Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/30-11-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

    

29-11-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/29-11-2018.htm

28-11-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/28-11-2018.htm

27-11-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/27-11-2018.htm

26-11-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/26-11-2018.htm

24-11-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/24-11-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

Hamlet e Horácio com os dois rústicos. Óleo sobre tela de Eugène Delacroix.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Eug%C3%A8ne_Ferdinand_Victor_Delacroix_018.jpg

 

 

 

 

The Tragedie of Hamlet, Prince of Denmarke[1] (A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca), geralmente abreviada apenas como Hamlet, é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601.[2][3] A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, Hamlet, o rei, executado por Cláudio, seu irmão que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a rainha. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traiçãovingançaincestocorrupção e moralidade.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hamlet

Jean de La Fontaine.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jean_de_La_Fontaine.jpg

 

 

Jean de La Fontaine , nascido em8 de julho de 1621em Château-Thierry e morreu em13 de abril de 1695em Paris , é um poeta francês de grande renome, principalmente por suas fábulas e, em menor medida, por seus contos . Ele também é responsável por vários poemas, peças de teatro e libretos de ópera que confirmam sua ambição como moralista.

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Jean_de_La_Fontaine

 

Retrato de Moliére como Julio Cesar. Óleo de Nicolar Mignard.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moli%C3%A8re_-_Nicolas_Mignard_(1658).jpg

 

 

Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière (Paris15 de janeiro de 1622 — Paris17 de Fevereiro de 1673[1]), foi um dramaturgo francês, além de actor e encenador, considerado um dos mestres da comédia satírica. Teve um papel de destaque na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega. Molière usou as suas obras para criticar os costumes da época. É considerado o fundador indirecto da Comédie-Française. Dele, disse BoileauDans le sac ridicule où Scapin s'enveloppe je ne reconnais plus l'auteur du Misanthrope - ("No saco ridículo onde se envolve Escapino, não reconheço mais o autor de O Misantropo"). Como encenador, ficou também conhecido pelo seu rigor e meticulosidade.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Moli%C3%A8re

 

 

O Evangelho de Lucas

Capítulo XI

 

1 Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.   

2 Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;   

3 dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;   

4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, [mas livra-nos do mal.]   

5 Disse-lhes também: Se um de vós tiver um amigo, e se for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,   

6 pois que um amigo meu, estando em viagem, chegou a minha casa, e não tenho o que lhe oferecer;   

7 e se ele, de dentro, responder: Não me incomodes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para te atender;   

8 digo-vos que, ainda que se levante para lhos dar por ser seu amigo, todavia, por causa da sua importunação, se levantará e lhe dará quantos pães ele precisar.   

9 Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;   

10 pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.   

11 E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?   

12 Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?   

13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?   

14 Estava Jesus expulsando um demônio, que era mudo; e aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e as multidões se admiraram.   

15 Mas alguns deles disseram: É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.   

16 E outros, experimentando-o, lhe pediam um sinal do céu.   

17 Ele, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será assolado, e casa sobre casa cairá.   

18 Ora, pois, se Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso dos demônios por Belzebu.   

19 E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos filhos? Por isso eles mesmos serão os vossos juizes.   

20 Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus.   

21 Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança estão os seus bens;   

22 mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a armadura em que confiava, e reparte os seus despojos.   

23 Quem não é comigo, é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.   

24 Ora, havendo o espírito imundo saíndo do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso; e não o encontrando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí.   

25 E chegando, acha-a varrida e adornada.   

26 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro.   

27 Ora, enquanto ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste.   

28 Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.   

29 Como afluíssem as multidões, começou ele a dizer: Geração perversa é esta; ela pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o de Jonas;   

30 porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, também o Filho do homem o será para esta geração.   

31 A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e eis, aqui quem é maior do que Salomão.   

32 Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas; e eis aqui quem é maior do que Jonas.   

33 Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz.   

34 A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso.   

35 Vê, então, que a luz que há em ti não sejam trevas.   

36 Se, pois, todo o teu corpo estiver iluminado, sem ter parte alguma em trevas, será inteiramente luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor.   

37 Acabando Jesus de falar, um fariseu o convidou para almoçar com ele; e havendo Jesus entrado, reclinou-se à mesa.   

38 O fariseu admirou-se, vendo que ele não se lavara antes de almoçar.   

39 Ao que o Senhor lhe disse: Ora vós, os fariseus, limpais o exterior do corpo e do prato; mas o vosso interior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade.   

40 Loucos! quem fez o exterior, não fez também o inferior?   

41 Dai, porém, de esmola o que está dentro do copo e do prato, e eis que todas as coisas vos serão limpas.   

42 Mas ai de vós, fariseus! porque dais o dízimo da hortelã, e da arruda, e de toda hortaliça, e desprezais a justiça e o amor de Deus. Ora, estas coisas importava fazer, sem deixar aquelas.   

43 Ai de vós, fariseus! porque gostais dos primeiros assentos nas sinagogas, e das saudações nas praças.   

44 Ai de vós! porque sois como as sepulturas que não aparecem, sobre as quais andam os homens sem o saberem.   

45 Disse-lhe, então, um dos doutores da lei: Mestre, quando dizes isso, também nos afrontas a nós.   

46 Ele, porém, respondeu: Ai de vós também, doutores da lei! porque carregais os homens com fardos difíceis de suportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais nesses fardos.   

