Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 14 de maio de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/14-05-2018.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

12-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/12-05-2018.htm

11-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/11-05-2018.htm

10-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/10-05-2018.htm

09-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/09-05-2018.htm

08-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/08-05-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

O Que é o Espiritismo?. Obra de  Allan Kardec. Acima capa da 4ª. edição.  O Livro foi lançado em 1859.

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k134964c

Dicionárrio mencionado por Allan Kardec no texto acima.

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k406241t/f3.image

A médium americana Leonora Piper

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonora_Piper#/media/File:Leonorapiper.jpg

Psicografia direta e indireta. Imagem/fonte:

 https://www.google.com.br/search?q=escrita+indireta+com+prancheta&tbm=isch&imgil=jF7p4_YV23pJ0M%253A%253BNWrcO0etF-e4GM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.guia.heu.nom.br%25252Fpsicografia_indireta.htm&source=iu&pf=m&fir=jF7p4_YV23pJ0M%253A%252CNWrcO0etF-e4GM%252C_&usg=__KQ4u9bzjZKfa1kvjAdTeLn1gC_k%3D&biw=1366&bih=638&ved=0ahUKEwjXt_qrnIzWAhVEImMKHTQvC1gQyjcIOQ&ei=mKOtWdeLAsTEjAO03qzABQ#imgrc=fvd9yuBoa-uJvM:

 

Exercício de compaixão

 

Pelo Espírito Albino Teixeira.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caminho Espírita. Lição nº 10. Página 31.

 

Se fosses o pedinte agoniado que estende a mão à bondade pública...

Se fosses a mãezinha infeliz, atormentada pelo choro dos filhinhos que desfalecem de fome...

Se fosses a criança que vagueia desprotegida à margem do lar...

Se fosses o pai de família, atribulado, ante a doença e penúria que lhe devastam a casa...

Se fosses o enfermo desamparado, suplicando remédio...

Se fosses a criatura caída em desvalimento, implorando compreensão...

Se fosses o obsidiado, carregando inomináveis suplícios interiores, para desvencilhar-se das trevas...

Se fosses o velhinho atirado às incertezas da rua...

Se fosses o necessitado que te roga socorro, decerto perceberias com mais segurança a função da fraternidade para sustento da vida.

Se estivéssemos no lado da dificuldade maior que a nossa, compreenderíamos, de imediato, o imperativo da caridade incessante e do auxílio mútuo.

Reflitamos nisso...

E nós, que nos afeiçoamos a estudos diversos, com vistas à edificação da felicidade e ao aperfeiçoamento do mundo, façamos quanto possível, semelhante exercício de compaixão.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Representação da Compaixão. Parábola do Bom Samaritano. Obra de G. Conti.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:G._Conti_La_parabola_del_Buon_Samaritano_Messina_Chiesa_della_Medaglia_Miracolosa_Casa_di_Ospitalit%C3%A0_Collereale.jpg

 

Registro. Divaldo Franco na Europa

Luxemburgo, 11 de maio de 2018

 

Após a conclusão das tarefas em Mannheim, na Alemanha, foi a vez de Luxemburgo receber a presença de Divaldo Franco em mais uma noite memorável. Deslocando-se de automóvel, em um percurso de cerca de três horas, Divaldo foi recebido pelos amigos do Grupo Espírita Allan Kardec de Luxemburgo, coordenado pela dedicada amiga Zelina Poinsignon. O tema encetado foi L’Amour Comme Solution, O amor como Solução. A tradução ao idioma francês foi da querida Sophie Giusti.

Inicialmente o amigo Dr. Juan Danilo, iniciando as atividades, afirmou que o amor é a grande esperança da humanidade. Aquele que ama, fala com o coração e esquece os erros alheios, educa e, esquecendo-se de si próprio, busca auxiliar o próximo. Dirigindo-se aos corações amigos, discorreu sobre o grandioso trabalho realizado pela Mansão do Caminho, em Salvador, sensibilizando-os pelo amor que move esta grande instituição.

O seareiro do Cristo, Divaldo Franco, citando Mahatma Gandhi, destacou a seguinte assertiva do grande pacifista: Se um único homem atingir a mais elevada qualidade de amor, isto seria suficiente para anular todo o mal do mundo.  O ilustre conferencista mergulhou suas considerações na figura incomparável de Jesus, Aquele que pronunciou a palavra amor por primeira vez, ocupando-se do verbo amar.

Segundo o filósofo Ernest Renan (1823-1892), Jesus é tão extraordinário que não coube dentro da história, dividindo-a em antes e depois Dele. O amor, afirmou Divaldo, é a solução de todo e qualquer problema, a ponto de Jesus o apresentar e vivê-lo, transformando-o no mais elevado grau das virtudes morais. Na atualidade, o amor é o maior recurso terapêutico para a aquisição da saúde, afinal, quem ama não adoece.

Quem não possui amor e caridade no coração, está perdido em si mesmo, sem um sentido existencial, pois o sentido verdadeiro da vida é o amor, e a caridade é a expressão mais elevada do amor.

