Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 05 de fevereiro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/05-02-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

03-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/03-02-2018.htm

02-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/02-02-2018.htm

01-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/01-02-2018.htm

31-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/31-01-2018.htm

30-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/30-01-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Conclui no próximo email)

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

Miguel Vives Y Vives. Médium e divulgador espírita na Espanha

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Miguel_Vives_y_Vives.jpg

Autógrafo de Silvio Caldas em música recebida pela médium Marisa Cajado ditada  pelo Espírito Orestes Barbosa e

endereçada a ele. Imagem/fonte: Marisa Cajado.

 

Orestes Barbosa e Silvio Caldas.

Imagem/fonte:

http://2.bp.blogspot.com/-9cd4eNlZu2c/UT5QQtYWisI/AAAAAAAAizA/pn6Rcvig0CQ/s1600/Orestes+Barbosa+e+S%C3%ADlvio+Caldas.jpg

 

OUÇA “CHÃO DE ESTRELAS”  DE ORESTES BARBOSA E SILVIO CALDAS

COM SILVIO CALDAS E ELIZETH CARDOSO

https://www.youtube.com/watch?v=95YMGb8ExBk

 

 

Fenômenos mediúnicos

              

Pelo Espírito Albino Teixeira. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Ideal Espírita. Lição nº 55. Página 137.

 

Os fenômenos mediúnicos a se evidenciarem, inevitáveis, nas estradas do homem, guardam expressiva similitude com a presença das águas, nos caminhos da Terra.

Águas existem, por toda parte...

Possuímo-las cristalinas em fontes recamadas de areia, pesadas de barro nos rios que desgastam o solo, tisnadas na sarjeta em que rolam depois da chuva, lodacentas no charco, furtadas de represas, concentradas em lagoas infectas, amargas em poços largados no esquecimento, semi-envenenadas nos esgotos de lama...

Todas elas, contudo, podem ser decantadas, medicadas, purificadas e renovadas para servir.

Assim também os fenômenos mediúnicos.

Venham de onde vierem, assinalam-se por determinado valor.

Entretanto, é preciso não esquecer que devem ser examinados, raciocinados, interpretados e compreendidos para mostrarem proveito justo.

Para eles e junto deles, todos nós temos a Doutrina Espírita por filtro de tratamento.

À vista disso, não desprezeis fato algum, mas, igualmente, em tempo algum, não vos canseis de estudar.

 

  

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

O médium José Raul Teixeira (E)  ministrando seminário sobre “Passe”.

Araçatuba, SP. 06/1992. Foto fornecida por Maria Luzia de Almeida Rosa.

DSC07692

Seminário teórico-prático de Mediunidade. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 Guarda-chuva

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

Chico Xavier regressava do trabalho de assistência numa vila, em companhia de vários confrades. Uma senhora comentou:

– Chico, foi muito bom. O ambiente estava ótimo. Eu me senti maravilhosamente bem!

O médium respondeu: – Minha filha, aquele serviço é o meu guarda-chuva, a minha cobertura espiritual. Os Espíritos amigos daquele povo (os pobrezinhos) vêm todos me ajudar.

A Doutrina Espírita é pródiga em exemplos sobre o valor da prática do Bem, situando-a como moeda abençoada que substitui a do sofrimento no resgate de nossas dívidas, conforme a expressão feliz do apóstolo Pedro, em sua primeira epístola (4:8): O amor cobre uma multidão dos pecados.

        Consideremos alguns princípios básicos: a Terra é um Mundo de Expiação e Provas, conforme a definição de Allan Kardec, em O Evangelho segundo o Espiritismo.

 Em face de nossa imaturidade, contraímos dívidas no pretérito, oriundas do comprometimento com o vício, a ambição, o desatino, a maldade… A dor é a moeda cunhada pela Justiça Divina para o resgate de nossos débitos. Detalhe animador: a Divina Misericórdia nos oferece uma moeda alternativa: o Amor, que se exprime no esforço da caridade.

Quando esta realidade for plenamente assimilada, teremos multidões empenhadas em atender as carências do próximo, num saudável e estimulante Campeonato do Bem. Vencedores serão sempre os que mais estiverem dispostos a servir, conquistando os lauréis da paz e da felicidade.

Jesus já se reportava ao assunto, ao informar que o maior será sempre aquele que se faça servo de todos. Quando esse abençoado espírito de serviço orientado pela fraternidade for plenamente observado, estaremos habilitados à promoção de nosso planeta. A Terra será um Mundo de Regeneração, onde o egoísmo, o pensar em si mesmo, será substituído pelo altruísmo, o pensar nos outros.

