Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/27-02-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

26-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/26-02-2018.htm

24-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/24-02-2018.htm

23-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/23-02-2018.htm

22-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/22-02-2018.htm

21-02-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/21-02-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Moisés aparece na Transfiguração de Jesus. Pintura por Carl Heinrich Bloch.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/15/Transfigurationbloch.jpg

 

Nesta comunicação de Dr. Bezerra de Menezes pela psicofonia do médium

Divaldo Pereira Franco identifica-se alterações nos traços físionômicos e na

voz do médium.  3º. Congresso Espírita Brasileiro.

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=bJHLSD56WTY

 

 

Levantemo-nos

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caminho, Verdade e Vida. Lição nº 84. Página 183.

 

"Levantai-vos, vamo-nos daqui." - Jesus. (João 14:31.)

 

Antes de retirar-se para as orações supremas no Horto, falou Jesus aos discípulos longamente, esclarecendo o sentido profundo de sua exemplificação.

Relacionando seus pensamentos sublimes, fez o formoso convite inserto no Evangelho de João: - Levantai-vos, vamo-nos daqui.

O apelo é altamente significativo.

Ao toque de erguer-se, o homem do mundo costuma procurar o movimento das vitórias fáceis, atirando-se à luta sequioso de supremacia ou trocando de domicílio, na expectativa de melhoria efêmera.

Com Jesus, entretanto, ocorreu o contrário.

Levantou-se para ser dilacerado, logo após, pelo gesto de Judas.

Distanciou-se do local em que se achava a fim de alcançar, pouco depois, a flagelação e a morte.

Naturalmente partiu para o glorioso destino de reencontro com o Pai, mas precisamos destacar as escalas da viagem...

Ergueu-se e saiu, em busca da glória suprema.

As estações de marcha são eminentemente educativas: o Getsêmani, o Cárcere, o Pretório, a Via Dolorosa, o Calvário, a Cruz constituem pontos de observação muito interessantes, mormente na atualidade, que apresenta inúmeros cristãos aguardando a possibilidade da viagem sobre as almofadas de luxo do menor esforço.

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Cristo no Monte das Oliveiras.  Pintura por Vasilij  Perov

Imagem/fonte: https://it.wikipedia.org/wiki/Arresto_di_Ges%C3%B9#/media/File:Perow_gefsiman.jpg

A prisão de Jesus. Óleo sobre tela por El Greco.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:El_Greco_024.jpg

 

Encontros e desencontros

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

Simone chegou com alguns minutos de antecedência. Sentada em rústico banco, à sombra de frondosa árvore, recordou que ali tecera com Armando idílico so­nho. O marido representara o seu encontro com a felici­dade. A seu lado vivera quinze anos de ternura, enrique­cidos por quatro filhos adoráveis. No entanto, há dois anos o sonho convertera-se em pesadelo. Armando apaixonou-se por inconsequente jovem, iniciando perturbadora relação extraconjugal. Após meses de tensão, alegando incapacidade para su­perar a atração irresistível, decidiu unir-se à sua amada.

Indignada, vivera dias tormentosos. Não fora o conhecimento espírita e o teria odiado com todas as suas forças! Abençoada Doutrina, que a ajudara a compreender que o marido não agira com maldade. Apenas fora fraco, cedendo a impulsos desajustados.

A compreensão preservara-lhe a estabilidade emo­cional e a capacidade de amar. Sim, continuava amando o marido, um afeto diferente, um pouco maternal, de mãe preocupada com o filho rebelde que deixou o lar. E tudo o que fazia era orar por ele.

Agora ele queria conversar. O fato de ter escolhido o mesmo banco, na velha praça dos encontros primaveris, evidenciava que ele estava cogitando de uma reconci­liação. Conhecia-o, entendia-lhe as mínimas iniciativas, com a precisão nascida de longa convivência, com a se­creta intuição dos que amam de verdade.

Despertando de suas reminiscências, avistou Ar­mando. O coração a bater acelerado no peito, dizia-lhe que o marido continuava a ser o homem de sua vida. O tempo não lhe fora generoso. Estava abatido, ma­gro, envelhecido como se houvessem passado dez anos e não apenas dois. Ele sorriu timidamente:

– Oi, Simone, como está?

