Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/12-09-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

11-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/11-09-2018.htm

10-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/10-09-2018.htm

08-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/08-09-2018.htm

07-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/07-09-2018.htm

06-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/06-09-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 3 - 1860

 

 

 

........................................

...........................

.....................

 

Continuação da postagem anterior

 

 

 

 

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

(Texto copiado do site Febnet)

O disco solar  entre os chifres da deusa Ísis, ou Hathor.

Templo de Isis em Filé, Egito. Foto Ismael Gobbo

Herma do filósofo grego Pitágoras. Cópia romana de original grego. Museus Capitolinos, Roma, Itália, em exposição

no Coliseu. Foto por Ismael Gobbo aos 23-12-2012.

A morte de Sócrates. Óleo sobre tela por Jacques-Philippe-Joseph de Saint-Quentin.

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jacques-Philip-Joseph_de_Saint-Quentin_-_The_Death_of_Socrates_-_WGA20664.jpg

Balaão e o Anjo em pintura de Gustav Jager de 1836.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bala%C3%A3o#/media/File:Gustav_Jaeger_Bileam_Engel.jpg

 

 

Balaão é um personagem do Livro dos Números, quarto livro da ToráBalaão foi o profeta a quem Balaque deu instrução para amaldiçoar o povo de Israel. Contudo por revelação divina, Deus lhe aparecia e determinava que o povo de Israel fosse abençoado por ele, profetizando a grandeza daquele povo, o que irritou Balaque. Ele se autodenominava "homem de olhos abertos" por ter visões de Deus e se prostrar diante dele de olhos abertos.

Balaão não amaldiçoou o povo, mas foi seduzido pelas ofertas financeiras do rei a ponto de novamente ir no caminho para por tropeço ao povo de Israel pelos seus serviços sacerdotais. No meio do caminho, pela boca de uma jumenta, Balaão tem mais uma revelação de Deus contra o seu propósito de ir se encontrar com Balaque.

Leia mais:

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bala%C3%A3o

 

Ridículo e silêncio

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Coletânea do Além. Lição nº 36. Página 89.

 

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.

Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à reputação, análises mentirosas de situações respeitáveis e escândalos do ridículo.

Na maioria das experiências dessa natureza, o ruído é justo e a retificação adequada.

Nas contrariedades familiares, é fácil estabelecer programas novos e corrigir normas de conduta.

Na perseguição ao trabalho honroso, basta recorrer aos frutos substanciosos e ricos da obra realizada.

Na calúnia, socorre-se o homem reto do esclarecimento natural.

Nas acusações gratuitas, a verdade simples responde pelos acusados aos perseguidores cruéis.

Nos falatórios da rua, a realidade modifica a opinião popular.

No jogo das aparências, com que se procura envenenar as situações dignas, não é difícil demonstrar a nobreza dos fatos, focalizando outros prismas.

Para isso, há um exercício de servidores da justiça do mundo que, com rapidez ou lentidão, atende a reclamações e mobiliza providências compatíveis com os acontecimentos mais estranhos.

Mas, autoridade alguma da Terra garante facilidades à defesa contra os escândalos do ridículo.      Para suportar, dignamente, esse gênero de provação somente Jesus oferece o padrão necessário.

A reação não serve, o protesto complica, transforma-se a reclamação em escândalo novo, converte-se o rumor em incêndio de consequências imprevisíveis.

           A criatura bem intencionada, sob a perseguição do ridículo, não tem outro recurso senão recordar o Cristo, incompreendido pelas autoridades de seu tempo, ironizado pelos ignorantes e injuriado pela multidão, compreendendo que todo homem responderá pelos seus atos a Deus, no tribunal do foro íntimo, e que a mais alta defesa contra o sarcasmo do mundo é o silêncio da perfeita confiança no Divino Poder.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Cena da pesagem da Alma (Psicostasia) em papiro egípcio. Museu Egípcio de Turim, Itália. Foto Ismael Gobbo.

