Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 05 de maio de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/05-05-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

04-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/04-05-2018.htm

03-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/03-05-2018.htm

02-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/02-05-2018.htm

01-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/01-05-2018.htm

30-04-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/30-04-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Guerra da Itália. Batalha de Solferino. 24-06-1859.

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b530232927.item

 

Batalha de Solferino (24 de junho de 1859) Momento em que o imperador Napoleão III ordenou aos caçadores e volteadores da Guarda que removessem Solferino

Mapa topográfico da Batalha de Solferino. Quadrilátero Estratégico. Detalhes das quatro fortalezas

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b53023081m

Solferino. Itália.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Solferino#/media/File:Solferino_LCD.jpg

 

Vista da cidade de Solferino e da igreja de San Pietro em Vincoli, Lombardy, Itália. Solferino foi o lugar da batalha do mesmo nome , que foi o gatilho para o suíço Henry Dunant fundar o que hoje é conhecido como a Cruz Vermelha.

Lazare Hoche. Óleo sobre tela por Jean-Louis Laneuville.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lazare_Hoche,_1801.jpg

 

Louis Lazare Hoche , nascido em24 de junho de 1768em Montreuil perto de Versailles Nota 1 e morreu em19 de setembro de 1797em Wetzlar ( Hesse ), é um general francês da Revolução.

 

Irmãos sem fé

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Taça de Luz. Lição nº 45. Página 125.

Psicografia em Reunião Pública em 16-06-1967 na Comunhão Espírita Cristã, na Cidade de Uberaba, Minas Gerais.

 

Falas, por vezes, acerca de nossos irmãos ainda sem fé, qual se não nos fossem companheiros da Humanidade.

Lamentas-te, quanto às ironias que proferem e queixas-te das atitudes menos felizes que abraçam, em se excluindo das atividades religiosas que nos alentam as energias, como se estivesses desempenhando o papel de vítima à frente de verdugos.

Justo, no entanto, pensar neles, na condição real em que se encontram, de modo a identificá-los por irmãos necessitados do Socorro Divino, qual acontece a nós mesmos, ofertando-lhes lugar na simpatia e albergando-os em pensamento, no refúgio da oração.

Muitos deles estimariam possuir a confiança e o otimismo que te aquecem os sentimentos, mas cresceram no corpo físico, sob reiteradas ventanias de provação a lhes enrijecerem as almas, enquanto outros muitos perderam a fé nascente que lhes bafejava o espírito, por lhe haverem colocado a raiz no solo raso das afeições humanas, ao invés de implantá-la no amor e na justiça de Deus.

Para uns e outros, ergue a luz da compreensão e segue adiante, na execução dos deveres que o Senhor te confiou.

Se lhes recolhe alguma frase de menosprezo endereçada à Espiritualidade Superior, não discutas na intenção de constrangê-los à aceitação da verdade e se te injuriam porque entesoures a fé ardente sem possibilidade de viver-lhe, por agora, todos os padrões de burilamento moral, não lhes revides a palavra de crítica; silencia e abençoa-os, doando o melhor de ti mesmo à seara do bem, onde encontraremos, invariavelmente, a precisa segurança contra o mal que ainda reside em nós mesmos.

Certifica-te de que ninguém é materialista porque o deseje, assim como ninguém é mutilado por voluntária decisão.

O mutilado é mutilado, porquanto, nos princípios de causa e efeito, terá dado motivo à semelhante provação e o materialista é materialista por se haver envolvido em sombras de espírito, lesando a si próprio.

De qualquer modo, porém, todos nós, os espíritos em evolução e resgate no Planeta Terrestre; somos seres endividados perante as Leis do Universo, ou melhor, somos todos doentes em vias de reajuste, nas mãos uns dos outros.

A única diferença é a de que nós, os que já retemos os benefícios da fé, somos enfermos conscientes quanto às mazelas que nos são próprias, buscando recursos para saná-las, e os nossos irmãos ainda sem fé são enfermos e desmemoriados que, no tempo devido, serão encaminhados ao serviço da cura.

           Todos nós, contudo, encontraremos remédio adequado na farmácia do tempo, de vez que Deus, o Pai Supremo, terá misericórdia deles como tem tido misericórdia de nós.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 O homem rico e Lázaro em ilustração de  Gustave Doré

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gustave_Dore_Lazarus_and_the_Rich_Man.jpg

 

 Parabéns, Divaldo Pereira Franco, pelos 91 anos!

Feliz aniversário! Saúde e paz!

 

 

Ismael Gobbo e Divaldo Pereira Franco. Campinas, SP,  04/2003

 

 Homenagem a Divaldo Pereira Franco

pelo aniversário de 91 anos.

 

Registro: Centro Espírita Caminho da Redenção

Salvador, 03 de maio de 2018

 

Conversando sobre Espiritismo é uma atividade doutrinária, pública, e que visa estudar a Doutrina Espírita através de palestras e de questionamentos sobre o tema apresentado. Assim, nesse 03 de maio, o tema foi Deus. A brilhante exposição foi realizada por Lusiane Bahia que discorreu sobre o sentimento inato em as criaturas humanas sobre a divindade. Desde as mais remotas eras, mesmo nos povos primitivos, essa divindade era cultuada, quase sempre de forma politeísta.

Os hebreus tinham uma visão, um entendimento, um sentimento sobre um Deus único, eram, portanto, monoteístas. Essa divindade tinha as conformações e atributos muito semelhantes aos homens que o idealizavam. Jesus, porém, apresentou Deus de uma forma tão simples e branda que se tornou fácil estar perto de Deus. É o Deus paternal, pai de todas as criaturas, acolhedor, amoroso, justo, operoso e bom. Jesus ensinou o homem, então, a falar com Deus, fazendo reflexões, solicitando auxílio, agradecendo. Sendo Deus pai de todas as criaturas, essas são, portanto, irmãs. É a fraternidade a se apresentar de uma forma ampla, universal.

