Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 28 de abril de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/28-04-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

27-04-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/27-04-2018.htm

26-04-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/26-04-2018.htm

25-04-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/25-04-2018.htm

24-04-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/24-04-2018.htm

23-04-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/23-04-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/27-04-2018_arquivos/image003.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 [Voltaire] Post genitis hic carus erit, nunc carus amicis / pintado por de Latour em 1736; gravado por Balechou

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8425652z.item  

Frederico II da Prússia. Óleo sobre tela por Antoine Pesne.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Friedrich_II._(Pesne).jpg

Mesa-redonda: o rei Frederico II (centro) em Sanssouci com Voltaire (esquerda) e os principais cientistas da Academia de Ciências de Berlim Por Adolph Menzel,1850  

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Adolph-von-Menzel-Tafelrunde2.jpg

 

 

 

Terceiro da esquerda, no casaco roxo, é Voltaire ; ao lado dele no uniforme vermelho Christoph Ludwig von Stille, então o rei Frederico o Grande. Os outros convidados são Giacomo Casanova , Jean-Baptiste Boyer d'Argens , La Mettrie , Keiths (James Francis Edward Keith e George Keith, 10º Conde Marischal), Friedrich Rudolf von Rothenburg e Francesco Algarotti . (Wikipedia)

 

Deus primeiro

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caminho Espírita. Lição nº 27. Página 65.

 

Caminharás, muitas vezes, no mundo, à maneira de barco no oceano revolto, sob a ameaça de soçobro, a cada momento; entretanto, pensa em Deus primeiro e encontrarás o equilíbrio que reina, inviolável, no seio dos elementos.

Se a natureza parece descer à desordem, prenunciando catástrofe, não permitas que a tua palavra se converta em agente da morte. Fala em Deus primeiro.

Antes das destruições que hoje atribulam a Humanidade, outras destruições ocorreram ontem, mas Deus plantou, em silêncio, novas cidades e novos campos onde a ventania da transformação instalara o deserto.

Se os profetas da calamidade e da negação anunciarem o fim do mundo, traçando quadros de aflição e terror, crê em Deus primeiro, recordando que ainda mesmo da cova pequenina, em que a semente minúscula é sepultada, o Senhor faz nascer a graja do perfume e a beleza da cor, a abastança da seiva e a alegria do pão.

Se a dor te constringe o peito, em forma de angústia ou abandono, tristeza ou enfermidade, recorre a Deus primeiro.

Ele será teu refúgio na tempestade, companheiro na solidão, esperança nas lágrimas, remédio no sofrimento. Diante de toda provação e à frente dos próprios erros, busca Deus primeiro.

Ele, que mantém as estrelas no Espaço e alimenta os vermes no abismo, ser-nos-á sustento e consolo.

Nesse ou naquele problema, quanto nessa ou naquela dificuldade, confia em Deus primeiro e sentirás que a nossa própria vida é uma bênção de luz, para sempre guardada nos braços do Amor Eterno.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

A saga de um  beija-flor. Fotos Ismael Gobbo.

 

ESTAMOS COM PROBLEMAS TÉCNICOS

 

Devido a problemas com computador- queda com avaria do HD- estamos trabalhando de forma precária tentando normalizar o trabalho. Vamos demorar alguns dias para chegar à normalidade. Desculpem. Ismael Gobbo

 

 

Espíritas por um Mundo Melhor

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Na noite do dia 24 de abril, ocorreu a Solenidade Espíritas por um Mundo Melhor, no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo.

A família espírita da cidade de São Paulo tem história e tradição nobilitante.

O líder pioneiro António Gonçalves da Silva (1839-1909), conhecido como Batuíra, aos 6 de Abril de 1890, restabeleceu o Grupo Espírita Verdade e Luz que havia muito "se achava adormecido". Adquiriu então uma pequena tipografia, destinada a divulgação e propagação do Espiritismo, editando a publicação quinzenal "Verdade e Luz. Era também médium curador, sendo centenas as curas de caráter físico e espiritual que obtinha ministrando água fluidificada e aplicando passes. O local onde residiu e funcionaram instituições por ele criadas passou a ser conhecida como a rua do espírita e acabou tornando-se a atual Rua Espírita, no bairro Cambuci, próximo ao centro da Capital.

Contemporânea a ele destacou-se Anália Franco (1853-1919), professorajornalistapoetisa e dedicada à filantropia. Fundou dezenas de escolas e asilos para crianças órfãs em várias cidades. Na cidade de São Paulo, fundou uma importante instituição de auxílio a mulheres e a região, antes afastada do centro, é hoje o bairro Jardim Anália Franco, onde também se situa o Shopping Anália Franco.