“Ecce homo”. Pilatos apresenta Jesus à multidão. Óleo sobre tela por  Antonio Ciseri.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Eccehomo1.jpg

 

 

 

Na Bíblia, a única referência à esposa de Pilatos se encontra em Mateus 27:19, em que ela manda uma mensagem a seu marido pedindo a ele que não condene Jesus Cristo à morte, dizendo:

«Não te envolvas no caso desse justo, porque muito sofri, hoje, em sonhos, por causa dele.» (Mateus 27:19) (Wikipedia)

 

Não atribuamos a Deus a autoria dos vários erros da Bíblia

 
Publicado originalmente em Coluna de

O Tempo, BH, MG, em  10/09/18

 

A Bíblia é um livro muito importante. É o mais traduzido, o mais vendido e o mais lido do mundo. Mas não é, literalmente, a palavra de Deus, pois ela tem erros, e Deus é infalível, não errando jamais.

E um dos maiores erros dos teólogos, principalmente dos antigos, quando a humanidade era ainda pouco evoluída, é, principalmente na sua visão de Deus e, consequentemente, das questões religiosas. Ademais, numa demonstração evidente de seu egocentrismo, embora inconsciente, eles ensinavam que o que eles diziam era a pura verdade, pois, como firmavam, eles eram inspirados por Deus. E ensinavam também que a Bíblia não possuía nenhum erro, pois os seus autores eram também inspirados por Deus em tudo que eles escreveram nela. Valeu a boa intenção deles. Mas esse é, realmente, um dos grandes erros cristão-judaicos.

Podemos dizer que a Bíblia tem certa autoria de Deus, no sentido de que espíritos santos de Deus (não Ele próprio) inspiraram alguns de seus autores que escreveram partes dela. Repetimos que não é o Espírito do próprio Deus que inspirou seus autores, mas espíritos de Deus no sentido de serem do bem e que trabalham para Deus, comumente chamados de anjos (espíritos enviados). Sim, pois, Deus tem espíritos trabalhando no seu projeto (Hebreus 1: 14).

Há dois modos de se interpretar a Bíblia, o literal e o alegórico. E os erros do cristianismo estão geralmente na maneira abusiva da interpretação dela, ora exageradamente literal, ora exageradamente alegórica. E isso, aliado ao ego dos teólogos biblistas, é o que vem dividindo os biblistas cristãos e judeus no decorrer dos milênios de existência da Bíblia, principalmente os cristãos.

Paulo foi inspirado ou intuído, quando disse que nós não devemos nos prender à letra dos textos bíblicos, mas ao espírito oculto da letra. Mas esse seu ensino pouco ou nada tem sido seguido pelos cristãos. Daí as numerosas divisões do cristianismo a que já nos referimos. E isso contraria também o desejo de Cristo que almejou um só rebanho e um só pastor. E, pelo que se vê, infelizmente, isso não ocorrerá tão cedo, mormente entre os fiéis mais frequentadores das igrejas, pois são os mais radicais em suas ideias religiosas com enfoque de textos da Bíblia, com as mais variadas e até abusivas interpretações!

Vejamos um exemplo de coisas estranhas bíblicas das quais, realmente, não podemos atribuir a Deus a sua autoria. O povo midianita foi vencido por Moisés que determinou o seguinte: “Agora, pois, matai de entre as crianças todas as do sexo masculino; e matai toda mulher que coabitou com algum homem, deitando-se com ele. Porém todas as meninas, e as jovens que não coabitaram com algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós outros” – seria para estupro? (Números 31: 17 e 18). Isso, no mínimo, seria o que se chama, hoje, crime de guerra. Deus não é, pois, o autor dessa ordem de massacre de seres humanos já dominados, prisioneiros, e, provavelmente, com estupros de suas filhas, meninas virgens.