Apresentando experiências próprias, de forma alegre e jovial e frequentemente provocando muitos risos na atenta plateia, Divaldo Franco, tocou os corações sensíveis. Em sua longa trajetória apresentou-se, sempre, como um verdadeiro cristão, dedicando a sua vida a amar e a servir, encontrando, portanto, um sentido psicológico para a vida, conquistando a plenitude. Divaldo fala do que vive, é autêntico, quer na intimidade, quer em público, assim equipado, sensibiliza com facilidade, afinal, a sua, é uma existência de dedicação ao próximo e a Jesus.

Narrando a trajetória do americano Dr. Dean Ornish, cardiologista, com grandes conflitos com relação ao seu pai, e que após superá-los escreveu o best seller “Amor e Sobrevivência”, demonstrando que o sofrimento tem uma face positiva, sendo tanto um recurso terapêutico para a alma quanto um verdadeiro método educacional para o progresso do ser humano, que sente-se, assim, impulsionado a realizar a viagem interior para o autodescobrimento e a libertação dos grilhões que o retêm na inferioridade espiritual.

O Paulo de Tarso da atualidade fez especial convite para o desenvolvimento da coragem visando reconhecer os próprios erros. É preciso muita coragem para assumir um erro ou para pedir perdão. O amor é bom para quem ama, é o halo Divino que nos sustenta. O espiritismo é portador da ética e moral do Cristo, que nos convidou a amarmo-nos uns aos outros, como Ele nos ama. Experiente e portador dos predicados do amor, Divaldo lembra sempre dos corações que sofrem e que choram, e tomado de compaixão, não consegue ficar parado, preferindo sair pelo mundo para levar o mapa da felicidade, o Espiritismo, o caminho para ser feliz.

Ao encerrar deixou uma mensagem de otimismo e de alegria aos irmãos de Luxemburgo, afirmando que podemos mudar o mundo amando mais. O sentido primeiro e último da vida é amar. Seja você aquele que tem a honra de amar. Todos dali saímos embevecidos com a mensagem de amor contida na simplicidade do verbo daquele que saiu para semear as sementes de amor para um mundo melhor. É possível, sim, é possível construirmos um mundo melhor. Divaldo é o exemplo vivo de que todos podemos fazer a diferença no mundo, vale a pena amar.

 

Texto e fotos: Ênio Medeiros

Revisão e adaptação: Paulo Salerno

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Registro. Divaldo Franco na Europa

Luxemburgo, 12 de maio de 2018

Na tarde do dia 12 de maio de 2018, em Luxemburgo/Luxemburgo, na sede do Grupo Espírita Allan Kardec, atendendo à solicitação do querido amigo Divaldo Franco foi promovida uma reunião com os espíritas de Luxemburgo e de outros países que ali se encontravam, tais como, França, Espanha, Alemanha, Brasil, e Portugal, entre outros, para uma atividade informal, afinal, todo o espírita deve estar sempre em ação.  

Inicialmente o Dr. Juan Danilo expôs, de forma fraternal, diversas questões do quotidiano daqueles que buscam introjetar o espiritismo em suas vidas, com conceitos ainda muito discutidos e pouco vivenciados. Os indivíduos, ainda, com a utilização de seu livre-arbítrio, tentam modificar os outros, deixando, no entanto, para mais tarde a sua própria mudança para melhor. Juan abordou com propriedade as mudanças que ocorrem na forma de pensar e agir na vida de todo aquele que se dedica a estudar, a refletir os conceitos espíritas que se vão tornando cada vez mais presentes, e que, por vezes, levam a não somente perceber, mas, também, a questionar o que até então sequer era observado. O conhecimento profundo dos postulados espíritas convida à renovação. Enriquecendo o conhecimento, Dr. Juan narrou com muita simplicidade suas próprias experiências, como por exemplo, a forma como o Espiritismo chegou em sua vida, sensibilizando e estimulando a todos simultaneamente.

Divaldo Franco, que acompanhava as narrativas do amigo Juan, até então, tomando a palavra, prosseguiu o agradável momento de reflexões trazendo, com sua vasta experiência, o esclarecimento de que toda a crise é o preludio da mudança. Hoje aí está a crise, anunciando a era nova, um mundo novo, de regeneração, que se fará com a mudança de cada ser humano para melhor. O Espiritismo, afirmou o nobre orador, não é SOLUCIONADOR, ele é CONSOLADOR, não está estabelecido apenas para enxugar as lagrimas, mas para extirpá-las da vida de todos, porque se reporta às causas, anulando-as através da compreensão, da lógica e da razão, que conduzem às mudanças saneadoras de conduta.

Ao final do singelo encontro, buscou, o sensível trabalhador de Jesus, estimular ao bom combate, às renúncias necessárias, ao bom ânimo e à alegria de viver. Foram momentos muito significativos para todos, afinal não é todo o dia que se pode contar com a experiência de mais de setenta anos de trabalho no bem, no exercício da mediunidade e no convívio com os Espíritos.

Texto e fotos: Ênio Medeiros

Revisão e adaptação: Paulo Salerno

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

O Despertar do Espírito

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema "O Despertar do Espírito", baseado no livro, com o mesmo nome, de Divaldo Pereira Franco.

