Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 22 de março de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/22-03-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/22-03-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

21-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/21-03-2017.htm

20-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/20-03-2017.htm

18-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/18-03-2017.htm

17-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/17-03-2017.htm

16-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/16-03-2017.htm

 

 

 

Publicação em sequência

A Gênese

 

Agenese-173x240

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 

Cemitério em Hitchin, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

IMG_4673

Rosas. Paranapiacaba (distrito de Santo André, SP).  Foto Ismael Gobbo

 

NESTE EMAIL CONCLUÍMOS A PUBLICAÇÃO DO LIVRO  “A GÊNESE”. NO PRÓXIMO ESTAREMOS INICIANDO A PUBLICAÇÃO EM SEQUENCIA DE “OBRAS PÓSTUMAS”, LIVRO TAMBÉM EDITADO PELA FEB-FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA. OS TEXTOS SERÃO COPIADOS DO SITE FEBNET.

 

 

 

 

Oposição dos Espíritas á legalização da eutanásia

União Espírita da Região do Porto, Portugal

 

Manifesto e Petição pública:

Acesse aqui: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT84869

 

 

 

(Com informações de Nuno Emanuel e do site)

 

I Encontro Fraternidade Sem Fronteiras

Campinas, SP

Fraternidade refletida
a partir dos encontros

 

Com a presença de Divaldo Franco e Jorge Godinho, entre outros oradores espíritas, evento da ONG Fraternidade sem Fronteiras será realizado em Campinas, nos dias 25 e 26/3. As vagas são limitadas.

 

Não se trata de mais um provérbio africano. Pelo contrário, quem se envolve com as ações desenvolvidas pela ONG Fraternidade sem Fronteiras (FSF), tanto em Moçambique quanto em Madagascar, percebe que o coração não bate mais no compasso do tum-tum-tum. O ritmo toma outra sonoridade: ka-ni-mam-bo. Na linguagem changana, dialeto moçambicano, a palavra significa “obrigado”. Aliás, é justamente a partir dessa partilha de agradecimento e de solidariedade que se fundamenta o I Encontro da Fraternidade sem Fronteiras, que acontecerá no Espaço Guanabara, em Campinas, entre 25 e 26 de março. As inscrições são feitas pelo site: www.fraternidadesemfronteiras.org.br

 

Tal como a essência da FSF, que preza pela diversidade nas ações e nas atividades, o evento, aberto a todos os interessados, será recheado de palestras com oradores de reconhecimento nacional e internacional; apresentações artísticas; exibição de vídeos de caravanas organizadas pela ONG para a África, bate-papo com caravaneiros, padrinhos e monitores da organização; debates sobre temas da fraternidade; além de bazar beneficente com produtos relacionados à FSF (camiseta, boneca, adesivo, entre outros), lançamento de livro e estande das editoras AME e Leal.

 

“O objetivo do encontro é congregar pessoas interessadas em discutir os valores vividos e defendidos por nossa ONG, que são a solidariedade, a caridade e fraternidade universal. Buscamos uma linguagem que chegue aos corações e crie pontos de afeto entre os povos e as culturas. Aliás, é justamente esse o trabalho da Fraternidade sem Fronteiras: acolher crianças órfãs e vulneráveis, bem como idosos, pertencentes às aldeias no interior de Moçambique ou na aridez do sul de Madagascar, distribuindo alimentos e água, descobrindo talentos e promovendo o despertar do potencial humano por meio das oportunidades”, destaca Andrei Moreira, médico homeopata e um dos diretores da FSF.

 

Os oradores

O Encontro contará com três conferências, três painéis temáticos e seis palestras. O aclamado médium espírita Divaldo Franco, que abordará as temáticas “A verdadeira caridade” e “O papel da fraternidade na transição planetária”, destaca-se entre os oradores convidados. A lista segue com Andrei Moreira (médico e escritor): “O amor que cura” e “Resgate da dignidade humana”, Jorge Godinho (Presidente da Federação Espírita Brasileira): “Compromisso com o bem – tempo de definição”, Wagner Moura (Presidente da FSF): “Fraternidade sem Fronteiras: um chamado do coração”, Irmã Aíla Pinheiro (filósofa e doutora em Teologia): “A caridade segundo São Paulo” e “O bom samaritano”, Wellerson Santos (escritor e conferencista): “Um só coração” e “Ubuntu”, Pastor Milton (Clínica da Alma): “O papel do cristão no mundo”, e Rossandro Klinjey (psicólogo e escritor): “Um só povo” e “Fraternidade universal”.