– Tudo bem, graças a Deus. E você?

– Não posso dizer o mesmo. Estou mal, mal mesmo! Arrependido até os fios de meus cabelos, afogando-me em remorsos. Será que você me perdoará um dia?

– Você sabe que não sou de guardar rancores. Não se preocupe.

Tomando-lhe as mãos Armando começou a chorar. Em princípio lágrimas furtivas, depois borbulhantes, co­mo imensa dor represada que explodisse em torrente de mágoas.

– Que loucura! Destruí nosso lar por uma aventura! ...

Simone aca­riciou suas mãos.

– Calma, Armando. Não se entregue ao desalento. Ninguém é perfeito. Todos somos passíveis de erro... Conte-me. Como vai sua vida ao lado da nova companheira?

– Não há mais nada. Foi um equívoco, um desen­contro infeliz... Separamo-nos há uma semana e tudo o que quero é regressar ao nosso lar, ainda que tenha de passar o resto de meus dias pedindo-lhe perdão. Você me aceitaria de volta?

Simone fitou-o enternecida. Não havia nenhuma dúvida quanto a isso. Desde que se despira de ressenti­mentos, sentia que isso aconteceria mais cedo ou mais tarde, na Terra ou no Além.

– Claro, meu querido. É o que mais desejo.

– Há apenas um problema... Mais exatamen­te... outro filho... Da união infeliz resultou uma criança de dez meses. A mãe não o quer. Sei que é pedir demais, mas você me permitiria retornar com ele?

Um filho com a outra, sob seus cuidados, no mes­mo lar, em contato com seus próprios filhos?! A proposta soava absurda. Como reter a lembrança perene da defecção do marido? Era pedir demais! ... Imaginou, em turbilhão de ideias, uma forma de contornar o problema. Um orfanato, talvez... Um casal disposto à adoção... Sabia, entretanto, que uma solução dessa natureza seria desumana, uma flagrante injustiça contra o peque­no inocente.

Sem que conseguisse exprimir com exatidão o que estava acontecendo, sentiu imensa compaixão daquele ser que chegava ao Mundo em circunstâncias tão tristes, rejeitado pela mãe, um entrave na vida do pai... Pobre criança! Então, o instinto materno, a sensibilidade de um coração generoso, a vocação para o Evangelho, triunfa­ram sobre a mulher traída que, tomada por uma onda de ternura, levantou-se, resoluta, arrastando o marido per­plexo, ao mesmo tempo em que dizia, eufórica:

– Onde está nosso filho? Vamos buscá-lo imediata­mente! Sinto que ele precisa muito de mim!

E partiram os dois, retomando a existência em co­mum, enriquecida pela presença de mais um filho.

 

(Texto recebido em email de Sidney Fernandes)

Meditação. Bronze de Nicolina Vaz de Assis. (1929)

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Parque Trianon. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Congresso Comemorativo da AME-SP

São Paulo, SP

http://amesaopaulo6.mktnaweb.com/messageimages/11171195115232872/151967856436405800/50anosreduzida.jpg

 

(Informação recebida em email de Associação Médico Espírita de São Paulo [[email protected]])

 

Registro. Doutor Honoris Causa - Divaldo Franco –

Universidade Federal do Piauí - Teresina

 

23/02/2018.

 

Em uma noite memorável, o grande orador espírita Divaldo Pereira Franco recebeu a maior honraria de uma instituição de ensino superior, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí.
Divaldo com sua oratória eloquente, firme e envolvente discorreu por uma hora, de pé, com toda a desenvoltura que lhe é peculiar; encantando e emocionando às lágrimas toda uma plateia em um auditório lotado.

