Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/20-10-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

19-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/19-10-2017.htm

18-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/18-10-2017.htm

17-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/17-10-2017.htm

16-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/16-10-2017.htm

14-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/14-10-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

..........................................

Continua no próximo email

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Bernard Palissy. Artista original: Charles-Barthelemy-Jean Durupt, 1804-1838

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bernard_Palissy.jpg

 Prato rústico com répteis e lagostins, Bernard Palissy, 1550.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Bernard_Palissy#/media/File:Palissy_rusticware_featuring_casts_of_sea_life_French_1550.jpg

Bandeja rústica atribuida a Bernard Palissy. Museu do Louvre, Paris, França.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vassoio_rustico_attribuito_a_bernard_palissy_01.JPG

Planeta Júpiter.

Esta imagem de disco completo de Jupiter foi tomada em 21 de abril de 2014 com o Wide Field Camera 3 do Hubble (WFC3).

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2b/Jupiter_and_its_shrunken_Great_Red_Spot.jpg

Victorien Sardou.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Victorien_Sardou_(1831-1908).jpg

 

Estás doente?

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Nosso Livro. Lição nº 27. Página 65.

 

"E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará." Tiago, 5:15.

 

Todas as criaturas humanas adoecem, todavia, são raros aqueles que cogitam de cura real. 

Se te encontras enfermo, não acredites que a ação medicamentosa, através da boca ou dos poros, te possa restaurar integralmente. 

O comprimido ajuda, a injeção melhora, entretanto, nunca te esqueças de que os verdadeiros males procedem do coração.

A mente é fonte criadora. 

A vida, pouco a pouco, plasma em torno de teus passos aquilo que desejas. 

De que vale a medicação exterior, se prossegues triste, acabrunhado ou insubmisso? 

De outras vezes, pedes o socorro de médicos humanos ou de benfeitores espirituais, mas, ao surgirem as primeiras melhoras, abandonas o remédio ou o conselho salutar e voltas aos mesmos abusos que te conduziram à enfermidade. 

Como regenerar a saúde, se perdes longas horas na posição da cólera ou do desânimo?

A indignação rara, quando justa e construtiva no interesse geral, é sempre um bem, quando sabemos orientá-la em serviço de elevação; contudo, a indignação diária, a propósito de tudo, de todos e de nós mesmos, é um hábito pernicioso, de conseqüências imprevisíveis. 

O desalento, por sua vez, é clima anestesiante, que entorpece e destrói. 

E que falar da maledicência ou da inutilidade, com as quais despendes tempo valioso e longo em conversação infrutífera, extinguindo as tuas forças? 

Que gênio milagroso te doará o equilíbrio orgânico, se não sabes calar, nem desculpar, se não ajudas, nem compreendes, se não te humilhas para os desígnios superiores, nem procuras harmonia com os homens?

 Por mais se apressem socorristas da Terra e do Plano Espiritual, em teu favor, devoras as próprias energias, vítima imprevidente do suicídio indireto.

Se estás doente, meu amigo, acima de qualquer medicação, aprende a orar e a entender, a auxiliar e a preparar o coração para a Grande Mudança. 

Desapega-te de bens transitórios que te foram emprestados pelo Poder Divino, de acordo com a Lei do Uso, e lembra-te de que serás, agora ou depois, reconduzido à Vida Maior, onde encontramos a própria consciência. 

Foge à brutalidade. 

Enriquece os teus fatores de simpatia pessoal pela prática do amor fraterno. 

Busca a intimidade com a sabedoria, pelo estudo e pela meditação. 

Não manches teu caminho. 

Serve sempre. 

Trabalha na extensão do bem. 

Guarda lealdade ao ideal superior que te ilumina o coração e permanece convicto de que, se cultivas a oração da fé viva, em todos os teus passos, aqui ou além, o Senhor te levantará. 

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 A cura da filha de Jairo. Óleo em papel montado em tela por Paolo Veronese.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/30/Paolo_Veronese_cat01c.jpg

 

 Divaldo Franco – 4º. Congresso Espírita Sul-americano

Bogotá, Colômbia

 

14 de outubro de 2017 

No dia 14 de outubro de 2017, no Centro de Convenções de Compensar, na cidade de Bogotá, Colômbia, foi aberto o 4º Congresso Espírita Sul-americano, sob os auspícios do Conselho Espírita Internacional (CEI), do CEI Sul-americano, da Federação Espírita Colombiana, e da Federação Espírita de Cundinamarca. Com um público de aproximadamente 800 pessoas que lotaram o auditório principal, o emérito orador e divulgador da Doutrina Espírita Divaldo Pereira Franco abriu oficialmente as atividades, saudando o público ali presente.