 

As vivências

Por meio de bate-papo ao longo dos dois dias de evento, a vivência humana nas ações da ONG em Moçambique seguirá por duas vias. Na de ida, caravaneiros brasileiros falarão sobre a oportunidade de visitar os centros de acolhimentos da Fraternidade sem Fronteiras na África, bem como conhecer as atividades desenvolvidas e receber o afago das crianças apadrinhadas. Na de volta, quatro coordenadores moçambicanos, vindos de Moçambique especialmente para o encontro, compartilharão a experiência de transformação proporcionada pela ONG a crianças, jovens, adultos e idosos moradores das aldeias contempladas pelo programa da FSF.

 

Os artistas

Os dias de encontro também serão brindados com a presença marcante da pluralidade das artes. Da música, o público conferirá as apresentações de Elizabete Lacerda, Aristeu e Juliana, e Plinio Oliveira. Nos passos da dança, o coletivo Bigfield Crew trará ao Espaço Guanabara os embalos da dança de rua. Em compensação, no campo da palhaçada, caberá à espevitada Dra. ChurasKinho recepcionar os participantes do encontro com bastante graça,  irreverência e bom humor. Na mesma sintonia, o premiado grafiteiro Gustavo Nénão construirá uma obra artística aos olhos do público durante o primeiro dia de evento. No segundo, a preciosidade artística será rifada entre os participantes. 

 

A ONG

Fundada por Wagner Moura, a partir de uma viagem a Moçambique, em 2009, a Fraternidade sem Fronteiras segue pela trilha da solidariedade, da caridade e, como bem prega o nome, da fraternidade universal. Com os olhos voltados às regiões mais pobres do mundo, a ONG atua na implantação de centros de acolhimento em lugares do planeta onde a fome, a miséria e o desamparo fazem todos os dias novas vítimas inocentes, entre as quais Moçambique e, desde o início do ano, Madagascar. Por conta desse trabalho significativo, a FSF recebeu o Prêmio Você e a Paz, em 2016, na categoria “Instituição que Realiza”.

 

No solo moçambicano, a FSF conta com 21 centros de acolhimento espalhados pelas aldeias da região de Gaza, que acolhe aproximadamente 8 mil crianças órfãs. O amparo desses garotos e garotas se dá por meio do apadrinhamento feito por voluntários no Brasil e em várias do mundo. Quando entra para o programa, o órfão passa a receber alimentação diária, reforço e material escolar, orientação de higiene e atividades culturais. Além disso, conta com a visita de quatro caravanas anuais compostas por padrinhos voluntários de diferentes áreas do conhecimento, entre os quais médicos, dentistas e enfermeiros. 

 

SAIBA MAIS
O quê:
I Encontro da Fraternidade sem Fronteiras
Quando:
25/3 (sábado), das 8h às 19h, e 26/3 (domingo), das 8h às 14h
Onde: Espaço Guanabara (Rua Dr. Osvaldo Cruz, 300, Guanabara)
Inscrições:
www.fraternidadesemfronteiras.org.br

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Imprensa fsf [[email protected]])

 

 

11º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Orlando, FL, EUA

 

 

http://files.constantcontact.com/a96917cb001/5efb3708-e4d5-41a1-970b-0db49c43f9de.png

 

REGISTRATION FOR THE

11th U.S. SPIRITIST SYMPOSIUM ARE NOW OPEN!

 REGISTER NOW! 

 

Please visit our site www.spiritistsymposium.org

 for more information!

http://files.constantcontact.com/a96917cb001/44c09d99-115e-426b-80db-98cb59e10f7e.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

United States Spiritist Federation, 9613 Tavares Cove, Austin, TX 78733

 

 

 

(Repassado em email por Nazareno Feitosa)

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

 

Programação no C.E. Amor e Humildade

Pouso Alegre, MG

 

 

 

(Informações recebidas  em email de Regina Bachega)

 

 

Eventos relacionados à grave problemática das drogas

Rio de Janeiro, Niterói, Nilópolis, RJ

 

Prezados companheiros de ideal,

 

Neste mês de março teremos no Centro do RJ, em Niterói e na Baixada Fluminense, eventos relacionados à grave problemática das drogas, como bem o disse Vilson Dispoti em livro de mesmo nome, essas pessoas são os "Filhos da Dor". Eles e a nossa  sociedade precisam urgentemente de ajuda. Nestes seminários serão dadas diretrizes de como proceder na família, na casa espírita e na sociedade.

