Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/14-02-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

13-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/13-02-2018.htm

12-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/12-02-2018.htm

10-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/10-02-2018.htm

09-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/09-02-2018.htm

08-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/08-02-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

 

Alegoria que ilustra Francisco Cândido Xavier psicografando mensagem ditada pelo seu espírito-guia Emmanuel.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Xavier#/media/File:Chico_Psicografia_Emmanuel.jpg

O Palais-Royal e os jardins em 1679..

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Paris_in_the_17th_century#/media/File:Palais-Royal.jpg

 

Jardins do Palais-Royal e galeria de Montpensieur, Paris, séc. XVIII.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jardin_du_Palais_Royal,_Galerie_de_Montpensier,_Paris,_18th_c..jpg

 

Construção da Galeria D’Orleans em 1829.

Imagem/fonte:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Galerie_d%27Orl%C3%A9ans#/media/File:Construction_de_la_galerie_d%27Orl%C3%A9ans,_1829.jpg

Rua dos Mártires, 8. Paris.

Imagem do arquivo de Sérgio Thiesen

 

A diferença

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos). 

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Momentos de Ouro. Lição nº 12. Página 67.

 

A reunião alcançava a parte final, e, na organização mediúnica Bezerra de Menezes retinha a palavra.

O Benfeitor distribuía consolações, quando um companheiro o alvejou com azedume:

- Bezerra não concordo com tanta máscara no ambiente espírita.

- Estou cansado de ser hipócrita. Falo contra mim mesmo. Posso, acaso, dizer que sou espírita-cristão?

- Vejo-me fustigado por egoísmo e intolerância, avareza e ciúme; cometo desatenções e disparates; reconheço-me frequentemente caído em maledicência e cobiça; ainda não venci a desconfiança, nem a propensão para ressentir-me; quando menos espero, chafurdo-me nos erros da vaidade e do orgulho; involuntariamente, articulo ofensas contra o próximo; a ambição mora comigo e, por isso, agrido os meus semelhantes com toda a força de minha brutalidade; a crítica, o despeito, a maldade e a imperfeição me seguem constantemente.

- Posso declarar-me espírita-cristão com tantos defeitos?

O venerável Bezerra de Menezes respondeu sereno:

- Eu também, meu amigo, ainda estou em meio de todas essas mazelas e sou espírita-cristão...

- Como assim? - revidou o consulente agitado.

- Perfeitamente - concluiu Bezerra de Menezes, sem alterar-se.

- Todas essas qualidades negativas ainda me acompanham...

- Só existe, porém, um ponto, meu caro, que não posso esquecer.

- É que, antes de ser espírita-cristão, eu fazia força para correr atrás de todas elas e agora, que sou cristão e espírita, faço força para fugir delas todas...

E, Bezerra de Menezes sorrindo:

- Como vê meu amigo, há muita diferença. 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 


Dr. Bezerra de Menezes com os filhos. Imagem 
http://canteiroideias.blogspot.com.br/2013/01/os-filhos-de-bezerra-de-menezes.html

Túmulo de Dr. Adolfo Bezerra de Menezes

Cemitério de São Francisco Xavier,  também conhecido como Cemitério do Caju.

Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

O cristianismo dogmático e mítico e o do Jesus histórico

 

Publicado originalmente em coluna

 de O Tempo, BH, MG. 12/02/18.

José Reis Chaves

 

Para Platão, o mito é a mentira que se opõe ao logos que expressa a verdade (“Dicionário de Mitos Literários”, de Pierre Brunel). O teólogo pluralista inglês Jonh Hick diz que um mito é uma história contada, mas não é literalmente verdadeira. “Todo dogma é mais ou menos um mito, uma vez que é necessariamente em linguagem analógica e ação antropomórfica” (Baden Powell, citado por José Pinheiro de Souza em “Mitos Cristãos – Desafios para o Diálogo Religioso”, página 29).