É muito importante o que a Igreja diz, hoje, sobre a Bíblia: Ela é a palavra de Deus escrita por homens. Ora, os homens erram. Logo, a Bíblia contém erros, cuja autoria não pode mesmo ser de Deus. Então, respeitemos e amemos a Bíblia, mas com moderação e, principalmente, sem bibliolatria!

 

Moisés ordenando a matança dos midianitas.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moeyaert,_Claes_Cornelisz._-_Moses_Ordering_the_Slaughter_of_the_Midianitic_-_1650.jpg

 

 

 

Midianitas

Segundo o Antigo Testamentomidianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, dito filho da promessa.[1]

Tais descendentes de Abraão, então, deram origem à tribo dos midianitas, que mais tarde são mencionados em conjunto com os ismaelitas.[2]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Midianitas

Exemplar da Bíblia de Gutemberg.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%ADblia_de_Gutenberg#/media/File:Gutenberg_Bible,_Lenox_Copy,_New_York_Public_Library,_2009._Pic_01.jpg

 

Saudação pela fundação da Federación Espírita de Chile

 

La Unión Espírita del Peru saluda la fundación de la Federación Espírita de Chile, que preside la Hna. Odette Letelier.

Hacemos votos para que su fortaleza institucional redunde en el crecimiento del Espiritismo en Chile y América. 

 

Fraternalmente,

 

Isabel Loo Fernández

Presidenta

Unión Espírita del Perú

 

 

 Neve em Farellones, próximo de Santiago, Chile. Foto Ismael Gobbo

 

4º. Simpósio Saúde e Espiritualidade

Jales, SP

 

 

(Informação recebida em email de jane maiolo [[email protected]])

 

Palestras programadas para o GEBEM

Guarulhos, SP

 Boa tarde! 

Palestras desta semana no GEBEM 🗣️🙏

Tema da semana: Doenças da Alma

Terça: às 19h e às 20h30 com Núbia Polatti

Quarta às 14h50 com Fábio Levi

Quinta às 19h e às 20h30 palestra com Júlio Sena 
Tema: Será que a juventude espírita sumiu?

Assistência Familiar às 20h no Salão 2 
Tema: Amor, energia divina

Sábado 
às 16h - Palestra da U.S.E. - 45ª Semana Espírita de Guarulhos com José Damião

às 18h - Palestra com Ana Sena - Tema: Influência Espiritual na Era Digital

O Departamento de Infância e Juventude informa:

Galerinha sábado às 16h - As parábolas de Jesus

GALERA sábado às 17h30 - Arco-Íris

Prestigiem! 🙂🙏

 

 

(Com informações de GEBEM - Grupo Espírita Dr. Bezerra de Menezes [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Casa de Eemanuel

Itatiba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de   João Batista [[email protected]])

 

Palestra no G.E. Bezerra de Menezes

Guarulhos, SP

 

(Informações recebidas em emails de Claudio Palermo e de Luiz Gouveia)

 

Palestras com Edson Sardano

São Paulo e Mauá, SP

 

 

***************************************

 

 

***************************************

 

 

 

(Recebido em email de Ademir Mendes)

 

Foreblu. 6º. Fórum Espírita de

Blumenau, SC

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 20ª. Semana Espírita de

Diadema, SP

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

Informações do Correio Fraterno

Setembro Amarelo

Olá! Bom dia!

Tudo bem? Espero que sim!

 

Já em seu quinto ano seguido, acontece durante este mês a Campanha Mundial do Setembro Amarelo, que incentiva a iluminação de monumentos e prédios públicos com o objetivo de se chamar a atenção da sociedade para a prevenção do suicídio, um assunto nem sempre tão fácil de ser abordado.

A campanha, vinculada ao dia de hoje, 10 de setembro, no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, tem conseguido quebrar o maior preconceito que envolve o assunto: não se falar sobre ele.

