Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 27 de março de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/27-03-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

26-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/26-03-2019.htm

25-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/25-03-2019.htm

23-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/23-03-2019.htm

22-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/22-03-2019.htm

21-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/21-03-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

Texto copiado do site Febnet)

 

Com esta postagem damos início ao repasse do Volume 5 da

Revista Espírita,  de Allan Kardec,  ano 1862, edição da

FEB- Federação Espírita Brasileira.  

 

A queda dos anjos rebeldes. Óleo em carvalho de Pieter Bruegel, o Velho

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pieter_Bruegel_the_Elder_-_The_Fall_of_the_Rebel_Angels_-_RMFAB_584_(derivative_work).jpg#/media/File:Pieter_Bruegel_the_Elder_-_The_Fall_of_the_Rebel_Angels_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

Adão e Eva no Jardim do Édem. Óleo sobre tela de Johann Wenzel Peter.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Johann_Wenzel_Peter_-_Adam_and_Eve_in_the_earthly_paradise.jpg

Escada de Jacó. caneta e tinta e cor de água por William Blake.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Blake_jacobsladder.jpg

Estudo para Jesus e Nicodemos por Henry Ossawa Tanner.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henry_Ossawa_Tanner_-_Study_for_Jesus_and_Nicodemus.jpg

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)  

Pedra que encima o dólmen de Allan Kardec no Cemitério Père Lachaise em Paris, França. Foto: Laura Emilia Michelin Gobbo

 

Dizeres: “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei”

 

 

Pai, que estais no céu...

 

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando tua porta, ora a teu pai que está em secreto; e teu pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Portanto, orarás assim: Pai nosso, que estais no céu...

*   *   *

A Torá, livro sagrado da fé judaica, nomeia Deus por meio de títulos como El shaddai, que significa Deus todo poderoso, ou Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.

Os Evangelistas relatam que, na época do Cristo, escribas e fariseus referiam-se a Deus de forma muito cerimoniosa, utilizando-se de palavras como Senhor ou Eterno.

Jesus, entretanto, foi o primeiro a referir-se a Deus como Abba, palavra utilizada de modo informal pelos judeus a fim de se dirigirem a seus próprios pais de maneira carinhosa.

Ao chamar Deus de Pai, o mestre instituiu uma importante mudança teológica, apresentando-nos a um Pai celestial do qual todos somos filhos.

Porém, o que significa chamarmos Deus de Pai?

*    *   *

Antes do sol raiar, Yu Xukang desperta seu filho, Xiao, que é deficiente físico e não pode caminhar.

Por morarem em uma cidade rural no sudoeste chinês, não há ônibus escolar e nem transporte público adequado às necessidades especiais do menino de nove anos.

Dessa forma, Yu caminha pouco mais de trinta quilômetros diariamente com o filho amarrado às costas, a fim de levá-lo à escola.

O pai se recusa a desistir, mesmo que suas costas estejam doloridas e já tenham se tornado curvadas por conta do esforço diário.

Eu sinto imenso orgulho do meu filho. Ele é um dos melhores alunos da classe e não irei desistir, afirma o pai, que sonha ver o filho entrando para a universidade.

*    *   *

Chamar Deus de Pai revela a grande intimidade e a profunda relação de amor que há entre Criador e criatura.

Chamando-o de Pai, estendemos uma forte ligação de confiança com Ele, tal qual uma criança que, dirigindo-se ao seu genitor, confia, sente-se amada, amparada, segura.

Ao chamá-lo de Pai, transbordamo-nos de Sua misericórdia, que a todos nos perdoa. Também nos deparamos com Sua perfeita pedagogia, que nos ensina com infinita justiça.

Justiça que não nos abandona em nossas faltas, mas, antes, permite repararmos o mal que cometemos, os corações que magoamos, o auxílio que não distendemos, o perdão que não oferecemos.

Ao invocarmos o Pai celestial, a Ele confiamos todas as nossas tribulações: das mais triviais e cotidianas, como o alimento, a saúde, o trabalho, até as mais elevadas, como a reforma íntima, a evolução pessoal, o progresso daqueles que marchamos em direção à angelitude.

E Deus, Pai verdadeiro que é, em tudo nos atende: para nossas mazelas morais, nos oferece a oportunidade de progresso; para nossas lágrimas, permite brote o sorriso e em nossas angústias, Ele nos revela a paz.

Silenciemos e o escutemos, fechemos os olhos e O sintamos: Pai que conhece a todos os homens e a cada um de nós em particular.

Pai que conduz nossos passos, Pai que nos ama infinitamente, conforta-nos, dá-nos esperança e nos aguarda de braços abertos.

