Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 14 de outubro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/14-10-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

13-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/13-10-2017.htm

12-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/12-10-2017.htm

11-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/11-10-2017.htm

10-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/10-10-2017.htm

09-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/09-10-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Gravura do século XVIII que reproduziu um baixo relevo encontrado em Autun, na França, representando "dois druidas"

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Two_Druids.PNG

Carvalho de Allouville, na Normandia.

Imagem/fonte: https://pt.wikibooks.org/wiki/Carvalho/Aspectos_culturais#/media/File:Allouville-chene.jpg

 

Desenho de 1755 representando o carvalho de Allouville, na Normandia, datado do século nove e tido como o carvalho mais antigo da França. Acredita-se que tenha testemunhado a passagem das tropas de Guilherme, o conquistador, que invadiram a Inglaterra em 1066. (Wikipedia)

Foto contemporânea do Carvalho de Allouville.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chnedallouville6.jpg

Chuva em uma floresta de Carvalho. Óleo sobre tela por Ivan Shishkin

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Shishkin_DozVDubLesu_114.jpg

Estátua em bronza de Sucellos, divindade da mitologia Celta entre o povo gaulês.

Museu Galo-Romano, Lião, França. Foto Ismael Gobbo.

 

Comecei a frequentar um Centro Espírita: e agora?

Almir Del Prette

São Carlos/SEOB

 

            Foi isso que me confidenciou recentemente um amigo de longa data. Ele ali parado à minha frente, aguardando que eu dissesse alguma coisa, enquanto esperávamos o ônibus. Eu, por minha vez, não sabia bem o que pensar sobre sua inesperada confidência. E ficamos os dois olhando um para o outro, por longo tempo que me pareceu uma eternidade. Ele na espera... Eu, surpreso e pela primeira vez não sabia o que falar sobre algo que penso conhecer bem: o Espiritismo. Agradeci aos céus que foi ele quem quebrou o silêncio, perguntando: “Acredita não”? “Acredito sim.” Respondi rapidamente.

            - Bem... Sei que com isso não estou salvo, porque no Espiritismo “nós” (sublinhou o nós) não acreditamos em inferno ou penas eternas. Não é mesmo?

            - Sim, sim é isso mesmo...

            -Já fui duas vezes ao centro, mas soube que você frequenta na quinta-feira. Agora já posso contar com uma ajudazinha espiritual, não é?

            Senti que devia ser franco com ele, até onde me fosse possível. Afinal ele sempre me respeitara enquanto espírita e eu o respeitava em sua posição de “não estou interessado”. Agora, entretanto, ele próprio é que me abordava confidenciando sua nova situação. Por uma fração de segundo revi os bons e maus momentos que alegraram ou entristeceram nossa convivência e disse:

            -Essa ajudazinha que você espera não vai ser maior do que aquela que você já vem recebendo.

            -“Cê” tá brincando comigo. Esse não é um bom momento...

            Interrompi sua fala, pois achei que precisava abrir o jogo com ele. Procurei ser bem verdadeiro, porém usando de palavras adequadas, torcendo para que ele compreendesse e mantivesse o mesmo propósito. Pedi que tivesse paciência e me escutasse com atenção.

            -Cara, se você começou a frequentar um centro espírita esperando operar mudanças em sua vida, você está tomando a decisão correta. Só que essa mudança é uma tarefa sua (sublinhei o “sua”). Ninguém vai realizá-la por você. A ajudazinha esperada pode ocorrer, conforme a direção que você imprimir em sua vida. Com frequência uma mudança de paradigma de nossas crenças pode até nos fazer sofrer mais ainda. A conversão é algo dolorida, que mexe muito com cada pessoa e afeta também o seu entorno.

- O que significa isso de entorno? Você é a primeira pessoa que eu conto. Nem mesmo falei em casa ou para... (mencionou a esposa).

