Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 06 de janeiro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/06-01-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

05-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/05-01-2018.htm

04-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/04-01-2018.htm

03-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/03-01-2018.htm

02-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/02-01-2018.htm

01-01-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/01-01-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 1 - 1858

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 

Herma do filósofo grego Pitágoras. Cópia romana de original grego. Museus Capitolinos, Roma, Itália, em exposição

no Coliseu. Foto por Ismael Gobbo aos 23-12-2012.

A religião dos egpícios fazia associações de pessoas e até deuses do extenso Panteão com animais e objetos.

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

O faraó Taharka fazendo oferenda de dois vasos de vinho ao deus Hórus. Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo

Pedra que encima o dólmen de Allan Kardec no Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto Laura Emilia Michelin Gobbo

 

 Dizeres: “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei”

 

Fatos pós-Kardec na França e as primeiras edições francesas de A Gênese - Resenha do livro El legado de Allan Kardec -

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

 

Oportuna e meticulosa pesquisa, o livro El legado de Allan Kardec, de Simoni Privato Goidanich foi lançado na sede da Confederação Espírita Argentina, em Buenos Aires, aos 3/10/2017. O livro foi redigido em espanhol; contém 440 páginas, em formato 21X14cm, e ilustrações de dezenas de documentos franceses. Editado pela Confederación Espiritista Argentina, com distribuição pela Amazon (amazom.com).

A autora Simoni Privato Goidanich é brasileira, bacharel em Direito e  Mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da USP; atua como Diplomata; recebeu prêmios e frequentou na Harvard University.   A serviço do governo brasileiro, já residiu nos Estados Unidos, no Uruguai e no Equador. Nos países onde tem residido, dedica-se ao trabalho no movimento espírita.   Autora de artigos publicados em periódicos espíritas e dos livros: El legado de Allan KardecDivulgación del Espiritismo: Enseñanzas del ejemplo de José María Fernández ColavidaMediumnidad y Pases: Preguntas y Respuestas; Oratoria a la Luz del Espiritismo;  coautora do livro Pases a la Luz del Espiritismo. Organizadora e tradutora da trilogia Revista Espírita - Periódico de Estudios Psicológicos: Colección de Textos de Allan Kardec. Apresentadora do programa Reflexiones Espíritas, da Rádio Bezerra Online, de Miami (EUA). Reside atualmente em Montevidéu, Uruguai, com seu marido, que também é diplomata. Atua no Centro Espírita Redención e colabora com a Federación Espírita Uruguaya.

A apresentação do livro foi redigida por Gustavo N. Martínez, presidente da Confederação Espírita Argentina, tradutor para o espanhol de várias obras espíritas e inclusive de A Gênese, de Allan Kardec, com base na 1a edição francesa de 1868, editada pela C.E.A. no final do ano de 2017.

Simoni Privato Goidanich esteve pessoalmente em Paris acessando documentações oficiais e também na histórica Associação Espírita Constancia, de Buenos Aires, que funciona desde 1877. A autora faz um meticuloso levantamento em documentos dos Arquivos Nacionais da França e da Biblioteca Nacional da França, reproduzindo significativas páginas dos mesmos, tendo por foco o livro A Gênese e instituições como a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, a Sociedade Anônima para a Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec, da sua sucedânea, a Sociedade Científica do Espiritismo, e, da então nascente União Espírita Francesa. Além dos documentos oficiais e de Atas, a autora faz sistemáticas citações da Revista Espírita (do período administrado por Kardec e dos anos seguintes), da revista Le Spiritisme, órgão da novel União Espírita Francesa, e de obras de Allan Kardec. Simoni cita muitas vezes o livro Beaucoup de Lumière (1884), de Berthe Fropo, atualmente disponibilizado em edição digital bilíngue: a tradução em português e o original em francês. Trata-se de espírita atuante, fiel a Kardec, e, amiga, vizinha e apoiadora de Amélie Boudet.

O livro de Simoni se divide em duas partes. Na primeira parte são tratados assuntos sobre momentos significativos dos 10 anos após o lançamento de O livro dos espíritos; os papéis desempenhados por Léon Denis e Gabriel Delanne no movimento espírita francês e o relacionamento de ambos com Kardec; todos os episódios sobre o lançamento e as primeiras edições francesas de A Gênese; e a desencarnação do Codificador.

Na segunda parte, a autora trata de questões legais sobre o nome e o pseudônimo de Kardec; a fundação da Sociedade Anônima para a Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec; comenta o chamado “o ano terrível” (1872), relacionado com o lançamento da 5a edição de A Gênese designada como “revisada, corrigida e aumentada”; o “processo dos espíritas”; os cerceamentos inflingidos à sra. Allan Kardec e sua desencarnação; a queima de arquivos e documentos da viúva de Kardec; o alerta do biógrafo de Kardec, Henri Sausse – “Uma infâmia” – apontando 126 alterações de texto na 5a edição de A Gênese; as nefastas deturpações executadas por Pierre-Gaëtan Leymarie em instituições e na Revista Espírita; as lutas e propostas renovadoras de Gabriel Delanne e León Denis e a fundação da União Espírita Francesa, em 1882.

No livro em análise ficaram evidentes as alterações de propósitos da Sociedade Anônima para a Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec, depois transformada por Leymarie em Sociedade Científica do Espiritismo, e, também na linha editorial da Revista Espírita. Sobre esta revista fundada por Kardec, anota a autora Simoni que sob a direção de Leymarie: “as páginas estavam cada vez mais ocupadas com artigos sobre teosofia [...] Estabeleceu-se um vínculo da Sociedade Teosófica com a Sociedade de Estudos Psicológicos e a Sociedade Anônima para a Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec”.

