Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 11 de maio de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/11-05-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. 

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/11-05-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

10-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/10-05-2017.htm

09-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/09-05-2017.htm

08-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/08-05-2017.htm

06-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/06-05-2017.htm

05-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/05-05-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 A transfiguração de óleo sobre tela de Carl H. Bloch

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7b/Transfiguration_bloch.jpg

 

Desencarnou Nelson Xavier com 75 anos

30-08-1941 / 10-05-2017

 

Nelson Xavier fez da discrição sua maior qualidade como ator

Artista teve atuações marcantes como Lampião e Chico Xavier

 

 

Leia:

https://www.terra.com.br/diversao/tv/blog-sala-de-tv/nelson-xavier-fez-da-discricao-sua-maior-qualidade-como-ator,7cf034c96b7cad86487c347c4d97c990h9mw75du.html

 

 

 Ator Nelson Xavier pediu para usar terno do médium Chico Xavier quando morresse, conta médica

 

Leia:

http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/ator-nelson-pediu-para-usar-terno-do-medium-chico-xavier-quando-morresse-conta-medica.ghtml

 

 

 

Divulgação do fime

As Mães de Chico Xavier

 

 

 

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=as+maes+de+chico+xavier+divulga%C3%A7%C3%A3o&rlz=1C1NWPB_enBR727BR729&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiG-KO1rubTAhXBjJAKHQNQAOAQ_AUIDCgD&biw=1366&bih=638#imgrc=jMAv7Xtf0nELAM:

 

 

Trajetória da carreira de Nelson Xavier

Acesse no link:

 

Clicar:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Xavier

 

 

 

Publicação do

Jornal de Estudos Espíritas

 

 Caros Amigos,

O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar o artigo "Gabriel Delanne e Léon Denis: o Espiritismo após a morte de Allan Kardec" de autoria de Leonardo M. Moreira.

O artigo descreve a trajetória de vida desses irmãos nossos que são reconhecidamente chamados de "Apóstolos do Espiritismo". Mas, o artigo vai além. Ele discute "quem teria começado primeiro" no trabalho espírita, quem teve que superar mais obstáculos da vida para se dedicar ao estudo, trabalho e divulgação do Espiritismo. As contribuições de ambos são analisadas dentro de um contexto histórico muito rico, em que o movimento espírita passava por dificuldades e que muito deve ao esforço e dedicação desses dois irmãos. O artigo do Leonardo é uma aula de história do movimento espírita no período pós-Kardec. Moreira ainda analisa o artigo "Meu Sucessor", escrito por Kardec e publicado em Obras Póstumas, e discute, com base nos fatos históricos, qual dos dois mereceria mais o título moral de "sucessor" de Kardec. Quem o Leitor acha? Quem será que o presente artigo propõe que seja? Outros destaques são a importância da gratuidade do trabalho espírita, e a reflexão que fornece sobre o movimento espírita na atualidade. Esperamos que o presente estudo desperte em nós espíritas, o idealismo cristão e doutrinário, importantíssimos para o desenvolvimento do movimento espírita. Mais abaixo, reproduzimos o resumo do artigo.

O artigo pode ser lido no browser ou baixado gratuitamente no seu computador através do link abaixo:
http://dx.doi.org/10.22568/jee.v5.artn.010203

Lembramos que a reprodução por qualquer meio, eletrônico ou impresso, em parte ou em todo, deste artigo requer a autorização do seu Autor que detém os direitos autorais.

Se você gostar do artigo ajude a divulgá-lo, divulgando o link acima e pedindo para que pessoas e conhecidos que possam ter interesse em receber notícias sobre novas publicações, que escrevam para o Editor solicitando cadastro do email, através do endereço: [email protected]

Se ainda não conhece o JEE, acesse o site (https://sites.google.com/site/jeespiritas/), conheça o projeto, navegue pelo menu à esquerda contendo os volumes, e leia ou baixe os artigos que tiver interesse.

Que os bons Espíritos nos iluminem a todos!