No episódio narrado, Chico demonstra algo mais: todos temos mentores espirituais, familiares e amigos desencarnados que procuram aplanar nossos caminhos, ajudando-nos a cumprir compromissos, a superar dificuldades e limitações.

Essa realidade, tão bem demonstrada pela Doutrina Espírita, está presente em todas as culturas e religiões, que nos falam em anjos, protetores espirituais e guias. Deus jamais nos deixa entregues à própria sorte. Ainda que na Terra, atendendo as contingências humanas, alguém possa sentir-se solitário e desamparado, sempre haverá benfeitores espirituais ao seu redor, procurando levantar-lhe o ânimo e mobilizar recursos de socorro em seu benefício.

Obviamente, para que possam fazê-lo de forma concreta, necessitam do concurso de pessoas de boa vontade, sintonizadas com o Bem, capazes de captar seus apelos e oferecer algo de seus recursos, de suas iniciativas, de seu trabalho…

Esses numes tutelares sempre serão agradecidos àqueles que ajudem seus tutelados a enfrentar dificuldades e dores. O esforço em favor do próximo não apenas melhora nosso padrão vibratório, colocando-nos em contato com as fontes da Vida, como favorece uma rede de proteção espiritual formada por esses Espíritos.

Quando ajudamos alguém em suas dificuldades, exercitando solidariedade, somos ajudados por seus benfeitores espirituais, a exercitarem a gratidão.

Portanto, leitor amigo, quando você, em contato com as carências alheias, sentir o impulso de algo fazer em benefício de seu irmão, lembre-se de que há entidades espirituais a inspirá-lo.

Falam ao seu coração, rogando que lhes empreste as mãos, a fim de que possam, por intermédio delas, socorrer seus tutelados.

E esteja convicto de algo muito importante: quanto maior o Bem que você estender ao redor de seus passos, ajudando o próximo, maior será o número de Espíritos agradecidos a ajudá-lo.

Perseverando nesse propósito, quando chegar sua hora de retorno à pátria espiritual, terá uma multidão a oferecer-lhe    boas-vindas. Melhor ainda: eles testemunharão, na alfândega da espiritualidade, que você tem passe livre para os páramos celestiais.

 

 

O milagre das rosas de Santa Isabel. Óleo sobre tela por Karl von Blaas.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Miracle_of_the_roses

Chico Xavier em atendimento na fila.

Imagem copiada em http://irmanarcisa.blogspot.com.br/2011/07/cantinho-do-chico-xavierjulho11.html

 

 Nota da Associação Espírita Bezerra de Menezes de

Miami, Flórida. Desencarnação de Andrés Palacios

http://files.constantcontact.com/d8ef527c301/f9ec8512-f926-4df1-8302-05a26242b4db.jpg

.Andres Palacios

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

https://imgssl.constantcontact.com/galileo/images/templates/Galileo-Template-Images/GBT16_DividerImage.png

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

Queridos hermanos y hermanas, nuestro querido y amado hermano, Andrés Palacios, nos ha dejado para regresar al plano espiritual. Aquellos de nosotros que lo conocimos fuimos verdaderamente bendecidos. Andrés era un alma amorosa, bondadosa y generosa. Sus actos de caridad son innumerables. Andres fue miembro de nuestra casa Bezerra durante 30 años.

Agradecemos a Dios por su presencia en esta vida. Le pedimos a Dios que lo bendiga a él y a su hermana Soledad Palacios y a toda su familia.

Los servicios fúnebres seran en Bernardo Garcia Funeral Home en 8215 Bird Rd, Miami FL 33315. Teléfono: (305) 226-1010. La fecha y la hora aún no han sido confirmadas. La familia Palacios extiende su profunda gratitud por sus amorosas oraciones y vibraciones.

 

Dear brothers and sisters, our dear and loved brother, Andres Palacios, has left us to return to the spiritual plane.  Those of us who knew him were truly blessed.  Andres was a loving, kind-hearted and generous soul. His acts of charity are innumerable.  He was a members of our Bezerra home for 30 years.

We thank God for his presence in this lifetime.  We ask God to bless him and his sister Soledad Palacios and their entire family.

Funeral services will be at Bernardo Garcia Funeral Home at 8215 Bird Rd, Miami FL 33315. Telephone: (305) 226-1010.  The date and time have not yet been confirmed.  The Palacios' family extends their profound gratitude for your loving prayers and vibrations.

 

 Bezerra de Menezes Kardecian Spiritist Assn
Miami, Florida. 

 

 

 

Externamos aos parentes e amigos de Andrés Palacios os nossos mais profundos sentimentos de solidariedade. Para o querido Andrés endereçamos as nossas preces desejando-lhe  paz neste solene momento em que retorna à pátria espiritual.

