Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/26-02-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

24-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/24-02-2018.htm

23-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/23-02-2018.htm

22-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/22-02-2018.htm

21-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/21-02-2018.htm

20-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/20-02-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Yvonne Pereira no início da década de 1980, com criança no colo (e que disponibilizou a imagem para uso livre).

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dona_Yvonne_Pereira.jpg

 

 

Yvonne do Amaral Pereira foi uma das mais respeitadas médiuns brasileiras, autora de romances psicografados bastante conhecidos entre os espíritas. Dedicou-se por muitos anos à desobsessão e ao receituário mediúnico homeopático. Wikipedia.

 

O Anjo Silencioso

 

Pelo Espírito Eurípedes Barsanulfo.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier em reunião pública em 11/01/1959 no Lar Espírita Bezerra de Menezes, na cidade de Uberaba - Minas Gerais.

Livro: Através do Tempo. Lição nº 43. Página 120.

 

No cimo da cruz, reconhecia o Senhor que, em verdade, no mundo, não havia lugar para Ele...

Sem asilo para nascer, fora constrangido a valer-se do ninho dos animais e, sem pouso para morrer, içavam-no ao lenho dos malfeitores.

Agora, porém, que se isolara mentalmente na gritaria em torno, espraiava-se-lhe a visão...

Fitava, em espírito, os grandes palácios da Terra, ocupados pelos poderosos que se vestiam de púrpura e ouro, cercados de mulheres escravas e servos infelizes, e notou que dominavam os quatro cantos do globo, prestigiando os verdugos do sangue humano e os falsos profetas que lhes entorpeciam as consciências...

Mas, entre os altos muros que os apartavam, viu também o Senhor os que viviam desajustados quanto Ele mesmo...

Assinalou os mártires da justiça, encarcerados nas prisões; as vítimas da calúnia, açoitadas em praça publica; os heróis da fraternidade, em postes de martírio; os lidadores do bem, cedidos em pasto às feras; os amigos da educação popular, sob o cutelo de carrascos inconscientes; os perseguidos, condenados a ferros em regiões inóspitas; as mães desamparadas, cujo pranto caía como orvalho de fel sobre a terra seca; os velhos sem esperança; os caravaneiros da nudez e da fome; os doentes sem leito e as crianças sem lar...

Entre os homens igualmente não havia lugar para eles.

Como outrora, à frente de Lázaro morto, Jesus chorou...

Chorou e suplicou a Deus a vinda de alguém que o representasse ao pé dos aflitos... alguém que lenisse chagas sem recompensa, que enxugasse lagrimas sem queixa e servisse sem perguntar...

E o Pai Misericordioso enviou-lhe toda uma coorte de anjos que o louvavam, felizes, transformando o madeiro numa apoteose de luz, com exceção de um deles que, ao invés de adorá-lo, procurou-lhe respeitoso, os lábios trementes, como quem lhe buscava as derradeiras ordenações.

Não percebeu a multidão desvairada o que se passou entre o Cristo agonizante e o mensageiro sublime; no entanto, de imediato, o nume celeste, sereno e compassivo, desceu do monte para os vales humanos, nos quais, desde então, até hoje, converte o ódio em amor, a expiação em ensinamento, a dor em alegria, o desespero em consolo e o gemido em oração...

Esse anjo silencioso é o Anjo da Caridade.

            Por isso, toda vez que lhe ouvis a Inspiração Divina, abraçando os sofredores ou amparando os necessitados, ainda mesmo através da mais leve migalha de pão ou de entendimento, é a Jesus que o fazeis.

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

As festas romanas do Coliseu. Óleo sobre tela de Pablo Salinas.

Exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

A última oração dos mártires cristãos. Óleo sobre tela por Jean-Léon Gérôme.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Christian_Martyrs_Last_Prayer.jpg

A crucificação vista a partir da Cruz. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_What_Our_Lord_Saw_from_the_Cross_(Ce_que_voyait_Notre-Seigneur_sur_la_Croix)_-_James_Tissot.jpg 

 

Oração e vigilância...

 

O texto foi publicado originalmente no jornal

Folha da Região, Araçatuba, SP, 21-02-2018.