Um abraço fraterno,

Alexandre Fontes da Fonseca

 

Resumo: O presente artigo é focado nas trajetórias de Gabriel Delanne e Léon Denis, que ficaram conhecidos como os “Apóstolos” do Espiritismo, e seus esforços para a sobrevivência e crescimento da divulgação da mensagem espírita. O texto contempla uma análise mais integrada da vida e da obra de ambos, os quais foram contemporâneos, sobretudo no que concerne às atuações no movimento espírita em um período histórico extremamente difícil para o Espiritismo. O presente trabalho discute os anos após a morte de Allan Kardec, o início das ações de Delanne e Denis no trabalho espiritista, a gratuidade dos respectivos trabalhos, a fidelidade ao Codificador, o legado e o retorno ao mundo espiritual. São também comentadas notícias mediúnicas das atuações de ambos como mentores espirituais. Ademais, é analisado o artigo “O Meu Sucessor” de Obras Póstumas de Kardec e a questão da transição histórica da liderança do movimento espírita mundial entre os movimentos francês e brasileiro.



--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

ISSN: 2525-8753

 

 

(Recebido em email de Jornal de Estudos Espíritas [[email protected]])

 

Leia Newsletter do Dirigente Espírita

USE/SP

 

Acesse:

http://mailchi.mp/uol/dirigente-esprita-newsletter-109?e=bce6fbd28f

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Pereira, Colômbia

 


25 de abril de 2017


No Teatro Santiago
Londoño, na cidade de Pereira, Colômbia, depois de uma homenagem emocionante pelos 70 anos de oratória e pelos 90 de vida, prestada  pelos integrantes da Música para a Reconciliação, o insigne palestrante da Doutrina Espírita, Divaldo Franco, realizou uma conferência, em 25 de abril de 2017, com o tema: O Destino da Alma após a Morte.
Iniciou a atividade conduzindo o público em uma viagem através da história de diferentes credos e filosofias em torno do tema da morte, até o momento da chegada de Jesus Cristo, este pensador extraordinário, filósofo, considerado o mais perfeito ser que a humanidade jamais teve a oportunidade de conhecer. Ele disse que a vida tinha um sentido mais amplo, que o berço não era o início da vida, e a sepultura, tampouco, seria o fim da vida, eram portas, uma de entrada e outra de saída da vida.
Jesus também disse que o universo era infinito, como uma casa extraordinariamente grande, onde havia muitas moradas, humildes e grandiosas  como temos na Terra. Jesus ensinou que após a morte o ser retorna para a casa de onde se originou para poder desfrutar de felicidade quando procede bem, ou o sofrimento se agiu mal. Seu ensinamento foi baseado no conceito do amor. Era necessário que a criatura humana desenvolvesse o sentimento de amor, que está em todos nós, superando os outros sentimentos de raiva, ódio, ressentimento, ciúme, ganância, inveja, para poder voltar ao que Ele chamou de “O Reino de Deus, ou o Reino dos Céus”.
Ele ensinou que a vida tem um significado maior, o significado do amor.
Todos desejam a felicidade, anseiam viver em paz, em harmonia, com prazer,  porém, a felicidade tem um preço, nós somos responsáveis pelo nosso destino, tudo o que fazemos tem um efeito na construção de nossa felicidade.
Deus estabeleceu leis de harmonia, sempre que se respeita essas leis nós evoluímos, adquirindo valores éticos, sociais, para construir a verdadeira felicidade; os que desobedecem às leis, como acontece na Terra, devem ser  punidos, devendo repetir a experiência tantas vezes quanto necessário para  tornar-se moralmente recuperado dentro do conhecimento da consciência  divina. Ele comprovou a imortalidade da alma ao retornar, ao terceiro dia,  para conviver com seus amigos.
As diferentes investigações realizadas pela ciência, especialmente a  biologia, a genética, a embriologia, as doutrinas psíquicas e as psiquiátricas chegaram a uma conclusão particular, a criatura humana é, acima de tudo, um Espírito, uma essência que se reveste de matéria para executar uma tarefa. Se malbarata essa tarefa, ou se permite destruir o corpo através do suicídio, da eutanásia, naturalmente retorna à terra com o corpo debilitado, amputado, com a mente desequilibrada para resgatar o crime que tenha sido praticado contra as leis divinas.
Em 18 de abril de 1857 foi apresentado ao mundo O Livro dos Espíritos, explicando que a vida não se deteriora após a morte, que a criatura humana pode continuar vivendo, que a vida física é uma cópia da vida espiritual, aliás, é o Mundo das causas e este é o mundo dos efeitos. Divaldo explicou que não existe inferno, nem céu, há estados de consciência de paz, de consciência de culpa, de consciência que precisa sofrer para melhorar-se, e outras que já são boas e vivem a felicidade prometida por Jesus Cristo.
Esta doutrina foi apresentada à humanidade através de mediunidade, que é uma faculdade orgânica que todos nós possuímos e permite a comunicação entre os Espíritos e nós, os reencarnados. No sonho podemos nos desdobrar, podendo encontrar aqueles que já morreram, que nos trazem informações. Outras vezes somos levados a regiões felizes ou infelizes, como é bem demonstrado em uma das obras mais notáveis do mundo: a Divina Comédia, de Dante Alighieri. É uma obra perfeitamente espírita porque ele foi levado por um filósofo a esse mundo de sofrimento, um mundo de dor, depois foi levado a um outro mundo onde havia o sofrimento, mas também tinha paz, e a outro, um mundo superior, denominado de céu, onde as pessoas eram felizes. Esta obra é marco histórico na evolução da sociedade.
Não há morte, há somente vida!
Existe vida após a vida como afirmou o Dr. Eben Alexander em seu livro “Uma Prova do Céu”.  O que espera a alma após a morte, o seu destino é a felicidade ou infelicidade. Se tens levado uma vida normal como recomenda o Evangelho de Jesus, se fizeres o bem com uma ação meritória, humanitária, se conduzes a vida com compaixão, com caridade, vais experimentar o reino de plenitude, o reino dos céus, o reino de alegria, de infinita tranquilidade que Deus envia aos que lhe respeitem. Se não viveu corretamente, se teve uma vida de culpa, voltará à terra para resgatar, reencarnando, e por um tempo no mundo espiritual participamos do sofrimento, que seria semelhante ao purgatório, O Umbral. Seriam regiões umbralinas, pântanos, povos das cavernas, lugares terríveis, lugar de inimigos desencarnados, pois que, aqueles que são maus continuam maus no mundo espiritual, nos perturbam, guardam rancor de nós, que nos obsidiam, e fazem de tudo para nossa infelicidade.
Concluiu dizendo que o Espiritismo veio hoje para pregar os ensinamentos do Mestre Jesus, para dizer que vale a pena viver, mas vale mais a pena amar, dar a vida a serviço do bem, nossa vida tem sentido, que façamos todo o bem possível, porque com Ele nós encontraremos a plenitude, e aqueles que supomos mortos, vivem conosco e aguardam o momento de nosso retorno.

