Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 05 de março de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/05-03-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

03-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/03-03-2018.htm

02-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/02-03-2018.htm

01-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/01-03-2018.htm

28-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/28-02-2018.htm

27-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/27-02-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

DVD de Seminário :Diálogo com os Espíritos”- Suely Caldas Schubert

http://www.febeditora.com.br/departamentos/dvd-dialogo-com-os-espiritos-tecnica-e-recursos/#.Wpx4emrwbIU

 

Jesus e dificuldade

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Palavras de Vida Eterna. Lição nº 56. Página 129.

 

"... Não se vos turbe o coração...”. João, 14:27.

 

Jesus nunca prometeu aos discípulos qualquer isenção de dificuldades, mas com freqüência reclamava-lhes o coração para a confiança.

No cenáculo, descerrando, afetuoso, o coração para os aprendizes, dentre muitas palavras de esperança e de amor, asseverou com firmeza:

- “Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.

Pacificava o ânimo dos companheiros timoratos, entre quatro paredes, sabendo que, em derredor, se agigantava a trama das sombras.

Lá fora, Judas era atraído aos conchavos da deserção; sacerdotes confabulavam com escribas e fariseus sobre o melhor processo de enganarem o povo, para que o povo pedisse a morte d’Ele; agentes do Sinédrio penetravam pequenos agrupamentos de rua açulando contra Ele as forças da opinião;  perseguidores desencarnados excitavam o cérebro dos guardas que o deteriam no cárcere, e, quantos Lhe seguiam a atividade, regurgitando ódio gratuito, prelibavam-Lhe o suplício...

Jesus, percuciente, não desconhecia a conspiração das trevas...

Entretanto, lúcido e calmo, findo o entendimento com os irmãos de apostolado, dirige-se à oração no jardim, para, além da oração, confiar-se aos testemunhos supremos...

Não procures, assim fugir à luta que te afere o valor.

Aceita os desafios da senda, como quem se reconhece chamado a batalhar pela vitória do bem, com a obrigação permanente de extinguir o mal em nós mesmos.

E não apeles para o Senhor como advogado da fuga calculada ao dever.

Lembra-te de que o Mestre a ninguém prometeu avenidas de sonho e horizontes azuis na Terra, mas, sim, convicto de que a tempestade das contradições humanas não poupariam a Ele próprio, advertiu-nos, sensatamente:

- “Não se vos turbe o coração”.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Judas, á direita, retirando-se da Última Ceia. Pintura por  Carl Bloch

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Judas_Iscariot#/media/File:The-Last-Supper-large.jpg

Quadro intitulado “A agonia no Jardim do Getsêmani. ”. Óleo sobre tela por El greco.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:El_Greco_019.jpg

 

A importância do auto-amor

 

Jerônimo Mendonça, orador mineiro, era um otimista. Suas palavras consolaram milhares de pessoas. Nasceu saudável e fisicamente perfeito, mas na fase adulta a vida lhe trouxe enormes dissabores físicos:

Ficou cego dos dois olhos;

 

Sofreu paralisia total do seu corpo, o que o obrigava a proferir suas palestras sobre uma maca;

 

Acrescente a estes desafios o fato de sentir imensa dor no peito, conseqüência de angina. Para atenuar sua dor, amigos colocavam sobre o seu tórax um saco com 30 quilos de areia.

 

Jerônimo tinha tudo para ser infeliz. Mas, altamente espiritualizado, foi um exemplo de vida digna e com significado. Não obstante suas dores, ele aprendeu a se auto-amar.

 

A seguir um dos seus textos, pois além de ser orador, era escritor (por ser cego, ditava seus textos):

 

        “O homem mais infeliz, é aquele que perde o senso de autocrítica. Senão vejamos:

        Há quem lastime não ter uma mansão para residir, no entanto milhões estão dormindo debaixo de pontilhões abandonados.

        Há quem reclame, em lágrimas, não ter podido comprar o carro do ano, ao passo que muitos jazem parafusados ao leito da paralisia.

        Há quem não se conforme com o bairro humilde em que reside, enquanto centenas de criaturas superlotam os presídios.

        Há quem censure a mesa frugal, enquanto milhões de outros irmãos revolvem as latas de lixo à procura de algo para amenizar a fome do estômago atormentado.

        Existem aqueles que dizem não suportar o clima de determinada cidade, sem se lembrarem, contudo, daqueles que suportam na pele o chamado “fogo selvagem”.