 

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 18 de Maio de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

(Informações recebidas em email de António Luís [[email protected]])

 

Evangelho no Lar e no coração

Faça e ensine a fazer

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Lançamento de “A Gênese”

São Paulo, SP

 

LANÇAMENTO DO LIVRO A GÊNESE - OBRA ORIGINAL E CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E OBRAS RARAS DA FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ

A Fundação Espírita André Luiz convida os espíritas para um dia histórico para o Espiritismo, o evento de Lançamento do Livro A GÊNESE - obra ORIGINAL.

150 anos depois, esta edição resgata o texto autêntico de Allan Kardec, legando às atuais e futuras gerações a recomposição do edifício espírita.

Na ocasião haverá a apresentação do Centro de Documentação e Obras Raras da Fundação Espírita André Luiz, que oferecerá aos espíritas um acervo de estudos valioso, inédito e histórico para ampliação do conhecimento. A história do Espiritismo precisa ser recuperada, divulgada, profundamente conhecida pelos espíritas.

A sua presença é muito importante para que juntos possamos honrar com a missão de esclarecer mentes e corações. Faça parte desse momento histórico.

Dia: 26 de maio – sábado – as 9 às 13 horas;

Local: Centro Espírita Nosso Lar – Casas André Luiz – Rua Duarte de Azevedo 691 –     Bairro Santana – São Paulo

Programação: participação de Simoni Privato Goidanich, Paulo Henrique Figueiredo e   Júlio Nogueira.

 Confirme sua presença até o dia 21/05: Email [email protected] ;

Telefone (11) 2547-6687

(Informação recebida em email de Site Espírita - Irmãos W [[email protected]])

 

Informações do AEAK- Associação Espírita Allan Kardec

Copenhague, Dinamarca

https://scontent-arn2-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-1/p100x100/29541117_10155669745627683_6902352816553460900_n.jpg?_nc_cat=0&_nc_ad=z-m&_nc_cid=0&oh=7a45b864f573ca9cef5d1da8c25fb037&oe=5B810E94

 

Kære AEAKs venner, vi fortsætter med at holde vores møde om tirsdag indtil d 29 maj 2018, på KROGHSGADE nr 3 2100, KBH - Østerbro.

Vi starter på vores nye lokale TIrsdag den 05.06.2018. Adresse kommer snart.

Med venlig hilsen,

AEAK.dk
Koordenatorerne

Queridos amigos, as atividades do AEAK, continuará sendo realizadas as tercas feiras e até o dia 29.05.2018, no mesmo endereco de costume: KROGHSGADE nr 3 2100 KBH - Østerbro.

Nos iniciaremos nossas atividades no nosso novo local à partir de Terca ferias do dia 05.06.2018. Beve lhes informaremos nosso novo endereco.

Com carinho

AEAK.dk
Coordenadoria

 

(Informações em email de Roseli Adorni [[email protected]])

 

Palestras programadas com Edson Sardano

São Paulo, SP

 

 

(Infomações recebidas em email de Ademir Mendes)

 

Agenda de Palestras Musicais e Apresentações Artísticas: Clayton Prado

 

Agenda de Palestras Musicais e Apresentações Artísticas para o Mês de Maio

Clayton Prado - Cantor, Músico e compositor Espírita

Álbum lançado: C.D: Canções para a Alma

 

Hoje, Cartaz em anexo

12/05/2018 - Palestra Musical no Caibar Schutel em Matão;

13/05/2018, Domingo, Palestra Musical no Nosso Lar em Matão, as 9:00 da manhã.

13/05/2018 - A noite em São Carlos!

18/05/2018 - C.E Caminho de Damasco, Aniversário da casa, U.S.E. Nova Odessa.

16/05/2018 - Posto Avançado Dr. Bezerra de Menezes, Zanaga, Americana.

31/05/2018 -Curitiba, PR. Fórum Nacional de Arte Espírita da Abrarte - Associação Nacional de Artistas Espíritas 

 

Conheça o meu canal no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCWhIRdUgMDOpmTecsldnOuQ

Página no facebook: 

https://www.facebook.com/Clayton-Prado-M%C3%BAsico-Esp%C3%ADrita-2141747909442773/?modal=admin_todo_tour

 

 

Atenciosamente,

Clayton Prado

Músico, Cantor e Compositor.
Professor particular com formação superior em música

(19) 34051960 e 9 91589682 - Americana, SP.

 

 

(Informações recebidas em email de Clayton Prado)

 

Mensagens Gotas de paz

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

Se você não quiser receber mais nossas mensagens clique aqui

Para maiores Informações [email protected]

 

 (Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Boletim da Sociedade Espírita Fraternidade

Niterói, RJ

 

Clicar aqui:

http://sef.org.br/sef/index.php?option=com_acymailing&ctrl=archive&task=view&mailid=67&key=uGE4r9AI&subid=5424-EaZlum0qSTXsKn&tmpl=component

 

 

 

Infomativo “Elo Fraterno”

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 505

TRÊS LAGOAS/MS – 14 A 21/MAIO/2018

https://infopanespirita.wordpress.com/

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BRÁS / CIDADE DUTRA / IPIRANGA / ITAIM BIBI
ITAQUERA / JABAQUARA / JAÇANÃ / JARDIM PREVIDÊNCIA
 JARDIM SANTA TEREZINHA / PARQUE EDU CHAVES / PARQUE VITÓRIA
PINHEIROS / PONTE RASA / SANTANA / SÃO MATEUS / TATUAPÉ
VILA ARICANDUVA /VILA CARRÃO / VILA CLEMENTINO / VILA ESPERANÇA
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/ 