 

  Fotos e texto: Diana Burgos S

  Tradução: Paulo Salerno

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 Programação de conferências com Divaldo Pereira Franco

Roteiro 2017

 

 

 

(Recebido em email de Terezinha e Miguel Sardano [[email protected]])

 

Roteiro de Divaldo Franco na Europa

2017

 

Viagem – 08 de maio de 2017

UMA LEGENDA DO ESPIRITISMO

Não podemos perder o vínculo com o Evangelho. (Divaldo Franco)

Divaldo Pereira Franco é reconhecidamente um humanista, pacifista, estrela de primeira grandeza do Espiritismo, constituindo-se, pelo seu acendrado amor, no maior divulgador e propagador da Doutrina Espírita no Brasil e no Exterior. É um homem incomparável, seu exemplo, seu trabalho no bem realizado diuturnamente, o capacita como ícone do Espiritismo internacional. Sua mediunidade colocada à serviço do Cristo está construindo um patrimônio espiritual gigantesco, basta conferir os números referentes as ações empreendidas ao longo de 70 anos de oratória.

Incomparável, o Semeador de Estrelas, Divaldo Franco não se permite desfrutar um único dia sequer de folga, quando não está em atividade pública, é no exercício da mediunidade maleável posta a serviço da humanidade que iremos encontrá-lo febricitante. Para ilustrar, no período de apenas 17 dias (de 11 a 28 de abril) esteve proferindo 16 conferências em 15 diferentes cidades dos Estados Unidos da América, do Peru, da Colômbia e em São Paulo, no Brasil.

