Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 26 de setembro de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

Postado em Córdoba, Argentina

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/26-09-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/26-09-2017.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

25-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/25-09-2017.htm

23-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/23-09-2017.htm

22-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/22-09-2017.htm

21-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/21-09-2017.htm

20-09-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/20-09-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

 

 (Texto copiado de Febnet)

Mesa girante. Ilustração para o artigo Tables tournantes do Dictionnaire infernal por Collin de Plancy. 1863.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Table_tournante_-_3.png

A Ponte do Carrossel e o  Louvre. Paris, França. Óleo sobre tela por Vincent van Gogh.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Van_Gogh_-_Pont_du_Carrousel_mit_Louvre.jpeg

 

 

A doutrina espírita identifica-se mais com a Igreja Católica

 

 

Publicado originalmente em coluna de

O Tempo, BH, MG,  25/09/17.

 

 

José Reis Chaves

 

A Igreja foi a que mais atacou a doutrina espírita nas primeiras décadas depois do surgimento dela, quando o Vaticano até publicou uma bula, em que se dizia que ou o espiritismo destruiria a Igreja, ou ela destruiria o espiritismo. Mas hoje, das igrejas denominadas cristãs, é ela a que melhor convive com os espíritas. Isso é comprovado pelo fato de que, nas cidades grandes e de porte médio, a maioria dos católicos frequenta as casas espíritas. E nas campanhas contra o aborto e a eutanásia, as duas religiões estão superunidas.

Santo Agostinho e Lutero muito incrementaram a doutrina paulina da salvação pela graça e a fé. O teólogo inglês Palágio combateu-a muito, como também a do pecado original, e defendeu a ensinada por Jesus: “A cada um será dado de acordo com suas obras”. A Igreja, discretamente, vem seguindo mais a doutrina pelagiana e evangélica do que a paulina. Também o espiritismo, de acordo com o ensinamento dos espíritos iluminados da codificação e de Kardec, segue essa doutrina católico-pelagiana. E aqui, por oportuno, lembramos que Jesus cumpriu sua missão de enviado de Deus para nos trazer o evangelho, porque Ele quis, e não porque teria sido obrigado por Deus Pai.

Moisés, em Deuteronômio capítulo 18, proíbe o contato com os espíritos. Por isso, os primeiros cristãos judaizantes repudiavam a comunicação com os espíritos. Mas a Igreja criou a doutrina da Comunhão dos Santos, a qual ensina que os espíritos que foram verdadeiros cristãos (santos) podem ajudar a nós aqui no mundo físico. Já os que não foram tão bons cristãos, nós é que podemos ajudá-los com preces e missas. Dada a resistência contra ela, a Igreja até acabou transformando-a em um de seus dogmas. Essa doutrina está de acordo com a espírita. E os padres, sabendo disso, evitam hoje falar nela em público. Você que vai às missas dominicais nunca ouviu um padre explicá-la nos seus sermões. E neste ensejo, chamamos a atenção para dois fatos. O primeiro é que Moisés proibiu os contatos com os espíritos dos mortos, portanto, não são espíritos diabólicos de outra categoria não humana, como ainda tentam ensinar erradamente muitos líderes religiosos cristãos. Como diz o evangelho, espíritos “impuros” (ainda não purificados), e não diabólicos! O segundo é que esse contato com os espíritos dos mortos é de fato uma grande verdade comprovada pela própria proibição de Moisés, pois ele não era doido para proibir esse contato, se ele não existisse! Desde que o mundo é mundo, os contatos com os espíritos existem através dos médiuns, pajés, xamãs, arautos, hierofantes etc. Kardec apenas codificou (organizou) o espiritismo. Na Bíblia, os médiuns são chamados de profetas, arautos e pitonisas. No início do cristianismo, eles eram denominados também de pneumatólogos. E as religiões surgiram geralmente com os contatos com espíritos, inclusive o cristianismo começou mesmo foi com a manifestação do espírito de Jesus a Paulo na estrada de Damasco.

A Bíblia é um manual de fenômenos mediúnicos. E a história da Igreja Católica, a gigante das igrejas cristãs, é também rica desses fenômenos, principalmente, os de aparições de espíritos, dos quais lembramos as de Nossa Senhora de Fátima, em 1917, às crianças videntes portuguesas Lúcia, Francisco e Jacinta. Como se vê, não é por acaso a existência de coisas idênticas ou semelhantes entre a Igreja e o espiritismo!

 

 

Lúcia Santos e os primos, Jacinta e Francisco Marto, os três meninos que teriam

presenciado aparições na Cova de Iria, em Fátima, Portugal..

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c9/ChildrensofFatima.jpg

Basílica de Fátima, Portugal. Foto Aparecida de Fátima Michelin

Aparição do Cristo flagelado a  Santa Teresa. Óleo sobre tela. Série menor. Escola Cuzquenha. Século XVII.

Exposto no Museu de Arte Religiosa Juan de Tejeda. Córdoba, Argentina. Foto Ismael Gobbo 25/09/2017.