 

Ismael Gobbo

 

Jesus nos alerta na “Oração Dominical”, com “Não nos deixeis cair em tentações”, sobre a necessidade de prevenção aos ataques a que estamos submetidos nas relações do dia a dia, seja por parte daqueles que conosco palmilham a existência terrena como por conta das investidas que nos impõem a humanidade dos invisíveis que trilham ao nosso lado.

Na questão 459 de “O Livro dos Espíritos”, Allan Kardec faz a seguinte interrogação aos orientadores espirituais: “Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?”. A resposta: “Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto que, de ordinário, são eles que vos dirigem.”

A ação dos espíritos pode ser de natureza boa, quando movida por entidades que buscam ajudar ao próximo. Neste caso, se aproximam para auxiliar os que transitam por caminhos tortuosos, erguem os que se deixam envolver pelo desânimo ou revolta, ajudam os enfermos em sua dor e soledade, visitam os lares que lhes rogam a presença, percorrem presídios e asilos, se condoem pelos vitimados da drogadição. Enfim, onde houver necessitados de conforto, a Espiritualidade superior estende suas mãos amigas.

Todavia, também os maus — e em maior número — se imiscuem na vida das pessoas com propósitos nada edificantes, exatamente ao contrário do que fazem os bons. É importante salientar: os espíritos imperfeitos só agem sobre as pessoas que lhes permitem acesso.

É por isso que Jesus alude à necessidade de oração e vigilância. As principais motivações são a inveja, o ciúme e o desejo de vingança. Estes espíritos, vivendo no mundo espiritual e sabendo que não tiveram um bom proveito em suas existências, não toleram ver pessoas que estejam se encaminhando bem e progredindo.

Se eles foram viciados, tanto em drogas e práticas lícitas ou ilícitas, buscam insuflar as pessoas a partirem para o vício, e tiram proveito disso. Espíritos imperfeitos e ainda muito ligados à matéria fumam, bebem e participam de orgias com os encarnados, conseguindo sorver os elementos que lhes satisfaçam, mesmo na condição de materialmente mortos.

Se eles foram infelizes na vida conjugal — e disso tenham algum peso de consciência — não vacilam em se aproximar de casais felizes, tentando embargar aqueles passos emoldurados pela felicidade.

No cotidiano, colocam pessoas contra pessoas, seja no ambiente familiar, no profissional, em obras de assistência, nas relações sociais, enfim, onde encontrem campo para promover a discórdia; agem sem piedade. Este assédio, conhecido como obsessão, não se cura com o exorcismo como comumente vem sendo tratado em diversos segmentos religiosos.

No Espiritismo, busca-se o tratamento por meio do esclarecimento do obsessor que assedia, com auxílio efetivo da prece. Quanto ao obsediado, deve buscar a disciplina, com a prática do bem, inibindo destarte a ação persistente dos obsessores que, como diz Kardec, codificador da Doutrina Espírita, “ficam à espreita da oportunidade como faz o gato em relação ao rato”.

Lembremo-nos do alerta de Jesus no episódio da cura do menino vítima de assédio obsessivo: “Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum”.

 

Ismael Gobbo é funcionário público aposentado e ex-presidente da USE (União das Sociedades Espíritas) Regional de Araçatuba. Descreve esta Face Espírita para publicação exclusiva na Folha da Região

 

A tentação de Santo Antonio. Óleo sobre carvalho por Hieronymus Bosch.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jeroen_Bosch_(ca._1450-1516)_-_De_verzoeking_van_de_heilige_Antonius_(ca.1500)_-_Lissabon_Museu_Nacional_de_Arte_Antiga_19-10-2010_16-21-31.jpg

Joana D’Arc – 1883. Óleo sobre tela de Pedro Américo.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Oração. Albrecht Duerer

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8f/Duerer-Prayer.jpg

Aquarela de James Tissot retratando Jesus curando um cego e mudo no fenômeno chamado de Possessão.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/ba/Brooklyn_Museum_-_The_Blind_and_Mute_Man_Possessed_by_Devils_%28Le_d%C3%A9moniaque_aveugle_et_muet%29_-_James_Tissot.jpg

 

Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 

Seminário Resgate Histórico de A Gênese

São Paulo, SP

 

Vídeo sobre o Seminário Resgate Histórico de A Gênese, em São Paulo, dia 4 de março de 2018.

