Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 06 de novembro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/06-11-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

04-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/04-11-2017.htm

03-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/03-11-2017.htm

02-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/02-11-2017.htm

01-11-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/01-11-2017.htm

31-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/31-10-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Luis XI, Rei da França.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/35/Philippe-de-Commynes-sieur-d%27Argenton-et-al-M%C3%A9moires-de-messire-Philippe-de-Comines_MG_1109.tif/lossy-page1-717px-Philippe-de-Commynes-sieur-d%27Argenton-et-al-M%C3%A9moires-de-messire-Philippe-de-Comines_MG_1109.tif.jpg

Entrada de Luis XI em Paris.

Imagem/fonte:

 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b6/The_Entry_of_Louis_XI_into_Paris_Fac_simile_of_a_Miniature_in_the_Chroniques_of_Monstrelet_Manuscript_of_the_Fifteenth_Century_Imperial_Library_of_Paris.png

Francisco de Paula. Gravura por Giovanni Marco Pitteri

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/Franziskus_von_Paola.jpg

Olivier le Daim. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Olivier_le_Daim.png

 

Olivier le Daim em uma ilustração para o artigo: Physiognomonie dans le Dictionnaire infernal par Collin de Plancy.

 

site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF 

 

Acesse:

http://www.febnet.org.br/

 

 

 

 

 Divaldo Pereira Franco no Rio Grande do Sul

Porto Alegre

 

9º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul

Porto Alegre, 03 de novembro de 2017

O Movimento Espírita Gaúcho está participando do 9º Congresso Estadual do Rio Grande do Sul, realizado no período de 03 a 05 de novembro de 2017, nas instalações da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS. A apresentação artística, com teatro e músicas, recepcionou o público, harmonizando e preparando os participantes para o momento solene da abertura do evento sob o tema: Espiritualidade nas Relações: para viver e conviver em paz.

Com os dirigentes da Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS -, e outras lideranças do movimento espírita nacional e do estado, e estando presente o convidado especial José Raul Teixeira, a mesa diretiva foi composta para receber o palestrante, humanista, médium e orador Divaldo Pereira Franco, de Salvador, Bahia.

Gabriel Nogueira Salum, Presidente da FERGS, saudou o público, acolhendo a todos, abrindo oficialmente o congresso, destacando a importância das antigas lideranças que legaram as bases do atual movimento espírita. Apresentou, também, a obra Espiritualidade nas Relações: para viver e conviver em paz, lançada nesse evento e que conta com artigos de diversos autores a respeito da temática do congresso, inclusive de conferencistas do congresso ora em desenvolvimento. Também foi lançada a web rádio da FERGS, já em pleno funcionamento.

Discorrendo sobre os horrores da II Guerra Mundial, Divaldo Franco, o Paulo de Tarso da atualidade, apresentou um episódio marcante vivenciado por Simon Wiesenthal (1908 - 2005), sobrevivente de campos de concentração. Quando a Alemanha nazista invadiu a União Soviética em junho de 1941, Wiesenthal e a sua família foram detidos. Passou quatro anos e meio em vários campos de concentração, como o de Mauthausen-Gusen, na Áustria, de onde foi libertado pelas tropas americanas em maio de 1945.

Wiesenthal, polonês e judeu, no campo de concentração de Mauthausen-Gusen, localizado próximo da cidade de Linz na Áustria, testemunhou o assassinato da sua avó e o embarque de sua mãe em um vagão de carga contendo mulheres judias idosas. Da família de Wiesenthal foram trucidadas 182 pessoas. Ele foi destacado para remover o lixo em um hospital para soldados alemães feridos na ofensiva dos aliados. No trajeto entre o seu alojamento e o hospital ele passava por um cemitério dedicado aos despojos dos soldados nazistas. Por entre as sepulturas, a enfeitar, foram plantados girassóis. Wiesenthal, ao passar por ali pensava: para esses monstros um cemitério enfeitado, à nós o martírio, o trabalho forçado, as câmaras de envenenamento, os fornos de cremação, as fossas coletivas, o desprezo.

Enquanto trabalhava na limpeza do hospital acercou-se dele uma enfermeira e certificando-se de que Wiesenthal era judeu lhe fez sinal para que a acompanhasse. Ela o levou para visitar um soldado alemão Karl Silberbauer, gravemente enfermo, coberto de ataduras, pútrido, ferido durante a ofensiva dos aliados, e que desejava falar com um judeu. Silberbauer tinha sido educado no cristianismo, porém, fascinou-se pelo discurso de Hitler.

