Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 02 de abril de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/02-04-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

01-04-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/01-04-2019.htm

30-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/30-03-2019.htm

29-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/29-03-2019.htm

28-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/28-03-2019.htm

27-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/27-03-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

 

 

 

(Continua na ptóxima postagem)

 

 

 

Texto copiado do site Febnet)

Macieira. Jardim Botânico de Cambridge.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Newton%27s_tree,_Botanic_Gardens,_Cambridge.JPG

 

A placa diz:

Sir Isaac Newton's Apple

Esta macieira é um descendente por propagação vegetativa de uma árvore que cresceu no jardim de Woolsthorpe Manor , perto de Grantham , e que tem a reputação de ser a árvore de onde caiu a maçã que ajudou Newton a formular sua teoria da gravitação. A árvore original é dito ter morrido por volta de 1815-1820.

A variedade é ' Flor de Kent '. (Wikipedia)

 

Retrato de Isaac Newton. Óleo sobre tela por Godfrey Kneller

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sir_Isaac_Newton_by_Sir_Godfrey_Kneller,_Bt.jpg

Retrato de Pierre Simon Marquis de Laplace. Óleo sobre tela de Jean-Baptiste Paulin Guérin.

Imagem/fonte

: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pierre-Simon,_marquis_de_Laplace_(1745-1827)_-_Gu%C3%A9rin.jpg

Aurora Boreal. Óleo sobre tela de Frederic Edwin Church.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Frederic_Edwin_Church_-_Aurora_Borealis_-_Google_Art_Project.jpg

 

Grandeza

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Esperança e Luz. Lição nº 01. Página 15.

 

Quanto mais avança o tempo nas trilhas da História, apartando-se da figura sublime, mas amplo esplendor lhe assinala a presença.

Ele não era legislador e a sua palavra colocou os princípios da Misericórdia nos braços da Justiça.

Não era administrador e instituiu na caridade o campo da assistência fraternal em que os mais favorecidos podem amparar os irmãos em penúria.

Não era escritor e inspirou e ainda inspira as mais belas páginas da humanidade.

Não era advogado e ainda hoje, é o defensor de todos os infelizes.

Não era engenheiro e continua edificando as mais sólidas pontes, destinadas à aproximação e ao relacionamento entre as criaturas.

Não era médico e prossegue sanando os males do espírito, além de suscitar o levantamento constante de mais hospitais e mais extensas obras de benemerência, capazes de estender alívio e socorro aos doentes.

Ensinou a prática do amor, renunciando à felicidade de ser amado.

Pregou a extinção do ódio, desculpando sem condições a todos aqueles que lhe ultrajaram a existência.

Não dispunha dessa ou daquela posse, na ordem material dos homens, e enriqueceu a Terra de esperança e de alegria.

Não viajou pelos continentes do Planeta, mas conversando com alguns necessitados e desvalidos, na limitada região em que morava, elevando constantemente os destinos da vida comunitária.

Embora crucificado e tido por malfeitor, há quase vinte séculos, quando os povos tentam apagar-lhe os ensinamentos, a Civilização treme nas bases.

Esse homem que conservava consigo a sabedoria e a beleza dos anjos, tem o nome de Jesus Cristo.

O seu imenso amor é a presença de Deus na Terra e a sua vida é e será sempre a luz das nações.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

O Salvador. Óleo sobre tela de El Greco.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:El_Greco_-_Christ_as_Saviour_-_Google_Art_Project.jpg

 

Chico Xavier – O homem amor

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Pela passagem da efeméride do nascimento de Chico Xavier – dia 2 de abril – naturalmente nos recordamos de episódios marcantes do grande médium.

Coincidentemente, neste momento, vem a lume nossa obra Chico Xavier. O homem, a obra e as repercussões.1 Desta obra, destacamos alguns trechos em que transcrevemos:

“Profundo admirador da vida e da obra de Chico Xavier nesses anos após sua desencarnação vivemos momentos excepcionais acompanhando fatos históricos e repercussões relacionadas com o médium que consideramos um “divisor de águas no movimento espírita brasileiro”. Nas condições de diretor e presidente da Federação Espírita Brasileira e membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional tivemos empenho em valorizar os exemplos de vida e os livros psicográficos de Chico Xavier em vários níveis de atuação e de trabalhar pela divulgação e estudo de seus livros.

Os episódios e comentários relacionados com fatos que vivenciamos após a desencarnação de Chico Xavier estão fundamentados não apenas na nossa visão, mas são localizáveis nas publicações, como livros e periódicos espíritas do período do ano de 2002 até nossos dias.

           Como preparativos para as comemorações do Centenário de nascimento de Chico Xavier e depois em desdobramentos desta efeméride, tivemos oportunidade de conviver com os ambientes em que Chico atuou em Pedro Leopoldo e em Uberaba, conhecer vários de seus colaboradores e de entrevistá-los para a revista Reformador e para a elaboração do livro em que atuamos como um dos organizadores: Depoimentos sobre Chico Xavier (FEB, 2010). Na fase do citado Centenário e durante nosso período na presidência da FEB, Pedro Leopoldo ganhou um grande destaque no movimento espírita, sediando inúmeros eventos.

           Até nossos dias, as belas e ricas lembranças do médium, oriúndas das visitas constantes que fazíamos à Comunhão Espírita Cristã e ao Grupo Espírita da Prece, são muito vivas em nossa memória.

           Pelo conjunto de momentos próximos ao Chico e vivenciando as repercussões de sua ação benfazeja, sentimo-nos privilegiado e com o forte compromisso de divulgar e estimular a valorização da história de vida e da magnífica obra mediúnica de Francisco Cândido Xavier.

Passados mais de 16 anos após a partida de Chico Xavier para o mundo espiritual, seus exemplos e obras psicográficas prosseguem bem vivos no seio não apenas da seara espírita, mas junto à população brasileira.