(Ismael Gobbo)

 

 

Eventos Espíritas em

Vitória, ES

 

************************************

http://www.ameees.org.br/palestras/2018/convite-palestra-07-02.jpg

(Informações recebidas em emails de Giovana Campos)

 

 Palestra programada para o Centro e Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

O Homem de Bem: Desafio ou Utopia?

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “O Homem de Bem: Desafio ou Utopia?".

O que precisamos fazer para sermos homens de bem?   Como o Espiritismo nos poderá ajudar?

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 9 de Fevereiro de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).
As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

 Registro. Seminário “Vida e Plenitude” com Divaldo Franco

São Paulo, SP

 

 

02-02-2018

 

No auditório Tom Jobim, pertencente ao  Novotel Jaraguá, localizado em São Paulo,  300 pessoas se reuniram ávidas por ouvir sobre a  relação entre Plenitude e Vida. Divaldo Franco, com seu entusiamo de sempre, explanou com propriedade sobre o tema.

        Perseverante seguidor e testemunho vivo do Evangelho, sua condição física da coluna vertebral não foi uma determinante para que o primeiro dia do seminário não ocorresse com grande primazia. O evento é promovido pela Creche Amélia Rodrigues, sediada em Santo André – SP.

        Para se haver Plenitude, é necessário haver Luz, princípio Divino da criação. Divaldo, de maneira única e sensível, mostra-nos, através do processo da Evolução da Terra, que a essência da Luz vai dissipando as trevas.

         Para Carl Gustav Jung, a sombra é tudo aquilo que de negativo o indivíduo possui em sua personalidade, o mesmo que Allan Kardec chamaria de “más inclinações”, tendência ancestral da jornada humana. Em cada etapa do processo de evolução, vai-se adquirindo experiência na direção da plenitude, estado em que Jung denominava de Luminoso. Jesus  propõe a transformação para o perfeito, assim como perfeito é o pai celestial. Porém a concepção de perfeição humana é diferente, de caráter relativo, tendo em vista que apenas Deus é absoluto.

        Narra Divaldo Franco, que um xamã das altas montanhas do México asseverava o  alcance da plenitude a partir de quatro orientações: amor em  sua totalidade,  aceitação do que vem da ignorância (sombra), comprometimento em entender, desculpar e perdoar, além do desenvolvimento da luz emboscada dentro de si.

        Quando a misericórdia divina separou a Terra da nebulosa, há 14 bilhões de anos,  essa era nada mais que uma imensa esfera de gases incandecentes. Estes, mortíferos,  foram cobertos pelas nuvens, que geraram um ambiente de trevas e de revoluções. Desde quando Cristo se encarregou de materializar esses elementos dispersos, segundo Emmanuel, em A Caminho da Luz, a treva tornou-se mais densa e as moléculas aglutinaram-se, formando uma massa negra, que impedia a penetração dos raios solares. O indivíduo originou-se desse elemento sombra; porém fascículos de luz descem sobre essa  massa, que formarão as almas em que se constituem, caindo nas lei fatídica da Evolução. Nessa proposta evolutiva, a finalidade última é a Luz. Nos últimos 4 bilhões de anos, Cristo tem trabalhado moldando moléculas de acordo com a necessidade de evolução dos fascículos de luz dos seres que habitaram a Terra somente dois bilhões de anos depois. Jesus disse: “Eu sou a Luz do mundo”.

        Há um planejamento quântico da divindade que trancende a compreensão humana e que se  confirma através de teorias vagas, como a de Jean-Baptiste de Lamarck. Segundo os espíritos nobres, há um projeto intitulado “Labor de Progresso para a Extinção Paulatina da Sombra da Terra”. A divindade trabalha para que a escuridão despareça, tornando rarefeita a atmosfera: permite o trovão, as estrelas, os incêndios naturais, iluminando, naturalmente,  a Terra.

        O fogo e a eletricidade vieram diminuir a sombra terrestre, retirando nuances do obscurantismo. Adiante, o ser humano envolverá a Terra com a luz de satélites artificiais, desaparecendo concomitantemente também, a treva interior através do conhecimento e do instinto gregário, a solidariedade. Jesus já  trouxe a luz da verdade para que se pudesse sair da sombra da ignorância. A treva exterior vai desaparecendo junto à interior, cedendo lugar à solidariedade, à fraternidade e  ao Amor.

        Divaldo Franco, conclui esse primeiro módulo narrando à sua própria emoção,  A voz da Sepultura, de Khalil Gibran. O poeta, de retorno ao Líbano, procurou saber como a justiça estava sendo praticada pelo Emir. Surpreendeu-se negativamente, pois o que viu, durante o julgamento de três acusados, foram decisões que não levaram em conta o viés dos réus.

