Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 06  de setembro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/06-09-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/06-09-2017.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

05-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/05-09-2017.htm

04-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/04-09-2017.htm

02-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/02-09-2017.htm

01-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/01-09-2017.htm

31-08-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/31-08-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

Poltergeist.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Poltergeist-Therese_Selles.jpg

 

Uma empregada doméstica de 14 anos, Therese Selles, experimenta atividade de poltergeist / espontânea na casa de seu empregador, a família Todeschini em Cheragas, Argélia, destaque na capa da revista francesa La Vie Mysterieuse em 1911.

(Wikipedia)

As irmãs Fox. Protagonistas dos fenômenos de Hydesville

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fox_sisters_mediums.png

Casa das irmãs Fox em Hydesville.

Imagem/fonte: http://www.smithsonianmag.com/history/the-fox-sisters-and-the-rap-on-spiritualism-99663697/

Gravura do Hammersmith Ghost.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Ghost#/media/File:Hammersmith_Ghost.PNG

 

Gravura de 1804, usada no artigo Hammersmith fantasmas . A imagem vem do Museu Maravilhoso e Científico de Kirby, volume II, publicado em 1804 em Londres. (Wikipedia)

O evangelista Mateus inspirado por um  anjo. Óleo sobre tela por Rembrandt.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Authorship_of_the_Bible#/media/File:The_Evangelist_Matthew_Inspired_by_an_Angel.jpg

 

O infernal literal faz de Deus o maior torturador do universo

 

José Reis Chaves

 

Publicado originalmente em coluna de

O Tempo, BH, MG, em 04/09/17.

 

O inferno é bíblico, mas não pode ser interpretado literalmente como vem acontecendo, geralmente, desde o início cristianismo.
Como os autores da Bíblia são da época mitológica, e eles habitavam o Oriente Médio, uma região fortemente influenciada pelos poderosos povos antigos mitológicos da Grécia e de Roma, os autores bíblicos receberam deles as influências da mitologia. Um exemplo disso na Bíblia é o inferno. E esse nome, em grego “Hades”, é também o próprio nome do deus ou rei dos infernos. Mais tarde, o Plutão da mitologia romana, deus dos mortos, identifica-se com “Hades”. E há outros nomes para o inferno: Geena, Seol, Ínferos, Tártaro etc.
Quem fosse para o inferno, é como quem fizesse uma viagem sem volta, quer dizer, sofreria lá para sempre, ou como se diz eternamente, sem a mínima esperança de, um dia, sair dele. E o pior de tudo isso é que, de todos os seres existentes, só Deus é incriado, o que equivale dizer que o inferno foi criado, e o seu criador seria nada menos do que o próprio Deus! Assim, o inferno interpretado literalmente criou uma das maiores polêmicas entre os teólogos cristãos. Aliás, desde os primórdios do cristianismo, esse inferno nunca deixou de ser polêmico entre os teólogos cristãos. Alguns dos antigos padres da Igreja, entre eles são Gregório de Nissa, irmão de são Basílio e bispo de Nissa, não aceitavam a eternidade do inferno. Também são Gregório Nazianzeno, doutor da Igreja e bispo de Constantinopla, segundo alguns teólogos, teria pensamento semelhante ao do seu xará, bispo de Nissa. E esses dois santos bispos são tidos como dos mais respeitados teólogos das primeiras gerações do cristianismo primitivo.
Realmente, o inferno bíblico interpretado literalmente como um local geográfico de terríveis sofrimentos, que jamais têm fim e criado por Deus, destoa com o conceito que se tem de Deus segundo a própria Bíblia. O evangelista João define Deus como amor (1 João 4: 8). E como se sabe, o próprio Jesus ensinou que Deus é Pai Dele e de todos nós. Como, pois, atribuir a Deus esse tal de inferno? A crença literal nele transforma Deus no maior carrasco torturador cósmico. Além disso, se o Mestre dos mestres diz que a cada um será dado segundo suas obras, para um indivíduo receber uma pena de tempo sem fim, ele deveria ter também cometido pecados durante um tempo sem fim, o que é impossível. E assim também, essa pena seria totalmente injusta, pois seria infinitamente maior do que os pecados da pessoa. Ademais, injustiça é uma coisa que jamais podemos atribuir a Deus, que é um Ser infinitamente perfeito. Os teólogos tentaram justificar a existência do inferno com o argumento de que as ofensas feitas a esse Ser infinitamente perfeito merecem também penas infinitas, o que é um erro, pois Deus não sofre com os nossos pecados. Eles são contra a lei de Deus, mas quem sofre com eles é nosso semelhante e, por consequência o autor dos pecados, pois colhemos o que semeamos.
Aonde formos e onde estivermos, nós encarnados ou desencarnados levamos conosco o nosso céu, ou nosso purgatório ou nosso inferno, ou seja, sempre colhendo o que semeamos. Assim é que o Inferno bíblico e mitológico interpretado literalmente, o Inferno é de uma teologia ao contrário, fazendo de Deus o rei do universo das torturas, quando na verdade Deus é o maior Ser cósmico de bondade existente!

 

Dante e Virgilio nos portões do inferno. Óleo sobre tela por William Blake

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Blake01.jpg

 

Cristo e a samaritana. Óleo sobre tela por Annibale Carracci.

Imagem/fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Annibale_Carracci#/media/File:Annibale_Carracci_-_The_Samaritan_Woman_at_the_Well_-_WGA4446.jpg

 

Homenagem para Divaldo Pereira Franco na ALESP

São Paulo, SP

 

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

ALESP. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

AME- DF. Ciclo de Palestras

Brasília, DF

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Filme- lançamento- “A Menina Índigo

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

André Trigueiro na Bienal do Livro Rio

Rio de Janeiro, RJ

 

André Trigueiro na Bienal do Livro Rio, dia 07/09, quinta-feira

 

(Informação recebida em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]])

 

Registro. Divaldo Pereira Franco na SEF

Niterói, RJ

 

Texto e fotos: Luismar Ornelas de Lima​

 

A Sociedade Espírita Fraternidade - SEF, em comemoração ao seu aniversário de 37 anos de fundação, promoveu seu XI Seminário, mais uma vez com o ilustre convidado Divaldo Pereira Franco que, por cerca de 3 horas, abordou o tema "A Felicidade é Possível" para um público em torno de 1200 pessoas.