Há muitas frases que identificam a maneira de ser de Chico Xavier. Reproduzimos uma que externa também as reações do médium frente às críticas e momentos difíceis que soube superar em sua longa existência:

“A Doutrina é de paz... Emmanuel tem me ensinado a não perder tempo discutindo. Tudo passa... As pessoas pensam o que querem a meu respeito – pensam e falam. Estou apenas tentando cumprir com o meu dever de médium. [...] Devo prosseguir trabalhando. [...] Já saio da cama com muito serviço, e é assim o dia todo. Lamento os companheiros que ainda não descobriram a alegria de viver de espírito desarmado. Depois, eles se queixam de depressão, falta de fé... Graças a Deus, nunca briguei com ninguém...”2

Ao refletirmos sobre a vida e a obra do notável vulto espírita e do Brasil e as repercussões que se ampliam vêm à nossa mente o fato belíssimo que assistimos nas comemorações dos 100 anos de seu nascimento, defronte ao Centro Espírita Luiz Gonzaga, em Pedro Leopoldo: o voo em autêntico bailado das pombas brancas e cinzentas.

É inimaginável o quanto Chico Xavier e suas obras fizeram pela “[...] libertação das almas iluminadas pelo Evangelho à luz do Espiritismo, que por aqui estiveram, ao se desprenderem do corpo físico”, e, complementamos com a multidão incalculável de encarnados enlaçados pelo acolhimento fraterno, pelo consolo e pelos esclarecimentos de que ele foi protagonista exemplar.

Embora, certamente, não fosse o desejo do médium, sempre simples e humilde, as repercussões de sua vida e as homenagens de que é alvo representam o reconhecimento à história de vida de um homem voltado ao bem, do ‘homem amor’!”

Referências:

1) Carvalho, Antonio Cesar Perri. Chico Xavier. O homem, a obra e as repercussões. Capivari/São Paulo: EME/USE-SP. 2019. 224p.

2) Agenda Chico Xavier 2019. Capivari: Ed.EME. 2018.

 

(*) – Ex-presidente da FEB e da USE-SP; ex-membro da Comissão Executiva do CEI.

DE:

                                                                              
http://grupochicoxavier.com.br/chico-xavier-o-homem-amor/

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Francisco Cândido Xavier

 02-04-2010 / 30-06-2002

 

Veja matérias comemorativas do centenário de nascimento

de Francisco Cândido Xavier publicadas em 02-04-2010.

 

Acesse:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/04/este-email-especial-e-um-tributo-chico.html

 

Chico Xavier e Andre Luiz  Março de 1952

Francisco Cândido Xavier e seu irmão André Luiz

 

Biografia de Francisco Cândido Xavier

 

