Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/25-10-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

24-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/24-10-2017.htm

23-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/23-10-2017.htm

21-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/21-10-2017.htm

20-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/20-10-2017.htm

19-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/19-10-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Hamwell Asylum. Londres

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/87/Hanwell_asylum.jpg

 

 A foto mostra o caminho do portão principal para o Asilo do Condado de Londres em Hanwell no final do período vitoriano c.1890. (Wikipedia)

Capela do Hamwell Asylum. 1875.  

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hanwellasylum.jpg

O fogo-fátuo e a serpente. Pintura por Hermann Hendrich.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Will-o-the-wisp_and_snake_by_Hermann_Hendrich_1823.jpg

Fogo fátuo.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fogo-f%C3%A1tuo#/media/File:Tulilautta3.jpg

 

 

Fogo-fátuo (do latim i̅gnis fatuus), também chamado de Fogo tolo ou, no interior do BrasilFogo corredor ou João-galafoice, é uma luz azulada que pode ser avistada em pântanosbrejos etc.

Na ciência moderna, é geralmente aceito que a maioria dos ignis fatuus são causados pela oxidação de fosfina (PH3), difosfano(P2H4) e metano (CH4) junto a ionização de suas moléculas formando o plasma. Estes compostos, produzidos pela decomposição orgânica, podem causar emissões de fótons. Uma vez que as misturas de fosfina e difosfano e inflamam-se espontaneamente em contato com o oxigênio no ar, seriam necessárias apenas pequenas quantidades para inflamar o metano, muito mais abundante, para criar incêndios efêmeros. Além disso, a fosfina produz pentóxido de fósforo como um subproduto, que forma ácido fosfórico em contato com vapor de água.[1]

(Wikipedia)

Dona Benedita Fernandes, de pé, à esquerda. Se curou de uma obsessão com ajuda do Espiritismo e se dedicou integralmente

a cuidar de crianças e  doentes mentais. Foto do arquivo do Hospital Benedita Fernandes. Araçatuba, SP.

]

Benedita Fernandes*, no centro da foto, com crianças em viagem a Mato Grosso, no ano de 1940

Foto do acervo do Hospital Benedita Fernandes

 

·         Benedita Fernandes foi uma grande liderança do movimento espírita em Araçatuba, SP.  Seu trabalho de

atendimento, muito amplo, se destacou no trabalho com crianças e doente mentais.

 

                                       

Questões bíblicas que são boicotadas, porque são espíritas

 

Publicado originalmente em coluna

de O Tempo, BH, MG.23/10/17

 

 

José Reis Chaves

 

 

Um exemplo bíblico que condena o contato com os espíritos dos mortos é o das leis mosaicas (não divinas) do capítulo 18 de Deuteronômio, em que Moisés diz que não deve haver entre os judeus quem se comunique com os espíritos dos mortos.

Todo mundo está cansado de ouvir essa proibição de Moisés. E, por oportuno, lembramos que ele proibiu essa prática de contato com os espíritos, porque o povo era muito ignorante desconhecendo totalmente as instruções necessárias para isso, além de haver charlatanice entre os médiuns. As leis mosaicas são 613 e que eram uma espécie de constituição do povo judeu e que não valem para os cristãos, como muita gente ainda supõe e crendo que até uma vírgula na Bíblia é de autoria divina. E lembramos que essa proibição de Moisés, ela própria, é uma prova da comunicação entre os espíritos dos mortos e nós, pois se Moisés a proibiu, é porque ela existe, ou alguém vai dizer que Moisés era doido e proibiu uma coisa que não existe!

