Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 22 de maio de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/22-05-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. 

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/22-05-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

20-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/20-05-2017.htm

19-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/19-05-2017.htm

18-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/18-05-2017.htm

17-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/17-05-2017.htm

16-05-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MAIO/16-05-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

002 (Copy)

003 (Copy)

2º. Movimento “Você e a Paz” com Divaldo Pereira Franco e outros lideres religiosos. São Paulo, Brasil, 16/10/2016.

Imagens/fonte: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/OUTUBRO/18-10-2016.htm

 

 O mobiliário do céu

 

                                            

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

         Conta Jesus (Lucas, 12:16-21) que a seara de um homem rico produziu muitos frutos, tantos que não tinha onde guardar. Resolveu, então, derrubar velhos celeiros e construir novos, bem maiores, e ali recolheria o seu tesouro. Depois diria à sua alma:

         – Tens em depósito muitas riquezas para muitos anos. Descansa, come, bebe e folga.

         Mas Deus lhe disse:

         – Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?

         Comenta Jesus: – Assim acontece com aquele que é rico diante dos homens, porém não rico diante de Deus.

         Certamente aquele homem rico, como todo judeu, frequentava a sinagoga, pagava o dízimo, jejuava, efetuava sacrifícios no templo, observava o sábado.

         E, como todo ser humano, empenhava-se em melhorar suas condições materiais, com mais riquezas, mais propriedades, mais dinheiro, garantindo velhice confortável.

         Faltou-lhe o detalhe fundamental: preparar seu futuro como Espírito imortal.

 

                                                      ***

 

         Só há uma certeza na vida – a morte. Todos morreremos um dia. Só há uma certeza na morte – nada levaremos. Caixão, como se costuma dizer, não tem gavetas. Tudo permanecerá aqui.

Ficarão bens, propriedades, riquezas, joias, dinheiro… Até mesmo um mísero alfinete será confiscado na rigorosa alfândega do Além. E também fama, poder, prestígio, títulos…

Importante jamais esquecer que mais cedo ou mais tarde, amanhã ou dentro de algumas décadas, bateremos as botas, retornando ao mundo espiritual, à pátria verdadeira, ao nosso lar.

Manda a prudência e o bom-senso que tenhamos sempre um pé atrás, isto é, que estejamos atentos, que cogitemos da grande transição, evitando surpresas desagradáveis.

Nesse aspecto, o primeiro passo, o mais importante, está em definir a finalidade da existência humana.

Diz o ateu: – Estamos aqui por acidente biológico. Não há passado nem futuro. Tudo termina na sepultura.

Diz o evangélico: – Estamos aqui para encontrar Jesus. Não há o passado, apenas o futuro no paraíso, se estivermos com o Senhor.

Diz o espírita: – Estamos aqui para pagar dívidas com o sofrimento. O passado é negro, o futuro será de bênçãos se formos bem comportados.

São ideias equivocadas. A finalidade precípua, fundamental, da jornada terrestre é nossa evolução, com o desenvolvimento de nossas potencialidades criadoras como filhos de Deus.

A evolução ocorre quando nos empenhamos em conquistar valores intelectuais e morais, construindo um patrimônio que nos permita o acesso às moradas dos bem-aventurados.

A propósito, há esclarecedor diálogo de um turista brasileiro com famoso mestre egípcio que visitou na cidade do Cairo. Ficou surpreso ao ver que ele morava num único e singelo cômodo. O mobiliário consistia de rústica mesa e pequena banqueta. A partir dali houve breve e significativo diálogo:

O turista: – Onde estão seus móveis?

O sábio: – Onde estão os seus?

O turista: – Estou de passagem pelo Cairo.

O sábio: – Estou de passagem pela Terra.

Importante preparar não apenas um mobiliário, mas também um lar no Além, a fim de não nos situarmos como um sem-teto, compondo a imensa população de rua em regiões purgatórias.

Memento mori!

Traduzindo: Lembre-se de que você vai morrer!

Cuidado com as preocupações exageradas relativas aos celeiros da Terra. Imperioso cuidar dos investimentos para o Céu, buscando aqueles tesouros que as traças e a ferrugem não corroem nem os ladrões roubam, como ensinava Jesus!

 

 

O rio Nilo atravessando a cidade do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

Mulheres conduzem bovinos em rua de Luxor, Egito. Foto Ismael Gobbo.

Máscara mortuária do Faraó Tutancâmon. Museu do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo.

 

A lenda das lágrimas

 

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Crônicas de Além Tumulo. Lição nº 22. Página 131.

27 de Novembro de 1936.

Rezam as lendas bíblicas que o Senhor, após os seis dias de grandes atividades da criação do mundo, arrancado do caos pela sua sabedoria, descansou no sétimo para apreciar a sua obra.

E o Criador via os portentos da Criação, maravilhado de paternal alegria.

Sobre os mares imensos voejavam as aves alegres; nas florestas espessas desabrochavam flores radiantes de perfumes, enquanto as luzes, na imensidade, clarificavam as apoteoses da Natureza, resplandecendo no Infinito, para louvar-lhe a glória e lhe exaltar a grandeza.