Filho do operário João Cândido Xavier e da doméstica Maria João de Deus. Nasceu a 2 de abril de 1910, na cidade de Pedro Leopoldo. A desencarnação de dona Maria João de Deus, deu-se a 29 de setembro de 1915, quando o Chico tinha apenas 5 anos. Dos nove filhos (Maria Cândida, Luzia, Carmosina, José, Maria de Lourdes, Chico, Raimundo, Maria da Conceição e Geralda), seis foram entregues a padrinhos e amigos. Chico sofreu muito em companhia de sua madrinha, que era obsediada. Conta ele, que apanhava três vezes por dia, com vara de marmelo. O pai de Chico casou-se novamente; desta feita com Cidália Batista, de cujo casamento advieram mais seis filhos (André Luiz, Lucília, Neusa, Cidália, Doralice e João Cândido).* Por essa ocasião, deu-se o seu retorno à companhia do pai, dos irmãos e de sua segunda mãe dona Cidália, que tratava a todos com muito carinho. Sua escolaridade vai até o curso primário, como se dizia antigamente. Trabalhou a partir dos oito anos de idade, de 15h às 2h, numa fábrica de tecidos. Católico até o ano de 1927, o Padre Sebastião Scarzelli era seu orientador religioso. Com a obsessão de uma de suas irmãs, a família teve que recorrer ao casal de espíritas, Sr. José Hermínio Perácio e dona Carmem Pena Perácio, que após algumas reuniões e o esforço da família do Chico, viu-se curada. A partir daí, foi mantido o Culto do Evangelho no Lar, até que naquele ano de 1927, o Chico, respeitosamente, despediu-se do bondoso padre, que lhe desejou amparo e proteção no novo caminho. (...) No ano de 1927, funda em Pedro Leopoldo, junto com outras pessoas, o Centro Espírita Luiz Gonzaga. Em 08/08/44, Chico Xavier, através do advogado Dr. Miguel Timponi, em co-autoria com a FEB - Federação Espírita Brasileira, inicia contestação à ação declaratória movida pela Sra. Dª. Catharina Vergolino de Campos, viúva do famoso escritor desencarnado Humberto de Campos, sob a fundamentação de ser necessário concluir se efetivamente a obra psicografada pelo Chico, como sendo do notável escritor patrício, Humberto, após sua desencarnação. Ao final desse longo pleito, através de críticos literários, os mais consagrados, concluiu-se ser autêntica a obra em questão (ver o assunto completo no livro "A Psicografia ante os Tribunais, de autoria do advogado Dr. Miguel Timponi - Ed. FEB). Dos quatro empregos que teve, por 32 anos trabalhou na Escola Modelo do Ministério da Agricultura, em Pedro Leopoldo e Uberaba, nesta última cidade, a partir de 1959, quando para lá se transferiu. Chico sempre se sustentou com seu modesto salário, não onerando a ninguém. Aposentou-se como datilógrafo subordinado ao Ministério da Agricultura. Jamais se locupletou como médium. Ganhava, dos mais simples aos mais valorizados presentes (canetas, fazendas, carros), mas, de tudo se desfazia educadamente. Dos quatrocentos e doze livros psicografados, os quais pela lei dos homens lhe pertenciam os direitos autorais, de todos se desfez doando-os a federativas espíritas e a instituições assistenciais beneficentes, num verdadeiro exemplo vivo de cidadania e amor ao próximo. | A Polivalência de sua Obra Literária | É bastante diversificada a obra literária do Chico, senão vejamos: o primeiro livro publicado foi "Parnaso de Além Túmulo", escrito por 56 poetas desencarnados, compreendendo brasileiros e portugueses. Foi recebido no período de 1931 a 1932. Na época, sua idade era de apenas 21 anos. Com esta obra, Chico começa por onde a imensa maioria dos medianeiros psicógrafos principia. Detém em sua produção Prosa e Verso, que nós, na mera condição de leitor, classificamo-la como sendo: Reveladora: Com a publicação da obra Nosso Lar, o espírito André Luiz inicia primorosa coleção em que se ressalta, dentre tantas informações, o caráter revelador da obra, onde se tem registrado o cotidiano, o dia a dia da vida extrafísica. Identificadora: Assim chamamos a literatura poética, como no caso do "Parnaso". Se "estilo é maneira de exprimir os pensamentos, falando ou escrevendo" (Aurélio), no Parnaso figuram quase 6 dezenas de poetas da Língua Portuguesa, dentre os mais consagrados. Aí, a comparação entre o poeta, quando na vida física e quando retorna ao plano espiritual, torna-se inevitável. Mensagem: Chamamos livros de mensagens, aqueles compostos por mensagens avulsas, de temas variados, de espíritos diversos. (Ex: Mãos Unidas, Respostas da Vida, etc). Romanesca: Destacamos, neste gênero, os cinco romances de Emmanuel (mentor do médium): Há Dois Mil Anos (abrange o período histórico de 31 a 79 D.C), Cinqüenta Anos Depois (ano 131 - D.C), Ave Cristo (abrange o período 217 a 258 D.C), Paulo e Estevão (depois da morte de Jesus até aproximadamente anos 70 D.C) e Renúncia (cobrindo a segunda metade do século XVII, iniciado em 1662 - reinado de Luiz XIV de França). Há Dois Mil Anos foi escrito no curto espaço de 24/10/38 a 09/02/39, em intervalos das atividades profissionais do Chico. Chamamos a atenção para a chamada Cronologia Romana reconhecida por experts como autêntica. A obra suscitou o aparecimento do livro Vocabulário HistóricoGeográfico, de Roberto Macedo, versando sobre o vocabulário existente nos cinco romances supra citados. Histórico-Geográfico: A exemplo dos livros "A Caminho da Luz" e romances de Emmanuel (já citados), "Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho" de Humberto de Campos. Conto: merecem destaque Jesus no Lar, de Neio Lúcio, Almas em Desfile e A vida Escreve, de parceria com o médium Waldo Vieira, de autoria espiritual de Hilário Silva e Contos e Apólogos, Reportagens de Além Túmulo, Contos Desta e Doutra Vida, autoria espiritual de Humberto de Campos, além de outros. Reportagem: Encontramos o trabalho de Humberto de Campos, que com vigor e talento, do plano da imortalidade envia-nos reportagens notáveis como a que realiza com o apóstolo Pedro, no livro Crônicas de Além-Túmulo, ou com Napoleão, no livro Cartas e Crônicas ou ainda quando entrevista a famosa atriz Marilyn Monroe, no livro Estante da Vida. LITERATURA INFANTIL Através de autores como Neio Lúcio, Casimiro Cunha e outros. LITERATURA JOVEM Livros de espíritos que ainda jovens retornaram ao plano espiritual, como a obra de Jair Presente, de Augusto César e outros, cuja característica principal são, as gírias praticadas pelos jovens, notadamente no período em que surgiram. LITERATURA UNIVERSITÁRIA De nosso conhecimento, coube à Professora Ângela Maria de Oliveira Lignani inserir a obra literária do Chico nos meandros universitários. A professora em questão logrou aprovação no Curso de Mestrado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Teoria da Literatura. Dissertação com 200 páginas, cujo título é "Psicografia e inscrições discursivas: a escrita de Chico Xavier". LITERATURA HUMORÍSTICA Lulu Parola, Cornélio Pires e outros trazem aos leitores rica obra com esta característica. LITERATURA CIENTÍFICA Por se compor de Ciência, Filosofia e Religião, invariavelmente, qualquer obra dita espírita mostra esta tendência, mas, especificamente podemos citar as de André Luiz como "Evolução em Dois Mundos" e "Mecanismos da Mediunidade". LITERATURA EVANGÉLICA O Evangelho é tema de vasta obra psicografada pelo Chico, especialmente de Emmanuel: Caminho, Verdade e Vida, Pão Nosso, Vinha de Luz, Fonte Viva, Livro da Esperança, Palavras de Vida Eterna, Segue-me, Bênção de Paz. | Ressonância de sua Obra | NO CINEMA Da mensagem publicada no livro "Somos Seis" resultou o filme Edifício Joelma. NO TEATRO Várias compilações de obras diversas resultaram na peça teatral "Além da Vida", apresentada por atores e atrizes profissionais. NA TELEVISÃO Tanto na extinta Rede Tupi (associada) quanto na Rede Globo, adaptou-se como novela o livro "Nosso