Em fazendo parte da elite militar nazista, havia cometido vários atos de barbárie. Estava atormentado e arrependido em seu leito de morte. Após narrar as atrocidades que cometera, solicitou o perdão a Wiesenthal, um judeu. Deseja ser perdoado por um judeu, certificando-se que Wiesenthal era realmente um judeu. Simon Wiesenthal, diante de seu próprio sofrimento, não foi capaz de perdoar.

Karl Silberbauer fez outro pedido: que Wiesenthal procurasse a sua mãe e lhe dissesse que estava arrependido e que morrera cristão, o que efetivamente fez. Porém jamais perdoou o nazista. Essa história está contida na obra The Sunflower (O Girassol), uma autobiografia de Simon Wiesenthal. Ela foi escrita depois de um período de muito sofrimento vivido pelo autor. Fala-se tanto de paz, mas essa é tão rara! O indivíduo belicoso, a sociedade agressiva, os trabalhadores do bem cansados e o religioso indiferente à dor ainda não encontraram a paz.

Encerrando a narrativa, Divaldo perguntou: - Você perdoaria a Karl Silberbauer? - Seria realmente capaz de perdoar? Conduzindo para as reflexões sobre o perdão, refletindo sobre o quanto se fala de paz, inclusive com reuniões de lideranças mundiais influentes, conclui-se que a paz ainda não se estabeleceu, muito pelo contrário.  O perdão é essencial para a construção da paz, porém, quando se deseja perdoar, apela-se para a razão, e essa estabelece os parâmetros do equivocado, do crime.

Divaldo Franco aconselhou a perdoar em qualquer circunstância, pois a vítima merece ter paz: perdoando um criminoso, liberta-se do tóxico que foi injetado pelo bandido. Não se deve perder a razão de viver esperando uma vingança. O indivíduo merece paz, e para que a logre, é necessário que se perdoe.

Na atualidade, frisou o ínclito orador, a sociedade humana está vivendo um momento de terror e materialismo. O homem perdido de si mesmo age através de seus instintos vis, onde o amor é confundido com paixão, com posse, dominação. Falar de perdão, para muitos soa como a atitude de um covarde, fracassado. A paz é indispensável para a vida. Perdoar é não devolver a ofensa. É necessário que se estabeleça uma jornada diferente da de Wiesenthal, almejando, assim, o primado do perdão, da compaixão pelo outro. A verdadeira paz é a harmonia interior que nunca devolve aquilo que é danoso.

A vida perdeu o encanto porque o homem moderno perdeu o endereço de Deus. Apresentando as imorredouras lições do Cristo, os postulados da Doutrina Espírita e o desenvolvimento do amor pelo homem, Divaldo descortinou o caminho seguro para a paz, onde o homem encontrará novamente Deus, cultivando a alegria de viver, olhando para traz sem sentir vergonha. A preservação dos valores éticos, o esforço em domar as inclinações más, a iluminação das sombras íntimas, serão os alicerces do momento glorioso.

Esse congresso, frisou, está estruturado na paz, na harmonia. É preciso perdoar até doer, como ensinava Madre Teresa de Calcutá. O sentimento de ternura, do amor, é bálsamo purificador, preparando os indivíduos para a plenitude, para viver em paz e na felicidade. A Doutrina Espírita desceu dos céus para os corações doridos da Terra. À luz da caridade, tem o homem a possibilidade de imitar o samaritano, fazendo aos outros o que deseja para si. A proposta é a de nos amar uns aos outros, de perdoar e compreender. O exemplo que edifica, canta hinos de louvor a Deus. Com o Poema de Gratidão, Divaldo Franco encerrou seu brilhante trabalho, pelo qual foi aplaudidíssimo.

A FERGS homenageou-o como educador, ofertando-lhe, para a Mansão do Caminho, as almofadas com os motivos dos personagens da obra Conte Mais, cuja coleção foi doada para as crianças da instituição baiana.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

                                                                   

 Divaldo Pereira Franco no Rio Grande do Sul

Porto Alegre

 

9º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul

Porto Alegre, 04 de novembro de 2017

Divaldo Franco, voltando a participar intensamente do excelente Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, atendeu inúmeras pessoas concedendo autógrafos, dialogando rapidamente, estampando sempre um belo sorriso, a despeito das fortes dores que experimenta por uma problemática no nervo ciático. Seu exemplo é comovedor, com sua bonomia característica, sinaliza aos atentos observadores que o próximo vem sempre em primeiro lugar, antes mesmo de si.