Jeová, porém, logo após a queda de Adão e depois de expulsá-lo do Paraíso, a fim de que ele procurasse na Terra o pão de cada dia com o suor do trabalho, recolheu-se entristecido aos seus imensos impérios celestiais, repartindo a sua obra terrena em departamentos diversos, que confiou às potências angélicas.

O Paraíso fechou-se então para a Terra, que se viu insulada no seio do Infinito.

Adão ficou sobre o mundo, com a sua descendência amaldiçoada, longe das belezas do éden perdido, e, no lugar onde se encontravam as grandiosidades divinas, não se viu mais que o vácuo levemente azulado da atmosfera.

E o Senhor, junto dos Serafins, dos Arcanjos e dos Tronos, na sagrada curul da sua misericórdia, esperou que o tempo passasse.

Escoavam-se os anos, até que um dia o Criador convocou os Anjos a que confiara a gestão dos negócios terrestres, os quais lhe deviam apresentar relatórios precisos, acerca dos vários departamentos de suas responsabilidades individuais.

Prepararam-se no Céu festas maravilhosas e alegrias surpreendentes para esse movimento de confraternização das forças divinas e, no dia aprazado, ao som de músicas gloriosas, chegavam ao Paraíso os poderes angélicos encarregados da missão de velar pelo orbe terreno.

O Senhor recebeu-os com a sua bênção, do alto do seu trono bordado de lírios e de estrelas, e, diante da atenção respeitosa de todos os circundantes, falou o Anjo das Luzes:

- “Senhor, todas as claridades que criastes para a Terra continuam refletindo as bênçãos da vossa misericórdia. O Sol ilumina os dias terrenos com os resplendores divinos, vitalizando todas as coisas da Natureza e repartindo com elas o seu calor e a sua energia. Nos crepúsculos, o firmamento recita os seus poemas de estrelas e as noites são ali clarificadas pelos raios tênues e puros dos plenilúnios divinos. Nas paisagens terrestres, todas as luzes evocam o vosso poder e a vossa misericórdia, enchendo a vida das criaturas de claridades benditas!...”

Deus abençoou o Anjo das Luzes, concedendo-lhe a faculdade de multiplicá-las na face do mundo.

Depois, veio o Anjo da Terra e das Águas, exclamando com alegria:

- “Senhor, sobre o mundo que criastes, a terra continua alimentando fartamente todas as criaturas; todos os reinos da Natureza retiram dela os tesouros sagrados da vida, e as águas, que parecem constituir o sangue bendito da vossa obra terrena, circulam no seu seio imenso, cantando as vossas glórias incomensuráveis. Os mares falam com violência, afirmando o vosso poder soberano, e os regatos macios dizem, nos silvedos, da vossa piedade e brandura. As terras e as águas do mundo são plenas afirmações da vossa magnífica complacência!...”

E o Criador agradeceu as palavras do servidor fiel, abençoando-lhe os trabalhos.

Em seguida, falou, radiante, o Anjo das Árvores e das Flores:

- “Senhor, a missão que concedestes aos vegetais da Terra vem sendo cumpridas com sublime dedicação. As árvores oferecem sua sombra, seus frutos e utilidades a todas as criaturas, como braços misericordiosos do vosso amor paternal, estendidos sobre o solo do Planeta. Quando maltratadas, sabem ocultar suas angústias, prestando sempre, com abnegação e nobreza, o concurso da sua bondade à existência dos homens. Algumas, como o sândalo, quando dilaceradas, deixam extravasar de suas feridas taças invisíveis de aroma, balsamizando o ambiente em que nasceram... E as flores, meu Pai, são piedosas demonstrações das belezas celestiais nos tapetes verdoengos da Terra inteira. Seus perfumes falam, em todos os momentos, da vossa magnanimidade e sabedoria...”

E o Senhor, das culminâncias do seu trono radioso, abençoou o servo fiel, facultando-lhe o poder de multiplicar a beleza e as utilidades das árvores e das flores terrestres.

Logo após, falou o Anjo dos Animais, apresentando a Deus um relato sincero, a respeito da vida dos seus subordinados:

- “Os animais terrestres, Senhor, sabem respeitar as vossas Leis, acatar a vossa vontade. Todos vivem em harmonia com as disposições naturais da existência que a vossa sabedoria lhes traçou. Não abusam de suas faculdades procriadoras e têm uma época própria para o desempenho dessas funções, consoante aos vossos desejos. Todos têm a sua missão de cumprir e alguns deles se colocaram, abnegadamente, ao lado do homem, para substituí-lo nos mais penosos misteres, ajudando-o a conservar a saúde e a buscar no trabalho o pão de cada dia. As aves, Senhor, são turíbulos alados, incensando, do altar da natureza terrestre, o vosso trono celestial, cantando as vossas grandezas ilimitadas. Elas se revezam, constantemente, para vos prestarem essa homenagem de submissão e de amor, e, enquanto alguma s cantam durante as horas do dia, outras se reservam para as horas da noite, de modo a glorificarem incessantemente as belezas admiráveis da Criação, louvando-se a sabedoria do seu Autor Inimitável!...”

E Deus, com um sorriso de júbilo paternal, derramou sobre o dedicado mensageiro as vibrações do seu divino agradecimento.

Foi quando, então, chegou a vez da palavra do Anjo dos Homens.

