Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/26-12-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

25-12-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/25-12-2018.htm

24-12-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/24-12-2018.htm

22-12-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/22-12-2018.htm

21-12-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/21-12-2018.htm

20-12-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/20-12-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Este quadro de Pavel Fedotov mostra uma morte por cólera em meados do século XIX.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia_de_c%C3%B3lera_de_1846%E2%80%931860#/media/File:Fedotov_cholera.jpg

Bonaparte visitando as vitimas da peste em Jafa a 11 de março de 1799.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Antoine-Jean_Gros_-_Bonaparte_visitant_les_pestif%C3%A9r%C3%A9s_de_Jaffa.jpg

 

 

Bonaparte visitando as vítimas da peste de Jafa é o título de uma obra de Antoine-Jean Gros, datada de 1804, e encomendada por Napoleão Bonaparte para representar um episódio da campanha do Egito.

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Bonaparte_visitando_as_v%C3%ADtimas_da_peste_de_Jafa

 

Preparação familiar

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Luz no Lar. Lição nº 53. Página 132.

 

O problema familiar, por mais que nos despreocupemos dele, buscando fugir à responsabilidade direta, constituirá sempre uma das questões fundamentais da felicidade humana.

É um erro tremendo supor que a morte apaga as recordações, à maneira da esponja que absorve o vinagre, na limpeza do vaso culinário.

Certamente, os laços menos dignos terminam na sombra do sepulcro, quando suportados valorosamente, e encarados como sacrifício purificador, na existência material. Noventa por cento, talvez, dos matrimônios, infelizes pela ausência de afinidade espiritual, extinguem-se com a morte, que liberta naturalmente as vítimas dos grilhões e dos algozes.

O Evangelho de Jesus ensina entre os vivos que Deus não é Deus de mortos, e os que perderam a indumentária carnal, sentindo-se mais vivos que nunca, acrescentam que Deus não é Deus de condenados. Que os Otelos da Terra se previnam, em suas relações com as Desdêmonas virtuosas do mundo, porque, além do cadáver, não poderão apunhalar as esposas livres da carne, e as mulheres ciumentas, desgrenhadas dentro da noite, a gritarem blasfêmias injuriosas contra os maridos inocentes, preparem-se para longo tempo de separação na esfera invisível, onde, na melhor das hipóteses, receberão serviços reeducativos, em seu próprio favor.

A morte seria um monstro terrível se consolidasse as algemas terrestres naqueles que toleraram heroicamente a tirania e o egoísmo de outrem. Além de seus muros de sombra, há castelos sublimes para os que amaram com alma e entesouraram, com o sentimento mais puro, o ideal e a esperança numa vida melhor, e há também precipícios escuros, por onde descem os revoltados, em desespero, por não poderem oprimir e martirizar, por mais tempo, os corações devotados e sensíveis, de que se rodeavam na Terra.

Feita a ressalva, alusiva aos princípios de afinidades que regem a sociedade espiritual, recordemos a missão educativa que o mundo confere ao coração dos pais, em nome de Deus.

Constituiria ato casual da Natureza a reunião de duas criaturas, convertidas em pai e mãe de diversos seres? Mera eventualidade o erguimento de um berço enfeitado de flores?

Diz a Medicina que o fato se resume a simples acontecimento biológico, o estatuto político relaciona mais um habitante a enriquecer o povoamento do solo e a Teologia sustenta que o Criador acaba de formar outra alma, destinada ao teatro da vida, enquanto a instituição doméstica celebra a ocorrência com desvairada alegria, muito bela sem dúvida, mas vizinha da irreflexão e da irresponsabilidade. É razoável que os pais sintam emoções verdadeiramente sublimes e acolham o rebento de seu amor com indefiníveis transportes de júbilo.

Todavia, é necessário acrescentar que a galinha e a leoa fazem o mesmo. Certas aves do sul da Europa chegam a roubar pequeninas jóias de damas ricas, a fim de adornarem o ninho venturoso pela chegada dos filhotinhos.