Houve mudança de local, para o Teatro Gamaro, para melhor atender aos interessados.

Lançamento do livro “O Legado de Allan Kardec”, de Simoni Privato Goidanich, edição USE-SP e CCDPE.

Acesse o vídeo: 

https://www.youtube.com/watch?v=4r93wJzGaWk

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

XII Semana Espírita Fraternidade

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Ciclo de Conferências e Atividades Espíritas

Guarulhos, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP


Obs.: Se não deseja receber este aviso semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected], pelo que muito agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

7º. Curso de Capelania Espírita.  AME-Piracicaba

Piracicaba, SP

 

 

7º Curso de Capelania Espírita

AME Piracicaba

Resultado de imagem para AME piracicaba

 

DIA: 10 DE MARÇO DE 2018-SÁBADO A TARDE

Local:Casa Espírita Fora da Caridade não há salvação

Endereço:Rua Tiradentes, 840- Centro, Piracicaba/SP

 

Inscrições no local

Doação de 1 pacote de fraldas G/GG para ser doado

ao Lar dos Velhinhos e Lar Betel.

      Vagas limitadas

 

Facebook @amedepiracicaba

Programação

 

 

t 13h45hsPrece de abertura

 

t 14h00-14hs45min:Palestra:CapelaniaEspírita, 7 anos servindo a quem sofre com amor

Alexandre Anefalos- Médico, presidente da AME Piracicaba

 

 

t 14h45-16h15min-SEMINÁRIO:Morte, Luto e Mensagens Psicografadas na Interface Psicologia/Espiritismo- 1ªparte

Vera Lúcia Dias- Psicóloga Espírita- Uberaba /MG

 

t 16h15 as 16h30min-Intervalo

 

 

t 16hs30min-18:00hs-SEMINÁRIO: Morte, Luto e Mensagens Psicografadas na Interface Psicologia/Espiritismo- 2 ª parte

Vera Lúcia Dias- Psicóloga Espírita- Uberaba /MG

 

t 18hs00min -Prece de Encerramento

 

 

 

Detalhes da Programação

SEMINÁRIO: Morte, Luto e Mensagens Psicografadas na Interface Psicologia/Espiritismo

1 – Os paradigmas atuais da morte e do morrer e as contribuiçõesda Tanatologia

ü Conceito de Morte na Visão comum e na visão espírita

ü Causas e consequências dos paradigmas atuais

ü Conceito de Tanatologia e suas contribuições para a sociedade atual

ü Algumas questões do Livro dos Espíritos

2 – Conversando sobre a morte? Antes, Durante e Depois...

ü Antes: a Psicologia do morrer – estágios delimitados por Kubler-Ross

ü Durante: As Experiências de Quase Morte

ü Sinais de aproximação do desencarne

ü Descrição de André Luiz

ü Depois: As revelações contidas nas mensagens psicografadas (Ernesto Bozzano)

3 – Luto:A dor dos que ficam

ü Conceito e importância

ü Tipos de Luto

ü Fatores

ü Etapas e tarefas

ü Sintomatologia

ü A lida com pessoas em situação de perdas e lutos

ü O papel psicológico das Mensagens Psicografadas

 

4 – Vivência: Pensando em nossa própria morte

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Programação da AME-DF

Brasília, DF

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Informativo Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Bom dia!!

Informativos dessa semana:

· Visita ao Asilo Cantinho do Idoso – Jd. Das Fontes

Todo Terceiro domingo do Mês.

Saída do Seara do Mestre às 14h.

· Campanha de Fraternidade Auta de Souza

1ª Fase dia 03/03/2018 às 12h30

2ª Fase dia 10/03/2018 às 12h30

 

 

PALESTRAS SEMANAIS

27/02 – terça 20h – Glaucio Cordeiro - Tema Livre

02/03 – sexta 20h – Pedro Nunes – Tema: Há muitas moradas na casa de meu pai

03/03 – sábado 9h – Silvia Ricci -  Tema Livre.

 

  Abraços Fraternos!!!