Taciturno e entre angústias, provocando a admiração dos demais, pela sua consternação e pela sua tristeza, exclamou compungidamente:

- “Senhor!... ai de mim! enquanto meus companheiros vos podem falar da grandeza com que são executados os vossos decretos na face do mundo, pelos outros elementos da Criação, não posso afirmar o mesmo dos homens...

A descendência de Adão se perde num labirinto de lutas criado por ela mesma.

Dentro das possibilidades do seu livre-arbítrio, é engenhosa e sutil, a inventar todos os motivos para a sua perdição.

Os homens já criaram toda sorte de dificuldades, desvios e confusões para a sua vida na Terra.

Inventaram, ali, a chamada propriedade sobre os bens que vos pertencem inteiramente, e dão curso a uma vida abominável de egoísmo e ambição pelo domínio e pela posse; toda a Terra está dividida indebitamente, e as criaturas humanas se entregam à tarefa absurda da destruição das vossas Leis grandiosas e eternas.

Segundo o que observo no mundo, não tardará que surjam os movimentos homicidas entre as criaturas, tal a extensão das ânsias incontidas de conquistar e possuir...”

O Anjo dos Homens, todavia, não conseguiu continuar.

Convulsivos soluços embargaram-lhe a voz; mas o Senhor, embora amargurado e entristecido, desceu generosamente do sólio de magnificências divinas e, tomando-lhe as mãos, exclamou com bondade:

- “A descendência de Adão ainda se lembra de mim?

- Não, Senhor!... Desgraçadamente os homens vos esqueceram... - murmurou o Anjo com amargura.

- Pois bem - replicou o Senhor paternalmente -, essa situação será remediada!...”

E, alçando as mãos generosas, fez nascer, ali mesmo no Céu, um curso de águas cristalinas e, enchendo um cântaro com essas pérolas liquefeitas, entregou-o a seu último servidor, exclamando:

- “Volta à Terra e derrama no coração de seus filhos este licor celeste, a que chamarás água das lágrimas...

Seu gosto tem ressaibos de fel, mas esse elemento terá a propriedade de fazer que os homens me recordem, lembrando-se da minha misericórdia paternal...

Se eles sofrem e se desesperam pela posse efêmera das coisas atinentes à vida terrestre, é porque me esqueceram, olvidando a sua origem divina.”

E desde esse dia o Anjo dos Homens derrama na alma atormentada e aflita da Humanidade a água bendita das Lágrimas remissoras; e desde essa hora, cada criatura humana, no momento dos seus prantos e das suas amarguras, nas dificuldades e nos espinhos do mundo, recorda, instintivamente, a Paternidade de Deus e as Alvoradas Divinas da Vida Espiritual.

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Adão e Eva expulsos do Paraíso em gravura de Gustave Dorè..

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Adam_and_Eve_expelled_from_Paradise.png

Jesus e a samaritana no poço. Óleo sobre tela por Angelika Kauffmann

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Angelika_Kauffmann_-_Christus_und_die_Samariterin_am_Brunnen_-1796.jpeg

 

 Registro. Divaldo Franco na Europa

Mannheim, Alemanha

 

 

18 de maio de 2017

Na manhã do dia 18 de maio de 2017, quinta-feira, Divaldo Franco se deslocou de Luxemburgo para a Alemanha, onde desenvolverá atividades doutrinárias em Mannheim, Stuttgart e Frankfurt. O primeiro compromisso em terras germânicas foi na cidade de Mannheim, onde a incansável Euda Kummer e demais trabalhadores do grupo espírita Freundeskreis Allan Kardec, o aguardavam para mais uma conferência espírita com o tema Die Wunder der Liebe (O Milagre do Amor), para um público de 170 pessoas, contando com a tradução de Edith Burkhard.

Iniciando a atividade, foi apresentada uma peça musical com a soprano Danice Dixon, que enlevou e cativou a todos. Na sequência Divaldo Franco apresentou o Dr. Juan Danilo Rodriguez, do Equador, e que está acompanhando-o nesta jornada europeia. Dr. Juan, em breve palavras, contou as suas experiências com a mediunidade e com a Doutrina Espírita.

O Semeador de Estrelas, Divaldo Franco, iniciando a conferência, asseverou que a historia da humanidade é um hino ao amor, porque o Universo é uma obra de amor. Para caracterizar e enfatizar o significado do amor, o eloquente conferencista citou as experiências realizadas pelo psicólogo ítalo-americano Leo Buscaglia, (1924-1998), professor na universidade da Califórnia, que decidiu, ao constatar que seus alunos ignoravam o verdadeiro sentido do amor, dar aulas sobre o amor. Segundo ele, a grande maioria das pessoas pensam que somente existe amor se houver libido e, que amor e sexo são a mesma coisa.

Despertando as criaturas para a sensibilidade, Divaldo discorreu sobre as nuances de ser amado e de ser desejado, as relações descartáveis, como se os indivíduos fossem objetos apresentados ao gosto dos outros. O amor, disse, é o sentido de viver a vida com alegria. Toda vez que nos isolamos, é o amor que está se despedindo de nós. Para fazer sexo, basta ser animal, destacando que somente o amor é capaz de estimular a produção de hormônios correspondentes para que seja bom antes, durante e depois da comunhão.