Lar", sob o título de "A grande viagem", com amplo sucesso. NO RÁDIO Apresentação do chamado rádio-teatro, como o romance "Há Dois mil Anos", teatralizado na Rádio Mundial. Programas radiofônicos veiculando páginas espíritas. Nos mais diversos ambientes, deparamos afixadas páginas psicografadas pelo Chico, porém, nem sempre de origem identificada. NO JUDICIÁRIO Conforme se vê no livro Lealdade, organizado pelo laborioso tarefeiro espírita, Hércio Marcos, do IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras/SP, relatando que, com base em mensagem psicografada pelo Chico, o MM. Juiz da causa absolveu o réu no douto judiciário do estado de Goiás. NA MÚSICA Já nos idos de 1970, o astro da canção brasileira, Roberto Carlos, revelava no Programa Flávio Cavalcanti, a influência das obras do Chico nas letras das músicas que compõe. São inúmeras as letras psicografadas pelo Chico que foram e são musicadas, daí resultando belas canções, tais como: Alma Gêmea e Companheiro, letras de Emmanuel. A Prece, letra de João de Deus, Diretrizes adaptado do trecho de Bezerra de Menezes.. Fábio Júnior, Vanuza e Moacir Franco, sempre demonstraram grande carinho pelo Chico, inclusive, homenageando-o através de músicas de suas autorias. Inúmeros LP\'s (hoje em desuso) e incontáveis CD\'s enriquecem a fonografia patrícia, oriunda da obra do Chico. NA PINTURA Através do chamado processo ideoplástico a exuberante mediunidade do Chico tem proporcionado o surgimento de quadros maravilhosos, como o do Senador romano Publius Lentulus e o retrato de Maria (vide Anuário Espírita 1986). ABRANGENDO IRMÃOS DE OUTRAS TERRAS A monumental obra psicografada pelo Chico já teve livros traduzidos para o esperanto, o francês, o inglês, o espanhol, o japonês, o tcheco e o polonês. NA ASSISTÊNCIA SOCIAL Pelo fato de o Chico, invariavelmente, registrar em cartório a doação dos direitos autorais a que teria direito em favor de instituições beneficentes, que pela lei do homem lhe caberia sobre 412 obras, tal procedimento possibilita grande fonte de recursos a essas instituições mesmo depois de sua morte. E já são mais de 30 milhões de exemplares editados. CHICO SELA COMPROMISSO COM O ESPÍRITO EMMANUEL A data do início do mandato mediúnico do Chico é considerada 8 de julho de 1927, mas o reencontro com seu guia espiritual Emmanuel, deu-se nos fins de julho de 1931 (ver interessante diálogo que se estabeleceu entre os dois, conforme relata o livro "Chico Xavier Mandato de Amor", UEM, p. 30-31). QUEM ERA EMMANUEL Senador romano na época do Cristo, conhecido por Publius Lentulus. De lá para cá do nosso conhecimento, surge nas figuras do escravo Nestório, do Padre Manoel de Nóbrega (fundador de São Paulo) e do Padre Damiano, reencarnado na Espanha. O relacionamento entre os dois, "se perde na poeira dos sóis", segundo informação que o Chico nos prestava, por informação do mentor espiritual. JESUS – KARDEC – EMMANUEL Como é sabido, a interação Jesus-Kardec-Emmanuel é absolutamente harmônica. E desde aquele longínquo 31 de julho de 1931, Emmanuel já determinava: " - se algum dia eu conflitar com Jesus e Kardec, me abandone Chico". Nesse clima de absoluta interação é que para comemorar centenários respectivos, da obra que compõe o "Pentateuco Luz", no dizer de Nenê Aluotto, temos: - em 1959, surge o livro Religião dos Espíritos, em comemoração ao centenário do Livro dos Espíritos; - em 1960, o livro Seara dos Médiuns, em comemoração ao centenário do Livro dos Médiuns; - em 1961, o livro Justiça Divina, em comemoração ao centenário do livro Céu e Inferno; - em 1964, o livro da Esperança, em comemoração ao centenário do Evangelho Segundo o Espiritismo. Todos esses livros de autoria de Emmanuel. O Chico recebeu além desses, de espíritos diversos, o livro O Espírito da Verdade, ainda comemorativo ao centenário do Evangelho Segundo o Espiritismo. CHICO FALA DE SUA PRÁTICA MEDIÚNICA No livro Parnaso de Além Túmulo, Ed. FEB - 1972 - Comemorativa do 40º aniversário de lançamento, pág. 33, Chico diz a respeito: "A sensação que sempre senti, ao escrevêlas (referindo-se a poesias recebidas mediunicamente), era a de que vigorosa mão impulsionava a minha. Doutras vezes, parecia-me ter em frente um volume imaterial, onde eu as lia e copiava; e, doutras, que alguém mas ditava aos ouvidos, experimentando sempre no braço, ao psicografá-las, a sensação de fluidos elétricos que o envolvessem, acontecendo o mesmo com o cérebro, que se me afigurava invadido por incalculável número de vibrações indefiníveis. Certas vezes, esse estado atingia o auge, e o interessante é que parecia-me haver ficado sem o corpo, não sentindo, por momentos, as menores impressões físicas. É o que experimento, fisicamente, quanto ao fenômeno que se produz freqüentemente comigo." MÉDIUM COMPLETO Poder-se-á dizer que Chico foi um médium completo, tanto do ponto de vista moral quanto da técnica mediúnica. O saudoso professor Herculano Pires o chamava de "homem-psi". Elias Barbosa diz que dele poder-se-á dizer "do alto dos telhados", tratar-se do maior médium psicógrafo do mundo. O culto e saudoso professor Rubens Romanelli, dizia com relação a Chico Xavier: "Trata-se de um dos maiores autodidatas que já conheci". CURIOSIDADES ACERCA DA PROFÍCUA PRODUÇÃO PSICOGRÁFICA DE CHICO De uma certa feita na bela cidade triangulina de Uberlândia, o saudoso tarefeiro espírita Zenon Vilela passou para o papel, a seguinte informação: No ano de 1952, Chico psicografou 2 livros, em 2 dias: Roteiro, de Emmanuel, com 172 páginas e Pai Nosso, de Meimei, com 104 páginas. No ano de 1963, Chico psicografou 2 livros, em 2 dias: Opinião Espírita, com 204 páginas e Sexo e Destino, com 360 páginas. No dia 31 de março de 1969 (data comemorativa do falecimento de Kardec, mera lembrança nossa), Chico psicografou 2 livros, no mesmo dia: Passos da Vida, com 156 páginas e Estante da Vida, com 184 páginas. Chico é apontado como fenômeno na aceitação do leitor. Dos dez melhores livros do século, em pesquisa realizada por órgãos da imprensa espírita, sete são da psicografia do Chico. O primeiro lugar coube ao livro Nosso Lar, na 48ª edição, com mais de 1.200 milheiros de exemplares editados. Ao longo de seus 75 anos de mandato mediúnico tornaram-se incontáveis os títulos honoríficos a que fez jus: - dezenas de cidadanias; - mais de uma centena de biografias; - instituiu-se a Comenda da Paz Chico Xavier, por decreto estadual; - Comenda Chico Xavier instituída pela Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo; - o Mineiro do Século, por promoção da Telemar e da Rede Globo Minas, etc, etc; - pelos auditores independentes da Receita Federal, foram eleitas as 8 mais importantes figuras mundiais: Madre Tereza de Calcutá, Chico Xavier, Mandela, Sabin, Carlitos, Santos Dumont, Gandhi e Che Guevara. - O Maior Brasileiro da História por promoção da Revista Época - 2006. Por dados estatísticos fornecidos por órgãos da Imprensa Nacional, em seu velório que se iniciou no domingo, 30 de junho, até terça-feira, 2 de julho do ano de 2002, em certos momentos, a fila chegou à extensão de 4 km. E diante do esquife, a média era de 40 pessoas, a cada minuto. Era comovente a serenidade e o silêncio do povo, apesar de ter que esperar horas e horas seguidas na fila, sob o forte sol uberabense, para a despedida aos despojos físicos do médium. Foi sepultado com honras militares debaixo de uma chuva de pétalas de rosas. Eric Fronn nos ensina que "só o amor é justificativa à presença humana". O Chico "triplica" essa justificativa. Muitos o cognominam: "um homem chamado amor". Fonte: Portal www.100anoschicoxavier.com.br * Ver a síntese genealógica do Chico, no livro "Chico Xavier, Mandato de Amor" . UEM, p. 284).