Diante do Conselho Universitário e do Magnífico Reitor, e de uma plateia extasiada, Divaldo discursa com naturalidade traçando uma trajetória desde os motivos que o levaram na juventude a dedicar-se ao próximo, a serviço da humanidade inspirado nos exemplos do Inolvidável Mestre Galileu- o Mestre dos Mestres, ao grande Mahatma Gandhi e a alma exemplar de Madre Teresa de Calcutá. Traça o roteiro científico mostrando o momento em que a ciência laica separa-se do jugo tacanho da religião, não a religião amor de moral profunda e elevada, mas a do atraso de pensamento que amarrava o progresso científico e fechava os horizontes do avanço intelectual humano a círculos conservadores e dogmáticos. Inúmeros cientistas e suas contribuições, datas precisas e fatos transformadores são acrescentados, incluindo a contribuição do inesquecível codificador Professor Hippolyte Denizard Rivail, que nos trouxe um edifício doutrinário que abalou os alicerces das crenças do Velho Mundo.

Em seu discurso versa magnificamente sobre a clínica do Dr Jean - Martin Charcot, o fundador da neurologia moderna, até os atuais neurocientistas. Desde o grande Isacc Newton a Albert Einstein e toda uma plêiade de notáveis homens de ciência e suas contribuições, Divaldo envolve a todos com o seu verbo brilhante, atual e progressista.

Findo o discurso comovente, o Magnífico Reitor durante sua fala, diz-se maravilhado e nada mais poderia acrescentar, e, se alguém tinha dúvidas do merecimento deste título, diante de tão extraordinário saber do nobre doutor Divaldo Franco, agora não tinha mais nenhuma dúvida.

Uma noite memorável para a Academia e para o Espiritismo.
Nossa gratidão eterna ao querido Divaldo Franco.

Texto: Dra. Kátia Marabuco 
Fotos: Gelia & Samir Fotografia

 

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

16ª. Jornada Espírita de

Barcelona, Espanha

 

http://static.wixstatic.com/media/802c48_6a64d128facf4057a87987e1580cc437~mv2_d_1588_2246_s_2.jpg/v1/fit/w_700,h_2000,al_c,q_85/image.jpg

 

http://static.wixstatic.com/media/802c48_2a667deed17844f5979b03f8d5642646~mv2_d_1588_2246_s_2.jpg/v1/fit/w_700,h_2000,al_c,q_85/image.jpg

 

 

 

Event details

 

This is the footer

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Palestra programada para o Centro de Cultura de

Caldas da Rainha, Portugal

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita de tema livre, que será apresentada por um convidado.

 

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 2 de Março de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

Correio Fraterno “Baú de Memórias”

 

 

Olá! Boa tarde!

Tudo bem? Espero que sim!

 

Não sei se você tem acompanhado nas edições do Correio Fraterno a seção “Baú de Memórias”, que traz histórias e registros interessantes sobre fatos e pessoas espíritas no Brasil e no mundo.

Você já ouviu falar no Movimento da Fraternidade? Na última edição, a 479 (janeiro e fevereiro/2018), publicamos a história do Grupo Espírita João Ramalho, de São Bernardo (SP), que completa 50 anos: www.bit.ly/2oq467K

Saiba como eram as reuniões de efeitos físicos dos grupos que foram formando a OSCAL - Organização Social Cristã André Luiz e o trabalho da Cidade da Fraternidade (CIFRATER), criada em Alto Paraíso (GO).

Vale a pena conhecer essa história: www.bit.ly/2oq467K

Abraço e até a próxima,

 

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

https://blob.llimages.com/machine-user-images/img-839682-20170824211543.jpg

 

 

Registro. Encontro com Dirigentes em

São José dos Campos, SP

 

A USE Intermunicipal de São José dos Campos promoveu um Encontro de Dirigentes Espíritas na manhã do dia 25 de fevereiro. O convidado Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da FEB e da USE-SP) desenvolveu os temas: A gestão interna e externa da casa espírita; O papel do dirigente no movimento espírita; 150 anos de A Gênese; e atendendo às perguntas em seguida a cada tema. Houve expressiva participação de dirigentes. O evento foi dirigido pelo presidente da USE Intermunicipal Luiz Eduardo Ribeiro, com apresentação inicial por Aparecido José Orlando, assessor da USE-SP. Os promotores distribuíram o programa do evento reproduzindo três artigos sobre os temas publicados pelo expositor na Revista Internacional de Espiritismo. O Encontro foi realizado no Centro Espírita Seara de Luz. 