Pelágio.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pelagius.jpg

 

Palestra com Divaldo Pereira Franco

Buritama, SP

 

Quarta-feira, 27-09-2017, às 20 horas.

Local: Recinto de Exposições Odilon Ferreira de Almeida

Av. Daniel Luis Guerbas, s/no.

Buritama, SP

 

 

 

(Outdoor em Araçatuba, SP, Foto Ismael Gobbo)

 

 Lançamento de obras de

Amélia RodriguesxDivaldo Pereira Franco. Salvador, BA

 

 

        Estimados amigos:

        Jesus sempre conosco!

 

    a) A Editora LEAL (Livraria Espírita Alvorada) lançou, em 7 de Setembro deste ano de 2017, no Centro Espírita Caminho de Redenção (Salvador, Bahia), os 2 volumes das "Pérolas da Série Evangélica Amélia Rodrigues" (https://www.livrarialeal.com.br/), com mais de 1.100 páginas.

 

    O Espírito AMÉLIA RODRIGUES ditou, através da psicografia de DIVALDO PEREIRA FRANCO, até esta data, 10 Livros de excelente conteúdo evangélico, doutrinário, poético e histórico, desde 1967, isto é, há 50 ANOS, data do Prólogo da Obra Primícias do Reino.

 

    b) Apartir dessa data, novos livros desse Espírito de escol foram ditados ao prestigioso médium, orador e educador Divaldo Franco, a saber (toda a Série tem quase 2.000 páginas):

 

    1) Primícias do Reino (1969) - PDR.

    2) Luz do Mundo (1971) - LDM.

    3) Quando voltar a Primavera (1977) - QVAP.

    4) Há flores no Caminho (1982) - HFNC.

    5) Pelos caminhos de Jesus (1987) - PCDJ.

    6) Trigo de Deus (1993) - TDD.

    7) Dias venturosos (1997) - DV.

    8) ...Até o fim dos Tempos (2000) - AOFDT.

    9) A Mensagem do Amor Imortal (2008) - AMAI.

    10) Vivendo com Jesus (2012) - VCJ.

 

   

    Ambos os volumes das "Pérolas da Série Evangélica Amélia Rodrigues" foram organizados por Regina Baldovino e Enrique Baldovino, destacando, por ordem alfabética, mais de 1.000 palavras-chaves (MIL), em forma de entradas principais, indicando vocábulos histórico-geográficos citados na comovente Série, nomes próprios da época evangélica e do contexto anterior e posterior à vinda do CRISTO, termos doutrinários, personagens e lições do EVANGELHO e de todos os tempos etc.

 

    c) As entradas secundárias somam mais de 4.600 remissões complementares, extraídas das 10 Obras da portentosa Série Amélia Rodrigues, Livros que formam como um Colar de Pérolas em torno das magníficas lições de JESUS, à guisa de um Quinto Evangelho.

 

    d) Além do dicionário alfabético, a obra conta com uma ampla Biografia Inédita de Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues (26/05/1861 - 22/08/1926), em homenagem aos 50 ANOS do lançamento da Série Evangélica e como tributo à Vida e Obra de Dona Amélia Rodrigues, nas suas inúmeras e esquecidas facetas de:

 

    mestra, literata polígrafa, tradutora, abolicionista, pesquisadora, humanista, conferencista, católica militante, romancista, teatróloga, poetisa, educadora, articulista, pensadora, jornalista, estudiosa, ensaísta, dados precedidos por uma mini-biografia de Divaldo Pereira Franco, em homenagem também a este notável médium e conferencista, que acaba de cumprir 90 anos de idade e 70 anos de mediunidade com Jesus (mediunato ou mediumato).

 

    e) Finalmente, acreditamos, minha esposa Regina e eu, que com esta compilação homenageamos os 50 ANOS da referida Coleção, à que chamaremos SEMEAR, siglas da "Série Evangélica AliA Rodrigues", sigla-verbo com a qual destacamos carinhosamente a ação profícua desse Espírito, fiel a Jesus há tantos séculos, cujas pérolas colocamos à disposição de todo o público, a fim de facilitar a localização e a busca dessas pérolas-ensinos, fornecendo com facilidade o número do capítulo, da página e o nome do Livro citado da Série.

 

    Com o afeto de sempre,

 

     Enrique e Regina Baldovino.

    Foz do Iguaçu/PR - 24/09/2017

(Capa do volume1, contra-capa do volume 1; capa do volume 2; selo comemorativo dos 50 anos da Série Amélia

Rodrigues – 1967/2017; juntos os volumes 1 e 2; tarje colorida unindo os 2 volumes)

 

 Palestra no G.S. Maria de Nazaré

Boituva, SP

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Palestra no G.E. Seareiros da Boa Nova

Sorocaba, SP  

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

 Programação comemorativa do GEPAR

Niterói, RJ

 

Semana Espírita

Comemorando os 26 anos de fundação do Grupo Espírita Paz, Amor e Renovação

DOMINGO | 01/10/2017 | 17H 

 

TEMA

Arthur Conan Doyle: Vida, Espiritualismo e Encontros Inter-religiosos pela Paz. 
PALESTRANTE

Iain e Lilian Bell (GEPAR)
MOMENTO MUSICAL 
Denise Oliveira (UMEN) e Grupo Vocal do GEPAR

SEGUNDA | 02/10/2017 | 20H 

 

TEMA

Gandhi e a Cultura de Paz.