 

 

(Copiado do site https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Francisco-Candido-Xavier.pdf)

Chico Xavier, o médium-exemplo,  participando do Culto do Evangelho no Lar da família Perácio.

Imagem cedida por Oceano Vieira de Melo

O ainda jovem médium espírita Francisco Cândido Xavier lendo mensagem recebida

no Centro Espírita Luiz Gonzaga em Pedro Leopoldo, MG. Foto publicada em “O Globo”.

chicoxavieGEPrnocarro

CHICOXAVIERGEPVISITANTESISMAEL

CHICOXAVIERGEPCUMPRISMAEL2

CHICOXAVIERGEPFINALREUNIAOISMAEL

Chico Xavier no Grupo Espírita da Prece. Uberaba, MG. Fotos Ismael Gobbo

 

Chico Xavier psicografando no programa Pinga Fogo

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Pq4s8otVhFk

 

 

XVI Mês da Cultura Espírita de Niterói

Niterói, RJ

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Paulo Sérgio M. Peixoto [[email protected]])

 

Vídeo de palestra na

Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Colatina, ES

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=vXFMI6Utdbo&fbclid=IwAR1qcLuQnCpa2HEvtVSo96WeovtJiJ1zj8ha6i8GHrk4No_LmcxAETTcerU

 

 

 

 

(Com informações de Carlos José Pretti Leal [[email protected]])

 

Seminário com Dr. Alberto Almeida

Sorocaba, SP

 

(Informação recebida em email de AME SOROCABA [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

(Recebido em email de João Marchesi Neto)

 

6ª. Reunião do Departamento de Arte da USE de

Franca, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

3º. Encontro programado para

São João da Boa Vista, SP

 

(Com informações de Orson Peter Carrara [[email protected]])

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra espírita alusiva ao tema "Ciência prova poder da Prece".

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 5 de Abril de 2019, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

a[email protected]

(+351) 914 269 532

https://docs.google.com/uc?export=download&id=1K2xWjLH7yASWPG_VNn733Ub9woFZZlK-&revid=0BxOLofvfqktYcDlmVVI0cXgrZGFxbk8wNlM0SkdhMkd4Tit3PQ

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

14º. Congresso Espírita do Estado do Espírito Santo.

Vila Velha, ES

 

Informações:

http://feees.org.br/congresso/

 

 

 

III Encontro Anual “José Herculano Pires”

Avaré, SP

 

(Com informações de Sandra Fiore [[email protected]])

 

Júlia Nezu. Programação em

Londres, Reino Unido

 

KARDEC: DE CÉTICO A CODIFICADOR DA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS

 

Filme com lançamento nacional e exposição retratam os 150 anos de desencarnação de Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, Doutrina com mais de 3,5 milhões de adeptos no País

 

 Hippolyte Léon Denizard Rivail teve seu primeiro contato com o fenômeno das mesas girantes em 1854. Ocorrência frequente na Europa naquela época, a comunicação com os Espíritos por meio de mesas que giravam no ar despertava a curiosidade da sociedade, levando o racional pesquisador a investigar, estudar e atestar que por trás daqueles fenômenos havia uma inteligência a qual se revelou a ele com o nome de Espíritos. Assim surgiu o Espiritismo.

A Doutrina dos Espíritos, trazida pelos Espíritos superiores que deixaram a sua mensagem por meio de instrumentos denominados “médiuns”, hoje conta com mais de 3,5 milhões de espíritas no Brasil, segundo censo do IBGE, tornando-se o maior país com adeptos e simpatizantes no mundo.

Um pesquisador, um homem das ciências que em busca de respostas impactou o mundo, contagiando diversos multiplicadores como o médium Chico Xavier. Nascido em Lyon, na França, em 3 de outubro de 1804, Rivail era formado em Letras e Ciências, sendo autor de várias obras educacionais. Discípulo de Pestalozzi, foi um professor muito respeitado no meio acadêmico.

Ao perceber o significado e a importância de sua pesquisa junto aos Espíritos, o professor Rivail dedicou a sua vida, sacrificando seu lado profissional e pessoal, adotando o pseudônimo de Allan Kardec para que pudesse se expressar livremente.

Questões que há tempos a humanidade buscava respostas como “De onde viemos?”, “Para onde vamos após a morte?”, “Qual o sentido da vida na Terra?”, tiveram respostas trazidas pelos Espíritos superiores e codificadas por Kardec de forma efetiva, compilando em cinco obras básicas todas estas descobertas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos MédiunsO Evangelho segundo o EspiritismoO Céu e o Inferno e A Gênese.

Em 31 de março deste ano comemoram-se os 150 anos de desencarnação de Allan Kardec. Filme que leva seu nome (Kardec), exposição na Federação Espírita Brasileira (FEB) são algumas das comemorações programadas para homenagear a data. Estreando em 16 de maio nos cinemas de todo o país, o longa-metragem trará a história do homem por trás do nome Kardec.

A exposição, com sede na FEB e com inauguração para dia 20 de abril, retratará a história e as obras. A Mostra exibirá figurinos originais do filme e textos que refletirão o codificador que desvelou para todos os ensinamentos dos Espíritos, instalando na Terra uma Nova Era para a humanidade.

