Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 28 de outubro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/28-10-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

27-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/27-10-2017.htm

26-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/26-10-2017.htm

25-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/25-10-2017.htm

24-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/24-10-2017.htm

23-10-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/23-10-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Experiência de levitação com concurso da médium Eusapia Palladino

Como controladores os professores Cesare Lombroso e Charles Richet

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Eusapia_Palladino#/media/File:Eusapia_medium.jpg

Prancheta para escrita psicográfica. Médiuns com mãos sobre a prancheta.

Imagem/fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabuleiro_ouija

O Livro dos Espíritos, assinado por Allan Kardec. Edição de 1860.

A primeira edição foi lançada aos 18 de abril de 1857.

 

Futuro e nós

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Algo Mais. Lição nº 01. Página 10.

 

Cada noite, habitualmente, agradeces a Deus por mais um dia e, quase sempre, refletes no amanhã.

De que ingredientes se nos formará o futuro?

Embora, em muitas ocasiões, os homens a procurem, no lado externo da existência, a resposta está sempre em nós mesmos.

À medida que se nos amplia a maturidade interior, reconhecemos que a evolução é um caminho em formação para o alto, em nos reportando ao progresso do espírito.

Diariamente edificamos. E edificamos, em nós e por fora de nós, a cooperação que nos cabe no engrandecimento da vida.

Em vista disso, se nos propomos a encontrar o amanhã melhor, cogitemos disso hoje.

Comecemos, avaliando a importância de compreender e servir.

Esqueçamos ressentimentos e sombras, lembrando-nos de que a prática do amor é trabalho para todos os dias.

Não reclamemos dos outros, aquilo que possamos fazer por nós mesmos.

Entendamos que os nossos problemas não são maiores do que muitas das dificuldades que afligem os semelhantes.

Melhoremos a nós próprios, a fim de que as nossas experiências se elevem.

Vejamos em cada criatura um mundo à parte e, por isso, aceitemos os nossos companheiros de caminho, tais quais são, sem exigir-lhes demonstrações de santidade ou grandeza.

Busquemos o trabalho constante, no bem de todos, por ação capaz de impulsionar-nos para adiante, livrando-nos de fixações pessoais em grades de sombra.

E atentos ao valor do tempo, avancemos, sem nos marginalizarmos nas perturbações das horas vazias.

O nosso futuro está sendo articulado neste instante por nós mesmos. Façamos agora o melhor ao nosso alcance, porque o amanhã para nós será sempre o nosso hoje passado a limpo.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Amanhecer em Machu Picchu. Perú. Fotos Ismael Gobbo

 

 Programação do C.E. Luz, Fé e Caridade

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

 Palestra no NEAP- Núcleo Espírita Amor e Paz

Marília, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

 XVI SEMEAR – Semana Espírita de

Araxá, MG

 

 

(Informação recebida em email de Joao Marchesi [[email protected]])

 

Divaldo Franco. Encontro Fraterno 2017

Praia do Forte, BA

Encontro Fraterno com Divaldo Franco 2017

Bahia, 26 de outubro. Noite

Abertura

No período noturno, com a presença de mais de 660 inscritos, a vigésima edição desse magnífico evento de caráter internacional, que mobiliza espíritas e simpatizantes, teve seu momento de abertura marcado pela homenagem aos 20 anos dessa grandiosa e bem-sucedida realização, iniciada em 1997 com 255 presentes. O dia do nascimento de Nilson de Souza Pereira, o Tio Nilson, 26 de outubro, quando completaria 93 anos de idade foi relembrado, homenageando-o carinhosamente. A beleza e a harmonia das músicas, belamente interpretadas, elevando o padrão emocional dos presentes, criou um ambiente de confortável equilíbrio.