Brindando-nos com belíssima palestra – Doutrina Espirita – Caminho para a Felicidade - Divaldo fez um périplo pelos fatos e personalidades marcantes do seculo XVI, XVII e XVIII, trazendo-nos, em um preâmbulo, algumas descobertas científicas da época que antecederam o período iluminista e a revolução francesa, onde pensadores e cientistas nobres trouxeram-nos, à luz da ciência e da filosofia, descobertas importantes no campo da matemática, da astronomia, da física e do pensamento.

Ao mesmo tempo, ideias materialistas, em choques profundos com a doutrina vigente da fé cega, passaram a permear os círculos acadêmicos-científicos, filosóficos e políticos, trazendo nas doutrinas pessimistas de Schopenhauer, Friedrich Nietzsche, e as ideias cruéis de Spencer e tantos outros, revivendo as tradições do pensamento materialista mais antigo, que preconizavam a inexistência de Deus e da imortalidade da alma.

Divaldo, apresentando a sequência dos acontecimentos da época, destacou a figura do grande médium Daniel Dunglas Home, relatando a multiplicidade de fenômenos mediúnicos que este produzia através de suas faculdades, despertando a curiosidade da alta sociedade, até mesmo do próprio imperador Napoleão III.

Discorrendo sobre a conjuntura política da época em síntese admirável, passou pela Revolução Francesa, a formação do império Napoleônico, culminando com a vinda do Consolador Prometido por Jesus através da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, elucidando as mentes e trazendo a mensagem inigualável de Jesus sob a ótica espiritista.

A Doutrina Espírita expandiu-se na França e na Europa apesar das ideias materialistas que passavam a se espalhar. O Consolador Prometido atravessou o Atlântico, encontrando no Brasil terreno fértil para progredir e expandir-se como nunca. Espíritos nobres voltam ao corpo físico, tal como, Adolfo Bezerra de Menezes que dirigiu a recém-criada Federação Espirita Brasileira até o ano de 1900 quando desencarnou, trazendo o pensamento de Jesus na sua maior pureza.

O materialismo segue em sua batalha contra o Espiritismo, afirmando que se tratava de mais uma filosofia africana de caráter inferior, mas perde-se nos argumentos menores, sem conseguir consolar o ser humano carente de Deus, de alívio para suas dores e de amor.

Divaldo destacou, também, momentos de sua infância e juventude, quando fenômenos mediúnicos começavam a incomodá-lo sobremaneira; relatou seus primeiros contatos com o Espiritismo, bem como, descreveu experiências que teve com Chico Xavier, onde este lhe trouxe mensagens especiais de sua mãe, já desencarnada, com fatos impossíveis de serem contestados diante do detalhamento de dados trazidos por Chico Xavier.

Encerrou a palestra com o belíssimo Poema da Gratidão, despertando em cada um de nós uma profunda gratidão por todo o seu labor ao redor do mundo em prol da divulgação desta abençoada Doutrina.

No dia seguinte, 15 de outubro, entre as diversas atividades e palestras desenvolvidas pelos oradores de vários países que ali também se encontravam participando do evento grandioso, Divaldo desenvolveu um workshop com os jovens, com o tema – A Juventude Espírita nos Tempos de Transição Planetária – Dialogo com os Jovens - encantando a todos com sua oratória e didática impressionante.

No último dia, 16 de outubro, encerrando o 4º Congresso Sul-americano, Divaldo apresentou belíssima palestra, com a temática – A Era do Espírito Imortal - sendo ao final ovacionado de pé por toda a plateia e a mesa diretiva das atividades.

Que homem é esse que se chama Divaldo Pereira Franco?! Que energia?! Que vitalidade?! No auge de seus 90 anos de idade, seguindo em frente de forma inigualável, pelo mundo afora, instruindo-nos, alertando-nos, consolando-nos, e propagando a Paz!

Muito obrigado Divaldo!

Marcelo Netto/Diana Burgos

  Fotos: Facebook

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

 Informativo FEBtv

Brasília, DF

 

Mala-direta virtual da FEBtv. Problemas para visualizar? clique aqui.