PALESTRANTE

Eduardo V. Guimarães (GEPAR)
MOMENTO MUSICAL 

Leila Boechat  (CEIS)

TERÇA | 03/10/2017 | 19:30H

PAINEL

 

Organizações e Movimentos pela Paz e Solidariedade.

(CVV, Esperanto, AA e NA, Escotismo, Defesa da Vida, ESPERE e Espiristismo)
Elizabeth Lima (GEPAR) e convidados

QUARTA | 04/10/2017 | 14H 

 

TEMA

"Francisco de Assis - Paz e Bem." 
PALESTRANTE

Victor Hugo e Márci Bustillos (UMEN)
MOMENTO MUSICAL 
Grupo Vocal do GEPAR

SÁBADO | 07/10/2017 | 19H

 

Musical Beneficente

Tempo de Amar

 

Ana Cláudia Bittencourt 

CONVITE R$ 20,00 PAGSEGURO

DOMINGO | 08/10/2017 | 17H 

 

TEMA

Contribuição da Mediunidade para Paz.
PALESTRANTE

Lu Szlezak (SEJA - Áustria)
MOMENTO MUSICAL 
Grupo Vocal do GEPAR

Assine e receba as atualizações!

Avenida Francelino Barcelos N.333 Piratininga, Niterói - RJ, Brasil

21 3026-5831

Compartilhar

Visite nosso site!

 

 

 

 Programação do C.E. Bênção de Paz

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP  

 

 

 

***************************************

 

 

 

***************************************

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 Informações da Revista Espírita Joseph Gleber

Vila Velha, ES

 

O 13° Congresso Estadual Espírita do Espírito Santo aconteceu nos dias 22,23 e 24 de setembro no Centro de Convenções de Vitória e reuniu mais de 2 mil pessoas. O coral da Federação Espírita do Estado – FEEES fez a abertura com lindas músicas, em seguida a presidente da federação, Dalva Silva Souza deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. “O 13° congresso é um momento muito especial que reúne congressistas do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Sou grata pela presença de todos e agradeço aos colaboradores que trabalharam para que esse evento pudesse se realizar. Muita paz, que Jesus abençoe esse trabalho que se inicia”, disse Dalva.

 

Depois da prece inicial o presidente da Federação Espírita Brasileira, Jorge Godinho Barreto Nery, falou sobre o tema "A missão espiritual do Brasil".  Godinho retoma a história do Brasil contada pelos homens com os conhecimentos da doutrina para explicar como se deu o descobrimento do Brasil desde seu planejamento no plano espiritual. "O Brasil continua a acolher, a diversidade soma e nós devemos ter a consciência desse papel. Temos a base deixada pelo Espírito de Verdade". Disse Godinho.

 

"A missão do Brasil é de cristianizar, é a terra de todos. A terra da fraternidade. A terra de Jesus. A terra do Evangelho". Mensagem do Espírito Ismael, grupo Confúcio, 1873.

 

Leia na íntegra: Congresso Espírita recebe mais de 2 mil pessoas

 




--------------------------------------------------------------------

 


Equipe da Revista Espírita Joseph Gleber

 

Visite-nos em:

 

    

 

 

Registro. Vida e mediunidade em

Jales e Fernandópolis

 

No dia 23 de setembro ocorreu Seminário "Pesquisas atuais sobre mediunidade" desenvolvido pelo dr. Sérgio Thiesen (do Rio de Janeiro), com o apoio da USE de Fernandópolis, na Associação Espírita Beneficente Pátria do Evangelho em Fernandópolis (SP). Na cidade de Jales, no dia 24 de setembro, este expositor convidado desenvolveu o Simpósio Saúde e e Espiritualidade, com o tema "A fluidoterapia como instrumento de cura das doenças do corpo e da mente". Os eventos estavam na programação do "Setembro Amarelo", de Valorização da Vida. Houve transmissão ao vivo pela web TV Rede Amigo Espírita. O expositor Thiesen também proferiu palestras em Nova Fronteira, no dia 22; em Santa Fé do Sul (dia 24) e no G.U.E. Caminho da Esperança, em Jales (dia 25).

 

legendas:

 

Sérgio Thiesen em Jales, com dirigentes e púbico

 

 

******************************************

 

Sérgio Thiesen em Fernandópolis e com dirigentes

 

 

 

(Com informações recebidas de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Palestra nos 50 anos da Editora Correio Fraterno

São Bernardo do Campo, SP

 

(Recebido em email de Raymundo Espelho)

 

 Palestras em homenagem ao nascimento de Allan Kardec e

Feira do Livro Espírita. Lins e região

 

 

 

**********************************************8

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de José Roberto [[email protected]])

 

 Programação no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Imagem inline 1

Obs.: Se não deseja receber este Boletim Semanal, envia a palavra "CANCELAR" para o e-mail: [email protected] , pelo que muito agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em emails de CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Teatro: Grupo de Teatro Batuíra

Jacareí, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 Programação da 12ª. Feira de Livros Espíritas do GEBEM- 2017. Guarulhos, SP

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 3º. Movimento “Você e a Paz” com Divaldo Pereira Franco

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida de Claudio Palermo)

 

 Jornal “Ação Espírita”

Marília, SP

 

 

Olá, amigos.

