Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/31-08-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

30-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/30-08-2018.htm

29-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/29-08-2018.htm

28-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/28-08-2018.htm

27-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/27-08-2018.htm

25-08-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/25-08-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 3 - 1860

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Dr. Morhéry.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Morhery.jpg

 

 

Leia mais sobre Adolphe Louis Marie Napoléon Robin-Morhéry

https://fr.wikipedia.org/wiki/Louis-Adolphe_Robin-Morh%C3%A9ry

Loudéac. Rue de Pontyv. França.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Loud%C3%A9ac-RUEdePONTYV.jpg

Mescla para Tisana.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kr%C3%A4utertee.jpg

 

Tisana

A infusão é a bebida é obtida através da fervura certas combinações de ervas ou especiarias em água. Também se refere a frutos e cascas secas ou desidratadas. Normalmente, tem uma conotação medicinal, embora nem sempre tenha esse objetivo.   https://es.wikipedia.org/wiki/Tisana

São Paulo curando o aleijado de Listra. Óleo sobre tela por Karel Dujardin

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:DUJARDIN_Karel_St_Paul_Healing_the_Cripple_at_Lystra.jpg

 Florence Nightingale, um anjo de misericórdia . Hospital Scutari 1855.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Florence_Nightingale#/media/File:Coloured_mezzotint;_Florence_Nightingale,_Wellcome_L0019661.jpg

File:Arabic herbal medicine guidebook.jpeg

Manual em árabe de fitoterapia, cerca de 1334.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fitoterapia#/media/File:Arabic_herbal_medicine_guidebook.jpeg

 

Erva Cidreira. Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Erva-príncipe (português europeu) ou capim-cidreira (português brasileiro) também conhecido por capim-santo ou capim-limão, é uma planta herbácea da família Poaceae, nativa das regiões tropicais da Ásia, especialmente da Índia. Cresce numa moita de rebentos (planta cespitosa), propagando-se por estolhos (por isso chamada de estolonífera), os quais apresentam folhas amplexicaules linear-lanceoladas. As suas inflorescências são constituídas por panículas amareladas. No Brasil é muito comum que esta planta seja chamada de "erva-cidreira", que é um nome popular também dado à espécie Melissa officinalis.

A planta é também chamada pelos sinônimos botânicos Andropogon ceriferusAndropogon citratusAndropogon citriodorumAndropogon nardus ceriferusAndropogon roxburghii e Andropogon schoenanthus. Outros nomes populares são belgate, belgata, chá-de-estrada, chá-príncipe (ou apenas príncipe), chá-do-gabão, capim-cidrão, capim-cidrilho, capim-cidró, capim-santo, capim-de-cheiro, capim da lapa, citronela (erroneamente),[1] capim-cheiroso, capim-catinga, patchuli, pachuli, capim-marinho, capim-membeca, palha de camelo, esquenanto e chá de caxinde (em Angola), caninha-de-cheiro ou cana-de-cheiro.

É uma planta usada em medicina popular, sendo, para esse efeito, utilizadas as folhas que, em infusão, têm propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, anti-depressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, hepatoprotectora, antiespasmódica, estimulante da circulação periférica, estimulante estomacal e da lactação.

Em 2003, foi descoberta uma importante aplicação médica para a espécie, quando o cientista japonês Tomoyuki Ohno descobriu que o óleo essencial desta planta pode ser utilizado para matar a bactéria do estômago Helicobacter pylori.[2] O cientista descobriu também que a bactéria não desenvolve resistência ao óleo. O tratamento recomendado pelo estudo consiste na ingestão de uma gota do óleo dissolvido em 50 ml de água de 10-30 minutos antes das refeições. O óleo já existe como remédio comercialmente distribuído no México.[3]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cymbopogon_citratus

 

 

Entrevista com Walter Accorsi:

 “Ciência e caridade a serviço do próximo”

 

Ismael Gobbo

walteraccorsi2

Dr. Walter Radamés Accorsi

09-10-1912/05-04-2006

 

Folha Espírita - Dr. Walter, fale-nos sobre o seu trabalho pioneiro de estudar as propriedades terapêuticas das plantas.

