Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 22 de setembro de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/22-09-2018.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

21-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/21-09-2018.htm

20-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/20-09-2018.htm

19-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/19-09-2018.htm

18-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/18-09-2018.htm

17-09-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/17-09-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 3 - 1860

 

 

 

 

 

Continuação da postagem anterior

 

(Texto copiado do site Febnet)

Rue dês Grès com o Convent dês Jacobins. Paris, França.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8457634g.item

Página do jornal “La Patrie” de 27 de junho de 1860, com o artigo mencionado na Revue Spirite acima.

Veja em Fatos Diversos. No centro da página à esquerda.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k20698544/f3.item

Um castelo chamado de “Reine Blanche” na Rue des Noyers. Paris, França.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b10518439w.item

Rue des Noyers. Paris, França.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b10518450p.item

Antigo Hôtel-de-Ville de Paris. Cerca de 1865. Fotografia por

 

 Charles Marville.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/blog/03022016/reconstituer-le-paris-du-xixe-siecle-en-photographies

 

Movimento

 

Imagine que por alguns instantes você ficasse sem se mexer. Parasse tudo que estivesse fazendo. Fechasse os olhos. Permanecesse estático.

Você se consideraria completamente parado, não é mesmo? Imóvel. Assim como a maioria das coisas ao seu redor.

Pois bem, isso não seria completamente verdade, pelo menos do ponto de vista absoluto.

Você acreditaria se afirmássemos que está viajando, primeiramente, a uma velocidade de cerca de mil, seiscentos e quarenta e cinco quilômetros por hora?

Sim, cerca de duas vezes a velocidade de um avião a jato.

A Terra está girando em torno de seu próprio eixo nesta grande velocidade e nós, como tudo mais no planeta, giramos junto.

Porém, não é apenas esta viagem que estamos fazendo. O planeta está dando um grande passeio em torno do sol, como bem aprendemos na escola, o movimento de translação.

Isso significa que também estamos viajando a cerca de cento e sete mil quilômetros por hora, dentro de nosso sistema solar.

Os dados magníficos e fascinantes não param por aí. Nosso sistema solar também está em movimento contínuo em relação ao centro da galáxia.

O sol arrasta todos os planetas com ele cerca de duzentos e quarenta metros por segundo, o que equivale mais ou menos a oitocentos e sessenta e quatro mil quilômetros por hora.

Resumindo: estamos voando pelo Cosmo a mais de novecentos mil quilômetros por hora e nos imaginamos completamente parados. Você já havia pensado nisso?

*   *   *

Tudo está em movimento, tudo está em atividade e tudo é regido por leis perfeitas que não erram nunca, que não abrem uma exceção.

A rotação não falha de vez em quando. A translação não muda de rota de tempos em tempos. Tudo segue um script determinado e majestoso.

E nós somos esses viajores velozes, deste Universo criado perfeito, onde tudo é movimento, onde tudo tem um papel, onde tudo cumpre sua missão.

E qual será a nossa?

Certamente não é a de permanecermos imóveis, pois nada no Universo está assim.

Tudo se move, tudo se expande, tudo ruma para cumprir a sua tarefa grandiosa sob a regência segura do grande Criador.

O Universo é movimento. A evolução é movimento.

Então, nos movimentemos.

Movimentemos nossas ideias. Estudemos, leiamos, forneçamos novos estímulos edificantes e bons desafios para nossa mente.

Movimentemos os pensamentos negativos. Não permitamos que criem ninho em nosso íntimo. Que possamos substituí-los por outros, melhores, mais otimistas e produtivos, o mais breve possível.

Movimentemos os pensamentos positivos. O pensamento é criador. Enviemos bons pensamentos a quem desejar.

A prece é comunicação, por isso, pensamento em movimento!

Movimentemos a tristeza. Quando ela surgir, mantenhamo-la perto apenas o tempo necessário para que nos faça refletir e aprender. Depois disso, respiremos fundo e abracemos, novamente, a alegria de viver.

Movimentemos o amor: alguns de nós temos tanto para dar, porém, nos escondemos do mundo. Doemo-nos. Doemos nosso tempo, movimentemo-nos mais na direção do outro.

Movimentemos nosso corpo: façamos exercícios. Alongamentos. Respiremos bem. Tratemos o corpo como ele merece. É um instrumento que necessita ser bem cuidado para que possamos realizar por completo nossa importante missão aqui na Terra.

Redação do Momento Espírita.
Em 21.9.2018
.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Uma animação da rotação da Terra ao redor do eixo do planeta

 

Acesse a animação aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/Earth%27s_rotation#/media/File:Globespin.gif

 

Republicação da Reportagem Especial

Richard Simonetti: 80 anos de vida, ...

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

Encontro Fraterno com Divaldo Franco.

