Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/20-12-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

19-12-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/19-12-2018.htm

18-12-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/18-12-2018.htm

17-12-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/17-12-2018.htm

15-12-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/15-12-2018.htm

14-12-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/14-12-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Vista do Pavilhão do Parque Mouceaux [sic], Lemoine-Benoît 1838, litografia de Lemercier, Bernard et Cie.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Pavillon_du_parc_Monceau_(1838).jpg

Parque Monceau. Paris, França. Óleo sobre tela de Gustave Caillebotte, 1848.

Imagem/fonte: https://en.m.wikipedia.org/wiki/File:GUSTAVE_CAILLEBOTTE_1848_-_1894_LE_PARC_MONCEAU.jpg

Entrada principal do Cemitério Pére Lachaise na Boulevard de Ménilmontant. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

José da Galiléia

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Levantar e Seguir. Lição nº 06. Página 37.

 

“E projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de David, não temas receber a Maria.” Mateus: 1.20.

 

Em geral, quando nos referimos aos vultos masculinos que se movimentam na tela gloriosa da missão de Jesus, atendemos para a precariedade dos seus companheiros, fixando, quase sempre, somente os derradeiros quadros de sua passagem no mundo.

É preciso, porém, observar que, a par de beneficiários ingratos, de ouvintes indiferentes, de perseguidores cruéis e de discípulos vacilantes, houve um Homem Integral que atendeu a Jesus, hipotecando-lhe o coração sem mácula e a consciência pura. José da Galiléia foi um homem tão profundamente espiritual que seu vulto sublime escapa às analises limitadas de quem não pode prescindir do material humano para um serviço de definições.

Já pensaste no Cristianismo sem Ele?

Quando se fala excessivamente em falência das criaturas, recordemos que houve tempo em que Maria e o Cristo foram confiados pelas Forças Divinas a um Homem. Entretanto, embora honrado pela solicitação de um anjo, nunca se vangloriou de dádiva tão alta.

Não obstante contemplar a sedução que Jesus exercia sobre os doutores, nunca abandonou a sua carpintaria. O mundo não tem outras notícias de suas atividades senão aquelas de atender às ordenações humanas, cumprindo um édito de César e as que no-lo mostram no templo e no lar, entre a adoração e o trabalho.

Sem qualquer situação de evidência, deu a Jesus tudo quanto podia dar. A Ele deve o Cristianismo à porta da primeira hora, mas José passou no mundo dentro do divino silêncio de Deus.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 Página alusiva ao Natal do Le Monde Illustré de 26-12-1863.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6221114x/f5.item

Vista de Belém – os pastores e os magos.

São José com o menino. Óleo sobre tela de Guido Reni.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Guido_Reni_-_St_Joseph_with_the_Infant_Jesus_-_WGA19304.jpg

 

 Estudo Sistematizado da Filosofia Espírita no Skype

Federação Espírita Francesa

 

(Com informações de Charles Kempf)]

 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10218267071533956&set=pcb.10218267072053969&type=3&theater

 

Palestra na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

Colatina, ES  

 

(Informações recebidas em email de Carlos José Pretti Leal [[email protected]])

 

Divaldo Franco em Salvador

Centro Espírita Caminho da Redenção

18 de dezembro de 2018

A atividade doutrinária de 18 de dezembro, no Centro Espírita Caminho da Redenção, foi apresentada em um formato especial, inusitado na instituição, foi uma inovação, uma experiência. Segundo Divaldo Franco, o evento foi denominado de “sarau natalino festivo”, guardando os objetivos de diminuir as aflições, as dores e tormentos, ao tempo em que apresenta orientações, contribuindo para o autoconhecimento, para o aprimoramento interior. O Semeador de Estrelas, assim definido por Suely Caldas Schubert, dividiu o palco com Juan Danilo Rodríguez, interpretando várias canções natalinas ao longo da narrativa.

O tema foi a Lenda do Quarto Rei Mago, magnificamente narrada pelo orador de escol com várias inserções musicais cantadas por Juan Danilo, voz melodiosa a embalar os corações, enternecendo-os.