Walter Radamés Accorsi "Assim que entrei para a ESALQ- Escola Superior de Agronomia "Luiz de Queiroz",  em 1934, como assistente da Terceira Cadeira  Botânica Geral e Descritiva,  além de lecionar Botânica para o Curso de Agronomia, eu complementava  minhas aulas tratando das propriedades   medicinais das mais importantes plantas conhecidas na  época. E digo com toda a sinceridade,  fui aprendendo a conhecer essas  plantas   com   o   próprio   pessoal  capinador da escola, aqueles que   conservavam     o  parque  sempre   em   ótimas condições, pessoal   humilde  e  simples,     mas   que conheciam muito bem a flora medicinal da escola.  É claro que, com os anos, fui complementando esse conhecimento popular com o conhecimento científico, porque a medicina popular, como todo mundo sabe,  é tão antiga quanto a própria humanidade e,  hoje, o mundo inteiro continua pesquisando plantas medicinais. Não há um único país que não tenha uma flora medicinal bem conhecida, bem tradicional, haja vista, por exemplo,  a China, que tem cinco mil anos de tradição nessa área. E o Oriente, de uma maneira geral, é reconhecido como detentor de grande cultura na área de plantas medicinais. O Brasil não poderia fugir à regra; nós também temos uma tradição muito grande, principalmente baseada no folclore brasileiro. São centenas de receitas que a gente conhece, todas elas vindas dessas informações do nosso folclore".

 

FE-  E a Fitoterapia,  o que vem a ser?

WA- "A Fitoterapia complementa esse conhecimento cultural sobre plantas medicinais, que datam desde a origem da própria humanidade,  com o conhecimento científico. Hoje, a planta medicinal é estudada pela Fitoterapia, ou seja, a cura pelas plantas. E de que maneira?  Em primeiro lugar, identificando botanicamente a planta: família, gênero e espécie. O nome botânico  define a planta em qualquer parte do mundo e não traz nenhuma confusão. Os nomes populares são de ordem secundária,  mas dão uma indicação.  Em segundo lugar,  quais são os órgãos da planta que a  medicina  popular utiliza:  a raíz, o caule, a folha, a flor, o fruto ou a semente. Em terceiro lugar, qual é a composição química que cada um desses órgãos tem, porque a Fitoterapia considera a célula vegetal viva e ativa como sendo um microlaboratório bioquímico. Então,  o tecido vegetal da raiz, por exemplo, ou do caule, da folha, da flor, do fruto ou da semente são tecidos vegetais vivos  e eles nada mais são que um conjunto de micro- laboratórios bioquímicos. Assim, os órgãos das plantas são laboratórios bioquímicos muito importantes. Os tecidos ativos são as substâncias bioquímicas que as plantas elaboram, sintetizam e armazenam. A Fitoterapia indica que o farmacêutico, com esse conhecimento, faz a extração dos princípios ativos. Cada princípio ativo tem uma ou mais aplicações farmacológicas,  pode ser, por exemplo, calmante ou excitante, cicatrizante,  antibiótico, laxativo, emenagogo, etc. Enfim, tem uma ou mais propriedades farmacológicas. Desta forma, a planta, do ponto de vista da Fitoterapia,  é um conjunto de laboratórios bioquímicos que sintetizam compostos orgânicos complexos e que são a base dos produtos fitoterápicos preparados pelos laboratórios."

 

FE - Como se situa a Fitoterapia nos currículos universitários?

WA - "No Brasil,  a Fitoterapia já foi reconhecida pelo nosso governo. O que ainda falta é o profissional médico em Fitoterapia. Por enquanto,  as nossas Faculdades de Medicina ainda não incluíram em seus currículos a Fitoterapia, mas quero crer que, para o futuro, ela será incluída da mesma maneira como aconteceu com a Homeopatia. Agora,  nós temos médicos homeopatas, mas há alguns anos,  não. Então,  a Fitoterapia, que já é reconhecida pela Organização Mundial de  Saúde, está no mundo inteiro. Urge,  agora,  a cada nação incluir nas Faculdades de Medicina, a Fitoterapia. Na Europa, por exemplo, as universidades já a incluíram. Lá, estive ha pouco tempo e fiquei conhecendo médicos fitoterapeutas, que trabalham com muita liberdade e eficiência na área da cura pelas plantas."

 

FE - O tratamento pela Fitoterapia pode ser exclusivo, ou seja, independente dos tratamentos médicos convencionais?