Aí estão logradouros públicos conhecidos da Capital paulista homenageando espíritas. Mas há dezenas de ruas com nomes de espíritas.

Muitas outras instituições surgiram na primeira metade do século XX.

Destacamos também alguns fatos pioneiros paulistanos, como a fundação em 1937da União das Mocidades Espíritas de São Paulo (UMESP), que foi um celeiro na preparação de lideranças e expositores; o histórico 1o Congresso Espírita do Estado de São Paulo, em 1947, oportunidade em que foi fundada a USE; o Congresso Brasileiro de Unificação, efetivado em São Paulo, em 1948, germinando idéias de união dos espíritas e o documento “Proclamação aos espíritas”; a pioneira 1ª. Exposição do Livro Espírita, no centro da cidade de São Paulo, em abril de 1955; a magnífica comemoração pública do Centenário de O livro dos espíritos (abril de 1957); e, sem dúvida, as marcantes entrevistas de Chico Xavier na TV Tupi de São Paulo (1968, 1971, 1972).

Na citada solenidade da Câmara Municipal dezenas de instituições espíritas da Capital, principalmente filantrópicas, e lideranças espíritas foram homenageados.

Houve homenagem especial à União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, que completou 70 anos de fundação no ano passado e conta com a união de cerca de 1.500 instituições espíritas.

Relação dos homenageados: União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE), Fundação Espírita André Luiz (FEAL), Júlia Nezu de Oliveira, Antonio Cesar Perri de Carvalho, Centro Espírita Caminheiros do Amor (CECA), Centro Espírita Luiza de Abreu Andrade, Livraria Allan Kardec Editora (LAKE), Grupo Espírita Manoel Bento (GEMB), Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes (NABEM), Centro Espírita Casa Branca do Caminho, Sociedade de Estudos Espíritas 3 de Outubro, Congregação Espírita Maria Benta, União dos Delegados Espíritas de São Paulo (UDESP), Centro Espírita Nosso Lar – Casa André Luiz, Grupo Espírita Casa do Caminho (GECC), TV Mundo Maior, Rádio Boa Nova, Antonio Bartolomeu Cruzera, José Damião, Joel Beraldo, José Carlos de Lucca, Edelso da Silva Jr., Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE).

Realmente desde o final do século XIX, um contingente imenso de seareiros atuaram e atuam na base do movimento espírita e próximos à comunidade na Capital paulista, e, no conjunto fazendo juz ao tema do evento: Espíritas por um Mundo Melhor.

           Todos receberam um Diploma e o vereador que presidiu a Solenidade recebeu um exemplar de "O livro dos espíritos", ofertado pela USE-SP. Ocuparam a mesa e a tribuna, o vereador proponente Gilberto Natalini; a presidente da USE-SP Júlia Nezu de Oliveira; Antonio Cesar Perri de Carvalho, como ex-presidente da USE-SP e da FEB; e Afonso Moreira Júnior, um dos organizadores da Solenidade. Em sessão que durou quase duas horas houve destaque para o trabalho dedicado ao bem empreendido pelos espíritas.

Ocorreram apresentações musicais da Guarda Civil Metropolitana e artistas convidados. O público era numeroso, incluindo familiares e amigos dos homenageados. O evento foi filmado pela Câmara, TV Mundo Maior e contou com presença de vários repórteres.

Informações:

http://grupochicoxavier.com.br/camara-municipal-de-sao-paulo-homenageia-espiritas/; http://www.camara.sp.gov.br/blog/entidades-espiritas-ganham-homenagens-por-boas-iniciativas/#.WuKImOk9Nsk.facebook

 

(*) – Foi presidente da USE-SP e da FEB.

 

Câmara de São Paulo. Grupo de homeageados.

 

Palestras com Anete Guimarães

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

Leia o jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse aqui:

http://ceac.org.br/ultima-edicao/

 

 

 

(Com informações de Leopoldo Zanardi e Sidney Fernandes)

 

Seminário no GEF João Ramalho

São Bernardo do Campo, SP

SEMINÁRIO "Medicina do Além - Curas e cirurgias espirituais"

GEF João Ramalho (São Bernardo do Campo)

Rua Carlos Mieli, 154

Com Fabio Dionisi do "Recanto de Luz - Irmã Scheilla"

Domingo, 06 de maio (09h00 - 12h00)

Entrada Franca

 

 

(Informação recebida em email de Fábio Dionisi)

                                                                                                                                                                   

 Mensagens Gotas de paz

 