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita
 

(Informações recebidas em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

Início das reuniões de estudo de

O Evangelho Segundo o Espiritismo. São Paulo, SP


Na noite do dia 23 de fevereiro na sede do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita, em São Paulo, houve o início do programa sobre o Evangelho, com abertura feita por dirigentes do CCDPE Paulo Roberto Francisco e a também presidente da USE-SP Júlia Nezu Oliveira. A apresentação da proposta de estudo realizada por Cesar Perri e esclarecimentos sobre a metodologia e fontes de consulta por Flávio Rey de Carvalho. As reuniões acontecerão todas as sextas-feiras.
Para mais informações e inscrições acessem os links: 

http://www.ccdpe.org.br/cursos/estudo-de-o-evangelho-segundo-o-espiritismo/;

http://grupochicoxavier.com.br/inicio-das-reunioes-de-estudo-de-o-evangelho-segundo-o-espiritismo/

 

 

BUSS/FEB.  Programação com Marta Antunes

Londres, Reino Unido

 

CARTAZ ATUALIZADO

SUBSTITUI O ANTERIOR

 

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

Encontro de Espiritismo – 15 anos

Jacareí, SP

 

(Informação recebida em email de Carlos Monteoliva [[email protected]])

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP

 

 

 

*******************************

 

 

 

***********************************************

 

 

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 Projeto 10 Semanas. 10 obras de Joanna de Ângelis

em 10 domingos. Aracaju, SE

              

 

(Informação recebida em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

 Mensagens Gotas de paz

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

unsubscribe

Para maiores Informações [email protected]

 

 

(Colaboração recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Boletim “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151947911158059700/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 273 - 24 de fevereiro de 2018 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151947911158059700/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151947911158059700/comunhaoinspiradezembro(1).jpg

Comunhão Inspira deste sábado (24) aborda o tema O Bom Combate

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151947911158059700/arteevangelizacaodij.jpg

Matrículas da evangelização infantil seguem até o início das aulas (3 de março)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151947911158059700/elosdeluz_busca_integrante.jpg

Coral Elos de Luz busca novos integrantes


http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151947911158059700/lucian_lorens.jpg

Pianista Lucian Lorens se apresenta neste domingo (25) na Comunhão

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151947911158059700/divaldo_iv_congresso_df.jpg

Divaldo Franco convida para o IV Congresso Espírita do DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151947911158059700/cartaz_alfabetiza.jpg

Ainda há vagas para o Curso de Leitura e Escrita para Aultos

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Jesus, sempre Jesus!

Ante o panorama de tantas guerras entre os homens; ante a explosão estarrecedora da violência e dos injustificáveis atentados à vida humana, supliquei ao Mestre Amado:

Senhor Jesus!

Nunca a Terra precisou tanto do Teu respaldo sagrado, de Tua mão misericordiosa, de Teus cuidados.

A Humanidade sofrida clama por piedade, à medida que a onda truculenta do mal invade as praias de nossas benditas esperanças.

O coração do homem de bem sangra, seus olhos derramam lágrimas amargas e a mente Te busca num pedido de socorro, de luz que venha clarear o caminho.

Senhor Jesus!

Os homens de bem se veem tão desarvorados, frente a tantas amarguras e atos revoltantes.

Maldade e ganância dos inconsequentes chega a extremos inconcebíveis.

São tantas as vulgaridades querendo ser eleitas como justas e aceitáveis.

Tão grande a hipocrisia dos mandatários terrenos.

Tão enganadoras as ilusões que os move nessa bancarrota sem limites...

Tanta avidez em subverter valores sedimentados.

Tantas mentiras querendo posar de verdades supremas.

Tanta dor, tanto sofrimento, tanta desilusão na alma dos que ainda titubeiam na busca da verdade.

Tanta aflição no coração das mães que temem pelos filhos que embalam.

Então silenciei, meditei, ponderei. E dei-me conta de que o Mestre a tudo isso previu. E deixou a rota segura para quem O buscasse.

Dirigi-me à biblioteca e busquei o roteiro bendito que Ele nos legou.

Uma vez mais mergulhei a mente na leitura do Evangelho de luz, encontrando ali o meio de acalmar essa agonia que nos invade nestes momentos de dores superlativas, na face da Terra.

