Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 31 de outubro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/31-10-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

30-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/30-10-2017.htm

28-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/28-10-2017.htm

27-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/27-10-2017.htm

26-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/26-10-2017.htm

25-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/25-10-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

  A adoração de Mamon. Óleo sobre tela por Evelyn De Morgan.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_worship_of_Mammon.jpg

 

O Espírito Santo de Deus e o da Terceira Pessoa Trinitária

 

 

Publicado originalmente em coluna de

O Tempo, BH, MG, 30/10/17.

 

José Reis Chaves

 

Para alguns segmentos católicos, o Espírito Santo da Terceira Pessoa é o símbolo do amor recíproco existente entre o Pai e o Filho. Ora, um símbolo não é uma coisa concreta, como o é Deus, o que complica, então, as ideias teológicas seculares sobre ele.

A questão trinitária é tão complicada que, depois de o Concílio Ecumênico de Niceia (325) ter decretado que Jesus é também Deus, durante cerca de mil anos, as discussões sobre essa questão ainda perduravam entre os teólogos. E foi assim que a Igreja decretou, em 1274, no Concílio Ecumênico de Lion (França), o dogma de que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho Jesus Cristo. Esse dogma ficou conhecido, em latim, com o nome de “Filioque”(do Pai e do Filho), condenado pela Igreja Ortodoxa Oriental que ensina que o Espírito Santo da Terceira Pessoa procede só do Pai, diminuindo, pois, o poder da divindade de Jesus. E essa doutrina do “Filioque” fica, ainda, mais complicada diante do ensinamento de são Paulo sobre o Espírito Santo.

O verdadeiro Espírito Santo da Bíblia ou Santo Espírito é o de Deus, criador incriado, denominado por Jesus de Pai dele e de todos nós. E Paulo, falando sobre o Espírito Santo de Deus Pai, ensina-nos que nós somos santuários desse Santo Espírito de Deus. “Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós...?” (1 Coríntios 6: 19). Dissemos que esse Espírito Santo, a que Paulo se refere, é o de Deus Pai, ou seja, o da Primeira Pessoa da Santíssima Trindade, pois Paulo nem conheceu o da Terceira Pessoa Trinitária, que, só mais tarde, foi instituído pelos teólogos. E uma prova de que houve muita resistência de uma parte dos teólogos contra o Espírito Santo da Terceira Pessoa é que a Igreja o proclamou como dogma, doutrina de crença obrigatória, e ai de quem, publicamente, negasse um dogma! E foi assim, pela força e não pela razão, a lógica e o bom senso, que algumas doutrinas dogmáticas, entre elas a do Espírito Santo da Terceira Pessoa, vingaram e estão aí, até hoje, vivenciadas pelo cristianismo oficial.

E a Igreja passou a basear suas crenças mais nos dogmas, divulgando-os à saciedade. Um exemplo disso é o próprio Espírito Santo da Terceira Pessoa. E, nas primeiras gerações cristãs, chamava-se um espírito bom manifestante de “um espírito santo”, ou “um espírito bom” (alma boa). Mas os teólogos mudaram o seu sentido para o único “Espírito Santo” da Terceira Pessoa, e falando mais nele do que no Espírito Santo de Deus Pai.

São Paulo nos ensina que nós somos santuários do Espírito Santo (dum espírito santo em grego), quer dizer uma centelha ou sopro divino que é a alma criada por Deus e tem por morada o nosso corpo. E repetimos o que já foi dito: o Espírito Santo da Terceira Pessoa, nas primeiras gerações cristãs, era entendido como sendo um espírito santo ou espírito bom. Ele é, pois um coletivo dos espíritos humanos abrangendo-os todos. Porém, uma observação muito importante: cada espírito ou centelha divina é parte de Deus em nós, como a extensão de um telefone, mas possuindo cada espírito sua própria identidade individual e imortal, a qual não é, pois, a mesma de Deus, caso contrário, nós estaríamos diante do falso princípio panteísta, que ensina que tudo é Deus, quando na verdade Deus está presente em tudo onde Ele quiser estar (panenteísmo). E estar presente em um lugar não é ser esse lugar!

 

Busto  retratando o  Apóstolo  São Paulo em bronze de Décio Villares (1851- 1931)

Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Poço de São Paulo. Fica no local identificado como sendo da casa do Apóstolo dos gentios.

