Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 21 de maio de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/21-05-2018.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

19-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/19-05-2018.htm

18-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/18-05-2018.htm

17-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/17-05-2018.htm

16-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/16-05-2018.htm

15-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/15-05-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

Comunicações Apócrifas (falsas, duvidosas...)

 

Allan Kardec em O Livro dos Médiuns trata do tema Comunicações Apócrifas

Abra o link:

http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Livro-dos-Mediuns_Guillon.pdf

 

VEJA: página 564 e seguintes

 

 

 

Uma mensagem tida como apócrifa levando assinatura de Vicente da Paulo analisada por Allan Kardec

Livro dos Médiuns, Allan Kardec, Dissertações Espíritas, páginas 565/566 do link

http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Livro-dos-Mediuns_Guillon.pdf

 

 

XXIX

 

A criação perpétua e incessante dos mundos é, para Deus, um como gozo perpétuo, porque ele vê incessantemente seus raios se tornarem cada dia mais luminosos em felicidade. Para Deus, não há número, do mesmo modo que não há tempo. Eis por que centenas ou milhares não são, para ele, mais nem menos uns do que outros. É um pai, cuja felicidade se forma da felicidade coletiva de seus filhos e que, a cada segundo da criação, vê uma nova felicidade vir fundir-se na felicidade geral. Não há parada, nem suspensão, nesse movimento perpétuo, nessa grande felicidade incessante que fecunda a terra e o céu. Do mundo, não se conhece mais do que uma pequena fração e tendes irmãos que vivem em latitudes onde o homem ainda não chegou a penetrar. Que significam esses calores de torrar e esses frios mortais, que detêm os esforços dos mais ousados? Julgais, com simplicidade, haver chegado ao limite do vosso mundo, quando não podeis mais avançar com os insignificantes meios de que dispondes? Poderíeis então medir exatamente o vosso planeta? Não creiais isso. Há no vosso planeta mais lugares ignorados do que lugares conhecidos. Porém, como é inútil que se propaguem ainda mais todas as vossas instituições más, todas as vossas leis más, ações e existências, há um limite que vos detém aqui e ali e que vos deterá até que tenhais de transportar as boas sementes que o vosso livre-arbítrio fez. Oh! não, não conheceis esse mundo, a que chamais Terra. Vereis na vossa existência um grande começo de provas desta comunicação. Eis que vai soar a hora em que haverá uma outra descoberta diferente da última que foi feita; eis que se vai alargar o círculo da vossa Terra conhecida e, quando toda a imprensa cantar esse Hosana em todas as línguas, vós, pobres filhos, que amais a Deus e que procurais sua voz, o tereis sabido antes daqueles mesmos que darão nome à nova Terra. Vicente de Paulo.

 

Nota. Do ponto de vista do estilo, esta comunicação não resiste  à crítica. As incorreções, os pleonasmos, os torneios viciosos saltam aos olhos de qualquer, por menos letrado que seja. Isso, porém, nada provaria contra o nome que a firma, dado que tais imperfeições poderiam decorrer da incapacidade do médium, conforme já o demonstramos. O que é do Espírito é a idéia. Ora, dizer, como ele diz, que no nosso planeta há mais lugares ignorados, do que lugares conhecidos, que um novo continente vai ser descoberto é, para um Espírito que se qualifica de superior, dar prova da mais profunda ignorância. Sem dúvida, é possível que, para além das regiões glaciais, se descubram alguns cantos de terra desconhecidos, mas dizer que essas terras são povoadas e que Deus as conserva ocultas dos homens, a fim de que estes não levem para lá suas más instituições, é acreditar demasiado na confiança cega daqueles a quem semelhantes absurdos são propinados.