WA -  "A Fitoterapia hoje não é mais uma alternativa médica, ela é um tratamento médico. O problema,  como dissemos,  é que nós ainda não temos no Brasil  o profissional em Fitoterapia. O médico, geralmente,  conhece a medicina popular,  mas ainda não conhece a Fitoterapia como ciência, ou seja, a cura das doenças pelas plantas. Ele confunde,  evidentemente, ou pelo menos ainda não se inteirou bem da realidade, que medicina popular é baseada no empirismo, na prática,  no uso comum, daí ser chamada "medicina popular", "medicina caseira", que é a medicina tradicional em todo o mundo, que eu considero muito importantes, muito valiosas, valiosíssimas, porque elas representam a base para a Fitoterapia,  que é a ciência indicada para o tratamento das doenças pelas plantas."

 

FE- Doenças graves,  como a AIDS e o câncer, já são tratáveis pela Fitoterapia?

WA - Sem dúvida, e aí é que está a grande vantagem. Os   recursos  que a Fitoterapia     possui   são   ilimitados,  porque    cada  planta, como  já disse, é  um   conjunto de laboratórios bioquímicos.  Por exemplo, a laranja, na casca tem óleo essencial, depois,  a parte branca que tem uma função mecânica no organismo; depois, tem os gomos, ricos do suco da laranja; depois, as sementes. Assim, uma planta é um conjunto de laboratórios bioquímicos, e cada um com suas aplicações fitoterápicas bem definidas. O médico fitoterapeuta conhece os fitoterápicos feitos à base de plantas e quais os órgãos que são empregados na preparação dos fitoterápicos.   Por ser a planta um grande laboratório bioquímico, elaborando inúmeros princípios ativos ou substâncias ativas, que, repetimos, são a base dos produtos fitoterápicos, cada princípio ativo tem várias aplicações no organismo humano. Então, com esses recursos naturais extraordinários e  em grande quantidade, a Fitoterapia pode e está avançando no sentido de curar todas as doenças, seja câncer, seja AIDS, seja leucemia, bronquite asmática, osteoporose, osseomielite, enfim, todas as doenças, mas principalmente as mais graves, essas são perfeitamente tratáveis pela Fitoterapia." 

 

FE- O Sr poderia nos falar do atendimento aos enfermos que vem realizando na ESALQ?

WA- "Na nossa escola, onde trabalhamos desde 1934, e nos aposentamos há dezoito anos,  continuamos a trabalhar, porque, quando me aposentei, a ESALQ me conferiu um título de Professor Emérito e, devido a isso, continuo sendo professor da escola,  embora sem obrigação de dar aulas. Freqüento a ESALQ normalmente,  como se estivesse na ativa. E ela me construiu um laboratório de plantas medicinais, onde atendo às quintas feiras, das 8 às 12 h, casos de câncer e de AIDS. Não quer dizer que se aparecer alguém neste horário não seja atendido, mas de preferência  reservo as quintas feiras para câncer e AIDS. Às sextas feiras, das 8 às 16 h, casos gerais. O  paciente vem, recebe uma senha a partir das 8 h e aguarda o momento de ser atendido.  Deve trazer o diagnóstico médico, sem o que eu não posso orientar na área de Fitoterapia. Não se trata de consulta, mas de uma orientação, onde não se cobra absolutamente nada. Indicamos uma relação de fitoterápicos complementando o tratamento indicado pelo médico. O paciente nunca deve deixar o tratamento médico. Este é  nosso trabalho nas várias áreas de atendimento ao próximo.

 

FE - O conhecimento da Doutrina Espírita o ajuda nesse trabalho de orientação?

WA - "Sem dúvida que ajuda muito,  e  eu o considero fundamental,  porque   todos somos  médiuns   e   tenho   uma certa  sensibilidade  intuitiva,  então,  sinto a vibração  de  entidades  amigas   que  me

auxiliam nessa área. São médicos espirituais que prestam serviço à humanidade. Eu sempre faço minha preparação antes de ir para a escola, pedindo que eu possa continuar a merecer a confiança desses médicos amigos que desejam aproveitar a minha mediunidade, a minha intuição e os conhecimentos que adquiri na escola, para beneficiar o próximo. Eu apenas sou um membro desse programa que não é meu, mas de um mundo maior, e é claro que  eu me sinto feliz pelo fato de estar vinculado a esse programa de orientar aqueles que me procuram."

 

FE -Acompanhando o trabalho do Sr., notamos que além de recomendar a continuidade do tratamento médico,  em alguns casos,  faz indicação de tratamento espiritual.