Todo indivíduo psicologicamente maduro ama e possui um ideal, enfatizando que ninguém pode viver sem um ideal. Ninguém pode viver sem o amor. O amor faz parte da vida, como verdadeira essência. Jesus, o maior psicoterapeuta da humanidade, estabeleceu que para sermos felizes bastam duas condutas: amarmos e não fazermos aos outros o que não queremos que nos seja feito. Aquele homem de Nazaré abriu os braços à humanidade e disse: Eu sou a luz do mundo. Ele elegeu como Seus amigos os simples, os humildes, os doentes, as mulheres desprezadas, explicando que são os doentes que necessitam de medicamentos. Todo aquele que ama é feliz.

Para que todos pudessem aquilatar a excelência do amor, Divaldo Franco narrou a experiência por ele vivida durante uma conferência em um pais da América Latina. O episódio se refere às ações do deus Huracán, considerado o deus que criou o povo asteca, referindo-se à confiança, à fé, e a certeza no que podemos muito realizar. (Esse episódio está na obra O Semeador de Estrelas, de Suely Caldas Schubert).

Estimulando a plateia a despertar, disse que é possível e necessário agir logo, de imediato, pois o sofrimento e a dor estão por toda parte. Narrando uma experiência recente por ele próprio vivida, quando deparou-se com um jovem caído sobre a calçada, em Salvador, Bahia, vitimado pela drogadição. Após breve dialogo, ele próprio, reunindo suas forças ergueu o jovem, que afirmou não poderia Divaldo dar-lhe o que ele realmente necessitava, um abraço. O jovem, porém, ignorava que estava diante de alguém que elegeu a caridade e o amor como diretriz de sua vida, seguindo os preceitos de Jesus. Ele recebeu o abraço afetuoso, carregado de compaixão, que definiu o início de uma nova etapa em sua vida. Ato contínuo, ele foi encaminhado à Mansão do Caminho e recebido com todo o amor que naturalmente é dedicado a todos os que batem àquela casa de amor. Os que vivem além da morte, esclareceu Divaldo, vem nos dizer: Ame! À nós que estamos na vida plena, eles nos falam do seu arrependimento de não terem feito todo o bem que podiam.

Ao encerrar a conferência, o estimado orador exclamou: - Eu vos deixo uma mensagem de amor, seja você quem ama, e se não for correspondido, mantenha seu sonho, nunca perca a esperança. E citou uma mensagem de Carl Gustav Jung (1875-1961), psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica: "Por mais sabedoria que tenhas, por mais conhecimento que tenhas, quando estiver diante de alguém que venha te pedir algo, esqueça-te de tudo e lembra que estás diante de uma alma."

A emoção pairava no ar, sensibilizando a todos, que certamente saíram dali com muitas reflexões acerca da vida, do amor. Foram momentos de refazimento espiritual para todos.

Texto e fotos: Ênio Medeiros

 

(Texto recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 Registro. Divaldo Franco na Europa

Stuttgart, Alemanha

 

 

 

19 de maio de 2017

Na tarde de 19 de maio de 2017, sexta-feira, dando prosseguimento aos compromissos de divulgação doutrinária, Divaldo Franco, acompanhado por amigos de Mannheim onde encontra-se hospedado, dirigiu-se a cidade de Stuttgart, onde foi recebido pelos confrades que o aguardavam na sede do grupo espírita local, o Spiritistischen Studienkreis' Allan Kardec Gruppe S.E.E.L.E e.V.

Uma plateia de 250 pessoas já o aguardava para ouvi-lo falar sobre o tema Psychiatrische Obsessive Störungen, (Fenômenos Psiquiátricos e Obsessivos). Edith Burkhard foi a prestimosa auxiliar que traduziu ao idioma alemão a expressiva conferência. Antes de iniciar a sua abordagem, Divaldo apresentou o querido amigo Dr. Juan Danilo Rodríguez, do Equador, aos espíritas locais. Dr. Juan, em breve exposição, narrou como se deu a visão psíquica de um benfeitor querido que lhe propôs: a partir de hoje você será um espírita, os que aqui lhe buscarem serão espíritas e este local será um centro espírita, chegarão pessoas novas e você não precisará se preocupar em falar, apenas deixe que Allan Kardec fale por você, causando-lhe espanto. Logo após recebeu deste amigo espiritual a indicação de um endereço eletrônico, para que o acessasse e copiasse toda a codificação da Doutrina Espírita. A narrativa impressionou e alegrou a todos, mostrando como, muitas vezes, tudo se dá de forma simples e natural.

O eminente expositor, Divaldo Franco, iniciou a conferência citando Albert Einstein, que após apresentar a Teoria da Relatividade em 1905, revelou, também, que existe uma quinta lei do Universo, que é o Amor, a força mais poderosa existente no Cosmo, e que somente o amor é a vida do Universo. Na atualidade, a lei de amor é o maior processo psicoterapêutico de que se tem notícia. Citando O Livro dos Espíritos, Divaldo mergulhou nas reflexões acerca da influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos, asseverando, como afirma o Espírito André Luiz, que vivemos num universo de ondas, mentes, vibrações e ideias. Esclarecendo esses pontos com seu verbo iluminado, Divaldo fez ampla explanação sobre o processo de sintonia mental, das afinidades e das interferências que a criatura humana está submetida.