Concluída a etapa dos autógrafos, que se estendeu por duas horas, Divaldo foi entrevistado pelo Jornal Zero Hora e pela FERGS-TV. Ao jornal falou sobre as suas impressões a respeito das dificuldades em as pessoas agirem com mais amor nas relações, pelo pouco aprofundamento do autoconhecimento. Apesar das imensas dores que atingem a humanidade há, na atualidade mais ações voltadas ao bem, e uma busca por valores nobres, enriquecendo a vida, buscando a paz, sentindo-se feliz pelas realizações íntimas, vivendo com dignidade, servindo sempre, doando-se ao seu semelhante.

Para a FERGS-TV Divaldo falou sobre a violência e o amor, as tecnologias de comunicação interpessoais, os laços familiares corpóreos e os espirituais, o diálogo familiar e os reajustes entre seus membros. Como solução definitiva para a construção de núcleos familiares saudáveis e fraternos, cooperativos, será necessário o desenvolvimento do amor. Outros tópicos giraram em torno da esperança, da felicidade, do autoconhecimento, da aceitação das ocorrências da vida, em qualquer sentido, da livre opção entre a valorização da dor e o viver em estado de felicidade.

Na roda de conversa entre Gabriel Salum, Presidente da FERGS e Divaldo Franco, ficou evidente a necessidade de o homem alcançar a espiritualização. A espiritualidade transcende as religiões e o espiritualismo. Há no homem um gene divido, é a presença de Deus no ser humano, que vem sendo desvendado pela ciência. O esforço no trabalho, quando realizado com alegria, preenche qualquer vazio existencial. Na atualidade a família passa por dificuldades, o diálogo entre seus membros desapareceu e os filhos, em muitos casos, tornaram-se a segunda opção dos pais, que para suprirem a ausência dão-lhes coisas, esquecendo-se de que o principal é doar-se aos filhos, educando essas almas.

O espírita não pode descurar-se de seus filhos, devem apresentar a Doutrina Espírita para eles, dando-lhes uma oportunidade para espiritualizarem-se. Outro ponto foi a abordagem com relação ao uso de álcool e fumo, condenáveis em qualquer circunstância, destacou o nobre conferencista, pelos efeitos que produz naquele que consome e nos demais, em decorrência de seus desdobramentos. Com relação a preocupação aos valores amoedados, o dinheiro, o esforço em obtê-lo, não deve ser uma preocupação primária, mas secundária, tendo em vista que se a obra, o trabalho que se realiza possuir o selo divino, os recursos aparecerão. O dinheiro possui uma importância relativa, os indivíduos necessitam de paz, de simplicidade, de amor, de caridade. Os espíritas devem dar-se mais ao próximo, sorrindo, falando do evangelho, de Jesus, da imortalidade.

Divaldo destacou que na abertura do congresso estavam presentes os ex-presidentes da FERGS e outros abnegados Espíritos, bem como outros benfeitores que derramaram energias salutares sobre os presentes. Ao narrar a presença de diversos Espíritos, Divaldo destacou que eles estão preocupados com a união dos espíritas, sob pena de despedaçarmo-nos, abatidos pelo vendaval. Unir-nos para que as forças do mal não avancem mais. Foi um apelo aos dirigentes das instituições espíritas do Rio Grande do Sul, para que se quebre os pontos de vista, estabelecendo o único roteiro seguro, o da Doutrina Espírita, iniciando na própria casa espírita. Esse congresso espírita, dizem os Espíritos, deve ser o fundamento de uma nova era, tendo em vista que entidades perversas se uniram na erraticidade inferior para combater os espíritas e abater o trabalho do Cristo. É necessário estar vigilante, pois que se trata de uma verdadeira guerra.

Informou Francisco Spinelli, Espírito, naquela singela roda de conversa, que a grande luz parte do Sul para as alturas, lembrando o Pacto Áureo de 05 de outubro de 1949, num esforço para a unificação de todo o Brasil em torno dos postulados doutrinários. As forças ululantes se batem contra os cristãos novos. Os espíritas necessitam estar unidos para resistir.

Após o breve e frugal almoço, Divaldo voltou a atender o público, disponibilizando-se para os autógrafos, para os cumprimentos, para um rápido diálogo acolhedor e orientador.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 Palestra no Plenitude Spiritist Society

Kissimmee, FL, EUA

 

 

(Informação recebida em email de Plenitude Spiritist Society [[email protected]])

 

 Palestra programada para o CEAC

Bauru, SP

 

Boa tarde!