Tarso, cidade da antiga Silícia, à época uma província romana. Turquia. Foto Ismael Gobbo

 

Lembra-te deles

 

Pelo Espírito Scheilla. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Irmãos Unidos. Lição nº 17. Página 92.

 

Lembra-te Deles, os chamados mortos que embora invisíveis, não se fizeram ausentes...

Compadece-te daqueles que passaram no mundo sem realizar os sonhos de bondade que lhes vibraram no seio e volve o coração reconhecido para quantos te abençoaram a existência com alguma nota de amor.

Eles avançam para a vanguarda...

Muitas vezes, quando menos felizes, esmolam-te o reconforto de uma oração e, vezes outras, mergulham as dores que os afligem na taça de teu pranto, sequiosos de paz e libertação...

Outros muitos, porém, quais aves triunfantes nas rotas da eternidade, buscam-te o coração por ninho de afeto que o tempo não destruiu, envolvendo-te o ser no calor de branda carícia para que o desânimo não te entorpeça a faculdade de caminhar...

Lembra-te Deles e guarda-lhes a lição.

Ontem, apertavam-te nos braços, partilhando-te a experiência.

Hoje, transferidos de plano, colhem os frutos das espécies que semearam.

Aguça a audição mental e ouvirás o coro de vozes em que se pronunciam.

Todos rogam-te esperança e coragem, alargando-te os horizontes.

E todos se lembram igualmente de ti, desejando aproveites a riqueza das horas na construção do bem para a doce morada de tua porvindoura alegria, porque, amanhã, estaremos todos novamente reunidos no Lar da União Sublime, sem lágrimas e sem morte.

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Ruínas do Circo de Massênzio. Via Ápia Antiga. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

circo de Maxêncio , também chamado circo de Rômulo e, de forma inadequada durante a Idade Média, o circo de Caracalla , é um circo romano , construído em torno de 311  pelo imperador Maxentius em Roma , dentro do complexo construído na terceira milha da via Appia , que incluiu a villa de Massenzio e o mausoléu de seu filho Valerio Romolo . (Wikipedia)

 

Túmulo circular de Cecília Metela. Via Ápia, Roma.  Foto Ismael Gobbo.  A  Via Ápia era ladeada por

túmulos geralmente  nos arredores das cidades por onde ela passava. Ia de Roma a Brindisi.

 

Túmulo de Cecília Metela (em italianoMausoleo di Cecilia Metella) é um mausoléu localizado do lado de fora de Roma na marca das três milhas da Via Ápia. Foi construída no século I a.C. para homenagear Cecília Metela Crética, filha de Quinto Cecílio Metelo Crético, cônsul em 69 a.C., e esposa de Marco Licínio Crasso, que era filho do triúnviro e servia com Júlio César[1].

O túmulo é um dos mais conhecidos e bem preservados monumentos ao longo da Via Ápia e um popular destino turístico. Em 2013, o circuito que passava pelas Termas de Caracala, a Vila dos Quintílios e o Túmulo de Cecília Metela foi o vigésimo-segundo mais visitado em toda a Itália, com 245 613 visitantes[2]. (Wikipedia)

Via Ápia. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

Via Ápia (em latim Via Appia, em italiano Via Appia Antica) é uma das principais estradas da antiga Roma. Recebeu este nome em memória do político romano Ápio Cláudio Cego, que iniciou sua construção em 312 a.C. Inicialmente a estrada estendia-se de Roma a Cápua, numa distância de 300 quilômetros

Posteriormente foi ampliada para passar por BeneventoTaranto, até Brindisi (264 a.C.) (no "calcanhar" da península Itálica), chegando a uma extensão de 600 quilômetros. Era chamada, em latim, de Regina Viarum (rainha das estradas).[1][2][3] . (Wikipedia)

 

Primeiro marco miliário da Via Ápia na saída de Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

Programação de atividades da USE-Ribeirão Preto

Ribeirão Preto, SP

 

(Copiado do jornal Verdade e Luz-novembro/2017)

 

25º. Mês Espírita de

Itanhaém, SP


 

    

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Agenda da Congregação Maria Benta

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de Jorge Rezala [[email protected]])

 

Registro: Divaldo Franco

Praia do Forte, BA

 

Encontro Fraterno com Divaldo Franco 2017

Praia do Forte, Bahia, 29 de outubro (Encerramento)

O domingo ensolarado foi palco harmônico para o encerramento da vigésima edição do Encontro Fraterno com Divaldo Franco. Iniciado em 26 de outubro, e após percorrer os caminhos do saber, das reflexões e das abençoadas vibrações do amor, a culminância do magno evento, de caráter internacional, contou com a brilhante apresentação de Vanda Otero, cantora lírica, de poderosa voz.