Ao chegar ao Clube Português de Niterói, local da conferência, de imediato Divaldo Franco, acompanhado de Raul Teixeira deu início ao momento dos autógrafos, atendo a todos com carinho e o seu sorriso que a todos cativa.

 

Terminada a primeira parte dos autógrafos e da ambientação musical, Marcos Alves que exerceu a função de mestre de cerimônias,  falou de seu primeiro contato, quando jovem, com Divaldo e a posterior relação deste com a SEF passando a palavra ao orador baiano que após os agradecimentos e considerações iniciais buscou mostrar - citando exemplos contidos na literatura universal e experiências acumuladas em suas inúmeras viagens -, que a felicidade em plenitude, apesar de não ser deste mundo, pode e deve aqui começar. Para tanto é preciso entender o que é realmente ser feliz, pois uma grande maioria ainda entende que para ser feliz é preciso ter posses, riquezas, quando, apesar de todo o conforto e bem-estar que os bens materiais trazem, é preciso trabalhar os valores pertinentes ao espírito, desenvolvendo riquezas como a gratidão, a doação, o altruísmo, o amor pelos semelhantes como nos ensinou o Mestre Jesus.Assim terminou a primeira parte do seminário, com o público já de posse de um farto material oportuno as suas reflexões. Divaldo e Raul, depois de um pequeno lanche, continuaram a seção de autógrafos.Divaldo Franco retornou para a parte final do encontro e emocionado e emocionando contou uma das passagens mais belas e enriquecedoras que teve ao lado do saudoso Chico Xavier: uma visita à uma família muito pobre do bairro Lapinha, em Pedro Leopoldo. Acompanhando Chico e dos amigos deste, Dr. Francisco de Andrade, sua esposa e cunhada, Divaldo foi conhecer Conceição e Lia, avó e neta, que viviam momentos de grande penúria, necessitando de todo tipo de ajuda.Chico Xavier contou-lhe que Conceição, em Espírito lhe havia aparecido pedindo ajuda pois ela e a neta estavam morrendo de fome e ela Conceição estava preocupada pois suas tarefas na Terra ainda não estavam concluídas.

 

Chico conta-lhe das causas de todo aquele sofrimento que tem sua origem numa das cortes europeias do século XVII. Raras vezes refletimos nos tormentos que a consciência culpada impõe-nos, no além túmulo.Conceição e Lia, resgatavam a última etapa de suas provas luminosas, colhendo todas as sementes plantadas em seus pretéritos, resgatando suas semeaduras com esperança e confiança na misericórdia divina.Com a ajuda do Dr. Francisco e esposa, as duas puderam ter um final de reencarnação com maior assistência e menores sofrimentos materiais.Esta linda história de amor ao próximo é encerrada com a visita de Chico Xavier a Conceição e Lia, num dia de Natal, celebrando o nascimento de Jesus, este que veio curar as dores do mundo, libertando a Humanidade de seus sofrimentos, possibilitando a conquista da verdadeira felicidade.

Percebia-se no público uma grande emoção, com muitos em lágrimas, agradecendo à Divaldo Franco mais esta oportunidade de aprendizado com belas e comoventes narrativas que tocaram fundo aos corações de todos.

 

Um outro momento de muita emoção foi o agradecimento feito por José Raul Teixeira, ao término do encontro, pedindo ao público que cantasse o Parabéns para Divaldo Pereira Franco que no último dia 5 de maio completou 90 anos, sendo 70 de mediunidade com Jesus.

Muitas alegrias, aprendizados e fortes emoções, assim foi este XI Seminário da Sociedade Espírita Fraternidade. Parabéns à SEF, dirigentes, trabalhadores, participantes e o nosso agradecimento em especial, mais uma vez, a este incansável servidor do Cristo que continua nos ensinando a semear o amor cristão, através de seu próprio exemplo.

E para encerrar, congratulamo-nos com os dirigentes e trabalhadores do Remanso Fraterno, obra social da Sociedade Espírita Fraternidade que foi selecionada pela Revistá Época e pelo Instituto Doar como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2017 de acordo com os padrões de gestão e transparência.



(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Setembro Amarelo

Use Regional Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

VI Encontro de Arte Espírita

Aracaju, SE

 

(Informação recebida em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

Filme Espírita: Quem acende as estrelas?

Acesse no link abaixo

 

---------- Mensagem encaminhada ----------

De: Karla Natário <[email protected]>
Data: 28 de agosto de 2017 21:13
Para: Forum Nacional de Arte Espírita <[email protected]>, Audiovisual Espírita <[email protected]>

Amigos, boa noite!

 

Estreiamos no último dia 12 de agosto o nosso primeiro roteiro.

 

Espero que gostem. Desejo que se emocionem. E se puderem nos ajudar compartilhando, ficaremos gratos.

 

 

Quem acende as estrelas? // Filme espírita completo

 

Quem acende as estrelas?

SINOPSE

Toninho é um jovem morador de rua que perdeu seus pais, ainda criança, por conta de uma dívida com traficantes. Sozinho, ele se vê nas ruas de uma grande cidade, envolvido com as drogas. Porém, do Plano Maior, sua mãe, Maria da Conceição, recorre aos amigos espirituais para que ajudem seu filho. No entanto, para que isto aconteça, Toninho tem que desbravar o desconhecido do seu passado e resolver questões que só o amor e o perdão conseguem solucionar.  Um drama que vai tocar seu coração e desvendar: quem acende as estrelas?

 

 

abraços e paz

 

Karlinha

 

--

 

 

(Repassado por Nazareno Feitosa)

 

4º. FEMESBC- Festival de Música Espírita de

São Bernardo do Campo, SP

 

4º FEMESBC - É HORA DE VOTAR!!!