Com relação à depressão, o trator de Deus na Terra, como Chico Xavier denominou Divaldo Franco, esclareceu e aprofundou-se nas suas causas, seus efeitos, na sua cura, alertando sobre esta pandemia que ameaça inúmeras vidas. Narrando vivências próprias, ilustrou de forma muito clara que os mortos voltam e interferem em nossos pensamentos, em nossas vidas. Outro fator importante, para se compreender a vida atual e suas implicações, é a reencarnação, o suceder de fatos e atos protagonizados antes e depois dessa atual existência, gerando amor ou ódio, que se transferem para além da morte física.

Divaldo Franco é um ícone a ser seguido. Em sua atual reencarnação, com riquíssimas experiências, sabe muito bem definir e ilustrar as influências do mundo invisível, pois que, desde os 04 anos de idade, vê e interage com o mundo espiritual. Do alto de sua vivência espírita, e tomando por divisa o estudo do Espiritismo, avocou a si a responsabilidade de sensibilizar, aos que o escutam, para a necessidade de estudarem a Doutrina Espírita. Vale a pena estudar a codificação, as obras básicas do Espiritismo.

Encaminhando-se para o encerramento da elucidativa conferência, sugeriu o ilustre orador que deveríamos nos voltar para o amor, guardando sempre o ensinamento de Jesus: o Amor cobre a multidão dos pecados. Temos necessidade de amar, a vida adquire sentido amando, ocupemos nosso lugar no universo, encontremos nosso lugar ao sol e procuremos realizar aquilo para o qual aqui viemos. Há muitas lágrimas por detrás dos sorrisos.

Concluindo, afirmou: Neste momento em que a Alemanha recebe muitos refugiados, uma nova sociedade vai se configurando, haja vista a presença de uma cultura de cinco mil anos, baseada no Corão. Para a nossa cultura, baseada em o Evangelho de Jesus, onde a mulher tem a sua dignidade, torna-se imperativo o exercício do amor, pois que, ante a cultura diversa, a mulher é apenas um objeto sexual.

Na atualidade, onde uma nova realidade surge no mundo, nós necessitamos amar muito para criarmos uma sociedade melhor. O homem moderno, convivendo com governos arbitrários e psicopatas, com ameaças de guerra e de extermínio, quando o terrorismo está em cada esquina, mais do que nunca é necessário mudarmos o status quo.

O Amor é a saída, a quinta força do Cosmo.

Texto e fotos: Ênio Medeiros

 

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 Programação de conferências com Divaldo Pereira Franco

Roteiro 2017

 

 

 

(Recebido em email de Terezinha e Miguel Sardano [[email protected]])

 

 Palestra programada para o LELA

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 Palestra no CEB Semente de Luz

São Vicente, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

Palestra no IDE- Instituto de Difusão Espírita

Assis, SP  

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Antonio de Pádua

Palmital, SP  

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Informações do site Autores Espíritas Clássicos

Acessem os links

Olá

 

Caros amigos...

 

Saudações Kardequianas...

 

Primeiramente... Venho agradecer a Teresa da Espanha... Pela esta tradução impecável... 

 

Estamos editando... A segunda obra... Da 01 geração espírita da Espanha... 

 

Anastasio García López... Filho dileto do grande Alverico Peron... E fiel Escudeiro de Kardec... 

 

A OBRA:   Anastasio García López - Refutação do materialismo... (Discurso pronunciado pelo sr. Anastasio García López na sessão de controvérsia no dia 16 de abril de 1873, respondendo aos argumentos expostos pelos materialistas na Sociedade Espírita Espanhola)

 

Como já dissemos... A Espanha baluarte... Do Catolicismo aonde se queimou pessoas e livros em nome da religião...

 

Sendo que na 1 obra traduzida deste autor... Fez defesa contra a intolerância religiosa... Agora nesta 2 obra faz defesa do Espiritismo contra os materialistas da época... 

 

O Trabalho:

- Obra traduzida que foi resgatada da Biblioteca Espanhola: Formatação, correção, montagem, prefácio, apresentação etc...

- Montagem da página: Links, apresentação etc...

Ou seja:

- A obra traduzida + Obra em espanhol (Anastasio García López - Refutação do materialismo)

- La Fraternidad Universal (La Segunda Epoca de El Criterio Espiritista) anos del 1893 - Editor Anastasio García López (Esp.)

 

Segue em anexo os arquivos... Do autor... Novamente com 01 obra traduzida....(Anastasio García López - Exposição e defesa das verdades fundamentais do Espiritismo)

 

E apresentação do material para conhecimento melhor... Neste link de baixo...

 

Link:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Anastasio%20Garcia%20Lopez/Anastasio%20Garc%C3%ADa%20L%C3%B3pez%20-%20Refuta%C3%A7%C3%A3o%20do%20Materalismo.HTM

 

E COMO BRINDE... ESTAMOS ENVIANDO TODOS OS PORTAS RETRATOS DE KARDEC RAROS QUE COLETAMOS NA GALLICA... SEM PALAVRAS....SEGUE ZIPADO..