Por esse motivo, no círculo da Humanidade, é preciso instituir serviços eficientes contra o carinho inoportuno e esterilizante.

Os filhos não são almas criadas no instante do nascimento, conforme as velhas afirmativas do sacerdócio organizado. São companheiros espirituais de lutas antigas, a quem pagamos débitos sagrados ou de quem recebemos alegrias puras, por créditos de outro tempo. O instituto da família é cadinho sublime de purificação e o esquecimento dessa verdade custa-nos alto preço na vida espiritual.

É lamentável nosso estado d’alma, quando voltamos à vida livre, de coração escravizado ao campo inferior do mundo, em virtude do olvido de nossas obrigações paternais. Em vão, tentaremos ensinar tardiamente as lições da realidade legítima; debalde nos abeiraremos dos corações amados, para recordar a eternidade da vida. Semelhantes impulsos se verificam fora da ocasião desejável, porque a fantasia já solidificou a sua obra e a ilusão modificou a paisagem natural do caminho. Não valem mais o pranto e a lamentação. É indispensável aguardar o tempo da misericórdia, já que menosprezamos o tempo do serviço!

Precatem-se, pois, os pais e mães terrestres, para que não se percam, envenenando o coração dos filhos, à distância do dever e do trabalho. Aniquilem o egoísmo afetuoso que os cega, se não querem cavar o abismo futuro!...

Enquanto escrevo, ouço um amigo, já arrebatado igualmente da vida humana, que me pede endereçar aos companheiros encarnados as seguintes ponderações:

- Bem-aventurados os pais pobres de dinheiro ou renome, que não tolhem a iniciativa própria dos filhos, nos caminhos da edificação terrestre! Através do trabalho áspero e duro, de decepções e dificuldades, ensinam aos rebentos de seu lar que são irmãos dos batalhadores anônimos do mundo, dos humildes, dos calejados, construindo-lhes a ventura em bases sólidas e formando-lhes o coração na fé e no trabalho, antes que venham a perverter o cérebro com vaidades e fantasias! Esses, sim, podem abandonar a Terra, tranquilamente, quando a morte lhes cerrar as pálpebras cansadas... Mas, infortunados serão todos os pais ricos de bagagens mundanas, que desfiguram a alma dos filhos, impondo-lhes mentirosa superioridade pelos artificialismos da instrução paga, carregando-lhes a mente de concepções prejudiciais, acerca do mundo e da vida, pelo exercício condenável de uma ternura falsa! Esses, esperem pelas contas escabrosas, porque, de fato, tentaram enganar a Deus, distanciando-lhe os filhos da verdade e da luz divina... Depois da morte do corpo, sentirão a dor de se verem esquecidos no dia imediato ao dos funerais de seus despojos, acompanhando, em vão, como mendigos de amor, os filhos interessados na partilha dos bens, a revelarem atitudes cruéis de egoísmo e ambição!

Com estas palavras de um amigo, finalizo minhas despretensiosas considerações sobre as responsabilidades domésticas, mas duvido que existam pais e filhos na carne com bastante sensatez para nelas acreditarem.

 

 

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Piedade filial. Óleo sobre tela de Jean-Baptiste Greuze.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-Baptiste_Greuze_-_Filial_Piety_-_WGA10664.jpg

 

Informações da Revista Espírita

Acesse abaixo

http://r20.rs6.net/on.jsp?ca=da8e5c12-66c6-4bb7-aff4-bee3de2e42bc&a=1106449308061&c=84589150-617d-11e3-87fd-d4ae527b8053&ch=85852a70-617d-11e3-8829-d4ae527b8053

 

The Spiritist Magazine | 4280 Henninger Court, Suite I, Chantilly, VA 20151

 

Vídeo de palestra na

Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Colatina, ES

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=kYUHCmqMUAo&fbclid=IwAR2fs7tKzEfohbeGtKcv3fWRwCk1QpQ7i7oaxQ8IZGSeskWRFPLHhZxW9XU

 

 

 

(Com informações de Carlos José Pretti Leal [[email protected]])

 

Casa de Emmanuel- Mês Espírita em

Itatiba, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de João Batista Moreira [[email protected]])

 

Programação no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

ESPIRITISMO E AS CONSEQUÊNCIAS FILOSÓFICAS DA FÍSICA QUÂNTICA"

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra espírita subordinada ao tema "Espiritismo e as consequências filosóficas da física quântica", com o convidado João Paulo Gomes .