 

 

Copyright © 2017 FEMESBC, All rights reserved.
Você está recebendo este email para divulgação do 2º Festival de Música Espírita de São Bernardo do Campo

Our mailing address is:

FEMESBC

São Bernardo do Campo

Sao Bernardo Do Campo, Sp 09700-000

Brazil


Add us to your address book



Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by MailChimp

 

Palestra no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP 

 

--

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço.



Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:

www.searajoannadeangelis.org.br

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 

Meus amigos,

Convidamos para palestra com:

 

PAULO LARA,

 

de Rio Preto, nesta quarta-feira, 06 de Setembro, 20:00 h, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 Newsletter Dirigente Espírita

USE/SP

 

Acesse:

http://mailchi.mp/888d0b5ec131/dirigente-esprita-newsletter?e=bce6fbd28f

 

 

 

 

Informativo do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Avisos

 

·         Sarau Zilda Gama “Abrace a Arte, Abrace a Vida”: 24/09, Domingo, a partir das 15h. Música, Teatro, contação de histórias e poesia e muito mais nesta tarde de alegria e reflexão em torno da oportunidade da vida, para você, sua família e seus amigos.

·         Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi: Desde 01/06, toda quinta-feira, 19:30 – 21:30 aproximadamente, nesta casa, acontecem as reuniões deste grupo com objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

·         Juventude Espírita Zilda Gama: Traga seu filho maior de 13 anos pra participar deste grupo, fazer novas amizades, aprender um pouco sobre a doutrina espírita e discutir assuntos da atualidade

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

05/09/2017 – Hoje - Terça-feira                  20h – Reunião Pública

Orador: Carlos Silva                                         CE Zilda Gama

Tema: Indulgência

 

06/09/2017 – Próxima Quarta-feira             20h – Reunião Pública

Orador: Marcelo Bizzi                                        Seara Bendita

Tema: Vende a Mim Vós que Estais Cansados e Sobrecarregados e eu vos aliviarei

 

09/09/2017 – Próximo Sábado                     15h Reunião Pública

Orador: Valter Afonso                                               CE Zilda Gama          

Tema: Livre

 

12/09/2017 – Próxima Terça-feira                       9h – Reunião Pública

Orador: Luciana Rocha                                     CEAK

Tema: Depressão

 

12/09/2017 – Próxima Terça-feira                       20h – Reunião Pública

Orador: Camila Pedroso                                     CE Seara de Jesus

Tema: Livre

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

Palestra no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

G.E. Seareiros da Boa Vontade

Sorocaba, SP

 

(

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Palestras programadas para o Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP

 

 

*************************

 

 

*************************

 

 

 

*************************

 

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 

Agenda de palestras com Manolo Quesada

Setembro/2017

 

(Informações recebidas em email de Manolo Quesada)

 

“Viver vale a pena. Suicídio Nunca!

Taguatinga, DF

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Palestras com Fabio Dionisi

setembro/2017

 

 

(Informação recebida em email de Fabio Dionisi)

 

CVV- Setembro Amarelo

São Paulo, SP

 

 

Ola Caro(a) Amigo(a),

 

Como Vai Você?

 

Setembro está se iniciando e, com ele, chamamos a todos para falar sobre suicídio, um tema ainda tabu na nossa sociedade.

 

O CVV (Centro de Valorização da Vida), a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM) trouxeram para o Brasil, em 2014, a campanha SETEMBRO AMARELO. Na mesma lógica do “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, o SETEMBRO AMARELO tem como objetivo chamar a atenção das pessoas à problemática do suicídio e estimular a conversa sobre a questão por meio de diversas atividades que serão realizados no decorrer de setembro.

 

O dia 10 de setembro foi oficializado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

 

O suicídio é uma questão urgente e preocupante. Um dado alarmante é que o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens na faixa de 15 a 29 anos. No Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa morre por suicídio (32 por dia), de acordo com dados do Ministério da Saúde de 2014. Segundo a OMS, a cada ano, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo. A OMS prevê que o número de suicídios no mundo pode dobrar até 2020.

 

Esses dados mostram que o suicídio é uma questão de saúde pública.

 

O suicídio é uma questão que impacta a sociedade como um todo, pois ele não escolhe cor, raça, nível social ou cultural.  Estudo realizado pelo IBGE, com coordenação da OMS, na região de Campinas, mostrou que ao longo da vida, 17,1% dos brasileiros “pensaram seriamente em por fim à vida”, 4.8% chegaram a elaborar um plano para tanto, e 2,8% efetivamente tentaram o suicídio.

 

O silêncio é a pior solução. De cada três pessoas que tentaram o suicídio, apenas uma foi, logo depois, atendida em um pronto-socorro. Um dado importante para ser compartilhado é que 90% dos casos pode ser prevenido.

 

 

Ações

 

Uma das ações que mais chamam a atenção durante a campanha é a iluminação de pontos turísticos e de destaque com a cor amarela, como aconteceu com o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, nos últimos anos. O desafio é aumentar o número de pontos iluminados de amarelo e ações de engajamento nas ações de prevenção ao suicídio este ano, mas é necessária a adesão de prefeituras, clubes, condomínios comerciais e residenciais e qualquer outra organização que possa ajudar nas ações.

 

Para colaborar, qualquer pessoa pode divulgar em suas redes sociais, iluminar ou identificar a fachada de uma casa ou prédio e sugerir a iluminação do local de amarelo, promover passeios de motos ou bicicletas com balões, fitas ou panos amarelos, caminhadas com camisetas amarelas, debates ou outras ações que impactem a população.

 

O site setembroamarelo.org.br traz mais informações e alguns materiais de apoio que podem ser utilizados sem prévia autorização. Todos que enviarem fotos de suas iniciativas para o e-mail [email protected] poderão ver o material compartilhado na fanpage do CVV (facebook.com/cvv141) ou do Setembro Amarelo (facebook.com/setembroamarelo).