 

A edição 121 do Ação Espírita já foi distribuída nos centros espíritas.

 

Quem não teve acesso à versão impressa, pode ver a  digital 

clicando no link abaixo

 

http://www.mariliaespirita.jor.br/acaoespirita/acao121.pdf

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

 

--

www.mariliaespirita.jor.br

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS  

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 473

TRÊS LAGOAS/MS – 25 A 30/SETEMBRO/2017

INFO PAN 473 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BELA VISTA (peça: “Maria de Nazaré” – Lurimar Vianna) /  (Encontro Reflexivo)  / (palestra/lançamento/livro: Wanderley de Oliveira) ..............BELENZINHO (Eduardo Marigo Marques) / (Deusa Samu)..........BUTANTÃ (Deusa Samu).........CAMPO BELO (Manolo Quesada)...........CHÁCARA MAFALDA (Marisol Camarinha / Luciano Crisólia Minozzo).........CIDADE PATRIARCA (palestra/lançamento/livro: Wanderley de Oliveira) .........FREQUESIA DO Ó (/filme: “Humberto de Campos – o imortal da Boa Nova”  e ÁudioSérie: Boa Nova de Humberto de Campos / Chico Xavier)........ITAIM PAULISTA (Neide Guerra)..........JAÇANÃ (Juvêncio M. Carvalho / Neje A. Hueb).........JARDIM IMPERADOR (palestra/lançamento/livro: Wanderley de Oliveira) ....... JARDIM PREVIDÊNCIA (Manolo Quesada)....... LIBERDADE (Cleuza Paranhos).........MORUMBI (Inês J. Gonçalves / Marcos Zanardi / Maria N. Vieira)..........PARADA INGLESA (Eulina Santos).........PARQUE VITÓRIA (Gislene Pogetti /  Valdeniza Sire /  Leontina Ferreira) / (Curso de Palestrante).......... SANTA INÊS (Manolo Quesada)...........SANTANA (Plínio Penteado Junior).......... SAÚDE (Fabio Dionisi) ........TATUAPÉ (Dr. João Lourenço) ............VILA AMÉLIA (palestra/lançamento/livro: Wanderley de Oliveira) ........ VILA CARRÃO (Manolo Quesada) /  (palestra/lançamento/livro: Wanderley de Oliveira)..........VILA CLEMENTINO (VII Simpósio de Saúde e Espiritualidade).......... VILA EMA (Manolo Quesada)..........VILA GUSTAVO (Neje A. Hueb / Antonio Freire)..........VILA INDUSTRIAL (Joelson Pessoa)...........VILA MAFRA (Dr. Aldeniz Leite) ........... VILA MATILDE (Lolita Deamo & Robson Monteiro) ..........VILA RÉ (Plínio Penteado Junior)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

                                                        

SÃO PAULO INTERIOR

 AMERICANA (Divaldo Pereira Franco) .......ARUJÁ (Neide Guerra)..........ASSIS (5º Encontro de Corais)........BAURU (palestras)..........BAURU (Divaldo Pereira Franco).........BOITUVA (José Luiz Barbieri)........BOTUCATU (I Jornada Médico Espírita) ........ BURITAMA (Divaldo Pereira Franco)........CAFELÂNDIA (USE Intermunicipal de Lins)........CAMPINAS (Diálogos com o Espiritismo) / (Sonia Pereira) ......... CARDOSO (Francisco Ortolan)..........CRISTAIS PAULISTA (43º Mês de Kardec)..........CUBATÃO (Roda de Conversas: Wladimir e Amanda).......... DRACENA (irmãos Zanoli)............EMBU DAS ARTES (Moacir Costa Lima) /  (11º Encontro Espírita da Família / 3º Encontrinho Espírita da Família para Crianças e Jovens)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