O livro de Simoni Privato Goidanich comprova que a Sociedade Anônima para a Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec, dirigida por Leymarie, passou a ser dominada economicamente pelo acionista Jean Guérin, um grande proprietário, ex-dirigente político do departamento de Gironda (sendo Bordéus a capital), admirador e apoiador de J.B.Roustaing. O apoio financeiro de Guérin à Sociedade Anônima gerou a hipoteca dos bens da Sociedade e dos imóveis doados por Allan Kardec. Anos depois, tudo foi perdido por ação movida por herdeiros de Guérin. Um fato tormentoso neste ínterim foi a ampla circulação de um panfleto de divulgação da obra de Roustaing, defendido pela então direção da Revista Espírita, provocando forte reação dos amigos e defensores do legado de Kardec, inclusive Gabriel Delanne, Léon Denis e Berthe Fropo.

Dentro desse contexto de deturpações e polêmicas, as edições francesas de A Gênese, a partir da 5a edição de 1872 (aquela “revisada, corrigida e aumentada”) é que foram autorizadas para traduções em diversos países, por Leymarie, então dirigente da Sociedade Anônima para a Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec. A autora Simoni mostra que o pioneiro e líder espanhol José María Fernández Colavida traduziu e publicou a 2a edição de A Gênese, de 1868, em Barcelona (Espanha), mantendo-se fiel à edição de Kardec.

Simoni comprova que até a desencarnação de Kardec ocorreram quatro edições de A Gênese. Na meticulosa pesquisa registrada e comentada no livro El legado de Allan Kardec, Simoni Privato Goidanich provou que um único exemplar de A Gênese, publicado em 1868, foi depositado legalmente durante a existência física de Allan Kardec na Biblioteca Nacional da França. Para a autora, esta edição é a definitiva e o Codificador não teria modificado o conteúdo. Entre outros fatos, a autora destaca o cuidado da época com que o Ministério do Interior fiscalizava as publicações, pois a França vivia momentos políticos tensos durante o reinado de Napoleão III.

O livro El legado de Allan Kardec tem riquíssimo valor histórico e é restaurador de importantes episódios que se encontravam encobertos. No final, registra Simoni Privato Goidanich: “A responsabilidade ante o legado de Allan Kardec é de todos os espíritas, e cada um herdará as consequências de seus atos e de suas omissões”.

Em nossa opinião o novo livro El legado de Allan Kardec reúne preciosas informações e documentação sobre as primeiras décadas em seguida à desencarnação de Allan Kardec, sendo um rico repositório da história do movimento espírita francês.

(Goidanich, Simoni Privato. El legado de Allan Kardec. 1.ed. Buenos Aires: Confederación Espiritista Argentina, 2017. 440p.)

 

(*) Foi presidente da FEB, da USE-SP e membro da Comissão Executiva do CEI.

 

Simoni Privato Goidanich em pesquisa na BNF- Biblioteca Nacional da França

Volume da 1ª. Edição de “A Gênese” depositada por Allan Kardec atendendo determinação legal

aos 4 de janeiro de 1868. Atualmente na BNF- Biblioteca Nacional da França. Imagens do acervo de Simoni Goidanich.

 

Nesta data, 06/01, o livro “A Gênese” completa 150 anos do início de sua venda ao público. Veja Nota da Revista Espírita de 01/1868

 

 

CEA - Lançamento: “A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo” – Allan Kardec. Buenos Aires, Argentina

 

Lanzamiento: "La Génesis, los milagros y las predicciones según el espiritismo" - Allan Kardec

 

Lanzamiento: "La Génesis, los milagros y las predicciones según el espiritismo" - Allan Kardec

Visualizar en el navegador

https://gallery.mailchimp.com/f10e866941e380a3925514e5d/images/af26846a-623b-4064-b0ed-e0228ef6a5fe.png

 

https://gallery.mailchimp.com/f10e866941e380a3925514e5d/images/1d11011c-fd0e-4c1c-a3dc-cd224bb61b5e.png


Si tenés alguna consulta, contestanos este mail.
 

 

 



This email was sent to [email protected]
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
CEA · Sánchez de Bustamante 463 · Ciudad Autónoma de Buenos Aires, - 1173 · Argentina

https://cdn-images.mailchimp.com/monkey_rewards/MC_MonkeyReward_15.png

https://ceanet.us3.list-manage.com/track/open.php?u=f10e866941e380a3925514e5d&id=713694192e&e=d90e66aae3

 

 

 Lançamento pela CEA: “El legado de Allan Kardec”

Buenos Aires, Argentina

 

Lanzamiento: Lanzamiento: "El legado de Allan Kardec" - Simoni Privato Goidanich

Visualizar en el navegador

af26846a-623b-4064-b0ed-e0228ef6a5fe

 

24d7a153-fd9c-40fa-b4d3-8baabb789bf3


Si tenés alguna consulta, contestanos este mail.
 

 





 

 

Leia mais sobre Simoni Privato Goidanich:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2010/05/focalizando-o-trabalhador-espirita_22.html

 

 

 

Nossas homenagens para Dra. Marlene Nobre

(18-06-1937/05-01-2015)

Neste 5 de janeiro comemoramos 3 anos da desencanação da amiga querida e grande vulto do movimento Espírita brasileiro e internacional Dra. Marlene Rossi Severino Nobre.  Dra. Marlene era viúva do deputado Freitas Nobre  e  com ele fundou o jornal e Editora “Folha Espírita”; escreveu vários livros;  foi fundadora do C.E.Cairbar Schutel, em São Paulo, e da Associação Médico-Espírita (de São Paulo, do Brasil e a Internacional).