 

Serviço:
Comunicação da Federação Espírita Brasileira - (61) 2101-6175 - [email protected]

/ 

Mayara Paz

Federação Espírita Brasileira
Coordenadora de Comunicação 

[email protected]
Tel. (61) 2101-6175

 

 

Filme: Kardec

 

allan_kardec_edu_FINAL_P

 

Protagonizado por Leonardo Medeiros, ‘Kardec’ ganha trailer e cartaz

 

filme que estreia em 16 de maio tem cenas filmadas em paris
e é baseado na biografia escrita por marcel souto maior

Acaba de ser divulgado o cartaz e o trailer da cinebiografia “Kardec”. As cenas mostram o cético professor Rivail, apaixonado pelo conhecimento científico, em sua jornada para entender a origem das mensagens que lhe são enviadas através de diferentes médiuns. Em plena Paris do século XIX, ele investiga o fenômeno das mesas girantes até se tornar o codificador da doutrina espírita e assumir o pseudônimo Allan Kardec.

Dirigido por Wagner de Assis (“Nosso Lar”, “Menina Índigo”), o longa é baseado no livro “Kardec – A Biografia”, de Marcel Souto Maior. Leonardo Medeiros é Allan Kardec e Sandra Corveloni (vencedora do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes) vive sua esposa, Amélie-Gabrielle Boudet. A produção é da Conspiração (“2 Filhos de Francisco”, “Gonzaga – de Pai Pra Filho”, “Lope”) e a distribuição da Sony Pictures Entertainment. Com roteiro de Wagner de Assis e L.G. Bayão (“Irmã Dulce”, “Heleno” e “Minha Fama de Mau”), “Kardec” estreia no circuito nacional de cinema no dia 16 de maio.

Completam o elenco Guilherme Piva (Didier), Genézio de Barros (Padre Boutin), Guida Vianna (Madame De Plainemaison), Julia Konrad (Ruth-Celine), Charles Fricks (Charles Baudin), Licurgo Espinola (Sr. Babinet), Letícia Braga (Julie), Júlia Svacinna (Caroline), Dalton Vigh (Sr. Dufaux) e Louise D’Tuani (Ermance Dufaux)

Para imagens do filme: http://www.agenciafebre.com.br/imagens-4.

Para assistir ao trailer: https://youtu.be/NNx18oNcxH8.

 

Sinopse

Leonardo Medeiros é o protagonista Hyppolite Léon Denizard Rivail - reconhecido depois como Allan Kardec -, o educador francês nascido em 1804 que codificou o espiritismo a partir de 1857. A produção tem ainda no elenco nomes como Sandra Corveloni (Amélie-Gabrielle Boudet), Guilherme Piva (Didier), Genézio de Barros (Padre Boutin), Guida Vianna (Madame De Plainemaison), Julia Konrad (Ruth-Celine), Charles Fricks (Charles Baudin), Licurgo Espinola (Sr. Babinet), Letícia Braga (Julie), Júlia Svacinna (Caroline), Dalton Vigh (Sr. Dufaux) e Louise D’Tuani (Ermance Dufaux). O roteiro de Wagner de Assis e L.G. Bayão (“Irmã Dulce”, “Heleno” e “Minha Fama de Mau”) e Wagner de Assis acompanha a trajetória de Kardec desde o período em que atuava como educador, passando pela investigação dos fenômenos, pelo processo de codificação da doutrina espírita, até a publicação e repercussão de “O Livro dos Espíritos”.

 

Sobre a Conspiração

A Conspiração é uma das maiores produtoras independentes do Brasil. Cria e produz conteúdos para Cinema, Publicidade, TV e Streaming/OTT, Branded Content, Serviços Digitais, Mídias Sociais, Arte e Música. Com 36 títulos de longas lançados e mais de 100 horas de programação de TV produzidas por ano, tem 6 indicações ao Emmy International por séries como "A Mulher Invisível" (TV Globo), "Um Contra Todos" (Fox Channel) e "Mandrake" (HBO) - vencendo com a primeira o maior prêmio da TV mundial. Outras produções de destaque são as séries "Sob Pressão" (TV Globo), Detetives do Prédio Azul (Gloob), "Magnífica 70" (HBO) e Desnude (GNT). Com produções cinematográficas distribuídas no Brasil e no exterior por empresas como Sony Pictures, Warner Bros, Disney, Paramount, Fox e Universal Pictures, já participou de todos os maiores festivais do mundo, incluindo Cannes, Berlim, Veneza, Toronto e Sundance. É responsável por grandes sucessos como “Vai que Cola – O Filme”, “A Mulher Invisível”, “Gonzaga” e “Casa de Areia”, além de "Eu Tu Eles" e "2 Filhos de Francisco", que foram a indicação oficial do Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Criou o primeiro núcleo formado apenas por mulheres dentro de uma produtora brasileira de audiovisual: a multiplataforma Hysteria.

 

Sobre Wagner de Assis

Wagner de Assis, carioca, 48, é diretor, roteirista e produtor. Responsável pelos longas A Cartomante, Nosso Lar e A Menina Índigo, e os documentários Os Transgressores, Que Geração é essa?. Foi autor de séries para TV como Rondon, o grande-chefe e de novelas como Além do Tempo e Espelho da Vida, da TV Globo. É responsável pela empresa Cinética Filmes, fundada em 1997. 

Sobre a Sony Pictures Entertainment

A Sony Pictures Entertainment (SPE) é uma subsidiária da Sony Corporation of America, uma subsidiária da japonesa Sony Corporation. As operações globais da SPE abrangem produção, aquisição e distribuição de filmes em cinema, home entertainment, televisão e mídias digitais; uma rede global de canais; operação de estúdio, desenvolvimento de novos produtos audiovisuais, serviços e tecnologias. Tudo isto representa a distribuição de entretenimento em mais de 140 países.