É possível que você não tenha ainda se dado conta, mas o debate sobre o suicídio está acontecendo de forma mais aberta, sem preconceitos. Afinal, parece que o tabu em torno do assunto não resistiu à urgência de se entender o que leva, afinal, alguém a se matar.

Quero de alguma forma contribuir, entregando um conteúdo relevante!

O Correio Fraterno participa mais uma vez do Setembro Amarelo. Preparamos especialmente um presente para você durante este mês: uma conversa sobre o tema com o jornalista André Trigueiro, autor do livro Viver é a melhor opção: a prevenção do suicídio no Brasil e no mundo:

www.correiofraterno.com.br/viver/aula1

Já são 50 mil exemplares, incluindo lançamentos e palestras no Brasil e no exterior.

Então, iniciaremos hoje esse papo bastante interessante relacionado ao tema suicídio, que visa levar esclarecimento a todos que querem entender melhor como podemos ser mais felizes e valorizar a vida.

O jornalista André Trigueiro, que vai apresentar esse conteúdo tão sério e necessário, é repórter da TV Globo, articulista do jornal Folha de S.Paulo e editor-chefe na GloboNews do programa Cidades e Soluções. Ele também é professor de jornalismo ambiental, curso que criou na PUC-Rio.

www.correiofraterno.com.br/viver/aula1

Trigueiro vai mostrar em cinco aulas várias questões interessantes sobre o assunto, e você vai conhecer realmente por que chegou a hora desse tabu ser encarado com coragem e seriedade.

Você sabia que a cada 45 minutos alguém se suicida no Brasil? Afinal, o suicídio pode ser evitado? Quem fala que vai se matar deve ser levado a sério?

“Do ponto de vista científico, já se sabe que, em aproximadamente 90% dos casos, o autoextermínio está associado a patologias de ordem mental diagnosticáveis e tratáveis, razão pela qual não é mais possível dizer que alguém com o ímpeto suicida esteja irremediavelmente condenado a cometê-lo”, garante Trigueiro.

Clique aqui para ver a primeira aula: www.correiofraterno.com.br/viver/aula1

Espero que aproveite!

E até a próxima aula, que será enviada amanhã.

 

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

https://blob.llimages.com/machine-user-images/img-839682-20170824211543.jpg

 

 

45ª. Semana Espírita de

Guarulhos e região

 

(Informação recebida em email de Luiz Gouveia [[email protected]])

 

V Jornada de Saúde e Espiritualidade

Piracicaba, SP

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

Programação da Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

**************************************************

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Jorge Rezala [[email protected]])

 

Curso “Capacitação do Trabalhador Espírita” no

C.E. Seara do Mestre. São Paulo, SP

Muito bom dia!!!!

 

Semana que vem iniciaremos mais um Curso de Curta Duração!!

Ainda temos vagas!!! Aproveitem!!

 

TEMA: CAPACITAÇÃO DO TRABALHADOR ESPÍRITA

 

Monitora: Daniela Figueiredo

 

Data:

Sábado, às 12h30. Duração: 3 aulas.

Dias: 15 ,22, e 29 de setembro.


 

abraços!!

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita
 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail [email protected], pelo que muito agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informações recebidas em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

Debate espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo um debate espírita.

Este evento terá lugar na 6ª feira, dia 14 de Setembro de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

- Informamos também que se encontram abertas as inscrições para as novas actividades que se iniciam já este mês. Poderá inscrever-se on-line aqui:

EDUCAÇÃO ESPÍRITA JUVENIL – inscrições em http://bit.ly/2u7Qt1C

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO – inscrições em http://bit.ly/2tGV5vH

ESTUDO “MEDIUNIDADE E ESPIRITISMO” – inscrições em http://bit.ly/2uySaRn

 

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

(Informações recebidas em email de António Luís [[email protected]])

 

41ª. Jornada de Confraternização Espírita de

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

A oradora colabora na programação da Rádio Rio de Janeiro, preside o Instituto Maria de Lourdes, associação que há mais de 30 anos acolhe crianças, adolescentes, famílias e comunidade em situação de risco social nos municípios de Guapimirim e Magé, e participa da diretoria do Centro Espírita Altivo Pamphiro, em Guapimirim. 