Além dos inscritos oriundos de 21 Estados e do Distrito Federal, os seguintes países estavam representados: Áustria, Colômbia, Estados Unidos da América, Reino Unido, Peru e Uruguai, totalizando a presença de 661 inscritos. As participações virtuais contabilizaram 51. 187 acessos em 38 países.

Divaldo Franco, ímpar trabalhador do Cristo, após discorrer sobre o reino dos céus e a parábola do semeador, destacou a excelência do trabalho de Chico Xavier, a sua mediunidade com as facetas da dor e do sacrifício, bem como a solidão que experimentou. Contudo, contava com os que chamava de “irmãos do arco-íris”, isto é, os Espíritos Benfeitores, entidades luminosas, que o auxiliavam, sustendo-o em suas lutas. E, quando o brasileiro estava vivendo um momento de felicidade coletiva, em junho de 2002, Chico Xavier desencarnou na serenidade orando o Pai Nosso.

Tomando emprestado de Chico Xavier o conceito de “irmãos do arco-íris”, Divaldo Franco, médium e orador de excepcionais qualidades, registrou que Espíritos nobres, familiares, amigos, sempre estiveram com ele, trazendo-lhe o alento, o incentivo, a coragem, o esclarecimento, as suas bênçãos, sustentando-o em todos os momentos, principalmente nas horas angustiosas da vida, quando o testemunho lhe pedia atitudes nobres, destemidas.

Esses Espíritos, explicou, uns reencarnaram antes dele, preparando-lhe o caminho para que, quando aqui fosse contado como reencarnado, eles pudessem, do mundo dos Espíritos, continuarem assessorando-o, conduzindo-o pelo labirinto da vida, velando pelo sucesso do trabalho em nome do Cristo. Um deles, Manuel Vianna de Carvalho, que semeou a Doutrina Espírita por toda a extensão territorial do Brasil, sempre esteve junto a Divaldo. Outros estão agora reencarnados, próximos a Divaldo, colaborando, tornando-se sustentáculos nas horas difíceis da vida.

Diante das alegrias que sentia naquele momento das despedidas aos participantes do Encontro, Divaldo Franco, portador do espírito crístico, e perante os Espíritos benfeitores ali presentes, agradeceu a participação de todos. Envolvido por fortes vibrações e sentimentos amorosos, rogou que o envolvam em orações para que possa chegar no portal espiritual com alguma lucidez e condições espirituais mínimas, desejando que a paz do Senhor permaneça com todos, em todas as horas.

Trabalhando o “Decálogo do Herói”, elaborado pelo casal de psicoterapeutas Cláudio e Íris Sinoti, exposto a seguir, Divaldo Franco ressaltou os estudos da Dra. Elisabeth Lukas (1942-), psicóloga clínica e psicoterapeuta, nascida em Viena, Áustria, pesquisadora da logoterapia, trabalhando com a dimensão espiritual do homem, com o fim de aliviar e superar as perturbações da alma. A própria Elisabeth, cética, materialista, teve comprovação dos efeitos salutares da oração e do auxílio vindo do mundo espiritual.

Decálogo do Herói

1.      Reserve algum tempo para si mesmo;

2.      Esteja disposto a descobrir verdades sobre você;

3.      Aceite o fato de que o mundo em que você vive é o reflexo de sua alma. Se está ruim, mude!

4.      Reconheça seus medos, mas não se detenha neles;

5.      Aprenda com sua sombra; enfrente seus dragões;

6.      Seja sempre um aprendiz;

7.      Direcione sua vida para um propósito superior;

8.      Lute por uma causa justa e não abra mão dos seus princípios e valores;

9.      Diga sim a si mesmo. Não desista de você!

10.  Aceite o chamado e viva a sua vida plenamente!

Juntamente com Juan Danilo Rodriguez, espírita e médico equatoriano, Íris e Cláudio Sinoti, psicoterapeutas, Divaldo conduziu mais uma rodada de análise das respostas para a pergunta inicial desse grandioso evento: O que te falta para tornar-se um herói?  Suas abordagens conduziram para a compreensão de que todos são possuidores de todas as ferramentas e condições necessárias para alcançar o sucesso, o que falta é o emprego da vontade, de não valorizar o belo, e colocando-se no lugar dos que padecem sofrimentos e condições espirituais, físicas e materiais precárias.