 Recepção - 20 de setembro de 2018. Praia do Forte

 

O incansável e dedicado Divaldo Pereira Franco, desde cedo, estava, e se manteve a postos para recepcionar os inúmeros participantes do Encontro Fraterno que se desenrola no período de 20 a 23 de setembro de 2018 nas instalações do Iberostar Praia do Forte, na Bahia. Assim ele se manteve atento até a chegada do último ônibus e de várias vans que se sucediam na recepção do complexo.

Anfitrião de escol, recebeu e cumprimentou os recém-chegados participantes, acolhendo-os com seu sorriso característico, dedicando uma palavra de acolhimento, apertando mãos, posando para fotografias, recebendo abraços, na impossibilidade de abraçar, tendo em vista estar em cadeira de rodas devido a uma problemática de hérnia de disco e que lhe acarreta dores extremas, tolhendo-lhe movimentos na posição de pé.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Encontro Fraterno- Divaldo Pereira Franco

Praia do Forte, BA

20 de setembro de 2018

Abertura

Alcançando a sua 21ª edição, o Encontro Fraterno de 2018 tem por tema “O Vazio e o Sentido Existencial”. Como sói acontecer em outros encontros espíritas, esse, naturalmente, pela sua expressão, se realiza através da solidariedade, onde cada participante contribui, cotizando-se, para atender as despesas. O resultado apurado, então, é integralmente repassado para as obras sociais da Mansão do Caminho que atende a inúmeras necessidades, desde o parto, o nascimento, até a velhice, incluindo aí toda a problemática humana. Nesse espaço de amor, esforços ingentes são realizados em prol da promoção do ser humano em todos os seus aspectos.

Após brilhante momento musical com Josué ao saxofone e depois Anatasha Meckenna no canto, Divaldo Franco deu início ao evento discorrendo sobre o tema, que ora é um dos mais complexos da atualidade. O vazio e o sentido existencial são identificados por inúmeras observações do comportamento humano. A tecnologia e o progresso científico apresentam as melhores soluções para que a criatura humana tenha uma vida plena, porém, vazio de sentimentos e de sentido para a vida, a incidência de suicídios no planeta vem aumentando, e as estatísticas apontam para um patamar de calamidade, em todas as faixas etárias e extratos sociais.

Thomas Hardy, novelista e poeta inglês, autor de obras importantes, afirmava que o homem contemporâneo perdeu o endereço de Deus. Divaldo Franco, parafraseando, afirma que o homem moderno perdeu o endereço de si mesmo. Rollo May, psicólogo e teólogo americano, afirmava que a ansiedade é o mal do século. A criatura humana se fixando nos aspectos materiais da vida, se esqueceu de Deus, uma necessidade do homem, conforme asseverava Albert Einstein. É nesse quadro que vive a criatura humana.

Os sábios da antiguidade, desde há sete mil anos, em Creta, tanto quanto os filósofos pré-socráticos e posteriores já indagavam a respeito da vida, qual o seu sentido. A mitologia grega contribui e vem sendo estudada em profundidade para identificar as necessidades existências do homem. Sigmund Freud, médico neurologista austríaco e fundador da psicanálise, Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica e Charles Richet, fisiologista francês, Nobel de Fisiologia, criador a metapsíquica, apresentaram as suas contribuições objetivando equacionar a intricada criatura humana.

Visando preparar o tema para ser abordado nos dias subsequentes, Divaldo Franco buscou a contribuição de Cláudio e Iris Sinoti, Juan Danilo Rodríguez e Cristiane Beira, questionando-os sobre o significado de vazio existencial. Os diletos auxiliares de Divaldo teceram comentários sobre a solidão consigo mesmo, a crise moral, as buscas exteriores que não contemplam as necessidades da alma, o equacionamento do vazio existencial através de duas opções, segundo Juan Danilo: aprender a conviver com o vazio, ou fazer algo para preenchê-lo. Outro destaque é com relação à identificação desse vazio, e se está vazio é porque deveria estar cheio, mas cheio de quê?

Dando um dinamismo para o evento, Divaldo Franco propôs que todos respondessem a seguinte questão: - Qual é a finalidade da sua vida? As respostas deverão ser apresentadas ao longo do evento. A interpretação e a sua análise, à luz da psicologia e da Doutrina Espírita, também se dará da mesma forma, com a contribuição dos profissionais da área e de Divaldo Franco. As projeções e as expectativas geralmente levam o ser humano a experimentar o vazio existencial. O encontrar-se consigo mesmo é necessário, e isso é uma construção que deve ser edificada até alcançar o sentido existencial, o sentido da vida.