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 28 de Dezembro de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

 

- - 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, sito na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, C. Rainha, www.cceespirita.wordpress.com faz 16 anos de actividade ininterrupta no dia 3 de Janeiro de 2019.

Para o efeito, durante o mês de Janeiro de 2019 terá 4 convidados que virão com temas diferenciados dar um contributo para o estudo e prática do espiritismo:

 

Palestrantes convidados:

4 Janeiro - Helena Correia (Profª)

11 Janeiro - João Peças e João Paulo (contra-tenores)

18 Janeiro - Leonor Leal (R. Humanos)

25 Janeiro - Reinaldo Barros (Prof.)

 

As conferências são às 21H00, com entrada livre e gratuita.

 

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

 

XIV Jornada Médico-Espírita da Serra Gaúcha

Caxias do Sul

 

 

(Com informações de Norberto Fátima no Facebook [[email protected]])

 

Cursos no IEEF -  2019

São Paulo, SP

Não está conseguindo visualizar a mensagem? Abrir em seu navegador
NÃO responda este email. Para contato envie email para: [email protected]

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/87/original_Cartaz_-_Cursos_Regulares_2019.jpg?1545269936

 

www.ieef.org.br | [email protected]

Rua Mesquita, 789 - Jd. da Glória - São Paulo - SP | (11) 4324-1846 | CEP 01544-010 | Fale Conosco

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.

http://newsletter.ieef.org.br/accounts/31541/messages/331/openings/2381?envelope_id=105

 

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP  

 

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

Boletim “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154551816067909800/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 311 - 22 de dezembro de 2018 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154551816067909800/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154551816067909800/peanatal.jpg

Programação de Natal e Ano Novo na Comunhão tem peça teatral e palestras com Jack Darsa

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154551816067909800/comunhaoinspiraredes.jpg

Comunhão Inspira fala sobre Alteridade: a terapia da felicidade no dia 29 (sábado)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154551816067909800/papo_espirita_41_e_natal.jpg

Papo Espírita traz Jack Darsa para uma conversa sobre Natal e Ano Novo

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154551816067909800/mensagem_natal.jpg

Mensagem de Natal do presidente da Comunhão

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154551816067909800/palestrajackreveillon.jpg

Jack Darsa faz palestra dia 31: 2019, O ano do despertar

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154551816067909800/conversando_com_maysetodos_os_sonhos.jpg

Tenho em mim todos os sonhos do mundo é o tema do Conversando com Mayse

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse nos Links

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Nota da SEF - Sociedade Espírita Fraternidade

Niterói, RJ

Prezado(a) ISMAEL GOBBO,

É URGENTE!

Estamos nos últimos dias para conseguirmos viabilizar o Projeto Esportes do Remanso Fraterno.

Ajude-nos a identificar pessoas que possam contribuir, deduzindo no Imposto de Renda.

(Nosso prazo para captação de recursos termina em 31/12/2018).

Em geral as pessoas que tenham mais de R$ 17.000,00 de despesas médicas e com educação, no ano, devem fazer a declaração em formulário completo e portanto podem contribuir com até 6 % do IMPOSTO DEVIDO, que será ressarcido na declaração de IR.

Contamos com seu apoio.

 

Para maiores informações:

[email protected]
Tels.: 21 2609-9930 | 2722-2455

 

Atenciosamente,

Diretoria 

Sociedade Espírita Fraternidade - SEF

Veja também o nosso folheto explicativo.