Em data muito recuada no tempo, o jovem filho do Rei da Pérsia, herdeiro da coroa, residindo na cidade de Magi, era amante da astrologia, apreciando a beleza dos céus. Dizia o jovem ao seu pai que as estrelas falavam com os habitantes da Terra, bastando para tal, fazer silêncio. Elas se comunicam em uma linguagem atípica, apontam o destino e possuem uma linguagem recheada de beleza, afirmava o jovem príncipe.

Naquela época Artaban, o príncipe herdeiro, percebeu que a conjunção dos astros anunciava o alvorecer de uma nova era, confirmando com outros magos a preciosa informação estelar. Sonhador, disse ao pai que iria atender aquela formação das estrelas, pois que apontavam, tal um cometa, o local onde nasceria o enviado. O Rei, embora duvidoso, mas crente da chegada do ungido, aguardado a tempo no coração, diz ao filho, que se o encontrasse, dissesse que o Rei da Pérsia também o ama. Assim, acompanhado do escravo Orontes, o príncipe partiu em busca do destino.

Artaban trocou a sua fortuna por três pedras preciosas, diamante, rubi e pérola. Seriam os presentes oferecidos ao enviado dos céus, o seu Rei Solar. Seus três amigos, da Babilônia, do Egito e da Síria não foram alcançados pelo jovem persa, no local de encontro previamente combinado, na Judeia. Ali já não havia mais habitantes, as casas guardavam aspectos lúgubres, fantasmagóricos, havia cadáveres insepultos pelas ruas, aqui e ali se escutavam o choro de crianças ensanguentadas.

Adentrando-se em uma daquelas casas que abrigavam tristeza e dor, uma mãe em desespero roga-lhe socorro. Herodes havia mandado matar todos os filhos varões, com menos de dois anos de idade. O príncipe persa, solidário, ali permaneceu cuidando daquelas infelizes mulheres. Recebeu noticiais de que o esperado messias havia partido para o Egito. Antes de empreender viagem, deixou para a cidade arrasada e enlutada, uma de suas preciosas gemas, o diamante, para socorrê-los, partindo, célere, em busca do seu Rei.

Orontes, o escravo, se negou a seguir para o Egito, contudo, acompanhou-o, desta forma Artaban iniciou a marcha peregrinando pelas cidades egípcias famosas, encontrando-se com o Faraó, sempre perguntando por aquele Rei apontado pelas estrelas. Artaban havia de encontrá-lo. Depois de cinco anos de infrutíferas buscas, retorna às terras hebraicas. No retorno foi assaltado por salteadores insanos e perversos, roubaram-lhe as suas duas gemas, a esmeralda e a pérola. Os salteadores foram impiedosos, não lhe atenderam o pedido para continuar com a posse das pedras, mesmo informando que se tratava de oferendas ao Rei que estava chegando.

Identificou que aquela comunidade de salteadores era formada por leprosos. Sua líder se chamava Ruth, que para liberá-lo, poupando-lhe a vida, lhe propôs que utilizasse o seu conhecimento em curar, restituindo a vida a uma criança. Artaban manda seu escravo Orontes buscar as ervas e outras poções. Uma aflição tomou conta do coração do príncipe herdeiro da Pérsia, passou a instruir os leprosos, naquele deserto, no cultivo daquele solo, plantando um pomar. Fez-se amado. Continuava consultando os astros que apontavam, ora para Emaus, ora para Cafarnaum. Antes de encetar viagem, deixou com a comunidade de leprosos o precioso rubi, estimulando-os a levantarem-se orarem.

Muitos anos se passaram. Orontes não queria seguir viagem, mas desejava levar seu amo de volta à Pérsia, a fim de obter a sua liberdade. O mago persa lhe dá a liberdade, e, Orontes, tomado de surpresa, indagou como poderia utilizar a liberdade, estava velho, alquebrado e não poderia mais trabalhar. Para onde ir? Estava tão longe de seu solo persa. Viajaram à Jerusalém. Adentrando-na, soube que Herodes havia morrido há vinte anos. Perguntou-se: que idade teria o seu Rei? Sua peregrinação em busca do enviado divino já havia consumido vinte e oito anos.