 

 

(Aparecido Orlando, assessor da USE-SP, César Perri e Luiz Eduardo Ribeiro, Presidente da USE Intermunicipal de S.J. dos Campos; César e o Presidente da USE Intermunicipal; Encontro de Dirigentes com César Perri). São José dos Campos, SP

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

FEEB. Estudo Semanal na Área da Família

Salvador, BA

 

(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

Palestras com Edson Sardano

São Bernardo do Campo e Santo André, SP

 

JORNADA DE PALESTRA FEVEREIRO

EDSON SARDANO

 

 

FRATERNIDADE ESPÍRITA RECANTO DA PAZ

DIA: 26 – SEGUNDA FEIRA                                              HORA:        20:00 h

RUA GUIMARÃES ROSA, 494 - ALVES DIAS – SÃO BERNARDO DO CAMPO

 

 

NUCLEO DE ESTUDOS ESPÍRITAS IRMÃ MILAIDE

DIA: 27 – TERÇA FEIRA                                              HORA:              20:00 h

RUA MACHADO DE ASSIS, 90 – PRINCIPE DE GALES – SANTO ANDRÉ - SP

 

 

FRATERNIDADE ESPÍRITA MISSIONÁRIOS DA LUZ

TEMA: PARABOLA DO SEMEADOR CAP.17

DIA: 28 – QUARTA FEIRA                                              HORA:           20:00 h

AV. JOÃO RAMALHO, 619 – VILA ASSUNÇÃO       – SANTO ANDRÉ - SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Programação de palestras do Grupo Socorrista

“Maria de Nazaré”. Boituva, SP

 

 

 

******************************************

 

 

 

(Informações recebidas em Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Seminário Resgate Histórico de A Gênese

São Paulo, SP

 

Vídeo sobre o Seminário Resgate Histórico de A Gênese, em São Paulo, dia 4 de março de 2018.

Houve mudança de local, para o Teatro Gamaro, para melhor atender aos interessados.

Lançamento do livro “O Legado de Allan Kardec”, de Simoni Privato Goidanich, edição USE-SP e CCDPE.

Acesse o vídeo: 

https://www.youtube.com/watch?v=4r93wJzGaWk

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

XII Semana Espírita Fraternidade

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Ciclo de Conferências e Atividades Espíritas

Guarulhos, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP


Obs.: Se não deseja receber este aviso semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected], pelo que muito agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

7º. Curso de Capelania Espírita.  AME-Piracicaba

Piracicaba, SP

 

 

7º Curso de Capelania Espírita

AME Piracicaba

Resultado de imagem para AME piracicaba

 

DIA: 10 DE MARÇO DE 2018-SÁBADO A TARDE

Local:Casa Espírita Fora da Caridade não há salvação

Endereço:Rua Tiradentes, 840- Centro, Piracicaba/SP

 

Inscrições no local

Doação de 1 pacote de fraldas G/GG para ser doado

ao Lar dos Velhinhos e Lar Betel.

      Vagas limitadas

 

Facebook @amedepiracicaba

Programação

 

 

t 13h45hsPrece de abertura

 

t 14h00-14hs45min:Palestra:CapelaniaEspírita, 7 anos servindo a quem sofre com amor

Alexandre Anefalos- Médico, presidente da AME Piracicaba

 

 

t 14h45-16h15min-SEMINÁRIO:Morte, Luto e Mensagens Psicografadas na Interface Psicologia/Espiritismo- 1ªparte

Vera Lúcia Dias- Psicóloga Espírita- Uberaba /MG

 

t 16h15 as 16h30min-Intervalo

 

 

t 16hs30min-18:00hs-SEMINÁRIO: Morte, Luto e Mensagens Psicografadas na Interface Psicologia/Espiritismo- 2 ª parte

Vera Lúcia Dias- Psicóloga Espírita- Uberaba /MG

 

t 18hs00min -Prece de Encerramento

 

 

 

Detalhes da Programação

SEMINÁRIO: Morte, Luto e Mensagens Psicografadas na Interface Psicologia/Espiritismo

1 – Os paradigmas atuais da morte e do morrer e as contribuiçõesda Tanatologia

ü Conceito de Morte na Visão comum e na visão espírita

ü Causas e consequências dos paradigmas atuais

ü Conceito de Tanatologia e suas contribuições para a sociedade atual

ü Algumas questões do Livro dos Espíritos

2 – Conversando sobre a morte? Antes, Durante e Depois...