Ao contrário, outra passagem mosaica, que, além de ser também mais uma das provas bíblicas de que nós podemos mesmo receber espíritos santos, ou bons, e não só maus, e que nos prova, igualmente, que as profecias podem ser feitas por espíritos, é o episódio que envolveu Heldade e Medade que recebiam espíritos e profetizavam (Números 11: 24 a 30). Ao serem eles denunciados a Moisés por Josué, Moisés os elogiou dizendo que tomara que todo o povo de Israel tivesse o dom deles, ou seja, o de receberem espíritos e profetizarem. Esse dom dos dois homens citados era o que se chama, a partir de Kardec, de mediunidade, e, para são Paulo, é o dom espiritual (do espírito santo da pessoa). Mas essa passagem nunca comentada pelos líderes religiosos, pois, ela é um fenômeno espírita. Recomendamos aos queridos leitores e leitoras dessa matéria que observem esse fato de que, realmente, nunca um líder religioso fala sobre ele. E outro texto da Bíblia sobre o qual se faz, também, um grande silêncio é o episódio acontecido com o médium e apóstolo Filipe (Atos 8: 26 a 31). Ele recebeu a visita de um anjo (espírito manifestante) que lhe disse: “Dispõe-te e vai para a banda do sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. Ele se levantou e foi”. Na estrada, ele encontrou-se com um homem numa carruagem. Esse homem era um alto funcionário da rainha etíope Cadance e que estava lendo um texto do profeta Isaias e que lhe foi explicado por Filipe.

O importante desse episódio é que Filipe recebeu um “espírito”, como está dito literalmente no versículo 29, “espírito” este que não é um espírito impuro (ainda não purificado), mas não é também o Espírito Santo trinitário dogmático ou Terceira Pessoa da Santíssima Trindade dos católicos e evangélicos. E isso nos deixa claro, também, que os apóstolos não conheciam o Espírito Santo dogmático, que, aliás, somente mais tarde, foi criado pelos teólogos trinitários. Essa passagem bíblica deixa-nos claro, igualmente, que Filipe era um médium, já que recebeu um “espírito”. E como estamos demonstrando nessa matéria, ela é mais uma das passagens bíblicas bloqueadas, na qual, praticamente, os líderes religiosos nunca falam, pois é mais um dos exemplos de espiritismo na Bíblia! Mas os espíritas estudiosos da Bíblia conhecem-na muito bem e muito a divulgam para todo mundo, do que muito este colunista gosta também de fazer!

 

O Batismo do Eunuco. Rembrandt

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d5/Rembrandt%2C_The_Baptism_of_the_Eunuch%2C_1626%2C_Museum_Catharijneconvent%2C_Utrecht.jpg

 

Batismo do eunuco da Etiópia

O relato então muda completamente. O mesmo Filipe recebe um chamado de um "anjo do Senhor" e seguiu para o sul, onde encontrou um eunuco etíope que era "alto funcionário de Candace, rainha dos etíopes". Ele estava lendo um trecho de Isaías"Como ovelha foi levado ao matadouro; E como um cordeiro está mudo diante do que o tosquia, Assim ele não abre a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; Quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra" (uma referência a Isaías 53:7-8). Quando eunuco perguntou sobre quem se falava, Filipe anunciou que era Jesus. Maravilhado, o eunuco pediu então professou sua fé e pediu para ser batizado ali mesmo.

Depois disto, segundo o autor, Filipe foi "arrebatado" e levado para "Azoto" (Asdode?) até chegar em Cesareia.

(Wikipedia)

                                       

5º. Movimento “Você e a Paz” com Divaldo Franco

Amparo, SP

 

22/10/2017



Apesar da chuva fina, milhares de pessoas se reuniram na Praça Pádua Salles para celebrar a paz. O 5º Movimento Você e a Paz, realizado em Amparo-SP, contou com mais de 500 voluntários na organização do evento, patrocínio da Química Amparo Ltda - Ypê e apoio da Prefeitura Municipal de Amparo. Camisetas e balões brancos foram distribuídos a todos os participantes do evento, para que pudessem percorrer as ruas da cidade, buscando a paz íntima.

