandes)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]