47 Ai de vós! porque edificais os túmulos dos profetas, e vossos pais os mataram.   

48 Assim sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais; porquanto eles os mataram, e vós lhes edificais os túmulos.   

49 Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros;   

50 para que a esta geração se peçam contas do sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado;   

51 desde o sangue de Abel, até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário; sim, eu vos digo, a esta geração se pedirão contas.   

52 Ai de vós, doutores da lei! porque tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes aos que entravam.   

53 Ao sair ele dali, começaram os escribas e os fariseus a apertá-lo fortemente, e a interrogá-lo acerca de muitas coisas,   

54 armando-lhe ciladas, a fim de o apanharem em alguma coisa que dissesse.   

 

(Copiado do site http://biblia.com.br/joao-ferreira-almeida-atualizada/lucas/lc-capitulo-11/ )

O “Pai Nosso”. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Lord%27s_Prayer_(Le_Pater_Noster)_-_James_Tissot.jpg

 A Luz do Mundo. Óleo sobre tela de William Holman Hunt.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/10/Hunt_Light_of_the_World.jpg

Jesus cura um homem mudo possesso. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/Brooklyn_Museum_-_Jesus_Heals_a_Mute_Possessed_Man_%28J%C3%A9sus_gu%C3%A9rit_un_poss%C3%A9d%C3%A9_muet%29_-_James_Tissot.jpg

Jonas e a Baleia. Pintura de óleo em carvalho por Pieter Lastman.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pieter_Lastman_-_Jonah_and_the_Whale_-_Google_Art_Project.jpg

 

Narrativa bíblica:

Jonas é comissionado pelo Deus de Israel, segundo a Bíblia, para ir a Nínive, capital da Assíria. A sua missão era admoestar os assírios que devido a sua crueldade e ao muito derramamento de sangue, iriam sofrer a ira divina caso não se arrependessem dentro de quarenta dias. Os assírios eram famosos, por exemplo, por decapitar os povos vencidos, fazendo pirâmides com seus crânios. Crucificavam ou empalavam os prisioneiros, arrancavam seus olhos e os esfolavam vivos. Temendo pela sua vida, Jonas foge rumo a Társis, no sudoeste da Península Ibérica (na moderna região da Andaluzia)[carece de fontes]. Situa-se a aproximadamente 3.500 km do porto de Jope (a moderna Tel Aviv-Yafo).

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jonas

 

Mar Mediterrâneo em Tel Aviv, onde ficava a antiga Jope, relacionada ao episódio bíblico de Jonas e a baleia.

Fotos Ismael Gobbo.

Salomão e a rainha de Sabá. Pintura por Giovanni Demin.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c5/Sheba_demin.jpg

 

Solomon ( / s ɒ l ə m ə n / ; Hebrew : שְׁלֹמֹה , Shlomoh), [a] também chamado Jedidiah (Hebrew יְדִידְיָהּ Yedidyah ), foi, de acordo com a Bíblia Hebrew , [3] Quran , e Hadiss , um rei fabulosamente rico e sábio de Israel que sucedeu a seu pai, o rei Davi . [4] As datas convencionais do reinado de Salomão são cerca de 970 a 931 aC, normalmente dadas em alinhamento com as datas do reinado de Davi. Ele é descrito como o terceiro rei da Monarquia Unida , que se separaria no Reino do Norte de Israel e no Reino do Sul de Judá logo após sua morte. Após a divisão, seus descendentes patrilineares governaram somente Judá.

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Solomon

 

Caim e Abel. Óleo sobre tela de Josep Vergara.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Josep_Vergara,_Ca%C3%AFm_i_Abel.jpg

O assassinato de Zacarias. Pintura de William Hole

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:ZechBenJeho.jpg

Os Fariseus questionam a Jesus. Aquarela de autoria de  James Tissot

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_Question_Jesus_%28Les_pharisiens_questionnent_J%C3%A9sus%29_-_James_Tissot.jpg

 

Domo da Rocha ou Mesquita de Omar, que fica no quarteirão Muçulmano na Cidade Velha de Jerusalém.

 No local estava fincado o Templo de Jerusalém. Foto Ismael Gobbo

O Vale de Cédron e, no alto,  o Monte das Oliveiras. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

Grande conta

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Marcas do Caminho. Lição nº 29. Página 98.

Mensagem recebida Centro Espírita Luiz Gonzaga em Pedro Leopoldo em 26.05.1958.

 

Alonga a memória para além do minuto em que apareceste na Terra e reconhecerás que as concessões do Senhor te revestem todos os passos e te assinalam todos os lances da rota.

Não possuías senão a nudez da própria alma e não trazias senão a própria herança que o passado te imprimira no ser...

Entretanto, senhoreaste o vaso orgânico que te vestiria em nova forma de carne...

Sugaste o leite materno...

Ocupaste os panos do berço...

Exigiste permanente atenção...

Reclamaste alimento e remédio...

Solicitaste alheio apoio para que te retirasses da infância...

Absorveste o tempo da escola...

Pediste o concurso da natureza...

Aprisionaste animais, criaturas também de Deus, para que te ofertem suor e sangue...

Em cada instante na Terra equilibras-te, em verdade, sobre o sacrifício de milhões de braços que se entrelaçam para servir-te, levantando-te o ninho doméstico, tecendo-te a indumentária, garantindo-te a higiene, assegurando-te o bem estar e temperando-te o pão...