 

 

 

 

Palestra programada para o Cecal

Flórida Paulista, SP

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

8º. Sefrate

Jaú, SP

Convite:

 

8º. SEFRATE

Seminário Fraterno de Estudos Espíritas

 

Participe, divulgue e convide aos amigos!

 

Para compartilhar, clique aqui.

 

O evento será transmitido ao vivo pela

RAE TV (Rádio Amigo Espírita) e

Web Rádio Fraternidade.

 

 


 

--

http://www.solidumeditora.com.br/_rodape/ade.png

 

(Informações recebidas em emails de ADE Jau e  de Regina Bachega)

 

XXV Fórum Nacional de Ciência Espírita

Leiria, Portugal

 

 

 

 

 

Sua referência:                                 Sua comunicação de:              Nossa referência:                                                       Data:

Circ. Nº 6/2018                      Leiria, 9 de Julho  hode 2018

 

Assunto: XXV FÓRUM NACIONAL DE CIÊNCIA ESPÍRITA

     TEMA – OBSESSÃO E DOENÇAS MENTAIS

 

Prezados companheiros de ideal espírita:

 

 

De novo Associação volta este ano de 2018 a realizar o Fórum Nacional de Ciência Espírita que ocorrerá nos dias 22 e 23, de Setembro de 2018.

 

O XXV Fórum irá contar com diversos expositores nacionais, mas também traremos a Portugal um expositor espírita com larga experiencia no Movimento Espirita Brasileiro.

Os temas escolhidos têm uma grande importância na vida e na sociedade actual que vive cada vez mais pressionada por situações complexas que fragilizam seus pensamente a abrem brechas para o mal estar de cada ser.

 Sabemos do imenso esforço que os espíritas interessados em participar tem de fazer para poder estar presentes, mas não desistimos de o levar a cabo, porque reputamos de imenso interesse que o ser humano aprenda a viver em harmonia. 

Reserve na sua agenda esta data para não faltar ao XXV Fórum e estar presente num encontro que, acreditamos, será enriquecedor para todos nós.

Para participar no Fórum deverá inscrever-se através do telefone 962984388 ou pelo email [email protected], a mesma terá como habitualmente um custo de dez euros.

   Contamos com a compreensão e a colaboração daqueles que sempre se têm esforçado por participar.

   Até lá, subscrevemo-nos rogando a Deus vos envolva em afectuosas saudações.

 

                                              

                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Fraternalmente

              

                                          A Presidente da Direcção

 

 

***********************************

 

 

 

 

***********************************

 

 

 

 

 

***********************************

 

 

 

XXV FÓRUM NACIONAL DE CIÊNCIA ESPIRITA

 

Drª Yasmin Madeira

Trabalhou na Justiça Federal do Brasil por trinta anos, onde se aposentou;

 É Mestra em Direito Penal e professora de Metodologia da Pesquisa Científica.

 

(Informações recebidas em email de Isabel Saraiva [[email protected]])

 

Encontro Paulista de AECE –

Atendimento Espiritual no Centro Espírita. São Paulo, SP

 

Prezados amigos Dirigentes e Trabalhadores da Área de Atendimento Espiritual,

Segue o cartaz do Encontro Paulista de AECE - Atendimento Espiritual no Centro Espirita que será realizado no próximo dia 22/09/2018, na sede da USE, em São Paulo. Este Encontro é muito importante para a preparação de trabalhadores para a Área e está sendo preparado com muito carinho pela nossa USE e contaremos com a participação da Filósofa Astrid Sayegh que nos trará uma visão Filosófica do Papel Educador da Familia. Inscrições no Site da USE:
www.usesp.org.br. O pagamento da taxa de inscrição inclui o almoço e pode ser realizado diretamente através do site.