Após tecer outras judiciosas observações, inclusive sobre os ensinamentos de Joanna de Ângelis, Lusiane encerrou sua magnífica exposição. Sob a coordenação de Mario Sérgio, as perguntas foram respondidas por Miguel Sardano, Andreia Marshall-Netto, João Araújo, Lusiane Bahia e o próprio coordenador.

Versando sobre o assunto abordado, o público teve a oportunidade de verem esclarecidas dúvidas sobre a alimentação – carne ou vegetal -, as relações sociais e suas desigualdades, a esperança, as ações dos benfeitores a favor das criaturas que solicitam auxilio, as irradiações, os reajustes de cada um com Deus, as experiências bem ou malsucedidas e a influência do uso de tatuagens sobre o perispírito.

Miguel de Jesus Sardano e Andreia Marshall-Netto representaram as caravanas presentes. Ele as nacionais, ela as internacionais. Todos tendo sido atendidos em seus aspectos espirituais e emocionais, sensibilizados, retornaram aos seus respectivos lares levando as vibrações amorosas e acolhedores de Deus.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Médium e apresentador Luiz Gasparetto

retorna à pátria espiritual

 

Leia aqui:

http://www.mensagemespirita.com.br/md/ad/medium-e-apresentador-luiz-gasparetto-retorna-a-patria-espiritual

 

 

 Publicação do “Jornal de Estudos Espíritas”

Acesse o link abaixo

Olá Todos,

 

Com satisfação, anunciamos a publicação do artigo "Magnetismo ou Espiritismo? Parte I: A excelência teórica do Espiritismo" de autoria de Alexandre Fontes da Fonseca, no Jornal de Estudos Espíritas (JEE). O artigo pode ser acessado gratuitamente, lido no browser ou baixado para o seu computador, celular ou tablet, através do link:

http://dx.doi.org/10.22568/jee.v6.artn.010204

 

O artigo, assim como o anterior, é a primeira parte de um trabalho apresentado no o 13o Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE) ou 13o ENLIHPE, ocorrido nos dias 26 e 27 de agosto de 2017, em São Paulo, com apoio da USE e CCDPE.

 

O artigo, em sua primeira parte, consiste de uma importante reflexão a respeito da palavra "magnetismo", tão usada em nosso movimento espírita para descrever fenômenos de passes e cura. A reflexão consiste de verificar se a palavra agrega ou não valor científico à explicação espírita desses fenômenos. O que o Autor analisa e mostra é que além da palavra "magnetismo", segundo a Ciência, não mais ter significado associado aos passes, o Espiritismo, por si mesmo, não precisa delapara explicar ou descrever esses e outros fenômenos anímicos, mediúnicos e espíritas. No artigo, o Autor apresenta um desafio de natureza doutrinária (que convidamos o Leitor a conferir no artigo), que consideramos um excelen te exercício de estudo e aprofundamento do Espiritismo. Em breve, a segunda parte do trabalho será publicada com esclarecimentos adicionais de dúvidas que surgiram da apresentação do trabalho no encontro da LIHPE.

 

Se você gostou do artigo ajude a divulgá-lo. Se conhecer pessoas interessadas em receber notícias sobre novas publicações do JEE, peça para que entrem em contato com o Editor enviando mensagem para [email protected] solicitando o cadastro do seu email em nossa lista de divulgação de notícias.

 

Caso não conheça ainda, acesse os outros artigos publicados pelo JEE, todos de acesso gratuito, através da navegação pelos links de volumes no menu à esquerda do site, https://sites.google.com/site/jeespiritas/

 

Agradecemos a atenção!

Um abraço fraternal,

Alexandre Fontes da Fonseca

 

--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

ISSN: 2525-8753

 

 

 Boletim Eletrônico da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

http://d-view.febnet.org.br/v/6784/470/17266/c081f

 

Site da FEB

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_02.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_03.png

Facebook

Twitter

G+

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_07.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_08.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/1º-Encontro-Nacional-de-Evangelizadores-Espíritas.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/Realizadas-as-Comissões-Regional-Nordeste-e-Sul.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_11.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_12.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_13.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_17.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/EMAIL---MKT-fatias3_Html_18.png

FEB Editora

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_17.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_18.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_19.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_20.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_21.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_22.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/Inauguracao-Os-Pacificadores-no-Espirito-Santo.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_24.png

Noticia4

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_26.jpg

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_27.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_28.jpg

Efeméride do Mês

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_30.jpg

Coluna Espírita

FEB

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_33.png

Facebook

Twitter

G+

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_37.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/BOLETIM-ELETRÔNICO-1º-de-maio_38.png

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

http://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2018-05-01/images/spacer.gif

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

 

 

 Programação no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí  Mapa de Acesso

Piratininga - Niterói (RJ)

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

 

 União Espírita Belga: 19º. Simpósio Espírita

Bruxelas, Bélgica

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/9ec77aed-1ea8-48d5-b4ab-8f89c5f7c93a.jpg

     Centre d'études Spirites Allan Kardec, asbl         

     Rue Louis Hap, 134

     1040 Bruxelles
     0491/74 92 34
     
http://bruxelles.cesak.org/

 

L’Union  Spirite Belge vos invite au 19ème Symposium Spirite
 

Thème: Réforme Personnelle et les 160 ans de « La Genèse ».
 

Comme chaque année, des activités seront organisées pour les enfants pendant que les adultes participeront aux différents exposés.
 
Réalisé au domaine de Wegimont, ce château est un endroit idéal tant pour les adultes que pour les enfants (accès au parc, à la pleine de jeu et à la piscine chauffée).

Comme à l’accoutumé, les participants auront la possibilité de loger sur place et de se restaurer à un prix très démocratique !
 