 

(O Livro dos Médiuns, Allan Kardec, Febnet)

 

Uma mensagem reputada como autêntica levando assinatura de Vicente da Paulo analisada por Allan Kardec

Livro dos Médiuns, Allan Kardec, Dissertações Espíritas, páginas 566/567 do link

http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2014/05/Livro-dos-Mediuns_Guillon.pdf

 

 

XXIX

 

 

Meus filhos, o nosso mundo material e o mundo espiritual, que bem poucos ainda conhecem, formam como que os dois pratos da balança perpétua. Até aqui, as nossas religiões, as nossas leis, os nossos costumes e as nossas paixões têm feito de tal modo descer o prato do mal e subir o do bem, que se há visto o mal reinar soberanamente na Terra. Desde séculos, é sempre a mesma a queixa que se   desprende da boca do homem e a conclusão fatal é a injustiça de Deus. Alguns há mesmo que vão até à negação da existência de Deus. Vedes tudo aqui e nada lá; vedes o supérfluo que choca a necessidade, o ouro que brilha junto da lama; todos os mais chocantes contrastes que vos deveriam provar a vossa dupla natureza. Donde vem isto? De quem a falta? Eis o que é preciso pesquisar com tranqüilidade e com imparcialidade. Quando sinceramente se deseja achar um bom remédio, acha-se. Pois bem! malgrado a essa dominação do mal sobre o bem, por culpa vossa, por

que não vedes o resto ir direito pela linha traçada por Deus? Vedes as estações se desarranjarem? os calores e os frios se chocarem inconsideradamente? a luz do Sol esquecer-se de iluminar a Terra? a terra esquecer em seu seio as sementes que o homem aí depositou? Vedes a cessação dos mil milagres perpétuos que se produzem sob nossos olhos, desde o nascimento do arbusto até o nascimento da criança, o homem futuro? Mas, tudo vai bem do lado de Deus, tudo vai mal do lado do homem. Qual o remédio para isto? É muito simples: aproximarem-se de Deus, amarem-se, unirem-se, entenderem-se e seguirem tranqüilamente a estrada cujos marcos se vêem com os olhos da fé e da consciência. Vicente de Paulo.

 

Nota. Esta comunicação foi obtida no mesmo círculo; mas, quanto difere da precedente, não só pelas idéias, como também pelo estilo! Tudo aí é justo, profundo, sensato e certamente São Vicente de Paulo não a desdenharia, pelo que se lhe pode atribuí-la sem receio.

 

(O Livro dos Médiuns, Allan Kardec, Febnet)

Corpo embalsamado de São Vicente de Paulo.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Saint_Vincent_de_Paul_2.JPG

 

Problemas do mundo

 

Pelo Espírito Bezerra de Menezes.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: O Espírito da Verdade. Lição nº 01. Página 15.

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo VI, Item 5.

 

O mundo está repleto de ouro.

Ouro no solo.

Ouro no mar.

Ouro nos cofres.

Mas o ouro não resolve o problema da miséria.

O mundo está repleto de espaço.

Espaço nos continentes.

Espaço nas cidades.

Espaço nos campos.

Mas o espaço não resolve o problema da cobiça.

O mundo está repleto de cultura.

Cultura no ensino.

Cultura na técnica.

Cultura na opinião.

Mas a cultura da inteligência não resolve o problema do egoísmo.

O mundo está repleto de teorias.

Teorias na ciência.

Teorias nas escolas filosóficas.

Teorias nas religiões.

Mas as teorias não resolvem o problema do desespero.

O mundo está repleto de organizações.

Organizações administrativas.

Organizações econômicas.

Organizações sociais.

Mas as organizações não resolvem o problema do crime.

Para extinguir a chaga da ignorância, que acalenta a miséria; para dissipar a sombra da cobiça, que gera a ilusão; para exterminar o monstro do egoísmo, que promove a guerra; para anular o verme do desespero, que promove a loucura, e para remover o charco do crime, que carreia o infortúnio, o único remédio eficiente é o Evangelho de Jesus no coração humano.

Sejamos, assim, valorosos, estendendo a Doutrina Espírita que o desentranha da letra, na construção da humanidade nova, irradiando a influência e a inspiração do Divino Mestre, pela emoção e pela idéia, pela diretriz e pela conduta, pela palavra e pelo exemplo e, parafraseando o conceito inolvidável de Allan Kardec, em torno da caridade, proclamemos aos problemas do mundo: "Fora do Cristo não há solução".

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

                             Jesus,  em quadro de Maria Tereza Braga, e,  Allan Kardec, Codificador do Espiritismo

O Bom Pastor. Pintura por Jean Baptiste de Champaigne.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1f/Champaigne_shepherd.jpg

 

O que disse Kardec sobre as polêmicas espíritas.