 

NITERÓI

PALESTRA INAUGURAL DO TRABALHO DO GAEROL NO CENTRO ESPÍRITA IRMÃ ROSA - Setor dependência química

16 de março (Quinta-feira) - 19:30 - Entrada franca 

Expositora - Telma Regina

Rua Leandro Mota, 131 - Icaraí

Em Niterói haverá outras palestras sobre o tema durante todo mês de março.

 

SEMINÁRIOS "LEGALIZAÇÃO DE DROGAS - O que não está dito?"

Com Andreia Salles (Comunhão Espírita de Brasília):

 

CENTRO DO RIO - 25 de março (Sábado)

10:00 às 12:00hs - Entrada Franca

CEERJ - Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro

Rua dos Inválidos, 182 - Lapa

 

BAIXADA FLUMINENSE - 26 de março (domingo) 

10:00h às 12:00hs - Entrada Franca

Centro Espírita Amor e Fraternidade

Rua Comendador Nunes Martins, 1109 - Nilópolis

Nesse dia, haverá um almoço vegetariano em benefício da casa.

 

 

 

ENVIO ABAIXO OS

CARTAZES DO CENTRO, NILÓPOLIS E NITERÓI

 

Abraços pela VIDA!! 🌻

 

Jane Chantre e João Menezes

Serviço de Valorização da Vida - CEERJ

 

 

 

 

(Repassado em email por Nazareno Feitosa)

 

 

Conferência programada com Divaldo Pereira Franco

Lima, Perú

 

La Unión Espírita del Perú, UEP, tiene el agrado de anunciar la conferencia  “Constelación Familiar” que ofrecerá el médium y conferencista brasileño Divaldo Pereira Franco, el jueves 20 de abril a las 7pm., en las instalaciones del Club Social Miraflores, sito en Malecón de la Reserva 535, Miraflores, Lima.

 

Las entradas ya están disponibles en los locales de los centros espíritas Joanna de Angelis (Manuel Fuentes 903 San Isidro) y Padre Germán (Diagonal 380. Of 607, Miraflores).  En esta ocasión, la donación por entrada será de S/. 30.00

 

Estaremos felices de recibirlos en esta significativa cita con la Espiritualidad, seguros de alcanzar nuevas metas fortaleciendo la divulgación del Espiritismo en el Perú.

 

Con votos de paz,

Unión Espírita del Perú

 

(Informação recebida em email de Union Espirita del Peru [[email protected]])

 

Palestra programada para o C.E. Allan Kardec

Lucélia, SP

 



--

"A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros." (Allan Kardec)

edson-luis Silva [[email protected]]

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

Avisos

·       Reforma do novo espaço do CE Zilda Gama - Estamos em processo de reformo do imóvel ao lado, quem tiver interesse e puder auxiliar de alguma forma na reforma da casa pode pegar um flyer na recepção, ou conversar com um dos nossos trabalhadores e se informar;

·       Realizaremos um Bazar dia 25 e 26 de março na casa – Peças novas e semi-novas de primeiríssima qualidade! Compareça e traga os amigos.

·       Reunião de Pais da Educação Infantil Espírita – As educadoras da área de educação infantil da casa estão convidando os pais, que têm seus filhos participando do trabalho a participarem de uma reunião no dia 01/04, as 14:30. A presença dos pais é muito importante para o aprimoramento e alinhamento do trabalho.