De retorno à Salvador no dia 29 de abril, finalizou a preparação do workshop Consciência e Liberdade apresentado no dia imediato no Fiesta Convention Center, dando atenção para 1700 participantes. Na esteira das comemorações pelo transcurso dos 70 anos de oratória – 27 de março de 1947 -, e pelo seu 90º aniversário, transcorrido em 05 de maio, incansável, dedicado e extremamente atencioso, concedeu inúmeras entrevista para os meios de comunicação social, proferiu conferências, atendeu ao público e à sua extensa agenda de atividades públicas e particulares, quer no Centro Espírita Caminho da Redenção, na Mansão do Caminho, ou fora desses locais. Com noites indormidas, não descansou, sinalizando que o cristão deve servir sempre.

Eis que chega o dia 08 de maio. Vamos encontrar o Embaixador da Paz no Mundo, após preparar com esmero a sua agenda e bagagem, no aeroporto, embarcando para a Europa em companhia de amigos do sul do Pais, Enio e Jaqueline Medeiros. Serão 12 países visitados, com atividades doutrinárias em 18 cidades, retornando ao Brasil no dia 10 de junho. As viagens entre as cidades dos diferentes países serão realizadas por avião, trem ou automóvel.

Acompanhe a agenda:

Maio de 2017

08 e 09 – Viagem à Paris, França;

10 e 11 – Paris - França.

12 - Dublin – Irlanda.

13 a 15 - Londres – Inglaterra.

16 - Bruxelas – Bélgica.

17 - Luxemburgo – Luxemburgo.

18 - Mannheim – Alemanha.

19 - Stuttgart – Alemanha.

20 - Frankfurt – Alemanha.

21 - Amsterdã – Holanda.

22 e 23 - Estocolmo – Suécia.

24 - Copenhague – Dinamarca.

25 - Berlim – Alemanha.

26 - Colônia – Alemanha.

27 e 28 – Seminário de 2 dias em Bad Honnef – Alemanha.

29 a 31 - Roma – Itália.

Junho de 2017

1º e 02 - Milão – Itália.

02 – Conferência em Zurique – Suiça.

02 a 05 - Seminários no G19 – em Zurique e conferência em Kloten – Suíça.

05 - Conferência no G19 – em Zurique, Suíça.

06 a 08 - Viena – Áustria.

09 e 10 – Retorno ao Brasil.

Nonagenário, Divaldo Franco é o trator de Jesus a desbravar corações e arrotear as mentes dos que queiram viver e praticar o amor, o maior milagre da vida.

Que o Divino Mestre te sustente e ampare em mais esta campanha de esclarecimento, atendendo os irmãos sedentos de conhecimento e carinho.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 (Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 4º. Encontro Fraterno Espírita do Lubango, Huila

Angola

 

 

(Informação recebida em email de Bruno Abreu [[email protected]])

 

Homenagem ao Dia das Mães no CEAK

Penápolis, SP

 


 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

http://www.cbnfoz.com.br/images/160514_LINCOLN.JPG 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

 

(Informação recebida em email do CEAK)

 

 Palestras com Agnaldo Paviani

Maio/2017

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

1º. Encontro de Dirigentes e Voluntários das Casas Espíritas de Guarulhos e Arujá. Guarulhos, SP

 

Evento: 1º ENCONTRO DE DIRIGENTES E VOLUNTÁRIOS DAS CASAS ESPÍRITAS DE GUARULHOS E ARUJÁ.

 

Local: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS ESPIRITAS HERCULANO PIRES

Endereço: Rua Dona Olinda de Albuquerque, 66 - Centro - Guarulhos

 

Data : 13 de maio de 2017- Sábado

Horário : 14:00 as 17:30 Horas

 

Tema Central : O PAPEL DA CASA ESPÍRITA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE

 

Sub- Temas :

 

1 - ESPIRITISMO E SEGURANÇA PÚBLICA

Palestrante : DR. JOÃO DEMÉTRIO LORICCHIO

Horário Palestra : 14:00 Horas

 

2 - ESPIRITISMO E POLÍTICA

Palestrante : DR. ANTONIO ROBERTO MARCHIORI

Horário Palestra : 15:00 Horas

 

DEBATE/ MESA REDONDA

Horário 16:00

 

ENCERRAMENTO: Até 17:30 Horas

 

Realização : USE – UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS INTERMUNICIPAL DE GUARULHOS.