ü Antes: a Psicologia do morrer – estágios delimitados por Kubler-Ross

ü Durante: As Experiências de Quase Morte

ü Sinais de aproximação do desencarne

ü Descrição de André Luiz

ü Depois: As revelações contidas nas mensagens psicografadas (Ernesto Bozzano)

3 – Luto:A dor dos que ficam

ü Conceito e importância

ü Tipos de Luto

ü Fatores

ü Etapas e tarefas

ü Sintomatologia

ü A lida com pessoas em situação de perdas e lutos

ü O papel psicológico das Mensagens Psicografadas

 

4 – Vivência: Pensando em nossa própria morte

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Programação da AME-DF

Brasília, DF

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

BUSS/FEB.  Programação com Marta Antunes

Londres, Reino Unido

 

CARTAZ ATUALIZADO

SUBSTITUI O ANTERIOR

 

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

Encontro de Espiritismo – 15 anos

Jacareí, SP

 

(Informação recebida em email de Carlos Monteoliva [[email protected]])

 

 Mensagens Gotas de paz

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

unsubscribe

Para maiores Informações [email protected]

 

 

(Colaboração recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Boletim “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151947911158059700/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 273 - 24 de fevereiro de 2018 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151947911158059700/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151947911158059700/comunhaoinspiradezembro(1).jpg

Comunhão Inspira deste sábado (24) aborda o tema O Bom Combate

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151947911158059700/arteevangelizacaodij.jpg

Matrículas da evangelização infantil seguem até o início das aulas (3 de março)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151947911158059700/elosdeluz_busca_integrante.jpg

Coral Elos de Luz busca novos integrantes


http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151947911158059700/lucian_lorens.jpg

Pianista Lucian Lorens se apresenta neste domingo (25) na Comunhão

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151947911158059700/divaldo_iv_congresso_df.jpg

Divaldo Franco convida para o IV Congresso Espírita do DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/151947911158059700/cartaz_alfabetiza.jpg

Ainda há vagas para o Curso de Leitura e Escrita para Aultos

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Para toda a vida

A cena é quase trágica: em casa, na cama, uma mulher de setenta e seis anos, no meio de uma sala apertada, cercada por parentes.

Eles a visitam, trazem presentes, desejam ofertar seu gesto de solidariedade.

Misturada a aparelhos hospitalares, com um respirador preso ao rosto, ela parece se despedir de todos.

Em meio a esse panorama, uma visita especial altera profundamente o clima ambiente.

Outra senhora, mais idosa ainda, escala com muita dificuldade os poucos degraus da entrada da residência humilde.

Ela precisa de ajuda para caminhar. Algo que se assemelha a uma filmagem em câmera lenta, pois os poucos passos levam uma eternidade.

Seu objetivo é chegar ao leito da enferma.

As pessoas ficam em silêncio. O momento pede atenção e respeito.

Ouve-se então a voz emocionada da moradora doente: Mãe! Mãe!

Ela não segura a emoção ao ver sua mãe, de noventa e oito anos, caminhando em sua direção. Estavam sem se ver há cerca de um ano, pois ambas não podiam deixar suas casas.

Os próximos segundos são daqueles que só o coração consegue descrever. Quando ela chega finalmente à cama da filha – uma espécie de vitória – elas se abraçam e choram.

Talvez ninguém perceba, mas naquele instante as duas rejuvenescem. São novamente mãe e bebê, mãe e filha menina que precisa de colo, de carinho.

*   *   *

São muitos os exemplos dessas mães para toda a vida.

Mães que deixam seus rebentos tomarem os barcos e saírem mar adentro, sozinhos, ou com suas novas tripulações, mas que permanecem em terra, como faróis luminosos a guiar os viajores amados durante toda a existência.