Divaldo Franco abriu a caminhada saudando aos presentes e mencionando a felicidade imensa que era se reunir com pessoas que almejam a paz e que esta deve ser a maior meta da vida, porque de nada adianta possuir tudo e não ter paz interior. Disse ainda que se tivesse que escolher, escolheria primeiro a paz íntima e depois os valores, porque em paz pode-se desfrutar de tudo aquilo que se possui. Sem paz, os objetos tornam-se apenas adornos pesados e desagradáveis. Aproveitou, também, para ressaltar que na cidade de Concórdia, sul do Brasil, e em Paris, outras pessoas também estavam reunidas, nesta mesma data, para o movimento Você e a Paz.

 

A chuva cessou para que a caminhada pudesse ocorrer da maneira mais harmoniosa possível, em que os participantes, imbuídos das palavras consoladoras de Divaldo Franco, propuseram-se a refletir ainda mais sobre a paz. Era visível a alegria e o sentimento de paz que reverberavam entre os caminhantes presentes, em busca de reafirmar a paz íntima.

Após a o retorno à praça, o evento continuou com atividades gratuitas nos espaços de orientação jurídica, cafezinho da paz, interação, saúde, beleza, recreação para as crianças e leitura. Como encerramento do dia de atividades e palavras de paz, houve o show do cantor Guilherme Arantes.

Ao cair da tarde, por volta das 18h00, deu-se seguimento, no palco montado à praça, a profundas reflexões sobre a paz. A Sra. Ana Maria Veroneze Beira, organizadora do evento, agradeceu a presença de todos que estavam ali para ouvir as mensagens de paz que seriam trazidas por líderes religiosos. Pontuou que mesmo com os avanços tecnológicos, na atualidade, há um distanciamento dos valores ético-morais imprescindíveis para a construção da paz no mundo. Alertou para o fanatismo e a segregação que ameaçam a paz entre os povos, trazendo, como consequência, os desastres morais e materiais, em que muitas vidas são perdidas pela violência. Convida, aos ouvintes, a germinar gentileza, paciência, perdão e amor, vivenciando-os a cada momento da vida em pequenos gestos, pois a vida é a maior expressão do Amor de Deus pelo ser humano.

 

A seguir, Pastor José Lima, da Assembleia de Deus Ministério do Belém de Amparo, iniciou sua fala com a promessa de paz, em que, no terceiro milênio, o Amor aparecerá, enquanto as lágrimas desaparecerão e as dores cessarão, cabendo a cada indivíduo fazer seu papel para que a paz de Deus conserve o coração do homem.

Dom Luiz Gonzaga Fechio, Bispo Diocesano de Amparo, lembrou que o apelo desse evento se torna cada dia mais atual, pois somos nós os responsáveis pela paz. Cada indivíduo deve se responsabilizar pela sua parte no espaço que lhe cabe, a começar da própria família e sua vida pessoal. Assumir os compromissos com o bem comum, aos invés de delegá-los. Quem segue a Cristo, encontra a verdadeira paz, que só ele e jamais o mundo, pode dar. Paz, que Francisco de Assis acolheu e viveu como testemunho e que pode ser encontrada na mansidão e humildade de coração, em que o homem é chamado a salvaguardar o próprio homem. Encerra citando Gandhi: “não existe o caminho para a paz porque a paz é o caminho” e convida para que se faça qualquer ato de amor, por menor que seja, como ato de paz.

 

Divaldo Franco iniciou sua fala, narrando a história contida na obra O Girassol, de Simon Wiesenthal. Esta foi escrita depois de um período de muito sofrimento vivido pelo autor. Fala-se tanto de paz, mas essa é tão rara! O indivíduo belicoso, a sociedade agressiva, os trabalhadores do bem cansados e o religioso indiferente à dor ainda não encontraram a paz.

Wiesenthal, polonês e judeu, é levado, na segunda guerra mundial, ao campo de concentração de Mauthausen-Gusen, localizado próximo da cidade de Linz na Áustria, testemunhando o assassinato da sua avó e o embarque de sua mãe em um vagão de carga contendo mulheres judias idosas. Ele foi destacado para remover o lixo em um hospital para soldados alemães feridos na ofensiva dos aliados e enquanto trabalhava acercou-se dele uma enfermeira e certificando-se de que Simon era judeu lhe fez sinal para que a acompanhasse.