 

Wellington Balbo

 

Polêmicas vez ou outra visitam o cenário espírita. Natural, porquanto Kardec não abordou tudo e apenas levantou o véu do mundo invisível. Muitas coisas ficaram sem respostas e as gerações que sucederam Kardec deveriam dar seguimento à sua obra, vasculhando informações para elucidar mais leis que regem os dois mundos. De tal modo,  temas que na época não foram ventilados por Kardec, entram em pauta e suscitam opiniões das mais diversas e divergentes.

Não raro desentendimentos...

Apometria, colônias espirituais, reuniões públicas abertas ou fechadas... Iríamos longe e poderíamos passar três páginas ou mais citando temas que são motivos de polêmica no seio do movimento espírita. 

Mas, como, então, resolver a polêmica? Quem tem razão? Qual o caminho mais seguro a percorrer?

Não obstante a impossibilidade de falar sobre tudo, Kardec deixou um legado quanto ao que se deve fazer no tocante às polêmicas espíritas.

 Sua diretriz está na Revista Espírita, abril de 1864, e diz que a força do Espiritismo reside no controle universal do ensinamento dos Espíritos.

Não há um indivíduo com força para dar a palavra final sobre Espiritismo, porque a força está no ensinamento de muitos Espíritos e a análise irrestrita da lógica e coerência das informações.

A ideia de Kardec é muito interessante pois tira a responsabilidade de apenas um ser, seja encarnado ou desencarnado, de dar o veredicto, se é, aliás, que podemos assim chamar.

Segundo Kardec, no que concerne às polêmicas espíritas, a palavra final será dada por muitos Espíritos com base neste controle universal. As ideias precisam estar casando e com conexão para que algo seja admitido como máxima espírita. Ao homem, ou aos grupos de homens, cabe a análise e reflexão em torno do que está chegando dos Espíritos no que concerne aos mais diversos assuntos. Ou seja, é um trabalho em conjunto e que deverá, também, ter a pesquisa de campo e a observação para comprovar a teoria e as informações advindas dos Espíritos.

A análise do que dizem os Espíritos, aliás, é fundamental. O próprio Kardec refez alguns pontos de vista e modificou informações constantes em O livro dos Espíritos. Basta verificar a questão que envolve a possessão.

Um outro ponto que gostaria de tocar:

Podem ter aqui e alhures muitas informações soltas dadas por diversos Espíritos por meio de médiuns que se desconhecem e em épocas diferentes. O segredo está em catalogar essas informações, verificar sua unidade, uni-las e prosseguir no trabalho a visar o progresso da ciência espírita.

Apenas para fins didáticos e sem ideia de fechar questão trago um exemplo: suponhamos que existam dúvidas quanto a existência de colônias espirituais. Uma das formas de verificar a autenticidade desta informação transformando-a, realmente, em conceito espírita é realizar uma pesquisa quanto às comunicações dadas em diversas épocas da humanidade por diversos médiuns. Reune-se o material que está solto e promove-se, então, o trabalho para constatar se a ideia é ou não possível.

De fato que não é uma tarefa fácil, mas perfeitamente exequível e importante para que o Espiritismo prossiga em sua marcha progressista.

Pensemos nisto.

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. “O bom-senso encarnado”, segundo Camille Flammarion.

 

Divaldo Franco na Europa

Winterthur, 19 de maio de 2018

 

Na manhã de 19 de maio de 2018, agora na Suíça, em Winterthur, Divaldo Franco iniciou o seminário anual de Pentecostes. Neste ano o tema foi “Seja Feliz Hoje”. Inicialmente foi projetado um vídeo sobre a vida e a obra de Divaldo Franco, em seguida a plateia foi agraciada com a bela voz de Mauricio Virgens, interpretando Ave-Maria, antecedendo a fala do querido orador.

Divaldo Franco, o Trator de Deus, segundo Chico Xavier, iniciou afirmando que a felicidade é uma ave ligeira que sempre voa de um lado para o outro, e quando pensamos possuí-la, ela escapa de nossas mãos e vai pousar mais adiante. Após esta introdução, o querido amigo Dr. Juan Danilo saudou os presentes e os internautas em nome da Mansão do Caminho, discorrendo sobre a doação e o amor que é dispensado a todos que buscam aquela veneranda instituição educacional, afirmando que amar e servir é, sem dúvida, o caminho para ser feliz.