Com presença marcante no mercado nacional, a Sony Pictures distribuiu e/ou coproduziu no Brasil, 22 dos 25 filmes nacionais lançados na década de 90, momento da retomada. Em 2018, através do investimento em inúmeras produções, apostando em novos talentos e diferentes gêneros ao longo dos últimos anos, a Sony chega à marca de mais de 60 filmes nacionais distribuídos e/ou coproduzidos, entre eles: Deus é Brasileiro, O Auto da Compadecida, Carandiru, Cazuza, 2 Filhos de Francisco, Meu Nome Não é Johnny, Chico Xavier, Xingu, Tainá, Confissões de Adolescente e Um Tio Quase Perfeito.

 

 

Para mais informações entre em contato:

Thaís Prudente :: [email protected] (21) 2555 8900

Claudia Belém :: [email protected] (21) 2555 8920

Siga-nos no Twitter @agfebre e no facebook.com/agfebre

 

 

(Recebido em email de Wagner de Assis)

 

FEES- XX Ciclo de Palestras

Sergipe

 

 

(Informações recebidas em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

Boletim “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155379245066992700/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 325 - 29 de março de 2019 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155379245066992700/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155379245066992700/comunhaoinspiraofimdomundo.jpeg

Comunhão Inspira de sábado (30) pergunta: O fim do mundo está próximo?

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155379245066992700/papo_espirita_55crises_existenciais.jpg

Qual o papel das crises existenciais na nossa vida?

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155379245066992700/allan_kardec.jpg

Minuto DED: Por que os espíritas não fazem o sinal da cruz?

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155379245066992700/caminhandocomjesusfatalidades.jpg

Caminhando com Jesus: Existe fatalidade nos acontecimentos da vida?

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155379245066992700/editoradufaux.jpg

Livraria da Comunhão é parceira da Editora Dufaux

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155379245066992700/psicolocolo_pedro_paulo.jpg

Psicólogo Pedro Paulo Zaus fala sobre autoperdão no projeto Reforma Íntima na Prática (30)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155379245066992700/tvcomunho.png

Você conhece os programas da TV Comunhão na Internet?

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/155379245066992700/conversandocommaysesejaomestredesuasemoes.jpg

Conversando com Mayse: Seja o mestre de suas emoções

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 Dia Internacional do Espiritismo nos 162 anos de

 “O Livro dos Espíritos”. Tours, França

 

(Recebido em email de Charles Kempf)

 

Teatro: Do abismo às estrelas

São Paulo, SP

Estreia dia 07 de Abril!

Paz e Luz! 

 

Lurimar Vianna

 

Companhia Teatral Áquila Prisca

(11) 3399 4492 / 99173 7955 / 94364 1954

 

 

(Com informações em email de Aquila Prisca [[email protected]])

 

 Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 549

TRÊS LAGOAS/MS – 1º A 8/ABRIL//2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

NOTA: Cidades em LETRAS MAISCÚLAS = EVENTOS FUTUROS

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

 CAMPO BELO / Cangália / Carandiru / Casa Verde  / Chácara Mafalda /

Cidade Patriarca / Cidade São Mateus / Horto Florestal / Ipiranga /

Itaim Bibi / ITAIM PAULISTA / Jabaquara / Jaçanã / JD Brasil / JD ELDORADO  /

JD Imperador / JD MATARAZZO / JD Santa Fé / Lapa / Liberdade / Mandaqui /

Morumbi / Parada Inglesa / PQ da Pedra / PQ Eu Chaves / PQ VITÓRIA /

Perdizes / Pirituba / Santana / SÃO MIGUEL PAULISTA / Tatuapé / Veleiros /

VILA AURORA / VILA BARUEL / VL Carrão / VL Clementino / VL CONSTANÇA /
VL DO CASTELO / VL GUSTAVO / VL Industrial / VL INVERNADA / VL JACUÍ /

VL Leopoldina / VL MARIA ALTA / VL Mariana / VL Mazzei / VL Medeiros / VL Ré

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

Americana / AMPARO / APARECIDA D’OESTE / Arujá / Assis / AURIFLAMA /

AVARÉ / Barra Bonita / Caieiras / Campinas / Cândido Mota

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FERNANDÓPOLIS / Franca / FRANCO DA ROCHA / Gália / Garça / Guarujá / Guarulhos /

Itapira / Itapevi / ITAPIRA / Itatiba / JALES / Jaú / José Bonifácio / Lins / Marília /

MAUÁ / MOGI DAS CRUZES / NIPOÃ

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO / Palmital / PAULÍNIA / Penápolis / Piracicaba / Poá / Ribeirão Pires /

SANTO ANDRÉ / SANTO ANTONIO DA POSSE / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

São Bernardo do Campo / São Caetano do Sul / São Carlos / São João da Boa Vista /

São José do Rio Preto  / São José dos Campos / São Vicente / UBATUBA / VOTUPORANGA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > Andaraí / BARRA DA TIJUCA / Bento Ribeiro / Colégio /

Deodoro / Maracanã / Meier / PRAIA DE COPACABANA / Quirino / TIJUCA /

VL Isabel

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > Araruama / Barra Mansa / Cabo Frio / CAMBUCI / Cantagalo /

CARMO / ITAPERUNA / MACAÉ / Nilópolis /Niterói / Nova Friburgo / Nova Iguaçu /

RIO COMPRIDO / RIO DAS OSTRAS / SÃO PEDRO DA ALDEIA / Valença

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > Castelo / VL Velha / Vitória

MINAS GERAIS > Belo Horizonte / Carmo do Rio Claro / CLAUDIO / CAXAMBU /

Contagem / Coromandel / DIVINÓPOLIS / Itabirito / Itaguara / ITUIUTABA / LAVRAS /

Pedro Leopoldo / Sacramento / SANTOS DUMONT / VIÇOSA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > Cambé / Colombo / Curitiba / FRANCISCO BELTRÃO /