WA- "Quando percebo que a doença seja mais de  influência psíquica, mediunidade, ou então um resgate,  procuro encaminhar o paciente para um bom centro espírita, kardecista de preferência. Isso não quer dizer que não haja colaboração fraterna em outras áreas. Eu sou, por assim dizer, partidário de usar tudo que for bom, venha de onde vier, como diz o Evangelho: "Analisai tudo e ficai com o que é bom". Então, analiso e vejo se há algum fundamento em outras área e indicamos também. Mas, de preferência, encaminho para os centros kardecistas".

 

FE -  Faça-nos uma síntese de sua participação no movimento espírita.

WA - "Ingressei no Espiritismo nos idos de 1930, freqüentando,  aqui em Piracicaba, o segundo centro em idade do Estado de São Paulo, o "FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO", ainda em atividade, na Rua Tiradentes, 840. Mais tarde,  fundamos a UNIÃO ESPÍRITA DE PIRACICABA, da qual sou o presidente praticamente desde a sua origem. Aliás, tivemos dois presidentes de pouca duração: dona Eugênia da Silva, que foi a minha orientadora aqui em Piracicaba, uma mulher extraordinária, uma verdadeira líder espírita, juntamente com Pedro de Camargo, o conhecido "Vinicius", grande exegeta, meu mentor, meu instrutor e hoje meu instrutor espiritual. Então, eu segui as pegadas do "Vinicius"e quando fundamos a União Espírita de Piracicaba,  na  Rua  Regente  Feijó,  933,   passei  a  liderá-la até hoje.  Nunca me candidatei à presidência,  mas  sempre   me     elegeram como presidente e não querem que eu saia.  Então, eu trabalho na seara porque eu preciso da seara, a seara não precisa de mim. Eu chego a afirmar e quero crer que meus confrades estejam de acordo:  "Os Espíritas é que precisam do Espiritismo; o Espiritismo não precisa dos Espíritas".  Esta é uma verdade que pode chocar muita gente, mas,  analisando bem,  é uma grande verdade. O Espiritismo como revelação existe por si mesmo, é a revelação do conhecimento divino a respeito da vida,  que somos em um Universo sem fronteiras, como dizia Allan  Kardec:  "Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei".  Então,  esta é a lei universal e como lei universal não depende do homem, mas o homem é que depende da lei universal. O Cristo não precisa de nós,  nós é que precisamos do Cristo".  

 

                                               BIOGRAFIA

Walter Radamés Accorsi  nasceu em Taquaritinga-SP, em  9 de outubro de 1912, filho de Odone Accorsi e Hermínia Sivelli Accorsi. Casado com a professora Judith Moretti  Accorsi, falecida em 1996, tiveram as filhas Waldith e Walterly, esta  última  mãe  de seus dois netos: José Ricardo e Walter   Radamés.   Formou-se   Engenheiro   Agrônomo   pela    Escola Superior  de  Agronomia "Luiz de Queiroz", de Piracicaba,  em 1933, onde se tornou Professor   Catedrático  de   Botânica  (1942-1982).   Ao aposentar-se, em 1982, foi agraciado com o título de Professor Emérito. Continua  a freqüentar  normalmente  a ESALQ, agora não mais   com a obrigação  de  dar  aulas,   mas para  atender  aos doentes que buscam, no laboratório  de  Fitoterapia   da   escola, a   cura   de   suas   enfermidades  através    das   plantas.  Walter  Accorsi   ministrou  ao  longo de sua   brilhante   carreira    centenas  de  palestras  e  conferências;  concedeu     inumeráveis   entrevistas   a    jornais,   revistas,    televisão   e rádio;  visitou   diversos  países   onde participou  de   importantes congressos  sobre  saúde. Recebeu  várias condecorações. É Espírita desde 1930,    quando   tinha   18   anos.   Conheceu    pessoalmente   Cairbar Schutel,   definindo-o    como  uma  figura  muito simpática, alto, de colarinho duro   e   muito   bem   posto.  Seguindo as   pegadas  de Pedro de   Camargo   "Vinicius",   tem   feito   de   sua existência   veneranda um apostolado de amor e sabedoria.  É jovial,  atencioso, altivo, humilde,  caridoso e   extremamente fiel a  Jesus, de quem nunca se cansa de falar. 