 

SÃO PAULO INTERIOR

AGUAÍ / AMERICANA / ARAÇATUBA / ARAÇOIABA DA SERRA
ARARAGUARA / ASSIS / AURIFLAMA / BATATAIS / BAURU
BAURU / BEBEDOURO / BILAC / BOITUVA / BURITAMA / CABREÚVA / CAMPINAS
CARDOSO / CLEMENTINA / ECHAPORÃ / EMBU DAS ARTES / ESTRELA D’OESTE
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/
FERNANDÓPOLIS / FRANCA / GUAPIAÇU /  GUARARAPES / GUARULHOS
GUZOLÂNDIA / HOLAMBRA / ILHA SOLTEIRA / IPUÃ / ITAGUÁ
 ITÁPOLIS / ITATIBA / JACAREI / JALES / JAU / LUCÉLIA / MARÍLIA
 MIGUELÓPOLIS / NEVES PAULISTA / NIPOÃ / NOVA ODESSA / NOVO HORIZONTE
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/
 OSASCO / OSVALDO CRUZ / PALMITAL
PENÁPOLIS / PERUÍBE / RANCHARIA / RIBEIRÃO PRETO
 SALES OLIVEIRA / SALTO / SALTO DE PIRAPORA / SANTA ADÉLIA
SANTA FÉ DO SUL / SANTO ANDRÉ / SANTO ANTONIO DO JARDIM / SANTOS
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

 SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO JOÃO DA BOA VISTA

SÃO JOAQUIM DA BARRA / SÃO JOSÉ DO RIO PRETO /

 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SOROCABA / TABOÃO DA SERRA / VOTORANTIM

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL

COLÉGIO / GUADALUPE / MEIER / PECHINCHA / RIO COMPRIDO

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR

 ARARUAMA / CABO FRIO

 CAMPOS DE GOYTACAZES / FRAGOSO / GUAPIMIRIM / MAGÉ

NITEROI / NOVA FRIBURGO /  NOVA IGUAÇU / PETRÓPOLIS / PIABETÁ

RAIZ DA SERRA / SANTO ALEIXO / SURUÍ / TERESÓPOLIS / TRÊS RIOS

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPIRITO SANTO

MARECHAL FLORIANO / VILA VELHA / VITÓRIA

MINAS GERAIS

BELO HORIZONTE / CARMO DO RIO CLARO / CATAGUASES
CURVELO / ITURAMA /  JUIZ DE FORA / LEOPOLDINA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/ 

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA

CAMBÉ / CURITIBA / FAXINAL / FOZ DE IGUAÇU
JACAREZINHO / LONDRINA / MARINGÁ / ROLÂNDIA / SERTANÓPOLIS

RIO GRANDE DO SUL

BENTO GONÇALVES / CAXIAS DO SUL / OSÓRIO / SANTO ÂNGELO

SANTA CATARINA

BARRA VELHA / BLUMENAU
BRUSQUE CONCÓRDIA /  FLORIANÓPOLIS / ITAJAI

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL
BRASÍLIA

GOIÁS

 GOIÂNIA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

ALAGOAS

MACEIÓ

BAHIA

IPIAU / SALVADOR

PERNAMBUCO

PAULISTA / RECIFE

SERGIPE

 ARACAJU

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

RIO GRANDE DO NORTE

MOSSORO

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

TOCANTINS

ARAGUAÍNA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA

 BUENOS AIRES

AUSTRALIA

ADELAIDE

ESTADOS UNIDOS

 ASTORIA NY / CHANTILLY VA / HYANNIS MA / LONG BRANCH NJ /
MALDEN MA / MOUNT VERNON NY / NEWARK NJ /  PEABODY MA

FRANÇA

PARIS

PORTUGAL

LISBOA / PORTUGAL

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

IRMÃOS ZANOLI – palestra e música 

http://irmaoszanoli.blogspot.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA 

 http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

REVISTA O CONSOLADOR 

http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html
 
solicitar exclusão:
[email protected]

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Clique:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

 

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

Clicar:

http://luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

Bazar Beneficente

Salvador, BA

 

Olá amigos, com muito amor nossa trabalhadora da Cobem, Rosa Falcão deseja realizar em equipe o bazar para reverter a renda para o Orfanato do Núcleo Espírita do Campo da Paz. Amigos nossa amiga Rosa Falcão vai nas suas residências pegar as amorosas doações. Abaixo está o amoroso cartaz e  contato de Rosa Falcão para vocês entrarem em contato com Rosa de coração:

 


Amigos vamos deixar com muito amor o contado de telefone, Whatsapp e e-mail de Rosa Falcão

 

Rosa Falcão: (Operadora VIVO) - (71) 996024456 / Whatsapp - (Operadora Oi) -  (71) 988124928

 

Rosa Falcão E-mail: [email protected]

 

 

(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

O amor não seleciona

 

Era um casal sem filhos. Os anos se somavam e, por mais tentassem, a gravidez nunca se consumava.