 

Mais sobre dra. Marlene Nobre acesse aqui:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2010/04/focalizando-o-trabalhador-espirita_12.html

 

 

Cursos no IEEF- Instituto Espírita de Estudos Filosóficos

São Paulo, SP

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/72/original_CARTAZ_2018_CursosRegulares.jpg?1515108075

 

 

(Informações recebidas em email de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP


 

 

(Informação recebida em email do CEAK)

 

Programação da APES- Associação Parisiense

de Estudos Espíritas. Paris, França

 

 

Chère Madame,  Cher Monsieur,

 

C'est avec un grand plaisir que l'Equipe de direction de notre centre spirite - APES vous présente son programme d'activités pour le mois de JANVIER 2018. 

 

Pour ce mois de JANVIER 2018 nous vous invitons à la conférence du vendredi - 12 janvier 2018, présentée par Wellerson dos SANTOS dont le thème est " SEXE ET CONSCIENCE. La recherche de l’équilibre psychique à la lumière de l’Esprit immortel ". Cette invitation est extensive à votre famille et à vos amis.

Wellerson Santos est un médium spirite qui pratique sa médiumnité dans le centre spirite “Fraternité Spirite Sœur Sheila” situé dans la ville de Belo Horizonte (Minas Gerais, Brésil). Il a écrit et publié 25 livres spirites. Depuis 24 ans, il réalise des conférences au Brésil et à l’international.Il coordonne l’action humanitaire “Caravane de l’Education” auprès de l’ONG “Fraternité sans frontières” qui actuellement s’occupe de 9000 enfants orphelins et en situation de fragilité sociale, à Madagascar et au Mozambique.

Pour plus d'information sur la conférence consulter notre site www.apes-asso.fr

Lors de nos réunions publiques de ce mois de JANVIER 2018, les exposés qui seront présentés nous inviterons à porter un nouveau regard intime sur nous mêmes : ce regard nécessaire, et bienveillant, qui pourrait nous faire avancer sur la connaissance de notre essence spirituelle. Voici en bref le programme de ces exposés  : la loi d'Adoration, la prière : pourquoi et comment, les paroles et le sens de la prière "Notre Père", la vision spirite "espérances et consolations" et la réforme intime.

 

Le RDV du 3e samedi du mois, de 11 à 13 heures, le 20 janvier 2018 : Si vous avez des questions sur le Spiritisme et la Médiumnité, des médiums de l’APES sont à la disposition de personnes présentes pour échanger de vive voix et pour répondre à leurs interrogations. 

 

Veuillez trouver en pièce jointe le programme de l'APES pour le mois de JANVIER 2018.

 

Un grand merci, à tous ceux et celles que, d'une façon ou d'autre ont contribué, ou vont contribuer encore, que les portes de notre centre spirite restent ouvertes pour accueillir à tous tout au long de ce mois de JANVIER 2018.  

 

La direction de l’Association Parisienne d’Etudes Spirites – A.P.E.S. vous remercie de la confiance que vous lui avez accordée en 2017 et vous présente ses meilleurs vœux pour la nouvelle année 2018, sous le symbole de la paix et de l’espoir pour tous.

 

Au plaisir de vous accueillir nombreux lors de réunions publique de notre centre spirite - APES

 

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

22 rue des laitières - 94300 Vincennes

 

Réunions publiques, fermé les jours fériés, accès libre et gratuit :

- Chaque vendredi soir de 20h00 à 22h00

- Le deuxième et dernier samedi du mois de 15h00 à 17h00

- Chaque troisième samedi du mois de 11h00 à 13h00

Accueil du public 30 minutes avant le début de la réunion.


Plus d'information par téléphone au 01 41 93 17 08 ou 07 82 09 71 58
ou sur notre site internet 
http://www.apes-asso.fr

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

Programação no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ


​​​Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)

Mapa de Acesso

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Seminário na União Espírita Mineira

Belo Horizonte, MG

 

 

 

(Informação recebida em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 Boletim Eletrônico da FEB

Brasília, DF

 

http://d-view.febnet.org.br/v/6784/453/17266/6c196

 

Site da FEB

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_02.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_03.png

Facebook

Twitter

G+

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_07.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_08.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/Noticia_1.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/Noticia2.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_11.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_12.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_13.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_17.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_18.png

FEB Editora

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_17.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_18.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_19.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_20.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_21.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_22.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/Noticia3.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_24.png

Noticia4

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_26.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_27.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_28.jpg

Efeméride do Mês

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_30.png

Coluna Espírita

FEB

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_33.png

Facebook

Twitter

G+

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_37.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/EMAIL---MKT--1º-de-janeiro_38.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-01-1/images/spacer.gif

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

 

 36º. Conrespi

Orlândia, SP

 

 

*********************

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 

 Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Avisos

DATA

DIA

HORA

EVENTO

 

 

 

 

 

Todas as quintas

19h30 – 21h30

Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi,

As reuniões deste grupo não tem caráter religioso e tem por objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

 

PROXIMAS PALESTRAS

 

DATA

DIA

HORA

EXPOSITOR

TEMA

03/jan.

Quarta

20h

Daniela Araújo

CE Zilda Gama

Bom Ânimo

06/jan.

Sábado

15h

Bill Gonçalves

CE Zilda Gama

Tema Livre

 

09/jan.

Terça

9h

Iracema Oliveira

CE Zilda Gama

Tema Livre

20h

Luciana Rocha

CEAK

Tema Evangélico

10/jan.