O sermão profético e a regeneração da Terra

O sermão profético está redigido em linguagem que impressiona e que, muitas vezes, traz uma imagem apocalíptica. Mas quando se compreende a tradição bíblica do apocalipse e os ensinamentos de Jesus é possível perceber algumas especificidades dessa literatura. Em palestra na Federação Espírita Brasileira, junto aos presidentes das federativas, Haroldo Dutra propõe uma interpretação possível sobre o sermão do monte (Matheus,24) e o relaciona com a regeneração do planeta. O palestrante menciona passagens do evangelho, explicando a grandeza da revelação do espiritismo e a razão de a doutrina ser o consolador prometido, como disse o Cristo.

Assista neste domingo, 22/10, às 20h, na FEBtv.
Também disponível em
DVD.


Você conhece o Gotas de Luz?

É o canal de assinantes da FEBtv! Tornando-se assinante, você poderá assistir palestras, seminários, videoaulas e documentários diretamente em seu computador, smartphone, tablet ou smartTV. E com a sua assinatura, você também estará contribuindo para a manutenção e expansão da tv espírita.

http://www.febtv.com.br/gotasdeluz


Transmissões ao vivo (horários de Brasília)

Encontro Estadual da Área de Atendimento Espiritual - CANAL 3
Dias 21 e 22 de outubro de 2017
Realização: Federação Espírita do Estado de Mato Grosso
Cuiabá - Mato Grosso

1º Seminário de Estudos Surdos Espíritas - CANAL 21
Dias 21 de outubro de 2017
Realização: União Espírita Mineira
Belo Horizonte - Minas Gerais

Spiritist Talks - CANAL 2
Dia 21 de outubro de 2017
Realização: Spiritist Society of Baltimore
Baltimore - MD - EUA

Acesse: www.febtv.com.br

 


Vídeos sugeridos

Encontro Fraterno
Reconcilização consigo mesmo, com a família e com Deus

Minha Nada Mole Encarnação
Prioridades

Livros que Iluminam
Boa Nova

 

 

Preços e condições válidos somente para compra por meio deste email. Caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre este e-mail e o site, a condição válida e praticada será a do site. As imagens encontradas no e-mail são meramente ilustrativas. Os preços anunciados neste e-mail são válidos até 31/10/2017 ou enquanto durarem os estoques.

Você está recebendo este email porque está cadastrado em nossa mala-direta, de acordo com nossa Politica de Privacidade. Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail [email protected] ao seu catálogo de endereços.

Se não quiser mais receber nossos e-mails, cancele seu cadastro clicando aqui.

 

 Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)

Mapa de Acesso

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 4º. Encontro Amigos da Boa Nova

Guarulhos, SP

 

Boa tarde queridos amigos de ideal

Poderiam ajudar a divulgar no site o evento?

Abraços

Erika Silveira

 

4 º Encontro Amigos da Boa Nova de Sorocaba Abordará o Desenvolvimento Humano e a Prosperidade

Dia 11 de novembro será realizado na Associação Beneficente Lar São Vicente de Paulo, em Sorocaba, o 4º Encontro Amigos da Boa Nova.

Em sua quarta edição, o evento reunirá experientes palestrantes e comunicadores da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior, que abordarão reflexões importantes no campo do desenvolvimento humano para a conquista da prosperidade nos diferentes aspectos da vida.

Presenças do juiz de direito e escritor José Carlos de Lucca, com o tema: O Jardim da Minha Vida. Do professor e escritor, Willian Sanches: Relacionamento Próspero. André Marouço, psicanalista e diretor de comunicação da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior: Reconceituando a Prosperidade ao longo da História Judaico Cristã. Marisa Alem, mestre em educação e psicopedagoga: Tornar-se Humano. Apresentação musical da cantora Paula Zamp e do grupo Chaves da Luz.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo telefone do Clube Amigos da Boa Nova ou diretamente na Rádio Boa Nova em Sorocaba.

 

Serviço

4º Encontro Amigos da Boa Nova

Dia 11 de novembro, das 14h às 19h

Local: Lar São Vicente de Paulo: Avenida Betânia, 1.255- Jardim Betânia- Sorocaba

Valor Ingressos: De 18/ 09 à 11/10 - R$ 34,90 não sócios e R$ 29,90 Sócios - O Sócio poderá comprar mais 3 convites com o mesmo desconto

de 12/10 à 11/11- R$ 39,90 não sócios e R$ 34,90 Sócios- O Sócio poderá comprar mais 3 convites com o mesmo desconto.