Trabalhar na caridade é o melhor antídoto para as aflições e dores, isto é, fazendo todo o bem possível, no limite máximo de suas forças, dignificando a atual encarnação.

Conjecturando sobre as emoções e os sentimentos, Divaldo Franco narrou o encontro de Jesus com a mulher vendedora de ilusões, ocorrido nas escadarias do Templo, em Jerusalém, quando o Mestre recusou, peremptoriamente, o seu convite para estar com ela no dia do seu aniversário. Decorridos dois anos, ei-la em uma furna, coberta de chagas leprosas, purulentas. Jesus vai ter com ela, acolhe-a, diz-lhe que agora está ali aceitando o seu convite, acaricia sua cabeleira úmida de pus, dizendo-lhe: Eu te amo! Descubro em teus olhos uma estranha chama. Não me censures. Eu assim procedo porque te amo. Já que teu corpo não te serve para nada, dá-me tua alma! E aquela ovelha que o Pai me confiou não se perderá! Vem comigo e eu te darei a paz.

Saindo da furna, em direção do povo Ele fala para todos: Vinde a Mim todos vós que estais cansados e aflitos, tomai sobre vós meu jugo, recebei o meu fardo e aprendei Comigo que sou manso e humilde de coração! Meu fardo é leve, Meu jugo é suave! Vinde a Mim!

Em 18 de abril de 1857, eis que Jesus volta. A peregrina luz, agora na condição de consolador, aquele que havia prometido quando entre os encarnados esteve ensinando o amor. É a Doutrina Espírita, fulgurante farol a balizar a rota segura para a plenitude, para a vivência do amor, para Deus. É Ele no seio da humanidade!

Finalizando, o ínclito orador, irmão de mãos perfumadas pela caridade, incentivou a que cada um levasse na mente a imagem daqueles dois olhos a fitar, convidando, sem temer o mal e dragões da alma, a seguí-lo, exercitando suas imorredouras lições de amor, de perdão, de caridade, lutando e cantando aos ouvidos moucos, nos desertos da desesperança humana, a amar aos que se encontram próximos e aos que são refratários e ainda malévolos.

Embalados, todos, nas aragens do amor e tocados na intimidade da alma, exteriorizavam júbilo pelo encontro que finalizava, acolhendo os ensinamentos, as orientações para bem se conduzirem nesta e noutras existências da vida. Na certeza de que todos se sentiam agradecidos, aqui traduzo essa gratidão, mesmo que silenciosa no imo de muitos: Obrigado querido irmão! Tens-nos convidado insistentemente ao despertar. Teu esforço, tua luta, tua dedicação, teu amor são hinos de louvor ao Nazareno que vem ter conosco, os leprosos da alma. Muito obrigado!

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Palestra na Associação Filantrópica A Caminho da Luz

Assis, SP

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Programação da Aliança Espíritas Varas da Videira

Araçatuba, SP

 

 

**********************************

 

 

(Informações recebidas em email de Maderlene de Almeida Yamada)

 

XX Conferência Estadual Espírita

Pinhais, PR

 

 

assinatura malena email.jpg

 

 

 

Caso não esteja visualizando, acesse aqui.

 Caso você não queira mais receber, acesse aqui para cancelar.

 

 

(Informação recebida em email de Maria Helena Marcon)

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

1 - PALESTRA: CASOS EUROPEUS DE REENCARNAÇÃO

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “Casos europeus de Reencarnação” que se realiza no dia 3 de Novembro de 2017, pelas 21h00.

 

Este evento, com entrada livre e gratuita, terá lugar na sede desta Associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, Bairro das Morenas, Caldas da Rainha  (www.cceespirita.wordpress.com).

 

 

2 - CINEMA ESPÍRITA E DEBATE

 

No próximo domingo, dia 5 de Novembro, pelas 15h, haverá uma sessão de cinema espírita seguido de debate, no Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha. 