Quarta

20h

Roni Couto

CE Zilda Gama

Esperança

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 Ciclo de Palestras no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

Seminário com Divaldo Pereira Franco

Bad Honnef, Alemanha

 

Divaldo Pereira Franco 2018

** Inscrições abertas **



Queridos amigos.
 
Estão abertas as inscrições para o Seminário com Divaldo Pereira Franco nos dias 2 e 3 de junho de 2018, no Hotel Seminaris-Bad Honnef, Alemanha.

 

Para mais informações sobre o evento, incluindo programa e hospedagem em Bad Honnef, clique em http://www.spiritismus- duesseldorf.de/images/pdf/ Programa_Divaldo_2018_port.pdf

 

e para informações sobre como se inscrever no seminário clique em http://www.spiritismus-dues seldorf.de/index.php/pt/10- eventos/37-evento-com-divaldo- pereira-franco 


Sua presença é uma alegria!

Com votos de paz, agradecemos.
Freundeskreis Allan Kardec Düsseldorf e.V.




 

**********************

 

Veranstaltung mit 

Divaldo Pereira Franco 2018

**Anmeldung ab sofort möglich**


Liebe Freunde,

die Anmeldungen zur spirituellen Tagung mit Divaldo Franco am 2. und 3. Juni 2018, im Hotel Seminaris-Bad Honnef, Deutschland, sind ab sofort möglich.


Weitere Informationen zur Veranstaltung wie z.B. Programm und  Unterkunft im Bad Honnef finden Sie im: http://www.spiritismus- duesseldorf.de/images/pdf/ Programm_Divaldo_2018_deut.pdf  

 

und zur Anmeldung zum Seminar im http://www.spiritismus-duessel dorf.de/index.php/de-de/11-ver anstaltung/36-veranstaltung-mi t-divaldo-pereira-franco

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

Wir freuen uns auf Ihre Teilnahme!


Mit friedlichen Grüßen bedankt
Freundeskreis Allan Kardec Düsseldorf e.V.

 

 

***********************************

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP

 

 

 

*******************************

 

 

 

 

*******************************

 

 

 

**************************

 

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

Palestra na A.F. “A Caminho da Luz”

Assis, SP

 

 

 Teatro: “Emmanuel – A Luz de Chico Xavier”

São Paulo, SP

 

                                     Apresenta: “Emmanuel – A Luz de Chico Xavier”

Prezados: Paz e Amor

Nós da ER Arte Produções artísticas, temos a honra de apresentar este projeto: Emmanuel – A Luz de Chico  Xavier  - O espetáculo que vem emocionando o Brasil

Devido ao sucesso de publico na estreia em SP, retornamos aos palcos paulistanos para mais uma apresentação – única apresentação dia 24/01/2018

Temos um desconto especial para vc – levando 1 kl de alimento não perecível paga apenas 30,00 cada (desconto de 50%) – se formar um grupo de 10 pessoas paga 24,00 (desconto de 60% e o grupo deve ser confirmado)

 “EMMANUEL – A luz de Chico Xavier” é

"Um espetáculo emocionante e inspirador que prende o público a cada revelação, a cada cena, a cada prova de amizade destes dois grandes espíritos que estão unidos no infinito do espaço e na eternidade do tempo"

 

Vídeo de apresentação:  https://www.youtube.com/watch?v=UTrjUGs5gy8

https://www.facebook.com/emmanuelaluzdechicoxavier/  (pagina Face)

https://www.facebook.com/erarteproducoes/ - (Pagina face ERARTE)

http://www.erarte.com/

Fico no aguardo para esclarecimentos

Abraços Fraternos

Serviço

Teatro Fernando Torres - Lugares: 687

Rua Padre Estevão Pernet , 588   -  Próximo às estações de Metro: Tatuapé e Carrão

Cafeteria no local: Tablado Café

Informações / Bilheteria: (11) 2227-1025

Bilheteria: de terça a quinta, das 14h às 20h; ou dinheiro.

Estacionamento no local (ESTAPAR) –R$ 25,00

Única apresentação: 24/01/2018  as 21:00hs - Quarta– Véspera de Feriado

Ingressos: 60,00 inteira – 30,00 Meia

 

 

 

 

(Informação de [email protected]   repassada em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

Acesse aqui:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol77.pdf

 

 Newsletter “Dirigente Espírita”

USE/SP

 

Acesse:

http://mailchi.mp/0086963c717c/dirigente-esprita-newsletter?e=bce6fbd28f

 

 

 

Mensagens no site: Gotas de paz.

Acesse pelo link

 

 

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

unsubscribe

Para maiores Informações [email protected]

GotasDePaz ComBr, ., ., ., ., Brazil

(Informações repassada por Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Almoço promocional na Cruzada dos Militares Espíritas

Campo Grande, MS

 

Dia 7 domingo 12h, 1º almoço promocional, 2.018, na Cruzada dos Militares Espíritas. Rua Jaborandi - 80 - Jd Aeroporto. Cardápio: Galeto na brasa com deliciosos acompanhamentos e prato surpresa surpreendente. Adesão R$ 25,00. Criança até 7 anos não paga. Muita paz.

 

 

 

(Informação recebida em email de Pedro Lobo [[email protected]])

 

Instituto Espírita Batuira de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

Irmão Lobo

 

No ano de 1226, na floresta de Gubbio, na Europa medieval, um bandido se fizera um tipo de monstro aterrador.

Mais astuto do que uma fera, havia se tornado um terrível salteador.

Espalhava pavor e medo por todo lado e matava qualquer homem desarmado.