Aderiram a sugestões e buscaram exames mais sofisticados que lhes apontaram, enfim, a total impossibilidade de um dia se tornarem pais dos próprios filhos.

Optaram pela adoção e se inscreveram em um programa do município, ficando à espera.

Certo dia, a notícia chegou inesperada pelo telefone: Temos uma criança. Vocês são os próximos da lista. Venham vê-la.

Rapidamente se deslocaram para o local. Pelo caminho se perguntavam: Como será o bebê? Louro? Cabelos castanhos? Miúdo? Olhos negros? Menino ou menina?

Tal fora a alegria na recepção da notícia, que se haviam esquecido de indagar de detalhes.

Vencida a distância, foram recepcionados pela assistente social que os levou ao berçário e apontou um dos bercinhos.

O que eles puderam ver era uma coisinha miúda embrulhada em um cobertor.

Mas a servidora pública esclareceu: Trata-se de um menino. É importante que vocês o desembrulhem e olhem.

Não sei o que acontece pois vários casais o vieram ver e não o levaram. Se vocês não o quiserem, chamaremos o casal seguinte da lista.

Marido e mulher se olharam, ele segurou a mão dela e falou: Querida, talvez a criança seja deficiente ou enferma. Pense, se fosse nosso filho, se o tivéssemos aguardado nove meses, se ele tivesse sido gerado em seu ventre, alimentado por nossas energias, o amaríamos, não importando como fosse.

Por isso, se Deus nos colocou em seu caminho, ele é para nós e o levaremos, certo?

A emoção tomou conta da jovem. Estreitaram-se num amplexo demorado.

É nosso filho, desde já. Foi a resposta.

A enfermeira lhes trouxe o pequeno embrulho. Era um menino de cor negra. A desnutrição esculpira naquele corpo frágil uma obra esquelética, com as miúdas costelas à mostra.

Levaram-no para casa. A primeira mamada foi emocionante. O garotinho sugou com sofreguidão. Pobre ser! Quanta fome passara. Talvez fosse a primeira vez que bebesse leite.

No transcorrer das semanas, o casal descobriu que o pequeno era um poço de enfermidades complicadas. Meses depois, foi a descoberta de uma deficiência mental.

Na medida em que mais problemas surgiam, mais o amavam.

Já se passaram vários anos. O garoto, ao influxo do amor, venceu a desnutrição e as enfermidades.

Carrega a deficiência, mas aprendeu a falar, embora com dificuldade e, todas as noites, quando se recolhe ao leito, enquanto os pais lhe ensinam a orar ao Senhor Jesus, em gratidão pelo dia vencido, ele abraça, espontâneo a um e outro e diz: Mamãe, papai, amo vocês.

Haverá na Terra recompensa maior do que a que se expressa na espontaneidade de um Espírito reconhecido na inocência da infância?

*   *   *

O filho deficiente necessita muito dos pais. Todo Espírito que chega ao nosso lar, com deficiência e limitação, necessita do nosso amor para que se recupere e supere a própria dificuldade.

O filho deficiente é sempre compromisso para a existência dos pais.

Amemos, pois, os nossos filhos, sejam eles joias raras de beleza e inteligência ou diamantes brutos, necessitados de lapidação para que se lhes descubra a riqueza oculta. 

Redação do Momento Espírita, com base em fato.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 18, ed. FEP.
Em 12.5.2018.

 

 

 (Copiado do site Feparana)

Irmã Irene em orfanato. Nova Iorque, EUA. 

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Children_at_New_York_Foundling_cph.3a23917.jpg

 

 

Resgate histórico da 2ª edição de Le livre des Esprits

 (1ª impressão rara de 1860)

 

 

novembro/2014 - Por Enrique Eliseo Baldovino

 

 

 

Recebemos de presente um precioso volume de Le Livre des Esprits, de Allan Kardec, da parte do Sr. Leandro Ramos de Souza, de Florianópolis/SC, raríssima Obra que adquiriu em Paris, o mesmo confrade espírita que teve a deferência de nos enviar a 1ª edição histórica e rara de Le Livre des Médiums, que tivemos o ensejo de comentar e analisar oportunamente no prestigioso Jornal Mundo Espírita,(1) edição que hoje encontra-se totalmente disponível para download,(2) digitalizada pela Biblioteca Espírita Virtual de Obras Rarasda Federação Espírita do Paraná.(3)

Sensibilizamo-nos novamente muitíssimo ao folhear as páginas desse primoroso Livro, numa encadernação em excelente estado, após quase 155 anos (edição de 1860). E não poderíamos deixar de compartilhar com os nossos atentos leitores as conclusões doutrinárias e históricas de semelhante presente espiritual, em gratidão ao estimado confrade e às valiosas informações que ressumam do precioso volume.

Ao compulsar mais detidamente o raro exemplar, notei que tratava-se de uma edição realmente histórica, quase desconhecida do grande público e dos espiritistas, em particular, e uma grande emoção invadiu profundamente as fibras da minha alma, em reconhecimento a Allan Kardec, o notável Codificador do Espiritismo, que tantos sacrifícios fez para que chegasse até nós o imorredouro legado dos Espíritos Superiores que ditaram esse Livro-Luz.