Mas, nas épocas arcaicas, antes da ciência e da filosofia propriamente ditas, era através das narrações de histórias míticas que se ficava sabendo das coisas e dos fatos acontecidos fantasiosos ou alegóricos e até verdadeiros. E diz-se, também, que todo mito tem certo fundo de verdade. Ademais, um mito pode ter vários sentidos, sendo uns fortes, por exageros da imaginação popular e mesmo pela tradição.

As doutrinas religiosas podem ser mitológico-alegóricas ou históricas e verdadeiras. Mas, muitas vezes, uma doutrina de fé mítica ou alegórica é tomada erroneamente com sentido literal. E acontece também o contrário: uma doutrina que deve ser interpretada literalmente, por ser verdadeira, é erradamente tomada figuradamente. E é isso que divide o cristianismo. Com todo o respeito que devemos ter para com os dogmas cristãos, como se deve ter para com todas as crenças, a maior polêmica cristã de todos os tempos é a relacionada com a identidade de Jesus. A corrente mais forte é a cristológica que afirma que Jesus é literalmente Deus e homem ou Deus encarnado, a qual o Concílio Ecumênico de Niceia, em 325, proclamou como dogma. Outra corrente é a doceta, que diz que Jesus é só Deus. E uma terceira é a adocionista-ariano-espírita, para a qual Jesus é só homem. Esta é a do Jesus histórico, racional, verdadeiro, pluralista, do Jesus do amor, da fraternidade, da tolerância e da paz. As outras duas são do Jesus mítico e, pois, deveriam ser interpretadas alegoricamente, mas o são literalmente por muitos cristãos, daí que são polêmicas e até arrastam muitos cristãos à indiferença religiosa e mesmo ao ateísmo.

E as doutrinas cristãs míticas ou alegóricas as autoridades hierárquicas cristãs transformaram em dogmas, pois elas encontraram grande resistência por parte dos teólogos adocionistas, arianos e, a partir de Kardec, dos teólogos espíritas. E essas polêmicas continuarão até que, um dia, os teólogos dogmáticos e míticos aceitem a verdade do Jesus real e histórico, ou seja, o Messias homem prometido no Velho Testamento que foi enviado por Deus ao nosso mundo habitado por homens, para ser o nosso modelo, de acordo com a vivência do Evangelho que o Messias homem veio nos trazer, e pelo que Ele se transformou no salvador da humanidade. Mas longe de nós a ideia politeísta absurda de outro Deus ou a não menos absurda de que Deus enviou a si mesmo ao nosso mundo!

Os teólogos dogmáticos e míticos dizem que os espíritas não são cristãos (silenciando-se sobre os arianos e adocionistas). Mas os espíritas são cristãos sim, pois às palavras dos teólogos se opõem as de Jesus que afirmou, em João 13: 35, que seus discípulos seriam conhecidos por se amarem uns aos outros! E por que essa discriminação contra os espíritas? Porque o espiritismo incomoda muito? E por que incomoda?

 

Jesus deixando o pretório. Óleo sobre tela por Gustave Doré.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Le_Christ_quittant_le_pr%C3%A9toire-Gustave_Dor%C3%A9_(3).jpg

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Goiânia, GO

 

Texto: Djair de Souza Ribeiro - Fotos: Sandra Patrocínio

 

Incansável, mesmo após um dia de agenda repleta de compromissos na divulgação da Doutrina Espírita e associado às fortes dores ciáticas que há 8 meses veem afetando-o, Divaldo Franco apresentou-se na manhã do dia 12 de fevereiro para mais uma jornada de conferências no 34º Congresso Espírita do Estado de Goiás.

Acolitado pelo Dr. Juan Danilo Rodriguez, Divaldo toma da palavra iluminada e inicia a conferência elaborando uma anamnese histórica partindo de Caio Júlio Cesar, imperador romano sucedido, após seu assassinato por Senadores revoltados, por Caio Júlio Otaviano Augusto que governou o Império Romano imprimindo uma administração pautada pela prosperidade e pela ausência de Guerras.
É nesse clima de paz que nasce Jesus na Palestina, na época dominada pelo Império Romano, e que vem impulsionar a Humanidade em uma nova direção rumo a um futuro onde o amor e dominará nossas ações e comportamento.