- Esse é o entorno, você entendeu corretamente. Mais cedo que você pensa o pessoal vai ficar sabendo. Algumas pessoas vão apoiar outros não. Alguns vão comentar entre si e com você. Além desses, ainda tem o pessoal do mundo espiritual, que acompanha seus passos. Entre esses alguns vão se regozijar e outros nem tanto... Aos poucos você vai entendendo isso muito bem. Já entre os novos companheiros do centro alguns poderão convidá-lo para participar de seus trabalhos. Ajude no que for possível, mas vá devagar quanto ao que diz respeito ás mudanças. O pessoal do centro espírita ficará contente com sua participação, pois sua adesão deve corresponder a uma maior dinâmica nas atividades. Em outras palavras, não precisa esperar ser convidado para o trabalho. Se uma sala não estiver limpa pegue a vassoura e mãos à obra. Serviço não falta! Não espere moleza! Digo-lhe que às vezes sofremos mais do que antes, porque à medida que nos fortalecendo podemos carregar mais pesos e temos...

- Espere um pouco deixa eu lhe perguntar: como sei que de fato estou me tornando espírita?

- Ótima pergunta! Kardec propôs uma definição operacional para essa pergunta, o que é ser espírita.

- É mesmo? Lembro-me da necessidade de operacionalização quando na universidade. Fazíamos muitos exercícios, mas nunca pensei que A. Kardec, no século XIX, se preocupasse com uma definição operacional de ser espírita. Por favor, diga logo.

-Entre outras coisas Kardec disse que “o espírita só se reconhece pela sua transformação moral”. Veja bem, isso exclui o número de sessões que participou, palestras que proferiu, aulas de moral cristã que lecionou, salas e carteiras que limpou... Tudo isso é meio e pode ser facilmente aferido, mas a transformação moral só você pode avaliar, examinando sua consciência e seus comportamentos. Se você consegue ser mais compreensível hoje, do que foi no passado, se é mais delicado, menos arrogante você está operacionalizando sua conduta espírita.

-Legal cara. Então a gente se vê, na quinta-feira lá no Centro. Meu ônibus tá chegando. Obrigado pelos esclarecimentos e até lá...

 

 “Hogar Espírita Gregorio Anzoategui” , filial em Luque, Paraguai. Fotos Ismael Gobbo

 

Site da Federação Espírita Paranaense

Curitiba, PR

 

Acesse:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

Palestra programada para o C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE A

 

 SUELY MARIA PEREIRA.

 DA CIDADE DE

PENÁPOLIS

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 18-10-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " FÉ HUMANA E FÉ DIVINA "

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

Palestra na Broward Spiritist Society

Pompano Beach, FL, EUA

Palestra de segunda-feira, 16 de Outubro de 2017, em Pompano Beach, Florida, USA, às 8 p.m. (21 horas de Brasília) no Broward Spiritist Society, com transmissão pela internet no site www.browardspiritistsociety.com ou na fanpage do facebook da instituição.

 

 

(Informação recebida em email de Geraldo Lemos Neto)

 

PodSaber Espiritismo

Edição Comemorativa 100º.

 

Edição comemorativa do 100º Podcast do Portal Saber Espiritismo com Aíla Pinheiro AndradeDécio Iandoli JúniorGeraldo Lemos NetoJhon HarleyLaércio MeirellesFabio Meirelles, Eduardo Burin, Cristiano Alves, Leonardo Meirelles.http://24hson.com.br/open.php?M=30043&L=12&N=273&F=H&image=.jpgAmigos de Chico Xavier no I Encontro Sul Brasileiro dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra Espírita Cristã.

 

http://www.saberespiritismo.com/2017/10/podsaber-100-especial-comemorativo.html

 

 

 

(Recebido em email de Geraldo Lemos Neto)

 

Programação de teatro

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Seminário no C.E. Amor e Caridade

Alegre, ES

 

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Clovis Massi. Programação

Embú das Artes e Região do ABC, São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Conein 2017- Confraternização Espírita da Infância

Manaus, AM

 

 

 

Confraternização Espírita da Infância - CONEIN 2017

 

 

A Área de Infância e Juventude da FEA, promove no dia 22 de outubro , a Confraternização Espírita da Infância – CONEIN 2017.