Seu nome ninguém sabia, mas sua fama fez com que o denominassem O lobo. Lobo de Gubbio.

Francisco de Assis, também conhecido como o Cristo da Idade Média, certo dia foi procurá-lo. Ao encontrá-lo, em vasta ramaria, em vez de chamá-lo lobo, como todos faziam, chamou-o irmão.

Venho em paz, disse Francisco. Venho falar-te da bondade, do amor, da caridade, do carinho. Em nome de Jesus, venho pedir-te que alteres o teu caminho e abraces o caminho da fraternidade.

E convidou-o, finalmente, a morar com ele, no convento.

O homem-fera optou por seguir Francisco. Mudou de atitude

E, feliz, se entregou ao trabalho do bem, nas tarefas de Assis.

Onde quer que Francisco fosse, o ex-bandido o seguia.

Carregava cestos, buscava pão, trabalhava incansável. Como guarda-noturno era um dos melhores.

No entanto, Francisco necessitava viajar. E, por vezes, se detinha por semanas ou meses longe do convento, em serviço.

Saía em peregrinação, com frei Leão, a fim de semear o ensino do Senhor.

Nessas ocasiões, o irmão Lobo sentia a carência de amor e a fome de alegria.

Longe da proteção de Francisco, o que recebia nas estradas eram insultos e pedradas. Chamavam-no covarde, lobo maldito, carniceiro feroz.

De tanto aguentar o tratamento vil, vendo-se a sós na vida, o irmão Lobo decidiu retornar à antiga lida.

Embrenhou-se na floresta e cedeu aos instintos da fera.

Quando retornou Francisco de sua longa ausência, teve notícia da ocorrência. Embora cansado, lastimou o acontecido e foi procurar o irmão Lobo.

Embrenhou-se no verde da floresta e encontrou-o perseguindo uma vítima indefesa.

Irmão Lobo, o que é isso? Já não te lembras dos ensinos do Cristo?

Ah, santo amigo, disse o Lobo, não pude aguentar tanta humilhação. Acreditei que o vosso sonho de paz e de amor fosse uma realidade na existência. No entanto, ainda trago no corpo as marcas dos maus tratos dos homens.

Irmão, tornou Francisco, a presença do Cristo é o sol de nossa vida.

Volta comigo, irmão. Eu também sofri calúnia e provação. As tuas cicatrizes são feridas irmãs das úlceras que tenho.

Continua, irmão Lobo, ao meu lado. Necessito de ti em minha casa.

O Lobo, cabisbaixo, acompanhou o amigo e se fez guardião fiel, guardando-lhe as palavras desde então. Aprendeu a amar perdoando e a viver com Jesus no coração.

*   *   *

Nem sempre é claro o céu do cristão decidido, quando servindo a Jesus.

Contudo, o cristão decidido se entrega a Jesus, nEle confia e a Ele se dá.

Os seguidores de Jesus são caminhantes solitários da estrada humana. São conhecidos, apontados, observados, mas nem sempre compreendidos, pois suas atitudes se destacam pela bondade, pela abnegação, pelo desprendimento.

Importante é perseverar e seguir em frente, semeando estrelas nas longas estradas deste grande mundo de Deus.

Redação do Momento Espírita, com base no verbete Cristão, do livro
Repositório de sabedoria, v. 1, pelo Espírito  Joanna de Ângelis,
psicografia de Divaldo Pereira Franco,  ed. LEAL e no cap. 26 do 
livro  
Somente Amor, dos  Espíritos Maria Dolores e Meimei,
psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. IDEAL.
Em 5.1.2018.

 

 (Copiado do site Feparana)

 

 

São Francisco de Assis. Óleo sobre tela por Cigoli.

Imagem/fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Francesco_d%27Assisi#/media/File:Cigoli,_san_francesco.jpg

 

Céu – Propriedade Particular

 

Publicado originalmente em “O Rebate”

https://2.bp.blogspot.com/-eFuOXGjiZmw/VgqTfDMX7VI/AAAAAAAAIT4/Nlh6qLc_-q01pB5JjNKSDHmCpi-6B6dHwCPcBGAYYCw/s200/aformiga.jpg

Luiz Carlos Formiga

 

Tenho dois amigos. Eles foram “leprosos”, no Hospital de Dermatologia Sanitária.

Posteriormente, curados da Hanseníase apresentaram sequelas graves. Mesmo assim, praticavam os ensinamentos do Evangelho Segundo o Espiritismo. São exemplos de superação.

Conheci Amazonas Hércules, quando fui assistir uma de suas palestras. Cheguei em cima da hora e fiquei na última fileira. Uma muleta revelava sua deficiência física. Falou-nos da vida e com poesia lembrou Jesus. (1)

Depois de mais de 50 anos, não me lembro bem de suas palavras, mas, ficou a emoção como reforço da vacinação. Ensinava e emocionava como Renato Teixeira: “ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque  já chorei demais. É preciso amor, pra poder pulsar. É preciso paz pra poder seguir.”

O Conde Dimitri também fez amizade com um leproso, que não teve a felicidade do tratamento com antibióticos e quimioterápicos. Quem conta é Tolstoi.

“Kozlovsky é doente há uns vinte anos! Vive sozinho com um anão. A mulher dele fugiu. Mas as autoridades encontraram-na e fizeram-na voltar para tratar dele. Matou-se. Farmacêutico abastado, adoeceu e a miséria colheu-o em suas redes. Por motivos políticos vira-se preso e sofrera o degredo com trabalhos forçados, na Sibéria, e lá tivera início o seu terrível mal, que progredira assustadoramente.”