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

21/03/2017 – Hoje - Terça-feira                     20h – Reunião Pública

Orador: Adilson Ferreira                                        Radio Boa Nova         

Tema: Desencarnes Coletivos

 

22/03/2017 – Próxima Quarta-feira               20h – Reunião Pública

Orador: Maria Nanci Vieira                                    CE Maria de Nazaré

Tema: Dependência química e autoengano

 

25/03/2017 – Próximo Sábado                        15h Reunião Pública

Orador: Maria Nanci Vieira                                    CE Maria de Nazaré

Tema: A Profilaxia do Evangelho no Ciclo da Neurose: Culpa, Ansiedade, Medo e Controle

 

28/03/2017 – Próxima Terça-feira                 9h – Reunião Pública

Orador: Ester Escanavvacca                          CE Zilda Gama            

Tema: A cura da Mulher com Hemorragia

 

28/03/2017 – Próxima Terça-feira                 20h – Reunião Pública

Orador: Léia                                                        CE Seara de Jesus       

Tema: Arrependimento, resgate e expiação

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

Programação do C.E. Fé e Amor

Fazenda Santa Maria (Sacramento, MG)

 

 

Maravilhosa palestra com Cezar Carneiro de Souza no C.E. Fé E Amor. Fazenda Santa Maria em Sacramento MG. Uma verdadeira homenagem a Chico Xavier. Teremos a felicidade de ouvir as mais belas histórias que alimentam nossas almas.

-- 

 

https://scontent-gru2-2.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/17361721_1179566728808130_6128422891429142486_n.jpg?oh=7c2ecb3fd9a8ad26baadd86bf2ad72ab&oe=59672250
https://scontent-gru2-2.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/17309148_1179566805474789_713238196767761732_n.jpg?oh=0c07dcd9da3c73bd96b2ee168b937e26&oe=596F1DC0

http://www.cadernodemensagens.net

 

Ensinar uma criança a resistir a frustrações pode fazer toda diferença em seu futuro como adulta...

José Otávio Aguiar

 

(Informações recebidas em email de Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 



Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

 

(Informações recebidas em emails de Antonio Carlos Navarro e de João Marchesi Neto)

 

Lançamento do livro "Espiritualismo e Espiritismo. Reflexões para além da espiritualidade"

 

Prezados companheiros,

A pedido do organizador do livro - Prof. André Ricardo de Souza, do Curso de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCAR - estamos repassando o convite para o lançamento do livro "Espiritualismo e Espiritismo. Reflexões para além da espiritualidade" (Editora Porto de Ideias). Este livro será lançado em ambientes acadêmicos e congressos especializados. No meio espírita, o lançamento ocorrerá:

 

Dia: 9 de abril de 2017 (domingo), às 18h;

Local: GEMB – Grupo Espírita Manoel Bento;

Endereço: Rua Alfredo Pujol, 77, Bairro Santana, São Paulo-SP;

Participação: André Ricardo de Souza (organizador do livro);

Antonio Cesar Perri de Carvalho (coautor do livro);

Flávio Rey de Carvalho (coautor do livro);

Arlete Berbel, João Berbel e Marcos Almeida (representantes do IMA de Franca, instituição que será beneficiada com a venda do livro);

Anexo: capa e texto;

Contatos sobre o evento: [email protected];

 

o0o

 

Dados sobre o livro:

 

Organizadores:

 

André Ricardo de Souza; Pedro Simões; Rodrigo Toniol

 

Sumário e autores:

Apresentação

 

Parte 1- Questões do espiritismo no Brasil

1.  O “Espiritismo Racional e Científico Cristão” de Luiz Mattos dos anos 1910-1920 no Brasil: uma facção “científica” belicosa obscurecida pela hegemonia “religiosa” da Federação Espírita Brasileira

                Marcelo Camurça

                André Pereira

                Jacqueline Amaro

2.  Espiritismo como religião: algumas considerações sobre seu caráter religioso e seu desenvolvimento no Brasil

                Flávio Rey de Carvalho

    Antonio Cesar Perri de Carvalho

3.  Autoridades espíritas: critérios para tipologias e repartições das lideranças no espiritismo

                Célia da Graça Arribas

4.  Ação assistencial espírita

                Pedro Simões

5.  As cirurgias na medicina do além

                André Ricardo de Souza

 

Parte 2- A espiritualidade sob olhares que cruzam fronteiras

6.  Materializando espíritos: religião e ciência no caso de Anna Prado

                Emerson Giumbelli

                Gustavo Chiesa

7.  Terapias alternativas/complementares e políticas de saúde: um caso de espiritualidade na clínica

                Rodrigo Toniol

8.  Purgando a alteridade: muertosi, visão e auto-representaçaõ no sonho na religião afro-cubana

                Diana Espírito Santo

9.  Reencarnação na América do Norte: histórias e práticas das religiões metafísicas

                Courtney Bender

 

Autores :

 

André Pereira Neto

Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública e coordenador do Laboratório “Internet, saúde e sociedade”. Docente no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do ICT da Fundação Oswaldo Cruz. Autor, com Jacqueline Amaro, do artigo: “O Centro Espírita Redemptor e o tratamento de doença mental, 1910-1921”. História, Ciência, Saúde,Manguinhos, jun 2012, vol.19, nº 2, p. 491-508.