        Muitos mostram defeitos em seus patrões, enquanto centenas de outros irmãos não dispõem de saúde para trabalhar.

        Muitos lamentam não poder renovar o guarda-roupa e as sapateiras, enquanto centenas de outros irmãos andam maltrapilhos e descalços, pisando duras pedras pelos caminhos.

        Há quem diga não suportar leves dores de cabeça, olvidando aqueles que se encontram soterrados na loucura.

        Há quem se impaciente com um simples terçol, enquanto milhões de outros irmãos padecem na cegueira dolorosa.

        Outros declaram não suportar o companheiro insensato, ou a esposa infeliz, enquanto milhões de irmãos padecem a prova da solidão.

        Pense em tudo isso e certamente,  a essa hora a sua dor terá desaparecido”.

 

Jerônimo Mendonça foi um exemplo de pessoa otimista. Mas, com tanto sofrimento, como  ele conseguiu este intento? Desenvolvendo e vivenciando o auto-amor.

 

 

ASSISTA VÍDEO DA BELA PALESTRA COM O ORADOR ESPÍRITA

 JERÔNIMO MENDONÇA EM ITAPETININGA

ACESSE: https://www.youtube.com/watch?v=8OhW-ZKzR58

 

 

 

O Resgate Histórico de A Gênese-

Síntese do Seminário de São Paulo

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

O Seminário “150 anos de A Gênese - O Resgate Histórico”, desenvolvido no dia 4 de março, pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP), em parceria com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro, Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE) e Site Autores Clássicos Espíritas, teve como expositora Simoni Privato Goidanich. Esta se reportou às pesquisas contidas no seu livro “El legado de Allan Kardec”, editado em outubro de 2017 na Argentina, e, lançado neste Seminário, em português, editado pela USE-SP e pelo CCDPE.1

           A prece de abertura foi proferida por Sandra Moraes (Amazonas) e a de encerramento por Heloísa Pires.

Louvamos a iniciativa da Confederação Espírita Argentina que no ano de 2017 editou A Gênese, de Allan Kardec, traduzida para o espanhol da 1a edição francesa de 1868; apoiou e editou o livro “El legado de Allan Kardec”; e teve a iniciativa de levar o alerta e informações das providências para reunião do Conselho Espírita Internacional, ocorrida em Bogotá em outubro de 2017. Destacamos que Gustavo N. Martínez, presidente da Confederação Espírita Argentina, não podendo comparecer ao evento de São Paulo, encaminhou atenciosa carta para a presidência da USE-SP.

O evento foi aberto pela presidente da USE-SP Júlia Nezu Oliveira, seguindo-se a exposição feita pela convidada, o lançamento de O legado de Allan Kardec, em português, e, um painel, com atuação dos representantes das quatro entidades promotoras e perguntas emanadas do plenário, contando com nossa coordenação.

Na apresentação de Simoni e no painel vieram à tona fatos sobre as alterações ocorridas na 5ª edição francesa (1872) de A Gênese. Na pesquisa documental da autora fica claro que as alterações do texto publicado por Kardec em La genèse foram feitas na quinta edição, registrada apenas em dezembro de 1872, ou seja, mais de três anos depois da desencarnação do Codificador. As quatro edições registradas por Kardec, datadas de 1868, têm o mesmo conteúdo e são a versão definitiva da obra.1

No livro objeto desse Seminário ficam evidentes as alterações de propósitos da Sociedade Anônima para a Continuação das Obras Espíritas de Allan Kardec, e, também na linha editorial da Revista Espírita. O livro O legado de Allan Kardec reúne informações e documentações sobre as primeiras décadas em seguida à desencarnação de Allan Kardec, sendo um rico repositório da história do movimento espírita francês. Avulta o valor de Amélie Boudet, Léon Denis, Gabriel Delanne e Berthe Fropo.