 

Este evento é gratuito, e decorrerá na sede desta Associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, Bairro das Morenas, Caldas da Rainha  (www.cceespirita.wordpress.com).

 

Apareça, junte-se a nós.

 

 

Fonte: Centro de Cultura Espírita (C. Rainha)

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

 Seminário sobre Evangelho em

São Paulo

 

Na manhã do dia 29 de outubro, o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, de São Paulo, promoveu o Seminário “O Evangelho segundo o Espiritismo. Orientações para o estudo”. O evento foi coordenado por Júlia Nezu de Oliveira, representando a diretoria do Centro e também presidente da USE-SP. Temas desenvolvidos: “Contexto em que Kardec elaborou O Evangelho segundo o Espiritismo; porque estudá-lo” – Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da FEB e da USE-SP); “Estrutura e composição dos capítulos do livro O Evangelho segundo o Espiritismo“– Célia Maria Rey de Carvalho (ex-diretora da FEB e da USE-SP); “Parâmetros e diretrizes para estudo dos versículos do livro O Evangelho segundo o Espiritismo” - Flávio Rey de Carvalho (um dos fundadores do antigo NEPE da FEB). Estavam presentes dirigentes e representantes de vários centros espíritas de São Paulo. O Seminário foi gravado e será disponibilizado pelo site do CCDPE. Houve autógrafos no livro “O Evangelho segundo o Espiritismo. Orientações para o estudo” (organização e co-autoria dos expositores, Ed.FEB). No mesmo local, os expositores desenvolverão um curso sobre o tema em 2018. Em seguida, houve almoço beneficente do Centro de Documentação. Acompanhe pelo site: www.ccdpe.org.br

(Júlia Nezu abriu e encerrou o evento; Célia; público parcial; César Perri; Flávio; almoço beneficente após Seminário)

 

 

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 Unifesp/Nuse. Ciclo de Palestras sobre Saúde e Espiritualidade. São Paulo, SP

Imagem inline 1

 

(Informações recebidas em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

Boletim “Remanso Fraterno”

Niterói, RJ

 

Acesse aqui:

http://www.remansofraterno.org.br/remanso/index.php?option=com_acymailing&ctrl=archive&task=view&mailid=14&key=U2fQsjOR&subid=5890-u18K7ouZ9HBBLf&tmpl=component

 

 

 

(Informação repassada por Nazareno Feitosa)

 

                                                                               

Evento Espíritas programados para

Franca, SP

 

 

 

**********************************

 

43 Mês de Kardec. USE/Franca.                                                             Seminário: Evocação e Mediunidade Curadora; Mário Mario Arias Martinez e Carlos Gimenes.

Assista o seminário.

Acesse: https://youtu.be/0O9eFWGf16w



**********************************

**********************************

 

 

**********

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

                                                                   

 Teatro “Violetas na Janela”

Araxá e Uberaba, MG

Olá, Ismael! Tudo bem?

Segue abaixo release sobre o espetáculo “Violetas na Janela”, estrelado pela atriz Ana Rosa, que estará em cartaz em Araxá e Uberaba, neste final de semana semana, nos dias 04 e 05 de novembro, respectivamente. 

Em Uberaba será apenas uma sessão, às 17h30. 

Link para download de fotos e vídeos de divulgação: https://1drv.ms/f/s!AgIV_WB-zBrcigMHoTx9tPWXo33c

Caso precise de mais alguma informação ou queira agendar entrevistas com a atriz, estou à disposição.

Um abraço e muito obrigado!

Heberton Lopes

 

http://files.workr.com.br/ViewImage.aspx?image=0H7AK0Tj28gNs+X4+T5nNA==

Araxá e Uberaba recebem o espetáculo espírita "Violetas na Janela" neste final de semana

Peça espírita que trata sobre a vida após a morte terá sessões no dia 04 de novembro em Araxá e 05 de novembro em Uberaba; montagem está em cartaz há mais de 20 anos com sessões lotadas em todo o país

O espetáculo espírita "Violetas na Janela", estrelado pela atriz Ana Rosa, da Rede Globo, desembarca neste final de semana. Realizada pelo produtor cultural Sílvio Ferreira, a montagem contará com sessões em Araxá, no dia 04 de novembro, sábado, às 18h30 e às 21h, no Tauá Grande Hotel (R. Águas do Araxá, s/n - Barreiro, Araxá – MG); e em Uberaba, no dia 05 de novembro, domingo, às 17h30, no Teatro Municipal Vera Cruz (R. São Benedito, 270 - São Benedito, Uberaba-MG).