És o depositário do favor de vasta multidão em cada senda que pisas, em cada edifício que transpões, em cada veículo que te acolhe, em cada refeição que te reajusta...

Acreditas, não raro, que o dinheiro, também haurido por tuas mãos em penhor de empréstimo da Providência Divina, te resgata a conduta na Lei, perante a qual todos nós somos devedores por enquanto insolventes.

Todavia, não desdenhes estender o amor infatigável, através da renúncia ao teu próprio conforto, ajudando e servindo, hoje, agora e amanhã, porque a morte virá por meirinho seguro, mostrar-te a Grande Conta, a fim de que te informes que nasceste no mundo somente para o Bem, e que somente o Bem é capaz de elevar-te, em santa plenitude de quitação com a vida para a glória da luz sublimada e sem fim.

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Dr. Adolfo Bezerra de Menezes chamado de “O Médico dos Pobres”. Óleo sobre tela de Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo.

Sobrado onde  funcionou a clínica de Dr. Bezerra de Menezes,  no Rio de Janeiro, RJ. Foto Ismael Gobbo

 

Publicação do jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP. Dezembro/2018.

 

Palestra no Centro Espírita Bezerra de Menezes

Catanduva, SP

 

Caso não visualize este e-mail adequadamente acesse este link

 

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.

http://emailmarketing.candeia.com/accounts/3442/messages/1999/openings/22032?envelope_id=782

http://usecatanduva.com.br/palestra/eduardoguimaraes/2018/imgs_0.jpg

 

http://usecatanduva.com.br/palestra/eduardoguimaraes/2018/imgs_5.jpg

 

 

(Informação recebida em email de USE Intermunicipal Catanduva [[email protected]])

 

Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

 

 

 

 

Olá, amigos.

 

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de

Marília.

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

--

www.mariliaespirita.jor.br

 

 

(Informações recebidas em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

Programação do orador Manolo Quesada

Dezembro/2018

 

(Informação recebida em email de Manolo Quesada)

 

Programação de palestra no GEBEM- Grupo Espírita

Dr. Bezerra de Menezes. Guarulhos, SP

 

Palestras desta semana no GEBEM

Terça às 19h e às 20h30
Quarta às 14h45
Quinta às 19h e às 20h30 - com palestrante da USE Intermunicipal De Guarulhos
Quinta às 20h Assistência Familiar
Sábado às 16h e às 18h

 

 

(Com informações de GEBEM - Grupo Espírita Dr. Bezerra de Menezes [[email protected]])

 

Feal – Feirão de Natal

São Paulo, SP

 

Feirão de Natal André Luiz

O natal está se aproximando e nada melhor do que aproveitar a ocasião dessa data tão especial de celebração com os amigos e a família e entrar em sintonia com o sentimento de solidariedade, que faz tão bem ao coração.

Dias 1 e 2, 8 e 9 de dezembro a Fundação Espírita André Luiz, o Centro Espírita Nosso Lar e as Casas André Luiz convidam você para o Feirão de Natal André Luiz!

Os melhores preços em artesanatos, artigos de decoração, roupas, calçados e livros novos e seminovos para presentear com estilo e economia, e ainda ajuda no trabalho de atendimento gratuito aos pacientes das Casas André Luiz e nos projetos de divulgação do bem da Fundação Espírita André Luiz.

Uma ótima oportunidade para encontrar presentes diferenciados para presentear no natal aqueles que você ama e ainda com ótimos preços.

O Feirão acontece das 10hrs às 18hrs na Rua Duarte de Azevedo, 691, Santana, em São Paulo, na sede do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz.

Venha compartilhar conosco do Feirão de Natal Solidário da André Luiz!

 

Serviço

Dias 1 e 2, 8 e 9 de dezembro das 10hrs às 18hrs

Rua Duarte de Azevedo, 691, próximo ao metrô Santana, São Paulo

 

 

 

(Informação recebida em email de Erika Silveira - FEAL [[email protected]])

 

Programações com Vania Mugnato de Vasconcelos

 

Evangelho no lar virtual - No momento de dormir - ESE XXVIII

https://www.youtube.com/watch?v=VYUu-FlqkxE

By Vania Mugnato de Vasconcelos

https://www.youtube.com/VaniaMugnatodeVasconcelos

 

 

 

 

Uma palestra super especial com Vania Mugnato de Vasconcelos, no Grupo Socorrista Maria de Nazaré de Boituva no dia 05.12.2018 às 20:00 Horas. Entrada Franca.

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

Palestra programada para o Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal  

 

 

Já vivemos antes

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra espírita alusiva ao tema "Já vivemos antes".

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 30 de Novembro de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

www.facebook.com/antonioluisremax

(+351) 914 269 532

https://docs.google.com/uc?export=download&id=195Kl0OO3oexUSIXpLFyC8-3QR9WrPwzS&revid=0BxOLofvfqktYSTg4QW1BNjNLbDVxbTl5RU5qUDV6VDhXNkFNPQ

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

Programação no Fraternidade Espírita Auta de Souza

São Paulo, SP  

Olá,

Boa tarde!

Convidamos à todos, para nossa Reunião Pública, que acontecerá nesta sexta-feira

dia 30 de novembro, a  partir das 20 horas, aqui na FEAS.