Além da iniciativa pioneira da Argentina, em fevereiro de 2018 foi lançada a versão original de A Gênese, em francês, pelo Movimento Espírita Francofônico. Há providências editoriais correlatas no Uruguai e Colômbia. Em nosso país, com exceção de edição do Centro Espírita Léon Denis, do Rio de Janeiro, todas as edições de A Gênese são traduções da 5ª edição francesa (1872), exatamente a que altera as edições iniciais feitas Kardec. Em nossos dias há informações de que várias editoras brasileiras estariam providenciando traduções das edições francesas (1ª. a 4ª.) de A Gênese

Fato inusitado no transcorrer do Seminário, foi a informação feita por Fernando Porto, responsável por um Departamento da USE-SP, de que a tradução para o esperanto de A Gênese, lançada pela Editora da FEB no ano de 2003, adotando a 5ª. edição francesa, e, além disso, elimina também a última e significativa frase do item 66 do capítulo XV: “ Jesus, pois, teve, como todo homem, um corpo carnal e um corpo fluídico, o que é atestado pelos fenômenos materiais e pelos fenômenos psíquicos que lhe assinalaram a existência.”2,3

Também marcante foi a comunicação do vice-presidente da Federação Espírita do Amapá e membro do Ministério Público Manoel Felipe Menezes da Silva Júnior sobre o texto jurídico de autoria dele e do dr. Auriney Uchoa de Brito, doutor em Direito, professor de Direito e vice-presidente da OAB-Amapá, a propósito de estudos relacionados com direito autoral, direito moral e estudo comparativo com legislação francesa da época de Kardec.

Esse Seminário da USE-SP representou um momento criativo e histórico para se comemorar o sesquicentenário de A Gênese, sendo um passo importante para se assegurar a fidedignidade das obras do Codificador.

A propósito de alterações e/ou deturpações, não cabem incriminações, mas o compromisso de se restabelecer fatos e textos autênticos. O importante é que surjam edições em português a partir de traduções das edições de A Gênese registradas por Allan Kardec.

Torna-se oportuna a lembrança da obra Na hora do testemunho (Ed. Paideia), uma parceria de Herculano Pires com Chico Xavier, em que se denuncia um triste incidente ocorrido no meio espírita brasileiro: a adulteração de O Evangelho segundo o Espiritismo, levada a efeito por uma editora, em julho de 1974. Destaca Herculano Pires: “O médium Francisco Cândido Xavier, apesar de sua costumeira isenção em polêmicas doutrinárias, acabou manifestando-se contra a adulteração e tomou posição firme e clara na defesa dos textos de Kardec. A maioria dos chamados líderes espíritas não se manifestou. A hora do testemunho provara mal, revelando a falta de convicção da maioria absoluta, e portanto esmagadora, do chamado movimento espírita brasileiro. Mas os resultados foram se manifestando mais tarde, com um crescente interesse do meio espírita pelas obras de Kardec em edições insuspeitas.”4

Após a síntese do Seminário, passamos a realçar o significado de A Gênese para o momento atual, apontando como imprescindível o estudo dessa Obra Básica, não apenas de textos comparativos de edições, mas do significativo conteúdo geral do livro.

Com A Gênese completa-se o quinto volume das chamadas Obras Básicas da Codificação. Kardec discorre sobre questões destacadas no subtítulo: os milagres e as predições segundo o Espiritismo; e analisa a Gênese de acordo com as leis da Natureza e a interpretação espírita.

Realçamos a importância do capítulo “Fundamentos da Revelação Espírita”, onde Kardec faz abordagens fundamentais e de onde destacamos a significativa colocação: "[...] o que caracteriza a revelação espírita é que a sua origem é divina, que a iniciativa pertence aos espíritos e que a elaboração é o fruto do trabalho do homem” (Cap. I, item 13).3 Essa afirmação mostra a responsabilidade dos encarnados, notadamente nas condições de liderança, gestão nas instituições e as ações do movimento espírita. O Mundo Espiritual orienta, mas as decisões dependem de nossas escolhas.

No livro recém lançado de Simoni Privato Goidanich há o alerta: “A responsabilidade ante o legado de Allan Kardec é de todos os espíritas, e cada um herdará as consequências de seus atos e de suas omissões”.1

É o que ocorre nesse momento quando se manifestam espíritas preocupados com a fidelidade à obra de Kardec e com o movimento espírita.

O Codificador discorre sobre a relação entre Espiritismo e Ciência e realçamos o seu cuidado no tratamento de temas relacionados com as diversas áreas do conhecimento, sem detalhá-los em demasia, fazendo com que sua obra seja atual e não ultrapassada.

O antigo professor Rivail, intelectual e inspirado, analisou o desenvolvimento do planeta e da civilização procedendo a uma analogia dos chamados dias bíblicos com os períodos geológicos e de maneira totalmente diferenciada das religiões tradicionais. E comenta a posição da Terra no amplo contexto do Cosmo.