Após cumprimentar e acolher os participantes, Divaldo Franco, falando sobre a temática do encontro, A jornada heroica da alma, deixou uma pergunta para ser respondida por cada participante até o final do evento: - O que te falta para tornar-se um herói? Fixando-se na mensagem do monte, as bem-aventuranças, o destacado médium e orador espírita frisou a comunhão de Jesus com Deus no alto da montanha, e a necessidade dos amigos para que se possa enfrentar as vicissitudes da vida, assim como Jesus se fez rodear de amigos naquele sublime momento, os seus diletos discípulos.

Moisés e Elias, o fardo e o jugo, o amor e a caridade são eventos magnos – personalidades e ensinamentos - que transformaram a humanidade, que nunca mais foi a mesma após a mensagem exemplificada pelo Mestre de Nazaré. Um dia não mais haverá lágrimas e dores, pois que o homem, vencendo a montanha dos desafios, das dificuldades, da solidão, comungará com Deus.

No mundo, Jesus viveu para o homem, amigo e solícito para com seus irmãos, conquistou os seus corações, jamais contaminando-se. Suas ações foram de acolhimento e esclarecimento aos desvalidos, aos sofredores, miseráveis e doentes da alma, aos cegos e leprosos, doando a sua paz, como só Ele pode dar. A Sua jornada foi heroica, tornando-se ponte para os necessitados de toda ordem. Encerrando esse primeiro momento, Divaldo suplicou ao Mestre a ajuda para carregarmos a nossa cruz afim de tornar-nos, também, heróis do amor, dulcificando-nos no trabalho em favor do próximo.

Convidando um quarteto de profissionais da área da saúde, Divaldo entabulou um esclarecedor diálogo, dirigindo perguntas que objetivavam respostas sobre a construção de uma jornada de um herói na atualidade. Cláudio e Iris Sinoti, psicoterapeutas; Patrícia, médica geriátrica; e Juan Danilo Rodriguez, médico de família e psicólogo, equatoriano residente em Quito, se esmeraram em definir o herói, suas dificuldades, a necessidade do amor e do autoamor, a contribuição espírita para a construção desse herói adormecido no imo de cada um, o autoconhecimento, livrando-o da ignorância de si mesmo, sendo chamado a entrar em contato consigo, encontrando a força moral para a construção do homem de bem, o homem da nova era.

O homem, ainda mergulhado nas sombras, isto é, na ignorância, principalmente de si mesmo, deve amar-se, libertando-se de suas marcas antigas. As doenças não devem se constituírem em propriedades dos que as possuem, mas, fazendo delas as amigas facilitadoras do equilíbrio e da harmonia. O autoencontro, o desenvolvimento da força interna para descobrir o amor a si mesmo, aceitando as ingerências da vida, o envelhecimento, são etapas que contribuirão para a construção do herói desejável. Possuir a consciência dos valores e qualidades éticas, desenvolvendo características humanas, colocando-as a serviço do bem, do amor, amando-nos uns aos outros, tornando-nos melhores hoje do que fomos ontem. Assim se constrói um herói.

Narrando o Poema Meu Deus e meu Senhor, de Amélia Rodrigues, Divaldo Franco encerrou a magnífica abertura do Encontro Fraterno, edição 2017, a vigésima, sob calorosos aplausos.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Divaldo Franco. Encontro Fraterno 2017

Praia do Forte, BA

Encontro Fraterno com Divaldo Franco 2017

Praia do Forte, Bahia, 27 de outubro. Manhã

Nas confortáveis instalações do IberoStar - Hoteis & Resorts, o Encontro Fraterno com Divaldo Franco teve continuidade, desenvolvendo o tema: A jornada heroica da alma. Preparando os corações a cantora lírica Anatasha Meckenna, melodiosa, recepcionou o público, ofertando-lhe canções inigualáveis em harmonia e letra.

Divaldo Franco, superando seus momentos de dores e desconfortos físicos, destacou que os amanheceres são de luzes e belas musicalidades, embora a voz do mundo chegue aos ouvidos das criaturas de forma tonitruante e perturbadora, a beleza interior e a serenidade e esperança no porvir ditoso devam ser construídas com coragem e desassombro. Alguns, salientou o nobre orador, o vazio existencial é necessário para que a plenitude seja alcançada.