 

(Informações recebidas em email de Luiz Gouveia [[email protected]])

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX
Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)

Mapa de Acesso

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Palestra no SEJA – Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

I Congresso Saúde e Espiritismo

Sorocaba, SP

 

 

Prezados companheiros,

 

Segue a programação de palestras públicas a serem realizadas pela AME-Sorocaba no mês de maio. Todas são gratuitas.

 

 

 

1.Palestrante: dr. Ricardo Alcolea - membro AME-Sorocaba

Tema: Saúde e Felicidade

Data e horário: 03 de maio, às 20h

Local: Centro de Estudos e Preparação Espírita - CEPE (Estrada dr Irineu de Resende, sem número, Bairro Briquituba - Condomínio Condoville - Alumínio)

 

2.Palestrante: dr. Ricardo Alcolea - membro AME-Sorocaba

Tema: Saúde e Felicidade

Data e horário: 08 de maio, às 20h

Local: Leonor (Rua Sevilha, 67 - Vila Hortência - Sorocaba)

 

3.Palestrante: Dra. Jane Bassi - presidente da AME-Sorocaba

Tema: Para que mesmo Jesus curava?

Data e horário: 12 de maio, às 20h

Local: Paz, Amor e Justiça (R. Floriano Peixoto, 235 - Vila Santana - Sorocaba)

 

4.Palestrante: psicóloga Maria Cristina Camargo - membro AME-Sorocaba

Tema: Terapia das emoções: força libertadora da alma

Data e horário: 15 de maio, às 20h

Local: Lar da Fraternidade (Rua Finlândia, 85 - Jardim Europa - Sorocaba)

 

5.Palestrante: dr. Ricardo Alcolea - membro AME-Sorocaba

Tema: Saúde e Felicidade

Data e horário: 21 de maio, às 10h

Local: Francisco Gonçalves (Rua Jorge Kenworthy, 29 - Vila Hortência - Sorocaba)

 

6.Palestrante: biomédica Juliana Castro - secretária AME-Sorocaba

Tema: Saúde e Felicidade

Data e horário: 22 de maio, às 19h

Local: SEFIF (Rua Tamandaré, 118 - Mangal - Sorocaba)

 

7.Palestrante: Dra. Jane Bassi - presidente AME-Sorocaba

Tema: Saúde e Felicidade

Data e horário: 22 de maio, às 19h e às 20h30min

Local: SEFIF (Rua Tamandaré, 118 - Mangal - Sorocaba)

 

8.Palestrante: dr. Ricardo Alcoléa - membro da AME-Sorocaba

Tema: Saúde e Felicidade

Data e horário: 25 de maio, às 14h

Local: SEFIF (Rua Tamandaré, 118 - Mangal - Sorocaba)

 

9.Palestrante: dr. Rodrigo Bassi - membro da AME-Sorocaba

Tema: Saúde e Felicidade

Data e horário: 26 de maio, às 20h

Local: SEFIF (Rua Tamandaré, 118 - Mangal - Sorocaba)

 

10.Palestrante: dr. Rodrigo Bassi - membro da AME-Sorocaba

Tema: Saúde e Felicidade

Data e horário: 28 de maio, às 9h

Local: Fé em Deus (Rua Leopoldo Machado, 48 - Vila Amélia, Sorocaba)

 

 

Você também pode verificar a programação pelo site: 

 

www.amesorocaba.com.br

 

 

Aproveite ainda para inscrever-se no I CONGRESSO DE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE DE SOROCABA.

Informações no cartaz em anexo!

 

 

--

AME SOROCABA - Associação Médico-Espírita de Sorocaba

 

 

(Informações recebidas em email de AME SOROCABA [[email protected]])

 

SEOB- 5ª. Edição do Encontro “Sob a luz do Evangelho”

São Carlos, SP

 

É com imensa alegria que anunciamos a 5ª edição do Encontro "Sob a luz do Evangelho"! O evento ocorrerá no dia 28 de maio (domingo), na Associação Espírita Obreiros do Bem. Contaremos com as presenças dos oradores Aluízio Elias e Artur Valadares, além de grupos de estudo do Evangelho e apresentações musicais. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas, através do e-mail [email protected] 

Venha refletir e confraternizar conosco!...