Intéressé(es) ?  Alors n’hésitez pas à aller sur notre site pour plus d'infos et inscriptions
http://www.spirite.be/index.php?option=com_content&view=article&id=97
 
Nous pouvons prendre en charge les personnes qui arrivent en train le vendredi après 16H00 à la gare de Liège Guillemins

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/514ae9f1-1619-4acc-bf19-c62bcc029350.png

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/77eaa62c-75e0-41ad-b9dc-20a4ee1ebb1c.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/c02598a0-6b1b-47cc-b7c0-175f4e9c48aa.jpg

 

Cours élémentaire de Spiritisme 
 

Découvrir le Spiritisme, c'est découvrir une philosophie de vie qui nous aide à voir le monde autrement.

Tous les jeudis à 20h00 au CESAK
 

Attention, il n’est plus possible de rentrer après 20h00, prévoyez d'arriver un peu plus tôt.

Inscriptions à la réception ou en nous contactant

Pour plus d'infos contactez-nous par email ou au n° 0491/74.92.34
 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/c317bcbd-e021-4846-b307-027c3d66a5c8.jpg

 

 

Le Cesak Bruxelles commence un nouveau projet

Panier de la solidarité

  


Il s'agit d'une récolte d'aliments non périssables pour aider les personnes dans le besoin.
 

Pour nous aider avec ce projet vous pouvez APPORTER VOS DONS: Des aliments, non périssables, des produits d'hygiène et produits d'entretien (pas de vêtements svp)

 

Vous pouvez venir déposer les dons chaque samedi
entre 17h30 et 18h20 
au CESAK Rue Louis Hap, 134 - 1140 Etterbeek

 

Pour plus d'infos, contactez-nous par email [email protected]

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/97aaffff-4f3e-46dc-86f0-b2e9e1d4de8e.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/c2d90d8a5ecdfb6aff3402178/images/7ae85f13-5810-407c-a02a-e7b754719590.jpg

 

 

Copyright © 2018 Centre d'études Spirites Allan Kardec, ASBL, All rights reserved.
 

 

 Conferências Espíritas na

Baixada Fluminense, RJ

 

 Evangelho no Lar

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Palestra no “Maria Dolores” com Ana Jaicy Guimarães

Jales, SP

 

(Informações recebidas em email de Adelvair David)

 

89º. Café Cultural

Natal, RN

 

(Informação recebida em email de Geraldo Lemos Netto)

 

Programação no Núcleo Dr. Bezerra de Menezes

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Oradora brasileira em Ciclo de Conferências Espíritas

Europa 2018

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Programação de palestras no Maria Dolores

Jales, SP

https://3.bp.blogspot.com/-_Q7adn9aWE0/WuiCowugkrI/AAAAAAAAa4c/OYRR1AZOLZESsTXQg23YhuH9G23DyVwGwCLcBGAs/s640/IMG-20180428-WA0018.jpg

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

Presidente da FEB- Federação Espírita Brasileira no

Maria Dolores pela USE/Jales. Jales, SP

 

Informação recebida em email de Adelvair David.

http://addavid.blogspot.com.br/2018/05/o-presidente-conosco.html

 

 

Boa tarde meu caro.

Segue link para visualização dos nossos momentos importantes neste mês.

o Presidente da FEB estará conosco no dia 26 de maio.

Veja.

 

https://www.weebly.com/editor/main.php#/

 

http://addavid.blogspot.com.br/

 

 

 Eventos Espíritas programados para

Vila Velha, ES

 

Palestra (04/05) com apresentação do Coral da Feees e Feijoada Beneficente (06/05)

 


 




--------------------------------------------------------------------

 


Equipe da Revista Espírita Joseph Gleber

 

Visite-nos em:

 

https://docs.google.com/uc?id=0B2rwaZLnklUWQnpmd1MxNDJlY0U&export=download  https://docs.google.com/uc?id=0B2rwaZLnklUWN256OGhXbVRzbjA&export=download  https://docs.google.com/uc?id=0B2rwaZLnklUWdm14SVl4ZWw5OG8&export=download

 

 

(Informações recebidas em email de Revista Espírita Joseph Gleber [[email protected]])

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

Avisos

DATA

DIA

HORA

EVENTO

 

Todas as quintas

Sábados

19h30 – 21h30

19h - 20h30

Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi,

As reuniões deste grupo não tem caráter religioso e tem por objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

 

PROXIMAS PALESTRAS

 

DATA

DIA

HORA

EXPOSITOR

TEMA

02/mai.

Quarta

20h

Marcelo Annarumma

Gr. Or Amor e Caridade

Imortalidade

05/mai.

Sábado

15h

César Augusto Pastori

C Renovação Espiritual

Aguardando

 

08/mai.

Terça

9h

Silvia Ricci

CE Zilda Gama

Tema Livre

20h

Ester Scanavvacca

CE Zilda Gama

Tema Evangélico

09/mai.

Quarta

20h

Paulo Bomfim

Naufé

Tema Livre

 


 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

Pesquisa Nacional para Espíritas – 4ª. Edição 2018

Acesse o link abaixo

 

Caro Ismael,

 

Este é um convite para você participar e ajudar a divulgar a pesquisa deste ano, agora com novas questões destinadas a identificar o entendimento e o comportamento dos espíritas divididas em seis sessões: Dados de qualificação, Perguntas sobre você, Sua maneira de entender o espiritismo, Perguntas sobre o Centro Espírita, Perguntas para Frequentadores e Perguntas para Trabalhadores.

Acabei de publicar e você está recebendo a informação em primeira mão. Seu objetivo é obter dados para direcionar ações futuras de comunicação das instituições espíritas.

As pesquisas anteriores tiveram boa receptividade. Recebemos milhares de respostas que permitiram conhecer um pouco mais dos espiritas. Você pode consultar todos os resultados no endereço do blog abaixo.