        Divaldo anunciou que continuará o seminário amanhã caminhando junto à poesia lírica de Gibran, à doce nostalgia do Evangelho e à esperança do melhor, buscando que os ouvintes  saiam  mais transparentes como a luz,  para  vislumbrar atingir o estado de plenitude.

                       Texto: Carlyne Paiva

                       Fotos: Edgard Patrocínio

 

********************************

 

03-02-2018

 

 

A manhã dia 03 de fevereiro despontou radiante principalmente para os 300 participantes do Seminário Vida e Plenitude reunidos em o Hotel Novotel Jaraguá, na cidade de SP.

Jovialmente - sem deixar transparecer as excruciantes dores ciáticas que já há algum tempo o acomete - Divaldo Franco – demonstrando ser saudável, mesmo doente - toma a palavra iluminada e dá início a abordagem doutrinária daquela manhã ensolarada e inicia citando Einstein: O universo é o pensamento divino materializado.

Partindo desse pensamento Divaldo discorre sobre o amor que vige em todo o Universo presente nas partículas subatômicas do micro Cosmo até as grandes Galáxias do macro Cosmo. Tudo obedecendo a uma orquestração maravilhosa.

No início do Século XX os psicólogos e pedagogos franceses Alfred Binet (1857-1911) e Theodosius Simon (1872-1961) preocupados em identificar os estudantes que careciam de ajuda adicional  na sua aprendizagem, criaram a Escala de Binet-Simon. Consideravam ambos que os baixos resultados nos testes indicariam uma necessidade para uma maior intervenção dos professores no ensino destes alunos e não que estes tivessem incapacidade de cognição.

Em 1917, quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial, Lewis Madison Terman (1877-1956) ajudou a desenvolver testes para avaliar mais de 1.700.000 recrutas do Exército aplicando os testes estabelecendo a escala notoriamente conhecida como Quociente de Inteligência (QI).

Por longos anos, e particularmente durante o Século XX, acreditava-se na existência de apenas uma única Inteligência, encarregada da análise das coisas, do cálculo, do conhecimento generalizado e que, mediante testes bem elaborados, podia ser medido. Baseado neste pensamento, passamos a viver a “ditadura” do QI onde somente os bens avaliados logravam obter as melhores oportunidades profissionais ou de gestão.

Com o tempo, entretanto, constatou-se que nem sempre o grupo que reunia os membros com mais destacados QI logravam obter sucesso pois muitos apresentavam importantes descontroles emocionais prejudicando o desempenho do grupo, posto que as emoções dominam nossa razão interferindo nos neurotransmissores e nos neuroreceptores atrapalhando a harmonia das sinapses. A RAZÃO associada aos instintos primários e acompanhada pela sede de poder e de domínio vem resultando nas Guerras, conflitos, genocídios e nos atentados terroristas.

O pai da Psicologia Analítica Carl Gustav Jung afirmava que “O homem gosta de acreditar-se senhor da sua alma, mas enquanto, for incapaz de controlar suas emoções ou de se tornar consciente dos fatores inconscientes que se insinuam nos seus projetos e decisões , certamente não é dono de si próprio.”

Debruçando-se sobre essa incongruência o psicólogo americano Dr. Daniel Goleman (1946) apresenta o conceito da Inteligência Emocional enfatizando a necessidade de saber entender, respeitar e governar nossas emoções. Surge o Quociente Emocional (QE).

“Que fatores entram em jogo, por exemplo, quando pessoas de elevado QI malogram e as de QI modesto se saem surpreendentemente bem? Eu diria que a diferença muitas vezes está nas aptidões chamadas de Inteligência Emocional, que incluem autocontrole, zelo e persistência, e a capacidade de nos motivar a nós mesmos”. D. Goleman.

“Graças a essa conquista e entendimento dos valores, o ser humano mais se enriqueceu, mediante o desenvolvimento  do seu Quociente Emocional (QE) desenvolvendo recursos e aptidões adormecidos que lhe dão amplitude para o relacionamento humano e social , bem como para o equilíbrio das emoções”. (Joanna de Ângelis, de o livro Triunfo Pessoal) 

O ser humano, porém, não é composto somente por Intelecto e Emoções. Há, ainda, o fator Espiritual.

Divaldo Franco passa, então, a pormenorizar os pródromos do próximo passo importante para o ser humano completo.