 

Neste

mês de NOVEMBRO teremos 

o

 Seminário:

 

"A MEDIUNIDADE SEGUNDO ANDRÉ LUIZ"
Com Marcelo Luís Occhiutto
(médico)

Dia 11/11/2017 (Sábado)

Das 14h30 às 17h00

No Salão do CEAC

Entrada Franca

Imagem inline 1

O evento faz parte dos trabalhos e esforços do CEAC para os estudos e instrução de todos nós.

 

Queremos reforçar o convite para todos os participantes de reuniões mediúnicas.

 

Paz e Luz!

 

--

Equipe do Departamento do Doutrina - CEAC

 

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

Imagem inline 1

Obs.: Se não deseja receber este Boletim Semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail: ALLANKARDECPENAPOLIS@GMAIL.COM , pelo que muito agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

(Informação recebida em emails do CEAK e  de João Marchesi Neto)

 

 

 Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE A 

 

 MARGARETE APARECIDA BORGHI.

 E O

EDINHO NASCIMENTO

DE AVANHANDAVA

 

 

 

FARÃO NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 08-11-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " MUITOS SÃO CHAMADOS, MAS POUCOS ESCOLHIDOS "

 

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva e de João Marchesi Neto)

 

Evento Espírita programado para

Franca, SP  

 




--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

--

 

 

 Palestra programada para o Seareiros da Boa Vontade

Jundiaí, SP

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

 

Programação  do Centro Espírita Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Bom dia, Amigos do C. C. Seara do Mestre.

Nós temos algumas divulgações:

 

·        SARAU CULTURAL

Data: 12/11/2017

Das 15h às 18h

Todos podem participar (Assistindo ou se apresentando)

Entrada 1kg de alimento não perecível

 

·        PINTURA MEDIÚNICA

Data: 26/11/2017

HORÁRIO: 16H.

 

·        CAMPANHA DE FRATERNIDADE AUTA DE SOUZA

1ª fase: 04/11/2017 – sábado às 12h30

2ª fase: 11/11/2017 – sábado às 12h30

 

PALESTRAS DA SEMANA

 Imagem inline 1

 

 

Tenham uma ótima semana!!!

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 Lançamento de livro na Fraterna

São Paulo, SP


Muita paz para todos! Seguem detalhes da noite de autógrafos do livro "Seguindo com Jesus Na Judéia ". O evento  será na Fraterna , dia 10/11. Pedimos a gentileza de divulgarem. Abraços e paz para todos!

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

ABRAPE- Ciclo de Palestras- Dependência Química

São Paulo, SP  

 

 

Não consegue visualizar? Acesse este link.

DQ_11_11_17.jpg



DQ_18_11_17.jpg



DQ_25_11_17.jpg




Para garantir que você sempre receba as nossas mensagens, adicione o endereço do remetente em sua lista de contatos.

Nossa empresa respeita a sua privacidade.
Não desejo receber futuras mensagens
Denunciar Abuso

(Informações recebidas em email de ABRAPE [[email protected]]; em nome de; ABRAPE [[email protected]])

                                                                   

 Evento programado para o N.E. O Semeador

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

Boletim “O Mensageiro” da C.E.B.

Brasília, DF  

 

Edição 257 - 04 de novembro de 2017 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

Homeopatia e Espiritismo é tema de palestra na próxima quarta (8)

Comunhão realiza workshop para buscar implantadores do Evangelho no Lar



Programa Semeando Girassóis traz entrevistas diárias sobre as vivências humanas

 

Dia de Finados, por Divaldo Franco

Ajude a fazer o Natal das famílias assistidas mais feliz

Rádio Comunhão apresenta A Música Inspira

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 

 Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 478

TRÊS LAGOAS/MS – 2 A 6/NOVEMBRO/2017

INFO PAN 478 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

ÁGUA RASA / ALPHAVILLE / BELA VISTA / BROOKLIN / IPIRANGA / JABAQUARA / JARDIM DA GLÓRIA / JARDIM SANTO ELIAS / LAPA DE BAIXO / MOOCA / PARQUE VITÓRIA / PERDIZES / PINHEIROS / PIRITUBA / POMPÉIA / RIO BONITO / RODOVIA RAPOSO TAVARES / SANTO AMARO / SÃO JOÃO CLÍMACO / SÃO MATEUS / TATUAPÉ / VILA CLEMENTINO / VILA DO CASTELO / VILA INDUSTRIAL / VILA MARIANA / VILA MATILDE / VILA PORTUGUESA / VILA RUBI / VILA TALARICO