O Conde Dimitri resolveu visitá-lo e oferecer ajuda, para aliviar o sofrimento.

“A casa de Kozlovsky encontrava-se em adiantado estado de ruína, tal qual o próprio dono. Quando o trenó parou à frente do portão, gritaram de longe aos três viajantes: arredai-vos, não entreis! Trazeis esmolas? Deixai-as no portão, que o criado retirará depois. Aí reside um leproso!

— Leproso?... Disseram leproso?

— Pois disseram leproso, Conde Dimitri. Não devemos entrar... — apressou-se Nikolai a intervir, aconselhando o amo.

— Mas, eu nunca vi um leproso... Como será?

 

Não creio que a lepra me atinja só por eu visitar um leproso. Farei o seguinte: não lhe estenderei a mão e nem me sentarei.” (2)

Desde a juventude, a Lepra estimulava a minha curiosidade. Talvez porque encontrasse doentes no bonde. Eu morava perto de uma “colônia”.

Muito tempo depois uma aluna manifestou desejo de produzir uma Monografia sobre o assunto. Ficamos entusiasmados e convidamos um PhD em Comunicação para nos ajudar. Juntos, escrevemos“Hanseníase, a Lepra e a Comunicação Dirigida”.(*)

Considerando a importância da informação sobre a Lepra para estudantes do curso de graduação em Enfermagem, o estudo descreveu a situação da Hanseníase no Brasil.

A educação sanitária possui relevante papel no controle da doença infecciosa. Apresentando a enfermidade de forma realista ela contribui para o seu tratamento correto e, ainda, ajuda a desfazer estigmas e preconceitos.  Por essa razão, fizemos a proposta do uso da Comunicação Integrada. (3)

Como foi feita a comunicação ao leproso, quando o Conde resolveu visitá-lo?

Qual a reação do doente diante de ato inusitado e corajoso, daquele homem rico e poderoso?

“Dimitri foi recebido por um ser disforme, pequenino, mal proporcionado,  Era um anão. Contudo, não era leproso e parecia irradiar saúde e alegria de viver.

.— Bons-dias, que desejais? Podeis deixar vossas esmolas. Eu as retirarei.

— Deixaremos esmolas, mas desejamos também visitar pessoalmente o doente.

O anão sobressaltou-se e fitou Dimitri com curiosidade :

— Quanto a isso não será possível, senhor! Perdoai-me! E nem o Sr. Kozlovsky o consentiria.”

 

Após os argumentos e a insistência de Dimitri, entraram.

“Visitas para vós paizinho. Eu não queria permitir-lhes a entrada, mas insistiram. Talvez haja a intervenção dos amigos espirituais nesse acontecimento. E permiti-lhes entrar...

— Sim, Karl. Fomos avisados, ontem, pelo nosso Anjo-Guia, de que receberíamos visita significativa. Julguei tratar-se de visita espiritual. Quem, humano, ousaria entrar neste tugúrio? Mas ei-la! aí está! Deus seja louvado.

 

De quem se trata?

O anão empertigou-se, e apresentou as visitas:  O Conde Dimitri Stepanovitch Dolgorukov, Senhor destes domínios, e seus pajens...

O doente pareceu surpreender-se, pois ergueu vivamente a cabeça despida de cabelos. Os glóbulos dos seus olhos cegos, que uma membrana esbranquiçada e esponjosa recobria, agitaram-se dentro das órbitas, cujos rebordos das pálpebras já se viam corroídos pela Lepra.

O doente sentado em primitiva cadeira de rodas, já rota e remendada, coberto com andrajos de lã; à beira de uma estufa que tivera, outrora, o seu valor artístico.

Dimitri encontrava não propriamente um homem, mas farrapos humanos em decomposição através da Lepra, um monstro de pernas paralíticas, cego, leproso em adiantado grau, e cujas mãos, já sem dedos, porque o mal terrível corroerá as falanges, eram incapazes de algo tentar para os serviços do dono. O rosto, dir-se-ia máscara diabólica, pela fealdade, pois dele desaparecera já parte do nariz, dos lábios e das orelhas, além dos supercílios, e de cuja pele arroxeada e escalavrada, como se queimaduras a alterassem, destilavam matérias asquerosas, exalando desagradável almíscar, tal um suor pestífero.”

“O aviso, do Anjo-Guia, da visita significativa” permite-me uma digressão para lembrar o querido Marcondinho, Espírito Espírita, que conheci em Jacarepaguá, na antiga “colônia de leprosos”.

Depois de algum tempo na espiritualidade Marcondes me procura para demonstrar a imortalidade e me dar a grande alegria de sabê-lo feliz, fora do velho corpo físico.

Vou contar rapidamente, pois a mim me interessa divulgar o excelente trabalho O Paralítico de Kiev, da médium Yvonne Pereira, no livro Ressurreição e Vida, pelo Espírito Leão Tolstoi.

Estive com o Dr. Reynaldo Leite, médium e Juiz de Direito, num programa de TV, no Rio de Janeiro. Ali ele viu o Espirito, que desencarnara no "leprosário". No Curupaiti, Ele aprendeu a amar a Religião dos Espíritos frequentando o Centro Espírita Filhos de Deus. Com braços e pernas atrofiados, cego e numa cadeira de rodas, chegou a trabalhar, pasmem, na reunião de desobsessão.

O médium o descreveu, inicialmente, como um ser cego e muito deformado.

Eu, o entrevistador e o Dr. Reynaldo estávamos sentados à mesa, antes do início do programa, quando relatou a sua vidência.