 

Na ocasião contaremos com a presença de nossa amiga Júlia Nezu

que irá proferir a palestra-tema: A Nova Geração

 

Antes, porém, as 19:45 horas teremos a apresentação de nosso coral, o CorAuta

 

PRESTIGIE, COMPAREÇA, PARTICIPE, DIVULGUE...

 

 

 

Marcos Marsulo

9-7546-5392

[email protected]

[email protected]

www.feas.com.br

[email protected]

 

 

(Informação recebida em email de Estação História{Marsulo} [[email protected]])

 

 10º. Bazar de Natal da Instituição Nosso Lar

Araçatuba, SP

 

 

Rua São Vicente, 290, Araçatuba, SP

 

 

Mais informações:

https://www.facebook.com/events/1015789691941060/

 

 

Bazar de Natal do Gepar

Niterói, RJ

 

LEIA AQUI TODAS AS INFORMAÇÕES:

https://shoutout.wix.com/so/4dMTHkV-t?cid=3d2110bb-3c29-4437-85d9-877d112e9827#/main

 

 

 

 

As religiões de uns mais separam as pessoas do que as unem

 

Publicado originalmente na coluna de

O Tempo, BH, 26-11-2018.

José Reis Chaves

 

 

   São as religiões que mais nos ajudam na busca da nossa evolução, para que alcancemos, um dia, a perfeição semelhante à de Deus. Mas, para muitas pessoas, a sua religião é a causa principal de seus conflitos com seus irmãos e companheiros dessa nossa jornada evolutiva espiritual terrena. E isso apenas porque suas respectivas religiões são diferentes. Ademais, apesar de umas terem a mesma religião, elas ainda brigam também pelo modo diferente de elas praticarem a mesma religião. É que umas são mais religiosas e outras menos. E as que são mais querem que as que são menos sejam religiosas iguais a elas, o que é um erro, pois, ser muito religioso depende do nível evolutivo espiritual de cada pessoa. Umas brigam até com os padres! E as pessoas, frequentemente, dão mais valor às questões religiosas exteriores como a frequência às cerimônias, quando a verdadeira religião busca mais a religiosidade que é mais interior.

  Jesus disse que se uma pessoa estiver no altar fazendo oferendas a Deus e se lembrar de que não está bem com alguém, deve interromper sua oferenda, procurar o seu adversário e reconciliar-se com ele, e só depois, então, é que a pessoa pode voltar ao altar e continuar sua oferenda. (Mateus 5: 23). Esse ensino mostra que estarmos em paz com todas as pessoas é mais importante do que estarmos fazendo oferendas a Deus. É que Deus não precisa de oferendas. Ele está sempre muito bem e feliz, não precisando, pois, jamais de nada de nós, para que continue muito bem e muito feliz, mesmo porque Ele é imutável. Aliás, se Deus dependesse de nós para ser feliz, Ele estaria perdido, pois, nós somos ainda muito imperfeitos e, portanto, mais inclinados à prática dos males e vícios do que à prática das virtudes. Mas ainda bem que estamos evoluindo. Caímos muito, mas jamais nos faltarão novas chances para nós nos levantarmos. “Sete vezes cairá o justo e se levantará.” (Provérbios 24: 16).

   E nossas faltas estão mais relacionadas à ausência de amor ao nosso próximo. Daí que o primeiro mandamento da lei divina ou natural, a dos Dez Mandamentos, manda-nos amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo no mesmo nível do amor que temos a nós mesmos. Lembremo-nos de que nós nos amamos a nós mesmos até demais, pois somos muito egoístas! Mas se amarmos de verdade nosso próximo, ou no mesmo grau com que nos amamos, está tudo bem, pois não vamos querer para nós e somente para nós tudo o que de melhor existe. A etimologia da palavra egoísta é ‘ego’ em latim e que significa eu. O egoísta se considera o tal e pensa que tudo de melhor é com ele! Assim, automaticamente, ele está menosprezando ou desvalorizando seu próximo, o que vale dizer que ele não o está amando como ama a si mesmo, pois está considerando seu próximo inferior a ele.

  O objetivo das religiões é nos unir como irmãos e, pois, como filhos de Deus, que é o Pai de Jesus e de todos nós, para que, assim, sejamos todos nós um com Jesus e, por consequência, também, um com Deus Pai. (João 17: 21). Se nossa religião, pois, for um meio de nos separarmos uns dos outros como se vê tanto, é melhor, espiritualmente falando, que a pessoa não tenha nenhuma religião, bastando-lhe a crença em Deus, já que, assim, ela estará melhor, pois em paz com seus irmãos, ela estará também em paz consigo mesma e com o próprio Deus Pai de todos nós!

 

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

Divaldo Pereira Franco no 4º. Movimento “Você e a Paz”, em São Paulo. 10-11-2018.

VEJA MATÉRIA REGISTRANDO O EVENTO

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/13-11-2018.htm

 

Os perigos do materialismo

 

Quando ouvimos a palavra materialismo, por vezes desconhecemos o seu real significado e suas dimensões.

De modo geral, temos uma visão superficial do termo, que em verdade representa correntes filosóficas antigas com bases bem sedimentadas.

Ele está na via oposta ao idealismo, o espiritualismo e a metafísica, desde que afirma a prioridade da matéria sobre o Espírito. Até mesmo o pensamento seria uma manifestação interior da matéria.