Na Introdução, Kardec comenta é “um complemento das aplicações do Espiritismo, de um ponto de vista especial”. Assim, se em O evangelho segundo o espiritismo o Codificador destacou o ensino moral, em A Gênese ele comenta que “os fatos relatados no Evangelho e que foram até agora considerados miraculosos, pertencem, na sua maioria, à ordem dos fenômenos psíquicos, isto é, os que têm como causa primeira as faculdades e os atributos da alma” (Cap. XV, item 1).3

O perispírito é abordado em vários capítulos do livro, clareando explicações sobre os fenômenos mediúnicos, os chamados “milagres” e as aparições de Jesus, descortinando-se o mundo espiritual.

Afirma que “Jesus teve, como todo homem, um corpo carnal” (Cap. XV, item 66)3 e trata da polêmica sobre o desaparecimento do corpo no item 67, eliminado na 5ª. edição francesa.1,3

No capítulo XV aponta: “O maior milagre que Jesus operou, o que verdadeiramente atesta a sua superioridade, foi a revolução que seus ensinos produziram no mundo, malgrado a exiguidade dos seus meios de ação” (item 63).3                   

A transição planetária é apreciada nos capítulos “As predições segundo o Espiritismo” e “Os tempos são chegados”, e alerta que ainda “falta um imenso progresso a realizar: o de fazerem reinar entre eles a caridade, a fraternidade e a solidariedade, para assegurar o bem-estar moral.” A partir da expectativa dos tempos chegados e de uma era nova, nada mais pertinente do que se estudar o livro A Gênese.

A USE-SP lançou em 1975 a Campanha Comece pelo Começo, e agora lança o brado do resgate histórico de A Gênese. No sesquicentenário de A Gênese é o momento de valorizarmos a citada Campanha que enfatiza a necessidade do estudo das obras do Codificador Allan Kardec.

Referências:

1)      Goidanich, Simoni Privato. O legado de Allan Kardec. 1.ed. São Paulo: USE/CCDPE. 2018. 447p.

2)      http://www.febnet.org.br/ba/file/livro%20em%20esperanto/lagenezo.pdf; acesso em 04/03/2018.

3)      Kardec, Allan. Trad. Sêco, Albertina Escudeiro. A gênese. 3.ed. Rio de Janeiro: Ed. CELD. 2010. 488p.

4)      Xavier, Francisco Cândido; Pires, José Herculano. Na hora do testemunho. 1. ed. São Paulo: Paidéia. 1974. 120p.

 

Seminário: Resgate Histórico de A Gênese. Mesa do painel com a expositora Simoni, os representantes das

entidades parceiras, promotora do evento e coordenação de César Perri.

Júlia Nezu, presidente da USE/SP, promotora do Seminário Resgate Histórico de A Gênese, faz a abertura do evento.

Mesa composta pela expositora Simoni Privato Goidanich, representantes de federativas estaduais, AJEs e ABRAPE.

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Nós e os Bichos

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema "Nós e os Bichos", tema que abordará a evolução da alma e visão espírita dos seres inferiores da criação.

 

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 9 de Março de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

(Informações recebidas em email de António Luís [[email protected]])

 

Programção do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP


Obs.: - Se não deseja receber esta noticia semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected] , pelo que muito agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informações do em emails do CEAK e de  João Marchesi Neto )

 

Programação no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

A Seara também está no Facebook: aqui

--

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço.



Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:
www.searajoannadeangelis.org.br

 

Projeto Manoel Philomeno de Miranda

Salvador, BA

 

 

Mansão do Caminho

 

Endereço: Rua Jayme Vieira Lima, 104 - Pau da Lima, Salvador - BA, 41235-000

 

Telefone: (71) 3409-8312 ou (71) 3409-8304

 

(Informações recebidas em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

Campanha pró busto de Kardec em praça de

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Clique aqui:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

Curso sobre “O Passe Espírita”

Campo Grande, MS

 

Curso - O Passe Espírita 

Local: Centro Espírita Discípulos de Jesus

 

https://fems.org.br/Registro.aspx?id=20180302064740&Tipo=eventos

 

 


http://fems.ip-zone.com/mailing-manager/domains/fems_ip-zone_com/files/img/cartaz-curso-o-passe-espirita-16128-.jpghttp://fems.mailrelay-ii.com/newsimg/227459/logo.gif

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestras programadas para

Marília, SP

Olá, amigos.

 

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de

Marília.