Ouviu falar de um homem que curava, e que as multidões o acompanhavam. Soube que o Rei Solar estava em Cafarnaum. Lá chegando, não o encontrou, já havia partido. Continuava seguindo as indicações. Olhava a pérola, era para cingir a coroa real, joia formosa. Passaram-se mais dois anos de desencontros. Jerusalém abrira as suas portas para uma revolução. Ouviu dizer que um Rei tentava derrubar o representante do César. Soube que o seu Rei havia sido condenado à morte pelo crime de amar.

No dia seguinte acompanhou a multidão. Ali estava o seu Rei, ferido, agredido, vilipendiado, coroado de espinhos. Correu para o calvário, o monte da Caveira. O tempo tornou-se fúria e o tormento desceu aos corações amorosos. Pensou, a morte é a companheira do berço. Imaginou como teria sido aquela noite santa de natal. Agora, lá estava Ele entre as outras duas cruzes. Chegou a tempo de ouvir a voz melancólica e dorida: Pai, eles não sabem o que fazem. Perdoe-os!

Tomado de desespero, ensandecido, começou a rasgar suas vestes, ouvindo na concha acústica de seu coração, as doces palavras do Rabi dizendo-lhe que havia demorado em chegar, mas que havia razões para isto. Quando oferecestes uma gema aos sobreviventes do massacre, foi a mim que destes. Não te desespere! Quando limpastes os leprosos, foi a mim que curastes. Não chegastes tarde, a gema mais preciosa guardarei em meu coração. Agora, Artaban, vem comigo! Artaban cerrou os olhos e renasceu para a vida. Diz a lenda que ali foi encontrado mais um cadáver que Orontes velava e chorava silenciosamente.

O Quarto Rei Mago, desejando amar Jesus, transferiu o amor aos necessitados e desventurados da Terra, fazendo-nos recordar o Evangelho, destacando o Homem de Nazaré com tanta ternura. As gemas, o Espiritismo transformou-as na tríade: trabalho, solidariedade e tolerância. Fora da caridade não há salvação. É a pérola. Jesus é a caridade máxima, é o amor extremo. Sua mensagem vence os séculos, e apesar da grande noite que se abate sobre a humanidade, logo mais estaremos evocando, pela tradição, o Seu nascimento na noite de 24 para 25 de dezembro. Comemoremos o Natal, a noite feliz, a noite de paz, a noite do nascimento de Jesus.

Finalizando o riquíssimo trabalho, envolvente e sensibilizador, Divaldo Franco, assim se expressou na prece final: Oh Jesus! Evocando aquela noite inesquecível, os teus servidores infiéis, aqui estamos travestidos de ovelhas mansas para seguir o Teu rebanho. Oh Jesus! Possivelmente não Te encontraremos aqui, nem ali, porque Tu está dentro de nosso coração. É necessário que os camartelos do sofrimento arrebentem as arestas da nossa ignorância para que Tu, como diamante divino, possa brilhar em nossas almas para sempre. Nasce Jesus, renasça em nossa vida, hoje, amanhã, depois, porque, se contigo as dificuldades e desafios nos molestam, infelicitam, imagina Senhor, o que será de nós sem termos a Tua doce e segura companhia. É por isto que celebramos o Teu Natal. É por isso que Tu és a razão da nossa vida, cuja à vida Tua entregamos a nossa. Fica conosco Senhor e não nos abandones nunca. Em Teu nome, em nome de Deus, de Nossa Mãe Santíssima e dos Espíritos Nobres, encerramos a nossa reunião com votos de paz e alegria para todos. Muito obrigado.

Observação: A Lenda do Quarto Rei Mago está contida, em expressões mais aclaradas, na obra Divaldo Franco e o Jovem, uma compilação de Delcio Carvalho, da Editora Leal, capítulo 8 – (lenda persa, na cidade de Magi, história de Malba Tahan, ou Prof. Júlio César de Mello Souza (1895-1974).