Divaldo faz então uma digressão envolvendo Caio Júlio Cesar – que por ocasião dos fatos narrados a seguir ainda não era Imperador de Roma – durante as Guerras da Gália oportunidade em que seu gênio militar associado a uma vontade férrea acabou por conquistar os Gauleses em um terrível banho de sangue, em cujas batalhas um sacerdote druida de nome Allan Kardec fora morto.

Divaldo salta agora 19 séculos e narra com seu verbo inspirado o reencontro entre o Espírito do sacerdote druida – preparando-se para retornar ä Terra como Hippolyte Léon Denizard Rivail - e Júlio Cesar, agora reencarnado na persona de Napoleão Bonaparte. Esse reencontro deu-se no plano Espiritual e é narrado pelo autor espiritual Irmão X e psicografado por Chico Xavier em o livro Cartas e Crônicas, capítulo Kardec e Napoleão.

 

Acompanhando Kardec ou logo após ele - nascem na Terra uma plêiade de espíritos que veem com a missão de auxiliar a Humanidade em uma nova era de conhecimentos transcendentais e que buscam lançar as bases de doutrinas que permitirão a Humanidade uma integração maior e uma medicina mais humana e natural.

Surge Lázaro Luís Zamenhof que elabora o Esperanto idioma descomplicado e de fácil assimilação e Christian Friedrich Samuel Hahnemann apresentando a Doutrina da Homeopatia.

Para socorrer o ser humano que estorcega em um emaranhado de complexos, conflitos e desequilíbrios emocionais Sigmund Freud apresenta a Psicanálise, mas por não conter todo o cabedal necessário para entender o ser humano holisticamente (corpo físico e alma) despontam novas correntes como a Psicologia comportamental (Behaviorista) e mais tarde a Psicologia humanista (que une as anteriores). Há mais ainda por fazer nesse terreno e surge então a Psicologia Transpessoal batizada por Abraham Maslow como a 4ª Força da Psicologia e que assimila conteúdos de muitas escolas psicológicas, como as da Psicologia Analítica de Carl G. Jung, Abraham Maslow, Viktor Frankl, Ken Wilber e Stanislav Grof (autor do livro Além do Cérebro) e que tem como princípio o estudo da Consciência.

 

É Jesus incansável no seu auxílio à Humanidade para tornar menos áspero e sofrido o caminho da criatura.
Mas o que a Sociedade tem feito dos valores éticos e morais trazidos pelos Luminares da Humanidade?
Observa-se um barateamento da compostura e uma inversão de valores transformando a criatura humana em uma máquina sexual malversando a utilização das energias genésicas no desvario e na perda do sentido psicológico da vida culminado na ausência do amor.
Qual é o meu objetivo existencial? Muitos se perguntam e o Espiritismo vem nos dizer que vale a pena viver e apresentando caminhos para sublimarmos as energias primitivas na forma das sensações que devem ser convertidas em sentimentos.

 

Encerrando a conferência Divaldo narra – com sua reconhecida emoção – o fato envolvendo Vicente de Paulo que abdicou da condição de Confessor da Corte Francesa e passou a cuidar das crianças que enxameavam Paris, órfãs da peste que assolava a região.

O inverno rigoroso tornava mais sofrida as aflições dessas crianças desvalidas albergadas por Vicente em uma mansão degradada que lhe fora presenteada pela princesa Margot. Pela ausência de recursos na aquisição de combustível para aquecerem-se toda a madeira do Palacete fora utilizada: assoalho, cadeiras, móveis e o madeirame das camas.