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 




​​

 

--

www.mariliaespirita.jor.br

 

(Informação recebida em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

Programação da UEM: II Festival de Luz

Pedro Leopoldo, MG

 

(Informação recebida em email de Jhon Harley Marques [[email protected]])

 

Vídeo aula “Bate-papo com espíritas de

Atlanta, EUA

Bate-papo com Atlanta/ EUA

Visualizar como página web

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1515763621/%24tpvckoy875i

 

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1519732684/%24tvv1gftrep

Olá ,

A videoaula "Bate-papo com espíritas de 🇺🇸  Atlanta/ EUA" já está disponível no KARDEC Play.

Compartilhe com seus colegas de estudos....

 

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1519732684/%24u4b2ucj91q

 

Bate-papo com espíritas de Atlanta/ EUA.

Pode o homem gozar de uma completa felicidade na Terra? Explica os itens 920 e 922 da obra "O Livro dos Espíritos", que trata da felicidade possível na Terra.

 

 

Assista um trecho desse "bate-papo", onde Cosme Massi explica os itens 920 e 922 de "O Livro dos Espíritos". 

 

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1516030883/%2450d2wdpqcva

 

Bons Estudos!

 

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1519732684/%241e6vvqufe2ij

O KARDEC Play é um projeto do IDEAK - Associação sem fins lucrativos, que destina toda a renda para Divulgação do Espiritismo no Brasil e no mundo.

 

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1509378699/%24vb1gzek0uq

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1509378699/%24u7i6d6ksiw9

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1509378699/%24ktwck37h7r

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/44685/1509378699/%24nj6wc8zbuu


Enviado por IDEAK - Instituto de Divulgação Espírita Allan Kardec | Associação sem fins lucrativos | Mantenedor dos projetos: KARDECPEDIA e KARDEC Play

www.ideak.com.br | www.kardecpedia.com | www.kardecplay.net

Se deseja não receber mais mensagens como esta, descadastre-se.

 

Palestra no C.E. Joana D’Arc

Osvaldo Cruz, SP

Amigos

 

Convidamos para palestra no Centro Espirita Joana D'Arc, em Osvaldo Cruz-SP (Av. Getulio Vargas, 1040)

no dia 08/03/2018, às 20 hs

 


​--

"A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros." (Allan Kardec)

(Informação recebida em email de edson-luis Silva [[email protected]])

 

 Peça teatral: Gandhi

Ribeirão Pires, SP

 

Peça teatral "GANDHI" com João Signorelli. Em cartaz desde 2003.

Objetivo: arrecadação de fundos para a sede definitiva do Recanto de Luz - Irmã Scheilla.

Todas as principais informações estão no próprio cartaz, mas alguns dados adicionais se fazem necessários:

-- Idade mínima para assistir a peça: 12 anos

-- Ingresso é de preço único (R$ 25,00). O valor cobrado em São Paulo é 3X maior; por isso, já é um excelente desconto.

-- Embora os ingressos sejam numerados, no dia é por ordem de chegada.

-- O Clube colocará o seu estacionamento com preço reduzido (R$ 10,00).

 

 

(Informação recebida em email de Fabio Dionisi - IPEA [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Bezerra de Menezes

Catanduva

 

 

(Informação recebida em emails de USE Intermunicipal Catanduva [[email protected]]; )

 

Ciclo de palestras no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

Março/2018

 

 

(Informação recebida em email de Manolo Quesada)

 

Palestra na Associação “Grupo Fraterno”

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cassio Branco de Araujo)

 

Programação de Conferências da CEA

Buenos Aires, Argentina

 

Viernes a las 19hs.

Visualizar en el navegador

https://gallery.mailchimp.com/f10e866941e380a3925514e5d/images/af26846a-623b-4064-b0ed-e0228ef6a5fe.png

https://gallery.mailchimp.com/f10e866941e380a3925514e5d/images/b2acbaa8-b096-4845-bcc8-412b00b317e7.png

 

Conferencias públicas de Marzo en la CEA

Los viernes a las 19 hs. 


09/03: “La Génesis” de Allan Kardec – 150 años
          
Gustavo Martínez


16/03: Caracteres de la revelación espírita.
          
Iris Quintans


23/03: Acerca de Dios y la naturaleza divina.
           Daniel Serra


Entrada libre y gratuita.

Te esperamos a las 19 hs. en nuestra sede:

Sánchez de Bustamante 463 - Buenos Aires

 


Si tenés alguna consulta, contestanos este mail y con gusto te auxiliaremos. 
 