Mães que recebem os filhos de volta ao lar, quando suas naus são destroçadas pelas tormentas devassadoras dos dias.

Mães que oferecem abrigo ao coração para que esse tenha tempo de se reconstruir e retornar mais forte ao oceano da vida.

Mães de filhos deficientes que não podem soltar os barcos em absoluto, e que passam a navegar ao lado deles por toda a existência.

Mães que nunca desistem, que nunca deixam de acreditar e que por isso se assemelham tanto ao Criador.

Mães que viram os filhos aparentemente desaparecer no horizonte conhecido, como num adeus, mas que continuam mães de amor, sabendo que chegará o dia do reencontro – apenas num mar diferente.

*   *   *

A maternidade é a oportunidade de conhecer o amor num grau fabuloso. É a chance de se dar por inteiro sem exigir troca.

É a prova da renúncia completa. É a lição suprema para sermos menos eu e mais nós.

Se você é mãe, essas linhas são para você.

Se você não pôde conhecer a maternidade, não perca a chance de apreciá-la ao seu redor, como um bom ouvinte aprecia o canto de um sabiá, ou como um bom observador se encanta com os raios de sol por entre as árvores num fim de tarde qualquer.

Amor de mãe é obra da natureza. E toda natureza está aí para nos ajudar e para que aprendamos com ela sempre.

A mãe natureza é também mãe para toda a vida.

Redação do Momento Espírita.
Em 26.2.2018.

 

.

(Copiado do site Feparana)

Monumento “Maternidade”. Jardim “Amália Rodrigues”. Lisboa, Portugal. Foto Cidinha Michelin.

 

Francisco de Menezes Dias da Cruz

Dias da Cruz

Imagem:

http://www.homeoint.org/photo/d/diazcr.htm

 