É muito importante a sua participação e divulgação para os espíritas de seu relacionamento.

Embora não seja tecnicamente probabilística e se assemelhe mais a uma enquete, inegavelmente seus resultados poderão ajudar ao Movimento Espírita e abre caminhos para futuras pesquisas científicas.

Para responder a pesquisa você deve clicar no link abaixo que irá abrir um formulário eletrônico do Google.

Link: https://goo.gl/forms/N4Xep60RRyjOXIEl1

O prazo para preenchimento é até 30 de junho de 2018.

A pesquisa é independente e seus resultados serão oferecidos ao movimento espírita e publicados no endereço do meu blog.

Desde já agradeço muito sua colaboração e deixo o convite para sugerir questões para a próxima edição.

Permaneço à disposição para outras informações e esclarecimentos.

Atenciosamente,

 

Ivan Franzolim

Escritor, pesquisador e palestrante espírita de São Paulo

Administrador, pós-graduado em Marketing e Comunicação Social

http://franzolim.blogspot.com.br/

​Cel.: (11) 98156-0030


 

Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

 

 

 

Olá, amigos.

 

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de

Marília.

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

 

 


​​

 


 

--

www.mariliaespirita.jor.br

 

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

Palestra programada para o

SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis. Campinas, SP

O psiquiatra e professor Neury Botega,  da Unicamp, é uma das mais reconhecidas autoridades médicas do Brasil quando se trata de prevenção do suicídio. Aponta possíveis razões para esse fenômeno e trata de forma leve e segura esse assunto tão sério e preocupante. Ele estará na Seara, participe!  

Mensagem espiritual da semana: Aqui

 

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço.



Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:

www.searajoannadeangelis.org.br

 

(Informação recebida em email do SEJA e de Regina Bachega)

 

Newsletter Dirigente Espírita

USE/SP

 

Acesse:

https://mailchi.mp/7a18694e1173/de-newsletter-139?e=bce6fbd28f

 

 

 

Mensagens Gotas de paz

 

 

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

Se você não quiser receber mais nossas mensagens clique aqui

Para maiores Informações [email protected]

GotasDePaz ComBr, ., ., ., ., Brazil

 

 

 (Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

                                           

Boletim “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152545292382674300/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 281 - 04 de maio de 2018 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152545292382674300/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152545292382674300/feiradeartesanato(1).jpg

Não perca a  Feira de Artesanato da Comunhão neste sábado (5)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152545292382674300/laniocantandoadoutrina.jpg

Lânio Thomaz é o convidado do Cantando a Doutrina no sábado (5)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152545292382674300/conversando_commayse_0505.jpg

Agora Serei Feliz é o tema do Conversando com Mayse



http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152545292382674300/campanha_agasalho.jpg

Comunhão começa Campanha do Agasalho

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152545292382674300/maysecommarcel.jpg

Fim de semana (5 e 6) tem palestra de Mayse Braga e apresentação musical de Luiz Gonzaga

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152545292382674300/papoespiritalogo.jpg

Tem dúvidas sobre o passe? Assista ao programa Papo Espírita

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152545292382674300/domingo_maior_marcelo_souto_maior.jpg

Marcel Souto Maior, biógrafo de Chico Xavier, entrevistado pelo Domingo Melhor

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/152545292382674300/banner_ame_2018.jpg

AME-DF faz palestra sobre autismo na próxima quarta (9)

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

                                                   

 Jornal Mundo Maior

Acesse o link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

 

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

 Almoço Beneficente

Salvador, BA

 

Nota de esclarecimento:

O amoroso almoço beneficente do Núcleo Espírita do Campo da Paz em prol das crianças com paralisia cerebral custa R$35,00

Mas o pessoal informou que se não puder almoçar que pode contribuir com qualquer valor em que vai ser revertido para às amorosas crianças com paralisia cerebral do Núcleo Espírita Campo da Paz

Abaixo estão o cartaz do almoço com o telefone de contato e depois os dados de agência e conta corrente a quem puder disponibilizar com muito amor!!!

 


A quem puder doar na agência e conta corrente do Campo da Paz com muito amor!!!


 

(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

Pizza Solidária: Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

30739513_1672011669548367_8868673571463888896_n.jpg

 

 A árvore dos sapatos

 

Muito longe daqui, no sul da África, não muito tempo atrás, vivia uma tribo que não usava sapatos. Para que sapatos se a areia era macia, a grama também?

Mas às vezes as pessoas tinham que ir à cidade. Para resolver um assunto, um negócio de cartório, hospital, ou receber dinheiro ou até mesmo ir a uma festa. Aí eles precisavam de sapatos, e era um tal de pedir emprestado, que nunca dava certo.

Foi então que o velho mais velho da vila que, como tantas vezes acontece, era também o mais sábio, resolveu o problema. Ele abriu uma tenda de aluguel de sapatos.

Instalou-se à sombra de uma grande árvore e em seus galhos pendurou sandálias, chinelos, alpargatas, botas, botinas, sapatos de salto alto, fechado atrás, aberto atrás, sapato de casamento, para enterro, de todas as cores, tipos e tamanhos.

As pessoas alugavam o sapato que queriam, iam para a cidade resolver seus assuntos e, na volta, devolviam. E, claro, tinham que pagar aluguel.

Sabe qual era o aluguel?

No fim da tarde, depois que todo mundo já tinha terminado o serviço, tomado banho no rio, jantado, o povo da vila se reunia para ouvir a pessoa que tinha alugado o sapato contar, com todos os detalhes, por onde aquele sapato tinha andado.

*   *   *

Que histórias nossos sapatos contariam sobre nós e sobre os caminhos que temos trilhado?

Para onde nossas escolhas têm nos levado? O que temos feito de bom e de não tão bom?