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

Se você não quiser receber mais nossas mensagens clique aqui

Para maiores Informações [email protected]

GotasDePaz ComBr, ., ., ., ., Brazil

 

 

 

 

(Mensagem recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

                                           

Informativo da Comunhão Espírita de Brasília

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152483493615114500/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 280 - 27 de abril de 2018 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152483493615114500/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152483493615114500/comunhoinspiraresponsabilidade.jpg

Terceirização de responsabilidades em debate no Comunhão Inspira deste sábado (28)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152483493615114500/duo_shubert_24_3_2018.jpg

Duo Schubert faz apresentação de piano e violino no sábado (28)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152483493615114500/papoespiritalogo.jpg

Papo Espírita entrevista produtor da peça O Semeador de Estrelas, sobre a vida de Divaldo Franco

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152483493615114500/luismarques(1).jpg

Violinista Luiz Marques toca às 19h desta sexta (27)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152483493615114500/lucian_lorens.jpg

Pianista Lucian Lorens se apresenta neste domingo (29) na Comunhão

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152483493615114500/ego.jpg

A persona a serviço do ego é o tema desta quarta (2) no Projeto O Mundo Interior

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

Valorize o seu dia

Valorize o seu dia!

Cada dia corresponde a uma nova página escrita no livro da sua vida, onde você deverá escrever as melhores memórias.

Assim, quando desperte, dirija ao infinito a sua prece. Agradeça pela noite superada e rogue ao Pai do Céu as indispensáveis bênçãos para o período iniciante.

Erga-se e alegre-se com a oportunidade renovada de manter seu corpo físico para os empreendimentos do progresso.

Busque ocupar-se com algo nobre, algo que dignifique a sua existência na Terra.

À frente dos transtornos e contratempos, que surgem nos caminhos de todos, invariavelmente, não se deixe conduzir pela irritação, pelo agastamento ou pelo azedume.

Procure compreender que nada lhe ocorre sem que tenha um sentido útil para o seu crescimento geral.

Perante as ocorrências de violência e diante dos quadros de agressões que veja em sua rota, realize o melhor que possa, sem revolta nem desespero.

Você está no mundo que fez por merecer, com as situações que caracterizam a sua quadra evolutiva e com as pessoas do seu mesmo patamar moral, com ligeiras diferenças, facilmente observáveis.

Onde esteja, semeie alegria e jovialidade, atendendo à recomendação do Apóstolo Paulo para que demos graças a Deus por todas as coisas da vida.

Busque fazer novos amigos, mantendo, com carinho, os velhos companheiros.

A amizade, no mundo, é como o beijo solar iluminando as flores, sem o qual elas tendem a murchar e fenecer.

Alimente-se com moderação. Não é preciso passar fome, contudo, é bom que não transforme o estômago em tonel de venenosas misturas, capazes de intoxicar, de lhe acumular indevido colesterol nas artérias ou de lhe provocar disfunções hepáticas.

Afaste-se das pseudonecessidades alcoólicas. O álcool de que você precisa para a digestão a Divindade já fez constar do seu programa de produção orgânica.

Fora disso, a ingestão dessa substância corresponderá sempre a consciente envenenamento que lhe perturbará a saúde aos poucos.

Procure ser comedido nas brincadeiras, a fim de não constranger os amigos, gerando afastamentos e inimizades.

Ou para não perder seu precioso tempo com intermináveis lorotas e banalidades.

Sorria, seja prazenteiro, uma vez que o Evangelho de Jesus, que você afirma conhecer, é fonte inesgotável de alegrias.

E quando chegar ao fim o seu dia, vivido com maior ou menor dificuldade, ponha-se em meditação.

Verifique onde é que você poderia ter sido melhor, em que itens deveria ter agido melhor.

E, sem remorsos prejudiciais, faça projetos de renovação para o dia seguinte, procurando levá-los a sério.

Ore e entregue-se uma vez mais ao Supremo Senhor, construindo, dia a dia, a própria felicidade, a sua própria luz.

Valorize o seu dia.

Não o desperdice remoendo mágoas ou destilando tormento, mas aprenda a cultivar a alegria de viver, apesar das lutas e limitações que carregue.

Valorize o seu tempo na Terra e prossiga, decidido pelo bem, para que, no serviço do Senhor, você continue crescendo em busca do encontro consigo mesmo.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 2,
do livro 
Para uso diário, pelo Espírito Joanes,
psicografia de Raul Teixeira, ed. FRÁTER.
Em 27.4.2018.

 

(Copiado do site Feparana)

Manhã em Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]