Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 08 de março de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/08-03-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

07-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/07-03-2018.htm

06-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/06-03-2018.htm

05-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/05-03-2018.htm

03-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/03-03-2018.htm

02-03-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/02-03-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

 

(Continuação do email anterior)

 

...........................

.......................

.....................

 

 

 

 

 

(Continua no próximo email)

 

(Texto copiado do site Febnet)

Cena do filme “Nosso Lar”. Foto fornecida por Wagner de Assis.

 

Jesus e os amigos

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caminho, Verdade e Vida. Lição nº 86. Página 187.

 

"Ninguém tem maior amor que este: de dar alguém a vida pelos seus amigos." - Jesus. (João, 15:13).

 

Na localização histórica do Cristo, impressiona-nos a realidade de sua imensa afeição pela Humanidade.

Pelos homens, fez tudo o que era possível em renúncia e dedicação.

Seus atos foram celebrados em assembléias de confraternização e de amor.

A primeira manifestação de seu apostolado verificou-se na festa jubilosa de um lar.

Fez companhia aos publicanos, sentiu sede da perfeita compreensão de seus discípulos.

Era amigo fiel dos necessitados que se socorriam de suas virtudes imortais.

Através das lições evangélicas, nota-se-lhe o esforço para ser entendido em sua infinita capacidade de amar.

A última ceia representa uma paisagem completa de afetividade integral.

Lava os pés aos discípulos, ora pela felicidade de cada um...

Entretanto, ao primeiro embate com as forças destruidoras, experimenta o Mestre o supremo abandono.

Em vão, seus olhos procuram a multidão dos afeiçoados, beneficiados e seguidores.

Os leprosos e cegos curados por suas mãos haviam desaparecido.

Judas entregou-o com um beijo.

Simão, que lhe gozara a convivência doméstica, negou-o três vezes.

João e Tiago dormiram no Horto.

Os demais preferiram estacionar em acordos apressados com as acusações injustas.

Mesmo depois da Ressurreição, Tomé exigiu-lhe sinais.

Quando estiveres na "porta estreita", dilatando as conquistas da vida eterna, irás também só. Não aguarde os teus amigos.

Não te compreenderiam; no entanto, não deixes de amá-los.

São crianças. E toda a criança teme e exige muito.

 



(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

A última ceia. Obra de Pascal-Adolphe-Jean Dagnan-Bouveret

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:BouveretLastSupper.jpg

Oração no horto por Giovanni Bellini. .

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Giovanni_Bellini_-_Orazione_nell%27orto.jpg

A incredulidade de S. Tomé. Óleo sobre tela por  Caravaggio.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Tom%C3%A9#/media/File:Caravaggio_-_The_Incredulity_of_Saint_Thomas.jpg

 

 Espiritismo à moda da casa

 

Rogério Coelho

 

 

Jesus previu que Seus ensinos seriam desvirtuados e esquecidos

“O Espiritismo será o que os homens o fizerem.” - Léon Denis


Confesso que a assertiva em epígrafe do grande e singular continuador de Kardec causava-me muita estranheza... Mas não estávamos sozinhos nessa situação: tínhamos boa companhia: Vinícius, (pseudônimo de Pedro de Camargo). Só que ele (Vinícius) conseguiu compreender – com propriedade e cerrada lógica – o “espírito” do pensamento de Denis, conforme podemos verificar em seu livro: “O Mestre na Educação”[1].  Eis sua explicação: 

“(...) Essa frase do eminente e destacado filósofo, com franqueza, impressionou-me mal, durante mui­to tempo... Eu não me acomodava com o conceito de Denis. Achava que ele fora infeliz naquela expressão, porque o Espiritismo é a Verdade e a Verdade é o que é e não o que os homens pretendem que seja...

Mais tarde, porém, com a reserva de experiências que fui acumulando, verifiquei que Léon Denis tem toda a razão no que disse a propósito da Dou­trina Espírita. Realmente, as coisas se passam neste mundo, tal qual o conceito daquele conspícuo pensador. As palavras são as vestes das ideias. Os homens as interpretam segundo os seus interesses e pendores pessoais, das suas escolas e partidos.  É as­sim que eles mudam as vestiduras de uma ideia para outra, muito diversa, e, insistindo nessa troca, acabam conseguindo que o falso passe como verdadeiro, o irreal como pura evidência. A história humana está repleta de fatos dessa espécie.