Como comprar: Pelo telefone: 11- 2458 3214

 

Pontos de Venda em Sorocaba

Rádio Boa Nova Sorocaba:

Rua Ottília Wey Pereira, 50, Alto da Boa Vista, Sorocaba

15 3232-6205

 

Farmácia Ipiranga

Avenida Moreira César, 397

Centro- Sorocaba

 

Livraria USE Sorocaba

Rua da Penha, 455 - Centro de Sorocaba

Horário de funcionamento de seg a sex das 09h às 17h30  

Sábado das 09h às 12h30

Tel: (15)  3231-5754

 

--

Erika Silveira

Fundação Espírita André Luiz

Marketing / Assessoria de Imprensa

Telefone: +55 (11) 2457-7000 / Ramal 4366

Acesse: www.feal.com.br

 https://www.facebook.com/fundacaoespiritaandreluiz

 



 

 Palestras da USE

C.E. Allan Kardec. Penápolis, SP 

 

Todos estão convidados para assistir a palestra da USE em 21-10-2017, às 20 horas no Centro Espírita Allan Kardec de Penápolis - SP

 

 

 

 

 

(Recebido em email do CEAK)

 

15º. Evangelizarte

Assis, SP 

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Palestra no C.E. Ramon Martín

Echaporã, SP

 

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Palestra no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

Boletim Eletrônico da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2017-10-02/EMAIL---MKT--2%C2%BA-de-outubro.html

 

 

 

 

36ª. Feira do Livro Espírita de

Catanduva, SP

 

Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.

 

 

 

(Informações recebidas em email de USE Intermunicipal Catanduva [[email protected]])

 

 Eventos programados para  

Botucatu, SP  

 

 

 

 

*******************************************

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Nuno Emanuel)

 

Palestras com Anete Guimarães

Outubro/2017

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

Comece pelo Começo

Conheça o Espiritismo pelo começo

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 Cisternas

Comitê Betinho pede ajuda

 

Car@ parceir@,

 

Seu apoio foi fundamental para chegarmos em 912 cisternas! Juntos, chegaremos na milésima.

 

A mídia tem mostrado o sofrimento do povo do Sertão, como mostra o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=3_68h0K41_o  , que é antigo,

mas atualíssimo, infelizmente!

 

Seu apoio é valioso: deposite qualquer valor numa das contas do Comitê Betinho:

 

Fraternalmente,

 

Zé Roberto Barboza e Boldo

Presidente

  

COMITÊ BETINHO

Cisternas: Água e dignidade para o sertanejo

Contribua: http://comitebetinho.org.br/deposito-bancario

(11) 3115-2518

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

A indulgência

 

A indulgência é esse sentimento doce e fraternal que todo homem deve alimentar para com seus irmãos, mas do qual bem poucos fazem uso.

A indulgência não vê os defeitos de outrem, ou, se os vê, evita falar deles, divulgá-los.

Ao contrário, oculta-os, a fim de que se não tornem conhecidos senão dela unicamente.

E, se a malevolência os descobre, tem sempre pronta uma escusa para eles, escusa plausível, séria, não das que, com aparência de atenuar a falta, mais a evidenciam com pérfida intenção.

A indulgência jamais se ocupa com os maus atos de outrem, a menos que seja para prestar um serviço.

Mas, mesmo neste caso, tem o cuidado de os atenuar tanto quanto possível.

Não faz observações chocantes, não tem nos lábios censuras. Apenas conselhos e, as mais das vezes, velados.

Ao fazer uma crítica qualquer, ela sempre irá pensar antes: Que consequência se há de tirar destas palavras?

Homens! Quando será que julgareis os vossos próprios corações, os vossos próprios atos, sem vos ocupardes com o que fazem vossos irmãos?

Quando só tereis olhares severos sobre vós mesmos?

Sede severos para convosco, indulgentes para com os outros.

Lembrai-vos de que, talvez, tenhais cometido faltas mais graves.

Sede indulgentes, meus amigos, porquanto a indulgência atrai, acalma, ergue, ao passo que o rigor desanima, afasta e irrita.

*   *   *

Eis mais uma virtude fundamental para aqueles de nós que desejamos viver a nova era, a era do bem.

A indulgência não se entende por conivência com a coisa errada, de forma alguma, mas, de uma forma benevolente, de tratar a alma equivocada.

Nossa severidade excessiva com os outros pouco resolve. E pelo contrário, esta ferocidade em nosso julgamento só nos tem trazido prejuízos morais.