Pai nosso, que estais no céu...

Redação do Momento Espírita, com citação do cap. 6,
 versículo 5, do Evangelho de Mateus e com base em
 dados biográficos de Yu Xukang.
Em 26.3.2019.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Veja imagens de Yu Xukang e do filho aqui:

 

https://www.dailymail.co.uk/news/article-2577520/The-devoted-Chinese-father-carries-son-18-MILES-school-day-Sichuan-province.html

 

 

Prece do “Pai Nosso”. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Brooklyn_Museum_-_The_Lord%27s_Prayer_%28Le_Pater_Noster%29_-_James_Tissot.jpg

O infante Samuel em oração. Óleo sobre tela de Joshua Reynoldes

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:The_Infant_Samuel_at_Prayer_-_Sir_Joshua_Reynolds.png

 

 

 

Samuel- Capítulo 3:

19 E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.

20 E todo o Israel, desde Dã até Berseba, soube que Samuel fora confirmado como profeta do Senhor

 

 

KARDEC: DE CÉTICO A CODIFICADOR DA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS

 

Filme com lançamento nacional e exposição retratam os 150 anos de desencarnação de Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, Doutrina com mais de 3,5 milhões de adeptos no País

 

 Hippolyte Léon Denizard Rivail teve seu primeiro contato com o fenômeno das mesas girantes em 1854. Ocorrência frequente na Europa naquela época, a comunicação com os Espíritos por meio de mesas que giravam no ar despertava a curiosidade da sociedade, levando o racional pesquisador a investigar, estudar e atestar que por trás daqueles fenômenos havia uma inteligência a qual se revelou a ele com o nome de Espíritos. Assim surgiu o Espiritismo.

A Doutrina dos Espíritos, trazida pelos Espíritos superiores que deixaram a sua mensagem por meio de instrumentos denominados “médiuns”, hoje conta com mais de 3,5 milhões de espíritas no Brasil, segundo censo do IBGE, tornando-se o maior país com adeptos e simpatizantes no mundo.

Um pesquisador, um homem das ciências que em busca de respostas impactou o mundo, contagiando diversos multiplicadores como o médium Chico Xavier. Nascido em Lyon, na França, em 3 de outubro de 1804, Rivail era formado em Letras e Ciências, sendo autor de várias obras educacionais. Discípulo de Pestalozzi, foi um professor muito respeitado no meio acadêmico.

Ao perceber o significado e a importância de sua pesquisa junto aos Espíritos, o professor Rivail dedicou a sua vida, sacrificando seu lado profissional e pessoal, adotando o pseudônimo de Allan Kardec para que pudesse se expressar livremente.

Questões que há tempos a humanidade buscava respostas como “De onde viemos?”, “Para onde vamos após a morte?”, “Qual o sentido da vida na Terra?”, tiveram respostas trazidas pelos Espíritos superiores e codificadas por Kardec de forma efetiva, compilando em cinco obras básicas todas estas descobertas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos MédiunsO Evangelho segundo o EspiritismoO Céu e o Inferno e A Gênese.

Em 31 de março deste ano comemoram-se os 150 anos de desencarnação de Allan Kardec. Filme que leva seu nome (Kardec), exposição na Federação Espírita Brasileira (FEB) são algumas das comemorações programadas para homenagear a data. Estreando em 16 de maio nos cinemas de todo o país, o longa-metragem trará a história do homem por trás do nome Kardec.

A exposição, com sede na FEB e com inauguração para dia 20 de abril, retratará a história e as obras. A Mostra exibirá figurinos originais do filme e textos que refletirão o codificador que desvelou para todos os ensinamentos dos Espíritos, instalando na Terra uma Nova Era para a humanidade.

 

Serviço:
Comunicação da Federação Espírita Brasileira - (61) 2101-6175 - [email protected]

/ 

Mayara Paz

Federação Espírita Brasileira
Coordenadora de Comunicação 

[email protected]
Tel. (61) 2101-6175

 

 

Filme: Kardec

 

allan_kardec_edu_FINAL_P

 

Protagonizado por Leonardo Medeiros, ‘Kardec’ ganha trailer e cartaz

 

filme que estreia em 16 de maio tem cenas filmadas em paris
e é baseado na biografia escrita por marcel souto maior

Acaba de ser divulgado o cartaz e o trailer da cinebiografia “Kardec”. As cenas mostram o cético professor Rivail, apaixonado pelo conhecimento científico, em sua jornada para entender a origem das mensagens que lhe são enviadas através de diferentes médiuns. Em plena Paris do século XIX, ele investiga o fenômeno das mesas girantes até se tornar o codificador da doutrina espírita e assumir o pseudônimo Allan Kardec.