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 Palestra programada para o Grupo Espírita Paulo de Tarso

Bauru, SP

 

 

(Informação recebida em email de Eduardo Pereira [[email protected]])

 

Evangelho no Lar virtual com

Vania Mugnato de Vasconcelos  

 

EVANGELHO NO LAR VIRTUAL

"Mediunidade Gratuita" - ESE, Cap. XXVI

https://youtu.be/bE04Nx2nTzI

 

Se gostar, inscreva-se no canal!

https://www.youtube.com/VaniaMugnatodeVasconcelos

By Vania Mugnato de Vasconcelos

 

 

 

 

Palestra Realizada no dia 05.12.2018 no Grupo Socorrista Maria de Nazaré de Boituva

Vejo em teus olhos diferente chama...

https://www.youtube.com/watch?v=qvd2j0waX_g

 

Se gostar, inscreva-se no canal!

https://www.youtube.com/VaniaMugnatodeVasconcelos

By Vania Mugnato de Vasconcelos

 

 

 

 

 

 

Câmara de Parnaíba homenageia líder espírita

 

Em Sessão Solene da Câmara Municipal de Parnaíba (Piauí) realizada na noite do dia 18 de dezembro ocorreu homenagem a José Lucimar de Oliveira que recebeu a Medalha e Diploma do Mérito Legislativo Municipal. Ele é cidadão nato da cidade, ex-presidente da Federação Espírita Piauiense, coronel reformado da Polícia Militar e reside em Teresina. O vereador proponente foi Reinaldo de Castro Santos Filho e a cerimônia foi presidida pelo vereador José Geraldo Alencar Filho, sendo chamada para entrega da medalha a dra. Jeannine Seligmann Soares, como representante dos espíritas.

 

 

 

José Lucimar recebe o diploma e a medalha)

 

(Informações recebidas em email de  Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Livraria da USE de

Ribeirão Preto, SP

 

(Com informações de Mário Gonçalves [[email protected]])

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP  

 

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 Programação do Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Boletim “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF  

 http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154483351512138300/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 310 - 14 de dezembro de 2018 - Brasília/DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154483351512138300/cantata22017.jpg

Coral Elos de Luz reapresenta a Cantata de Natal neste domingo (16)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154483351512138300/logofeb.jpg

FEB esclarece atuação de médiuns curadores

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154483351512138300/papoespritaatendimentofraterno.jpg

Papo Espírita aborda os benefícios do atendimento fraterno

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154483351512138300/papoespiritaaborto.jpg

Nazareno Feitosa conversa sobre o aborto no programa Papo Espírita

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154483351512138300/natalfamiliasassistidas.jpg

Comunhão faz festa de Natal para famílias assistidas

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154483351512138300/comunicadoassociados.jpg

Contribuições de associados podem ser pagas na Livraria ou por boleto

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 

 

Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG  

 

Acesse aqui:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol83.pdf

 

 

 Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

Carta ao “Papai Noel”

 

Meu nome é Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental, tenho 69 anos de idade. Sou bastante conhecido como “Batuíra”.

 

Neste ano de 2018 fui muito cuidadoso, paciente e amoroso com mais de 950 pacientes carentes que fizeram tratamento comigo. Todos eles receberam alimentação, medicação, roupas limpas e um lugar para dormir e se tratar.

 

O meu sonho neste Natal é ganhar 300 cestas básicas.

 

Prometo ser melhor ainda em 2019 e que vamos cuidar muito bem dos pacientes que ainda precisam internar.

 

Caso seja possível o senhor atender a minha carta, as cestas básicas podem ser entregues diretamente na recepção da entidade ou se preferir ajudar financeiramente, as contas correntes abaixo estão disponíveis para auxiliar:

 

Banco do Brasil Agência 1242-4 Conta 115747-7 Caixa Agência 1575 Conta 75600-2

 

Feliz Natal e Feliz 2019! Muito obrigado

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse pelos links

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Um Rei sem igual

Ninguém que O igualasse em grandeza.