Reassumindo a exposição, Divaldo optou por trazer narrativas de experiências próprias, apresentando a belíssima história do menino indiano Tamil, e de seu encontro com Sathya Sai Baba (1926-2010), guru indiano e um dos mais famosos e influentes líderes religiosos de seu país, evidenciando o amor em ação, e de como sementes do bem geram frutos de felicidade, tocando profundamente a todos. Realmente, e sem a menor dúvida, cada indivíduo pode plantar estas sementes de amor, porque é capaz, se assim o desejar.

A felicidade não são as breves alegrias, mas é a sementeira para toda a vida, por isto Jesus afirmou não ser a felicidade deste mundo, mas ela começa neste mundo através da semeadura. O homem moderno está rico de teoria e vazio de realidade. Desenvolveu, aprendeu e sabe trabalhar os instrumentos delicados da tecnologia, mas não consegue equacionar as suas próprias emoções.

Aprofundando o tema, o nobre conferencista, citando o médico psiquiatra e professor Emilio Mira y Lopez (1896-1964), adentrou-se pelo campo dos quatro gigantes da alma, a Rotina, a Ansiedade, o Medo e a Solidão. Trabalhou cada um destes gigantes, evidenciando-os na vida de qualquer ser humano, apresentando exemplos ricos, permitindo que cada um se colocasse nas situações expostas, de forma cristalina, contribuindo para que todos saíssem enriquecidos com grandes aprendizados para a vida.

Tudo o que for plantado hoje, amanhã estará florindo, espinhos ou flores. Ao plantar rosas, mesmo que os espinhos firam as mãos, o perfume sempre compensará. A felicidade é um estado natural de Deus com cada criatura. Pode-se ser feliz hoje, afirmou Divaldo. Trata-se de uma questão mental, é um estado de alma, cada ser humano pode reverter estados negativos através do pensamento e criar este estado de plenitude, de felicidade.

Finalizando o primeiro dia do seminário, bem-disposto e humorado, mesmo após ter falado por seis horas com pequenos intervalos, Divaldo incentivou a todos, relatando alguns diálogos seus com a benfeitora Joanna de Ângelis sobre as relações da criatura humana e o sofrimento. Esses diálogos sempre o motivam a amar e, por extensão, motivou os presentes, asseverando que ninguém se arrependerá por perdoar e amar.

É incrível e quase inexplicável, mas o Trator de Deus, no auge de sua “adolescência”, ainda convidou aos que o escutavam para uma atividade de perguntas e respostas a ser efetivada após duas horas e meia de intervalo, na sede do GEAK, em Winterthur. Quem é que aguenta acompanhar este ritmo?

Texto e fotos: Ênio Medeiros

Revisão e adaptação: Paulo Salerno

 

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Divaldo Franco na Europa

Winterthur, 19 de maio de 2017

Na noite de sábado, 19 de maio de 2018, Divaldo Franco, atendendo ao convite dos amigos do Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec – CEEAK, de Winterthur, na Suíça, participou de um encontro informal com os trabalhadores espíritas, uma oportunidade de elucidativas reflexões.

A exposição do tema ficou sob a responsabilidade do querido amigo Juan Danilo que discorreu sobre o inesquecível diálogo de Pedro com Jesus, questionando sobre o número de vezes que deveria perdoar as ofensas, adentrando-se na tão debatida questão do perdão, ainda pouco vivenciada. A proposta psicológica do perdão, afirmou Juan Danilo, é a mesma da reencarnação. Facilmente o indivíduo fica sem a relativa paz adquirida em razão da sua fragilidade moral, pelo passado de equívocos que carrega.

Descobrindo mais e melhor a sua realidade espiritual, a criatura humana deixa de reagir tanto e começa a agir um pouco mais pela compreensão alcançada, por mínima que seja. A reforma íntima, afirmou, requer um olhar aprofundado nas ferramentas que a codificação da Doutrina Espírita oferece. A fé raciocinada, a oração e o autoconhecimento são ferramentas oferecidas pelo Espiritismo.

Encerrando sua exposição, Juan Danilo afirmou que errar faz parte da vida dos indivíduos, porém, jamais deve desistir, afinal está caminhando, evoluindo, e todo aquele que caminha está sujeito a tropeços, buscando sempre se educar. Muito aplaudido pelos presentes que o receberam com alegria efusiva, o expositor os cativou através de sua abordagem simples e profunda.