A enfermeira o levaria para visitar um soldado alemão gravemente enfermo, Karl Silberbauer, e que desejava falar com um judeu. Silberbauer tinha sido educado no cristianismo, porém, fascinou-se pelo discurso de Hitler. Nesta condição, havia cometido vários atos de barbárie. Estava atormentado e arrependido em seu leito de morte e solicitou a Wiesenthal, após narrar as atrocidades que fizera, ser perdoado por ele, um judeu. Simon Wiesenthal, diante de seu próprio sofrimento, não foi capaz de perdoar.

Karl Silberbauer solicitou também que Wiesenthal procurasse a sua mãe e lhe dissesse que estava arrependido e que morrera cristão. A isso, o autor do livro fora capaz de atender, porém jamais de perdoar um nazista.

 

Divaldo encerra a narrativa, perguntando ao público se seriam capazes de perdoar. Leva aos presentes a meditar sobre o perdão, refletindo que se fala tanto de paz e quando chega o momento de perdoar, apela-se para a razão, que estabelece os parâmetros do equivocado, do crime. Na atualidade, ainda se dispõe de leis imperfeitas para reeducar os criminosos. Divaldo Franco aconselha a perdoar em qualquer circunstância, pois a vítima merece ter paz: com o perdão para com um crime, liberta-se do tóxico criminoso que lhe foi injetado pelo bandido. Não se deve perder a razão de viver esperando uma vingança. O indivíduo merece paz, e para que a logre, é necessário que se perdoe.

Perdoar não é conivir com o crime. Este deve ser corrigido, educado; mas não cabe a vítima devolver o ultraje. Perdão é não devolver a ofensa. É necessário que se estabeleça uma jornada diferente da Wiesenthal, almejando, assim, o primado do perdão, da compaixão pelo outro. A verdadeira paz é a harmonia interior que nunca devolve aquilo que é danoso.

Fiódor Dostoiévski quando exilado na Sibéria, recebeu no trem um exemplar do Novo Testamento e ao ler sobre Jesus, escreveu obras incomparáveis. Afirma, em sua obra O Idiota, que a beleza salvará o mundo, porque Deus é Amor. Divaldo menciona esse é o Amor que produz, no perdão, a paz da consciência tranquila, do caráter régio e dos hábitos corretos. É através de uma conduta interior reta, que o mal dos maus não pode fazer mal. E convida a todos, inspirando-se em Mohandas Karamchand Gandhi, a ser esta paz que não tem caminho, mas que é o caminho.



Texto e fotos: Sandra Patrocínio

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

                                       

Programação no G.F.E. José Grosso e Maria João de Deus.

Três Lagoas, MS

 

 

 

(Informação recebida em email de Jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho [[email protected]])

                                       

Informativo FEBtv

Brasília, DF

 

Mala-direta virtual da FEBtv. Problemas para visualizar? clique aqui.

O sermão profético e a regeneração da Terra

O sermão profético está redigido em linguagem que impressiona e que, muitas vezes, traz uma imagem apocalíptica. Mas quando se compreende a tradição bíblica do apocalipse e os ensinamentos de Jesus é possível perceber algumas especificidades dessa literatura. Em palestra na Federação Espírita Brasileira, junto aos presidentes das federativas, Haroldo Dutra propõe uma interpretação possível sobre o sermão do monte (Matheus,24) e o relaciona com a regeneração do planeta. O palestrante menciona passagens do evangelho, explicando a grandeza da revelação do espiritismo e a razão de a doutrina ser o consolador prometido, como disse o Cristo.

Assista neste domingo, 22/10, às 20h, na FEBtv.
Também disponível em
DVD.