Vale ressaltar que o materialismo se estende ao modo de viver em que o gozo das coisas materiais se apresenta como uma filosofia de vida, caracterizada pelo grande apego aos bens materiais.

Segundo essa filosofia, a vida se inicia no momento do nascimento e acaba com a morte do corpo.

As correntes espiritualistas, no lado oposto, apresentam a realidade do Espírito, isto é, demonstram que somos algo mais do que um aglomerado de matéria e que há uma inteligência, uma alma, um ser imponderável, no comando da máquina corpórea.

O Espiritismo, quando se apresenta como a ciência que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal, deixa claro seu perfil espiritualista, devidamente embasado em métodos científicos de estudo.

Ao estudar essa essência inteligente que todos somos, a Doutrina Espírita abre um horizonte de consequências importantíssimas para a vida.

Suponhamos que um homem de vinte anos tenha a certeza de que vai morrer aos vinte e cinco, que fará ele nesses cinco anos que lhe restam?

Trabalhará para o futuro? Certamente que não. Ele tratará de desfrutar a vida o mais possível, considerando como um engano obrigar-se a fadigas e privações sem proveito.

Mas se ele tiver a certeza de viver até aos oitenta anos, agirá de forma totalmente diferente, porque compreenderá a necessidade de sacrificar alguns instantes do repouso atual para assegurar o repouso no futuro, durante longos anos.

O mesmo ocorre com aquele para quem a vida futura é uma certeza.

Quando existe dúvida quanto à existência da vida futura o indivíduo é conduzido, naturalmente, a tudo sacrificar aos prazeres do presente, daí dar importância excessiva aos bens materiais.

A cobiça, a inveja e o ciúme daquele que tem pouco contra o que tem muito, são estimulados pela importância atribuída aos bens materiais.

Da cobiça ao desejo de se conseguir, a qualquer preço, o que o vizinho possui não há mais que um passo, surgindo, então, os ódios, as discussões, os processos, as guerras e todos os males engendrados pelo egoísmo.

Com a dúvida sobre o futuro, o homem, abatido nesta vida pelo desgosto e pelo infortúnio, só vê o fim dos seus sofrimentos na morte, e, não esperando mais nada, acha racional abreviá-los pelo suicídio.

Vejamos aí um dos grandes perigos do materialismo, a falta de significado da existência, a vida vazia, sem propósito e sem perspectiva de futuro.

Somos Espíritos atuando sobre a matéria. A matéria nos serve, e não o contrário.

Pensemos a respeito e alicercemos nossos valores nessas certezas maiores. Isso nos dará sentido à existência, isso nos apontará a felicidade.


Redação do Momento Espírita, com base no cap. II, item 100,
do livro
 O que é o Espiritismo, de Allan Kardec, ed. FEB.
Em 29.11.2018.

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

 

 

Julien Offray de La Mettrie (Saint-Malo25 de dezembro de 1709 - Potsdam11 de novembro de 1751) foi um médico e filósofofrancês e um dos primeiros escritores a escrever sobre o materialismo na era do iluminismo. É considerado como um fundador da ciência cognitiva.

Continue lendo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Julien_Offray_de_La_Mettrie

Livro “L´homme Machine”. Autor Julien Offray de La Mettrie.

Fonte:  https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b86133728/f5.image

 

 

 

Livro: “L´homme Machine”.  A Máquina do Homem

La Mettrie considera que todos os filósofos do passado foram confundidos por seu raciocínio sobre o homem a priori . Apenas o método empírico parece-lhe legítimo.

A mente deve ser considerada como uma continuação da organização sofisticada da matéria no cérebro humano: o homem é, portanto, apenas um animal superior (como o autômato de Vaucanson ). O Mettrie se estende ao homem o princípio da máquina animal de Descartes e rejeita qualquer forma de dualismo em favor do monismo . Seu determinismo mecanicista naturalmente o leva a rejeitar qualquer ideia de Deus , mesmo a dos panteístas com quem ele se recusa a confundir a natureza.

La Mettrie é particularmente conhecido na história da filosofia graças ao título

Fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/L%27Homme_Machine

 

 

Dr. Tomas Novelino em entrevista à Folha Espírita  fala sobre as idéias materialistas quando estudava na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

 

FE- Quando o Sr. entrou para a Faculdade de Medicina,  já conhecia o Espiritismo,  do Orfanato    Anália Franco e do convívio com Eurípedes Barsanulfo. Como era encarado o Espiritismo no meio Acadêmico daquela época?

TN- Na  Escola de Medicina do Rio de Janeiro  estavam reunidos os maiores sábios do país. Ser professor lá era uma distinção da qual eles tinham muito orgulho. Infelizmente,  faziam questão de se declarar materialistas,  o que muito me entristecia. Quando davam as lições no anfiteatro,  eu me lembro que o professor de fisiologia, Oscar de Souza,  descrevendo o cérebro, circunvoluções cerebrais, corpo caloso,  tubérculo,  neurônios, etc,  arrematava dizendo: "Olha,  meus amigos,  olha,  meus estudantes,  não há necessidade de nenhum espírito para explicar essas coisas..."  Tinha um outro, Luiz da Silva Santos, o maior anatomista do Brasil,   que dissecando o cadáver com a luva de borracha, fumando numa piteira de madeira, com as mãos engraxadas de gordura,  aquelas tripas e fígado  à mostra, manejando o bisturi,  ia dizendo:  "Vejam,  procurando aqui,  não encontrei nenhuma alma, nenhum espírito..." Eles  faziam  apologia do materialismo,  impregnando os estudantes de idéias materialistas. Me lembro de alguns colegas que ficavam reunidos em um bar lá do centro, tomando chope, que,  com vaidade e orgulho,  proclamavam: "Nós somos materialistas...".   E eu,  que  já tinha estudado com   "seo Euripedes", ouvindo tudo aquilo  saía lá fora e ficava a perguntar: "Mas será possível tudo isso, meu Deus?"   E  me  fixando em  Eurípedes,  a resposta logo brotava e eu  dizia  para mim mesmo: "Não, tudo o que ele ensinou  foi a pura verdade,  ele nunca mentia,  nem por brincadeira...".  