Em um exercício de memória, de que fatos nos lembramos em que fizemos algo verdadeiramente bom, mesmo que ninguém tenha sabido?

Que atos de gentileza, de carinho, tolerância e compreensão realizamos, diante de irmãos necessitados?

Que caminhos temos seguido: os do amor e do preparo para a vida espiritual ou os do egoísmo e da maledicência?

Apontamos os defeitos do outro sem olhar para os nossos?

Criticamos tudo e todos, constantemente insatisfeitos com o que recebemos? Ou nos lembramos de agradecer pelo que temos e pelo esforço que outros fazem para que tenhamos o que precisamos?

Nossas escolhas têm sido feitas pautadas pelos ensinamentos do Mestre Jesus, que nos conclamou a amar e perdoar?

Ou temos sido orgulhosos e egoístas, nos colocando em primeiro lugar e deixando os outros para trás?

Se nossos sapatos pudessem dizer o que temos feito e que caminhos temos trilhado, ficaríamos tranquilos ou nos sentiríamos preocupados com o que descobririam sobre nós?

Deus tudo vê. Ele tudo sabe. Não precisa que ninguém conte a ele o que fazemos.

Que possamos parar um minuto para refletir sobre nossos atos nos últimos dias, meses, anos. Se estamos no caminho do bem ou se precisamos fazer uma urgente correção de rumo.

Que nossos pés, nossos atos, nossos pensamentos, sejam direcionados para a luz, a caridade, a benevolência.

E se for preciso doar nossos sapatos para aqueles que não os têm, que sigamos descalços, sob a proteção do amor e com a certeza de que fizemos uma boa escolha.

Redação do Momento Espírita, com
base  em conto de Mia Couto.
Em 4.5.2018.

 

Cristo coroado de espinhos. Óleo sobre tela por Anthony van Dick.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Anthonis_van_Dyck_004.jpg

 

Quo vadis: de Roma à atualidade

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

O movimento espírita requer alguns estudos e reflexões. Afinal de contas deve representar ação e uma dinâmica de avaliação continuada, sendo sempre válidas indagações como: o que pretendemos? para onde vamos?

Allan Kardec faz considerações amplas e lúcidas sobre a questão da revelação em A Gênese e com significativa colocação: "[...] o que caracteriza a revelação espírita é que a sua origem é divina, que a iniciativa pertence aos espíritos e que a elaboração é o fruto do trabalho do homem.”1

            Aí se incluem algumas situações identificáveis em instituições espíritas de nossos dias à vista das alterações legais em nosso país nos últimos 30 anos e do contexto em geral. Torna-se cabível também uma releitura do quase septuagenário “Pacto Áureo” para se verificar se suas cláusulas permanecem aplicáveis no cenário do movimento espírita atual.2

Como cidadãos do século XXI, observamos que no mundo dinâmico em que vivemos sucedem-se mudanças e inovações. Especialistas em gestão e transformações recomendam a valorização de novos talentos, nova cultura e novas formas de fazer as coisas, inclusive não se desprezando receios e preocupações.3

Todavia ao se analisar a atualidade torna-se interesse se conhecer a trajetória dos primeiros tempos do cristianismo realizando-se algumas analogias com o movimento espírita.4

            Interessante é que na história do cristianismo nascente, há o registro do ex doutor da Lei Saulo de Tarso, que ao visitar a Casa do Caminho após sua conversão sentiu-se: “[...] torturado pela influência judaizante. Tiago dava a impressão de reingresso, na maioria dos ouvintes, nos regulamentos farisaicos. Suas preleções fugiam ao padrão de liberdade e do amor em Jesus Cristo.”5

            Saulo de Tarso optou em deixar a tradicional e pioneira ecclesia de Jerusalém, iniciando sua grande tarefa de divulgador do Evangelho. Ao comentar a vida e obra de Paulo, Herculano Pires destaca a posição clara e marcante do Apóstolo: "Ele libertava a religião da política e do negócio. Para ele, a religião tinha que ser vivida em si mesma e vivida com toda a independência moral".  A propósito de trecho de Atos sobre “muitos milagres e prodígios entre o povo pelas mãos dos apóstolos” o autor aponta que ali se encontra "uma das mais belas confirmações evangélicas da realidade e da verdade do Espiritismo e das suas práticas como continuação do cristianismo em espírito e verdade aqui na terra."6

Em portentosa obra, hoje raríssima, o ex-presidente da FEB Leopoldo Cirne faz ricas apreciações em Antichristo. Senhor do Mundo, tendo dois subtítulos: “O Espiritismo em falência” e “A obra cristã e o poder das trevas”, publicada no Rio de Janeiro em 1935.7 Cirne considera que o Cristo empreende a obra de educação e redenção da humanidade e raciocina: “o princípio oposto - de separatividade e de egoísmo – que forma o substrato da natureza inferior do homem e constitui, na quase totalidade da espécie humana, o motivo preponderante de seus atos e impulsos? [...] esse princípio deverá chamar-se o Anticristo. Somos todos assim, enquanto consentimos em nós o predomínio do egoísmo com todos os seus derivados – ambição, vaidade, orgulho – e pelejamos denodadamente pela obtenção e acréscimo dos bens, posições e vantagens pessoais, com sacrifício dos outros e violação da lei de solidariedade...”7

Evidentemente que o conceito e a prática de religião determinam diferenças de comportamentos e a origem de eventuais problemas de relacionamento em geral.