Você conhece o Gotas de Luz?

É o canal de assinantes da FEBtv! Tornando-se assinante, você poderá assistir palestras, seminários, videoaulas e documentários diretamente em seu computador, smartphone, tablet ou smartTV. E com a sua assinatura, você também estará contribuindo para a manutenção e expansão da tv espírita.

http://www.febtv.com.br/gotasdeluz


Transmissões ao vivo (horários de Brasília)

Encontro Estadual da Área de Atendimento Espiritual - CANAL 3
Dias 21 e 22 de outubro de 2017
Realização: Federação Espírita do Estado de Mato Grosso
Cuiabá - Mato Grosso

1º Seminário de Estudos Surdos Espíritas - CANAL 21
Dias 21 de outubro de 2017
Realização: União Espírita Mineira
Belo Horizonte - Minas Gerais

Spiritist Talks - CANAL 2
Dia 21 de outubro de 2017
Realização: Spiritist Society of Baltimore
Baltimore - MD - EUA

Acesse: www.febtv.com.br

 


Vídeos sugeridos

Encontro Fraterno
Reconcilização consigo mesmo, com a família e com Deus

Minha Nada Mole Encarnação
Prioridades

Livros que Iluminam
Boa Nova

 

 

Preços e condições válidos somente para compra por meio deste email. Caso haja diferença de preço ou descrição do produto entre este e-mail e o site, a condição válida e praticada será a do site. As imagens encontradas no e-mail são meramente ilustrativas. Os preços anunciados neste e-mail são válidos até 31/10/2017 ou enquanto durarem os estoques.

Você está recebendo este email porque está cadastrado em nossa mala-direta, de acordo com nossa Politica de Privacidade. Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail [email protected] ao seu catálogo de endereços.

Se não quiser mais receber nossos e-mails, cancele seu cadastro clicando aqui.

 

(Repassado em email por Nazareno Feitosa)

                                       

Palestra no Instituto de Difusão Espírita – IDE

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

                                       

USE-SP no facebook

acesse

 

Clicar:

https://www.facebook.com/USESP

 

 

                                       

Site da Federação Espírita Catarinense. Acesse no link

Florianópolis, SC

 

Clique:

http://www.fec.org.br/

 

 

                                       

Palestras com Anete Guimarães. Outubro/2017

São Paulo, capital e região

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

CEA - Lançamento: “A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo” – Allan Kardec. Buenos Aires, Argentina

 

Lanzamiento: "La Génesis, los milagros y las predicciones según el espiritismo" - Allan Kardec

 

Lanzamiento: "La Génesis, los milagros y las predicciones según el espiritismo" - Allan Kardec

Visualizar en el navegador

 


Si tenés alguna consulta, contestanos este mail.
 

 

 



This email was sent to [email protected]
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
CEA · Sánchez de Bustamante 463 · Ciudad Autónoma de Buenos Aires, - 1173 · Argentina

 

                                       

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)

Mapa de Acesso

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Palestra programada para o CEAC

Bauru, SP

 

(Informação recebida em email de Sidney Fernandes)

 

Palestra na Sociedade de Estudos Espíritas Vida

Pelotas, RS 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Soc Est Espiritas Vida [[email protected]])

 

Estreia no dia 26/10: Pelé - O Nascimento de uma Lenda

 

 

Imagem inline 1

 

https://www.youtube.com/watch?v=GOMlrXEflFs

 

PELÉ: O NASCIMENTO DE UMA LENDA | Trailer (2017) Legendado HD - ESTAÇÃO LUZ FILMES

www.youtube.com

 

 

 

 Conferência no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

PALESTRA: DETERMINISMO - CAUSA E EFEITO

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “Determinismo - causa e efeito” que se realiza no dia 27 de Outubro de 2017, pelas 21h00.

 

Este evento, com entrada livre e gratuita, terá lugar na sede desta Associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, Bairro das Morenas, Caldas da Rainha  (www.cceespirita.wordpress.com).