 FLOREAL (Francisco Ortolan)........FRANCA (33ª Semana Sebastiana Barbosa Ferreira) / (43º Mês de Kardec) / (Wanderley Oliveira) ........ GETULINA (Imagem & Som) / (USE Intermunicipal de Lins – Ciclo de Palestras).........GUAIMBÊ (USE Intermunicipal de Lins – Ciclo de Palestras)........GUARANTÃ (USE Intermunicipal de Lins – Ciclo de Palestras)...........GUARARAPES (palestras/ aula teatro: Ofélia Guilherme Candil).........GUARAREMA (Ciclo de Palestras).........GUARULHOS (12ª Feira do Livro Espírita) / (Fabio Fadel) / (Neide Guerra).........INDAIATUBA (Divaldo Pereira Franco).........ITANHAEM (2ª Semana Nacional de Arte Espírita)..........ITAPETININGA (Fabio Dionisi)........ ITATIBA (Atendimento Espiritual: Dr. Fritz)  /  (Lolita Deamo & Robson Monteiro)...........ITUVERAVA (André Sobreiro)......... JALES (Sergio Thiesen) / (Antonio Carlos Navarro) / (Jantar Beneficente)........ JUNQUEIRÓPOLIS (Juraci Altino de Souza)...........LIMEIRA (peça: “A Morte é uma Piada  2”).........LINS (USE Intermunicipal de Lins – Ciclo de Palestras)........MARÍLIA (Valci Silva) / (Bruno Costa)..........MATÃO (Dr. Tácito Elias Sgorlon).........MENDONÇA (Francisco Ortolan)........MOGI DAS CRUZES (Dra. Flavia Cavalcante)........NIPOÃ (Francisco Ortolan)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

 OSASCO (Manolo Quesada).......PENÁPOLIS (Luzia Korin).........PERUIBE (Helio Menandro /  Célia Tomboly / Magali Freitas) ........PIRACICABA (VI Jornada de Saúde e Espiritualidade) ......... POÁ (Fabiano Macchia Rezende)..........PONGAÍ (USE Intermunicipal de Lins – Ciclo de Palestras)......... PRESIDENTE PRUDENTE (Divaldo Pereira Franco)..........RANCHARIA (29ª Jornada de Confraternização Espírita).........REGISTRO (Davidson Lemela)........RIBEIRÃO PIRES (Eduardo Marigo Marques)..........RIBEIRÃO PIRES (Cura Espiritual)..........RIO CLARO (Izaías Claro) / (Roda de Conversa)...........SABINO (USE Intermunicipal de Lins – Ciclo de Palestras)......... SALTO (Ariette Leão)........SANTA FÉ DO SUL (Paulo Ricardo Santana)..........SANTANA DE PARNAÍBA (lançamento/filme: “Humberto de Campos – o imortal da Boa Nova”  e ÁudioSérie: Boa Nova de Humberto de Campos / Chico Xavier)...........SANTO ANDRÉ (Luzia Lomazi Rubens Soares / Deusa Samú) /  (Neide Guerra) / (Fabio Dionisi) / (Flavio Ottolini /  Andrea Bien) / (1º Simpósio de Medicina, Saúde e Espiritualidade).........SANTOS (Mauricio Zomignani / Rodolfo Calcabrini) / (Integrados Infância e Mocidade) / (Davidson Lemela) / (lançamento/filme: “Humberto de Campos – o imortal da Boa Nova”  e ÁudioSérie: Boa Nova de Humberto de Campos / Chico Xavier)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO (Neide Guerra) / (Eduardo Marigo Marques) / (Manolo Quesada) / (1º EDABC) ..........SÃO CAETANO DO SUL (Jim Ihara) /  (53ª Semana Espírita)......... SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (Divaldo Pereira Franco) .......SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (André Trigueiro) .........SÃO MANUEL (Dilson Azevedo Lima).......... SÃO VICENTE (Deusa Samu) /  (Roosevelt A. Tiago)......... SOROCABA (Heleno Pires /Jane M. M. Bassi / Maria Cristina de Camargo) / (Dra. Jane Bassi) / (Fabio Dionisi).........TAPIRATIBA (Vania (Tapiratiba/SP) / Arlete (SJ Rio Pardo/SP)...........TAUBATÉ (Antonio Braga) /  (IV Encontro Nacional dos Amigos Yvonne A. Pereira) / (palestra/lançamento/livro: Wanderley de Oliveira) ..........TUPÃ (irmãos Zanoli)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL

ANDARAÍ (Arlindo Ribeiro / Alberto leitão Rosa)...........BOTAFOGO (Alexandre Burburan)  ..........CENTRO (Escola de Lideranças) / (XXXIX COMEERJ)........COLÉGIO (Solange Linhares)...... DEL CASTILHO (Lea e Adelino)...... FLAMENGO (IX Congresso Espírita Brasileiro de Magistrados)........GRAJAU (lançamento/livro: Carlos Assis)......... ILHA DE PAQUETÁ (Mirian Maia)........JACAREPAGUÁ (Paulo Henrique Figueiredo / Deusa Rufino / Henrique).........MEIER (Marcelo Daimon)........ PAVUNA (Thiago Brito) .......... TIJUCA (peça: “Irmã Scheilla)

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR

   ARARUAMA (Magaly Andrade) / (Mabel Lima).......BELFORD ROXO (Thiago Brito) .......CAMPO DOS GOYTACAZES (Dr. Carlos Roberto Pessanha)..........DUQUE DE CAXIAS (Marcus de Mário /  Helio Ribeiro /  Eredinéa Cordeiro)......... NOVA FRIBURGO (Dr. José Henrique Rubim de Carvalho)...........NOVA IGUAÇU (Thiago Brito).........VALENÇA (Manoel Coelho / Carlos Santana)