     

      Desencarnou em Piracicaba, SP, aos 05 de abril de 2006

     

Entrevista publicada originalmente no jornal Folha Espírita, SP

 

walteraccorsi2

Dr. Walter Radamés Accorsi. Foto Ismael Gobbo  

walteraccorsi

Dr. Accorsi em farmácia da filha. Piracicaba, SP . Foto Ismael Gobbo

 

Estudando o dinheiro

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Dinheiro. Lição nº 02. Página 19.

 

Não é a autoridade que solapa a elevação da alma. É o abuso do poder.

Não é a inteligência que destila o veneno intelectual. É a maldade com que a mobilizamos.

Não é o tesouro verbalístico que abre feridas naqueles que nos ouvem. É o modo com que arremessamos o estilete da palavra.

Não é a beleza da forma que gera o fel do desencanto. É a vaidade com que malbaratamos no desequilíbrio.

Assim também não é o dinheiro que nos condena aos processos da angústia.

É a nossa maneira de empregá-lo, quando nos esquecemos de facilitar a corrente do progresso, através da ação diligente na fraternidade e do devotamento ao bem, com que nos cabe colaborar no engrandecimento do trabalho e da vida.

O ouro com Jesus é bálsamo na úlcera do enfermo, é gota de leite à criança desvalida, é remédio ao doente, é agasalho aos que tremem de frio, é socorro no lar sitiado pelo infortúnio, é assistência aos braços que suplicam atividade digna, é amparo aos animais e proteção à natureza.

O cofre forte nas garras da sovinice é metal enferrujado, suscitando a penúria, mas um vintém no serviço de Jesus pode converter-se em promissora sementeira de paz e felicidade.

Não amaldiçoes o dinheiro, instrumento passivo em tuas mãos.

Faze-o servir contigo, sob a inspiração do Cristo, e todas as tuas possibilidades financeiras serão valiosos talentos em teu caminho, cooperando com teu esforço, na edificação do Reino de Deus.

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Moedas romanas com esfinges dos imperadores Augusto e Tibério. Augusto governava

à época do nascimento de Jesus e Tibério quando da crucificação do Mestre de Nazaré.

Moedas expostas no Museu Nacional de Arte Romano (Mérida, Espanha). Fotos Ismael Gobbo.

 

 

Augusto reinou de 27 a.C até 14 d.C.

Tibério foi imperador de 14 a 37 d.C.

 

 Moeda de César em pintura de Domingos Sequeira.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moeda_de_C%C3%A9sar_(1790)_-_Domingos_Sequeira_(Colec%C3%A7%C3%A3o_Fam%C3%ADlia_Loureiro_Borges).png

 

* Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.  E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram. Mateus  22: - 21-22.

 

Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira. Av. Dr. Arnaldo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Programação no Grupo da Paz “Marcel Benedetti”

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jose Damiao [[email protected]])

 

Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

 

 

 

Olá, amigos.

 

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de

Marília.

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

--

www.mariliaespirita.jor.br

 

(Informação recebida em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

(Informação recebida em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Chá Beneficente com Pintura Mediúnica

São Paulo, SP

Estamos chegando!

 

É neste sábado, dia 1º de setembro

A partir das 16 horas, você tem encontro marcado

com a médium Valdelice Salum e suas pinturas mediúnicas

durante nosso Chá Beneficente!

 

 

Compareça!...Participe!...Compartilhe!

 

Marcos Marsulo

9-7546-5392

[email protected]

[email protected]

[email protected]

www.feas.com.br

 

fanpage: facebook/feasautadesouza

 

 

(Com informações de Estação História{Marsulo} [[email protected]])

 

Palestra no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Informações do C.E. Allan Kardec

Campinas, SP 

http://ceak2010.entregadordecampanhas.net/messageimages/11037132511414396/153564634643542400/logotipo_bambini01.png

Panificadora Bambini inicia nova fase no auge dos seus 44 anos

 

Em comemoração aos seus 44 anos de história e tradição, a Bambini, uma das mais tradicionais marcas de pães para cachorro-quente e hambúrguer do Estado de São Paulo, inicia uma fase de conquistas e melhorias no seu processo interno e de fabricação.

O objetivo do investimento é o de modernizar a produção e, assim, continuar garantindo parte do atendimento aos mais de 1.300 jovens, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, além do atendimento estendido às famílias de alguns desses assistidos. A Bambini colabora com as obras assistências do Centro Espírita Allan Kardec que, em setembro, completará 80 anos de trabalho, realizadas pelo Educandário Eurípedes e Creche Mãe Luiza, anexos à padaria, Creche Gustavo Marcondes, em Sousas, Casa de Apoio à Vida, no atendimento às gestantes adolescentes, e ao Instituto Popular Humberto de Campos.