Na sequência, Divaldo Franco passou a responder as questões formuladas sobre assuntos diversos. Suas respostas, enriquecidas com relatos riquíssimos, sensibilizaram pela beleza dos detalhes. A experiência de Divaldo é impressionante. Construída através de uma vida dedicada à divulgação e à vivência do Evangelho de Jesus, Divaldo Franco é um manancial caudaloso de conhecimento enriquecido por uma longa jornada que lhe permite falar ao coração. Assim foi encerrada a noite, após um longo dia de atividades. E o semeador? Saiu a semear...

Texto e fotos: Ênio Medeiros

Revisão e adaptação: Paulo Salerno

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Palestra Espírita Musicada

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra espírita musicada com Sílvia Torres (Sonasfly), que vem dos Açores.

 

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 25 de Maio de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

 Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 Encontro Fraterno

Praia do Forte, BA

 

(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

 Espetáculo musical  Beneficente

Lisboa, Portugal

 

Amiga/o

 

Venho novamente informar/convidar à participação no nosso espetáculo musical, próximo domingo, 27 de maio, no Forum Roma, Avª de Roma, Lisboa.

 

Este evento destina-se à angariação de fundos que nos permitam dinamizar mais as ações de solidariedade que se dirigem a cerca de 100 famílias carenciadas de Lisboa.

 

O seu donativo e a sua presença são muito importantes para todos.

 

Os músicos que irão atuar fá-lo-ão gratuitamente.

 

Os bilhetes podem ser adquiridos na FNAC, na Worten e outras bilheteiras habituais e on-line, ou nas nossas instalações Rua da Bempostinha, nº19 B, Lisboa.

 

Partilhe também este e-mail entre os seus amigos e contactos. 

 

Esperamos por si.

 

Bom domingo 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 


Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal envia a palavara "CANCELAR" para e-mail [email protected] , pelo que muito agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

 Palestra programada para o CELD

Cabo Frio, RJ

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

31º. Encontro Espírita sobre A Vida e a Obra de Léon Denis.  Cabo Frio, RJ

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Palestra no C.E. Antonio de Pádua

Palmital, SP

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]]

 

 Palestra programada para “O Semeador”

Catanduva, SP

Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.

http://emailmarketing.candeia.com/accounts/3442/messages/1774/openings/22032?envelope_id=562

http://candeia.com/semeador/anuncios/palestras/maio2018/24/imgs_0.jpg

 

http://candeia.com/semeador/anuncios/palestras/maio2018/24/imgs_2.jpg

 

http://candeia.com/semeador/anuncios/palestras/maio2018/24/imgs_3.jpg

 

Programação no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

Prezado(a), 

Solicitamos a necessária divulgação.

Fraternalmente.


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí  Mapa de Acesso

Piratininga - Niterói (RJ)

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

 

Palestra no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP  

 

 

(Informação recebida em mail de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Mensagens Gotas de paz

 

 

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

Se você não quiser receber mais nossas mensagens clique aqui

Para maiores Informações [email protected]

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

 Kardec Rádio

EUA

http://r20.rs6.net/on.jsp?ca=afd075c6-b8d8-4475-8157-b9382da52c5f&a=1106449308061&c=84589150-617d-11e3-87fd-d4ae527b8053&ch=85852a70-617d-11e3-8829-d4ae527b8053

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

http://files.constantcontact.com/d99948d9101/7e0ac8df-ee0c-4903-a2bb-d63e475931ab.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

Connect with us

FacebookTwitterInstagram

 

Kardec Radio | 4280 Henninger Court, Suite I, Chantilly, VA 20151

 

 Boletim do CEI

2º. Trimestre em Português

Estimados Amigos,

 

o Boletim relativo ao trimestre 2 (versão em português) está disponível para download:

http://cei-spiritistcouncil.com/isc-newsletter-issue-66-2018-2/

 

Queiram, por favor, divulgar junto dos vossos contactos.