Nessa relação entre essência de proposta religiosa e institucionalização, entendemos como oportuna a reflexão nesses comentários do autor espiritual Emmanuel:

    "As instituições humanas vivem cheias de códigos e escrituras. Os templos permanecem repletos de pregações. Os núcleos de natureza religiosa alinham inúmeros compêndios doutrinários. O Evangelho, entretanto, não oculta os propósitos do Senhor. Toda a movimentação de páginas rasgáveis, portadoras de vocabulário restrito, representa fase de preparo espiritual, porque o objetivo de Jesus é inscrever os seus ensinamentos em nossos corações e inteligências. Poderemos aderir de modo intelectual aos mais variados programas religiosos, navegarmos a pleno mar da filosofia e da cultura meramente verbalistas, com certo proveito à nossa posição individual, diante do próximo; mas, diante do Senhor, o problema fundamental de nosso espírito é a transformação para o bem, com a elevação de todos os nossos sentimentos e pensamentos.            O Mestre escreverá nas páginas vivas de nossa alma os seus estatutos divinos.”8

Daí o valor de se recorrer ao pensamento do Codificador. Kardec se refere ao “laço moral” e detalha o real caráter religioso do Espiritismo.9

A fundamentação em obras do Codificador Allan Kardec e textos sobre união psicografados por Chico Xavier são poderosos antídotos a deturpações que podem grassar no movimento espírita.

             Com base no relacionamento proposto pelo cristianismo fica mais fácil o entendimento do raciocínio de Emmanuel: “Pensa um pouco e entenderás que é sempre muito fácil ajuntar os interesses da Terra e fazer a união para o bem da força, mas apenas entesourando as qualidades do Cristo na própria alma é que nos será possível, em verdade, fazer a união para a força do bem.”10

            A nosso ver é oportuna a lembrança de conhecida frase latina: Quo vadis?, que significa "Para onde vais?" ou "Aonde vais?". Teria surgido em um relato considerado apócrifo conhecido como "Atos de Pedro", quando o apóstolo estaria tentando fugir de um provável sacrifício em Roma. Jesus teria aparecido a ele e pergunta: Quo vadis? Em seguida Jesus também responde: "Vou a Roma para ser crucificado de novo". Pedro teria desistindo da fuga e retornado a Roma onde foi sacrificado. A frase latina e o episódio citado ficaram imortalizados no filme cinematográfico americano épico “Quo vadis” de 1951.

           A propósito, há uma frase parecida registrada pelo apóstolo João: “Agora que vou para aquele que me enviou, nenhum de vocês me pergunta: Para onde vais?“11

O tema “união dos espíritas” é de fundamental importância para o bom desenvolvimento e o futuro do movimento espírita.

           O movimento espírita deve considerar a indagação “Para onde vais” e alinhar  propostas e ações –- que efetivamente visem facilitar-se a disseminação dos ensinos do “Espírito da verdade”.

           Portanto é pertinente a questão para o movimento e a união dos espíritas - para onde vamos?

Referências:

1)      Kardec, Allan. Trad. Sêco, Albertina Escudeiro. A gênese. 3.ed. Cap. I, item 13. Rio de Janeiro: Ed. CELD. 2010.

2)      Carvalho, Antonio Cesar Perri. União dos espíritas. Para onde vamos? 1.ed. Capivari: Ed. EME. 2018. 144p.

3)      Immelt, Jeffrey R. Na liderança da transformação. Harvard Business Review. Setembro de 2017.

4)      Carvalho, Antonio Cesar Perri. Cristianismo nos séculos iniciais: aspectos históricos e visão espírita.  Matão: O Clarim [no prelo].

5)      Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Paulo e Estêvão. Ed. Esp. Brasília: FEB, 2012. 488p.

6)      Pires, José Herculano. Org. Arribas, Célia. O evangelho de Jesus em espírito e verdade. 1.ed. Cap. 15. São Paulo: Editora Paidéia. 2016.

7)      Carvalho, Antonio Cesar Perri. Cristianismo, Espiritismo e o Anticristo. Revista Internacional de Espiritismo. Ano XCII. No. 9. Outubro de 2017. P. 474-477.

8)      Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Vinha de luz. 1.ed.esp. Cap. 81. Brasília: FEB. 2005.

9)      Kardec, Allan. Trad. Noleto, Evandro Bezerra. O Espiritismo é uma religião? Revista Espírita. Dezembro de 1868. Ano XII. FEB. 2005.

10)  Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Seara dos médiuns. 19.ed. Cap. 46. Brasília: FEB. 2008.

11)   João 16, 5.

 

(*) – Ex-presidente da FEB e da USE-SP.

Transcrição de: Revista Internacional de Espiritismo. Ano XCIII. No. 4. Maio de 2018; acesso: https://www.oclarim.org/oclarim/materias/5737/revista/2018/Maio/-quo-vadis-de-roma-a-atualidade.html

 

 

(Texto recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

“Domine quo vadis?”. Óleo sobre tela por Annibale Carracci

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Domine_quo_vadis%3F

Igreja do “Domine Quo Vadis” na Via Appia Antica.  Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

 

igreja do "Domine Quo Vadis" , ou Santa Maria em Palmis , é um pequeno local de culto católico , que está localizado em Roma , na junção entre o " Appia Antica ea Via Ardeatina, no bairro Appio Latino. (Wikipedia)

 

Publicação da revista “O Consolador”. Artigo: “Tradução histórica e rara: O Professor Rivail como tradutor”

 

ENRIQUE ELISEO BALDOVINO
[email protected]
Foz do Iguaçu, Paraná (Brasil)


Tradução histórica e rara

 O Professor Rivail como tradutor

 

 

http://www.oconsolador.com.br/ano2/77/allan_kardec.jpg

Uma informação muito preciosa, ainda pouco conhecida, é a de que o Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail – que a partir de 18/04/1857 adotaria o pseudônimo de Allan Kardec –, além de pedagogo emérito foi também tradutor de obras do francês para o alemão, do francês para o holandês, etc. Como eminente poliglota, filólogo, gramático e lexicógrafo, Rivail dominava com fluidez vários idiomas: alemão (sua língua adotiva, que ele sabia falar e escrever tão bem quanto o francês – sua língua natal – e que cultivara no Instituto de Yverdon), holandês, inglês, possuindo sólidos conhecimentos de latim, grego, gaulês e de algumas línguas neolatinas, nas quais se exprimia corretamente. 