 

André Ricardo de Souza

Doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos, onde coordena o Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política. É autor de livros, capítulos e  artigos de sociologia da religião, entre os quais (on line): “A livre religiosidade e a compulsória ciência do sociólogo da religião” (Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, 2015).

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Doutor em ciências, livre-docente e professor titular aposentado da Universidade Estadual Paulista. É ex-presidente da Federação Espírita Brasileira e autor dos livros: Os sábios e a senhora Piper (1986); Dama da caridade (1987); Em louvor à vida (1987); Entre a matéria e o espírito (1990); Espiritismo e modernidade: visão de sociedade, família, centro e movimento espíritas  (1996); Além da descoberta: Brasil, 500 anos (1999) e Centro espíritaprática espírita e cristã (2016).

 

Célia da Graça Arribas

Formada em história (2005) pela Universidade de São Paulo, onde também realizou mestrado (2008) e doutorado (2014). Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde dirige o Centro de Pesquisas Sociais. Atua nas áreas de sociologia da religião e teoria sociológica, com foco nos estudos sobre a modernidade religiosa brasileira e sobre espiritismo. É autora do livro: Afinal, espiritismo é religião? (2010).

 

Courtney Bender

Professora de religião na Universidade de Columbia, Nova York. É socióloga e autora dos livros: The new metaphysicals: spirituality The American religious imagination, ambos publicados pela University of Chicago Press. 

 

Diana Espírito Santo

Doutora pela University College London (UCL) com uma tese sobre a natureza do conhecimento no espiritismo crioulo cubano. Desenvolveu um pós-doutorado sobre a umbanda no Brasil. É autora e organizadora de vários livros, incluindo Developing the Dead (2015), e The Social Life of Spirits, com Ruy Blanes (2013). É professora de antropologia social na Pontifícia Universidade Católica do Chile. 

 

Emerson Giumbelli

Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em ciências sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado e doutorado em antropologia social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coeditor da revista Religião & Sociedade. Autor dos livros: Símbolos religiosos em controvérsias (2014), O fim da religião: dilemas da liberdade religiosa no Brasil e na França (2002) e O cuidado dos mortos: uma história da condenação e legitimação do espiritismo (1997).

 

Flávio Rey de Carvalho

Mestre em história pela Universidade de Brasília e doutorando em ciência da religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É bolsista da CAPES e autor de alguns artigos sobre espiritismo e também do livro: Um iluminismo português? a reforma da Universidade de Coimbra – 1772 (2008).

 

Gustavo Ruiz Chiesa

Antropólogo, doutor em ciências humanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos da Religião da Universidade Federal do Rio Grande Sul. Autor do livro Além do que se vê: magnetismos, ectoplasmas e paracirurgias (2016). Tem interesse em assuntos relacionados à interface entre ciência, saúde e espiritualidade.

 

Jacqueline Amaro

Professora de história de Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Mestre em história das ciências pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz ligada à Fundação Oswaldo Cruz, com a dissertação: Os combates de Luiz Mattos (1912-1924): o espiritismo kardecista e o tratamento médico da doença mental (2010).

 

Marcelo Ayres Camurça

Professor titular, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisador, bolsista de produtividade do CNPQ nível 2. Autor de capítulos e artigos sobre o espiritismo em vários periódicos especializados e do livro Espiritismo e nova era: interpelações ao cristianismo histórico (2014).

 

Pedro Simões

Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Laboratório de Dados Sociais e membro do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política (NEREP-UFSCar). Dedica-se ao estudo da interface entre religião e assistência social. Autor de artigos sobre religião, sendo o mais recente: Dá-me de comer: assistência social espírita ( 2015).