Juan Danilo propôs para evitar o suicídio três medidas: amar, trabalhar e fazer com que os outros sintam saudades dele. Assim, preencherá o vazio existencial. Quando falta o amor em alguém, ele não terá nada. Cristiane, trabalhando a questão da culpa, destacou que esse sentimento deve ser substituído pela responsabilidade, conforme a elucidação de Joanna de Ângelis. Quando o indivíduo perde a sua crença em Deus, está a um passo do suicídio, pois falta-lhe fé. Assim, destacou Cláudio, o psicoterapeuta, todo aquele que busca ajuda ainda nutre uma esperança.

Divaldo Franco, finalizando a atividade, narrou uma bela história de Eça de Queiroz, destacando a presença de Jesus na vida de todos os que O buscam verdadeiramente. Jesus não está longe, está no coração daqueles que suplicam a Sua ajuda, basta disponibilizar-se para tal.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Feira do Livro Espírita 2018

Araraquara e Região

 

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Fiore)

 

45ª. Feira do Livro Espírita de

Ribeirão Preto, SP

 

Acesse o vídeo:

https://www.facebook.com/UseRibeirao/videos/1713635418759799/UzpfSTIzNDQzMzQ1MzU2MDAzNjo3MTU4OTE1ODg3NDc1NTE/

 

 

 

https://scontent-gru2-2.xx.fbcdn.net/v/t15.5256-10/s200x200/38961433_1713647028758638_184812335372697600_n.jpg?_nc_cat=106&_nc_ad=z-m&_nc_cid=0&oh=a6c16a178942deb8a4f42bbb2ebe5c0f&oe=5C285E6F

 

 

(Com informações de Mario Gonçalves

Livraria Espírita. Praça Carlos Gomes, Ribeirão Preto, SP. Foto Ismael Gobbo

 

Vania Mugnato de Vasconcelos

Palestra

 

 

 

Palestra Espírita (setembro amarelo), "Continue um pouco mais (diga não ao suicídio)".

https://www.youtube.com/watch?v=6onhX6HRK7g&feature=youtu.be

inscreva-se no canal para receber atualizações.

https://www.youtube.com/VaniaMugnatodeVasconcelos

 

 

 

 

Palestra pública com Divaldo Pereira Franco

Araraquara, SP

 

 

(Com informações de Sandra Fiore)

 

Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

 

 

 

 

 

Olá, amigos.

 

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de

Marília.

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

 

 

 

 

 

 

 

--

www.mariliaespirita.jor.br

 

 

(Informações recebidas em email de Marilia Espirita [[email protected]]-Donizete Pinheiro)

 

Encontro da Primavera

Jaú, SP

Encontro da Primavera

 

Está chegando uma oportunidade especial

e ainda dá tempo de você participar!

 

Outras informações, clique aqui.

 

Divulgue, participe!

O Bem merece sua atenção!

 

Uma realização FEEGO

Federação Espírita do Estado de Goiás

 

Apoio:

 

--

http://www.solidumeditora.com.br/_rodape/ade.png

 

(Informação recebida em email de Ade Jau [[email protected]])

 

CONEAN 2018

General Salgado, SP

 

(Com informações de Sirlei Nogueira)

 

Informações da Casa Lar Luz do Caminho

Florianópolis, SC

 

Acesse aqui:

https://shoutout.wix.com/so/0dMNqY20y?cid=5955d9f8-8c7f-4101-9125-9346b84ddfb4#/main

 

 

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

 

 

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama)

 

Palestra no C.E. Antonio de Pádua

Palmital, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

41ª. Jornada de Confraternização Espírita de

Assis, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Palestra Musical com Vansan

Piracaia, SP

 

https://gallery.mailchimp.com/d45de01d5cd50d0f77a014e75/images/95c7df4d-346e-44d1-900d-557761f6874b.jpg

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

Programação do Centro Espírita Allan Kardec

Penapolis-SP

Atividades Educacionais e Espirituais do Ceak-Penapolis-SP de 17 a 22/09/2018

Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para email [email protected] , que muito agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

(Informações recebidas em email do CEAK e de  João Marchesi Neto)

 

Jornal “O Arauto” da USE Piracicaba

Setembro/outubro-2018

 

Leia clicando aqui:

http://usepiracicaba.com.br/?utm_source=Mailee&utm_medium=email&utm_campaign=Jornal+O+Arauto+j%C3%A1+est%C3%A1+dispon%C3%ADvel+%21&utm_term=&utm_content=Jornal+O+Arauto+j%C3%A1+est%C3%A1+dispon%C3%ADvel+%21

 

 

 

 

 

Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

Clique:

http://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

Noite da Pizza- Evento Beneficente. C.E. Maria do Sacramento e Ana de Jesus. São Paulo, SP

 

 

(https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1813662025337839&set=a.579402422097145&type=3&theater)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]