Vinte atores que se revezam em cena na peça Violetas na Janela, que é uma montagem baseada no livro homônimo de Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho. Adaptada para o teatro por Ana Rosa e dirigida pela mesma com o ator Guilherme Correa, a peça trata da vida após a morte a partir do desencarne de Patrícia, tudo com uma leveza e toques de humor que se encarregam de dar graça ao espetáculo. A trilha sonora foi composta especialmente por Claudio Suisso.

Ana Rosa, que estrela o espetáculo, faz parte da história da dramaturgia brasileira. Ela possui em seu currículo nada mais que uma menção no Guiness Book, como a atriz que mais participou de novelas, como protagonista, coadjuvante ou participações especiais. 

 “O homem continua sua busca incessante no sentido de ampliar sua capacidade de percepção e atingir sua unidade básica, pessoal e direta com Deus. Nunca um número tão grande de pessoas buscou tantas alternativas ou se interessou por experiências místicas e espirituais como agora. Estamos em plena era da revolução da consciência.

O conhecimento e a prática das religiões orientais e ocidentais é uma realidade. Até mesmo a Ciência procura explicação para fenômenos espirituais através da parapsicologia e da própria psicologia. A literatura é pródiga em técnicas de terapia de regressão a vidas passadas, cura quântica, cura holística, memória holográfica, meditação transcendental, viagens astrais, experiências de quase morte, etc…

Quem de nós já não passou pela dor da perda de uma pessoa querida e não se sentiu compelido a refletir sobre a existência da vida após a morte? Violetas na Janela mostra com simplicidade as experiências de Patrícia, uma garota que desencarnou aos dezenove anos e acordou numa Colônia Espiritual onde a vida continua. Fala de suas descobertas, dúvidas, necessidades, da busca pelo auto conhecimento, seus receios, afetos, seus amores. Uma Colônia onde há hospitais, escolas, teatros, meios de transporte, bibliotecas, onde a tecnologia avançada convive em harmonia com a natureza, os homens, os animais. Um lugar onde é respeitado o livre arbítrio e a justiça reinante é a do amor.

Mas, no nosso Universo infinito também existem outros lugares mais e menos felizes. Para qual deles nós iremos após a morte do corpo, só depende de nós mesmos; do que e de como estamos fazendo aqui e agora.”

Ana Rosa                                                                                                                                            

 

Serviço

Espetáculo “Violetas na Janela

 

Araxá

Data: 04 de novembro - sábado

Sessões: 18h30 e 21h

Local:  Tauá Grande Hotel (R. Águas do Araxá, s/n - Barreiro, Araxá – MG)

 

Uberaba

Data: 05 de novembro - domingo

Sessão: 17h30

Local:  Teatro Municipal Vera Cruz (R. São Benedito, 270 - São Benedito, Uberaba-MG)

 

Classificação etária: livre

 

Ingressos:

R$ 80 (inteira) | R$ 40 (meia)

Vendas: www.centraldoseventos.com.br ou na bilheteria do teatro

 

Mais informações:  (31) 98604 9968

 

Produção local: Sílvio Ferreira Produções

 

Assessoria de imprensa: Grupo Balo de Comunicação – www.grupobalo.com

Heberton Lopes – [email protected]

Bianca Crispim – [email protected]

(31) 3077 0606 | (31) 98988 7616

 

 

Heberton Lopes

Diretor e jornalista responsável

E-mail: [email protected]

Skype: hebertonlopes

Telefones: +55 31 3077 0606 | +55 31 98327 5743 

Plantão GBC 24 horas+55 31 98988 7616 

Curta o #GBC no Facebookhttps://www.facebook.com/grupobalocom

Siga o #GBC no Instagram: @grupo_balo

Acesse o nosso site: www.grupobalo.com

AssinaturaGBC

#aquiéresultado

 

 

 

 

 Boletim “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

Edição 256 - 28 de outubro de 2017 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...