Vejamos, por exemplo, o que foi o Cristianismo no seu berço, na sua fonte pulcra e o que é nos dias que correm... Que fizeram os homens do século do Cristianismo?  Jesus predicou e deu testemunho de mansuetude, de solidariedade e das relações fraternas que devem servir de norma à vida humana. Partindo da Paternidade Divina, irmanou raças, nações e povos, abolindo as causas de separação. Fez notar, enfaticamente, que as finalidades do destino estão na conquista do reino de Deus, que é o da justiça, da liberdade e do amor.  Sob a égide de tais postulados, Jesus afirmou: “Eu venci o mundo”. O que fizeram os homens, repetimos, dessa divina Doutrina? Abandonaram aqueles sábios preceitos, enveredaram pela estrada do despotismo, empregando a violência em vez da mansuetude. Ao uso da razão, ao emprego da inteligência entrosada no sentimento, para resolver os seus problemas, o homem preferiu o canhão e as bombas incendiárias que arrasam cidades e talam os campos, esquecidos de que Jesus proclamara ter vencido o mundo utilizando-Se, apenas, de forças espirituais.

(...) Concluímos, pois, que o Cristianismo não permaneceu o que realmente é, mas ficou sendo o que os homens fizeram dele”.

Kardec aduz[2]:  “(...) Que fizeram os homens das máximas de caridade, de amor e de tolerância de Jesus? Que fizeram das recomendações que fez a Seus apóstolos para que convertessem os homens pela brandura e pela persuasão; da simplicidade, da humildade, do desinteresse e de todas as virtudes que Ele exemplificou?!   Em Seu nome, os homens se anatematizaram mutuamente e reciprocamente se amaldiçoaram; estrangularam-se em nome d`Aquele que disse: “Todos os homens são irmãos”. Do Deus infinitamente justo, bom e misericordioso que Ele revelou, fizeram um Deus cioso, cruel, vingativo e parcial; àquele Deus, de paz e de verdade, sacrificaram nas fogueiras, pelas torturas e perseguições, muito maior número de vítimas do que as que em todos os tempos os pagãos sacrificaram aos seus falsos deuses; venderam-se as orações e as graças do Céu em nome d`Aquele que expulsou do Templo os vendedores e que disse a Seus discípulos: “Dai de graça o que de graça recebestes”. (§ 5º).

Que diria o Cristo, se viesse hoje entre nós? Se visse os que se dizem Seus representantes a ambicionar as honras, as riquezas, o poder e o fausto dos príncipes do mundo, ao passo que Ele, mais rei do que todos os reis da Terra, fez a Sua entrada em Jerusalém montado num jumento? Não teria o direito de dizer-lhes: “Que fizestes dos meus ensinos, vós que incensais o bezerro de ouro, que dais a maior parte das vossas preces aos ricos, reservando uma parte insignificante aos pobres, sem embargo de haver eu dito: Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros no Reino dos Céus?”. (§ 6º).

Quando Jesus prometeu a vinda do outro “Consolador”, Ele deixou bem claro que Seus ensinos precisavam de complementações importantes que só mais tarde poderiam ser compreendidas. Assim, além de o Paleocristianismo estar incompleto, ele foi adulterado em quase sua totalidade pelos ecônomos infiéis que deveriam custodiá-lo com zelo e carinho. Por isso, com toda razão, o Codificador do Espiritismo afirmou[3]:

“(...) As religiões que se fundaram no Evangelho não podem dizer-se possuidoras de toda a verdade, porquanto Jesus reservou para Si a completação ulterior de Seus ensinamentos. O princípio da imutabilidade, em que elas se firmam, constitui um desmentido às próprias palavras do Cristo.

Sob o nome de Consolador e de Espírito de Verdade, Jesus anunciou a vinda d`Aquele que havia de ensinar todas as coisas e de  lembrar o que Ele dissera. Logo, não estava completo o Seu ensino. E, ao demais, prevê não só que ficaria esquecido, como também que seria desvirtuado o que por Ele fora dito, visto que o Espírito de Verdade viria tudo lembrar e, de combinação com Elias, restabelecer todas as coisas, isto é, pô-las de acordo com o verdadeiro pensamento de Seus ensinos”. 