As melhorias que estão em andamento incluem a aquisição de fornos, masseiras, treinamentos para os funcionários e uma pequena reforma na loja de conveniência, que já teve início; tudo para preservar a satisfação dos clientes, as boas condições de trabalho dos funcionários, e também visando a modernização e agilidades dos seus processos.

Pioneira e inovadora em detalhes que fazem do pão de cachorro-quente o carro chefe da empresa, a marca fornece o produto para Campinas e região, e entre os seus clientes estão lanchonetes, auto lanches, escolas, trailers e “dogueiros”, os vendedores do cachorro-quente. O sucesso e grande diferencial do pão da Bambini, incluindo aí também o de hambúrguer, está na sua coloração exclusiva e maciez. A empresa também inovou ao oferecer o pão de cachorro-quente já cortado ao meio e em embalagem com micro serrilhas, facilitando, assim, o trabalho na montagem do lanche.

Mas não são somente os pães da Bambini que fazem sucesso. São mais de 450 itens produzidos artesanalmente por uma equipe de 150 funcionários. Entre eles está o panetone de frutas cristalizadas e de chocolate produzidos e vendidos durante todo o ano, além do pó para purê de batatas, sequilhos e massa para pizza, que leva o nome Piombino, marca também pertencente à Bambini.

Conheça mais sobre a Bambini e seus produtos em www.bambini.com.br

 

SOBRE A CRIAÇÃO DA BAMBINI, EM 1974

A Bambini surgiu de maneira inesperada e curiosa. Quando a antiga Padaria União (Rua Ferreira Penteado) pegou fogo, a então Diretora da entidade assistencial Educandário Eurípedes, Daisy Jürgensen Machado, e o Tesoureiro, José Silveira Neto adquiriram um forno e uma masseira, máquinas que haviam sido poupadas do incêndio. O objetivo da compra dos equipamentos era ofertar um inédito curso de panificação e aumentar o portfólio de cursos gratuitos do Educandário Eurípedes – que à época já oferecia cursos de elétrica residencial e secretariado. A compra das máquinas deu origem à Panificação Bambini que hoje contribui para o atendimento assistencial dos departamentos pertencentes ao Centro Espírita Allan Kardec: Educandário Eurípedes e Creche Mãe Luiza, Creche Gustavo Marcondes, em Sousas, Casa de Apoio à Vida no atendimento às gestantes adolescentes e ao Instituto Popular Humberto de Campos.

 

**************

SOBRE O CEAK

O Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), de Campinas, fundado em 1938, é uma entidade de assistência social e espiritual, sem fins lucrativos. Todo ano, mais de 18 mil pessoas são beneficiadas pelas atividades dos seus departamentos e núcleos.

Como o CEAK se mantém?

  • Panificadora Bambini;
  • Editora Allan Kardec, com a venda de livros. São mais de 100 títulos publicados;
  • Doações, receitas provenientes de bazares beneficentes, artesanatos produzidos exclusivamente por voluntárias;
  • Eventos e campanhas;
  • Transferências de recursos de órgão públicos;
  • Contribuição mensal dos seus associados.

 

Trabalhos realizados pelo Centro Espírita Allan Kardec e seus Núcleos, em números!

  • 270 gestantes/ano (adolescentes e adultas) recebendo orientações de uma equipe multidisciplinar sobre parto, pós-parto, aleitamento materno, cuidados com o bebê, métodos contraceptivos, noções de cidadania, além de oficinas para geração de renda;

 

  • 490 crianças/ano, em período integral, com atendimento psicossocial, pedagógico, médico e odontológico e alimentação balanceada com acompanhamento nutricional;

 

  • 400 adolescentes que contam com orientação psicossocial e educadores sociais. São orientados ainda em oficinas de cidadania, preparação de pães, doces e salgados, elétrica e introdução à robótica, trabalho, força e autonomia, esporte, cultura e lazer e comunicação digital. Além disso, são encaminhados ao mercado de trabalho através do Programa de Aprendizagem Profissional – “Jovem Aprendiz”;

 

  • 200 alunos adultos em cursos de qualificação profissional, prioritariamente aosmembros das famílias dos assistidos: oficinas como a de panificação.