Francisco de Menezes Dias da Cruz, natural da cidade do Rio de Janeiro, filho de antecedente de igual nome (chefe do Partido Liberal no Rio de Janeiro e professor da Faculdade de Medicina) e de D. Rosa de Lima Dias da cruz, nasceu a 27 de fevereiro de 1853. Foi professor de Matemática no Colégio Pinheiro, no qual concluíra o curso de humanidades. Era, nessa época, aluno da Escola de Medicina, durante a qual contraiu núpcias com a Exma. Sra. Dona Adelaide Pinheiro Dias da Cruz. Ao formar-se em Medicina, perdeu o pai, que havia sido ferido à baioneta na Igreja do Sacramento. Foi bibliotecário durante dez anos da Câmara Municipal., sendo demitido ao ser proclamada a República, sob a falsa imputação de monarquista. Presidiu o Curso Hahnemaniano e o Instituto Hahnemaniano do Brasil. Possuidor de enorme clínica, O Dr. Dias da Cruz não fugia aos deveres da caridade, dando, assim, expansão aos seus sentimentos humanitários. Homem de grande e invulgar cultura, deixou riquíssima biblioteca. Estudioso desde a infância, preocupou-se com a ciência homeopática e, mais tarde, diante de provas irrefutáveis, tornou-se espírita dos mais caridosos e evangélicos. É interessante relatar, ainda que superficialmente, a maneira por que se verificou sua conversão. Tendo chegado ao seu conhecimento que o Espírito de seu genitor desenvolvia largo programa de caridade, através de médiuns receitistas, decidiu ele, homem austero e cultor da verdade, ir à Federação Espírita Brasileira para observar e apurar quanto de real pudesse haver em torno da informação recebida. Iniciada a reunião com a prece habitual, passou-se ao estudo doutrinário; até então nada ocorrera suscetível de lhe permitir aceitar a versão das manifestações atribuídas ao Espírito de seu pai. Já estava propenso a acreditar em mistificação, quando, à mesa que dirigia os trabalhos, um médium demonstrou haver caído em transe. Era, afinal, a tão desejada manifestação que inesperadamente se realizava. Através do médium, o Espírito do primeiro Dias da Cruz pediu que chamassem seu filho, que ali se encontrava no meio dos assistentes. Surpreso, este se aproximou, incrédulo. À um dado momento, porém, seu genitor disse-lhe: - Você se lembra daquele fato que ocorreu conosco, na praça tal? E, a seguir, revelou uma ocorrência só de ambos conhecida. Diante disto, o doutor Dias da Cruz (filho) sentiu chegada a hora de se render à inelutável evidência. Ninguém o conhecia naquela assembléia e o fato referido pelo Espírito era absolutamente desconhecido de toda a sua família, pois somente os dois dele haviam tido conhecimento. Percebeu, então, que ao seu caráter íntegro e probo, só havia um caminho: aceitar a veracidade da manifestação espírita de seu genitor. E fê-lo sem constrangimento, com a simplicidade natural das almas puras. Pôs-se a estudar o Espiritismo, enfronhou-se na interpretação dos textos doutrinários e passou a ser, daí por diante, um novo e valoroso servidor do Cristo, nas fileiras dos seguidores de Kardec. Em 1885, pronuncia na Federação espírita Brasileira a sua primeira conferência, e desde então participou de várias Comissões importantes, de defesa do Espiritismo. (1890, 1892 e 1893). Em 1890, em substituição ao Dr. Bezerra de Menezes, foi, então, o Dr. Francisco de Menezes Dias da Cruz, que anteriormente ocupara a vice-presidência, eleito presidente da Federação Espírita Brasileira, cargo que exerceu com devotamento até os primeiros dias de 1895, quando foi substituído, temporariamente, por Julio César Leal e, definitivamente, pelo Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, o "Kardec brasileiro", seu colega de profissão e amigo. Sob a sua presidência foram iniciados os trabalhos de socorro material e espiritual da Assistência aos Necessitados, que até hoje constituem o cerne dos serviços cristãos prestados pela Federação Espírita Brasileira. Muitos foram os dedicados companheiros que o ajudaram nessa obra grandiosa, mantida e desenvolvida com o maior carinho pela Casa de Ismael, sendo justo salientarmos, de passagem, o nome do confrade Bernardino Cardoso, o qual lhe entregava mensalmente a quantia de um conto de réis, elevada importância para aqueles tempos (mais de 300 dólares), a fim de que fosse distribuída com os pobres de sua clínica, sob a condição de lhe não revelar o nome. Em 1896, por proposta de Bezerra de Menezes, e em atenção aos abnegados serviços prestados à Federação Espírita Brasileira, foi Dias da Cruz aclamado presidente honorário da mesma. Dirigiu o Reformador durante o período da sua presidência e escreveu inúmeros artigos doutrinários e de polêmica com a assinatura modesta de "Um Espírita". É também autor do livro: "O Professor Lombroso e o Espiritismo". Foi quem primeiro tentou, em 1891, adquirir um prédio próprio para a FEB e montar oficina tipográfica para a impressão do "Reformador" e de obras espíritas em