Zêus Wantuil, na sua vasta obra em dois volumes: Allan Kardec - o Educador e o Codificador (1), em co-autoria com Francisco Thiesen, relata-nos nesta excelente biobibliografia que o Educador Rivail verteu para o idioma germânico excertos de autores clássicos da França, especialmente os escritos do grande escritor francês Fénelon (François de Salignac de la Mothe [1651–1715]), que posteriormente seria um dos Expoentes da Codificação.  


Fénelon escreveu quando encarnado sua obra prima: «Telêmaco» (1699), espécie de epopéia em prosa poética, um dos livros mais populares e mais admiráveis da literatura francesa sobre educação, verdadeiro «código de moral principesca» que preparava o futuro rei da França, transformando-lhe o caráter agressivo e vicioso e levando-o, pela ficção das inúmeras experiências de uma longa viagem, a acautelar-se contra o luxo e os prazeres excessivos, contra a lisonja, as tentações do despotismo, o espírito de conquista, a ambição e a guerra. Fénelon foi preceptor do duque de Borgonha (1682–1712), neto de Luís XIV e herdeiro ao trono, duque que faleceu jovem.  

Essa obra de Fénelon ecoou fundo na alma de Rivail, que traduziu Os Três Primeiros Livros de Telêmaco ao alemão, recebendo dele inteligentes comentários e Notas do Tradutor, tradução histórica publicada em fevereiro de 1830, com 220 páginas, que leva o nome completo de:  

«Les Trois Premiers Livres de Télémaque» en allemand, contenant la traduction littérale des deux premiers et le texte français et allemand du troisième, avec des notes sur les racines des mots; suivis d’un précis des formules grammaticales et d’une table des verbes irréguliers; à l’usage des maisons d’éducation; par H. L. D. Rivail, membre de plusieurs sociétés savantes, Paris, Bobée et Hingray Éditeurs (“Os Três Primeiros Livros de Telêmaco” em alemão, contendo a tradução literal dos Dois Primeiros Livros e o texto francês e alemão do Terceiro, com Notas sobre as raízes das palavras; seguidas de um compêndio de fórmulas gramaticais e de uma tabela de verbos irregulares; para uso dos educandários; por H. L. D. RIVAIL, membro de várias Sociedades Sábias, Paris, Bobée e Hingray Editores).(2) 

http://www.oconsolador.com.br/ano2/77/allan_kardec2.jpg

Também é digno de destacar – e não podemos esquecer-nos disto – que o ilustre Codificador Allan Kardec (1804-1869) foi a reencarnação de JAN HUSS(Husinec [Boêmia], hoje República Tcheca, 1369 – Constança, Alemanha, 06/07/1415), célebre mártir tcheco e reformador da língua do seu país, como lexicógrafo emérito, sendo também um eminente TRADUTOR AO IDIOMA TCHECO. Então, desde há vários séculos que esse Espírito notável vem abordando as questões ortográfico-gramaticais e o importante quesito das traduções, com a mestria que lhe é peculiar.  

Dizemos, com Wantuil/Thiesen, que é possível que a tradução de «Telêmaco» tenha, em certos aspectos, aprimorado o caráter já nobre de Rivail, preparando-o para que mais tarde alçasse, condignamente, a posição de Codificador de uma Doutrina que viria revolucionar o pensamento religioso, filosófico e científico da Humanidade, no que diz respeito ao ser humano integral. Falando em tradução, nós próprio tivemos a honra de traduzir do português e do francês para o espanhol (900 páginas), a obra citada acima, sob o título: Allan Kardec - el Educador y el Codificador,(3) também em 2 vol., cujo resumo apresentamos a seguir, pelo conteúdo até então inédito de várias Cartas e Manuscritos raros de Rivail e de Kardec.

Fénelon

Este é o nome literário de François de Salignac de la Mothe, prelado e escritor francês que nasceu no Castelo de Fénelon, em Périgord, em 6 de agosto de 1651. Ordenou-se sacerdote em 1675 e passou a dirigir uma instituição que tinha por objetivo reeducar as jovens protestantes convertidas ao catolicismo.

Foi enviado pelo rei, na qualidade de missionário, às regiões de Aunis e Saintonge. Seu Tratado da educação das jovens, que veio à luz em 1687, obra dedicada às filhas do duque de Beauvillier, lhe valeu a nomeação de preceptor do duque de Bourgogne. Aos 42 anos é eleito acadêmico e aos 44 já é arcebispo de Cambrai. A partir da publicação de sua obra Explicação das máximas dos santos, em 1697, passam a declinar as graças oficiais. Dois anos mais tarde, a Santa Sé condena a obra e ele é privado de seus títulos e pensões. Também cai em desgraça perante Luís XIV que descobre críticas a seu governo no romance pedagógico de Fénelon As aventuras de Telêmaco, no mesmo ano de 1699.

Mesmo no exílio de sua diocese, ele não pára de publicar. E no período de 1700 a 1712 publica Fábulas e Diálogos dos mortos, este último escrito para o duque de Bourgogne. Deixa transparecer suas esperanças de uma reforma política em O exame de consciência de um rei, enquanto seu apego à Antiguidade clássica transparece em Cartas sobre as ocupações da Academia francesa. 7 de janeiro de 1715 assinala a data da sua morte, ocorrida em Cambrai.