 

E para diversão... No final de semana... Estou inserindo devagar na Canal Espírita Jorge Hessen... A programação da TV mundo maior... Enfatizam os bastidores de Kardec... SENSACIONAL... AGRADECENDO AO MENINO DO LUZ ESPÍRITA...PELA DICA

 

Em Fevereiro estreia o programa Revolução Espírita na TV Mundo Maior. Apresentado por Cristina Sarraf e Paulo Henrique de Figueiredo o programa se baseia na obra Revolução Espírita - A teoria esquecida de Allan Kardec escrita pelo apresentador. A ideia é mostrar o espiritismo proposto pelo codificador da Doutrina Espírita.

 

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=iUlIGdWNFzs&list=PLbBAXq8ij9Ez2hBvhmpHysjTo0mbBFsMT&index=27

A luta segue

 

Fiquem com Deus

 

Wanderlei

 

(Recebido em email de Site Espírita - Irmãos W [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE A

 

   MARIA SHIRLEY TIMÓTEO NASCIMENTO

 

DA CIDADE  DE

BILAC

 

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 24-05-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " LIVRE "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 Festa Junina em prol da TCC

Diadema, SP

 

(Informação recebida em email de Divulgacao Luz e Amor [[email protected]])

 

 Comitê Betinho

Pede ajuda para construção de cisternas no sertão

 

Amiga(o),

 

Antes de ler a mensagem abaixo, assista ao vídeo, de 1 minutinho:   https://www.youtube.com/watch?v=3_68h0K41_o 

 

Para construirmos mais 3 cisternas, fizemos uma Ação Entre Amigos Especiais: 


São 250 números a R$20, cada, que totalizarão R$5 mil. Cada cisterna custa R$1.800. 

 

Como colaborar:

* deposite o valor de quantos números vc vai comprar e envie o comprovante pelo e-mail: [email protected]

 

Ação da Cidadania Comitê Betinho CNPJ 02.336.848/0001-11

 

Banco Brasil: Ag.0018-3 Poupança conta 85406-9 (variação 51)

Bradesco:      Ag.3003-1 Poupança conta 1008818-6

CEF:             Ag. 1004    Poupança conta 013-97707-8

Itaú:             Ag. 7657    Poupança conta 13753-0/500

Santander:    Ag. 0001    Conta corrente   13-027407-9

 

* Enviaremos, o(s) seu(s) comprovante(s) para o seu e-mail.

 

* Boa sorte! Corre pela Federal de 29.07.27

 

 

Ah, os prêmios! Sim, os prêmios! Veja no "cupom" abaixo:

                                                                     

                                                                              Modelo: 

 

Comitj Betinho

                                                      Nota: A data correta do sorteio é 29-07-17.

Agradecemos seu apoio para chegarmos na milésima cisterna!

Abraços,

Zé Roberto Vieira Barboza

Presidente voluntário

www.comitebetinho.org.br

Curta nossa página no facebook/comitebetinho

(Informação recebida em email de Comitê Betinho [[email protected]])

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 455

TRÊS LAGOAS/MS – 22 A 29/MAIO/2017

INFO PAN 455 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/

MUITOS EVENTOS EM UM SÓ SITE...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BELA VISTA / CHÁCARA MAFALDA / ITAQUERA / JAÇANÃ / JAGUARÉ / JARDIM IMPERADOR / JARDIM IPANEMA / JARDIM JAU / JARDIM SANTA TEREZINHA / LAPA DE BAIXO / MORUMBI / PARADA INGLESA / PARQUE EDU CHAVES / PARQUE VITÓRIA / PONTE PEQUENA / SANTANA / SÃO MIGUEL PAULISTA / SAÚDE / TATUAPÉ / VILA ARICANDUVA / VILA AURORA / VILA CARRÃO / VILA CLEMENTINO / VILA GUSTAVO / VILA INDUSTRIAL / VILA LEOPOLDINA / VILA MAFRA / VILA MATILDE / VILA PORTUGUESA / VILA RÉ

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

SÃO PAULO INTERIOR

ARAÇARIGUAMA / ARAÇOIABA DA SERRA / ARARAQUARA / ARIRANHA / ASSIS / AURIFLAMA / AVANHANDAVA / BAURU / BIRIGUI / CARDOSO / CATANDUVA / DIADEMA / EMBÚ DAS ARTES / ESPIRITO SANTO DO PINHAL

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

GETULINA / GUARUJÁ / GUARULHOS / JABOTICABAL / JACAREÍ / JALES / LINS / MARÍLIA / MATÃO / MIRANDÓPOLIS / MOGI DAS CRUZES / NOVA ODESSA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

PALMITAL / PENÁPOLIS / PINDAMONHANGABA / PIRASSUNUNGA / PRESIDENTE PRUDENTE / PROMISSÃO / RIOLÂNDIA / RUBIACEA / SALTO / SANTO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO CAETANO DO SUL / SÃO CARLOS / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SÃO VICENTE / SOROCABA / SUZANO / VOTORANTIM

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > BENTO RIBEIRO / BOTAFOGO / BRÁS DE PINA / COLÉGIO / JACAREPAGUÁ / MEIER / MESQUITA / PECHINCHA / SANTA CRUZ / TIJUCA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > ARARUAMA / NITERÓI / NOVA FRIBURGO / PETRÓPOLIS / SÃO GONÇALO / TERESÓPOLIS / VOLTA REDONDA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > CARIACICA / NOVA VENÉCIA / VILA VELHA / VITÓRIA