geral. Este segundo Dias da Cruz foi, portanto, vice-presidente e presidente da Federação durante muitos anos, desencarnado na cidade do Rio de Janeiro, em 30 de Setembro de 1937, na avançada idade de 84 anos. Gloriosa ancianidade, essa, atingida após proveitoso dispêndio de energias em favor do próximo. Em 1900, o Dr. Dias da Cruz reorganiza, ressuscita o "Instituto Hahnemaniano do Brasil", que havia sido criado em 1879 pelo mais afamado médico homeopata do Império, o Dr. Saturnino Soares de Meireles, seu primeiro presidente. Dias da cruz alugou no centro da cidade, à rua da Quitanda no. 59, uma casa para seu consultório, e neste reinstalou o Instituto Hahnemaniano do Brasil. Por alguns anos os membros do Instituto ali se reuniram, datando dessa época um novo ciclo de grandes atividades e realizações. Após a morte do Dr. Joaquim Murtinho, subiu à presidência do Instituto, por um ano, o Dr. Teodoro Gomes. Substituiu-o o Dr. Licínio Cardoso, sob a vice-presidência do Dr. Dias da Cruz. Esse foi o período áureo da Homeopatia no Brasil, e frisa um historiador que ao Dr. Dias da Cruz cabe a grande parcela das glórias que o Instituto conquistou durante a presidência do Dr. Licínio Cardoso. Os "Anais da Medicina Homeopática", cuja publicação fora interrompida em 1884, reapareceram em Janeiro de 1901, devido aos esforços do "mais puro dos homeopatas brasileiros", o Dr. Dias da Cruz, que arrancou a revista do Instituto do túmulo onde jazia, dando-lhe lugar honroso entre as publicações periódicas sobre Medicina. Dela foi redator de 1901 a 1902, e de 1906 a 1910. Ficou célebre a polêmica (1900-1901) entre o doutor Dias da Cruz e o Dr. Nuno de Andrade, Diretor Geral de Saúde Publica, médico alopata e acirrado inimigo da Homeopatia, o qual acabou por ser exonerado do cargo que ocupava. Fundada, em 1912, a Faculdade Hahnemaniana (posteriormente denominada Escola de Medicina e Cirurgia, com sede a atual Rua Frei Caneca), Dias da Cruz colaborou na organização dos programas de ensino do novel estabelecimento, no qual lecionou a cadeira de Farmacologia e, mais tarde, a 1a. cadeira de Matéria Médica, constituindo-se em verdadeiro mestre de toda uma nova geração. Dias da Cruz foi por muitos anos o orador oficial do Instituto. Sua eloqüência e seu saber impressionavam a todos. Quando da inauguração do Hospital Hahnemaniano, em 1916, discursou brilhantemente em nome do Instituto, ante numerosa e ilustrada assistência, presentes Licínio Cardoso, Carlos Maximiliano, Ministro da Justiça, o Barão de Brazílio Machado, Presidente do Conselho Superior do Ensino, o Dr. Paulo de Frontin, Diretor da Escola Politécnica e representantes do Presidente a República e de Ministérios em geral. Em 1926, o Dr. Licínio Cardoso pede demissão da presidência do Instituto, sendo eleito, para substituí-lo, o Dr. Francisco de Menezes Dias da Cruz. Este exerceu o cargo de Presidente efetivo até 29 de Janeiro de 1930. Nesse dia, reunido o Instituto em sessão extraordinária, foi aclamado presidente-perpétuo o Dr. Dias da Cruz, após este haver renunciado, por motivo de saúde, ao cargo de Presidente para o qual acabava de ser reeleito. "Sua aclamação"- escreveu um historiador - "foi um direito conquistado por seu valor moral, sua capacidade intelectual e, sobretudo, pela firmeza de suas convicções homeopáticas." De 25 a 30 de Setembro de 1926 foi realizado o 1o. Congresso Brasileiro de Homeopatia, sob a presidência do Dr. Dias da Cruz. Propagandista dos mais convictos e autorizados, possuidor de excelente cultura médica, mestre reconhecido pela sua proficiência, com vasta clinica em que abundaram notabilíssimas curas, constituiu ele, por mais de meio século, "um dos grandes marcos no progresso da Homeopatia no Brasil". "Não erramos afirmando"- escreveu o Dr.José Emígdio Rodrigues Galhardo - "ser o Dr.Dias da Cruz, entre os homeopatas brasileiros, aquele que maiores e mais perfeitos conhecimentos tem da doutrina hahnemaniana." Dizem os seus contemporâneos que o cumprimento do dever era quase que sagrado para o Dr. Dias da Cruz. Como professor, jamais deixou de comparecer à hora certa em suas aulas. Como clínico no Hospital Hahnemaniano, não se fazia esperar pelos doentes. Eis, em síntese, a brilhante personalidade daquele que dignificou o Espiritismo e a Homeopatia no Brasil. Fonte: Grandes Espíritas do Brasil, Zeus Wantuil.

 

 

(Texto copiado do site http://www.febnet.org.br/ba/file/Pesquisa/Textos/Francisco%20de%20Menezes%20Dias%20da%20Cruz.pdf)

 

 

Prédio da antiga Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual UFRJ.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Faculdade_Nacional_de_Medicina_-_UFRJ_-_Universidade_do_Brasil.jpg

Prédio histórico da Federação Espírita Brasileira na cidade do Rio de Janeiro

Imagem: Jornal Unificação, USE/SP, setembro/1960, pag. 5

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]