Fénelon figura na Codificação, em vários momentos, podendo ser citados: O Livro dos Espíritos, onde assina Prolegômenos, junto a uma plêiade de luminares espirituais. Igualmente a resposta à questão de nº 917 é de sua especial responsabilidade. Em O Evangelho Segundo o Espiritismo apresenta-se discursando acerca da terceira revelação e da revolução moral do homem (cap. I, 10); o homem de bem e os tormentos voluntários (cap. V, 22,23); a lei de amor (cap. XI, 9); o ódio (cap. XII, 10) e emprego da riqueza (cap. XVI, 13). Em O Livro dos Médiuns figura no capítulo das Dissertações Espíritas (cap. XXXI, 2ª parte, itens XXI e XXII) desenvolvendo aspectos acerca de reuniões espíritas e a multiplicidade dos Grupos Espíritas.

Importante assinalar que os destaques são aqueles em que o Espírito assina seu nome, devendo se considerar que deve, como os demais responsáveis espirituais pela Codificação, ter estado presente em muitos outros momentos, dando seu especial contributo, eis que foi convidado pelo Espírito de Verdade a compor sua equipe, em tão grandioso empreendimento.(4)

CEI publica 900 páginas sobre 
Rivail-Kardec
 

Uma nova e valiosa obra foi traduzida e editada (2007) pelo Conselho Espírita Internacional – CEI para todos os espíritas do mundo, e em especial para os de fala hispânica: Allan Kardec - el Educador y el Codificador, dos renomados escritores espiritistas brasileiros Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, em 2 volumes. São 900 páginas que contêm notáveis informações sobre o Educador Hippolyte Leon Denizard Rivail (1º volume) e acerca do CodificadorAllan Kardec (2º vol.).  

O 1º volume, que contêm 86 ilustrações, documentos até então inéditos, cartas e fotos históricas, detalham a infância e a juventude de H. L. D. Rivail, a influência de Pestalozzi e a vasta produção pedagógica do ilustre Professor francês.(5) Possui 220 Notas dos Autores (N. dos A.) e 88 Notas do Tradutor (N. do T.) no rodapé.  

O 2º volume, composto por 47 lâminas e algumas Cartas de Kardec inéditas, que foram traduzidas pela primeira vez do francês para o espanhol, aborda o seu abnegado trabalho como Missionário da Codificação do Espiritismo. Também no rodapé, este volume possui 44 N. dos A. e 157 N. do T.  

Os co-autores de esta Biografia citaram quase 500 trechos, fragmentos e páginas de todos os anos (1858-1869) da Revue Spirite, que neste ano de 2008 cumpre o seu Sesquicentenário de lançamento, material que foi traduzido ao espanhol diretamente dos originais franceses, ao igual que todas as citações das demais Obras Kardequianas e de outros autores espíritas como Flammarion, Denis, Delanne, Leymarie, Lachâtre, Sausse, Moreil, etc.  

Portanto, foi realizada a tradução do português ao castelhano de todo o árduo trabalho de pesquisa de Wantuil/Thiesen, e foram traduzidas do francês ao espanhol todas as notáveis citações das Obras Completas de Allan Kardec e dos citados autores franceses.  

Entre os Manuscritos raros e inéditos traduzidos se encontram as Cartas de Kardec dirigidas a personalidades célebres: George Sand, Théophile Gautier etc., e a vários companheiros de Ideal Espírita: Sr. Tiedeman, Sr. Judermühle, Sra. de Bouillant, Sr. J. P. Sanson, Sr. Villou, Sr. T. Jaubert, e a comovente carta à Sra. de M...  

Um capítulo inteiro do 2º volume aborda dados especiais sobre a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas,(6) cujo Sesquicentenário os espiritistas de todo o mundo também comemoram neste ano.

A tradução foi feita pelo signatário deste artigo (o mesmo tradutor da Revista Espírita ao espanhol), da 1ª. edição especial comemorativa da Federação Espírita Brasileira – FEB, 2004, também em 2 volumes.  

Finalmente, completam o acervo desta Bibliografia Kardequiana documentos importantíssimos da biografia de Rivail, que o tradutor colocou a disposição dos interessados em forma bilíngüe:  

Acte de Naissance (Certidão de Nascimento);

Registre de Baptême (Registro de Batismo);

Acte de Mariage (Certidão de Casamento de Boudet-Rivail);

Testament de Rivail (Testamento de Rivail), 

além duma Declaração inédita de Rivail e outros textos raros sobre a vida da mãe, do pai e do avô materno de H. L. D. Rivail. Portanto, vale a pena consultar todas as bibliografias referidas, que abaixo elencamos para aprofundamento da citada pesquisa doutrinária e para obter maiores esclarecimentos. Boa leitura!


Referências bibliográficas
:

(1) WANTUIL, Zêus [organizador]; THIESEN, Francisco. Allan Kardec: o Educador e o Codificador. 1ª. edição especial em 2 volumes. Rio de Janeiro: FEB, 2004. 1º volume, cap. 22: Rivail como tradutor: conhecimentos gramaticais e lingüísticos.

(2) RIVAIL, H. L. D. Les Trois Premiers Livres de Télémaque en allemand. Paris: Bobée et Hingray Éditeurs, 1830. Gentileza de Charles Kempf, confrade da USFF – Union Spirite Française et Francophone.

(3) CONSELHO ESPÍRITA INTERNACIONAL. Allan Kardec: el Educador y el CodificadorTradução do português e do francês para o espanhol de Enrique Eliseo Baldovino. 1ª. ed. Brasília: CEI, 2007, em 2 volumes.

(4) FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ. Expoentes da Codificação Espírita, Curitiba: Federação Espírita do Paraná, 2002.

(5) REVISTA INTERNACIONAL DE ESPIRITISMO. Os 3 primeiros Livros de Telêmaco. Artigo de Enrique E. Baldovino. Matão: O CLARIM, junho de 2008, pp. 241-243.

(6) VERDADE E LUZ. Manuscrito inédito de Kardec. A histórica fundação da Sociedade de Paris. Artigo de E. E. B. USE: Ribeirão Preto, abril de 2008, pp. 1 e 6.

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]