 

 

Copyright © 2018 CEA, All rights reserved.
Estás inscripto en nuestra newsletter

Our mailing address is:

CEA

Sánchez de Bustamante 463

Ciudad Autónoma de Buenos Aires, - 1173

Argentina


Add us to your address book




preferencias o cancelar mails

Email Marketing Powered by MailChimp

https://ceanet.us3.list-manage.com/track/open.php?u=f10e866941e380a3925514e5d&id=afe1d66edc&e=d90e66aae3

 

 

Boletim Eletrônico da AME-Brasil

Acesse no link

 

Clique:

http://amebrasil.org.br/2017/news/marco_2018.html

 

 

 

 

 Mensagens Gotas de paz

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

unsubscribe

Para maiores Informações [email protected]

 

 

(Colaboração recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Clique aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

A culpa e o arrependimento

 

Aylton Paiva – [email protected]

 

 

      Conversava com o meu amigo José quando ele, de inopino, me disse:

      - Estou chateado... Falei umas coisas para minha mulher e num tom áspero e, agora, estou chateado. Arrependido. Como é difícil a gente viver bem, né?

      Falei-lhe:

      Você tem razão. Isso até já me levou a pensar muito e até a escrever sobre a questão.

      - É? Eu gostaria de ler o que você escreveu.

      - Fui até o escritório e trouxe a página escrita.

      - Leia, por favor.

      - Sim, respondi-lhe. Eu mesmo preciso ler e meditar muito sobre esse tema. Vamos lá. Iniciei a leitura:

      Todos nós desejamos estar em estado emocional de harmonia; é uma meta para o bem-estar, porém nem sempre isso é possível.

      Um estado que desestrutura o nosso emocional é a culpa.

      Para sentirmos a culpa, precisamos ter um padrão de comportamento que nós respeitamos e que é aceito e mesmo exigido pelo grupo social a que pertencemos e pela cultura social que nos envolve.

      Desta forma as infrações às normas morais, sociais e mesmo legais são variáveis no tempo, no espaço e entre as culturas..

      Embora essa diversidade há, porém, conceitos gerais sobre a culpa quando, por exemplo, praticamos atos que atentam contra o direito do próximo. Fere a sua integridade física, psicológica ou espiritual.

      No entanto, há certos condicionamentos que vêm desde a formação familiar de, sutilmente, despertar um sentimento de culpa quando não atendemos a interesses e mesmo exigências de familiares e, por conseqüência, de outras pessoas além do reduto doméstico.

      Quando praticamos um ato, pronunciamos uma palavra que depois de realizados  nos arrependemos deles e sentimos culpa, a nossa reação, em seguida é de:

      a) sentirmos que, como pessoa, não temos valor;

      b) justificarmos, a qualquer custo, o nosso comportamento;

      c) ser por demais doloroso e difícil examinarmos o comportamento tido como inadequado.

      É claro que o nosso comportamento deverá sempre adequado de maneira que não venhamos a ferir os direitos do próximo, no entanto, deveremos considerar que não somos ainda espíritos perfeitos, como nos diz o Espiritismo.

      Se constatarmos que agimos deliberadamente mal intencionados é óbvio que se imporá a devida reparação, pelo contato direto com o ofendido ou se foi algo mais grave teremos a dosagem da reparação pelas leis humana ou pela lei Divina.

      A culpa deve ser um estado emocional e mesmo sentimental que nos proporciona a avaliação daquilo que fizemos, de forma sincera e honesta.

      Com essa clareza de visão deveremos, então, agir no sentido da reparação do que não foi bem feito e aí,  “cada caso é um caso “.

      Assim pensando e agindo concluiremos que:

      a)  todos nós temos valor, independentemente dos possíveis atos inadequados que praticamos, pois somos espíritos em evolução;

      b) deveremos aceitar o nosso comportamento e, mesmo se agimos por impulso, reconhecê-lo com sinceridade e honestidade;

      c) por mais doloroso que seja, somente nos reequilibraremos emocional e sentimentalmente se admitirmos a prática daquele ato.

      Conseqüentemente, deveremos estar preparados para a reparação que a culpa nos indica.

      A culpa bem entendida é poderoso instrumento para o nosso aprimoramento, no entanto não deve ser confundida com aqueles estados que nós geramos e que nos levam à depressão ou aqueles que outras pessoas procuram nos inculcar para nos explorarem emocional e sentimentalmente.