Vinícius, encerra seu pensamento indagando1:

“(...) Que pretendem os homens fazer do Espiritismo, desviando-o de sua finalidade precípua e verdadeira, que é, como desdobramento do Cristianismo, acender o facho da luz no interior das consciências, regenerando e reformando o homem através da educação, tal como exemplificou o Divino Mestre em Sua passagem por este mundo?”

Espiritismo à moda da casa está grassando em acintoso detrimento do conteúdo codificado pelo Mestre Lionês. E a continuar esses desvios bastardos, em pouco tempo a Doutrina Espírita perderá a sua condição de Consoladora e Alforriadora de Almas, tornando-se apenas mais um inócuo “ismo” a se juntar aos demais que existem por aí.

Acordemos, espíritas!... É alto o preço cobrado no Mundo Maior aos causadores de escândalos! Há que se levar em conta a séria advertência do Espírito de Verdade[4]:

“(...) Estudai, comparai, aprofundai... Incessantemente vos dizemos que o conhecimento da Verdade só a esse preço se obtém. Como quereríeis chegar à verdade, quando tudo interpretais segundo as vossas ideias acanhadas, que, no entanto, tomais por grandes ideias? Longe, porém, não está o dia em que o ensino dos Espíritos será por toda parte uniforme, assim nas minúcias, como nos pontos principais. A missão deles é destruir o erro, mas isso não se pode efetuar senão gradativamente”.

“Longe porém, não está o dia em que o ensino dos Espíritos será por toda parte uniforme”...  Esta frase do Espírito de Verdade não deixa dúvida de que estarão de fora das hostes espiritistas todos aqueles que cultivaram as árvores que Jesus não plantou.  Sem prognosticarmos hecatombes apocalípticas, entendemos que esses serão atados em feixes e levados ao fogo das expiações corretivas, onde haverá “choros e ranger de dentes”.   

 


 


[1] - VINÍCIUS (Pedro de Camargo). O Mestre na Educação. 6. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1976, cap. 25.

[2] - KARDEC, Allan. A Gênese. 43. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, cap. XVII, item 30, § 5º e 6º.

[3] - Idem, ibidem, cap. XVII, item 37.

[4] - KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. 71. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2ª parte, cap. XXVII, item 301, § 4º.

 

(Texto copiado de http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/rogerio_coelho.html)

Léon Denis.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A9on_Denis#/media/File:L%C3%A9on_denis_1870.jpg  

Allan Kardec. Óleo sobre tela por Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo.

 

 Eventos espíritas programados para

Franca, SP

 

 

************************

 

 

************************

 

 

 

************************

 

 

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

DEFA USE Sorocaba

Mês da Família

Mês da Família - Abril 2018

 

 

As Casas amigas e coirmãs


O Departamento da Família – DEFA USE Sorocaba convida todas as casas, a participarem do Mês da Família, através de atividades, seminários e palestras,

no mês de abril, com temas que nos levem a refletir sobre a família.

 

Pedimos que nos encaminhem informações sobre as palestras do mês de abril que farão parte deste evento, para constarem no cartaz de divulgação do departamento.

 

Fraternalmente

Aloise Gaio

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Republicação com correção no texto 

 

150 anos de “A Gênese”

São Paulo, SP

 

Seminário abre comemorações 

do sesquicentenário em São Paulo 

 

Encontro reuniu cerca de 500 participantes e foi acompanhado por milhares de internautas, no Brasil e no mundo.

 

 

A agenda comemorativa do sesquicentenário da quinta obra do pentateuco kardequiano em solo paulista foi aberta no último 4 de março com o seminário “150 Anos de A Gênese – Um Resgate Histórico”, com a presença de Simoni Privato Goidanich e outras lideranças espíritas, no Brasil e no mundo. 

 

Simoni apresentou resultados de suas pesquisas em torno dos episódios que envolvem a quinta edição de A Gênese, as quais demonstram, a luz dos fatos, que ela contem adulterações ao texto original das quatro primeiras edições francesas, que foram legalmente registradas pelo Codificador.