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO

ESPIRITO SANTO (Junior Vidal).......VILA VELHA (2ª Semana Nacional de Arte Espírita)......... VITÓRIA (Cruzada dos Militares Espíritas)

MINAS GERAIS

ASTOLFO DUTRA (XIII COJEADS).......... BELO HORIZONTE (Ibraim Filogônio Neto / Henrique Kemper) / (Jaider Rodrigues de Paula)..........DORES DO CAMPO (Danilo Oliveira / Cristiane Braz)..........PAPAGAIOS (Davi Santos)........RODEIRO (CERDI: Confraternização Espírita de Rodeiro e Diamante)..........SACRAMENTO (Dra. Denise Barcellos)............TEÓFILO OTONI (XXVIII Semana Espírita)..........UBERABA (lançamento/filme: “Humberto de Campos – o imortal da Boa Nova”  e ÁudioSérie: Boa Nova de Humberto de Campos / Chico Xavier)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA

BELA VISTA DO PARAÍSO (Oceano Vieira de Melo)........CAMBÉ (Oceano Vieira de Melo)........... CAMPO MOURÃO (Maria Rabel, Vitor Hugo Freitas de Almeida, Wilson Reis, Osvaldo Monteiro, Danilo Arruda da Luz, Sérgio Castelão Pinheiro, Ana Flávia Sipoli Cól, Adriano Lino Greca e Zenaide Simões – Grupo Encanto) /  (Zenaide Simões – “Nossos pais”) / (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita)........ CASCAVEL (Reuniões)  ..........CIANORTE (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita)............CURITIBA (Cosme Massi) / (Estudos de Espiritismo) / (Pedro Paulo Silva Legey Junior / Raul Teixeira / Jorge Alberto Elarrat / Maria Helena Marcon / Noeval de Quadros) / (palestras) / (show: Alma Sonora) / (Reunião das Coordenadorias das UREs da Inter-Regional Metropolitana) / (Visita guiada à Sede Histórica) / (Curso de Qualificação do Trabalhador da Área da Mediunidade) /  (Curso de Qualificação do Trabalhador da Mediunidade).........FÊNIX (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita)...........GOIOERÊ (Curso de Qualificação do Trabalhador do Estudo da Doutrina Espírita)/ .............IBIPORÃ (Oceano Vieira de Melo) .......... JACAREZINHO (José Aparecido Sanches / José Lázaro Boberg) / (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita).......... LONDRINA (Oceano Vieira de Melo) / (curso: Ulisses Fernando da Cruz Oliveira) / (lançamento/filme: “Humberto de Campos – o imortal da Boa Nova”  e ÁudioSérie: Boa Nova de Humberto de Campos / Chico Xavier) / (Haroldo Dutra Dias)..........PALOTINA (Curso de Qualificação do Trabalhador Espírita da Mediunidade).........PARANAVAÍ (Seminário: “Caminho para a transformação moral”)..........PEABIRU (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita).........PONTA GROSSA (Encontro Regional de Jovens Espíritas 2. URE).........ROLÂNDIA (peça teatral: “A Morte é uma piada 2”)........SÃO MIGUEL DO IGUAÇU (Seminário: “Caminho para a transformação moral”)........TERRA BOA (Curso de Qualificação do Trabalhador da Comunicação Social Espírita)........UBIRATÃ (Curso de Qualificação do Trabalhador do Estudo da Doutrina Espírita)

RIO GRANDE DO SUL

 BENTO GONÇALVES (Carlos Durgante)......... GARIBALDI (pintura mediúnica: Orlando Padovan)......... GIRUÁ (Dr. Edson Cardos).......... OSÓRIO (18º Semana Espírita)........PELOTAS (Sergio Lopes)........PORTO ALEGRE (Sheila Simões e Cesar Geremia) /  (Dr. Sergio Lopes, Dr. Roberto Lucio, Dr. Alexandre Anéfalos, Dr. Paulo Batistuta, Dr. Carlos Eduardo Durgante, Dr. Paulo Rogério de Aguiar, Dr. Cesar Geremia).......... TAQUARA (Carlos Durgante)........TORRES (I Encontro Sulbrasileiro dos Amigos de Chico Xavier)........TRÊS PASSOS (Gabriel Salum / Maria Elizabeth Barbieri)

SANTA CATARINA

ANTONIO CARLOS (John Harley)........ FLORIANÓPOLIS (Rose Kodama) / (John Harley) / (Claudia Marques da Silva)...........ITAJAÍ (John Harley)……..PENHA (Wilson Aguilan / Juvan Souza Neto)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL

 BRASÍLIA (Dra. Denise Brito / Dra. Denise Franco / Dra. Fabíola Zanetti) / (Vinicius Perez dos Santos)........CEILÂNDIA NORTE (Projeto plenitude – visitas domiciliares)......... CEILÂNDIA SUL (Dra. Antônia Marilene da Silva)

GOIÁS

GOIÂNIA (Fabíola Zanetti / Andrei / Marlon Reikdal / Wesley Assis)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA

ILHÉUS (Sebastião Camargo) ...........SALVADOR (Isabella de Esmeralda) / (II Colóquio sobre Mediunidade) / (Encontro Fraterno com Divaldo Pereira Franco)

PERNAMBUCO

CABO (Santtos Edson)..........JABOATÃO DOS GUARARAPES (comemoração: Aniversário Mocidade Luiz Sérgio) /  (Santtos Edson)........... OLINDA (João Luiz / Adsson Santana) /  (Santtos Edson)............PAULISTA (Santtos Edson)......... RECIFE (SMEP: Semana da Mulher Espírita Pernambucana) / (Ana Carolina) / (Nadja Naira) / (Jantar Beneficente Musical)

SERGIPE

ARACAJU (Luzi Mary) / (Encontro Bimensal para Reflexão Conjunta)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

CEARÁ

FORTALEZA (Luiz Gonzaga Pinheiro)..........JUAZEIRO DO NORTE (Dr. Hermilo Borba)........ MARACANAÚ (Elis Paixão)

PARAÍBA

JOÃO PESSOA (Denise Lino / Lizst Rangel) / (DIJ/CEIJ) / (Semana Nacional de Arte Espírita

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

PARÁ

BELÉM (Diandro Mota)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/

 

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA

BUENOS AIRES (Daniel Serra / Simoni Privato)

AUSTRALIA

ADELAIDE (Giuliano Negrelli)

ESTADOS UNIDOS

 ASTORIA (Celso Dal Secco)..........ESTADOS UNIDOS (Debora Beldowicz) /  (André Luis Chiarini Villar)........NEWARK (NJ) (Reunião de Capacitação de Palestrantes da Doutrina Espírita)

PORTUGAL

ANGRA DO HEROISMO (palestra)..... ÍLHAVO (Dr. Lutênio Faria)........LISBOA (Geraldo Campetti Sobrinho) / (Miriam Masotti Dusi) /  (V Seminário de Medicina e Espiritualidade)........OLHÃO (Reinaldo Barros e Lúcia Lu)........VALE DE CAMBRA (II Jornadas Culturais Espíritas)

ROMÊNIA

BUCARESTE (4ª Reunião Filosófica da Vida Espírita Espiritual 2017)

SUIÇA

BADEN (Carolina Grimm).........GENEBRA (Martina Vaz)........ZURIQUE (Marta Antunes de Moura)

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

 

(Com informações de Décio Bressanin)

 

 Informativo “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

 

Edição 254 - 23 de setembro de 2017 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...


Domingo acontece o seminário sobre dependência química


Doutrina Espírita une jovens na Mocidade da Comunhão



Filme “Chico Xavier, um amigo” pode ser assistido na internet

 


Fala Mocidade vai abordar o jovem e a depressão neste sábado


Adeilson Salles lança o livro Game Over


AME-DF debate o poder em palestra semanal

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 Informações do Correio Fraterno

 

Hiperfeirão do Livro Espírita, Espiritualista e de Autoajuda 2017

Hiperfeirão do Livro Espírita, Espiritualista e de Autoajuda 2017

Hiperfeirão do Livro Espírita, Espiritualista e de Autoajuda 2017

Hiperfeirão do Livro Espírita, Espiritualista e de Autoajuda 2017

Hiperfeirão do Livro Espírita, Espiritualista e de Autoajuda 2017

 

 

 Informações de O Clarim

Matão, SP

 

Caso não esteja visualizando as imagens, acesse aqui.

 

 

oclarim@oclarim.com.br

www.facebook.com/casaeditoraoclarim

 

Para receber corretamente nossas mensagens, adicione nosso e-mail, [email protected] em seus contatos. Imagens meramente ilustrativas. Favor não responder esse email.

Televendas

Ligue (16) 3382-1066. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
Dúvidas? Envie um e-mail para:
[email protected].

Casa Editora O Clarim

CNPJ: 52313780/0001-23 - Nosso endereço de postagem é Rua Rui Barbosa, 1070 - Centro - Cx. Postal 09 Cep.: 15990-903 Matão/SP. Para mais informações, ligue: (16) 3382-1066/3382-1471 ou acesse nosso site: www.oclarim.com.br.

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.

 

 

Trabalho

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Vereda de Luz. Lição nº 01. Página 17.

 

Observa o trabalho dos outros, para que não te retires do dever de auxiliar.

Recorda os recursos mais simples que a vida movimenta em favor de ti próprio.

A água que viaja centenas de léguas, deixando-se purificar, socorrendo-te a mesa.

O vegetal que cresce diligente, incorporando as bênçãos da natureza, e que renuncia ao próprio desenvolvimento, a fim de atender-te a fome.

O animal que atravessa longos dias, no crescimento que lhe é próprio, e que se submete ao sacrifício, no estábulo ou no matadouro, para que te não faltem agasalho e alegria, alimento e remédio.

A árvore que se ergue, generosa, e que se rende à queda espetacular, garantindo-te abrigo e reconforto...

Pensa, ainda, nos milhões de braços que se unem na atividade constante do amor, a fim de que possas contar com o pão e a vestimenta, a casa e o leito em que te refugias.