MINAS GERAIS > ARAÇAI / BELO HORIZONTE / DORES DO CAMPO / IPATINGA / UBERABA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > BALSA NOVA / CAMBÉ / CURITIBA / GOIOERÊ - UBIRATÃ / JACAREZINHO / LONDRINA / MARINGÁ / PARANAVAÍ - PARANACITY / SERTANÓPOLIS

RIO GRANDE DO SUL > BENTO GONÇALVES / PELOTAS / PORTO ALEGRE / SANTO ÂNGELO / SÃO BORJA

SANTA CATARINA > BARRA VELHA / BLUMENAU / CANOINHAS / CONCÓRDIA / FLORIANÓPOLIS / ITAJAÍ / JOINVILLE / PENHA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > ÁGUAS CLARAS / BRASÍLIA / GUARÁ / TAGUATINGA

GOIÁS > ANAPOLIS / GOIÂNIA / PIRACANJUBA

MATO GROSSO > CUIABÁ

MATO GROSSO DO SUL > AQUIDAUANA / BATAYPORÃ / CAMPO GRANDE / DOURADOS / PARANAIBA / SÃO GABRIEL DO OESTE / TRÊS LAGOAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

ALAGOAS > DELMIRO GOUVEIA / MACEIÓ / OLHO DÁGUA DAS FLORES / PIRANHAS / SANTANA DO IPANEMA

BAHIA > SALVADOR

PERNAMBUCO > JABOATÃO DOS GUARARAPES / MORENO / OLINDA / RECIFE / SERRA TALHADA  

SERGIPE > ARACAJU

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

CEARÁ > FORTALEZA

MARANHÃO > SÃO LUIZ

PARAÍBA > JOÃO PESSOA

PIAUI > TERESINA

RIO GRANDE DO NORTE > MOSSORÓ / NATAL

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAZONAS > MANAUS

RONDÔNIA > JI PARANÁ / PORTO VELHO

TOCANTINS > GUARAI / PORTO NACIONAL

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/

 

=INTERNACIONAL=

ALEMANHA > BERLIM / DÜSSELDORF / KÖLN

ARGENTINA > BUENOS AIRES

AUSTRALIA > ADELAIDE

ESTADOS UNIDOS > ASTORIA (NY) / CENTERVILLE / HYANNIS (MA) / MALDEN (MA) / MOUNT VERNON / NEWARK (NJ) / PEABODY (MA) / SCARSDALE NY / WESTBOROUGH (MA)

FRANÇA > PARIS

PORTUGAL > AVEIRO / LISBOA / PORTUGAL / VALE DO CAMBRA

SUIÇA > ZURIQUE

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

Respeitando seu direito, não desejando mais receber este informativo envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

ADEMIR MENDES (SANTO ANDRÉ/SP) - https://www.facebook.com/RIMEDA1951

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

 

(Com informações de Décio Bressanin)

 

 

 

 

 

 Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

Ganhando na loteria

 

 

Quantas vezes você já disse: Se eu ganhasse na loteria...?

E já fez planos, organizou viagens e passeios... em sua mente?

Somos muitos os que aguardamos uma mudança radical: ganhar na loto, ser sorteados no supermercado, ganhar um super carrão do shopping.

Ficamos aguardando o dia em que somas de dinheiro nos chegarão e nossas dificuldades financeiras desaparecerão.

Jane era assim.

Se eu ficar rica, dizia, vou me mudar para um apartamento maior e renovar meu guarda-roupa.

Vai sonhando, lhe dizia uma amiga. Suas chances de ficar rica são tantas quanto as minhas.

Mas, de repente, Jane ganhou uma herança considerável. No princípio, nada disse a ninguém.

Depois, confidenciou para a amiga. E começou a fazer listas para gastar sua riqueza recém-conquistada.

Cada dia, as anotações mudavam. O que estava em cima, como prioridade, ia para baixo e ela colocava no alto outras prioridades.

A amiga a viu atormentar-se e um dia lhe falou:

Jane, por que tanta preocupação? Você não precisa gastar toda a sua herança de uma só vez. Pense um pouco. Ore, peça orientação a Deus.

Embora concordando, Jane ficou um pouco irritada com a observação.

O tempo foi passando e as listas foram sendo substituídas, dia após dia.

Apartamento, guarda-roupa, viagens, carro...

Finalmente, certa manhã, Jane chamou sua amiga.

Quero ouvir sua opinião, falou ao telefone. Já decidi como vou usar minha herança.

A amiga não estava nem um pouco ansiosa para ler mais uma daquelas listas. No entanto, foi à casa de Jane.

Para sua surpresa, enquanto lhe era servido um delicioso café, uma única folha de papel foi colocada sob seus olhos.

Não era uma lista enorme. Havia somente três itens, escritos em letra de forma: igreja, caridade, netos.

Segui seu conselho, explicou Jane. Orei a Deus, não uma, mas muitas vezes. E dei-me conta de que a comunidade religiosa é muito importante para mim. Desse modo, uma boa parte irá para ela, a fim de que possa servir à divulgação do bem.