Quase sempre nossa crítica, nossa condenação, não visa o bem do outro, mas sim uma satisfação desequilibrada em simplesmente falar mal, ou condenar.

Mecanismo psicológico de projeção, muitas vezes nos mostra no outro aquilo que detestamos em nós, e como fuga desastrosa, ao acusar, imaginamos que podemos nos livrar do mal intrínseco à nossa alma enferma.

Acusar por acusar nunca nos trará o bem que desejamos, a paz que anelamos tanto.

A maledicência é provocadora de prazer mórbido que atesta deficiência de caráter humano.

Sejamos assim, indulgentes, da mesma forma que o Criador o é sempre conosco, vendo o que temos de bom, e sempre nos dando novas chances de acertar após nossos erros.

Reforçar o erro de outrem é valorizar o negativo. É dar-lhe um destaque maior do que o necessário.

A indulgência é caridade, é compreensão e perdão.

*   *   *

O verdadeiro caráter da caridade é a modéstia e a humildade, que consistem em ver cada um apenas superficialmente os defeitos de outrem, e esforçar-se por fazer que prevaleça o que nele há de bom e virtuoso.

Embora o coração humano seja um abismo de corrupção, sempre há, nalgumas de suas dobras mais ocultas, o gérmen de bons sentimentos, centelha vivaz da essência espiritual.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. X, itens
16 a 18, do livro 
O Evangelho segundo o Espiritismo,
de Allan Kardec, ed. FEB.
Em 19.10.2017

 

O retorno do filho pródigo. Desenho com caneta e escova. Rembrandt.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Prodigal_son_by_Rembrandt_(drawing,_1642).jpg

 

A primeira grande TV espírita

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

A recente inauguração no dia 16 de outubro da retransmissora da TV Mundo Maior em Araçatuba (SP), como TV aberta, canal 36, é mais um movimento da expansão da Rede Boa Nova de Comunicação da Fundação Espírita André Luiz. Como convidado senti-me realizado em presenciar a conquista da terra natal. Houve apresentação de vídeo do vastíssimo trabalho assistencial junto a excepcionais das Casas André Luiz, de Guarulhos (SP) e das múltiplas atividades de comunicação.

O trabalho em Araçatuba é devido a Sirlei Nogueira, presidente da USE Regional de Araçatuba, que foi o responsável pelas providências para concessão do canal e de implantação da torre e equipamentos. Contou com o apoio dos dirigentes espíritas de Araçatuba que inclusive se manifestaram no dia da inauguração com um vídeo contendo as saudações de todos eles.

O canal espírita de Araçatuba é vinculado à TV Mundo Maior da Fundação Espírita André Luiz (FEAL), de Guarulhos. Tem por lema: “Levando a vida até você!”

A Fundação Espírita André Luiz tem por objetivo contribuir para a transformação da sociedade por meio de conteúdo instrutivo. Engloba cinco meios de difusão da informação: Rede Boa Nova de Rádio, Editora e Distribuidora Mundo Maior, Rede Mundo Maior de Televisão, Mundo Maior Filmes e Uniespírito.

Todo este trabalho foi iniciado pelo Centro Espírita Nosso Lar – Casas André Luiz, no bairro Santana, em São Paulo. Ainda numa fase inicial, em 1975, o médium Chico Xavier apoiou o projeto da Rádio, declarando: “Essas emissoras são o coração da cultura brasileira.”

A FEAL tem feito parcerias com instituições espíritas e promove também Encontro de Amigos da Boa Nova.

A “Mundo Maior Filmes” já lançou nos cinemas brasileiros: “O Filme dos Espíritos”, “Nos Passos do Mestre Jesus segundo o Espiritismo”; e para 2018 prepara o lançamento de “Paulo de Tarso”.

A TV Mundo Maior da FEAL é aberta e também contando com canal no principal satélite de comunicação do país – Brasilsat C2 (digital). A banda digital deste satélite tem uma abrangência possível de seis milhões de lares. É o mesmo satélite utilizado pela TV Globo.

Como TV aberta, utilizando retransmissores, funciona além da região de Guarulhos e Capital, em sete cidades de três Estados.

Como TV fechada, canais a cabo por assinatura, atinge cerca de 1.8 milhão de pessoas, em mais de 40 cidades de 13 Estados.

Ainda tem a opção WEB + Youtube + Facebook, com um fluxo mensal de 200 mil internautas.