Felizmente,  hoje  já  não há aquela tomada de posição contrária aos espíritas como ocorria antigamente.  No caso dos médicos espíritas,  estão podendo trabalhar sem embaraços  e com tranquilidade.

 

Leia mais:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/22-05-2015.htm

Dr Tomas Novelino

 

Amália Domingo Soler

 

Amália Domingo Soler nasceu na cidade de Sevilha, na região da Andaluzia, Espanha. Sua cidade natal, cujo símbolo é a "Torre da Giralda", antigo minarete mouro transformado em campanário (com um ornamento em seu topo que gira com o vento: La Giralda), tem brilhante participação na história da Espanha e do Ocidente. Durante a idade média foi uma das principais cidades de Al-Andalus e um dos focos mais brilhantes da civilização árabe medieval, a fama de seu rei poeta Almotamid permanece como testemunho de uma época de esplendor. Após a reconquista, foi importante centro de transmissão da cultura muçulmana para seus novos senhores cristãos. O Alcazar de Sevilha e a própria Giralda são testemunhos vivos desta mescla que marca até nossos dias o povo da Andaluzia. Durante os séculos em que o sol não se punha no vasto império espanhol - que cobria as Américas e se estendia pelo Pacífico - a cidade, onde Amália nasceu, era o principal porto de acesso aos territórios de além-mar. Riquezas de todos os cantos fluíam por seus armazéns e dali seguiam para financiar as incontáveis guerras que travaram seus reis. Foi justamente após o desmoronar desse império, ferido mortalmente pelas guerras napoleônicas e pela perda da maioria de suas colônias americanas, que nasceu Amália, em 10 de dezembro de 1835. Estava no trono da Espanha uma criança, a rainha Isabel II (proclamada em 24 de outubro de 1833), com sua mãe - Maria Cristina - como regente. Este reinado tornou-se um período obtendo como prêmio de seu afã que aos cinco anos eu lesse corretamente, fazendome ler em voz alta duas horas por dia. Nossos espíritos se uniram de um modo tão admirável que só no olhar adivinhávamos os nossos pensamentos". Amália Domingo Soler, Minha Vida. Amália escreveu suas primeiras poesias aos dez anos de idade e aos 18 publicou seus primeiros versos. Uma de suas poesias, recorda os melhores dias de sua juventude, de seus passeios com a mãe e os amigos nos jardins do Alcazar de Sevilha: A una Rosa Flor de hermosura ideal, Bella y delicada rosa, Yo te contemplé orgullosa En un jardín oriental. Hubo un ser que compreendió Que admiraba tu hermosura; Temerário te arrancó: En mi mano te dejó, Y le miré con ternura. Otra vez nos encontramos Y en memoria de la rosa Cariño eterno juramos; De amistad pura y preciosa Un santo lazo formamos. Hoy tus hojas sin color Las contemplo y bendigo; Pues me dieron un amigo Que es una ignorada flor. Amalia Domingo Soler Memorias de una Mujer Esta poesia, escrita em sua juventude, foi-lhe relembrada, muitos anos depois, pelo espírito do amigo citado. Amália não chegou a casar-se e aos vinte cinco anos, com o falecimento de sua mãe, começou a fase mais difícil de sua existência. Os recursos que sua mãe dispunha, praticamente se esgotaram no tratamento de sua saúde e as relações com seus familiares - parentes do pai - não eram das melhores. Assim, além da solidão, começaram para Amália dias de grande penúria. As soluções propostas por seus familiares lhe foram impossíveis de aceitar: entrada no convento ou casamento arranjado com um senhor de muito mais idade, em boa situação financeira. Assim ela se dirigiu a Madrid, capital do país, na esperança de encontrar melhores condições de sobreviver, com suas poesias e com um trabalho modesto. Suas dificuldades foram imensas, até fome passou e teve de recorrer a instituições de caridade, pois raríssimas as possibilidades de trabalho honrado para uma moça pobre e desamparada. Nesse período, no desespero da fome e da solidão, pensa até em matar-se. Em uma noite de grande amargura, em que tinha perdido até mesmo a noção de Deus e debatia-se na duvida do destino de sua mãe, esta lhe aparece e causa-lhe viva impressão. Impressionada pela visão de sua mãe, recorda-se da religião e busca reconforto nas igrejas. É, porém junto a uma igreja luterana que encontra o apoio que procura. A palavra de seus pastores e a convicção de seus fiéis lhe trazem de novo a fé e o consolo da confiança em Jesus. O esforço de escrever versos, dos pequenos trabalhos de costura, unidos a difícil condição em que vivia, lhe pioraram significativamente a vista e somente graças ao tratamento feito por um médico homeopata, salvou-se da cegueira. Foi também este médico que lhe fala pela primeira vez de uns "loucos", adeptos de uma novidade chamada Espiritismo, e lhe empresta um exemplar do jornal espírita "El Critério". O curioso é que o médico era materialista e lhe fala do Espiritismo para consolá-la de suas aflições. É lendo um artigo deste jornal - reproduzido nas suas memórias - que ela se convence da verdade do Espiritismo e busca maiores informações. Estuda o que lhe chega as mãos sobre o Espiritismo e para poder ter acesso as revistas espíritas, começa a escrever artigos para elas. O primeiro de seus trabalhos espíritas é uma poesia para o jornal "El Critério", que embora não tenha sido publicada, lhe valeu uma carta do editor - Visconde de Torres Solanot - com um livro espírita de sua autoria (Preliminares del Espiritismo). É no periódico espírita "La Revelación", da cidade de Alicante, que pela primeira vez sai publicado um texto de Amália Domingo Soler, uma poesia. Seu primeiro artigo doutrinário, "La Fe Espiritista" sai pelo "El Critério", em seu número 9, de 1872. Seus artigos chamaram a atenção e aos poucos se integra ao movimento espírita espanhol, participando de reuniões. Foi em 31 de março de 1875 - aniversário da desencarnação de Allan Kardec - que no salão da Sociedad Espiritista Española, diante dos membros desta sociedade, Amália lê sua poesia "A la Memoria de Allan Kardec" e - como registra em suas memórias - passa a fazer parte das fileiras dos propagandistas da Doutrina Espírita. Grande escritora, com textos que falam tanto ao coração como a razão, e de espírito tão extraordinário como seu talento com as letras, conquistou totalmente as simpatias dos espíritas espanhóis. Fernandes Colavida a presenteia com a coleção das obras de Allan Kardec. Os espíritas de Alicante a convidam a ficar junto a eles, sob sua proteção, dedicandose exclusivamente a divulgação da Doutrina. Junto aos espíritas de Murcia permanece 4 meses recuperando-se