Durante a década de 1980 o neurocientista Dr. Michael Persinger (1945)  sustentava que todos os fenômenos paranormais e as experiências espirituais podem se explicadas por mecanismos da Física Universal e verificados e comprovados por métodos científicos. Para tanto o Dr. Persinger estimulou o lobo temporal de pacientes humanos com um campo magnético fraco usando um equipamento que ele chamava de capacete de Deus. Os pacientes relataram ter a sensação de "uma presença celestial no quarto". Esse trabalho ganhou atenção na época, e em  1987, Michael Persinger publicou um livro sobre o assunto intitulado "Neuropsychological Bases of God Beliefs" base para um novo ramo da Neurologia: a Neuroteologia cuja proposta é descobrir os processos cognitivos que resultam nas  experiências espirituais ou religiosas e correlacioná-las com as atividade cerebrais, como elas evoluíram nos humanos, e os benefícios dessas experiências

Anos mais tarde observando as imagens de pósitrons o Dr. Persinger convidou o neurocientista indiano Vilayanur Subramanian "Rama" Ramachandran (1951) diretor do Centro do Cérebro e da Cognição da Universidade da Califórnia, em San Diego, que afirma que as imagens revelam a presença de Deus.

Tomando ciência dos resultados desses estudos a Dra. Danah Zohar (1945),  graduada em Física e pós graduada em Psicologia, Filosofia e Religião dedica-se a aprofundar os estudos publicando-os na obra Inteligência Espiritual.

“Nem o QI, nem o QE, separadamente ou combinados, são suficientes para explicar a enorme complexidade da inteligência humana nem a riqueza imensa da alma do homem e de sua imaginação.” D. Zohar.

Surge o Quociente Espiritual (que vai receber em português a grafia QS – de Spiritual em inglês)

Inteligência Espiritual não significa ter uma religião. Também não é frequentar missa, culto, Reuniões Doutrinárias, pois podemos estar fazendo isso por uma questão social, obrigação familiar ou mesmo uma “negociação” com a Divindade.

Inteligência Espiritual é ter um profundo senso de religiosidade e de ligação com Deus, tanto o Deus Interno como o Criador do Universo.

“Ante a imensa crise de valores e a crescente onda de vazio existencial, descobriu-se que existe um outro tipo de inteligência, que é o de natureza espiritual, aquela que permite situar a vida e os sentimentos em um contexto mais extenso e significativo”. (Joanna de Ângelis, de o livro Triunfo Pessoal).

Com base na junção das três inteligências, Divaldo nos convida à individuação (autodescobrimento) mediante a busca da iluminação interior.

 

Observação: Divaldo Franco faz uma digressão maravilhosa a respeito do Planejamento Divino envolvendo a assistência, amparo e proteção da humanidade terrena e que está consubstanciada em o capítulo 1 – Providência Divina – em o livro Nascente de Bênçãos de autoria de Joanna de Ângelis, LEAL editora.

                            Texto: Djair de Souza Ribeiro

                           Fotos: Sandra Patrocínio

 

 

 

(Informações recebidas em emails de Jorge Moehlecke)

 

 Inauguração do “Núcleo de Estudo Espírita Divina Luz”. Anaurilândia, MS

 

 

 

UNIÃO REGIONAL ESPÍRITA DE NOVA ANDRADINA

 

 

 

Of. nº02/2018                                             Nova Andradina, 03 de Fevereiro de 2018.

 

Prezado (a) Presidente e Companheiros.

 

 

 

A coordenadora da URE de Nova Andradina Altair Flores Aquino convida para a inauguração do “Núcleo de Estudo Espírita Divina Luz” que ocorrerá no dia 18 de fevereiro de 2018, às 9 horas (horário Brasília) no endereço R. Ciriaco González, s/n esquina com a rua Barão do Rio Branco, Anaurilandia – MS.

Teremos a presença dos palestrantes Claudemir Desto da cidade de Cascavel PR, Fernando Balbino da cidade de Nova Andradina e Luciano Montalli da cidade de Campo Grande MS.

Pedimos para confirmar sua presença e de demais companheiros até o dia 13/02.

Ficaremos honrados com sua presença.

 

Altair Flores Aquino

Coordenadora

********************************

 

Programação Inauguração “Núcleo de Estudo Espírita Divina Luz” – Anaurilandia-MS.

 

Recepção/Café 08h30min

Harmonização 08h50min às 9h

Prece inicial 9h

Apresentação do centro e dirigentes e outras considerações.

Primeira palestra: das 09h30min às 10h15min

Claudemir Desto: (Convidado) “História do Espiritismo: dos fenômenos de Hydesville ao surgimento de O Livro dos Espíritos"

Intervalo

Segunda palestra: das 10h30min às 11h15min

Fernando Cesar Balbino: (URE) “O bom ânimo segundo Maria de Nazaré”

Intervalo

Terceira palestra: das 11h25min às 12h15min.