Foram lançados, em comemoração aos vinte anos de Encontro Fraterno com Divaldo Franco, três novas obras. Em Busca da Iluminação Interior, de Joanna de Ângelis com psicografia de Divaldo Franco e comentários dos psicoterapeutas Cláudio     e Iris Sinoti. De Alvaro Chrispino o título é Família(s): uma visão espírita sobre os novos arranjos e as velhas buscas. O terceiro lançamento leva a assinatura de Luis Hu Rivas cujo título é: Meus amigos Divaldo e Nilson. Essa obra é destinada ao público infantil.

Para destacar ser possível tornar-se alguém herói, Divaldo Franco, com uma narrativa emocionante, apresentou a história de luz e amor de uma pária hindu, contada na obra Muito Além do Amor, de Dominique Lapierre. A jovem que enfrentou os sofrimentos físicos e morais mais cruéis em sua infância e juventude, encontrou a libertação de suas dores na entrega total de sua vida ao Cristo, amando a todos os seres incondicionalmente e dedicando-se integralmente ao alívio dos sofrimentos de seus irmãos em Humanidade. Ananda, em Sânscrito significa alegria.

Tocando em profundidade os corações dos ouvintes, Divaldo foi conduzindo o público nessa jornada heroica de Ananda, que apesar dos inúmeros obstáculos enfrentados, inclusive a rejeição da família ao identificá-la portadora de lepra, ministrou-lhe veneno, sobrevivendo ainda. Prostituída, abandonada, degradada moralmente, foi recolhida pelas mãos perfumadas pela caridade de Madre Teresa de Calcutá.

Tornada freira na ordem de Madre Teresa, esposando espiritualmente Jesus, Ananda doou-se por inteiro, servindo incondicionalmente, dominando seus medos, iluminando as sombras interiores com as luzes do amor, tornou-se heroína de si mesma. Onde estivesse a miséria humana exposta em forma de enfermidades infectocontagiosas lá era possível encontrar a dedicada servidora do Mestre de Nazaré que aprendeu a amar amando-se e amando o necessitado que encontrava pelo caminho, distribuindo o pão da vida ofertado por Jesus.

Falando de si, abrindo sua alma generosa, Divaldo Franco, envolto em profunda emotividade destacou suas experiências, dizendo que é possível ser feliz, com paciência, não se rebelando contra as provas, testemunhando, amando. A felicidade é a esperança que se concretiza todos os dias da era nova que já começou. Os cataclismos serão morais, as crises serão individuais, sentenciou o orador cativante, devendo cada qual lapidar o diamante bruto que ainda é, preparando ao mesmo tempo o caminho para os que vem após.

Seremos felizes, na paz profunda do ser, até transitarmos sem empeços nos dois planos da vida, com coragem, sem mágoas, sem dúvidas e temores, Jesus nos aguarda. Heroico, deseja ver-nos triunfar, silenciando a alma, cantando louvores a Deus. Divaldo, envolvendo a todos em profunda ternura, incentivou a fazermos a jornada heroica para domar as sombras, fazendo brilhar a luz interna, tornando-nos heróis de nós mesmos e para os demais, servindo o Cristo onde nos encontrarmos.

Visivelmente, todos emocionados e vibrando os corações nas faixas da alegria e da felicidade, guardando a certeza do porvir ditoso, muitos, com seus olhos marejados de lágrimas, sentiram as belezas do amor a penetrar a intimidade, agradecendo o encontro afetuoso que Divaldo promoveu a serviço de Jesus.

 

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 Unifesp/Nuse. Ciclo de Palestras sobre Saúde e Espiritualidade. São Paulo, SP

Imagem inline 1

 

(Informações recebidas em email de sandra claro [[email protected]])

 

                                                                               

Palestra no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

--

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço.



Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:
www.searajoannadeangelis.org.br

(Informações recebidas em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

                                                                               

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP

 

 

 

 

**********

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

                                                                   

Palestra na Casa da Prece “Chico Xavier”

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

                                                                   

Registro. Semana Espírita de

Santo André, SP

"Educação e Caridade para construção de um mundo de paz" é o tema central da 66a. Semana Espírita de Santo André, promovida pela USE Municipal de Santo André. Na noite do dia 26 de outubro, Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da USE-SP e da FEB) foi o conferencista, abordando o tema central do evento. Houve apresentação do Coral Tema. No Ginásio de Esportes do Parque Regional Prefeito Celso Daniel, estavam presentes espíritas das diversas Casas e dirigentes das USEs Municipal e Regional. Entre estes, o casal Miguel Sardano, de tradicional instituição local. Houve exposição de livros espíritas e um estande sobre "Evangelho no Lar", que há muitos anos Luiz Cláudio Silva, desta cidade, promove em diversos eventos do Estado e do país. O evento prossegue com palestras de José Antonio Luiz Balieiro (SP), William Sanchez (SP) e Ana Tereza Camasmie (RJ).

(Semana Espírita de Santo André, SP: mesa com Cesar Perri (E); palestra Cesar Perri; Evangelho no Lar:Cesar Perri e Luiz Claudio Silva; com dirigentes)

                                                           

 Boletim Informativo do C.E. Ismênia de Jesus

Santos, SP

Acesse:

http://ismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Boletim_277_bim.pdf

 

                                                                               

Informativo do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

Avisos

DATA

DIA

HORA

EVENTO

 

Todas as quintas

19h30 – 21h30

Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi,

As reuniões deste grupo não tem caráter religioso e tem por objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

03/12

Domingo

12 -15h30

Almoço de Domingo – Nesta data realizaremos mais um delicioso almoço no Restaurante Terraço Paulistano, na Chácara Sto. Antônio, com objetivo de captar recursos para manutenção e reformas da nossa casa. Participe, convide seus amigos e familiares para estarem juntos conosco nesta data. Maiores informações na recepção

 

PROXIMAS PALESTRAS

DATA

DIA

HORA

EXPOSITOR

TEMA

25/out

Quarta

20h

Katia Penteador

USE - SP

Que fazeis de Especial

28/out

Sábado

15h

Rafael Peregrino

CE Zilda Gama

Aguardando

31/out

Terça

9h

Silvia Valente Ricci

CE Zilda Gama

Livre

20h

Daniel ferreira

CE Zilda Gama

Tema Evangélico

01/nov.

Quarta

20h

Rai e Valter

AA Superquadra Morumbi

A importância do grupos anônimos no auxílio aos adictos e suas famílias

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

 

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Jantar Beneficente do Maria Dolores

Jales, SP

Jantar beneficente

oportunidade de aproveitar boa comida, boa companhia e ajudar as nossas causas

 

 

Ao contrário da nossa alegria em servir, os convites são limitados

Adquira já seu convite com um(a) trabalhador(a) da Casa de Madô, pois excepcionalmente neste jantar, não reservaremos ingressos tampouco venderemos na hora do evento!

É sempre bom lembrar que os recursos advindos destas promoções mensais sustentam também nossas atividades assistenciais com o Departamento de Promoção Humana (doação semanal de sopa, cestas básicas, etc.), daí por quê capricharmos tanto.

Sejam sempre bem-vindos aos nossos corações!

Diretoria Executiva
Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores

 

Copyright © 2017 Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, All rights reserved.
Por que recebeu este e-mail? Você recebe este e-mail por ter se cadastrado em nosso site ou junto ao nosso Departamento de Comunicação. Caso queira se descadastrar, fique à vontade para fazer o procedimento indicado no rodapé deste e-mail.

Endereço:

Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores

Rua Dezenove, 768, Jales - São Paulo, República Federativa do Brasil

Jales, São Paulo 15700-666

Brazil


Add us to your address book



Quer mudar a forma que recebe estes e-mails?
Você pode 
atualizar suas preferências ou sair desta lista.