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

                                                        

SÃO PAULO INTERIOR

ÁGUAS DA PRATA / ÁGUAS DE LINDÓIA / ARAÇATUBA / ARUJÁ / ASSIS / BARRETOS / BAURU / BIRIGUI / CAIEIRAS / CAMPINAS / CARDOSO E REGIÃO / CATANDUVA / COTIA / CUBATÃO / EMBU DAS ARTES

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FRANCA / GUARULHOS / ITANHAÉM / ITAPIRA / ITATIBA / JALES / JOSÉ BONIFÁCIO / LORENA / MARÍLIA / MAUÁ

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO / RIBEIRÃO PIRES / SANTO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO JOÃO DA BOA VISTA / SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SÃO SEBASTIÃO / SÃO VICENTE / SERRA NEGRA / SOCORRO / SOROCABA / TABOÃO DA SERRA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > BARRA DA TIJUCA / COLÉGIO / ILHA DE PAQUETÁ / IRAJÁ / PENHA / RIO COMPRIDO

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > ARARUAMA / MESQUITA / NITERÓI / RIO DAS OSTRAS

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

MINAS GERAIS > ARAXÁ / GUAXUPÉ / MONTE SIÃO / OURO FINO  / POÇOS DE CALDAS / SACRAMENTO / SERRA DOS AIMORÉS  / SETE LAGOAS / UBERABA / UBERLÂNDIA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > CURITIBA / LONDRINA / ROLÂNDIA

RIO GRANDE DO SUL > PASSO FUNDO / PORTO ALEGRE

SANTA CATARINA > FLORIANÓPOLIS / JOINVILLE

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA

GOIÁS > GOIÂNIA

MATO GROSSO > CUIABÁ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA > ITABATÃ / MUCURI / NOVA VIÇOSA / PORTO DA MATA / SALVADOR

PERNAMBUCO > OLINDA / RECIFE

SERGIPE > ARACAJU

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

CEARÁ > FORTALEZA

PARAÍBA > CAMPINA GRANDE / JOÃO PESSOA

RIO GRANDE DO NORTE > MOSSORÓ / PARNAMIRIM

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

PARÁ > BELEM

RONDÔNIA > ARIQUEMES

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/

 

=INTERNACIONAL=

ALEMANHA > BAD HONNEF

ARGENTINA > BUENOS AIRES

BELGICA > BRUXELAS

DINAMARCA > COPENHAGEN / KOBENHAV / OSTERBRO

ESTADOS UNIDOS > ASTORIA NY / ATLANTA /  MARIETTA  / MOUNT VERNON NY  / NEWARK (FL)  / SÃO FRANCISCO (CA)

FRANÇA > PARIS

INGLATERRA > LONDRES

IRLANDA > DUBLIN / GALWAY

PORTUGAL > ALGÉS / ALHOS VELHOS  / AVEIRO  / BARREIRO / CASCAIS / CALDAS DA RAINHA  / LEIRIA / SETUBAL

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

 

Respeitando seu direito, não desejando mais receber este informativo envie-nos um e -mail solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

(Com informações de Décio Bressanin)

 

Paz em nós  

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Paz. Lição nº 01. Página 15.

 

Ninguém nega que em torno de nós, agitam-se multidões rogando paz, ignorando como saírem do tumulto.

Impossível, igualmente, desconhecer que não está em nossas mãos arrebatá-las de vez ao torvelinho de inquietações que criaram para si mesmas.

Entretanto, ser-nos-á possível estabelecer o reino da paz em nós mesmos, irradiando tranquilidade e otimismo onde estivermos.

Comecemos pelas bases da compreensão.

Se nos ajustarmos às leis de equilíbrio que nos governam, reconheceremos que os desacertos do mundo são justificáveis.

Aqueles mesmos que se nos fazem companheiros no cotidiano, são portadores dos pequenos desajustes que apresentam a soma das grandes crises que afetam a comunidade nos dias atuais.

Esse, possui recursos materiais para a garantia do trabalho, mas sofre a sede de lucros excessivos e imediatos.

Outro, dispõe de competência para servir, no entanto, embora seja razoavelmente remunerado, reclama sempre novas e mais elevadas compensações.

Aquele, evidencia notável saúde física, mas entende que o tempo dever ser dissipado em distrações vazias.

Aquele outro, carrega indisposições que nada faz por superar e, sobretudo, exagera sintomas, em prejuízo de si próprio.