Disse-me: “Formiga, um Espírito que se diz seu amigo, me pediu para dar um recado. Disse que você vai identificá-lo facilmente.”

 “Ele surgiu ali na entrada, mas veio rolando pelo chão, apresentando-se com pernas e braços muito atrofiados. Postou-se a seu lado e disse que estaria junto, o tempo todo”.

“Em seguida, exibindo radical transformação, transformou-se num belo espírito de luz.”

“Pediu-me para lhe descrever como se encontra no mundo espiritual.”

“Formiga, você o conhece?”

 Sim. Aprendi a admirá-lo. Hoje está feliz, graças ao estudo e prática das lições do Evangelho de Jesus. (4)

Como estaria o leproso Kozlovsky? No Céu ou no inferno?

“Como te sentes hoje? Perguntou o Conde solidário.

O doente deixou entrever monstruosa crispação das faces: era um sorriso. Respondeu com lágrimas na voz, em tom rouquenho, devido à ausência das narinas.

Em seguida comentou a realidade das expiações através de indagações pertinentes.

Porventura não é inferno viver assim uma alma, que conheceu as glórias do poder, os caprichos do amor, o triunfo das paixões, os regalos da fortuna, a fascinação das turbas prostradas aos seus pés, os gozos vis da soberania cruel; não é inferno sentir-se retida numa cadeira de rodas, prisioneira de si mesma, votada ao mais contundente abandono, sentindo, minuto a minuto, a Lepra corroer-Ihe as carnes, devorar-lhe os olhos para torná-los cegos, destruir-lhe as mãos, que outrora foram homicidas, para aprofundar as suas mesmas amarguras; soltar-lhe os dentes, para detalhar o martírio e a fealdade; deformar-lhe o rosto, para torná-lo monstruoso como o próprio caráter?

Já imaginou, Excelência, porventura, o infernal suplício daquele que não possui mãos para os próprios serviços? Pois, eu não as possuo mais!

Sabe, Excelência, como poderei ingerir os alimentos se, por qualquer motivo, Karl não está presente para mos levar à boca, também já aviltada, porque sem o paladar? Laço-o como o faz o animal: Karl deixa-os aqui, sobre esta mesa, ao pé de mim. Se advém o apetite incontrolável, tateio  com os tocos destas mãos; deponho o rosto sobre o prato e os vou retirando, com a boca.

— Não será, porventura, sentir-se retido nas entranhas dos infernos o coração que, como o meu, amou loucamente uma mulher, da qual fez sua esposa, por quem daria o sangue das próprias veias e a vida, mas que, ao adoecer, viu-a fugir de si, apavorada da sua enfermidade e da sua presença, e a qual, obrigada a voltar ao lar pelas autoridades judiciárias, para tratar do esposo desgraçado, que sou eu, preferiu matar-se para se livrar dele, a viver e ter de suportá-lo”?

Voltemos, novamente, a colônia do Curupaiti.

Para não ir desacompanhado ao Hospital de Dermatologia Sanitária, convidei um colega, que iria pela primeira vez. A visita era na enfermaria. Pouco depois, chegou um grupo de espíritas. Ao perguntarem quem faria a oração antes do passe, Marcondes se ofereceu.

Sentados na cama acompanhamos sua prece, que emocionou a todos. Agradeceu a Deus pelo dom da vida, pela oportunidade da reencarnação e as Entidades Venerandas, que nos legaram a Codificação Espírita.

Ainda sentado na cadeira de rodas, o doente Koslovsky continuou a dirigir-se ao Conde.

“Não estarei ainda hoje nos infernos, quando, irremediavelmente cego posso ver, durante horas e dias (oh! a única coisa, Excelência, que é dado aos meus olhos enxergar!), a alma conflagrada da mulher amada, enlouquecida nas ânsias advindas do suicídio, a vagar, por entre gritos e blasfêmias, por esta mesma casa onde habitou e foi feliz ao meu lado,  a me suplicar perdão, a me rogar socorro para suas desgraças, porventura maiores do que as minhas, porque não encontra nem asilo, nem refúgio, nem consolo, nem alívio em parte alguma, como suicida que foi, ao passo que eu possuo a coragem da fé que deposito no amor do Criador e no destino da minha alma?”

Lembrei do Anjo-Guia e de Eunice Weaver, o “Anjo dos Leprosos”.

Eunice recebeu o título de cidadã benemérita do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e Bahia e o de cidadã honorária de dezoito cidades brasileiras.

Quem seria o Anjo de Kozlovsky?

O leitor vai me excomungar, mas não vou contar o que Tolstoi revelou pela psicografia de Yvonne.

O Conde Dimitri estava estupefato e seus pensamentos se atropelavam.

Kozlovsky estaria também louco, atacado nas faculdades mentais?

Como poderá viver assim sem enlouquecer?

“— Conheces, pois, os Evangelhos, ou a história do Cristianismo do primeiro século? Perguntou Dimitri.

— Conheço, Excelência! O Evangelho há sido o grande esteio onde me amparo para enfrentar as desventuras; o consolo supremo das horas que aqui suporto, entre o amargor da miséria, o opróbrio da doença e a solidão dos afetos. A tal ponto protegeu-me o Evangelho contra as desgraças que me atacaram que, tal como me vê, assim monstruoso e sofredor, desfruto momentos de tão intensa felicidade espiritual.