 

Fonte: Centro de Cultura Espírita (C. Rainha)

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP 

 

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

Devido a problema de conexão ficamos "fora do ar"....no decorrer da semana atualizaremos o INFO PAN e informaremos.

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 477

TRÊS LAGOAS/MS – 24 A 31/OUTUBRO/2017

INFO PAN 477 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

ÁGUA RASA /  BELA VISTA / CARANDIRU / IPIRANGA / JABAQUARA / JAÇANÃ / JARDIM ÂNGELA / LAPA / LIBERDADE / PARADA INGLESA / PARQUE VITÓRIA / POMPÉIA / SANTO AMARO / SÉ / TATUAPÉ / VILA CARRÃO / VILA GUARANI / VILA GUSTAVO / VILA ISOLINA MAZZEI / VILA MAFRA / VILA MORAES

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

                                                        

SÃO PAULO INTERIOR

ÁGUAS DA PRATA / AMERICANA / ARAÇATUBA / ARARAQUARA / ARARAS / ARUJÁ / ASSIS / BARRETOS / BAURU / BOITUVA / BRAGANÇA PAULISTA / CAÇAPAVA / CAMPINAS / CATANDUVA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

 FERNANDÓPOLIS / FRANCA / GETULINA / GUAIMBÊ / GUARUJÁ / GUARULHOS / ITÁPOLIS / ITATIBA / ITUPEVA / JACAREÍ / JAU / LINS / LORENA / MARÍLIA / MAUÁ / MIRASSOL / MOGI DAS CRUZES

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO / OSVALDO CRUZ / PALMITAL / PENÁPOLIS / PONGAÍ / PRESIDENTE PRUDENTE E REGIÃO / RANCHARIA / RIBEIRÃO PIRES / SALTO / SANTA FÉ DO SUL / SANTO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO JOÁO DA BOA VISTA / SÃO JOAQUIM DA BARRA / SÃO VICENTE / SOROCABA / TAUBATÉ / VOTUPORANGA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > CENTRO / COLÉGIO / ILHA DE PAQUETÁ / IRAJÁ / RECREIO DOS BANDEIRANTES

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > ARARUAMA / ARRAIAL DO CABO / CABO FRIO / CAMPOS DOS GOYTACAZES / DUQUE DE CAXIAS / ITAGUAÍ / NITERÓI / NOVA FRIBURGO / RESENDE / VOLTA REDONDA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > GUARAPARI / VITORIA

MINAS GERAIS > BELO HORIZONTE /  CARMO DO RIO CLARO / OURO FINO / POÇOS DE CALDAS / SACRAMENTO / UBÁ / UBERABA / UBERLÂNDIA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > APUCARANA / BALSA NOVA / CAMBÉ / CAMPO MOURÃO / CIANORTE / CURITIBA / FÊNIX / GOIOERÊ / JACAREZINHO / LONDRINA / PEABIRU / PONTA GROSSA / ROLÂNDIA / SANTO ANTONIO DA PLATINA  /  SÃO MIGUEL DO IGUAÇU / TERRA BOA / UBIRATÃ / WENCESLAU BRAZ

RIO GRANDE DO SUL > CRUZ ALTA / OSÓRIO / PORTO ALEGRE

SANTA CATARINA > BALNEÁRIO CAMBORIÚ  / FLORIANÓPOLIS / ITAJAÍ / JOINVILLE / PENHA / SÃO JOSÉ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA / CEILÂNDIA NORTE / CEILÂNDIA SUL

GOIÁS > GOIÂNIA

MATO GROSSO DO SUL >  CAMPO GRANDE / DOURADOS / MATO GROSSO DO SUL / PONTA PORÃ / TRÊS LAGOAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA > SALVADOR