Vendo que a situação somente piorava Vicente de Paulo buscou os Monarcas franceses que fugindo da epidemia abandonaram Paris refugiando-se em Versalhes.
Recebido por um dos filhos de Catarina de Médici, Vicente estendeu a mão direita e implorou ao venal príncipe um auxílio para as pobres crianças de Paris.
Ressentido pelo fato de Vicente de Paulo ter trocado a Corte pelos pobres o desequilibrado príncipe cuspiu-lhe na destra e diante das gargalhadas dos nobres presentes à entrevista falou ao servidor humilde:

— Isto é tudo que mereces por ter-nos trocado pela ralé.
Sem demonstrar ofensa na face o servidor de Jesus recolheu a mão direita sobre a túnica que vestia e distendo a mão esquerda falou sem afetação:
— O que eu merecia vossa majestade já me deu. Busco agora o óbolo para as criancinhas.
Muitos ainda procrastinam adiando, não se sabe para quando, a decisão da transformação e do autodescobrimento, pois não se transforma aquilo que não se conhece.

Citando Mateus 24:36 (“Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai”), Divaldo nos adverte que não devemos esperar mais, pois amanhã pode ser tarde.

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Palestra programada para o Grupo Espírita “Nova Cafarnaum”

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cassio Branco de Araújo)

 

Palestra no SEJA- Seara Espírita “Joanna de Ângelis”

Campinas, SP

 

 

 

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço. 



Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:

www.searajoannadeangelis.org.br

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Cairbar Schutel

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestra no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP  

 


Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected] ,  pelo que muito agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

(Informação recebida em email do CEAK)

 

Chamada de Trabalhos para o 14º. ENLIHPE

Belo Horizonte, MG

CHAMADA DE TRABALHOS PARA O 14o ENLIHPE

Apresentação

Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (EnLihpe) é um evento para apresentação e discussão de propostas e trabalhos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento sobre a temática espírita. Ele visa atrair pesquisadores de todo o Brasil, interessados na divulgação e discussão de seus estudos.

Um dos diferenciais do ENLIHPE é o seu formato multidisciplinar, que incentiva a formação de redes de pesquisa e promove a aproximação de autores de diferentes áreas de formação. O tema central de 2018 são as pesquisas sobre a “sobrevivência da alma”.

Instruções aos autores

A data final para submissão de trabalhos é 30 de ABRIL de 2018. A confirmação do recebimento e o parecer da Comissão Científica sobre o artigo serão enviados eletronicamente ao e-mail do remetente. A avaliação será feita utilizando-se o sistema Double Blind Review, no qual o trabalho é avaliado anonimamente por 2 por membros da Comissão Científica do encontro.

Os trabalhos podem ser submetidos em qualquer área do conhecimento, desde que relacionado à temática espírita, em forma de artigo científico, conforme procedimentos definidos a seguir:

Artigo científico:

§  O artigo deverá ser gravado em 2 arquivos:

§  ARQUIVO 1 – contendo o nome, o título do trabalho e o resumo;
ARQUIVO 2 – contendo o título e o texto integral do artigo sem qualquer identificação de autoria.

Ambos os arquivos deverão ser enviados anexados, simultaneamente, por meio da página Oficial da LIHPE, através do link: [http://www.lihpe.net/wordpress/?page_id=1253

Formato do Trabalho:

§  Editor de textos: Word for Windows 6.0 ou Posterior.

§  Número de páginas: máximo de 15 (quinze).

 

Configuração das páginas:

§  Margens: superior 3cm; inferior 2 cm; esquerda 3cm; direita 2 cm.

§  Tamanho do papel: A4 (largura 21 cm; altura 29,7 cm)

§  Fonte: Times New Roman, tamanho 12

§  Formato do parágrafo: Recuo especial: primeira linha 1,25 cm

§  Espaçamento entre linhas: simples.