 — Enquanto possuí olhos e a dádiva da vista não me abandonara, li e reli os Evangelhos, procurando assimilar a sua essência. Sobre eles meditei até horas mortas da noite... e consegui encontrar o meio de suprir minha alma de conhecimentos bastante preciosos, para me ampararem quando os olhos se apagassem, vencidos pela moléstia. Li Swedenborg e os clássicos psiquistas ingleses... Li Allan Kardec, esse francês genial e eminente, recém-falecido, que soube reunir, coadjuvado por Espíritos, em cinco preciosos volumes, a Doutrina da Imortalidade, que faltava à consciência humana...  Li Aksakof.

Assim tenho aprendido que, se sou o monstro que aqui está, é que tenho vivido outras existências corporais neste mundo! Vivi outras vidas no pretérito, durante as quais errei, cometi crimes, contra a sociedade e as leis de Deus! E agora expio o passado, para expungir da consciência a mácula desonrosa das infrações de outrora. Não obstante, repito, sinto-me feliz! A Doutrina da imortalidade arrebata para os ideais mais elevados e nos ensina a enfrentar acontecimentos da vida, por um prisma diverso daquele que os outros homens adotam.”

O leproso me fez lembrar o livro de Lin Yutang:

"Só aquele que encara despreocupadamente as coisas com que se preocupam os homens pode preocupar-se com as coisas que os homens encaram despreocupadamente." (5)

Como fazer chegar aos distraídos a elevada missão da Ciência Espírita? (6)

O Conde não esperava pergunta embaraçosa e o leproso não se fez de rogado:

“Excelência! Já ouviu falar da reencarnação? Pois é sublime lei da Criação, que opera a reeducação das almas culpadas!

Vivi resplendente de poderio sobre o trono da Rússia, em passada etapa reencarnatória! Fui Yvan, o Terrível, aquele Imperador que semeou desgraças e sangue, desesperações e morte. Matei, com as próprias mãos, várias de minhas esposas e até meu próprio filho.”

Dimitri bradou, banhado em lágrimas: Oh! Que fazes, quando semelhante tortura, que os infernos esqueceram de inventar, te enlouquece a mente?

“— Que faço ?... Que faço ?... Volto-me para Deus! Oro! Suplico a clemência dos Céus para ela, cem vezes mais desgraçada do que eu, porque eu, eu, Excelência, possuo o tesouro de uma certeza inabalável na misericórdia do Altíssimo, certeza que me consola e revigora para levar, até final, a humilhação da minha vergonha de alma culpada que se arrepende.. . ao passo que ela, ela, nem mesmo acredita em si própria, na existência da própria alma em atribulações, pois supõe-se viva, a debater-se em insondáveis pesadelos agravados pela minha presença!. ..

 

Yvan, o Terrível é sofredor, reduzido ao mais trágico e mais sórdido nível social existente sobre a Terra!  Degradado pelos próprios crimes pretéritos, cujas repercussões expiatórias o perseguem há três longos séculos!

Muito arrependido está esperançado na reabilitação, através da Dor e do Trabalho.

Está resignado ao compreender que, sendo alma imortal, destinada a ininterrupta quão gloriosa ascensão para o Melhor, será necessário que sofra, que chore, que se submeta e humilhe, para aprender que a lei promulgada para as diretrizes das almas filhas de Deus é — Amor a Deus e ao próximo —, caminho de luz que, um dia, o alçará à dignidade da união com Ele.”

Céu. Propriedade particular, conquistada com trabalho sem propina.

Para a conquista, as sete virtudes do Cavaleiro Templário ajudam extraordinariamente.

Com a fé, que é a primeira, ele pode saber e entender as coisas invisíveis. (7)

Yvan, o Terrível, foi Kozlovsky, o leproso que leu Allan Kardec.

No Livro Obras Póstumas, a popularização do Espiritismo é recomendada.

Evangelho Segundo o Espiritismo diz que a árvore do Cristianismo deve dar os frutos de vida, de esperança e da fé. (8)

O que podemos fazer para ajudar a acordar consciências, para que compreendam a elevada missão do francês genial?

 

(*)  apresentado ao 17° Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará. Julho, 1994. Classificado em 5º lugar entre os quarenta e seis trabalhos apresentados.

 

Referências

 


1. 
http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2012/08/lacos-afetivos.html

http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/LACOS_AFETIVOS_LCF.html

2. 
http://www.feblivraria.com.br/febnet/paginas/ressurreicaoevida.pdf

3. 
http://formiga.iqm.unicamp.br/neu/hanseniasecomunicacao.pdf

http://formiga.iqm.unicamp.br/neu/artistaenfermeira.pdf

http://juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=2019480

4. 
http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2015/10/admiraveis-e-poderosos.html

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2017/05/mediunidade-ou-surto-psicotico-emei.html

5. 
https://www.portaldoslivreiros.com.br/livro.asp?codigo=85054&titulo=A_Importancia_de_Viver

6. 
http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2016/11/a-elevada-missao-da-ciencia-espirita.html

https://rinconespirita.wordpress.com/dr-luiz-carlos-formiga/

https://issuu.com/merchita/docs/la_elevada_misi__n_de_la_ci__ncia_e

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/01-12-2016.htm

http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_FORMIGA_Luiz_

textos/FORMIGA_Luiz_tit_Elevada_missao_da_Ciencia_Espirita-A.htm

7. 
http://www.granprioratotemplario.com.br/principios-sub/as-sete-virtudes-de-um-cavaleiro-templario

8. 
http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores_

FORMIGA_Luiz_textos/FORMIGA_Luiz_tit_Vida_esperanca_e_fe_para_Nao_espiritas.htm

 

 

 

(Texto recebido em email de Luiz Carlos Formiga [email protected])

Amazonas Hércules.

Imagem/fonte: http://cefilhosdedeus.blogspot.com.br/2009/04/amazonas-hercules.html

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]