Outros ainda se ressentem, ante a incompreensão alheia, e trazem o coração conservado no vinagre do melindre ou da rebeldia.

Todos, porém, são detentores de altas virtudes potenciais.

Abstém-te de fixar as deficiências do companheiro e procura destacar as qualidades nobres, nas quais se caracterizem de alguma forma.

Examina o bem, louva o bem e estende o bem, tanto quanto puderes.

           A paz pode passar a residir hoje mesmo em nosso campo íntimo. Basta lhe ofereçamos o refúgio da compreensão e isso depende unicamente de nós.

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 A Arca de Noé. Noé em atitude de oração com a pomba e ramo de oliveira.

Pintura mural nas catacumbas de Marcelino e Pedro. Roma.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Noah_catacombe.jpg

 

O poder do amor

 

Quando a guerra acabou, George entrou com seu regimento na Alemanha. Ele integrava um grupo designado para um campo de concentração perto de Wuppertal.

Foi a experiência mais chocante da sua vida. Ele estava encarregado de prestar socorro médico àqueles recém-libertos.

Caminhar no meio daquelas cabanas onde milhares de homens haviam morrido, ao longo dos anos, era um horror.

Pior era constatar os efeitos da inanição progressiva que, a cada dia, apesar da medicação e da alimentação, levava grande número deles para a morte.

Foi ali que George conheceu Bill Cody. Assim o chamavam porque tinham dificuldade em pronunciar seu nome polonês.

O que chamava atenção nele era que, apesar dos seis anos de dieta, de fome e de viver naquelas cabanas insalubres, sem ar, ele não aparentava a menor deterioração física ou mental.

Era espantoso, ainda, verificar como todos os grupos do acampamento o consideravam um amigo.

Isso era raro, levando-se em conta que aquele aglomerado de prisioneiros de todas as nacionalidades se odiavam mutuamente, quase na mesma proporção que odiavam aqueles que os haviam aprisionado.

Falando fluentemente o inglês, francês, alemão e russo, tão bem quanto o polonês, ele se tornou uma espécie de tradutor para as tropas de ocupação.

A sua compaixão pelos companheiros de prisão brilhava em seu rosto.

Qual seria o seu segredo? - Perguntava-se George.

Certo dia, em que se sentou ao seu lado, tomando um caneco de chá, Bill contou a sua história.

Morávamos no bairro judeu, em Varsóvia: minha esposa, nossas duas filhas e três garotos.

Quando os alemães chegaram à nossa rua, alinharam todos contra o muro e abriram fogo com as metralhadoras.

Supliquei para morrer com minha família. No entanto, porque eu falasse alemão, eles me colocaram num grupo de trabalho.

Ele fez uma pausa. A voz ficou embargada, enquanto olhava à distância, como se estivesse revendo a esposa e os cinco filhos.

Depois continuou: Naquele momento, eu precisei decidir se odiaria os soldados que tinham feito aquilo.

Não era uma decisão fácil. Eu era advogado. Minha prática, mais de uma vez, me havia mostrado o que o ódio podia fazer às pessoas.

Aliás, fora o ódio que acabara de matar as seis pessoas mais importantes do mundo para mim.

Então, eu decidi, fosse qual fosse o tempo que me sobrasse de vida, eu iria empregá-lo no amor a toda a criatura que viesse a entrar em contato comigo.

*   *   *

Amar a todo ser... Era esse o poder responsável pelo bem de um homem, apesar de toda a privação vivida. Apesar de toda a dor e saudade que lhe machucavam a alma.

E ali estava ele, liberto agora, trabalhando ainda pelos outros. Eram quinze a dezesseis horas por dia, tentando resolver todo tipo de problemas.

Preocupava-se em buscar documentação, registros, a fim de relocalizar pessoas cujas famílias e até mesmo cidades poderiam ter desaparecido.

O poder do amor o mantivera saudável durante seis anos de privações.

O amor continuava a lhe reger todos os atos. Sua família, agora, eram aqueles homens, mulheres e crianças que recebiam a liberdade, e precisavam reconstruir as suas vidas.

O poder do amor...

Redação do Momento Espírita, com base no  cap. 13,
do livro 
Voltar do amanhã, de George G. Ritchie
e Elisabeth Sherril, ed. Nórdica.
Em 4.11.2017.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Judeus capturados pelos alemães durante a revolta do gueto de Varsóvia.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Holocaust#/media/File:Stroop_Report_-_Warsaw_Ghetto_Uprising_06b.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]