Reflete nas milhares de mãos que se conjugam, prestimosas, cada dia, para que as lições do caminho te alcancem o atendimento, através da imprensa e do livro, da tribuna e da escola.

E, despertando para o trabalho em que se equilibra o Universo Inteiro, não fujas à obrigação de ser útil.

Tudo vibra e tudo serve sob a lei da cooperação.

O verme tem seu lugar na defesa do solo.

A flor guarda os seus títulos de benfeitora na formação da colheita.

O sol envolve o mundo em seus raios, espalhando calor e luz.

Somente o homem, por vezes pessimista inveterado da sombra, quase sempre se entrega desarvorado, às sugestões do desânimo, nutrindo o inferno da ignorância e da preguiça, ao redor de si mesmo, na ilusão em que se encontra.

            Recorda que Jesus, o Divino Mentor da Terra, continua trabalhando e, fazendo o melhor que possas na construção do Bem, junto d’Ele, encontrarás na exaltação da própria alma, o amor e a felicidade que fluem do serviço incessante e da paz imperecível.


 

(Texto recebido em email de Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

O Semeador. Estátua de Alejandro Perekrest. Século XX.

Exposta no pátio do Cabildo de Córdoba Argentina. Foto Ismael Gobbo 25/09/2017.

 

Poder transformador

 

Existe na região da Puglia, na Itália, uma encantadora província chamada Alberobello.

O nome deriva de Sylva Arboris Belli, que significa selva das árvores de guerra.

Bem situada, geograficamente, entre os mares Adriático e Jônico, no alto de uma colina, desde tempos antigos, mereceu a cobiça de conquistadores de diversas procedências.

Chamam a atenção as casas trulli, que significa cúpula. São casas brancas, cilíndricas, construídas por pedras superpostas.

O teto é formado por uma cúpula, também de pedra, onde, muitas vezes, são pintados símbolos.

As trulli existem apenas nessa região, ao norte de Puglia, mas em nenhum outro lugar a concentração é tão grande quanto em Alberobello.

Por isso mesmo, são consideradas patrimônio da Humanidade pela UNESCO, desde 1996.

A província tem uma história rica de glórias e de sacrifícios, sendo, na atualidade, uma grande produtora de azeite de oliva.

O seu solo calcário dá vida a doze milhões de oliveiras, algumas das quais são consideradas as mais antigas do mundo.

No passado, essa região era fundo do mar, aparecendo o solo coberto de pedra calcária, graças às naturais mudanças ocorridas no planeta.

Devastada por conquistadores audaciosos, os seus agricultores tiveram o trabalho de arrebentar a crosta de terra até encontrarem solo adequado para a plantação e vida.

Esse trabalho gigantesco, que requereu grande esforço e persistência, resultou nessa abundante produção de azeite de oliva para quase todo o país e para o Exterior.

*   *   *

Visitando essa região produtora e que atrai centenas de turistas, de forma constante, pensamos no que o ser humano é capaz de fazer.

O seu poder transformador decide conquistar o solo e o faz, vencendo a rocha, buscando a terra fértil para a produção farta.

Nesses dias difíceis que vivemos em nosso país e no mundo, caberia a cada um de nós nos utilizarmos desse poder extraordinário.

Ante as pedras das dificuldades que se apresentam, podemos acionar nossos esforços para vencê-las, sejam as de caráter particular, sejam as que são de toda a comunidade.

Se nos unirmos, seremos ainda mais fortes e poderemos nos tornar uma força impulsionadora do progresso, convertendo desertos em jardins.

Verdadeiramente, pedras em pães, em grãos, em alimento salutar.

Nosso verbo, nossas atitudes poderão incentivar almas indiferentes ou agitadas em tormentos a modificarem o próprio rumo.

Nossas ações servirão de exemplo aos que nos observam e que, estimulados por elas, agregarão esforços aos nossos para a solução de graves problemáticas que angustiam a muitos.

Unidos poderemos erradicar a ignorância, abrandar a fome e agasalhar os que padecem nas intempéries.

Com esforço contínuo, encontraremos o abençoado solo do amor para a plantação da ventura e da paz.

Conscientes dessa nossa capacidade, tornaremos digna nossa existência terrestre, agindo de forma positiva.

A terra infeliz, ainda coberta de pedras e de inutilidade, receberá a ação benéfica da nossa atuação.

Façamos isso. Coloquemos as mãos em ação, coração e cérebro no bem.

Pensemos nisso.

 Redação do Momento Espírita, com base no artigo
Alberobello, de Divaldo Pereira Franco, publicado
no jornal 
A Tarde, coluna Opinião, em  13.7.2017.
Em 25.9.2017.

 

Casas chamadas trulli em Alberobello, província de Bari, Itália.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alberoello1.JPG

 

VEJA MAIS FOTOS SOBRE ALBEROBELLO ACESSANDO:

https://www.google.com.ar/search?q=ULIVO+ALBEROBELLO+ITALY&dcr=0&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjOsZS4oMHWAhUFS5AKHfMVDukQ_AUICigB&biw=1366&bih=637

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]