de uma enfermidade. Amália, firmemente acreditando que seria errado viver do Espiritismo, continua a trabalhar de dia e escrever de noite. Permanece em Madrid até que se muda para Barcelona, em 10 de agosto de 1876, convidada pelo grupo espírita "Circulo La Buena Nueva" e com a esperança de encontrar melhores condições de trabalho na capital Catalã, já então cidade empreendedora e de grande atividade econômica. Três meses após chegar a Barcelona, novamente os problemas de visão voltaram a atormentar Amália e quase cega encontrou amparo na família de Luís Lach, presidente do Circulo. Deram-lhe abrigo e condições de dedicar-se integralmente ao Espiritismo. Nas reuniões do Circulo, Amália veio a conhecer Miguel Vives, médium extraordinário, através do qual recebeu mensagens de sua mãe. Também entre os espíritas barcelonenses conheceu o médium sonâmbulo Eudaldo, que se tornou seu colaborador e através do qual recebeu grande número de mensagens, incluse as que foram reunidas no livro "Memórias del Padre German". O Padre Germano, guia espiritual de Amalia, se apresentou pela primeira vez em 9 de maio de 1879 e a publicação de suas memórias foi feita em partes a partir de 29 de abril de 1880. Além de publicar artigos em periódicos espíritas, Amalia também refutou ataques ao Espiritismo em jornais como a "Gaceta de Cataluña", ficando célebre sua polêmica com o orador católico Vicente de Manterola. Em 1878, Vicente iniciou uma série de conferências combatendo o Espiritismo, as quais Amalia assistia e respondia em artigos na "Gaceta de Cataluña". O mesmo orador chegou a publicar, em 1879, um livro intitulado "El Satanismo, o sea la Catédra de Satanás, combatida desde la Cátedra del Espíritu Santo - Refutación de los errores de la Escuela Espiritista". Este foi refutado em uma série de 46 artigos de Amalia, reunidos posteriormente no livro "El Espiritismo refutando los errores del Catolicismo". Em 22 de maio de 1879 sai o primeiro número do periódico "La Luz del Porvenir", dirigido por Amalia Domingo Soler. O periódico surgiu devido a insistência de Luís Lach e do editor Juan Torrents que convenceram-na a aceitar a tarefa de criar um periódico direcionado a "mulher espiritista". No primeiro número saiu o artigo "La idea de Dios" que foi denunciado as autoridades e provocou a suspensão do periódico por 42 semanas (voltou a ser publicado antes devido a um decreto do rei Alfonso XII). Durante a suspensão do periódico, foi publicado um substituto "El Eco de la Verdad", que chegou a ser denunciado por outro artigo ("Los Obreros" de Cândida Sanz) e absolvido. Importante notar que estas denuncias - embora uma reação de setores religiosos que se sentiam ameaçados pelo Espiritismo - não são tão difíceis de se compreender, se considerarmos o clima geral da época de Alfonso XII. Este rei subiu ao trono com 17 anos em 29 de dezembro de 1874, em meio a uma crise política que levou a abdicação de sua mãe, a rainha Isabel II. A Espanha vivia um clima de extremismos, com o governo tendo que defender-se tanto contra os "Carlistas", que retomam a guerra civil, quanto contra os republicanos que querem o fim da monarquia. Reformas liberais necessárias a modernização do país, misturavam-se com manifestos militares, crises políticas e novas guerras na África. O Catolicismo é a religião oficial do estado e procura reagir com todas as suas forças as mudanças liberalizantes que podem comprometer-lhe essa posição. O periódico "La Luz del Porvenir" foi publicado até 1899 e muitos dos artigos de Amalia Domingos Soler publicados durante este período - incluindo "La Idea de Dios" - foram, a partir de 1972, reunidos por Salvador Sanchís Serra nos livros "La Luz del Porvenir" e "La Luz del Camino", distribuidos gratuitamente por ele e pelo grupo espírita "La Luz del Camino" de Orihuela, Alicante. As memórias de Amalia Domingo Soler foram escritas em 1891, sob orientação do Padre Germano. Até aquela data ela tinha escrito 1286 artigos, que foram publicados em periódicos na Espanha e no exterior: "El Critério" e "El Espiritismo", de Madri; "La Gaceta de Cataluña", "La Luz del Porvenir" e a "Revista de Estudos Psicológicos" de Barcelona;" La Revelación", de Alicante; "El Espiritismo", de Sevilha; "La Ilustración Espirita", do México;" La Ley del Amor", de Mérida de Yucatán; "La Revista Espiritista", de Montevidéu; "La Constancia", de Buenos Aires; os" Annali dello Spiritismo" na Italia;" El Buen Sentido", de Lérida e outros dos quais não há mais registro. Em 29 de abril de 1909, de Barcelona, Amália retornou ao plano espiritual, o que não significa que se afastou de seu labor em prol do Espiritismo. Em 10 de julho de 1912, por intermédio da médium Maria - que colaborou com ela em vida, substituindo Eudaldo - completou suas memórias e, recentemente, nas viagens do médium Divaldo Pereira Franco à Espanha, tem transmitido mensagens de orientação e encorajamento aos espíritas espanhóis. O Espiritismo na Espanha continuaria a progredir até as vésperas da Guerra Civil de 1936-1939, quando o conflito latente desde a regência de Maria Cristina entre uma Espanha que queria ser moderna e uma que sonhava com o passado, transformou-se em uma sangrenta guerra civil. As proporções do conflito, se hoje não causam espanto, é porque foram eclipsadas pela II Guerra Mundial, imediatamente posterior. Ao final desta guerra civil, a Espanha mergulhou nos 40 anos da ditadura do General Franco, que tudo fez para abafar qualquer idéia que não se enquadrasse na visão de mundo de seu regime. O Espiritismo, perseguido e jogado na clandestinidade, porém voltou a surgir imediatamente ao fim do regime franquista, em uma Espanha nova, liderada por políticos mais maduros e por um rei esclarecido e humano, Juan Carlos I. O balanço da obra de Amália Domingo Soler é difícil de se fazer, pois os seus frutos ainda continuam surgindo. O movimento espírita espanhol do final do século XIX, obra de Amália e de outros grandes pioneiros, como Fernandes Colavida e Miguel Vives y Vives, abrigou o primeiro congresso espírita internacional em 1888, influenciou os movimentos nascentes nos vários países de língua espanhola da América Latina e - como precedente histórico - é a base para o atual renascimento do espiritismo espanhol. Seus artigos são hoje, como foram ontem, exposições claras e diretas do Espiritismo. Fieis interpretes da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec. Lidos e veiculados pelos meios de comunicação modernos, entre eles a Internet.