Dirigido por Wagner de Assis (“Nosso Lar”, “Menina Índigo”), o longa é baseado no livro “Kardec – A Biografia”, de Marcel Souto Maior. Leonardo Medeiros é Allan Kardec e Sandra Corveloni (vencedora do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes) vive sua esposa, Amélie-Gabrielle Boudet. A produção é da Conspiração (“2 Filhos de Francisco”, “Gonzaga – de Pai Pra Filho”, “Lope”) e a distribuição da Sony Pictures Entertainment. Com roteiro de Wagner de Assis e L.G. Bayão (“Irmã Dulce”, “Heleno” e “Minha Fama de Mau”), “Kardec” estreia no circuito nacional de cinema no dia 16 de maio.

Completam o elenco Guilherme Piva (Didier), Genézio de Barros (Padre Boutin), Guida Vianna (Madame De Plainemaison), Julia Konrad (Ruth-Celine), Charles Fricks (Charles Baudin), Licurgo Espinola (Sr. Babinet), Letícia Braga (Julie), Júlia Svacinna (Caroline), Dalton Vigh (Sr. Dufaux) e Louise D’Tuani (Ermance Dufaux)

Para imagens do filme: http://www.agenciafebre.com.br/imagens-4.

Para assistir ao trailer: https://youtu.be/NNx18oNcxH8.

 

Sinopse

Leonardo Medeiros é o protagonista Hyppolite Léon Denizard Rivail - reconhecido depois como Allan Kardec -, o educador francês nascido em 1804 que codificou o espiritismo a partir de 1857. A produção tem ainda no elenco nomes como Sandra Corveloni (Amélie-Gabrielle Boudet), Guilherme Piva (Didier), Genézio de Barros (Padre Boutin), Guida Vianna (Madame De Plainemaison), Julia Konrad (Ruth-Celine), Charles Fricks (Charles Baudin), Licurgo Espinola (Sr. Babinet), Letícia Braga (Julie), Júlia Svacinna (Caroline), Dalton Vigh (Sr. Dufaux) e Louise D’Tuani (Ermance Dufaux). O roteiro de Wagner de Assis e L.G. Bayão (“Irmã Dulce”, “Heleno” e “Minha Fama de Mau”) e Wagner de Assis acompanha a trajetória de Kardec desde o período em que atuava como educador, passando pela investigação dos fenômenos, pelo processo de codificação da doutrina espírita, até a publicação e repercussão de “O Livro dos Espíritos”.

 

Sobre a Conspiração

A Conspiração é uma das maiores produtoras independentes do Brasil. Cria e produz conteúdos para Cinema, Publicidade, TV e Streaming/OTT, Branded Content, Serviços Digitais, Mídias Sociais, Arte e Música. Com 36 títulos de longas lançados e mais de 100 horas de programação de TV produzidas por ano, tem 6 indicações ao Emmy International por séries como "A Mulher Invisível" (TV Globo), "Um Contra Todos" (Fox Channel) e "Mandrake" (HBO) - vencendo com a primeira o maior prêmio da TV mundial. Outras produções de destaque são as séries "Sob Pressão" (TV Globo), Detetives do Prédio Azul (Gloob), "Magnífica 70" (HBO) e Desnude (GNT). Com produções cinematográficas distribuídas no Brasil e no exterior por empresas como Sony Pictures, Warner Bros, Disney, Paramount, Fox e Universal Pictures, já participou de todos os maiores festivais do mundo, incluindo Cannes, Berlim, Veneza, Toronto e Sundance. É responsável por grandes sucessos como “Vai que Cola – O Filme”, “A Mulher Invisível”, “Gonzaga” e “Casa de Areia”, além de "Eu Tu Eles" e "2 Filhos de Francisco", que foram a indicação oficial do Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Criou o primeiro núcleo formado apenas por mulheres dentro de uma produtora brasileira de audiovisual: a multiplataforma Hysteria.

 

Sobre Wagner de Assis

Wagner de Assis, carioca, 48, é diretor, roteirista e produtor. Responsável pelos longas A Cartomante, Nosso Lar e A Menina Índigo, e os documentários Os Transgressores, Que Geração é essa?. Foi autor de séries para TV como Rondon, o grande-chefe e de novelas como Além do Tempo e Espelho da Vida, da TV Globo. É responsável pela empresa Cinética Filmes, fundada em 1997. 