Luciano Montalli: (FEMS) “O tesouro do evangelho”

Olavo Conconi: 12h20min. (URE) poesia

Prece final: 12h30min

Almoço: 12h40min

HORÁRIO BRASÍLIA.

Endereço do centro, Rua Ciriaco González, s/n esquina com a Barão do Rio Branco.

Para quem estiver chegando de Nova Andradina, passar o Obelisco entrar a primeira rua a esquerda, rua Barão do Rio Branco

Para quem estiver chegando de Bataguassu, primeiro quebra mola entra a direita rua Barão do Rio Branco.

 

 

(Informação recebida em email de Adriana Bittencourt [[email protected]])

 

 USE/SP. Seminário 150 anos de “A Gênese”

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de

 

Programação da XX Conferência Estadual Espírita

Interior e capital. Paraná.

Para sua ciência e divulgação.

 

 

Caso queira, poderá ainda encontrá-la em http://conferenciaespirita.com.br/programacao.

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Momento Espirita [[email protected]])

 

 Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA QUE

JOÃO MARCHESI NETO DA CIDADE DE PENÁPOLIS

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 07-02-2018 ÀS 20,00 HORAS

 

TEMA: " DOENÇAS E CURA "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

Programação do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP  

 

Bom dia, amigos do Seara do Mestre. 

 

·         Aniversário do Seara:

 

Terça-feira, 06/02 às 20h—

Palestrante: MONICA ALVES.

TEMA LIVRE

 

Sexta-feira, 09/02 às 20h— A Paula Zamp NÃO FARÁ MAIS A PALESTRA.  Estamos aguardando nova confirmação de palestrante.

 

Sábado, 10/02 às 9h -

GRUPO ESPÍRITA AMOR E LUZ

TEMA: NÓS E ELES

 

·         Volta às aulas:

INÍCIO DAS AULAS DA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL:

SEXTA-FEIRA, ÀS 19H50: 02/02/2018

SÁBADO, ÀS 14H50: 10/02/2018

MOCIDADE, ÀS 17H: 17/02/2017

Dia 17 E 19 de Fevereiro (sábado e segunda-feira) – Curso para Trabalhadores – Livro: Diretrizes de Segurança.

Dia 17 de Fevereiro (Sábado) e Dia 21 de Fevereiro (Quarta-feira).
Cursos Básicos.

Inscrições até Março. Curso Básico até o final de Abril.

         Deixe suas sugestões, dúvidas, críticas e elogios.

Há uma caixinha próxima a Recepção para que possa deixá-las possibilitando assim a nossa melhora nos serviços prestados a todos vocês.

·        Esse ano o Departamento de Doutrina está com o projeto de Cursos de Curta Duração. O primeiro curso a ser exposto será “Capacitação do Trabalhador Espírita” – dias 17 e 24 de fevereiro e 03 de março (sábado às 12h30). Temos maiores informações nos murais, ou procure a secretaria do Seara.

 Obr
-

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita
 

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 Seminário no período de Carnaval

Santos Dumont, MG

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 Lançamento do Mednesp 2019

Teresina, PI

 

 

 

****************************************

 

 

(Informações recebidas em emails de Giovana Campos)

 

 Encontro no Núcleo Espírita “Semeador”

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 2º. Simpósio da AME-BR. 11º. CONDAME

Uberlândia, MG

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

XIII Jornada Médico-Espírita da Serra Gaúcha

Caxias do Sul, RS

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 AME-BA/GEPEC. Seminário “Enigmas da Desobsessão”

Salvador, BA

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 Café Filosófico

São Pedro da Aldeia, RJ

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Teatro: “Entre dois Mundos”

São Pedro da Aldeia, RJ  

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

INFO PAN ESPÍRITA – 3/FEVEREIRO/2018

NOVAS POSTAGENS

https://infopanespirita.wordpress.com/

ENVIE EVENTOS: [email protected]

 

 

SÃO PAULO CAPITAL

CHÁCARA MAFALDA (Centro Espírita Casa Branca do Caminho) / 

JARDIM POPULAR (Núcleo Assistencial Espírita Joana de Angelis) /

 MIRANDÓPOLIS (Casa do Consolado) /

 VILA MATILDE (Centro Espírita Josefa Olímpia de Oliveira)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

SÃO PAULO INTERIOR

ARAÇATUBA (Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes /

 Centro Espírita Allan Kardec) / 

ARARAGUARA (União Espírita Paschoal Grossi)  / 

ARIRANHA (Centro Espírita) /

 AVANHANDAVA (Centro Espírita Francisco de Assis) / 

CARDOSO (Centro Espírita)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

 FERNANDÓPOLIS (Centro Espírita Am. Verdd Jesus e Kardec /

 Centro Espírita André Luiz / C.E.C.E.) /

 FRANCA (45º COMENESP) / GUARULHOS (USE/Guarulhos / 

Centro Espírita Fé Perseverança e Caridade) / 

IBIUNA (AEKI Casa do Caminho) / 

JUNDIAÍ (Centro Espírita João Batista) / 

MACAUBAL (Centro Espírita) / MENDONÇA (Centro Espírita)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/  