A 1ª impressão rara da 2ª edição de 1860

Trata-se da 1ª impressão histórica e rara da 2ª edição de Le Livre des Esprits do ano 1860,(4) aquela edição que antecipou à 2ª e definitiva edição de O Livro dos Espíritos, inteiramente refundida e consideravelmente aumentada.

A 2ª edição definitiva também é conhecida como a 2ª impressão da 2ª edição de 1860, tal qual hoje a conhecemos, contendo as 1019 questões e os 4 LIVROS ou PARTES: Paris, Didier et Cie, Libraires-Éditeurs (35, Quai des Augustins), et Ledoyen, Libraire (Galerie d’Orléans, 31, au Palais-Royal); Imprimerie de P.-A. Bourdier et Cie, rue Mazarine, 30, com 474 páginas no original francês.

A 1ª impressão da 2ª edição de 1860 é o elo histórico entre a publicação da 1ª edição de 1857 (contendo 501 questões e 3 LIVROS ou PARTES) e a referida 2ª impressão da 2ª edição definitiva de 1860. A 1ª impressão também contém 4 LIVROS ou PARTES, inteiramente refundida e consideravelmente aumentada, com 1018 questões (ver o subtítulo: Afinal, são 1018 ou 1019 questões?) e o mesmo número de páginas (474) que o original francês da 2ª impressão (com 1019 questões), contendo ambas o Aviso sobre esta nova edição, feito por Kardec nas páginas I e II, tendo também os mesmos editores (Didier e Ledoyen) e o mesmo impressor (Bourdier) da edição definitiva.

Portanto, não há diferenças doutrinárias substanciais entre ambas as impressões, a não ser algumas alterações, em número de 6 – cinco acréscimos e uma supressão –, que o próprio Codificador Allan Kardec se encarregará de explicar, como bom pedagogo, numa ERRATA, colocada somente na 5ª edição francesa de Le Livre des Esprits, do ano seguinte, 1861 (ver neste artigo o fac-símile dessa preciosa ERRATA).(5)Comparamos também as paginações das duas impressões citadas, que são muito semelhantes, a exceção das palavras adicionadas nas mencionadas alterações.

A ERRATA histórica, que consta apenas na 5ª edição de 1861

Esta Errata histórica, encontrada somente na 5ª edição do Livre de 1861, será acrescentada, no ano de 1998, na última página de uma edição de Le Livre des Esprits, publicada pela FEB (Federação Espírita Brasileira), em trabalho conjunto com o CEI (Conselho Espírita Internacional), com a USFF (Union Spirite Française et Francophone) e com o IDE (Instituto de Difusão Espírita), página adicionada após a reprodução fotomecânica da 2ª impressão da 2ª ed. francesa de O Livro dos Espíritos, de 1860,(6) apesar da ERRATA ser posterior a esta data e a essa edição francesa.

A referida Errata,(7) assim como os diversos acréscimos e modificações realizados por Kardec na 13ª edição (1865) de Le Livre, já foram objeto de análises por parte do confrade Silvio Seno Chibeni, que, com propriedade, comentou e examinou detalhadamente os mesmos, também no Jornal Mundo Espírita,(8) o que nos dispensa de maiores repetições, pois que remetemos os leitores às correspondentes fontes bibliográficas.

 

Afinal, são 1018 ou 1019 questões?

Cremos que para dirimir definitivamente esta questão, se, afinal, são 1018 ou 1019 as perguntas e as respostas de O Livro dos Espíritos, é necessário pesquisar a fundo a citada Errata (reproduzida aqui em fac-símile) que o próprio Allan Kardec introduziu no final da 5ª edição [cinquième édition] de 1861 de Le Livre des Esprits, na página 475, cujo assunto não foi diretamente abordado pelo caro confrade Chibeni, pelo que transcrevemos primeiramente os dizeres franceses do segundo acréscimo [ajoutez], que depois traduzimos abaixo para o português, onde temos a clara resposta a quantas questões o Codificador referia-se:

Page 109, nº 226, à la fin de la remarque, ajoutez: Parmi les Esprits non incarnés, il y en a qui ont des missions à remplir, des occupations actives et qui jouissent d’un bonheur relatif; d’autres flottent dans le vague et dans l’incertitude; ces derniers sont errants dans la véritable acception du mot, et sont, en réalité, ce qu’on désigne sous le nom d’âmes en peine. Les premiers ne se considèrent pas toujours comme errants, parce qu’ils font une distinction entre leur situation et celle des autres (1015).

A nossa tradução, do francês ao português, é a seguinte, com letras negritas e cursivas também nossas, principalmente no número final, correspondente à questão nº 1015, indicada pelo próprio Kardec, número que norteia a nossa argumentação a favor das 1019 questões:

Página 109, nº 226, no final da nota, acrescentai: Entre os Espíritos não encarnados, há os que têm missões a cumprir, ocupações ativas e que gozam de uma felicidade relativa; outros se mantêm na indecisão e na incerteza; estes últimos são errantes na verdadeira acepção da palavra, e, na realidade, são designados com o nome de almas penadas. Os primeiros nem sempre se consideram errantes, porque fazem uma distinção entre sua situação e a dos outros (1015).