Sua presença será motivo de muita alegria. Inscreva-se

Fraterno abraço,
Mauro Santos
Diretor do Departamento de AECE - USE Estadual

 

 

(Informações recebidas em email de Mauro Santos [[email protected]])

 

1ª. Semana J. Herculano Pires

Locais no cartaz abaixo

 

Evento beneficente da USE

Araraquara, SP

 

 

(Com informações de Sandra Fiore)

 

Felicidade revelada

 

Você acha que hoje é apenas mais um dia na sua vida? Não é apenas mais um dia, é “o” dia que é dado a você.

Hoje ele é dado a você. É um presente. É o único presente que você tem neste exato momento e sua única resposta apropriada é a gratidão.

Se você não fizer mais nada, mas apenas cultivar essa resposta para o grande dom que este dia único é, se você responder como se fosse o primeiro dia em sua vida e o último dia, então você vai ter passado o dia de hoje muito bem!

Comece abrindo os seus olhos e se surpreenda porque você tem olhos através dos quais pode ver essa incrível escala de cores que é constantemente oferecida a nós para o nosso puro prazer.

Olhe para o céu! Raramente olhamos para o céu! E note como ele se transforma de momento em momento com as nuvens chegando e indo.

Nós pensamos no tempo e mesmo em relação ao tempo, não percebemos que existem muitas nuances. Apenas pensamos que há bom tempo ou mau tempo.

Este dia de hoje é um tempo único e pode ser que nunca mais haja um tempo exatamente igual, pois esse arranjo de nuvens no céu nunca será o mesmo de agora.

Abra seus olhos e olhe para isso.

Olhe para o rosto das pessoas que você conhece. Cada uma tem uma incrível história por trás de sua face. Uma história que você nunca poderá penetrar inteiramente, não apenas a própria história, mas a história dos antepassados.

Para não irmos tão longe, é neste momento, neste dia, que todas as pessoas se encontram. Toda uma vida de gerações e de muitos lugares ao redor do mundo fluem para encontrar você aqui, como uma fonte de água da vida.

Basta você abrir seu coração e beber.

Abra o seu coração para o incrível presente que a civilização nos dá quando giramos uma chave e há luz elétrica;

Quando abrimos uma torneira e há água quente e fria. E há água potável. Isso é um presente que milhões e milhões de pessoas no mundo nunca vão experimentar.

Esses são apenas alguns pontos do enorme número de presentes para os quais podemos abrir o nosso coração.

Desejamos que você abra o seu coração para todas essas bênçãos e as deixe fluir através de você para que todos os que venham a encontrá-lo, neste dia, sejam abençoados por você, apenas pelos seus olhos, pelo seu sorriso, pelo seu toque. Apenas por sua presença.

Deixe a gratidão fluir em bênçãos ao seu redor. Então, este será realmente um bom dia!

*   *   *

Este maravilhoso texto nos faz pensar na lei divina, resumida nos dez mandamentos, que foram sintetizados por Jesus em apenas dois e que começam com o verbo amar.

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Recebemos muito de Deus, dos amigos espirituais, da natureza, das pessoas.

Recebemos muito, mesmo quando achamos que não recebemos nada.

Que nos lembremos de observar e agradecer pelo que temos, mesmo que consideremos seja muito pouco.

Se observarmos bem, se ficarmos atentos a detalhes, veremos que temos muitas razões para sermos felizes e para expressarmos a nossa gratidão.

Redação do Momento Espírita, com reprodução
 de texto extraído do filme 
Gratitude, de 
Louie Schwartzberg.
Em 11.9.2018.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Cura do homem cego por Jesus. Óleo sobre tela por Carl Bloch.

Imaggeem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Healing_of_the_Blind_Man_by_Jesus_Christ.jpg

O Vale de Cédron e, no alto,  o Monte das Oliveiras. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]