(Informação recebida em email de Associação Espírita Obreiros do Bem [[email protected]])

 

2º. Conjebras- Congresso Jurídico-Espírita Brasileiro

Goiânia, GO

 

 

 

Caro amigo: seguem artes gráficas em alta resolução do 2ºConjebras.

 

O evento terá como tema central a dignidade humana, valor universal, desafio para o século 21. Será em Goiânia, na FEEGO (Federação Espírita de Goiás), de 7 a 9/09/2017. 

Entre os expositores, André Trigueiro, Alysson Mascaro, Anauara Maia, Gabriela Cunha Ferraz, Gilmar Bortolotto, Gustavo Machado, Edmar Jorge de Almeida, Pedro Camilo. 

A temática é consoante as necessidades contemporâneas: população carcerária, refugiados, prevenção ao suicídio, exploração socioeconômica, afeto e família contemporânea, direitos do nascituro, tudo à luz da Doutrina Espírita.

Inscrições: www.ajebrasil.org.br/conjebras Informações: [email protected]

 

Ajude-nos a divulgar este evento.

 

Abraços, vamos que vamos...

 

Tiago 

 

 

(Informação recebida em email de Tiago Essado)

 

X Encontro Cultural Espírita de Diadema

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

Teatro: “A morte é uma Piada 2”  com Renato Prieto

Rio de Janeiro, RJ  

 

 

 

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 12 de Maio de 2017, às 21H00, no Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, terá lugar uma palestra pública alusiva ao tema "Religião e Espiritualidade".

 

Sendo vulgar confundir-se religião e espiritualidade, pretendemos abordar este tema e debater as diferenças entre ambas. 

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.


Este centro tem página na Internet em 
https://cceespirita.wordpress.com e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

Sugestões:

https://cceespirita.wordpress.com/

http://adeportugal.org

 

"Começa, aceitando a própria vida, tal qual é, procurando melhorá-la com paciência" - Emmanuel

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Luxemburgo

 

 

 

(Informações recebidas em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

Seminário programado para a COBEM

Salvador, BA

 


COBEM - Casa de Oração Bezerra de Menezes

 

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador-BA

 

Informações:

Assessoria Recepção Meimei - (71) 33560256

 

Curtam a FanPage da Cobem com muito amor

 

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

 

Visitem o site da Cobem com muito amor

 

www.cobem.org.br

 

(Informações recebidas em email de Edward Miranda 2 [[email protected]])

 

Instituto Espírita Batuira de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: leite, açúcar, fermento em pó, bermudas masculinas, chinelas, condicionador para cabelo, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de leite, açúcar, fermento em pó, bermudas masculinas, chinelas, condicionador para cabelo, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 123 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

123 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

O raio de sol e a palavra

 

 

Queria ser mais como o raio de sol, aquele primeiro feixe de uma manhã esperada por alguém que chorou a noite demorada, acreditando que ela não terminaria nunca.

Queria ser mais como o raio de sol de fim da tarde, que surpreende a nuvem densa, e se projeta sobre a cidade quase escura, dizendo: “Ainda estou aqui...”

Queria ser mais como o raio de sol que contorna o menino no parque, fazendo-o descobrir as formas de sua própria sombra na grama verde, como se fosse outro ser, fora dele...

Queria ser mais como o primeiro raio de sol depois de intensa tempestade: humilde, discreto, eficaz e útil.

Queria ser mais como o raio de sol que, após estar por algum tempo, ainda permanece, mesmo depois de ter ido, na forma de calor.

Queria ser mais como o raio de sol que passa por entre os prédios da metrópole, ousado, buscando frestas, reflexos, para alcançar finalmente o cidadão comum na rua, não fazendo distinção alguma.

Queria ser mais sol e menos sombra.

Mais raio e menos palavra.

*   *   *

Será que dentro de nós não existe uma vontade de fazer mais, de ser mais?

Por vezes, será que não sentimos falta de um significado maior em nosso viver?

Observamos as pessoas que se engajam em causas, que se dedicam ao próximo, que são ícones de uma determinada era e pensamos: Queria ser um pouco mais assim.

É uma força que grita dentro de nós pedindo algo. É nossa própria natureza amorosa dizendo a que veio...

O que nos falta, então?

O que nos falta para que sejamos menos discurso e mais ação? Menos opinião e mais abraço? Menos crítica e mais auxílio?