Ninguém que tivesse o Seu nascimento anunciado, séculos antes, por diferentes pessoas. Anúncios que desciam a detalhes de Sua concepção, nascimento, lutas, paixão e morte.

Ninguém, por mais nobre fosse a Sua descendência, teve um astro especial fulgurando nos céus, para Lhe anunciar a chegada ao planeta.

Astro brilhante, diferente, que serviu de aviso a magos de várias partes do Oriente, que entenderam a mensagem e saíram, em caravana, a procurá-lO.

Ninguém, como Ele, teve a notícia do Seu nascimento espalhada pelos campos por um coro de vozes celestes.

Ninguém, como Ele, teve um mensageiro pleno de luz para anunciar que Ele nascera, onde se encontrava e que o Seu nascimento assinalava um momento de extrema alegria para o mundo.

Nenhuma personalidade, por mais tenha sido grande ou sábia, conseguiu dividir a História entre antes e depois de si mesma.

Ninguém tão perseguido, desde a mais tenra infância, precisando exilar-se, em terras estrangeiras, distantes, vivendo ali os primeiros anos.

Ninguém teve um pai tão generoso e dedicado, disposto a se levantar em plena madrugada, ante uma advertência de um mensageiro celeste, recolher poucos pertences e fugir, a fim de salvá-lO.

Um pai de tal forma atencioso àquela vida nascente que não temeu viver entre estrangeiros, longe de sua própria gente e das suas origens. Tudo para salvaguardar-Lhe a vida preciosa.

Um pai que, sabendo-O maior que todos os seres viventes, não deixou de Lhe apontar os versículos da Torá, tanto quanto lhe ensinar o próprio ofício, conforme as tradições.

Ninguém teve a vida assinalada por tantos fenômenos espirituais, demonstrando a atenção especial de que era objeto, pela grandeza excepcional da Sua missão.

Ninguém como Ele teve um precursor a Lhe anunciar a chegada, a grandeza e os feitos que haveria de realizar.

Um Homem que não temia os maus, que tinha plena consciência de que era o arauto, aquele que deveria preparar os caminhos.

Que sabia que quando o Anunciado chegasse, ele deveria se apequenar e desaparecer do cenário, porque estava cumprida a sua missão.

Ninguém, como Ele, embora tão grande, soube se ocultar entre as carnes comuns a todos os humanos.

Ninguém como Ele, Luz do Mundo, soube disfarçar o próprio brilho, a fim de não ofuscar aos demais.

Ninguém produziu tanto em tão restrito tempo: menos de três anos.

Em uma época de escravidão humana, de subjugação de povos, de poder temporal reinante, Ele estabeleceu um código revolucionário: amar o inimigo, fazer o bem ao perseguidor, ser manso e humilde de coração.

Ninguém foi mais forte do que Ele, na demonstração da Verdade, sem discursos bombásticos ou frases de efeito.

Bastou-Lhe o silêncio ante a indagação de quem se acreditava a máxima autoridade, com poder de vida e morte sobre as criaturas.

Seu nome era Jesus. Nenhum nome mais doce, ou mais sublime. Yeshua, o filho do carpinteiro José.

Jesus, o Rei Solar, nosso Governador Planetário.

Redação do Momento Espírita.
Em 19.12.2018.

 

(Copiado do site Feparana)

Adoração dos pastores. Óleo no painel de Giorgione.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Giorgione_-_Adoration_of_the_Shepherds_-_National_Gallery_of_Art.jpg

Cristo na casa de seus pais ou na carpintaria. Óleo sobre tela de John Everett Millais.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Christ_in_the_House_of_His_Parents#/media/File:John_Everett_Millais_-_Christ_in_the_House_of_His_Parents_(%60The_Carpenter%27s_Shop%27)_-_Google_Art_Project.jpg

Cristo no Mar da Galiléia. Óleo sobre tela de Jacopo Tintoretto.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jacopo_Tintoretto_-_Christ_at_the_Sea_of_Galilee_-_WGA22616.jpg

Cristo Redentor. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]