 

Conheça essas e outras atividades realizadas pelo CEAK e seus Núcleos. Faça-nos uma visita. Esperamos por você!

www.ceak.org.br

 

 

Centro Espírita Allan Kardec – Rua Irmã Serafina, 674 – Centro – Campinas / SP

Instituto Popular Humberto de Campos, Av. Irmã Serafina, 674 – Centro

Casa de Apoio à Vida (CAVI) – Av. Irmã Serafina, 687 – Centro

Núcleo Vila Nova/Educandário Eurípedes/Creche Mãe Luíza: Av. Dr. Theodureto de Almeida Camargo, 750 – Vila Nova

Núcleo Alvorada de Cristo: Rua do Professor, 292 – Jardim Proença

Núcleo Sousas/Creche Gustavo Marcondes: Rua Maria Franco Salgado, 881– Sousas 

http://ceak.org.br/ceak/acontece/musica-ou-teatro-no-festival-de-artes-voce-encontra-os-dois/

http://ceak.org.br/ceak/wp-content/uploads/2016/01/SLIDER-Festival-de-Artes-2.jpg

 



Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição neste link

 

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

Avisos

DATA

DIA

HORA

EVENTO

02/09

ALMOÇO DE DOMINGO

Das 12:00 ÀS 15:30

Estamos realizando mais um tradicional almoço de domingo para arrecadar recursos para manutenção e ampliação de nossas atividades. Self service delicioso e com opção para todos dos gostos. Você come bem, em excelente companhia e ainda nos ajuda. Esperamos vocês! Os convites podem ser obtidos no Centro ou com nossa rede de colaboradores. Compareça!

 

Todas as quintas

Sábados

19h30 – 21h30

19h - 20h30

Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi, As reuniões deste grupo não tem caráter religioso e tem por objetivo auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

PROXIMAS PALESTRAS

 

DATA

DIA

HORA

EXPOSITOR

TEMA

01/set.

Sábado

15h

Luis Fernando

Amor Exigente

A Importância do Grupo de Amor Exigente

 

04/set.

Terça

9h

José Júlio Gonçalves

CE Zilda Gama

Família – Nosso Desafio

20h

Bill Gonçalves

CE Zilda Gama

Livre Arbítrio e Suicídio

05/set.

Quarta

20h

Jobert Costa

CE Júlio de Abreu Filho

Tema Livre

08/set.

Sábado

15h

Aguardando

Tema Livre

 

 

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

 Palestra na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

Colatina, ES

 

(Informação recebida em email de Carlos José Pretti Leal [[email protected]])

 

 1ª. Semana J. Herculano Pires

Endereços no cartaz abaixo

Vem aí a 1ª Semana J. Herculano Pires

 

 

(Informação recebida em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]])

 

Palestra no Grupo Espírita Irmão Alexandre

 São Caetano do Sul, SP

 

(Informação recebida em email de Cassio Branco de Araujo)

 

 Informes do FOREBLU

Acesse no link

Clique:

https://shoutout.wix.com/so/53MM5q_Ch?cid=5be35d06-aea5-4039-81bd-5279947eadba#/main

 

 

 

 

 

 

 

Programação na FEAS- Fraternidade Espírita Auta de Souza

São Paulo, SP  

Olá,

Bom dia!

Convidamos à todos, para nossa Reunião Pública, que acontecerá nesta sexta-feira

dia 31 de agosto, a  partir das 20 horas, aqui na FEAS.

 

Na ocasião contaremos com a presença de nosso amigo Plínio Penteado

que irá proferir a palestra-tema: Quem Somos Nós!

 

Antes, porém, as 19;45 horas teremos a apresentação de nosso coral, o CorAuta

 

PRESTIGIE, COMPAREÇA, PARTICIPE, DIVULGUE...

 

 

 

Marcos Marsulo

9-7546-5392

[email protected]

[email protected]

www.feas.com.br

[email protected]

 

(Informação recebida em email de Estação História{Marsulo} [[email protected]])

 

Programação no Núcleo Espírita Semeador

Santo André, SP

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

41ª. Jornada de Confraternização Espírita de

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Newsletter Dirigente Espírita

USE/SP

 

Acesse:

https://mailchi.mp/6868a83d5122/dirigente-esprita-newsletter-149?e=bce6fbd28f

 

 

 

 

Folha Espírita Francisco Caixeta. 81ª. Edição.