Como não ser pessimista nos dias atuais é tema do Comunhão Inspira de sábado (28)


Divaldo Franco se apresenta em Brasília dia 12 de novembro

 


Assista à palestra de Rossandro Klinjey: Curando a cegueira espiritual


Ajude a fazer o Natal das famílias assistidas mais feliz

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 

Jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse:

https://issuu.com/ceac/docs/jme_-_novembro_-_2017 

 

 

 

 Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acessar:

www.oconsolador.com.br

 

 

Texto publicado no jornal Verdade e Luz:

Considerações sobre a educação religiosa nas escolas

Nilza Teresa Rotter Pelá

 

(Jornal Verdade e Luz, Ribeirão Preto, SP,  repassado por Sidney Fernandes)

 

 

Anjos de carne e osso

 

Em muitos lugares, grupos de voluntários se dedicam a amenizar o sofrimento de pessoas em situação de rua.

Pessoas que perambulam pelas praças, que dormem debaixo das marquises ou das pontes.

Paulo é membro de um desses grupos, na capital paulistana.

Todas as quartas-feiras, o grupo se reúne à noite e se divide, para a distribuição de kits com refeição, água e cobertor.

Naquela noite, Paulo saiu de casa com a esposa, passou na sede do grupo, abasteceu o porta-malas do carro com os kits e seguiu para o bairro que habitualmente atendia.

Ao chegar, cumprimentou as pessoas que costumavam pernoitar por ali. Um rapaz os olhava com muita desconfiança. Por ser um recém-chegado, desconhecia aquele tipo de atendimento.

Conforme a entrega dos kits foi se desenvolvendo, o jovem foi relaxando, confiando que os voluntários não iriam lhe fazer mal algum.

Aproximou-se, então, e informou que havia uma senhora dormindo sozinha na rua lateral.

O voluntário se dirigiu para lá, anunciando, em voz alta, conforme o procedimento padrão, que estava chegando, com lanche, água e cobertas.

Ao se aproximar, percebeu que a mulher se cobria apenas com um pedaço de plástico roto. A noite era quase gélida.

Ela acordou um pouco assustada, mas nada disse. Apenas acenou com a cabeça sim ou não às perguntas.

Paulo lhe entregou o cobertor e tudo o mais que havia no kit, explicando item por item.

Quando terminou a entrega, sorriu para ela e disse que Jesus a abençoava. Ela abaixou a cabeça e começou a chorar.

Suas lágrimas corriam livres pelas faces e perguntou, com a voz embargada: O senhor é de verdade, seu moço? De carne e osso?

Foi a vez de Paulo sentir as lágrimas correrem pela própria face. Pensou em como aquela senhora devia ter perdido, há muito, o sentido de um carinho, de um afago.

Sim, disse ele. De carne, osso e gordura, brincou. Sou apenas um trabalhador das vastas legiões do Cristo.

Ela esticou a mão e o tocou, como para se certificar de que ele era mesmo real. Sorriu e o abençoou.

Paulo levantou-se, agradeceu e se dirigiu para o carro, extremamente emocionado.

*   *   *

Minimizar a fome, o frio e a dor dos que vagam sem casa, sem família, é seguir os rumos da fraternidade, como irmãos que somos todos.

É atender aos ditames do Cristo conforme as anotações evangélicas de dar pão a quem tem fome, água a quem padece sede e cobrir a quem tem frio.

*   *   *

Graças a voluntários amorosos e caridosos, que levam Cristo dentro de si e compartilham seu amor com o próximo, o mundo de muitas pessoas se torna menos frio, menos sombrio, menos solitário.

Quando estivermos em nossas casas, bem alimentados, protegidos da chuva, do vento, do frio intenso, pensemos nesses irmãos que não têm as mesmas condições.

Se não pudermos ajudar com itens para minimizar seu sofrimento, lembremos de elevar ao Pai uma oração por eles, para que tenham força e coragem.

E roguemos para que sejam encontrados por esses anjos de carne e osso que dedicam seu tempo para minimizar as dificuldades de quem perdeu quase tudo na vida.

Quase tudo, menos a esperança...

Redação do Momento Espírita, com base em fato
ocorrido no grupo de voluntários do Núcleo
Assistencial Fraternidade, de São Paulo.
Em 30.10.2017.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Dama da Caridade em pintura de Jean-Baptiste Greuze.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-Baptiste_Greuze_-_La_Dame_de_charit%C3%A9.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]