 

Várias entidades fizeram-se representar no encontro, incluindo Federação Espírita Uruguaia, Confederação Espírita Pan-Americana; Federativas do Amapá, Amazonas e Minas Gerais; e representantes da Associação Jurídico-Espírita nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, além da presidente da Abrape, Ercília Zilli, e Astrid Sayeg, do Instituto Espírita de Estudos Filosóficos (IEEF).

 

O presidente da Confederação Espírita Argentina, Gustavo Martínez, justificou a ausência em carta dirigida à presidente da USE, Julia Nezu. Nela, Gustavo reforça a relevância do trabalho de Simoni Privato, que ele já fez chegar também ao conhecimento do Conselho Espírita Internacional. 

 

Segundo o presidente da CEA, o livro El Legado de Allan Kardec responde a sua pergunta: Qual o texto definitivo de A Gênese? Que texto devemos traduzir e estudar? E com base nos resultados de suas pesquisas, Gustavo Martínez fez a tradução de La Genèse - Les Miracles et Les Predictions selon Le Spiritisme, ao

espanhol, a partir do texto original de Allan Kardec 

 

Com base no exemplo argentino, outros países na América Latina e Europa já iniciaram o trabalho de resgate de A Gênese, com base nas quatro primeiras edições francesas. As repercussões continuam nas redes sociais, com muitas manifestações de apoio à iniciativa. O vídeo já está disponível no Youtube.

 

(https://www.youtube.com/watch?v=PotlDwSFg6o).

 

O livro de Simoni Privato -- O Legado de Allan Kardec --  em português, está à venda na Lviraria da USE e também nas distribuidoras Boa Nova e Candeia.

 

O preço de capa é 38 reais. Aos órgãos de unificação, há descontos. Mais informações na Secretaria - [email protected] ou no telefone 11 2950-6554. Pedidos também podem ser feitos nas páginas da USE e do CCDPE  (www.ccdpe.org.br).

 

 

RUBENS TOLEDO - USE/Decom

Tels. (11) 2950-6554 - Cel (19) 9 9705-9059

www.usesp.org.br

Simoni Privato Goidanich e os livros.

 

Em Louvor à Vida – 2ª. edição

 

Divaldo Pereira Franco; pelo espírito Lourival Perri Chefaly; organizado por Antonio Cesar Perri de Carvalho; 2ª edição pela Livraria Espírita Alvorada Editora, 2017.

Resumo:

A Editora LEAL acaba de distribuir a 2ª edição de Em Louvor à Vida, obra de Divaldo Pereira Franco; pelo espírito Lourival Perri Chefaly; organizado por Antonio Cesar Perri de Carvalho. Com o mesmo conteúdo da edição original, o livro traz informações do organizador sobre o autor espiritual, que foi médico na cidade do Rio de Janeiro; e comentários do organizador sobre as mensagens do Espírito, psicografadas por Divaldo. Nos capítulos são abordados assuntos sobre família, mediunidade, câncer, sexo, AIDS, educação, vida e morte.

Contatos:

LEAL: [email protected];

EBM Editora: [email protected]

 

 Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

 

Avisos

DATA

DIA

HORA

EVENTO

 

 

 

Retorno de Nossas Atividades

AINDA HÁ TEMPO DE ESTUDAR CONOSCO, MAIORES INFORMAÇÕES NA RECEPÇÃO

 

15/04 das 12h às 15h30

 

Almoço de Domingo -  Venha almoçar conosco no Restaurante Terraço Paulistano. Você come bem e  em boa companhia e ainda auxilia a manter e ampliar nossas atividades. Contribuição Adultos R$ 60, Crianças de 07 a 12 anos R$ 30.

 

Todas as quintas

Sábados

19h30 – 21h30

19h - 20h30

Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi,

As reuniões deste grupo não tem caráter religioso e tem por objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

 

 

PROXIMAS PALESTRAS

 

DATA

DIA

HORA

EXPOSITOR

TEMA

10/mar.

Sábado

15h

Antenor J De Moraes

LEADE

Tema Evangélico

 

13/mar.