 

Rodrigo Toniol

Doutor em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, San Diego. Realizou estudos pós-doutorais no Departamento de Antropologia da Universidade de Campinas. Atualmente é pesquisador convidado no Departamento de Filosofia e Estudos Religiosos da Universidade de Utrecht, Holanda. Tem publicado uma série de trabalhos sobre religião dentre os quais destacam-se as funções de editor e autor da Encyclopedia of Latin American Religions (2015) e a autoria do livro On the nature trail (2015).

 

Edição: Editora Porto de Ideias (São Paulo) -  www.portodeideias.com.br – fone: (11) 3884-3814.

(Recebido em email de Antonio César Perri de Carvalho)

 

Programação comemorativa de 24 anos da APES- Associação Parisiense  de Estudos Espíritas. Paris, França

 

Madame, Monsieur,

 

C'est avec un grand le plaisir que la Direction de l'Association Parisienne d'Etudes Spirites - APES, vous invite à la commémoration de 24 ans de travail et de charité de notre centre spirite. Cette invitation est extensive à votre famille et vos amis. 

 

La commémoration aura lieu le samedi - 25 mars 2017, au siège de l'APES à Vincennes

Veuillez trouver ci-dessous le programme.

 

 

Au plaisir de vous accueillir nombreux.

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

22 rue des laitières - 94300 Vincennes

 

Réunions publiques, fermé les jours fériés, accès libre et gratuit :

- Chaque vendredi soir de 20h00 à 22h00

- Le deuxième et dernier samedi du mois de 15h00 à 17h00

- Chaque troisième samedi du mois de 11h00 à 13h00

Accueil du public 30 minutes avant le début de la réunion.


Plus d'information par téléphone au 01 41 93 17 08 ou 07 82 09 71 58
ou sur notre site internet 
http://www.apes-asso.fr

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

Reunião na APES, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

Palestra com Manolo Quesada

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

Escola de gestantes no C.E. Casa do Caminho

Assis, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Encontro Espírita de Inverno

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informação recebida em email de sonira de lemos giosa [[email protected]])

 

Palestra no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

Programação do Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)
Mapa de Acesso
NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 


Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal eniva-nos a palavra "CANCELAR" para o e-mail [email protected] pelo que agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

http://www.cbnfoz.com.br/images/160514_LINCOLN.JPG 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

 

(Informação recebida em email do CEAK)

 

 

Palestra no IDE- Institituto de Difusão Espírita

Assis, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 Programação no C.E. Antonio de Pádua

Palmital, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Informe Luz Espírita

 

Acessar:

http://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

A candeia viva

 

 

Do livro Fonte Viva- FEB

Ditado pelo espírito Emmanuel

Médium Francisco Cândido Xavier

 

“Ninguém acende a candeia e a coloca debaixo da mesa,  mas no velador, e assim alumia a todos os que estão na casa.” 

Jesus (Mateus, 5:15) 

 

Muitos aprendizes interpretaram semelhantes palavras do  Mestre como  apelo à pregação sistemática, e desvairaram-­se através de veementes discursos em toda parte. Outros admitiram que o Senhor lhes impunha a obrigação de violentar os vizinhos, através de propaganda compulsória da crença, segundo o ponto de vista que lhes é particular.

Em verdade o sermão edificante e o auxílio fraterno são indispensáveis na extensão dos benefícios divinos da fé.

Sem a palavra, é quase impossível a distribuição do conhecimento.

Sem o amparo irmão, a fraternidade não se concretizará no mundo.

A assertiva de Jesus, todavia, atinge mais além.

Atentemos para o símbolo da candeia. A claridade na lâmpada consome força ou combustível. Sem o sacrifício da energia ou do óleo não há luz.

Para nós, aqui, o material de manutenção é a possibilidade, o recurso, a vida.

Nossa existência e a candeia Viva.

É um erro lamentável despender nossas forças, sem proveito para ninguém, sob a medida de nosso egoísmo, de nossa vaidade ou de nossa limitação pessoal.

Coloquemos nossas possibilidades ao dispor dos semelhantes.

Ninguém deve amealhar as vantagens da experiência terrestre somente para si. Cada espírito provisoriamente encarnado, no círculo humano, goza de imensas prerrogativas, quanto à difusão do bem, se persevera na observância do Amor  Universal.

Prega, pois, as revelações do Alto, fazendo-­as mais formosas e brilhantes em teus lábios; insta com parentes e amigos para que aceitem as verdades imperecíveis; mas, não olvides que a candeia viva da iluminação espiritual é a perfeita imagem de ti mesmo.