Sobre a Sony Pictures Entertainment

A Sony Pictures Entertainment (SPE) é uma subsidiária da Sony Corporation of America, uma subsidiária da japonesa Sony Corporation. As operações globais da SPE abrangem produção, aquisição e distribuição de filmes em cinema, home entertainment, televisão e mídias digitais; uma rede global de canais; operação de estúdio, desenvolvimento de novos produtos audiovisuais, serviços e tecnologias. Tudo isto representa a distribuição de entretenimento em mais de 140 países.

Com presença marcante no mercado nacional, a Sony Pictures distribuiu e/ou coproduziu no Brasil, 22 dos 25 filmes nacionais lançados na década de 90, momento da retomada. Em 2018, através do investimento em inúmeras produções, apostando em novos talentos e diferentes gêneros ao longo dos últimos anos, a Sony chega à marca de mais de 60 filmes nacionais distribuídos e/ou coproduzidos, entre eles: Deus é Brasileiro, O Auto da Compadecida, Carandiru, Cazuza, 2 Filhos de Francisco, Meu Nome Não é Johnny, Chico Xavier, Xingu, Tainá, Confissões de Adolescente e Um Tio Quase Perfeito.

 

 

Para mais informações entre em contato:

Thaís Prudente :: [email protected] (21) 2555 8900

Claudia Belém :: [email protected] (21) 2555 8920

Siga-nos no Twitter @agfebre e no facebook.com/agfebre

 

 

(Recebido em email de Wagner de Assis)

 

FEES- XX Ciclo de Palestras

Sergipe

 

 

(Informações recebidas em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

Mês Espírita em Itatiba

 

O Centro Espírita Casa de Emmanuel, de Itatiba (SP), promove palestras neste mês sobre o tema central "Vivência Espírita no Mundo Atual " em comemoração aos seus 15 anos de fundação. Na noite do dia 25 o expositor convidado foi Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da USE e da FEB, que abordou o tema central respaldado nos exemplos e orientações de Paulo de Tarso.   

 

 

 

(Recebido em email de [email protected])

 

Programação de palestras com Sérgio Villar em

Portugal

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

 

 

 

(Com informações de Sérgio Villar)

 

Divaldo Franco nos Estados Unidos da América

Miami, Flórida

 

24 de março de 2019

9ª Conferência Espírita da Flórida

No domingo à tarde, 24 de março de 2019, foi o momento de encerrar a nona edição da Conferência Espírita da Flórida. O profícuo encontro espírita contou com a participação de Haroldo Dutra Dias, Alberto Almeida, Artur Valadares de Freitas Santos e Divaldo Pereira Franco, que falou por último, encerrando o magno evento espiritista da Flórida.

Divaldo iniciou fazendo uma série de relatos apresentando as conquistas tecnológicas e científicas realizadas a partir do século XVII. Impressiona, mesmo àqueles que estão habituados a assistir o Semeador de Estrelas, a incrível precisão de dados, nomes e datas da História, em uma narrativa que emoldura os quadros da História da Humanidade, prendendo a atenção de todos os presentes.

O lúcido orador narrou a trágica noite de São Bartolomeu, que marcou gravemente a história da França. Discorreu sobre dois grandes nomes do Iluminismo francês, Jean-Jacques Rousseau (1712 -1778) e Voltaire, (1694-1778), destacando a beleza literária e filosófica daquele momento da História. Voltaire é o pseudônimo literário de François Marie Arouet

Prosseguindo neste belo passeio histórico, Divaldo Franco falou sobre a Revolução Francesa de 1789, até chegar no momento em que a França foi chamada para receber o nobre Jan Hus (1369-1415), também conhecido em português como João Huss, renascendo agora como o professor Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), o insigne Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita. Ressaltou que muitos dos que hoje se dedicam à divulgação do Espiritismo, são aqueles que equivocadamente fizeram parte da trágica noite de São Bartolomeu, retornando para a devida reparação, agora na Pátria do Cruzeiro.

Adentrando-se no surgimento do espiritismo e avançando até os dias atuais, Divaldo Franco ressaltou que ser espírita é viver a Doutrina Espírita em qualquer situação, destacando a citação de Emmanuel: Espírita seja o nome do teu nome. O mundo de regeneração aguarda por cada um, será um mundo de amor, de ternura, onde os seres humanos se entenderão de forma pacífica e, acima de tudo, aprendendo a servir e, iluminados, amar em nome de Deus, sendo livres, respeitando o direito e a liberdade dos outros.

Um clima de paz e harmonia permeava o atento auditório que se deixou envolver na oração que marcou a conclusão das atividades da 9ª Conferência Espírita da Flórida.