PERNAMBUCO > BELO JARDIM / CAMARAGIBE / JABOATÃO DOS GUARARAPES / OLINDA / PAULISTA /  RECIFE / SÃO LOURENÇO DA MATA

SERGIPE > ARACAJU

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

CEARÁ > FORTALEZA

RIO GRANDE DO NORTE > MOSSORÓ / NATAL

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

PARÁ > BELÉM

RONDÔNIA > PORTO VELHO

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/

 

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA > BUENOS AIRES

BELGICA > BRUXELLES

DINAMARCA > GRÄSTEN / HARLEV V/ AARHUS / LOGSTOR / SILKEBORG / SKANDEBORG

ESPANHA > ANDALUZA / HUELVA / VIGO

ESTADOS UNIDOS > ESTADOS UNIDOS / LONG BRANCH / NEWARK (FL) / NEW YORK

FRANÇA > FRANÇA

PORTUGAL > ALGÉS / ALMADA / LISBOA / OVAR / PORTUGAL

SINGAPURA > SINGAPURA

VENEZUELA > CARACAS

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

 

Respeitando seu direito, não desejando mais receber este informativo envie-nos um e -mail solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

         

 

(Com informações de Décio Bressanin)

 

Publicação da RIE- Revista Internacional de Espiritismo

Matão, SP  

 

A Menina Índigo

 

Este mês reservou mais uma grande estreia para o cinema brasileiro com temática espiritualista. Em 12 de outubro chegou ao circuito nacional o longa-metragem A Menina Índigo, uma coprodução da Cinética Filmes, Inspired, Naymar Produtoras Associadas, Mar Produções, Erlanger Comunicação & Arte e Film Connection Distribuidora. Estrelam o filme grandes nomes do cinema e da televisão no Brasil: Letícia Braga, revelação mirim da minissérie Justiça (2016), é a protagonista; completam o elenco Murilo Rosa, Fernanda Machado, Paulo Figueiredo, Xuxa Lopes, Eriberto Leão, Luiz Antônio Pillar e Renato Prieto. A direção é de Wagner de Assis, criador da Cinética Filmes, que escreveu e dirigiu os longas-metragens A Cartomante (2005) e o sucesso Nosso Lar (2010), além da novela Além do Tempo (2015), como colaborador de Elizabeth Jhin, e a minissérie Rondon, o Grande Chefe (2015). Também produz e dirige documentários e em breve iniciará as filmagens de Os Mensageiros – continuação de Nosso Lar – e da cinebiografia de Allan Kardec.

Wagner foi o entrevistado do mês de outubro da RIE – Revista Internacional de Espiritismo, e falou sobre a produção de A Menina Índigo e como este filme pode provocar a reflexão necessária sobre a renovação dos métodos educacionais.

 

Confira e assine já: www.oclarim.com.br

 

 

assinatura-cassio-email

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Cássio - Casa Editora O Clarim [[email protected]])

 

Um pouco de compaixão

 

É verdade que algumas vezes nos irritamos com aquele que vem nos bater à porta de casa, nas horas mais inconvenientes, a nos pedir coisas.

Acontece de nos incomodarmos com alguém que nos aborda na rua, a pedir um trocado, algo para comer, umas moedas.

Às vezes, somos intolerantes com aquele que insiste em solicitar algo no sinaleiro, na calçada, cruzando nosso caminho nos momentos de maior pressa.

É comum julgarmos aquele que pede, o que estende a mão aguardando moedas, o que faz da esmola a fonte de sobrevivência.

Fazemos análises rápidas, usamos de conclusões que se tornam chavões, e rotulamos essas criaturas.

Poucas vezes refletimos sobre o que teria levado essa ou aquela pessoa a essa situação de mendicância.

Não encontramos tempo para outras análises e possibilidades para avaliar melhor a situação.

Raramente nos colocamos em seu lugar, num exercício de empatia e compreensão.

Alguns ali estão porque se deixaram levar no roldão dos vícios, perdendo família, emprego, relações sociais.

Outros viram o desemprego desestruturar sua vida, jogando-os à margem da sociedade, sem recursos para manter-se e manter aos seus.