 OSASCO (Morada Ismael) / 

PALMEIRA D’OESTE (Centro Espírita Maria de Nazaré) /

PROMISSÃO (Centro Espírita Casa do Caminho) / 

RIOLÂNDIA (Centro Espírita Francisco de Assis) /

RUBINÉIA (Centro Espírita) / SANTA ADÉLIA (Centro Espírita) / 

SANTOS (CEC Luiz Monteiro de Barros / Grupo Espírita  João Cabete)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO (Grupo Fraternal Francisco de Assis)  / 

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (41ª Feira do Livro Espírita de Rio Preto e Região) /

 SOROCABA (SEFIF)  / SUMARÉ (médium Rogério H. Leite e Marli Mansini)  /

URÂNIA (Centro Espírita Jesus de Nazaré) / 

VALENTIN GENTIL (Centro Espírita Caminho da Luz) / 

VOTUPORANGA (Centro Espírita Caminho de Damasco)

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

RIO DE JANEIRO CAPITAL

JACAREPAGUÁ (Centro de Cultura e Centro Educacional MAP) /

 MARACANÃ (Grupo Espírita André Luiz)

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

 

RIO DE JANEIRO INTERIOR

ARARUAMA (GRAAAL: Grupo Acolhedor Aniceto André Luiz) / 

CABO FRIO (Centro Espírita Leon Denis / 

Centro Espírita Trabalhadores de Jesus) / 

FRAGOSO (Grupo Espírita Joana D’arc) / 

GUAPIMIRIM (Sociedade Espírita de Assistência e Estudo) / 

MAGÉ (Grupo Espírita Cristão André Luiz / 

Centro Espírita Luz e Caridade / 

Sociedade Espírita Amor e Luz) / 

NITERÓI (Núcleo Espírita Chico Xavier)  /

 NOVA FRIBURGO (Centro Espírita Luz e Fraternidade / 

Grupo Espírita Rio de Luz /

 Grupo Espírita Legionários do Bem / Grupo Espírita Legionários da Luz) / 

NOVA IGUAÇU (Centro Espírita Humildade e Caridade) / 

PIABETÁ (Grupo Espírita Allan Kardec) / 

RAIZ DA SERRA (Centro Espírita Cultivadores do Evangelho) / 

SANTO ALEIXO (Centro Espírita União, Amor e Caridade) / 

SÃO PEDRO DA ALDEIA (peça: “Entre dois mundos) / 

SURUI (Casa Espírita de Surui) / 

TERESÓPOLIS (Sede da AME/Teresópolis)

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

ESPÍRITO SANTO

VITÓRIA (Federação Espírita do Estado do Espírito Santo)

MINAS GERAIS

SACRAMENTO (Palestra)  / SANTOS DUMONT (CEIFA) /

 UBERLÂNDIA (Grupo Espírita Leon Denis)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

PARANÁ

CASCAVEL (Sociedade Espírita Caminho da Luz) / 

LONDRINA (Núcleo Espírita Chico Xavier)

RIO GRANDE DO SUL

CAPÃO DA CANOA (Casa da Cultura Érico Veríssimo) / 

PORTO ALEGRE (Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul /

 PUC) / SANTO ÂNGELO (Centro Espírita Chico Xavier / 

Grupo Espírita Seara do Mestre)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

DISTRITO FEDERAL

BRASÍLIA (Auditório da FEDF Sudoeste /

 Sociedade Assistencial São Francisco de Assis /

 Comunhão Espírita de Brasília)

GOIÁS

GOIÂNIA (Federação Espírita do Estado de Goiás)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

PERNAMBUCO

JABOATÃO DOS GUARARAPES (GEFA) / 

RECIFE (Federação Espírita Pernambucana / Sede da Uniluz / 

Recife Praia Hotel / Centro Espírita Moacir)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

MARANHÃO

SÃO LUIS (Auditório Central da Reitoria da UFMA)

PIAUI

TERESINA (Divaldo Pereira Franco)

RIO GRANDE DO NORTE

MOSSORÓ (Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

PARÁ

BELÉM (Palestra)

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

FRANÇA

PARIS (Association Parisienne d’Etudes Spirites)

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

 

(Com informações por Décio Bressanin)

 

 Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

Clique:

http://luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 Mensagens Gotas de paz

 

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

unsubscribe

Para maiores Informações [email protected]