O Evento tem como objetivo a Confraternização de Crianças de 3º Ciclo (11 e 12 anos) de Evangelização Infantil das Instituições Espíritas do Estado do Amazonas. Este ano com o tema “ Eu no mundo, fazendo a diferença” o evento iniciará as 08hs com programação para a criançada até as 16hs e será realizado na Fundação Allan Kardec - FAK .

Para participar da CONEIN 2017, é preciso que a criança esteja matriculada na Evangelização Espírita Infantil da Instituição Espírita. As inscrições estarão abertas até o dia 15 de outubro e podem ser realizadas pelo coordenador da Área de Evangelização Infantil da Instituição Espírita no site http://conein.feamazonas.org.br

 

 

 

(Informação em http://site.feamazonas.org.br/index.php/fea/177-conein/1903-confraternizacao-espirita-da-infancia-conein-2017)

 

54ª. COMETRIM

Uberlândia, MG

 

 

 

54ª COMMETRIM

UBERLÂNDIA/MG – 2017

INSCRIÇÕES: www.triangulomineiroespirita.com.br

 

ABERTURA:  3 de novembro às 20:00 – Local: C. E. Joana d’Arc – Rua Ituiutaba, 633 – B. Aparecida

CONFRATERNIZAÇÃO: 4 de novembro, a partir das 7:00 – Local: CDL – Av: Belo Horizonte, 1290 – B. Martins

 

P R O G R A M A Ç Ã O    G E R A L

DIA

ESPAÇO

A T I V I D A D E

03/11/17

Sexta-feira

 

PLENÁRIA

C. E. Joana d’Arc
 Rua Ituiutaba, 633
B. Aparecida

. 17:00 – início do credenciamento

. 19:30 – apresentação artística

. 20:00 – abertura da 54ª COMMETRIM – palestra: “O Livro dos Espíritos: 160 anos de Esclarecimento e Consolação” – expositor: Manoel Tibúrcio Nogueira (CRE Pontal – Ituiutaba)

04/11/17

sábado

PLENÁRIA

CDL
Av: Belo Horizonte, 1290 – B. Martins

 

 

PLENÁRIA

. 7:00 às 8:30 – credenciamento e café

. 8:30 – apresentação artística

. 9:00 – palestra com Afonso Chagas (Conselheiro UEM – BH)

. 10:00 – CONJUV – Conselho da Juventude Espírita da AME/Uberlândia

. 10:30 – palestra com Marta Antunes Moura (FEB)

. 12:00 – almoço

. 18:00 – momento artístico e encerramento da 54ª COMMETRIM

04/11/17

sábado

DEPARTAMENTOS

DIJ:

1- INFÂNCIA

 

 

 

 

 

 

 

 

. 8:30 às 10:30 – sala 1 – (6 a 8 anos) – Equipe de Uberlândia

. 10:30 às 12:00 – Equipe de Uberlândia

. 13:30 às 16:00 – Equipe de Ituiutaba

. 16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 às 18:00 – Equipe de Uberaba

. 8:30 às 10:30 – sala 2 – (9 a 12 anos) – Equipe de Uberaba

. 10:30 às 12:00 – Equipe de Ituiutaba

. 13:30 às 16:00 – Equipe de Tupaciguara

. 16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 às 18:00 – Equipe de Uberlândia

. 18:00 – momento artístico e encerramento da 54ª COMMETRIM.

04/11/17

sábado

 

 

2- JUVENTUDE

 

 

 

 

 

. 8:30 às 10:30 – oficina coordenada pelo Departamento Família – Tema: “Jovem espírita: do crush ao casar”

. 10:30 às 12:00 – Bate-papo com Afonso Chagas – Tema: “Lei de Conservação: Necessário e supérfluo”

. 12:00 – almoço

. 13:30 às 16:00 – oficina Equipe Santa Vitória – Tema: “Lei de Sociedade: laços de família”

. 16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 às 18:00 – oficina Equipe de Uberlândia e Uberaba – Tema: “Por que os pais não escutam direito?”