 

 

 -------------------

 

 

Bibliografia A Serviço do Espiritismo (Divaldo Pereira Franco na Europa), Nilson de Souza Pereira e Divaldo Pereira Franco, editora Leal, Bahia, Brasil; Historia de España, Jose Terrero, Editorial Ramón Sopena, Barcelona, España; Historia de Sevilha, José Maria de Mena, Plaza & Janes Editores, Barcelona, España; La Luz del Camino, Amalia Domingo Soler, Editora Espírita Allan Kardec, Málaga; La Luz del Porvenir, Amalia Domingo Soler, Editora Espírita Allan Kardec, Málaga; Memórias de una Mujer, Amalia Domingo Soler, Editora Amelia Boudet, Barcelona, Espanha; Memórias del Padre Germán, Amalia Domingo Soler, Editora Amelia Boudet, Barcelona, Espanha; Minha Vida, Amalia Domingo Soler (trad. das Memórias por Isolina Bresolin Vianna e Wallace Leal V. Rodrigues), Casa Editora O Clarim, Matão, Brasil; Fonte: Site www.espiritismogi.com.br

 

 

************

 

 

(Copiado de http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Amalia-Domingo-Soler.pdf)

Amalia Domingo Soler,  vulto de escol  do Espiritismo na Espanha.

Imagem/fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Amalia_Domingo_Soler#/media/File:Amalia_Domingo_Soler.jpg

La Giralda. Sevilha, Espanha.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sevilla_La_Giralda_18-03-2011_18-24-31.jpg

Sitio arqueológico de Itálica (Sevilha). Em Itálica  nasceram os

imperadores romanos Trajano e Adriano. Em Sevilha nasceu Amalia Domingo Soler no ano de 1835.  Foto Ismael Gobbo

Barcelona, Espanha. Foto Lucas Gobbo.

Cidade onde Amalia Domingo Soler  viveu de 1876 até sua desencarnação em 1909. Nela foi sepultada.  

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]