Estamos inundados de teoria. Muitos já nos mostraram os caminhos da ascensão, como alpinistas experientes que estão adiante e se sujeitam a voltar e mostrar as técnicas e trilhas possíveis para se subir em segurança.

Eles mostraram o que fazer, mostraram como e quando.

O que nos falta, então?

Falta-nos o impulso, o passo, o arrojo, a vontade bem direcionada.

Pequenas iniciativas, pequenos projetos, porém com continuidade, persistência e seriedade.

São micronúcleos de fraternidade, de civilização, que mudam uma nação inteira e, por sua vez, o mundo.

Não fiquemos congelados na postura de mero desejo. É preciso acionar a vontade.

A vontade é uma faculdade da alma, instrumento que coloca em movimento as nossas potências internas e as orienta para um ideal elevado.

Por intermédio dela mudamos a nossa natureza, vencemos todos os obstáculos, dominamos a matéria, a doença e a morte.

É ela que nos faz realizar as grandes coisas.

Realizemos, contribuamos, ajudemos.

Iniciemos algo novo ou nos engajemos em algo em que acreditemos. Não há mais tempo para permanecermos indiferentes. O mundo é nosso. Abracemo-lo.

*   *   *

Queria ser mais como o raio de sol que passa por entre os prédios da metrópole, ousado, buscando frestas, reflexos, para alcançar finalmente o cidadão comum na rua, não fazendo distinção alguma.

Queria ser mais sol e menos sombra.

Mais raio e menos palavra.

Redação do Momento Espírita, com base
no poema 
Mais raio e menos palavra,
de Andrey Cechelero.
Em 10.5.2017.

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

 

Manhã em Verona, Italia.  Ponta Pietra sobre o rio Adige. Fotos Ismael Gobbo

 

As duas tristezas

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Coragem. Lição nº 21. Página 69.

 Há, sim, a tristeza construtiva - aquela que nos impulsiona para a Vida Superior, encaminhando-nos para o trabalho da melhoria íntima, perante a sede de ascensão espiritual.

Existe, porém, a outra - a tristeza destrutiva - que se traja de luto, por dentro do coração, todos os dias, espalhando desânimo e pessimismo onde passa.

Observa a ti mesmo, a fim de que te imunizes contra semelhante doença da alma.

Toda vez que comentamos nossos problemas, exagerando-lhes o tamanho ou dramatizando as dificuldades que nos chegam à existência; sempre que tomamos o tempo alheio, a fim de recordar sofrimentos passados que a Providência Divina já mandou apagar, em nosso benefício, com a esponja do tempo; em todas as situações nas quais nos pomos a exaltar os preconceitos próprios, desconsiderando a posição e a experiência dos semelhantes; e, na generalidade dos casos em que nos pusermos a lamentar dissidências e desacordos, contendas e mágoas, estamos afastando de nós mesmos os melhores amigos, através da amargura e do ressentimento que destilamos com as nossas palavras.

Naturalmente, cautelosos, esses companheiros preferem distância à partilha indébita de nossas aversões e frustrações, antagonismos e queixas, embora, sempre que generosos e leais, estejam claramente dispostos a apoiar-nos na restauração da própria harmonia.

Compreendamos que ninguém estima a permanência num espinheiro e nem escolhe vinagre para brindar os laços diletos, e saibamos fornecer bondade e paz, entusiasmo e otimismo aos que se aproximem de nós, porquanto não há quem não necessite de alguém para executar os deveres que a vida lhe preceitue.

Para isso, nós que sabemos rogar a Deus proteção e bênção, aprendamos igualmente a pedir à Divina Providência nos conceda a precisa coragem para silenciar desapontamentos e lágrimas, de maneira a doar paz e alegria, segurança e consolo aos outros, tanto quanto esperamos esses benefícios dos outros em auxílio a nós.

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 Um otimista e um pessimista. Óleo sobre madeira por Vladminir Makovsky.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Pessimism#/media/File:%D0%9E%D0%BF%D1%82%D0%B8%D0%BC%D0%B8%D1%81%D1%82_%D0%B8_%D0%BF%D0%B5%D1%81%D1%81%D0%B8%D0%BC%D0%B8%D1%81%D1%82.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]