Terça

9h

Maria Nanci Vieira

CE Maria de Nazaré

Pedi e Obtereis: Tudo que Você Deseja Virá em Sua Direção

20h

Eliana Fernandes

CE Zilda Gama

Onde Foi que Eu Errei?

14/mar.

Quarta

20h

Jobert Costa

CE Júlio de Abreu Filho

Tema Livre

17/mar.

Quarta

20h

Carlos Silva

CE Zilda Gama

Aguardando

 

 

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

 IV Congresso Espírita do Distrito Federal

Brasília, DF

 

(Informações em  http://www.fedf.org.br/Agenda/iv-congresso-espirita-do-distrito-federal-2018-20-de-abril)

 

 8º. Congresso Espírita do Amazonas

Manaus, AM

 

(Informações em http://congresso.feamazonas.org.br/)

 

5º. Congresso Espírita do Estado do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informações de http://www.ceerj.org.br/portal/congresso)

 

Seminário programado para o Grupo Espírita

 “Maria de Magdala”. Itapevi, SP

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

UNIFESP/NUSE. Palestra com Dr. Décio Iandoli Jr.

São Paulo, SP

 

Programação no L.E. Lucas Peres Netto

São José do Rio Preto, SP

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

Palestra na Instituição Beneficente “A Luz Divina”

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Cassio Branco de Araujo)

 

Allan Vilches no Grupo Socorrista “Maria de Nazaré”

Boituva, SP

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

12º. Simpósio Espíritas dos Estados Unidos

Washington, DC, EUA.

 

https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/images/a2af0060-6bc2-486d-a654-d3b25a255fa1.jpg

https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/images/08993694-e87d-4f7c-aefb-7744e906adf2.png

 

Registration for the 12th U. S. Spiritist Symposium is open!

Please visit: spiritistsymposium.org for more information.

 

 

https://gallery.mailchimp.com/video_thumbnails_new/5a571f620e82e2cf88300284303a6f7a.png

 

https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/_compresseds/040774f7-5554-4181-8348-f9bf6db1b353.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/images/877f0c01-4798-4aed-b291-a927c47ba02d.jpg

 

 

 

Copyright © 2018 United States Spiritist Federation, All rights reserved.

Our mailing address is:
[email protected]

Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list.
 

 

Seminário na S.E.E. Allan Kardec

São Bernardo do Campo, SP

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Joana D’Arc

Assis,  SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Programação com Sérgio Santos e Marlene

Avanhandava, Promissão e Penápolis, SP

 

PROGRAMAÇÃO DO SÉRGIO SANTOS E MARLENE SANTOS

 

 

DIA 10-03-2018 SABADO CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522- AVANHANDAVA ÀS 20 HORAS

 

 

DIA 11-03-2018 DOMINGO CASA DO CAMINHO DR. BEZERRA DE MENEZES

RUA SÃO CARLOS Nº 163  BAIRRO SÃO JOÃO  PROMISSÃO ÀS 18,30 HORAS.

 

 

DIA 12-03-2018 SEGUNDA-FEIRA CENTRO ESPIRITA DISCIPULUS DE JESUS

RUA LUIZ OSÓRIO Nº 108 PENÁPOLIS ÀS 20 HORAS.

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Nós e os Bichos

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência espírita subordinada ao tema "Nós e os Bichos", tema que abordará a evolução da alma e visão espírita dos seres inferiores da criação.

 

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 9 de Março de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

(Informações recebidas em email de António Luís [[email protected]])

 

Programção do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP


Obs.: - Se não deseja receber esta noticia semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected] , pelo que muito agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informações do em emails do CEAK e de  João Marchesi Neto )

 

Programação no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

A Seara também está no Facebook: aqui

--

Se você não deseja receber as nossas mensagens, solicite a remoção do seu endereço.



Seara Espírita Joanna de Ângelis   
Rua Dr. João Keating, 107 
Jd. Novo Botafogo - Campinas - SP
Mais informações e localização pelo site:
www.searajoannadeangelis.org.br

 

Campanha pró busto de Kardec em praça de

Guarulhos, SP

 

 

 

O busto de Allan Kardec será colocado na Praça Allan Kardec, que fica na Av. Paulo Faccini, ao lado do Banco Brasil.