. 18:00 – momento artístico e encerramento da 54ª COMMETRIM na Plenária

04/11/17

sábado

 

3- EVANGELIZADORES

 

 

. 13:30 às 16:00 – Equipe DIJ/AME/CRE Uberlândia

. 16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 às 18:00 – Equipe DIJ/AME/CRE Uberaba

. 18:00 – momento artístico e encerramento na Plenária.

04/11/17

sábado

ASSISTÊNCIA FRATERNA

. 13:30 às 15:00 – Colaborador de Uberlândia: Eurípedes José de Moura – Tema: “As causas primeiras e o mundo dos Espíritos – Esclarecendo e consolando”

. 15:00 às 16:00 – APSE/AME/Uberlândia – Tema: Amor à vida – consolações e esperanças.

 . 16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 às 18:00 – Colaboradoras: Nara Lemos (Ituiutaba) e Ana Augusta (Prata) – Tema: “As leis morais na Assistência Fraterna”

. 18:00 – momento artístico e encerramento na Plenária.

04/11/17

sábado

MEDIUNIDADE

. 13:30 às 14:00 – Colaboradores: Nereu Nice Sousa (AME/Uberaba), José Eustáquio (AME/Uberlândia), Virgílio Cândido (AME/Araguari) - Dinâmica – Tema: Mundo Espírita ou dos Espíritos

. 14:00 às 16:00 – Marta Antunes Moura – Tema: “Mediunidade, Obsessão e Desobsessão”

.  16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 às 18:00 – Marta Antunes Moura - continua

. 18:00 – momento artístico e encerramento na Plenária.

04/11/17

sábado

COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA

. 13:30 às 14:45 – Colaborador Wilmar Divino (Ituiutaba) – Tema: “Novas Fronteiras da Divulgação”

. 14:45 às 16:00 – Colaborador Fausto Calábria (AME/Uberlândia) – Tema: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará – (Jesus)”

.  16:00 às 16:30 – lanche

16:30 às 18:00 – Colaboradora  Leonel Varanda (Uberaba) – Tema: “Estrutura Pedagógica e conteúdo de O Livro dos Espíritos”

. 18:00 – momento artístico e encerramento na Plenária.

04/11/17

sábado

ÁREA DE ESTUDOS DO ESPIRITISMO

(ESDE)

. 13:30 às 15:00 – Colaboradores: Equipe Área de Estudos do Espiritismo das AME/Uberaba e AME/Uberlândia – Tema: “Atividade prática sobre O Livro dos Espíritos”

. 15:00 às 16:00 – Tema: “Dinâmica relacionando O Livro dos Espíritos, às demais Obras Básicas e obras subsidiárias que a ele se referem”

.  16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 – Tema: “Momento de sensibilização sobre estudo, esclarecimento e consolação”

. 17:00 – Apresentação da Caravana Espírita de Sensibilização para o Estudo Doutrinário

. 18:00 – momento artístico e encerramento na Plenária.

04/11/17

sábado

FAMÍLIA

. 8:30 às 10:30 – Colaborador Joamar Zanolini (Uberaba) – apresentação do Deptº de Família junto à Juventude – Tema: “Do crush ao casar”

. 13:30 às 14:45 – Colaboradora Marina Baduy (Ituiutaba) – Tema: “A visão da família em O Livro dos Espíritos”

. 14:45 às 15:45 – Colaboradores Jesusmar Cândido e Lívia Nogueira (Ituiutaba) – Tema: “A responsabilidade da Casa Espírita na assistência à família”

.  16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 às 18:00 – Apresentação pelo DIJ – Setor Juventude – Tema: “Por que os pais não nos escutam direito?”

. 18:00 – momento artístico e encerramento na Plenária.