Encontrei a primeira gota de consolo ao me deparar com o Seu convite:

Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo.

Em seguida constatei que as bem-aventuranças por Ele anunciadas renovam nossas esperanças, acalmando nossos corações, nos ajudando a resistir ao mal, e nos fazendo instrumentos de Sua vontade:

Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. Bem-aventurados os famintos e sequiosos de justiça, pois que serão saciados.

Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que deles é o reino dos céus.

E nos elucida ainda mais, ao nos convidar a mantermos puros os nossos corações, a sermos brandos e pacíficos, nos conclamando à misericórdia para com todos.

Esclarece-nos que devemos perdoar para sermos perdoados.

Mais, a perdoar setenta vezes sete vezes cada ofensa recebida, e que esse perdão precisa ser um ato do coração.

Também que perdoar aos inimigos é obter perdão para si próprio, pois quem de nós dele não necessita?

Ensina-nos a sermos indulgentes porque a indulgência atrai, acalma, ergue, ao passo que o rigor desanima, afasta, irrita.

E finalmente, salienta a necessidade de amarmos ao próximo como a nós mesmos, estabelecendo que esse é o mandamento maior.

*   *   *

Sublime irmão e amigo, Te louvamos e Te damos graças pela paciência que nos dedicas nesta romagem que empreendemos pelas portas estreitas da autoconstrução.

Nossa gratidão, Senhor Jesus!

Redação do Momento Espírita, com transcrição  de frases do
  
Evangelho de Mateus,  cap. 5, versículos 4, 6 e 10 e cap. 11,
  versículos 28 e 30.
Em 24.2.2018.

 

.

 (Copiado do site Feparana)

Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo.

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Camille Flammarion

 

Camille Flammarion

https://en.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion

 