      Quando alguém quer nos imputar a culpa deveremos fazer a análise racional se aquilo é verdade ou não. Se for, já sabemos o mínimo que nos compete fazer, se não for torna-se necessário mostrar para a pessoa a sua conduta exploradora e manipuladora.

      Terminei a leitura.

      - Você me dá uma cópia?

      - Claro, ela não é minha, pois o que aí está é uma síntese do que tenho lido em autores espíritas ou não.

      - Agora vamos para o exercício, que não é fácil – completou José.

      - Pois é, e agora José?

     

O arrependimento de Judas. Óleo por Simó Gómez.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:G%C3%B3mez,_Judes.JPG

 

Recomeçar sempre

 

Os dias turbulentos que vivemos na Terra exigem coragem interior para superá-los de maneira digna.

São atentados de toda a sorte, praticados inesperadamente em pontos jamais imaginados, fazendo com que a descrença e o desânimo se acerquem dos desavisados.

São abusos da ingenuidade de muitos, que estarrecem.

São aberrações em nome da arte, que confundem e assustam.

São dias de tormentas morais, desafios éticos, sacrifícios que se apresentam, testando a capacidade de nos mantermos em pé.

Frente a tantos desafios, muitas vezes nos fechamos para a realidade, pensando estar tudo perdido neste mundo.

Com isso, multiplicamos o número dos desanimados, dos pessimistas, chegando a cogitações extremas de desejar o afastar da vida.

Por mais que o mundo nos deixe perplexos com seus desatinos, cabe-nos manter o Cristo presente em nossas decisões.

Dessa forma, por maiores sejam as provocações; por mais difícil seja o levantar; por mais amargo seja o cálice a ser sorvido; por mais árduo se apresente o desafio de viver; por mais feridos se encontrem nossos joelhos, é importante ter em mente que estes são os dias das provas maiores que, bem suportadas, nos capacitarão a grandes conquistas individuais e coletivas.

São chances de colocarmos em prática as lições aprendidas ao longo da nossa jornada evolutiva, oportunizando o tão necessário crescimento na direção da luz.

Nada supera a bênção sagrada de estarmos vivendo o momento presente, quando a Terra atravessa o período de sua transição para um mundo melhor.

Diariamente Deus nos acompanha, oferecendo-nos a oportunidade de recomeçar de cabeça erguida.

Tropeçar e cair é para qualquer um mas, levantar-se e continuar é para os destemidos.

Viver superficialmente qualquer um vive, mas enfrentar as agruras, e continuar na vida é para os persistentes.

Todos corremos o risco de tombar com a ventania, mas vergarmos com ela e nos restabelecer, pondo-nos novamente de pé é para os corajosos, para aqueles que confiam em Deus.

Perder amores, bens e atividades pode ser comum a muitos, mas firmar os pés e a mente no sentido de prosseguir recomeçando, é para os que têm fé e não desistem.

*   *   *

Deus sempre nos convida ao recomeço.

A esperança deve ser nossa companheira em todos os desafios da vida.

O Pai nos auxilia dotando-nos de vontade, de força, de coragem e resistência, para que as utilizemos na caminhada.

A vida nos convida à permanência construtiva em nossos deveres sem esmorecer.

Cada nascimento assinala que um Espírito reinicia sua jornada evolutiva na Terra.

A natureza nos exemplifica, constantemente, a lição do recomeço.

Após a tempestade, a atmosfera se renova e o sol volta a brilhar.

A árvore, após a poda, reverdece e frutifica.

A lagarta após a hibernação no casulo, ressurge como a borboleta que alça voos suaves sobre as flores.

A lua jamais interrompe seu périplo ao redor da Terra. Ressurge a cada anoitecer, prestando seu serviço e mostrando sua beleza.

Tudo ao nosso redor nos convida a seguirmos as sagradas leis.

Desistir da vida – jamais!

Recomeçar – sempre! 

Redação do Momento Espírita.
Em 3.3.2018.

(Copiado do site Feparana)

O sol anunciando um novo dia em paisagem típica do Paraná. Brasil. Foto Ismael Gobbo

A Lua fazendo despontar uma nova noite. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

A belíssima Cachoeira dos Pretos com 154 ms de queda. Uma das nascentes do Rio Piracicaba.  Joanópolis, SP.

Foto Ismael Gobbo  

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]