04/11/17

sábado

DIRIGENTES

. 13:30 às 16:00 – Colaborador Paulo Eugênio Brumano (Ubá) – Seminário – Tema: Capacitação de Trabalhadores

.  16:00 às 16:30 – lanche

. 16:30 às 18:00 – continuação do seminário

. 18:00 – momento artístico e encerramento na Plenária.

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Programação do Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec

Bruxelas, Bélgica

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/9ec77aed-1ea8-48d5-b4ab-8f89c5f7c93a.jpg

     Centre d'études Spirites Allan Kardec, asbl         

     Rue Louis Hap, 134

     1040 Bruxelles
     0491/74 92 34
     
http://bruxelles.cesak.org/

 

7ème Rencontre Spirite pour les enfants
 

Dimanche 5 novembre 2017
de 14h00 à 17h00


Les centre spirites CESAK, NEECAFLA et FSPL  ont le plaisir de vous inviter,
vos enfants et vous
à 

La 7ème rencontre spirite pour les enfants

Depuis 7 ans, nous organisons des journées inoubliables pour tous les enfants. Des sujets moraux profonds y sont abordés avec joie, jeux et amusements.


Cette année, le thème abordé sera: 
DIEU

Entrée gratuite
réservation jusqu’au 31 octobre
Nombre de places limitées



Lieu de la Rencontre:  Fédération Spirite de la Province de Liège
Rue Maghin, 43 - 4000 Liège
Info et réservation : 
[email protected] ou 0491 / 749 234

Avec le soutien de
l'UNION SPIRITE BELGE
 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/2de9402f-d9e8-404d-8056-4538cf952161.jpg

 

 

Copyright © 2017 Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL, All rights reserved.
 

 

Newsletter Dirigente Espírita

USE/SP

 

Acesse:

http://mailchi.mp/b2136b06ad7c/dirigente-esprita-newsletter?e=bce6fbd28f

 

 

 

Leia o “Caminheiros da Luz”

Acesse nos links

 

 

Amigos,

 

Nosso boletim "Caminheiros da Luz" do mês de outubro/2017, já está disponível.

 

https://www.4shared.com/office/kqgCIAcpei/Boletim_-_151_-out-2017.html

 

Visitem nosso blog

 

http://caminheirosdaluz.wordpress.com.

 

Inscrevam-se em nosso Camal no Youtube

 

https://www.youtube.com/channel/UCiemlx1pcEHlS_RCnrE_G4w

 

Ajudem na divulgação.

 

 Rastros de Luz

Acesse nos links

 



https://issuu.com/resenh/docs/rastros_de_luz_09

https://pt.slideshare.net/MRS/rastros-de-luz-09

https://pt.scribd.com/document/361400214/Rastros-de-Luz-09

https://www.4shared.com/web/preview/pdf/i7S1TQIrca

 

 

Regra de Paz

 

Pelo Espírito Casimiro Cunha. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Poetas Redivivos. Lição nº 56. Página 85.

 

Se queres felicidade,

Apoio, harmonia e luz,

Atende às indicações

De Nosso Senhor Jesus.

 

Começa o dia pensando

No que o dever determina

E roga, em prece, o roteiro,

Da Providência Divina.

 

Ergue-te cedo e, se falas,

Fala a palavra do bem,

Auxilia a quem te ouça,

Não penses mal de ninguém.

 

Se existe algum desarranjo

Em teu distrito de ação,

Conserta sem reclamar,

Não te lamentes em vão.

 

Trabalha quanto puderes

Que o trabalho é vida, em suma...

O tempo, igual para todos,

Não pára de forma alguma.

 

Se alguém te ofende, perdoa.

Quem de nós não pode errar?

Não há quem colha perdão

Se não sabe perdoar.

 

Trilhando a estrada sombria

De prova, rixa, pesar,

Acende a luz da concórdia

E ajuda sem perguntar.

 

Problemas? Dificuldades?

Aprendamos dia a dia

Que a bondade tudo entende,

Quem serve não se transvia.