 

 

Sobre o CVV

O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.000 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 76 postos de atendimento) ou pelo www.cvv.org.br via chat, Skype e e-mail. Desde setembro de 2015 realiza o atendimento pelo telefone 188, primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio, nesse primeiro momento exclusivamente no estado do RS.

 

Atividades Marcadas para o Mês de Setembro:

 

  • Dia 10/09 –  Caminhada pela Valorização da Vida e Pedalada pela Vida. Local da Concentração: Av. Paulista, esquina com a Brigadeiro Luiz Antonio. Horário: 10 horas. Não é preciso fazer inscrição.

 

  • Dia 11/09 – Seminário Setembro Amarelo. Conversando sobre Prevenção do Suicídio - Local: Câmara Municipal de São Paulo, Viaduto Jacareí, 100 - 1º Andar. Horário: 14 às 18 horas. Não é preciso fazer inscrição.

 

       

-​

​.​

  Dia 12/09 - Seminário Setembro Amarelo. Conversando sobre Prevenção do Suicídio - Local : Assembleia Legislativa

do Estado de São Paulo -

​      ​                   

Auditório

​ 

Franco Montoro

​.-​

Av Pedro Alvares Cabral, 201 - Horário a partir das 14 horas -

Não

é preciso fazer inscrição.

 

  • Dia 14/09 – Caminhada Noturna pela Valorização da Vida. Local da Concentração: em frente ao Teatro Municipal de São paulo, no centro. Horário: 20 horas. Não é preciso fazer inscrição.

 

 

Dúvidas e maiores informações.

 

Tino Perez

CVV Comunidade

Fone: 9.8318-9663

 

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; CVV Comunidade SP [[email protected]])

 

Programação de atividades do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

1 - PALESTRA: CENTRO ESPÍRITA: QUE AJUDA?

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “Centro Espírita: que ajuda?” que se realiza no dia 08 de Setembro de 2017, pelas 21h00.

 

Este evento, com entrada livre e gratuita, terá lugar na sede desta Associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, Bairro das Morenas, Caldas da Rainha  (www.cceespirita.wordpress.com)

 

 

 

2 - INSCRIÇÕES ABERTAS

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, informa que se encontram abertas as inscrições para as novas activiaddes que terão lugar a partir de 23 de Setembro de 2017:

 

- Curso Básico de Espiritismo (Sábados, 16h / 17h30)

- Educação Espírita Juvenil (Sábados, 15h / 16h30)

- Estudando Kardec (4ª feira, 20h / 21h)

 

As inscrições poderão ser efectuadas na sede do CCE ou via e-mail para [email protected]

Estes eventos, com entrada livre e gratuita, terão lugar na sede desta Associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, Bairro das Morenas, Caldas da Rainha  (www.cceespirita.wordpress.com)

 

Fonte: Centro de Cultura Espírita (C. Rainha)

 

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

Sugestões:

https://cceespirita.wordpress.com/

http://adeportugal.org

 

"Começa, aceitando a própria vida, tal qual é, procurando melhorá-la com paciência" - Emmanuel

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

Programação no C.E. Adolfo Bezerra de Menezes

Guararapes, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

XX Conferência Estadual  Espírita

2018

 

Em Sexta-feira, 1 de Setembro de 2017 9:03, Momento Espirita <[email protected]> escreveu:

 

 

http://conferenciaespirita.com.br

 

Amigos, no link acima foi postado o convite para a XX CEE.

 

Contamos com suas presenças no evento. Agendem-se, desde logo e realizem a ampla divulgação em suas Casas Espíritas, entre seus amigos, colegas, familiares.

 

Votos de paz.

 

  

XX Conferência Estadual Espírita 2018 

 

https://www.youtube.com/watch?v=JtPwqhPl7lM

 

 

XX Conferência Estadual Espírita 2018

Você é nosso convidado. Esperamos você para a XX Conferência Estadual Espírita promovida pela Federação Espírita...

 

(Informação de '[email protected]' via Divulgadores Brasil [[email protected]])

 

 

Jornal “O Rebate”

Acesse no link

 

Clique:

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2017/09/o-gigante-e-montanha.html

 

 

Aplicativo Espiritismo. Uma ferramenta de divulgação

Assista o Vídeo

 

Prezados Amigos de Ideal Espírita,

 

Após atingirmos tecnologia capaz de apresentarmos com perfeição os conteúdos, produzidos por várias instituições espíritas nos formatos: vídeo, áudio e textos. Facultando aos usuários, das mais diversas regiões, acompanharem todos estes conteúdos com total facilidade através de aparelhos tais como: smartphone, tablet, notebook, netbook, computador pessoal, smart tv, entre outros (apenas utilizando nossa última versão).

 

Vídeo de apresentação no Youtube

 

Estamos reabrindo abertura de convite às Instituições Espíritas que desejarem participar deste projetoLembrando que ele tem como princípio a sua gratuidade.

 

Temos disponível em casas espíritas ou divulgadores, tais como o Site Autores Espíritas Clássicos, que gera sempre um fluxo de novos utilizadores muito grande, mensalmente. Mas, se também encontramos em alguns canais de venda é para a sua maior divulgação, onde apenas conseguimos efetuá-la expondo o produto para venda, ao menor preço. Como no exemplo: Aplicativo Web Espírita - no Mercado Livre e atualmente, em contato com a Amazon.com, estamos procurando conseguir sua disponibilização gratuita em todas os países em que ela opera.

 

Fica aqui o nosso convite.

Participem conosco!

Paz a todos

Marcílio Franco da Costa Pereira - coordenador técnico

 

Maiores informações:

 

Manual de Instrução/Download da última versão (web app)

 

Versão APP ou Web APP?

 

Acesso por todos os equipamentos sem o app ou web appp : neste caso, com visualização diferente do que a efetuada por app web ou app.