Depois, eu sempre quis ajudar as crianças. Por isso, outra parte irá para as instituições que trabalham com crianças necessitadas.

Quanto aos netos, dividirão a terceira parte da herança. Claro que não a vou entregar assim, de mão beijada. Eles terão que provar que a merecem, trabalhando, guardando o seu próprio dinheiro.

Mas a receberão, de forma paulatina.

Jane disse, por fim, que o apartamento maior com que sempre sonhara não era tão importante.

Bom, ela somente não desistiu do novo guarda-roupa. Esse, ela o adquiriu, para se sentir renovada, por fora também.

*   *   *

Tudo que nos chega é talento que a Divindade nos concede.

Ter a sabedoria de multiplicar cada um deles, utilizando-o a bem de outros, constitui felicidade.

E como dizia Emmanuel Kant: Não somos ricos pelo que temos, mas sim pelo que não precisamos ter.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. A lista,
de Agnes Moench, do livro Histórias para aquecer o coração
das mulheres, de Jack Canfield, Mark Victor Hansen,
Jennifer Read Hawthprne e Marci Shimoff, ed. Sextante.
Em 20.5.2017.

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

Dama da Caridade em pintura de Jean-Baptiste Greuze.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-Baptiste_Greuze_-_La_Dame_de_charit%C3%A9.jpg

 

 

 

 

Victor Hugo 

 

 

 

Victor Hugo, grande nome da literatura francesa, nasceu em 1802 e veio a desencarnar em 1885, com 83 anos de idade. Escreveu 22 livros de poesias, até hoje recitadas pelos franceses e ensinadas nas escolas; 08 romances, dentre os quais os memoráveis "Os Miseráveis" e "O Corcunda de Notre-Dame", ambos com incontáveis adaptações para o cinema e o teatro; 14 peças de teatro, sendo que várias delas não param de ser encenadas; mais 15 volumes de prosa em não-ficção, ensaios, diários, artigos políticos, entre outros.

Conhecido por seu devotamento às causas sociais , fosse em seus discursos ou nas obras literárias, levou-o a defender a paz universal, os direitos das crianças e dos homens, a aboliçao da pena de morte e o progresso social.

A crença em Deus é uma constante em seu pensamento. Para ele, não havia espaço para a fé cega, mas para o exercício do pensamento, da dúvida, da razão: "Deus é o astro de amor brilhando no infinito e visível pelos olho da alma."

Victor Hugo foi um dos precursores do Espiritismo na França. Seu contato inicial com fenômenos mediúnicos foi em 1853, antes mesmo de Allan Kardec, quando, durante um exílio em Jersey junto com sua família, pode observar as chamadas "mesas girantes" nas reuniões de Madame Emile de Girardin. Inclusive, no item 144 do livro dos Médiuns o próprio Kardec homenageia esta precursora, chamando tal fenômeno de "mesas Giradin."

Apesar de Victor Hugo preocupar-se em não deixar se influenciar por tais experiências, a comunicação com os mortos transformou sensivelmente seus valores e portanto sua obra.

Emannuel Godo, no livro "Victor Hugo et Dieu", afirma que o contato de VH com as mesas girantes trouxe-lhe não somente a certeza da existência como da presença tangível dos Espíritos. A partir daquela época, o próprio escritor passou a vivenciar fenômenos dentro de sua casa como ruídos, visões e premonições, como comprovam as anotações pessoais de sua agenda, guardada atualmente na Biblioteca Nacional de Paris.

Em 1899 Camille Flammarion afirmou, em "Les Annales Politiques et Litteraires", que VH, alguns anos antes de sua morte, havia confessado que jamais deixou de acreditar nas manifestações dos espíritos. Ele mesmo escreveu o seguinte sobre os fenômenos em geral (sonambulismo, visões, mesas girantes, entre outros):
"Se abandonardes os fatos, tomai cuidado, os charlatões ai se alojarão, e os imbecis também. Não há meio termo: ou ciência ou ignorância. Se a ciência não quiser estes fatos, a ignorância os tomará. Se vos recusais a engrandecer Os Miseráveis foi publicado pela primeira vez, na França, em 1862. Transformou-se logo em sucesso e foi traduzido para diversas línguas. A obra fala de injustiça social e de como, ainda nesse meio, há possibilidade de tranformação graças à bondade que sobrevive. É um verdadeiro clássico, pois apesar de ter sido escrito no século XIX, continua a ultrapassar barreiras de tempo e espaço, tocando pessoas do mundo todo. Os personagens do livro são muitos próximos daqueles com os quais nos deparamos diariamente. 

Enfim, Os Miseráveis é um livro que alia a sabedoria no uso da língua à profundidade de um tema. É uma obra na qual são relatados interesses e atitudes mesquinhas, mas também grandes gestos de desprendimento e bondade.

 

(Texto copiado do site da Folha Espírita http://www.folhaespirita.com.br/v2/node/10?q=node/172)

 

Busto de Victor Hugo(26/02/1802 – 22/05/1885) em bronze de Auguste Rodin.

Museu Rodin, Paris, França.  Foto Ismael Gobbo.

Rio Sena e Catedral Notre Dame. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]