 

Onde a tristeza se espalha

E a vida se ilude ou cansa,

Sê caridade, consolo,

Serenidade, esperança...

 

E, chegando cada noite...

Por sobre os caminhos teus,

Dormirás tranquilamente

Na bênção do Amor de Deus.

 

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Os peregrinos de Emaús.Pintura atribuida a L.B. de Champaígne.

Igreja “Primatiale Saint Jean-Baptiste”, Lião, França. Foto Ismael Gobbo

 

Nossos filhos

 

Uma notícia publicada na mídia nos fez pensar muito sobre a educação que damos aos filhos.

Relata que um adolescente de quinze anos, em Almeria, na Espanha, processou sua própria mãe, depois que ela lhe tomou o celular para que ele parasse de jogar e se concentrasse nos estudos.

A mãe queria que o filho deixasse o aparelho. Como ele não o fez, ela decidiu pelo confisco, com uso leve de força, segundo afirmou.

O garoto, inconformado, abriu uma acusação formal contra ela, junto ao ministério fiscal, por maus tratos domésticos.

Pediu, ainda, que passasse nove meses encarcerada, e arcasse com os custos processuais.

O caso foi parar nas mãos do magistrado penal que não só absolveu a mãe, como ainda lembrou que a lei exige que ela tome atitudes como aquela.

Disse que é dever dos responsáveis garantir que as crianças e adolescentes do país tenham boa educação.

  *   *   *

A questão da educação no lar gera muitas dúvidas em alguns pais e mães, que parecem não se haverem dado conta da tremenda responsabilidade que lhes cabe.

Aprendemos que grande é a influência que os pais exercem sobre o Espírito do filho após o nascimento.

Todos na Terra concorremos para o progresso uns dos outros, no entanto, os pais têm por missão desenvolver os Espíritos de seus filhos pela educação.

Isso constitui para eles uma tarefa, uma verdadeira missão.

Quando nasce uma criança, embora toda sua fragilidade, o Espírito que habita esse corpo pequeno e frágil, é antigo. Apenas está retornando à Terra para progredir.

Traz consigo, na forma de pendores e tendências enraizadas, as experiências vivenciadas em passadas existências.

Em razão disso, devemos, desde cedo, observar as ações, o comportamento dos filhos, a fim de conduzi-los pelo melhor caminho.

Fundamental dar-lhes responsabilidades gradativas para que aprendam a responder por seus atos.

Necessário estabelecer limites, a fim de conduzi-los à retidão moral e ética, preparando-os para a vida.

Por vezes, como pais desejamos poupar nossos filhos das dificuldades que tivemos que enfrentar. Então buscamos lhes satisfazer todos os desejos.

Salutar considerarmos que foram justamente as dificuldades pelas quais passamos que nos impulsionaram ao crescimento e à maturidade.

Portanto, nossos filhos devem aprender a lutar pelos objetivos que desejam alcançar, para melhor entenderem os mecanismos da vida.

E se a tarefa nos parecer demasiado pesada, não esqueçamos de que não estamos sozinhos nesse complexo desafio.

Deus é nosso Pai. Tanto quanto estabelece diretrizes para nós, com o objetivo de que progridamos um tanto mais, Ele se mostra atento às nossas necessidades.

Como Pai generoso, está a postos para nos auxiliar na educação dos nossos filhos, esses Espíritos que ao nascer trazem a confiança de que haveremos de lhes proporcionar o correto aprendizado.

Não os decepcionemos, mesmo que isso doa em nós, vez que outra...

Atendamos à nossa missão.

Redação do Momento Espírita, com narração de
fato publicado no artigo 
Final dos tempos, do jornal
O Diário do Noroeste, de Paranavaí, em
7 de abril de 2017.
Em 14.10.2017
.

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

Castro, PR. Foto Ismael Gobbo

 

Publicação do jornal Correio Fraterno

São Bernardo do Campo, SP

****************************************

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]