Analisemos o precioso parágrafo: a página 109 refere-se ao original francês de ambas as impressões, e o nº 226 corresponde à questão 226 de O Livro dos Espíritos (2ª Parte, cap. VI: Da vida espírita), aonde, segundo a Errata citada, deve acrescentar-se, no final dessa resposta, o parágrafo acima, após a seguinte frase: «(…) Espíritos puros, isto é, perfeitos, não tendo mais necessidade de encarnação.»

Como vimos no final da resposta nº 226, Kardec remete, entre parênteses, à questão 1015 (2ª impressão da 2ª edição definitiva), que diz claramente o seguinte, na 4ª Parte, cap. II: Paraíso, inferno e purgatório:

                   1015. – Que se deve entender por alma penada?

“Uma alma errante e sofredora, incerta de seu futuro, e à qual podeis proporcionar o alívio que muitas vezes ela solicita, vindo comunicar-se convosco”. (664)

O fato de Allan Kardec remeter, na ERRATA de 1861, à questão 1015 e não à de 1014, indica que o Codificador considerou preferível aquele número, que refletirá finalmente no total definitivo de 1019 questões.

 

Diferenças entre a 1ª e a 2ª impressão de 1860

1ª impressão da 2ª edição registra a questão anterior da alma penada como sendo a de número 1014(ver fac-símile 1 da página 444).

2ª impressão da 2ª edição definitiva registra a mesma questão (da alma penada) com o número 1015(ver também fac-símile 2 da p. 444), exatamente como Kardec remeteu-a na Errata da 5ª edição de 1861 de Le Livre des Esprits, demonstrando assim que, após as diversas reimpressões, a sua escolha recaiu no nº 1015 da edição definitiva. Se o Codificador quisesse remeter a referida questão segundo a 1ª impressão, o faria indicando o número 1014, o que realmente não fez.

As seguintes questões, 1016 e 1017, abordam a temática do céu; a de nº 1018 trata do profundo ensino do Cristo: “Meu reino não é deste mundo”, e a última questão 1019 é sobre a implantação do reinado do bem na Terra, respondida magistralmente pelo Espírito São Luís, presidente espiritual da Sociedade Espírita de Paris.

O equívoco tipográfico, com certeza da gráfica (isto é, a imprensa da época – imprimerie ou typographie: o que seriam as gráficas atuais), e que perdurou nas futuras edições francesas, encontra-se na falta de numeração da questão 1011 (na página 441 do original francês da edição definitiva), que aborda a ressurreição da carne e a reencarnação. Na 1ª impressão, esta questão também não é numerada, sendo a seguinte a de 1011, isto é, aquela que, nas reimpressões e edições posteriores, seria indicada corretamente como sendo a de nº 1012, concluindo esta 1ª impressão com 1018 questões em vez de 1019, sendo este último número o sinalizado e o escolhido por Kardec, ao indicar a pergunta 1015 (das almas penadas), na referência cruzada registrada na ERRATA, publicada por ele próprio um ano depois (1861).

Continuando com a análise da 2ª impressão, temos após a questão 1012, logo após o subtítulo Paraíso, inferno e purgatório; a seguir, a de número 1013, sobre o que se deve entender por purgatório, e a nº 1014, acerca da linguagem dos Espíritos, a respeito dos temas abordados no mencionado subtítulo (na 1ª impressão, estas três últimas questões levaram os números de 1011, 1012 e 1013, respectivamente).

Páginas dedicadas à Revue Spirite, no final da 1ª impressão

Após a p. 474, encontram-se, na 1ª impressão, 4 páginas dedicadas à Revista Espírita, de Allan Kardec, numeradas de 1 a 4, detalhando os artigos mensais publicados até esse dia, dos anos 1858 e 1859, encerrando essa divulgação da Revue Spirite com o seguinte aviso, que também traduzimos aqui: “O Terceiro Ano (1860) está em curso de publicação”.

Tanto os distintos pesquisadores espíritas Sylvino Canuto Abreu,(9) como Zêus Wantuil e Francisco Thiesen,(10) concordam que a 2ª edição definitiva (leia-se 2ª impressão) de O Livro dos Espíritos, foi lançada no mês de março de 1860.

Porém, nenhum deles registra a 1ª impressão, que é o objeto de estudo do nosso artigo, pelo que torna-se realmente histórico este precioso Livre que ora temos em mãos (e que disponibilizaremos oportunamente na Biblioteca de Obras Raras da nossa FEP), volume que deve ter sido lançado pelo missionário de Lyon entre janeiro e março de 1860, portanto, um pouco antes da 2ª impressão definitiva.

Revue Spirite de março de 1860, p. 96, informa ao leitor, no seu penúltimo artigo, a venda de Le Livre des Esprits, segunda edição, inteiramente refundida e consideravelmente aumentada, transcrevendo na Revista o primeiro parágrafo do já referido Avis sur cette nouvelle édition.(11)

Vivência dos ensinos de “O Livro dos Espíritos”

Ao concluir a nossa pesquisa, somos imensamente gratos a Allan Kardec por colocar à nossa disposição tamanhos ensinamentos, ditados pelos Espíritos superiores da Codificação, Guias da Humanidade, que há mais de 155 anos nos concitam a viver os preceitos do Cristo, ora complementados e explicados pela Doutrina Espírita.