Camille Flammarion O popularizador da Astronomia e divulgador do Espiritismo, "de estatura regular, de expressiva fisionomia, o ilustre astrônomo parece concentrar em seu olhar toda a energia de sua alma, toda a vivacidade de seu espírito. Até o nome leva o selo de sua natureza e, por assim dizer, o signo estranho de seu destino (Flamma Orionis...)" (Biografias, Artículos y Datos Espiritistas, recopilados por E.E.G. - Madrid - Revista Psicologia La Irradición, 1896). Astrônomo célebre, sábio e filósofo, o extraordinário investigador francês é, também, famoso e respeitado autor espírita, presidente da "Societé Astronomique de France", diretor do Observatório de Juvisy, dotado de "estilo encantador" (como se refere Léon Denis); ex-presidente da S.P.R. (Society for Psychical Research), encarnado em Montigny-le-Roi, Haute-Marne, França, num sábado, à uma hora do dia 26 de fevereiro de 1842; e, como ele mesmo diria mais tarde, "estava muito impaciente para chegar à Terra, e não esperou os 9 meses; nasceu aos 7 meses." A região da cidade onde nasceu teve uma grande influência romana; daí a razão de muitos dos seus habitantes terem nomes com essa origem. Camille é um deles. Era descendente de modesta família de lavradores. Aos 4 anos sabia ler. Na Escola Comunal foi o primeiro da classe, conquistando, nos primeiros cursos, uma Cruz de Honra, que guardava como recordação de seu primeiro mestre, o Senhor Crapelet. Sua desencarnação ocorreu, aos 83 anos, em Juvisy-sur-Orge, França, tendo sido "inhumé dans son jardin", no vasto Parque do Observatório, de Juvisy, no dia 4 de junho de 1925. "Il est mort comme um poète, comme um amourex du ciel." Com a sua desencarnação, sua esposa Mme. Gabrielle Camille Flammarion (quando solteira, Gabrielle Renaudot, que era sua secretária) assumiu a direção do Observatório, desencarnando, porém, dois anos após. Em 1858, com 16 anos de idade, Camille foi admitido como auxiliar no Observatório de Paris e fez parte do "Bureau des Longitudes", como calculador. Desde muito jovem se deu a conhecer no mundo das letras com a notável obra "La Pluralité des Mondes Habités", que escreveu aos 19 anos de idade. Ele morou em Paris, no piso mais alto de uma casa que forma a esquina da rua Cassini com a avenida do Observatório, a que se ligou muito, pois foi aí que sofreu as amargas vicissitudes da luta pela própria existência e onde gozou das maiores alegrias de sua vida. Nesta casa ele escreveu a maioria das obras que lhe deram fama; onde também, depois de casar-se, morou com a sua fiel companheira, esclarecida confidente de todos os seus trabalhos, e sua preciosa secretária. O gabinete de Flammarion era muito singelo; mas, nas paredes, sobre o pavimento, em cima das mesas e das cadeiras, por todos os lados, uma montanha de livros, periódicos, folhetos e papéis. A sua mesa estava sempre coberta de cartas, que chegavam todos os dias, dos quatro extremos do mundo, e de provas para a sua Revista "L´Astronomie", que fundara em 1882, e para o "Nouveau Dictionnaire Encyclopedique, etc." Durante cerca de uma dezena de anos, Flammarion recebia, quase todas as semanas, extensas cartas de um Senhor chamado Meret, de Burgos, que o felicitava. - Flammarion, demasiado ocupado para responder a tal desbordamento de entusiasmo, se contentava em dar-lhe graças de vez em quando, por um breve bilhete de recebimento. Flammarion já não se preocupava com o generoso Bordelés, quando, um dia, se apresentou um notário em seu domicílio, para anunciar-lhe que M. Meret, sentindo próximo o seu fim, e não tendo herdeiros, lhe legava totalmente - objetivando que a utilizasse para seus estúdios - a bela e vasta propriedade que possuía em Juvisy, e que se chamava, no país, o " castelo da corte de França..." Em 1883, Flammarion fundou o Observatório Juvisy, que dirigiu durante toda a sua vida. Foi presidente da "Societé Astronomique de France" e professor do Príncipe Imperial. Em 1923 presidiu a "Society for Psychical Research". Fez experiências, entre outras, com as médiuns Madame Girardin (na casa de Victor Hugo, em Jersey), Mademoiselle Huet e Eusápia Paladino. O "Anuário Espírita do Brasil" (1931, 1ª ed.) destaca que "o sábio das constelações siderais, com a sabedoria de mestre, provou ao mundo que os domínios da Astronomia não iam somente ao conhecimento dos corpos celestes". O Imperador Pedro II, amante das ciências, foi visitar o astrônomo em seu retiro e plantou, com as suas próprias mãos, no parque, para perpetuar a memória de sua passagem, um pequeno cedro do Líbano, de cujo ato Flammarion, por sua vez, gravou em uma prancha de cobre, os detalhes desse acontecimento. Rendendo homenagem a Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, que desencarnara, repentinamente, dia 31 de março de 1869, Flammarion, a convite da Direção da Sociedade Espírita de Paris, consigna, no seu discurso, para a posteridade que "Ele era o que eu denominarei o bom senso encarnado", publicado, posteriormente, sob o título "Discours prononcé sur la tombe d´Allan Kardec", por Didier et Cie. Paris, 1869, Imp. P. A. Bourdier, 24 pp.; reeditado pela "Librairie Spirite", com o título "Le Spiritisme et la Science", Paris, 1869, "in" 8º., 24 pp., e incluída, por Pierre-Gaëtan Leymarie, em "Oeuvres Posthumes d´Allan Kardec" (Obras Póstumas) (RE - 1869 - Maio; OP, Discurso pronunciado junto ao túmulo de Allan Kardec). As obras de Flammarion foram traduzidas para grande número de idiomas - para o inglês, espanhol, sueco, dinamarquês, italiano, húngaro, checo, holandês, romeno, russo, alemão, português - e são referidas na "Revue Spirite", que também publica seus artigos. Fonte: Revista ICESP, nº 14

 

 

(Copiado do site http://www.febnet.org.br/ba/file/Pesquisa/Textos/Camille%20Flammarion.pdf)

Camille Flammarion em seu observatório de Juvisy-sur-Orge (1880)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion#/media/File:Camille_Flammarion_at_the_eyepiece_of_his_9%C2%BD-inch_Bardou_refractor_at_his_Juvisy_observatory.jpg

Sessão espírita na casa de Camille Flammarion (França, 25-11-1898)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion#/media/File:Eusapia-Palladino-levitation--table.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]