Email Marketing Powered by MailChimp

 

Morrer lentamente

 

Morre lentamente quem não sorri para uma nova manhã, quem esqueceu de olhar as estrelas na noite anterior e quem não se encanta com a grandiosidade da natureza à sua volta.

Morre lentamente quem não encontra graça em si mesmo, quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor, ou não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem faz da televisão seu guru, ou sua única companhia.

Morre lentamente quem não toma iniciativa alguma quando está infeliz com seu trabalho, quem não arrisca nem um pouco que seja, para ir atrás de um sonho.

Morre lentamente quem passa os dias se queixando de sua má sorte ou da chuva incessante ou do sol intenso.

Morre lentamente quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, quem não pergunta sobre um assunto que desconhece, ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.

Morre lentamente quem não mais agradece a Deus pelos filhos que lhe deu, ou pelos pais que o receberam neste mundo.

Morre lentamente quem não retribui o sorriso de um bebezinho, e quem não acha fascinante a forma pela qual chegamos todos a este mundo.

Morre lentamente quem não abraça, quem não beija, quem não expressa carinho de alguma forma – mesmo que através de um olhar.

Morre lentamente quem é adepto de expressões como este mundo não tem jeito mesmo, ou a coisa está cada dia pior.

Morre lentamente quem se desespera com a perda de um amor, e não consegue perceber que há muitos que podem ser amados por nós, e muitos que podem nos amar profundamente.

Morre, sem perceber, dia após dia, quem não se dedica à felicidade de alguém, quem não se doa, quem não divide o que tem - material e espiritualmente – com outras pessoas.

*   *   *

Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar.

Estar vivo pressupõe agir, e não apenas reagir. Toda reação é perigosa, pois comumente não passa pelo processamento seguro da razão.

Estar vivo implica em fazer avaliações constantes, não avaliações dos outros, mas de nós mesmos e de nosso viver.

Quem não se avalia perde grandes chances de se aprimorar, de poder mudar de rumo quando percebe que a direção poderia ser outra.

Estar vivo significa: entusiasmo - carregar Deus em nossa alma, levar a certeza de Sua presença em nossas vidas e a vontade de conquistar os altos páramos da felicidade.

*   *   *

Vivo para que o sol tenha sentido, e é minha luminescência que ele espelha e devolve ao orbe, agradecido.

Vivo para que a chuva lave o ar, e leve volte ao éter com meu perfume elegante, de árvore vigorosa de seiva sã.

Vivo para que o amor tenha vazão, e não deseje razão – pois de condição o amar não precisa.

Vivo para florescer outros jardins, e sem perceber o meu se abarrota de lírios, ciclames, girassóis...

Vivo cada dia como se fosse cada dia. Nem o último nem o primeiro - o único.

Redação do Momento Espírita, com base no
texto 
Quem morre, de Martha Medeiros.
Em 27.10.2017.

 

(Copiado do site Feparana)

Crepúsculo no Rio Tietê. Região de Buritama/Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo

 

Oração de São Francisco

 

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz

Onde houver ódio, que eu leve o amor

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão

Onde houver discórdia, que eu leve união

 

Onde houver dúvida, que eu leve a fé

Onde houver erro, que eu leve a verdade

Onde houver desespero, que eu leve a esperança

Onde houver tristeza, que eu leve alegria

Onde houver trevas, que eu leve a luz

 

Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado

Compreender, que ser compreendido

Amar, que ser amado

Pois é dando que se recebe

É perdoando que se é perdoado

E é morrendo que se vive

Para a vida eterna

 

(Fonte: https://www.letras.mus.br/fagner/255575/)

 

 

Ouça a Oração de São Francisco interpretada pelo cantor Fagner

Acessando: https://www.letras.mus.br/fagner/255575/

 

 

Estátua de São Francisco de Assis

Praça de Cagliari, Sardegna, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]