Jaguapitã / Londrina / Maringá / PATO BRANCO

RIO GRANDE DO SUL > Eldorado do Sul / Guaíba /PASSO GRANDE  /

PORTO ALEGRE / Viamão

SANTA CATARINA > Balneário Camboriú / Balneário Gaivota /

Blumenau / JOINVILLE / TRÊS BARRAS / Urussanga

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA

GOIÁS > Aparecida de Goiânia / ARAGUAZ / BOM JESUS / CALDAS NOVAS /

FAINA / Goiânia / ITABERAÍ / POSSE

MATO GROSSO > SINOP

MATO GROSSO DO SUL > Campo Grande

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA > SALVADOR

PERNAMBUCO > Garanhuns / Recife

SERGIPE > Aracaju / ITABAIANA / LAGARTO / MARIUM / Propriá /

RIACHÃO DOS DANTAS / SÃO CRISTOVÃO

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

CEARÁ > Fortaleza

MARANHÃO > SÃO LUIS

PARAÍBA > Campina Grande / João pessoa

PIAUÍ > Parnaíba

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

TOCANTINS > ARAGUAÍNA / FORMOSO DO ARAGUAIA / GRURUPI /

MIRACEMA / Palmas

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

AUSTRIA > STEIN

DINAMARCA > COPENHAGE

ESPANHA > Barcelona / Montilla

ESTADOS UNIDOS > Danbury / HOUSTON / Long Branch / Newark  /

NEW YORK / SALEM / WESBOROUGH

FRANÇA > PARIS / TOURS

INGLATERRA > Londres

IRLANDA > Dublin

PORTUGAL > BRAGA / Ílhavo / LAGOS / MATOSINHOS / PORTIMÃO /

PORTO / SÃO JOÃO DO VER / Viseu

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

IRMÃOS ZANOLI – palestra e música

http://irmaoszanoli.blogspot.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

ESPIRITISMO COM KARDEC

https://www.facebook.com/groups/Espiritismo.COM.Kardec/

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Publicação de O Clarim

Matão, SP  

 

 

 

 

Revista Espírita

http://r20.rs6.net/on.jsp?ca=513609d0-a82e-4a68-bb55-9a3bc1e8d22e&a=1106449308061&c=84589150-617d-11e3-87fd-d4ae527b8053&ch=85852a70-617d-11e3-8829-d4ae527b8053

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/7625d6ff-d84d-4a6d-9e99-086ab1c13e69.jpg

 

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/3e6d54dd-3012-43c1-ada7-7f3b928d24d4.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

The Spiritist Magazine | 4280 Henninger Court, Suite I, Chantilly, VA 20151

 

Um século de semeadura

João de Mattos Lima

Foto: Feparana

 

 

Nós o vimos há poucos dias. Era uma festa surpresa que, na verdade precisou ser revelada, com certa antecedência, evitando que emoções em demasia lhe pudessem causar algum inconveniente físico.

Lá estavam os quatro filhos, sete netos, dois bisnetos, além de sobrinhos, conhecidos, companheiros que com ele ombrearam durante anos no trabalho voluntário.

Ele chegou apoiado em sua bengala, um pouco curvado. Imaginamos que cem anos de vida pesam um pouco e levam a pessoa a tomar essa postura.

A surdez não lhe permitia ouvir tudo que lhe diziam mas nada mais o impediu de se alegrar com tantos cumprimentos.

A fila era longa. E cada abraço parecia mais demorado do que outro. A impressão que se tinha é de que cada convidado desejava estreitar aquele corpo magro, mais e mais, para se impregnar do perfume da sua presença física por um tempo mais longo.

Para cada um, ele tinha um sorriso. E algo a dizer. Plenamente lúcido e com memória prodigiosa, ele se encarregava de perguntar a um se conhecia aqueloutro, se sabia quem ele era.

E, naturalmente, ele fazia as apresentações, lembrando nome, parentesco ou função que exerce ou exerceu.

Prodigioso e encantador. Pensamos que ele logo se cansaria. No entanto, a cada momento mais nos surpreendia.

Disposto para posar para todas as fotos, com amigos, com familiares, com conhecidos. Em pé, sentado, agora aqui, depois ali. A nada se negou e tudo fez com ar de festa.

Parecia um menino de sorriso brejeiro desfrutando sua primeira festa de aniversário.

Na hora das homenagens, houve agradecimentos familiares, oração de gratidão a Deus por uma vida tão operosa, depoimentos de amor.

Um vídeo relatou, em breves minutos, sua trajetória, enquanto voluntário em instituição benemérita.

Uma placa, em veludo azul escuro, lhe foi oferecida. Aludia aos cem anos de semeadura farta.

Uma semeadura de bondade, carinho, atenção, amizade.

Ele desejou agradecer. Obedecendo ao seu temperamento dinâmico, não se restringiu a isso.

Agradeceu o hoje, o ontem. Recordou, bem humorado, de alguns lances vividos com amigos que já partiram.

Não era um idoso falando saudoso. Era um jovem reprisando emoções, experiências.

Uma lição de vida.

E somente parou quando lhe puseram a bengala em mãos e insistiram para que fosse até onde estava o bolo.

Ele sorriu, olhou para todos e falou: Querem mesmo que eu pare de falar!

Ouviu o Parabéns, deixou o bisneto apagar as velas dos cem anos, sorriu e sorriu.

Enquanto nós mal contínhamos a emoção, o velho Joãozinho, com sua enfibratura moral, tudo recebia entre sorrisos e agradecimentos.

Tivemos a alegria de vê-lo dirigir-se à pista de dança, enlaçado a uma filha, à neta, a uma amiga, e dançar, no ritmo certo, os passos corretos, como quem reprisa detalhes vividos.

Foi uma festa emocionante. Sobretudo porque com sua forma de ser, tudo que ouvimos a seu respeito de tantos familiares, amigos, pudemos ter certeza de que a sua vida é um exemplo.

Um grande exemplo de nobreza, de trabalho, de ponderação, de alegria.

Ele poderia chorar os que não estavam ali, em corpo físico. Nobremente, demonstrou como se deve usufruir da companhia dos que estão ao nosso lado.

Obrigado, senhor Joãozinho.

 Redação do Momento Espírita, em homenagem
  a  João de Mattos Lima, membro honorário do
Conselho Federativo Estadual da Federação
Espírita do Paraná.
Em 1º.4.2019.

 

(Copiado do site Feparana)

 

João de Mattos Lima.

Foto: Feparana

João de Mattos Lima.

Foto: Feparana

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]