 

(Colaboração recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

 Informativo “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151761262940090200/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 270 - 03 de fevereiro de 2018 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151761262940090200/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151761262940090200/57anosmayse2.jpg

Fim de semana tem Mayse Braga e os músicos Aldo Motelevicz e Luiz Gonzaga

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151761262940090200/ead_2018(2).jpg

Inscrições para o Estudo do Evangelho a distancia vão até 10 de fevereiro

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151761262940090200/atorallankardec.jpg

Em maio começam as gravações do filme Allan Kardec

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151761262940090200/encontrovilamenor.jpg

Vila Cristã acolhe estudo reflexivo sobre a Parábola do Filho Pródigo

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151761262940090200/aldomotelevich.jpg

Cantando a Doutrina traz Aldo Motelevicz hoje

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151761262940090200/voluntariocomunicacao1.jpg

Quer ser voluntário na Comunicação Social da Comunhão Espírita?

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 

Escândalos

 

Em determinada passagem do Evangelho, Jesus afirma serem os escândalos necessários no mundo, mas Ai de quem os provoca.

No sentido vulgar do termo, escândalo significa evento ruidoso, que causa alvoroço ou estrépito.

Nessa linha, o problema residiria não no conteúdo da conduta, mas na sua repercussão.

Desde que uma ação má não gerasse alarde, não haveria maiores problemas.

Ocorre que esse sentido valoriza as aparências e a hipocrisia, em franco desacordo com as lições do Cristo.

Jesus afirmou, ao tratar do adultério, por exemplo, que o mero pensar com impureza já era condenável.

Que se dirá então de ações francamente nefastas, apenas cometidas na surdina?

Parece possível interpretar a palavra escândalo, na acepção evangélica, como tudo o que causa tropeço ou embaraço nos caminhos próprio ou alheio.

Tudo o que resulta dos vícios e imperfeições humanas, tudo o que viola os deveres de pureza e fraternidade, isso é um escândalo perante as Leis Divinas.

Mas qual a razão para os escândalos serem necessários?

O cerne da questão reside na evolução ainda incipiente dos habitantes da Terra, mormente no que diz respeito à moral.

O planeta, ainda por um tempo, será morada de Espíritos rebeldes às Leis Divinas.

Mais do que em decorrência das condições materiais da Terra, a vida aqui é difícil por conta dos nossos inúmeros vícios.

Violência, corrupção, promiscuidade, tudo isso gera infelicidade e transtornos.

Muitos são os escândalos produzidos diariamente pelos homens, em sua imperfeição.

Salvo o caso das almas missionárias, os Espíritos radicados na Terra têm afinidade de sentimentos e valores, em maior e menor grau.

O contato recíproco de criaturas viciosas tem variados efeitos.

Ele provoca inevitável sofrimento pelo contínuo entrechoque de interesses.

É cansativo defender-se cotidianamente da maldade alheia e conviver com esperteza e deslealdade.

Esse contato também propicia o acertamento de dívidas cósmicas.

No longo processo de aprendizado da vida, o Espírito comete equívocos que precisa reparar.

Ele necessita acertar-se com sua consciência, a fim de habilitar-se para estágios superiores da vida imortal.

Também precisa adquirir paciência e generosidade e isso apenas se consegue perante criaturas falhas.

Afinal, os anjos não desafiam a paciência de ninguém e nem necessitam de favores ou clemência.

Finalmente, o contato com o vício faz com que os homens lentamente se desgostem dele.

O espetáculo das baixezas humanas é triste. Com o transcorrer do tempo faz surgir o ideal de vivências diferentes, plenas de pureza e compaixão.

Assim, nos estágios ainda inferiores da vida moral, o escândalo é infelizmente necessário.

Mas ai do escandaloso, pois responde por todo o mal que causa, ainda que deste surja indiretamente o bem.

Quando os homens se depurarem, o escândalo se tornará desnecessário e desaparecerá.

Eventuais acertos com a justiça cósmica se processarão na forma de efetivo trabalho no bem, a consubstanciar o amor que cobre a multidão de pecados, no dizer evangélico.

Assim, para alcançar a libertação de injunções dolorosas, cuide para não causar escândalo.

Se alguém lhe fizer o mal, saiba que o verdadeiro prejudicado é o escandaloso.

Ele desafia as Leis Divinas e desencadeia graves consequências na própria vida.

Quanto a você, perdoe e siga adiante. 

Redação do Momento Espírita.
Em 3.2.2018
.

 

(Copiado do site Feparana)

A festa de Herodes. Óleo sobre tela por Peter Paul Rubens.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Peter_Paul_Rubens_-_The_Feast_of_Herod_-_WGA20271.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]