Transforma as tuas energias em bondade e compreensão redentoras para toda gente, gastando, para isso, o óleo de tua boa­vontade, na renúncia e no  sacrifício, e a tua vida, em Cristo, passará realmente a brilhar.

 

(Texto copiado de http://bvespirita.com/Fonte%20Viva%20(psicografia%20Chico%20Xavier%20-%20espirito%20Emmanuel).pdf)

 

 

 Candeias ou lamparinas utilizadas na antiguidade. Abastecidas com óleo continham pavio no orificio da ponta.

Museu Nacional de Arte Romano. Mérida, Espanha. Fotos Ismael Gobbo.

 

 

A visita de Jesus

 

 

Para aquelas crianças, o Natal era uma data um pouco triste. A casa era pobre e tinha somente alguns itens de cozinha, um sofá antigo, uma televisão.

Elas sabiam que o Natal estava chegando pelos intermináveis anúncios televisivos que convidavam a comprar muitos e muitos brinquedos, presentes maravilhosamente embrulhados, caixas lindíssimas. E havia sempre novidades, que enchiam os olhos.

Além disso, as novelas, os filmes, os desenhos infantis, tudo mencionava o Natal. E havia ceia com muita comida, doces, pães, refrigerantes, sucos.

Tudo aquilo dava água na boca, mas ficava muito distante da realidade deles. O salário do pai cobria as necessidades, nada mais. Nenhum presente sequer poderia ser pensado, sonhado. Nenhum, por menor que fosse.

Havia algo, no entanto, especial, na noite natalina. A mãe, que sempre preparava o prato de cada um, para dividir tudo igualmente, nesse jantar desenhava um coração com a comida.

Ela colocava o arroz no meio do prato e ia separando com os dedos para a borda, até formar um coração vazio no meio.

Então, ela enchia o desenho com uma concha de feijão e se houvesse qualquer coisinha a mais, talvez alguma mistura, colocava bem do ladinho, para não estragar o contorno.

Todos se reuniam em torno da mesa e oravam, repetindo as palavras da mãe: Jesus, que bom que você chegou!

E se recolhiam na Noite Santa, pensando naquele Jesus que nascera em um estábulo, Luz do mundo, Rei da vida.

Mais recentemente, a mãe de família participou de oficinas de costura e culinária.

E a vida da família melhorou. A costura e a culinária começaram a render frutos, quase de imediato. O panorama se alterou.

Então, no último Natal, mesmo sem árvore enfeitada com bolas e velas coloridas, sem embrulhos de presente, algo muito especial aconteceu.

O pai confeccionou uma grande placa e colocou na frente da casa, com os dizeres: Que bom que você chegou!

Na cozinha, uma grande movimentação. Parecia que se cozinhava para um batalhão. E, ante a indagação das crianças, esclareceu a mãe:

Jesus vem para a ceia hoje, meus amores. Seu pai e eu o convidamos, pessoalmente. Ele virá com fome e com sede. Precisamos estar preparados.

Quando caía a noite, foi chegando Jesus, de roupa simples, com barba, sem barba. E as crianças foram descobrindo que Jesus era negro. Era branco. Era homem. Era criança. Era mulher.

E cada um recebia aquele prato com um coração de arroz, cheio de feijão. E sorria. E se deliciava.

Alguns, quando sorriam, diante da refeição quentinha, mostravam a boca com poucos dentes.

Acho que foi por isso que a mãe fez comida que não precisa mastigar tanto. - Pensou a menorzinha.

Faltando pouco para a meia-noite, a família se reuniu para agradecer. A oração se elevou, num coro: Jesus, que bom que você chegou!

E a alegria do verdadeiro Natal iluminou todos os corações. A casa parecia um palácio feito de luz.

Quem tivesse um pouco de sensibilidade para perceber o que acontecia além da matéria, poderia ouvir o cântico celestial se repetindo: Glória a Deus nas alturas. Paz na Terra, boa vontade para com os homens.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo
Que bom que você chegou, de Ana Guimarães,
da 
Revista Cultura Espirita, de dezembro 2016.
Em 21.3.2017.

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

 

 

Jesus com as crianças. Óleo no cobre  por Carl H. Bloch.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Carl_Heinrich_Bloch_-_Suffer_the_Children.jpg

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]