Outros trazem histórias de vida difíceis, de famílias complexas, sem terem tido acesso aos bancos escolares, impedindo que muitas oportunidades lhes surgissem no caminho.

Enfim, eles estão ali, vivenciando suas dores.

De um modo geral, pensamos que aquele que quer, que tem força de vontade, que se esforça, consegue superar toda e qualquer adversidade.

Sim, pode ser verdade. Mas, nem sempre. É verdade para aqueles com resistência emocional, com estrutura intelectual, com um caráter mais forjado e sólido.

Contudo, são muitos os frágeis, que sucumbem às próprias agruras, sem forças para se erguerem.

Já pensamos, em algum momento, se nós seríamos fortes, bravos, corajosos, se revezes semelhantes nos alcançassem?

Se tivéssemos nascido em um lar desestruturado, se tivéssemos nos deparado com a fome, a miséria, se não tivéssemos nenhuma referência positiva, conseguiríamos tudo superar?

Talvez se, em nossas reflexões, andarmos por essa via, ela nos ajude a termos um pouco de empatia.

E, assim procedendo, colocando-nos no lugar desses que mendigam, possamos substituir, por um momento que seja, nosso julgamento apressado por um pouco de compaixão.

Seria tão salutar se pudéssemos oferecer, a esses que passam por tantas dificuldades, um olhar de compaixão.

Com certeza lhes faria bem que os olhássemos no fundo dos olhos, como irmãos, que verdadeiramente são.

Um sorriso, um olhar de compreensão, um aceno ou um cumprimento, podem mudar o seu dia.

Façamos esse exercício.

Esvaziemos um tanto nossos corações dos frios julgamentos que colecionamos, para nos propormos a uma outra análise.

Poderemos fazer isso um dia, outro dia, ao menos para uma pessoa. Será o início de um bom exercício, que poderá se desenvolver, em nossa intimidade, na sequência das semanas.

E, com certeza, fará muito bem a quem perdeu sua autoestima, há muito tempo, ser olhado como um ser humano, alguém credor de um cumprimento, de um aceno, um sorriso.

Pensemos nisso.

 Redação do Momento Espírita
Em 24.10.2017.

 

 

(Copiado do site Feparana)

O jovem mendigo. Óleo sobre tela por Bartolomé Esteban Murillo.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6e/Bartolom%C3%A9_Esteban_Murillo_-_The_Young_Beggar.JPG

 

 

Sem desânimo

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Paz e Renovação. Lição nº 30. Página 89.

 

Se você deixou de trabalhar, entrando em desânimo, examine o tráfego numa rua simples.

Ônibus, automóveis, caminhões, ambulâncias e viaturas diversas passam em graus de velocidade diferente, cumprindo as tarefas que lhes foram assinaladas.

Nenhum veículo segue sem objetivo e sem direção.

Observe, porém, o carro parado, fora da pista. Além de constituir uma tentação para malfeitores e um perigo no trânsito, é também um peso morto na economia geral, porquanto foge do bem que lhe cabe fazer. Entretanto, se o dono resolve recuperá-lo, aparecem de pronto, motoristas abnegados, que se empenham a socorrê-lo.

Considera a lição e não gaste o seu tempo, acalentando enguiços na própria alma, que farão de você um trambolho para os corações queridos que lhe partilham a marcha.

Qual acontece ao veículo mais singelo, você pode perfeitamente auxiliar nos caminhos da vida, arrancar um companheiro dessa ou daquela dificuldade, carregar um doente, transportar uma carta confortadora, entregar um remédio ou distribuir alimento.

Se você quiser, realmente, largar o cantinho da inércia, rogue amparo aos Espíritos Benevolentes e Sábios que funcionam, caridosamente, na condição de mecânicos da Providência Divina, e eles colocarão você, mas para que isso aconteça, é preciso, antes de tudo, que você pense em servir, dispondo-se a começar.

 

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Av. Nove de Julho. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]