Desde a sua estreia, em 2006, a TV Mundo Maior vem aprimorando seus programas. Atualmente transmite para todo o país com 24 horas diárias de programação.

Com sua rede aberta e as diversas opções citadas, todas em expansão, a TV Mundo Maior está se consolidando como a primeira grande TV espírita do país e do mundo. 

É possível acompanhar a programação completa no site: www.tvmundomaior.com.br; e no Youtube, conseguir-se o acesso a mais de cinco mil vídeos sobre a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec: www.youtube.com/tvmundomaior

 

Fonte: folder da TV Mundo Maior/FEAL; www.tvmundomaior.com.br

(Ex-presidente da FEB e da USE-SP)

 

Eliana Ivano, André Marouço, Cesar Perri, Sirlei Nogueira.

 

Gustavo Adolfo do Amaral Ornellas

(1885-1923)

Gustavo Adolfo Oscar do Amaral Ornellas nasceu no Rio de Janeiro a 20 de outubro de 1885, desencarnando na mesma cidade a 5 de janeiro de 1923, aos 37 anos.

Poeta, dramaturgo, jornalista e médium.

Trabalhou como funcionário público

Teve atuação dinâmica nos meios literários, destacando-se como autor da peça intitulada O Gaturama, premiada pela Academia Brasileira de Letras.

Amaral Ornellas atuou como médium de notáveis qualidades, sendo poeta de grande sensibilidade, além de festejado dramaturgo à sua época.

Talento brilhante, deixou dois volumes de Poesia, consagrados pela crítica coeva, além de copiosa literatura teatral e doutrinária.

Jornalista e Poeta de "Iluminiaturas", "Sombra", "Sempre Perene" e "Gaturano", e outros livros de boa poesia, tem sido no Grande Além, o verdadeiro Poeta do Evangelho.

Desenvolveu seus trabalhos no campo doutrinário junto à Federação Espírita Brasileira, tendo sido ainda diretor da revista Reformador.

Iniciou-se na Doutrina Espírita, no Centro Espírita "Fé Amor e Caridade Santo Agostinho", onde exerceu diversos cargos. Posteriormente, ingressou na Federação Espírita Brasileira, onde exerceu cargos de diretoria, foi membro da comissão de Assistência aos Necessitados, atuou como médium receitista e secretariou a revista "O Reformador".

Foi médium passista, tarefa que exerceu até aos últimos dias de sua vida, e autor de inúmeras poesias de cunho espírita.

Do Mundo Maior, Amaral Ornellas enviou, pelo médium Chico Xavier, numerosas jóias poéticas, incluídas em vários livros, entre eles: "Parnaso de Além Túmulo","Instruções Psicofônicas", "Vozes do Grande Além" e "Poetas Redivivos".

Oferta-nos ótimos sonetos alexandrinos e em quase todos, ressaltando os valores, os benefícios do Evangelho estudado segundo o Espiritismo e aconselhando-nos a entendermos o coração, servirmos e instruirmos, a fim de prepararmos o nosso futuro mais feliz no amanhã de nossa libertação do casulo de carne densa.

(Texto copiado de Autores Espíritas Clássicos)

 

AVE, MARIA!

Ave Maria! Senhora
Do Amor que ampara e redime,
Ai do mundo se não fora
a vossa missão sublime !

Cheia de graça e bondade,
É por vós que conhecemos
A eterna revelação
Da vida em seus dons supremos.

O Senhor sempre é convosco,
Mensageira da ternura,
Providência dos que choram
Nas sombras da desventura.

Bendita sois vós, Rainha!
Estrela da Humanidade,
Rosa Mística da fé,
Lírio puro da humildade!

Entre as mulheres sois vós
A Mãe das mães desvalidas,
Nossa porta de esperança,
E Anjo de nossas vidas !

Bendito o fruto imortal
Da vossa missão de luz,
Desde a paz da Manjedoura,
Às dores, além da Cruz.

Assim seja para sempre,
Oh! Divina Soberana,
Refúgio dos que padecem
Nas dores da luta humana.

Ave Maria! Senhora
Do Amor que ampara e redime,
Ai do mundo se não fora
A vossa missão sublime!

Livro Parnaso de Além-Túmulo - Chico Xavier  

 

Apresentação do “Menino” ao Templo. Óleo sobre tela por Ludovico Carracci.

Museu Nacional de Arte da Catalunha, Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

Monte das Oliveiras. Ao fundo, onde está a Mesquita de Omar,  ficava o Templo. Jerusalém, Israel, Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]