Com gratidão,

 

--

 

Boletim Informativo | Newsletter

[email protected]

 

 

 

Revista  Eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 506

TRÊS LAGOAS/MS – 21 A 28/MAIO/2018

https://infopanespirita.wordpress.com/

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

 

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BELA VISTA / BRÁS / CARANDIRU / CENTRO / CHÁCARA MAFALDA
 CIDADE ADEMAR / IPIRANGA / ITAQUERA / JAÇANÃ
JARDIM BRASIL / JARDIM PREVIDÊNCIA / JARDIM SÃO PAULO / LAPA
MANDAQUI / MORUMBI / PARADA INGLESA / PARQUE EDU CHAVES
PARQUE VITÓRIA / PONTE RASA / SANTANA / SÃO MIGUEL PAULISTA
TATUAPÉ / TUCURUVI / VILA ARICANDUVA / VILA AURORA
VILA BARUEL / VILA CARRÃO / VILA EMA / VILA FORMOSA / VILA GUSTAVO
VILA MARIA ALTA VILA MAZZEI / VILA MEDEIROS / VILA MUNHOZ / VILA RÉ
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/ 

 

SÃO PAULO INTERIOR

ARAÇATUBA / ARAÇOIABA DA SERRA
ASSIS /  AURIFLAMA / AVARÉ / BARUERI / BAURU / BEBEDOURO
 BOITUVA / BURITAMA / CAMPINAS / CATANDUVA / ECHAPORÃ
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/
FERNANDÓPOLIS / FRANCA / GETULINA /  GUARULHOS / ILHA SOLTEIRA
ITANHAÉM / ITATIBA / JACAREI / JALES / JAU / JUNDIAÍ / MARÍLIA  
MARINÓPOLIS / MAUÁ /NEVES PAULISTA / NOVA ODESSA / NOVO HORIZONTE
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/
OSASCO /OSVALDO CRUZ / PALMITAL / PEDRO DE TOLEDO / PENAPOLIS
 PERUÍBE / PIRASSUNUNGA /PRESIDENTE PRUDENTE /RIBEIRÃO PIRES
SALTO / SALTO DE PIRAPORA / SANTA FÉ DO SUL / SANTO ANDRÉ / SANTOS
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

 SÃO BERNARDO DO CAMPO

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO /SOROCABA / VINHEDO / VOTORANTIM

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL

BARRA DA TIJUCA BENTO RIBEIRO / COLÉGIO
COPACABANA / MEIER / QUINTINO / RIO COMPRIDO / TIJUCA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR

ANGRA DOS REIS / ARARUAMA

BELFORD ROXO / CABO FRIO / NITERÓI / NOVA FRIBURGO  

NOVA IGUAÇU / PETRÓPOLIS /  PINHEIRAL / SEROPÉDICA / TERESÓPOLIS

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPIRITO SANTO

CARIACICA / CASTELO / VILA VELHA / VITÓRIA

MINAS GERAIS

CONTAGEM / LEOPOLDINA / PEDRO LEOPOLDO

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/ 

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA

BALSA NOVA / BANDEIRANTES / CAMBÉ
 CURITIBA / IBIPORÃ / JACAREZINHO / LONDRINA
MARINGÁ / RIO NEGRO / ROLÂNDIA / SERTANÓPOLIS / UMUARAMA

RIO GRANDE DO SUL

BENTO GONÇALVES / OSÓRIO / SANTO ÂNGELO

SANTA CATARINA

BARRA VELHA / ITAJAI / JOINVILLE

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL
 BRASÍLIA / CEILÂNDIA

MATO GROSSO

 CUIABÁ

MATO GROSSO DO SUL

 BATAGUASSU / CORUMBÁ / DOURADOS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA

CAMAÇARI / FEIRA DE SANTANA
 JEQUIE / SALVADOR / SÃO ESTEVÃO / VITÓRIA DA CONQUISTA

PERNAMBUCO

RECIFE

SERGIPE

ARACAJU / ITABAIANA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

MARANHÃO

 SÃO LUIS

PARAÍBA

 JOÃO PESSOA

RIO GRANDE DO NORTE

MOSSORO / NATAL

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

RONDÔNIA

 ROLIM DE MOURA

RORAIMA

BOA VISTA

TOCANTINS

ARAGUAÍNA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

DINAMARCA

COPENHAGEM

ESPANHA

 BARCELONA

ESTADOS UNIDOS

 ASTORIA NY
LONG BRANCH NJ / MOUNT VERNON NY / NEWARK NJ 
NEW YORK / PEABODY MA / WESTBOROUGH MA

FRANÇA

PARIS

INGLATERRA

LONDRES (angela stewart / Sergio villar)