 

Contato

 

 

(Informação recebida em email de Revista Espírita Dr. Bezerra de Menezes [[email protected]])

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS  

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 470

TRÊS LAGOAS/MS – 4 A 11/SETEMBRO/2017

INFO PAN 470 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/

MUITOS EVENTOS EM UM SÓ SITE...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

ACLIMAÇÃO (Deusa Samu)........AGUA RASA (Deusa Samu)..........BELA VISTA (Amilton Rodrigues / Amanda Acosta, Lima Duarte e Grande Elenco / Celisa Maria Germano / Maria de Nazaré Marques / Orquestra Carlos Gomes / Maria Inês Cardoso Batina / Dupla Nelson e Vilma Ferreira).........BELENZINHO (Eduardo Marigo Marques / Deusa Samu)............BUTANTÃ (Deusa Samu).........IBIRAPUERA (Divaldo Pereira Franco).........IPIRANGA (Manolo Quesada) .....JABAQUARA (Valdelice Salum)........JARDIM BRASÍLIA (Manolo Quesada)........JARDIM PREVIDÊNCIA (Manolo Quesada) ....... LAPA (Deusa Samu).......MANDAQUI (Lolita Deamo & Robson Monteiro) .........PARQUE VITÓRIA (Antonio Freire de Abreu)........PIRITUBA (Manolo Quesada).......SANTA INÊS (Manolo Quesada).......SANTO AMARO (Sebastião Camargo)........ SAÚDE (Fabio Dionisi).......SUMARÉ (Ricardo Leme e Regina Rebello) ..........VILA CARRÃO (Manolo Quesada).......VILA DO CASTELO (Manolo Quesada)......VILA EMA (Manolo Quesada).......VILA MARIANA (Deusa Samu)........ VILA MATILDE Ricardo e Eduardo /  Fabio Fadel /  Pedro Gonzalez / Nelson e Vilma / José Alberto Pongeluppe /  Ronaldo da Silva / Cia 3º Elenco – pintura mediúnica: Gaeta / Grupo Reencontro / Lolita Deamo & Robson Monteiro).......VILA PRIMAVERA (Manolo Quesada) ......VILA RÉ (Deusa Samu)........VILA RUBI (Neide Guerra)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

                                                        

SÃO PAULO INTERIOR

 ARAÇATUBA (Roberto Cesar Santos).......ASSIS (Alexandre Perez).........AVANHANDAVA (Dr. Arnaldo Pimentel Moura).......BAURU (palestras)........BARIRI (Dilson Azevedo Lima)........ CAMPINAS (Diálogos com o Espiritismo /Dogeval / André / Helvécio / André / Caponi)............EMBU DAS ARTES (Deusa Samu / Manolo Quesada)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FERNANDÓPOLIS (Sergio Thiesen)........ FRANCA (Moacyr Camargo /  Banda Lucidez, Razão Áurea / Nazareno  Feitosa / Grupo Simplesmente Almas / GAN: Grupo Arte Nascente / Banda Alma Sonora)..........GETULINA – 4/setembro – 20 h – Centro Espírita Fé, Amor e Justiça – Rua Wenceslau Bras, 954 – palestra: Edgar Feres Filho.......GUARARAPES (Maria Ignes Lia Neiva / Ivana Nobre Modena / Leila Guerreiro Rocha /  Ofélia Guilherme Candil)........GUARULHOS (Neide Guerra / Lolita Deamo & Robson Monteiro) ........ITANHAEM (Liszt Rangel).......ITATIBA (Marcelo Nazareth / Atendimento Espiritual  / Lolita Deamo & Robson Monteiro) ........ JALES (1ª Mostra de Arte Espírita / Sergio Thiesen) .......JAU (Roosevelt A. Tiago)..........LIMEIRA (peça: “A Morte é uma Piada  2).......MARÍLIA (Alexandre Perez / Valci Silva / Coral CELV / José Antonio da Cruz / Bruno Costa) .......MAUÁ (Deusa Samu) ......MONGAGUÁ (Leandro Moraes / Liszt Rangel /  Savio Palazzo / Walteno Silva /  Edson Sardano)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO (Manolo Quesada) ......PEDREIRA (Manolo Quesada) .......PENÁPOLIS (Agnaldo Rodrigues Alves/ – Ercilaine Vales Gomes / Carlos Augusto Peters / Marcia Arriero / Atendimento Cirurgias Espirituais).........PIRACICABA.......RIBEIRÃO PIRES (Eduardo Marigo Marques / Sebastião Camargo) .......RIBEIRÃO PRETO (Sebastião Camargo)......SABINO (Marcia Regina Guissi)........SANTA FÉ DO SUL (Sergio Thiesen).......SANTO ANDRÉ (Neide Guerra  /Sebastião Camargo / Willian Cristian Oliveira Ronaldo Oliveiros Rita De Cássia Eduardo / Maria Aparecida Saboleski /  Fábio Barbosa / Rubens Soares / Deusa Samú/ Manolo Quesada  / seminário: “Sexualidade à Luz do Espiritismo).......SANTOS (Newton Souza Junior / Luiz Alberto Rodrigues / Luiz Carlos Pereira / Dr. José Nilton / Andrea Borges / Mauricio Zomignani / Rodolfo Calcabrini)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO (Eduardo Marigo Marques / Deusa Samu  / Sebastião Camargo / Projeto Voar: O Amor a si mesmo / Estudos e Oficinas de Evangelização / Manolo Quesada  / Amigos da Luz).........SÃO CAETANO DO SUL (Manolo Quesada) .......SÃO JOSÉ DO RIO PARDO (Ed Marcio Reys e Danieli  Santos/ Delcy Alves)......SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (André Trigueiro) ....SÃO MANUEL (Nilda F. Oliveira / Sidney Fernandes / Marildo C. Brito / Dilson Azevedo Lima).....SÃO VICENTE (Manolo Quesada / Deusa Samu) .....SOROCABA (Jurandir Dias Masuela / Renato Costa / Heleno Pires / Jane M. M. Bassi / Maria Cristina de Camargo)...... SUMARÉ (Marco Milani)......TABOÃO DA SERRA (Manolo Quesada) ......TAUBATÉ (Carlos Alberto Dias de Oliveira) ........TRES FRONTEIRAS (Sergio Thiesen)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL

 BENTO RIBEIRO (Mario Coelho /  Marcia Cardoso / Adeilson Salles / Denise Correa e Luiz Dallarosa / Graça Palha /  Sonia Campos / Luis Hu Rivas /  Luzia Mathias /  Bianca Cirilo / Regis de Morais)........CENTRO (Helder Boska Sarmento /  Márcia Regina Pini (RO /  Edvaldo Roberto (RJ) /  (Alexandre Pereira / Claudia Amaral / Regis de Morais).......COLÉGIO (Jorge Antonio / Roberto Almeida /  Paulo Cesar / Solange Linhares / Laura Vaz /  Thiago Vinha / Amalia Silveira /  Djalma Santos)...... ILHA DE PAQUETÁ (Celso Andreoni)......JACAREPAGUÁ (Paulo Henrique Figueiredo) ......MARACANÃ (Médium Nilton Cesar Stuqui)...... PENHA (Marcus de Mário).....RECREIO DOS BANDEIRANTES (Geraldo Campetti / Adeilson Salles /  Anna Claudia Ramos) ........ RIO DE JANEIRO (Fabio Dionisi /Deusa Samu)........ROCHA (Seminário Espírita Anália Franco) ........SÃO CONRADO (Julio Cesar de Sá Roriz e Ana Tereza Camasmie) ......TIJUCA (João Carlos de Souza, Claudia Amaral, Miriam Guimarães / Seminário Espírita Anália Franco)

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR

ARARUAMA (Fernando Dias / Luis Celso / Paulo Jorge / Magaly Andrade)......BELFORD ROXO (Ângela Delou)......CABO FRIO (28º Encontro Espírita A vida e a obra de Bezerra de Menezes)...... NOVA IGUAÇU (Vagner Souza)......PETRÓPOLIS (Mauro Henrique).......SAGUAREMA (4º Congresso de Juventudes Espíritas do Estado do Rio de Janeiro) .....VALENÇA (Lucimar Ribeiro / Vanderlei Chaves / Neldalia Fort / Roni Ricardo /  Rogério Fort / Orquestra IMFLA / Manoel Coelho / Carlos Santana)

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO

VITÓRIA (Eliomar Borgo / Maria Rufina / Cruzada dos Militares Espíritas)

MINAS GERAIS

ARAXÁ (Aluizio Silva).......BELO HORIZONTE (Afonso Chagas / Roberto Lucio) ........GUARANÉSIA (Manolo Quesada)........GUAXUPÉ E REGIÃO (Manolo Quesada)........PAPAGAIOS (Delanne Lavarini)........SACRAMENTO (Educação, Saúde e Acolhimento)........RODEIRO (Alírio de Cerqueira Filho e Thiago Toledo)............UBÁ (Alírio de Cerqueira Filho e Thiago Toledo).........UBERLÂNDIA Eloísio Ferreira de Andrade /  Hilton Mariano Ferreira Junior /  Vítor Árabe / Gilda Maria Ferreira Silva / Públio Henrique Nunes Tibúrcio / Lawrence Aquiles Paixão / Coral Espírita União Cristã / Celso Gomes Junior / IV Seminário sobre Magnetismo Espírita

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA

BELA VISTA DO PARAÍSO (Mês Espírita)........CAMBÉ (Gilberto Coutinho / Antônio Saviani / Maria Eloiza Ferreira / Ivone Csucsuly)........CURITIBA (Curso de Qualificação do Trabalhador da Área da Mediunidade  / Juliana Sípoli Gol)........JACAREZINHO (Aparecido Paulo Simões / José Aparecido Sanches)..........JAGUAPITÃ (Rogério Caetano)........LONDRINA (Luiz Claudio Assis Pereira / Izaías Claro)........PINHAIS (Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra Dias, Alberto Almeida, Sandra Borba Pereira, Sandra Della Pola)

RIO GRANDE DO SUL

BENTO GONÇALVES (Carlos Durgante)........ GRAVATAÍ (Cesar Geremia / Carlos Durgante)........ LAJEADO (Elizabeth Schuck)......... OSÓRIO (Moacir Costa de Araújo Lima / Milton Rubens Medran Moreira / Gladis Pedersen de Oliveira/ Arivelto B. Fialho / (Carlos Durgante)....... PORTO ALEGRE (Guilherme Del Valle / Paulo Rogério Aguiar / Alexandre Fontoura dos Santos / Gilson Luis Roberto / Carmem Baldisseroto e Emanuel Burck dos Santos / Sheila Simões e Cesar Geremia /  Roberto Lucio Vieira de Souza, Sergio Lopes, Paulo Batistuta Novaes, Alexandre Anefalos, Edson Luis Cardoso  / Maria Katarina).........TAQUARA (Carlos Durgante).......TORRES (Carlos Baccelli /  Decio Iandoli Junior / Jhon Harley /  Alcione Peixoto / Irmã Aila Pinheiro / Geraldo Lemos Neto)

SANTA CATARINA

BARRA VELHA (Mauro Machioni).......... CAMPO ALEGRE (Marcia Leon / Marta Antunes / Jacobson Santana).......FLORIANÓPOLIS (Dr. Ricardo Di Bernardi e Profª. Giovana Rosa / Sidney Lourenço  / Grupo Teatral Renascer) ........IÇARA (Sidney Lourenço)........ITAJAÍ (Sidney Lourenço).......PENHA (Tatiana Neves / Luiz Alberto Almeida / Elcio Kulcheski / Roque Foresti / Roberto Michelin / Jeferson Ostrufka / Wilson Aguilan /Juvan Souza Neto)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL

BRASÍLIA (Vicente Pessoa / André Trigueiro)........Nazareno Feitosa:  CEILÂNDIA / CRUZEIRO / GUARÁ / GUARA II / NÚCLEO BANDEIRANTE