§  Figuras, tabelas e gráficos: Fonte Times New Roman, tamanho 8 a 12

§  Resumo: Mínimo de 1150 caracteres (aproximadamente 10 linhas), máximo de 1750 caracteres (aproximadamente 15 linhas)

§  Referências bibliográficas e citações segundo a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT

§  Revisão ortográfica a cargo dos autores.

 

Informações: 

Acesse www.lihpe.net ou envie uma mensagem para [email protected].

Local do evento:
União Espírita Mineira – UEM

Avenida Olegário Maciel, nº 1627
Lourdes, Belo Horizonte – Minas Gerais, em frente ao Diamond Mall.

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

Formação de voluntários para trabalho no apoio fraterno

Vitória, ES

 

http://ameees.org.br/imagens/Curso-ApoioFraterno2018.jpg

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

USE/SP: Seminário com Simoni Privato Goidanich

São Paulo, SP

 

À imprensa espírita,

Prezados amigos,

 

Saúde e paz! Deus nos abençoe!

 

A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP), em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro, Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE) e Site Autores Clássicos Espíritas, promoverá um Seminário com a pesquisadora Simoni Privato Goidanich sobre o seu livro “El legado de Allan Kardec”, lançado recentemente na Argentina, que trata das alterações ocorridas nas edições francesas do livro A Gênese, de Allan Kardec  e nessa oportunidade será lançado o livro na versão em português. Haverá um painel para a discussão do tema.

 

O evento será realizado no dia 4 (domingo) de março de 2018, das 8h30 às 13 horas, na sede da USE-SP, na rua Dr. Gabriel Piza, 433, em São Paulo-SP. As vagas são limitadas e há necessidade de inscrição prévia pelo site: www.usesp.org.br  Informações: [email protected] e 11 – 2950 6554. Evento gratuito. Inscrições no site da USE a partir do dia 22/1/2018.

 

 

 (Informação recebida em email de Julia Nezu)

 

Informativo do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

  Bom dia, queridos amigos do Seara do Mestre.

Informativo da Semana:

 

Dica Cultural – Livro do Mês: A Gêneses – Allan Kardec

Para maiores informações procure a Livraria ou Biblioteca do Seara do Mestre

 Volta às aulas:

INÍCIO DAS AULAS DA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL:

SEXTA-FEIRA, ÀS 19H50: 02/02/2018

SÁBADO, ÀS 14H50: 10/02/2018

MOCIDA DE, ÀS 17H: 17/02/2017

Dia 17 E 19 de Fevereiro (sábado e segunda-feira) – Curso para Trabalhadores – Livro: Diretrizes de Segurança.

Dia 17 de Fevereiro (Sábado) e Dia 21 de Fevereiro (Quarta-feira).
Cursos Básicos.

Inscrições até Março. Curso Básico até o final de Abril.

 Palestras da Semana:

 

Tenham uma ótima semana!!

 

Abraços
--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Os 5 pontos básicos do Espiritismo

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema “Os 5 pontos básicos do Espiritismo".

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 16 de Fevereiro de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

Programação de estudos do GEOMPM

Salvador, BA

 

Caros amigos, está chegando o momento do nosso reencontro!

 

Esse ano escolhemos a obra Transição Planetária, do espirito Manoel Philomeno de Miranda (psicografia Divaldo Franco) para ser objeto dos nossos estudos, alinhados com o tema adotado pela FEEB em 2018, Educando em Tempos de Transição, que homenageia os 150 anos do livro A Gênese.

 


Contamos com a sua presença no dia 10 de março próximo e com a sua colaboração para divulgar nas suas redes sociais e no seu Centro Espírita (ANEXO).

 

Abraços fraternos e saudosos

 

Equipe GEOMPM

-- 

http://i64.tinypic.com/2m4pvtu.png

 

 

(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

 Programação de palestras na Instituição Espírita

“Oficina de Luz”. Carapicuiba, SP

 

http://oficinadeluz.ip-zone.com/mailing-manager/domains/oficinadeluz_ip-zone_com/files/img/ttt.jpg

 

(Informação recebida em email de Rwgina Bachega)

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP

 

 

*****************************

 

 

 

*****************************

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 Mensagens Gotas de paz

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

unsubscribe

Para maiores Informações [email protected]

 

 

 

(Colaboração recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

 Noite da Pizza da Instituição Amélia Rodrigues

Santo André, SP

 

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

Jornal Mundo Maior

Acesse pelos links

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

 

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

Festa de Carnaval.