PANAMA

CIDADE DO PANAMÁ

PORTUGAL

LISBOA / PORTUGAL (vansan /Celina sobral)

SUIÇA

 CHUR

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

 

IRMÃOS ZANOLI – palestra e música 

http://irmaoszanoli.blogspot.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA 

 http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

REVISTA O CONSOLADOR 

http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html
 
solicitar exclusão:
[email protected]
 

 

 

3º. Chá Beneficente do C.E. Esperança e Caridade

Araçatuba, SP

 

 

(Com informações de Katia Calciolari)

 

Registrando o progresso

Ao receber a incumbência de lavar a louça, Márcia se mostrou contrariada. Afinal, disse, não gosto de fazer serviços chatos.

A avó, que estava próxima, a envolveu pelos ombros, com delicadeza, e a convidou a seguir para a cozinha.

Logo, a senhora passou a elogiar tanta coisa bonita naquele ambiente. E a menina não conseguia entender o que a avó queria, até ela começar a narrar:

Quando eu tinha a sua idade, a cozinha de minha casa era muito diferente. Como não havia água encanada, era preciso tirá-la do poço.

No início fazíamos isso com balde, puxado com corda, o que exigia grande esforço. Depois, para alegria minha e dos meus irmãos, foi instalada uma bomba manual.

Fazíamos rodízio para bombear e ver quem fazia o depósito de água transbordar.

Para lavar a louça, com uma caneca pegávamos a água do depósito para encher duas bacias grandes, que ficavam sobre uma mesa de madeira.

Uma bacia era para água quente e era preciso antes, esquentar a água no fogão, para depois ensaboar louças e panelas com sabão de pedra feito em casa. Na outra bacia colocávamos água fria, para enxaguar.

As panelas eram de alumínio, mas por falta de um produto adequado, precisavam ser areadas com areia e sabão de pedra para ficarem brilhantes.

As louças eram guardadas em uma prateleira, forrada com papel colorido.

Olhe para esta cozinha, filha: a torneira que traz a água quente ou fria, parece uma joia de tanto que brilha; o detergente é perfumado; a pia é de mármore polido; os armários branquinhos, com portas, e a mesa é de vidro.

Um luxo! Esta cozinha, comparada com a que eu tinha que limpar na sua idade, mais parece ser de um castelo de princesa.

As coisas progrediram muito. E, veja, nem se passou tanto tempo!

*   *   *

Nossas crianças precisam desse intercâmbio com as gerações anteriores.

Quem recebe o mundo tal qual se encontra, com tantos avanços, sequer imagina a diferença no modo de vida que separa as gerações.

Diálogos entre pais e filhos, avós e netos podem aproximá-los dessa realidade, fazendo-os valorizar as facilidades que o progresso nos trouxe em tão pouco tempo.

Pouco mais de quinhentos anos separam muitos traços medievais da realidade atual.

Quinhentos anos que permitiram aos seres humanos uma nova visão acerca de conhecimentos, que naqueles tempos viviam encurralados entre poucos beneficiários.

Apenas quinhentos anos permitiram que as conquistas da Ciência desfizessem tabus, tolas crenças, superstições e preconceitos, que tantos sofrimentos causavam.

Quinhentos anos levaram os homens à compreensão da necessidade de higiene, de prevenção e saneamento básico como defesa da saúde pessoal e coletiva.

Quinhentos anos separam o isolamento decorrente das distâncias, pelo intercâmbio imediato entre todos os pontos da Terra.

Registrando tantas conquistas, importante fazermos frequentes observações, junto às gerações mais novas, quanto à necessidade de avançarmos também nas conquistas morais.

Busquemos conquistar respeito, fraternidade, compreensão, amizade, perdão, humildade e amor, que farão de todos nós, homens e mulheres de bem, conforme o Evangelho de Jesus nos propõe.

Redação do Momento Espírita.
Em 19.5.2018.

 

(Copiado do site Feparana)

 

Na roça. Óleo sobre tela por Benjamim Parlagreco.

Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

Criação da Vovó. Óleo sobre tela de Oscar Pereira da Silva

Exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Interior bretão. Óleo sobre tela por Dario Villares Barbosa.

Exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]