GOIÁS

CAÇU (Nazareno Feitosa)......GOIÂNIA (2º CONJEBRAS / André Trigueiro / 8ª Olímpiadas Mocizade)

MATO GROSSO

  CUIABÁ (Alírio de Cerqueira Filho / Saulo Gouveia)

MATO GROSSO DO SUL

DOURADOS (Campanha de Prevenção ao Suicídio Camilo Castelo Branco)..........MARACAJU (Feira do Livro Espírita)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA

SALVADOR (Marcha pela Paz / Patricia Teodolina)........ VITÓRIA DA CONQUISTA (Alberto Almeida, André Luiz Peixinho, Carlos Campetti, Décio Iandoli, Divaldo Franco, Geraldo Campetti, Jorge Godinho, Lacordaire Abrahão Faiad, Leonardo Machado, Luiz Massi, Marta Antunes de Moura, Max Lânio Lacerda, Oscar de Lira, Sandra Massi, Simão Pedro de Lima e Wesley Caldeira)

PERNAMBUCO

GARANHUNS (Curso: Magnetizadores Espíritas).........OLINDA (Ivanira Miranda / Iracema Lins / Alexandre Torres / Rogério Farias / Conceição Correia / João Luiz / Adsson Santana)...........PAULISTA (Sonia Damasceno)..........RECIFE (Ângela Menezes / José Carlos / Anderson Santiago / Luiz Lira – “Religião” /  Alison Guedes / Sergio Ramos / Ana Carolina / Francisca Heleno / Estudo do Magnetismo /Salomão Ismael Filho / Humberto Vasconcelos Junior / Stanley Marx / Roberto Albuquerque) ..........TEOFILÂNDIA (André Luiz Ribeiro Nascimento / Rosiane Cristina Massariol Soares / Walter Alves de Freitas / Maria Aparecida de Santana / Lusiane Bahia (Salvador/BA) / José Guanaes)

SERGIPE

ARACAJU (Paula Zamp (SP) / Edgar Diniz (PE) / Um Quê de Negritude (SE) / Valda Sedicias (PE) / Sergio Santos e Marlene (MG) / Casa do Zé (SE) /  Barbosa Sobrinho (PB) / Grupo Teatro Luz e Arte Grupo Som e Movimento / José Fernandes / Norma Alves)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

CEARÁ

ARATUBA (Luciano Klein / Albuquerque / Francisco Nunes e Junior).........FORTALEZA (Maria Eugênia Canuto e Leonardo Rodrigues /  9ª Marcha pela Vida contra o Aborto / Encontro da Infância Espírita do Ceará..........MARACANAÚ (Socorro Souza / Raimundo Neto / Nilton Sousa / Elis Paixão)

PARAÍBA

JOÃO PESSOA (Raquel Maia / Claude Ramalho / Suely C. Dias / Gabriel & Bianca / Marcone Gomes / Marlon Reikdal / Stanley Tenório / Grupo Teatral Emcena / Médium Fernando Ben / Sibélius Tenório / Grupo Sintonia e Claude / Frederico Menezes)

RIO GRANDE DO NORTE

MOSSORÓ (I Curso de Saúde e Espiritualidade)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/ 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

RORAIMA

 BOA VISTA (CONBRAJE)

TOCANTINS

 AUGUSTINÓPOLIS (Onedir Junior /José Moreira)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA

BUENOS AIRES (Silvia Gerosa / Fabián Lazzaro / Mónica Vicens / Daniel Serra)

AUSTRALIA

ADELAIDE (Gorete Bassi)

COLÔMBIA

BOGOTÁ (Haroldo Dutra)

DINAMARCA

Médium Roberto Barbosa e germana Rebouças

FREDERIKSHAVN / GRÄSTEN / HARLEV V/ AARHUS / KOBENHAV / LOGSTOR SILKEBORG / SKANDEBORG

ESPANHA

BARCELONA (4ª. Semana para la Prevención del suicídio)

ESTADOS UNIDOS

ASTORIA – Miriam Masotti Dusi / Andrei Moreira / Rosana Lashley / Vanessa Godoy /  Debora Beldowicz / Teca Leibo / Celso Dal Secco / Simão Pedro de Lima)............DANBURY (Mirian Dusi / Janine Mattar / Decio Iandoli Junior / Simão Pedro de Lima)...........ESTADOS UNIDOS (Dr. Andrei Moreira /André Trigueiro) ........LONG BRANCH (NJ) (Simão Pedro de Lima)............MARYLAND (Adrian Alvarez / Kirsten de Melo / Lia Gouveia / Sonia Doi) ..........MOUNT VERNON (NY) (Simão Pedro de Lima).......... NEWARK (Miriam Dusi / Andrei Moreira / Simão Pedro de Lima)  ........ NOVA IORQUE (Andrei Moreira / Vanessa Anseloni / Simão Pedro de Lima)

INGLATERRA

LONDRES (Ismael Gobbo / Jim Tucker, Jorge Daher, Sarah Eagger, Peter Fenwick, Marcelo Saad, Chris Rose, Decio Iandoli Junior, Andrew Powell, Alexander Moreira, Eunice Minford) .

PORTUGAL

 ÍLHAVO

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

 

(Com informações de Décio Bressanin)

 

Leia a Folha Espírita Francisco Caixeta. Acesse no link abaixo

Araxá, MG

 

Olá!

Segue anexo o edição 75 da Folha Espírita Francisco Caixeta VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

XIV EMEAR

Liga de Saúde e Espiritualidade

Transformação moral

Espiritismo é religião?

Respeitemos a vida

A chave do progresso individual

e muito mais...

 

Para ver edições anteriores, acesse o site.

 

 

Deus nos abençoe!

Grupo editorial

www.espiritacaixeta.org.br

 

 

 

 

Cantando saudades...

 

É comum nos darmos conta do valor de quem conviveu próximo a nós, quando essa pessoa realiza a sua viagem para o Grande Além.