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Palestra no C.E. Mário Fernandes Barreira

Cândido Mota, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestras programadas para

Marília, SP

Olá, amigos.

 

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de

Marília.

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 




​​

 

--

www.mariliaespirita.jor.br

 

(Informação recebida em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

Informe “Luz Espírita”

Acesse no link

 

Clique:

http://luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

 

 Jornal Mundo Maior

Acesse no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

 

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

 Mensagens Gotas de paz

 

 

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

unsubscribe

Para maiores Informações [email protected]

 

 

(Colaboração recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Publicação da Candeia Distribuidora

Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.

http://emailmarketing.candeia.com/accounts/3442/messages/1713/openings/22032?envelope_id=493

http://candeia.com/diadamulher/2018/imgs_0.jpg

 

http://candeia.com/diadamulher/2018/imgs_1.jpg

 

http://candeia.com/diadamulher/2018/imgs_2.jpg

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

Como se medem as distâncias?

 

As distâncias, como as horas, têm a dimensão do estado emocional das pessoas que as percorrem.

Quando nos encontramos felizes, desfrutando da companhia de amigos, os quilômetros parecem poucos metros.

Quando a alegria nos envolve, quando estamos em passeio que nos traga contentamento, a distância não se faz sentida.

Quando notícias tristes nos chegam, quando estamos carregando o peso do desânimo ou da desesperança, qualquer pequeno percurso parece interminável e exaustivo.

Quando necessitamos chegar a algum local, para atender a um enfermo, alguém que pode vir a morrer a qualquer momento, poucos metros se assemelham a quilômetros.

Lembramos que, no século XV, Leonardo da Vinci, ao idealizar o carro de três rodas, movido a corda, como um relógio, concebeu um sistema para marcar sua quilometragem.

Com uma autonomia para até quarenta quilômetros, a cada mil metros percorridos, uma bola de metal deslizava de um reservatório para outro.

Ao chegar ao destino, bastava contar o número de bolas caídas para saber os quilômetros vencidos.

Em Calcutá, na Índia, Madre Teresa idealizou uma maneira peculiar de marcar as distâncias.

Para as voluntárias da sua missão, ela estabeleceu o recitar de orações enquanto se encontrassem a caminho.

Por isso, a jovem Ananda sabia exatamente o número de Ave-Marias que cobriam o trajeto convento-hospital: duzentas e oitenta.

Confessa que, de início, aquela recomendação lhe pareceu um pouco descabida.

Ir recitando Ave-Marias, uma em seguida à outra, não seria uma forma mecânica de considerar a prece?

Logo, no entanto, Ananda compreendeu. Aquele recitar constante mantinha sua mente elevada, ocupada em algo positivo.

Em vez de deixar os pensamentos correrem soltos, sem propósito, havia um objetivo a ser mantido: conectar a mente ao Superior.

E assim, fluíam em sua mente as palavras da saudação do mensageiro celeste, traduzidas agora em prece de louvor, acrescidas da natural rogativa pelas misérias humanas.

Frases sagradas que brotavam do seu coração aos lábios, num murmúrio constante.

E quando se completasse a quantia exata das Ave-Marias, Ananda sabia que alcançara o seu destino.

Aí, com a mente higienizada por salutares vibrações, ia ao encontro de dezenas de enfermos que aguardavam a medicação, a higiene, o consolo.

Recomeçava, na madrugada risonha, mais um dia de trabalho em serviço do bem.

Durante horas ela andaria de um leito ao outro, tentando oferecer o melhor àquelas criaturas, muitas delas recolhidas ali somente para morrerem com dignidade.

*   *   *

Prece é diálogo com as forças superiores.

Ora quem se levanta com a manhã e se dedica ao semelhante.

Ora quem toma da pena e exalta a natureza em prosa e verso.

Ora quem reconhece a grandeza da Criação e exterioriza em palavras a gratidão, o louvor ao Senhor da Vida.

Ora quem busca a sintonia superior através de frases espontâneas, geradas pela fé ou pela necessidade. Ou quem vai repetindo versos, como num mantra...

Oração é vida. Viver, de forma nobre, é orar.