Que a viagem interior que O Livro dos Espíritos nos convida a realizar, no combate às nossas más tendências – que ainda temos no âmago –, possa ser uma realidade, na vivência verdadeira, cristalina e definitiva do ínclito Espiritismo em nossas vidas.

———————–

REFERÊNCIAS:

(1) MUNDO ESPÍRITA. A 1ª edição histórica e rara de Le Livre des Médiums. Artigo de Enrique Eliseo Baldovino, com publicação de fac-símiles da Obra. Janeiro de 2013, pp. 10 e 11. Curitiba, PR: FEP.

(2) ________. O Livro dos Médiuns – Primeira Edição Francesa. Fatos em notícia. Outubro de 2013 (www.mundoespirita.com.br), p. 14. Curitiba, PR: FEP.

(3) BIBLIOTECA ESPÍRITA VIRTUAL DE OBRAS RARAS. Le Livre des Médiums. 1ª Edição de 1861. Paris. Didier et Cie, Libraires-Éditeurs. 495 páginas (www.bibliotecaespirita.com.br). Curitiba, PR: FEP.

(4) KARDEC, Allan. Le Livre des Esprits. Seconde édition, entièrement refondue et considérablement augmentée. 1ª impressão da 2ª edição. Com XLIV-474 pp., mais 4 páginas finais sobre as Revues Spirites de 1858 e 1859. Didier et Cie, Libraires-Éditeurs (35, Quai des Augustins), Ledoyen, Libraire (Galerie d’Orléans, 31, au Palais-Royal). Gentileza do Sr. Leandro Ramos de Souza [edição raríssima, com capa dura dourada]. Paris, 1860.

(5) KARDEC, Allan. Errata. Publicada pelo Codificador após a Table des Matières (Índice) de Le Livre des Esprits. Consta apenas na 5ème édition, com XLIV-475 páginas. Didier et Cie, Libraires-Éditeurs (35, Quai des Augustins), Ledoyen, Libraire (Galerie d’Orléans, 31, au Palais-Royal). Paris, 1861.

(6) KARDEC, Allan. Le Livre des Esprits. Reprodução fotomecânica da 2ª impressão da 2ª edição francesa de 1860, com adendos do Autor. XLIV-474 páginas, e com inclusão, no final do Livro, da Errata publicada na 5ª ed. francesa de 1861, pela Federação Espírita Brasileira, em trabalho conjunto com o CEI, a USFF e o IDE. Rio de Janeiro, FEB: 1998.

(7) CHIBENI, Silvio Seno. A Errata do Livro dos EspíritosIn: _______. Jornal Mundo Espírita de setembro de 2002, p. 10. Curitiba, PR: FEP.

(8) ________. Os acréscimos e modificações na 13ª edição francesa do Livro dos EspíritosIn: _______. Jornal Mundo Espírita de novembro de 2002, p. 5. Curitiba, PR: FEP.

(9) ABREU, Canuto. O Primeiro Livro dos Espíritos de Allan Kardec (1857). Texto em fac-símile, versão em face. Primeiro Centenário. 1ª edição bilíngue, traduzida por Canuto Abreu. Reprodução fotomecânica da 1ª ed. francesa. Referência do autor à data de março de 1860 (lançamento da 2ª ed. definitiva de Le Livre des Esprits), página VII. Companhia Editora ISMAEL. São Paulo, 1957.

(10) WANTUIL, Zêus; THIESEN, Francisco. Allan Kardec: el Educador y el Codificador. Edição comemorativa em 2 volumes (892 páginas), com Índice Antroponímico, anexos e raros documentos Kardequianos. Tradução, do português e do francês, para o espanhol por Enrique E. Baldovino. 1ª edição. Referência dos autores à data de março de 1860 (lançamento da 2ª ed. definitiva de Le Livre des Esprits). Volume I, pp. 345-346, junto da Nota de Zêus Wantuil e do tradutor nº 243. EDICEI, 2007.

(11) KARDEC, Allan. Revista Espírita – Periódico de Estudios Psicológicos (Año III, 1860). Penúltimo artigo, intitulado: “En venta: El Libro de los Espíritus, segunda edición, enteramente refundida y considerablemente aumentada. Aviso sobre esta nueva edición”. Março de 1860. Tradução, do francês para o espanhol, de Enrique Baldovino. Com Notas do Tradutor números 158, 159 e 160 do Ano 1860, pp. 135-136 (www.ceanet.com.ar/revista-espirita-1860-allan-kardec). Brasília, DF: EDICEI, 2012.

GALERIA DE IMAGENS

http://www.mundoespirita.com.br/?materia=resgate-historico-da-2a-edicao-de-le-livre-des-esprits-1a-impressao-rara-de-1860

 

 

(Artigo publicado no jornal Mundo Espírita da FEPARANA)

Texto copiado de

 http://www.mundoespirita.com.br/?materia=resgate-historico-da-2a-edicao-de-le-livre-des-esprits-1a-impressao-rara-de-1860)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]