 

 

Evitando aflições

 

No mundo tereis aflições. A advertência do Cristo parece um tanto incômoda, pois ninguém deseja dificuldades ou dores para si.

Planejamos nossa vida no intuito de que tudo transcorra tranquilamente, sem surpresas desagradáveis.

No entanto, considerando o nível evolutivo em que nos encontramos, as dores são inevitáveis em nosso caminhar.

E, foi por saber das imperfeições que ainda trazemos na alma, por conhecer os poucos valores nobres que nos animam, que Jesus nos alertou que aqui só teríamos aflições.

Contrariamente ao que possamos pensar, as aflições não se impõem por castigo ou descuido da Divindade para conosco. Ou tampouco por querer a vida nos punir de forma deliberada e injusta.

Elas nascem de nossas ações, refletem nossos valores, resultam de nossas escolhas muitas vezes equivocadas.

E de nada nos adianta ignorá-las pela fuga infantil, imatura, evitando o necessário enfrentamento.

Refugiar-nos no excesso de trabalho não trará solução aos problemas, mas apenas o adiamento da necessária tomada de decisão para os resolver.

Tampouco a busca da alienação pelo álcool ou outra droga qualquer.

Igualmente, será vã qualquer tentativa de evitar que nossos filhos sofram, porque a eles, na idade própria, caberá igualmente enfrentá-las.

Não será a vida fácil que possamos lhes proporcionar, nem os objetos caros com que os cerquemos que haverão de os liberar de decepções ou desencantos que a jornada terrena, por necessidade, lhes reserva.

É preciso forjar, desde pequenos, o seu caráter, para que encontrem sua maneira própria e adequada para resolver os desafios.

É preciso fazê-los fortes diante da dor, para que, com maturidade, possam superá-la, mostrando à vida que aceitaram a prova, que estão dispostos ao aprendizado.

Portanto, por nós ou por nossos filhos, atitudes de revolta ou fuga diante da dor somente contribuirão para formar adultos frágeis e imaturos, sem estrutura emocional para a existência terrena.

Se as decepções são aprendizado; se as perdas nos oferecem lições e as dificuldades forjam as virtudes, todas as vezes que elas despontem em nosso caminho, tenhamos em mente que é a vida nos convidando a reflexões e mudança de atitudes.

Enquanto isso não ocorre, as aflições que nos chegam vão sinalizando, ora aqui, ora ali, os ajustes necessários em nossa conduta, em nosso sentir e em nosso pensar.

Reflitamos em como temos agido, perante os infortúnios e problemas. E perguntemos à vida o que pretende nos ensinar com tudo isso, esforçando-nos para que a lição se transforme em aprendizado.

Tenhamos em mente que, se nos decidirmos pela revolta, a oportunidade será perdida e as mesmas necessidades ressurgirão, sob outra roupagem, até serem definitivamente aprendidas por nós.

Assim é a lei do progresso. Dela jamais fugiremos.

Por fim, lembremos de que se o Mestre nos alertou a respeito da existência das aflições neste mundo, também nos convidou a termos bom ânimo, afirmando que, se Ele venceu o mundo também nós o poderemos vencer.

Busquemos, portanto, as lições de Jesus e superemos as aflições que nos chegarem, atribulando-nos ou aos que amamos.

Redação do Momento Espírita.
Em 13.2.2018.

 

(Copiado do site Feparana)

 

Um da família. Óleo sobre tela por Frederick George Cotman.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Frederick_George_Cotman_-_One_of_the_Family_-_Google_Art_Project.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]