Pensemos nisso e não descuremos desse hábito salutar, que nos responde à vida com renovadas bênçãos.

Redação do Momento Espírita, com base no
cap. 29, do livro 
Muito além do amor,
de Dominique Lapierre, ed. Salamandra.
Em 7.3.2018.

 

 (Copiado do site Feparana)

 

Estátua em homenagem a Leonardo da Vinci no centro da praça do Teatro alla Scala . Milão, Itália. Fotos Ismael Gobbo

 

Sebastião Paraná de Sá Sottomaior

 

Publicação de Mundo Espírita

Setembro/2008.

 

 

Nasceu em Curitiba em 19 de novembro de 1864, o grande educador Sebastião Paraná marcando a sua existência com exemplos de dinamismo infatigável em prol da Doutrina.

Casou-se com Elvira da Costa Faria Paraná, em 19 de dezembro de 1905. Não teve filhos.

Diplomou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.

Muito contribuiu para enriquecer as letras e a cultura do Paraná. Geógrafo notável publicou obras que representam o melhor que se possui na matéria. Entre elas: Esboço geográfico do Paraná (1889), Corografia do Paraná (1899), O Brasil e o Paraná (1925), Guia do comerciante (1909), Os Estados da República (1911), Exultação (1913), O alcoolismo e o jogo (1913), Galeria Paranaense (1922), Países da América (1922), Países da Europa (1926), Efemérides da Revolução de outubro de 1930 no Estado do Paraná (1931).

Sua obra O Brasil e o Paraná alcançou um número expressivo de edições, nunca antes registrado na bibliografia local. Em 1941, apareceu a 22ª edição.

Como homem público exerceu altos cargos com descortínio e austeridade. Foi Diretor da Secretaria do Interior e Justiça do Paraná, a pedido, foi transferido para a direção do Museu Paranaense e Biblioteca Pública do Paraná, professor catedrático de Geografia e Corografia do Brasil, no Ginásio Paranaense e Escola Normal de Curitiba. Em 1906, regeu a Cadeira de História Universal no Ginásio Paranaense. Em 1916, exerceu a Superintendência Geral do ensino, foi Diretor do Ginásio Paranaense e professor da Universidade Federal do Paraná. Alcançou a patente de capitão da reserva do Exército Nacional, tendo servido como praça, no Batalhão Patriótico Benjamin Constant e foi deputado no Congresso Legislativo do Paraná, na legislatura 1902/1903. Pertenceu à Comissão de Instrução Pública, fez parte do Conselho Superior do Ensino Público no Paraná. Em 1905, foi nomeado, por indicação do Governo do Estado, agente auxiliar do Arquivo Nacional, no Paraná. Pertenceu ainda ao Centro de Letras do Paraná e Academia de Letras do Paraná. Sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto Geográfico Argentino, da Sociedade de Geografia de Lisboa. Como jornalista foi Diretor do Jornal A Tribuna, Redator de A República e de O Município.

Foi fundador da Federação Espírita do Paraná, em 24 de agosto de 1902, junto a outros homens valorosos e foi seu primeiro presidente eleito, após a aprovação do Estatuto Social, em 4 de outubro de 1903. Permaneceu no cargo, por reeleição, até 13 de janeiro de 1907. Também foi, na Federação Espírita do Paraná – FEP, Membro da Comissão Central de 2 de agosto de 1908 a 18 de julho de 1909 e de 13 de janeiro de 1918 a 1919. Ocupou ainda o cargo de diretor do Núcleo Central, diretor da Caixa Escolar e de Estudos Doutrinários.

Escreveu o livro Vade-mecum (Preces e ensinos espíritas), editado pela FEP, em 1929-1930.

Curitiba prestou sua homenagem, dedicando-lhe uma rua com o nome, no bairro Vila Izabel.

Desencarnou em 08 de março de 1938.

 

(O texto foi copiado de  http://www.mundoespirita.com.br/?materia=sebastiao-parana-de-sa-sottomaior)

Sebastião Paraná

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sebasti%C3%A3o_Paran%C3%A1#/media/File:Sebasti%C3%A3o_Paran%C3%A1.jpg

Vista de Curitiba no ano de 1900 com registros de população.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Curitiba-view.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]