Projeto Esportes

Logo SEF

Logo Remanso Fraterno

Rua Passo da Pátria, 38 - São Domingos - Niterói/RJ
CEP: 24210-240
Telefone: +55 21 2717-8235
E-mail:
[email protected]

Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601
Várzea das Moças - Niterói/RJ
Tel.: +55 21 2609-9930
E-mail:
[email protected]

 

Informe “Luz Espírita”

Abrir no link

 

Clique:

http://luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

Um conto de Natal

 

 A história é simples, mas comovedora. Tudo começou porque Mike odiava o Natal. Claro que não era o verdadeiro sentido do Natal, mas seus aspectos comerciais.

Os gastos excessivos, a corrida frenética na última hora para comprar presentes para alguém da parentela de que se houvesse esquecido.

Sabendo como ele se sentia, certo ano a esposa decidiu deixar de lado as tradicionais camisetas, casacos, gravatas e coisas do gênero. Procurou algo especial só para Mike.

A inspiração veio de uma forma um tanto incomum. O filho Kevin, que tinha doze anos na época, fazia parte da equipe de luta livre da sua escola.

Pouco antes do Natal, houve uma disputa especial contra uma equipe patrocinada por uma Associação da parte mais pobre da cidade.

Esses jovens usavam tênis tão velhos que a impressão que passavam é de que a única coisa que os segurava eram os cadarços.

Contrastavam de forma gritante com os outros jovens, vestidos com impecáveis uniformes azuis e dourados e tênis especiais novinhos em folha.

Quando a competição acabou, a equipe da escola de Kevin tinha arrasado com eles.

Foi então que Mike balançou a cabeça triste e falou: Queria que pelo menos um deles tivesse ganho. Eles têm muito potencial, mas uma derrota dessas pode acabar com o ânimo deles.

Mike adorava crianças. Todas as crianças. E as conhecia bem, pois tinha sido técnico de times mirins de futebol, basquete e vôlei.

Foi aí que a esposa teve a ideia. Naquela tarde, foi a uma loja de artigos esportivos e comprou capacetes de proteção e tênis especiais que enviou, sem se identificar, para a Associação que patrocinava aquela equipe.

Na véspera de Natal, deu ao marido um envelope com um bilhete dentro, contando o que tinha feito e que esse era o seu presente para ele.

O mais belo sorriso iluminou o seu rosto naquele Natal. No ano seguinte, ela comprou ingressos para um jogo de futebol para um grupo de jovens com problemas mentais.

No outro, enviou um cheque para dois irmãos que tinham perdido a casa em um incêndio, na semana anterior ao Natal.

O envelope passou a ser o ponto alto do Natal daquela família.

Os filhos deixavam de lado seus brinquedos e ficavam esperando o pai pegar o envelope e revelar o que tinha dentro.

As crianças foram crescendo. Os brinquedos foram sendo substituídos por presentes mais práticos, mas o envelope nunca perdeu o seu encanto.

Até que Mike morreu. Chegou a época do Natal e a esposa estava se sentindo muito só. Triste. Quase sem esperanças.

Mas, na véspera do Natal, ela preparou o envelope como sempre.

Para sua surpresa, na manhã seguinte, havia mais três envelopes junto dele. Cada um dos filhos, sem um saber do outro, havia colocado um envelope para o pai.

*   *   *

O verdadeiro espírito do Natal se chama amor e no momento especial em que se reprisa, nos quadros da Terra, nos possibilita o exercício da nossa capacidade maior de doação.

Muito além dos presentes, da ceia, do encontro familiar, comemorar o Natal significa viver a mensagem do Divino Aniversariante, lançada há mais de dois mil anos e que até hoje prossegue ecoando nos corações...

 Redação do Momento Espírita, a partir
de história de autor desconhecido.
Em 25.12.2018.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

Algumas crianças que olham uma seleção de cartões de Natal durante a época natalícia 1910.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christmas_Shopping,_1910.JPG

                                                                              

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]