Araxá, MG  

 

Acesse aqui:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol81.pdf

 

 

 

A caridade e a salvação

Segundo o Mestre Jesus, toda a Lei e os profetas se resumem no amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

O homem possui deveres para com Deus, para com o próximo e para consigo mesmo.

A caridade se refere ao relacionamento do homem com seu semelhante.

Trata-se de uma norma de cunho universal, que todos podemos atender.

O mesmo não se verifica quando pretendemos vincular a salvação a uma determinada religião ou à posse da verdade.

As religiões traduzem diferentes modos de pensar pelos quais os homens entendem conveniente louvar a Deus.

Mais ou menos formalistas, agregam pessoas com concepções semelhantes a respeito da Divindade.

Contudo, todas as agremiações religiosas possuem membros virtuosos e viciosos.

A bondade e a dignidade não são exclusivas de nenhuma religião e nem se fazem presentes em todos os adeptos de qualquer delas.

Não é possível considerarmos eleito de Deus alguém cruel e mesquinho, exclusivamente porque professa determinada fé.

Também não é viável pensarmos que um homem genuinamente bondoso e leal esteja no caminho da perdição, apenas por não aderir a uma agremiação específica.

Ao eleger o amor como o mandamento maior, o Cristo não fez referência a nenhuma formalidade obrigatória.

Se houvesse, ele certamente a teria revelado.

A verdade também não pode ser considerada base para a harmonia do ser humano com a Divindade.

Em nossa esfera material, a verdade é essencialmente alternável e fugidia.

A cada dia se alarga o horizonte do pensamento humano e surgem novas concepções da vida.

A verdade absoluta é simplesmente uma miragem, no atual estágio da evolução humana.

No entanto, a caridade é acessível e praticável por todos.

A caridade envolve o perdão, a indulgência e a benevolência.

O perdão se refere à forma pela qual sentimos o semelhante e seus atos.

Em face dos equívocos alheios, é necessário perdoar.

O perdão é uma espécie de filtro, e evita que o mal que há no mundo penetre em nosso íntimo.

É necessário disciplinar o próprio sentir, para que o ato de perdoar se torne instintivo e automático.

Quem perdoa não se desonra, mesmo frente às maiores agressões.

A indulgência reside no pensamento.

Ela implica fazer um juízo suave do semelhante.

É impossível não refletir sobre o que nos ocorre e sobre as pessoas que nos rodeiam.

Ser indulgente não significa ser tolo ou ignorante.

Quando somos indulgentes, simplesmente não valorizamos os defeitos do próximo, embora os percebamos.

Ao contrário, procuramos ressaltar todas as virtudes alheias.

A benevolência se refere ao modo como agimos com o próximo.

A prática da benevolência pressupõe que façamos ao outro todo o bem possível.

Contudo, abster-se de fazer o mal não é suficiente.

Apenas seremos benevolentes quando ofertarmos ao próximo aquilo que gostaríamos de receber, se estivéssemos no lugar dele.

Dessa forma, podemos perceber a riqueza de conteúdo que a caridade possui.

Ela envolve todas as maneiras pelas quais interagimos com o semelhante.

Perdão no sentir, indulgência no refletir e benevolência no agir.

A prática da caridade nos liberta do egoísmo e prepara nossa consciência para mais elevados voos.

Experimentemos!

Redação do Momento Espírita.
Em 30.8.2018
.

 

 (Copiado do site Feparana)

Jesus falando com Nicodemos. Obra de William Brassey

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Nicodemus#/media/File:William_Brassey_Hole_Nicodemus.jpg

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)  

Cristo na festa de  Simão, o fariseu. Óleo sobre tela transferido da madeira. Peter Paul Rubens.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rubens-Feast_of_Simon_the_Pharisee.jpg

 

 

Aconteceu num sábado que, entrando ele em casa de um dos principais dos fariseus para comer pão, eles o estavam observando.
E eis que estava ali diante dele um certo homem hidrópico.
E Jesus, tomando a palavra, falou aos doutores da lei, e aos fariseus, dizendo: É lícito curar no sábado?
Eles, porém, calaram-se. E, tomando-o, o curou e despediu.
E respondendo-lhes disse: Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em dia de sábado, o jumento ou o boi, o não tire logo?
E nada lhe podiam replicar sobre isto.
E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes:
Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu;
E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar.
Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.
Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Lucas 14:1-11

 

Publicação do jornal Momento Espírita do

CEAC Bauru, SP

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]