É como se de repente tudo o que ela representava nos assomasse à memória, numa sucessão de cenas.

É o momento em que temos, ao lado do sentimento de perda física, um misto de arrependimento por não termos usufruído um tanto mais daquela presença.

E, na medida que ouvimos comentários de outros a respeito dos benefícios realizados por aquele que se foi, da influência salutar de sua vida em outras vidas, mais aumenta esse sentimento de quem perdeu alguém muito precioso.

Alguém que nem sabíamos que nos faria tanta falta.

Possivelmente, iremos recordando e repassando uma vez, e mais outra, os momentos vividos ao seu lado, os conselhos recebidos, as histórias ouvidas.

E, ao lado do arrependimento por ter deixado passar tantas oportunidades, uma leve tristeza nos toma a alma.

Uma saudade dolorida se instala.

Talvez sentindo exatamente isso, é que aquele compositor escreveu: Naquela mesa ele sentava sempre e me dizia o que é viver melhor.

Naquela mesa ele contava histórias que hoje na memória eu guardo e sei de cor.

Naquela mesa ele juntava gente e contava contente o que fez de manhã.

E nos seus olhos havia tanto brilho que mais que seu filho eu fiquei seu fã.

E descrevendo a dor da ausência, continua nos versos seguintes:

Eu não sabia que doía tanto uma mesa num canto, uma casa e um jardim.

Sim, todo lugar que olhamos, grita a ausência daquela presença que conferia um toque especial a cada recanto.

A mesa, materialmente falando, é a mesma. No entanto, falta-lhe brilho, porque o amigo, o familiar, o amado não está ali.

A casa, o jardim tudo pode continuar a ser conservado, cuidado. Mas tiveram diminuídos seus valores porque quem os abrilhantava, não mais se faz presente.

É a ausência do riso, da fala, da alegria, da voz.

Conforme o inspirado compositor: Hoje ninguém mais fala do seu bandolim...

Naquela mesa está faltando ele e a saudade dele está doendo em mim.

*   *   *

A saudade é recíproca. Quem fica a sente intensificar a cada dia. E quando pensa que não poderá doer mais, descobre que o peso daquela ausência ficou muito maior.

Por outro lado, os que partem também sentem saudades. Saudades do ninho onde foram felizes, das brincadeiras com os filhos, dos mil nadas do matrimônio, que fazem a grande diferença.

Eles, de certa forma, se ressentem, quando nos visitam, nos abraçam, nos enviam todo o seu amor em vibrações e nós não os percebemos.

Nunca será demais insistirmos em como se faz de importância, nesse mundo de transitoriedades, usufruirmos da companhia dos amores, enquanto estamos a caminho com eles.

Gravar na retina da alma os momentos de felicidade. Os primeiros passos do filho, as alegrias das festas em família, o aconchego do lar.

Pensemos nisso e não percamos essas oportunidades que enchem a alma, hoje. E, amanhã nos servirão para abrandar a imensa saudade das ausências...

Redação do Momento Espírita, com citação de versos
da música 
Naquela mesa, de Sérgio Bittencourt.
Em 5.9.2017.

 

(Copiado do site Feparana)

 

OUÇA: “NAQUELA MESA”

SERGIO BITTENCOURT E ELIZETE CARDOSO

https://www.youtube.com/watch?v=W2lsgOZ-PLU

 

 

Falar

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro da Esperança. Lição nº 26. Página 85.

 

“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim. Não, não...” Jesus - Mateus, 5: 37.

 

Falando, construímos.

Não admitas em tua palavra o corrosivo da malicia ou o azinhavre da queixa.

Fala na bondade de Deus, na sabedoria do tempo, na beleza das estações, nas reminiscências alegres, nas que induzam ao reconforto.

Nos lances difíceis, procura destacar os ângulos capazes de inspirar encorajamento e esperança.

Não te refiras a sucessos calamitosos, senão quando estritamente necessário e ora em silêncio por todos aqueles que lhes sofreram o impacto doloroso.

Tantas vezes acompanhas com reverente apreço os que tombam em desastre na rua!...

Homenageia igualmente com a tua compaixão respeitosa os que resvalam em queda moral, acordando em escabroso infortúnio do coração!...

Se motivos surgem para admoestações, cumpre o dever que te assiste, mas lembra que o estopim é suscetível de ser apagado antes da explosão e reprime os ímpetos de fúria, antes que estourem na cólera.

Em várias circunstâncias, a indignação justa é chamada à reposição do equilíbrio, mas deve ser dosada como o fogo, quando trazido ao refúgio doméstico para a execução da limpeza, sem que, por isso, tenhamos necessidade de consumir a casa em labaredas de incêndio.

Larga à sombra de ontem os calhaus que te feriram...

A noite já passou na estrada que percorreste e o sol do novo dia nos chama à incessante transformação.

Conversa em trabalho renovador e louva a amizade santificante.

Não te detenhas em demasia sobre mágoas, doenças, pesadelos, profecias temerárias e impressões infelizes; dá-lhes apenas breve espaço mental ou verbal, semelhante àquele de que nos utilizamos para afastar um espinho ou remover uma pedra.

Não comentes o mal, senão para exaltar o bem, quando seja possível extrair essa ou aquela lição que ampare a quem lê ou a quem ouve, enobrecendo a vida.

Junto do desespero, providencia o consolo, sem a pretensão de ensinar, e renteando com a penúria, menciona as riquezas que a Bondade Divina espalha a mancheias, em beneficio de todas as criaturas, sem desconsiderar a dor dos que choram.

Ilumina a palavra.

Deixa que ela te mostre a compreensão e o amor onde passes, sem olvidar o esclarecimento e sem prejudicar a harmonia.

O Cristo edificou o Evangelho, por luz inapagável, nas sombras do mundo, não somente agindo, mas conversando também.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 

 Jesus ensina as pessoas junto ao Mar da Galiléia. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Teaches_the_People_by_the_Sea_(J%C3%A9sus_enseigne_le_peuple_pr%C3%A8s_de_la_mer)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]