Texto: Ênio Medeiros

Revisão e adaptação: Paulo Salerno

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Programação do Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP  

 

 

(Informação recebida em email de Joao Marchesi [[email protected]])

 

Dirigente francês no Brasil com

diversas atividades programadas


Charles Kempf, presidente da Federação Espírita Francesa e ex-secretário geral do Conselho Espírita Internacional, cumpre programa no Brasil. No dia 24 já esteve em visita a Centro Espírita de Itapira, recepcionado por Sérgio e André Luiz Vilar, onde terá palestra no dia 26. Irá a Uberaba, e após participar de Congresso Espírita na Bolívia, no início de abril, terá palestra em Niterói e visitas a instituições de São Paulo.

 

Charles Kempf em Itapira, SP

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

17º. Encontro “Amigos da Boa Nova”

Guarulhos, SP

 

17° Encontro Amigos da Boa Nova

Dia 13 de abril, das 10h às 18 horas

Internacional Eventos Guarulhos: Avenida João Cavalari, 133 – Ponte Grande – Guarulhos – SP

Convites pelo telefone: (11) 2458-3214 ou pelo site: www.mundomaior.com.br

 

 

 

(Informação recebida em email de Erika Silveira - FEAL [[email protected]])

 

Uma Noite para Kardec

Evento programado para Ribeirão Preto, SP  

 

(https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10210681874442322&set=gm.343714136269928&type=3&theater)

 

 Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/

 

 

 

 

 

 Dia Internacional do Espiritismo nos 162 anos de

 “O Livro dos Espíritos”. Tours, França

 

(Recebido em email de Charles Kempf)

 

 Jornada Allan Kardec. Os 150 anos da desencarnação

de Allan Kardec. Paris, França.

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

Espiritismo é apartidário?, Nena Galves entrevista Marco Milani no Programa Vida além da Vida

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=R4sUT-Jnavk&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1-dFPcAcDjyTXesWiZBszRUjEhiw4jCqwmyKo6xQcLZ9Rw6W4DdDaRz98

 

 

Jornal CCEPA Opinião 271 - Março 2019

Acesse nos links:

Não está vendo a mensagem? Veja em seu navegador

 

http://www.mensagex.com.br/templates/12284/imagens/1526941767392.jpg

Saiu o Jornal CCEPA Opinião 271 - Março 2019!

Leia nessa edição:

  • Matéria de capa: Sesquicentenário da desencarnação de Kardec
  • Editorial: As tragédias e o inevitável risco de viver
  • Medran trata de Justiça na sua coluna Opinião em Tópicos
  • Benchaya destaca a participação do CCEPA no livre-pensar espírita, na coluna Opinando
  • O manifesto da ABPE por um Espiritismo Kardecista Livre
  • A entrevista do Dr. Paulo Cesar Fructuoso sobre a Medicina Mediúnica
  • O artigo de Jerri Almeida sobre "Religião e Poder: Uma História Inconclusa"
  • E as notícias do segmento espírita laico e livre-pensador.

Leia a matéria completa em:   https://goo.gl/4NqmXQ  ou

https://ccepa-opiniao.blogspot.com/2019/03/jornal-ccepa-opiniao-271-marco-2019.html?fbclid=IwAR2dN3sZtI3_KWVJFzRYnZgkgrkDK3ESYbdohwBkX21Fiy1ENWao2jJ4Wbs

 

 

Publicação da Casa Editora “O Clarim”

Matão, SP  

 

 

Teatro: Do abismo às estrelas

São Paulo, SP

Estreia dia 07 de Abril!

Paz e Luz! 

 

Lurimar Vianna

 

Companhia Teatral Áquila Prisca

(11) 3399 4492 / 99173 7955 / 94364 1954

 

 

(Com informações em email de Aquila Prisca [[email protected]])

 

 

Onde o remédio?

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Servidores no Além. Lição nº 01. Página 15.

 

Meus amigos, muita paz...

Se a noite é das crianças, eu também quero fazer-me pequenino, dentro da humildade da minha posição espiritual e, de coração genuflexo com o vosso, elevo o pensamento sincero ao Senhor do trabalho e da seara, suplicando-Lhe Bênçãos Divinas para o vosso esforço, bênçãos essas que muito particularmente desejo aos nossos irmãos que vieram de longe, trazendo aos companheiros da causa da verdade e da luz, a palavra da fraternidade e do amor.

Enquanto as ruinarias vão povoando o planeta, vítima dos mais sérios desequilíbrios, dentro da crise ideológica e moral que há muito tempo, lhe trabalha o imenso organismo social e político, estais aqui no labor educativo, o caminho primário do reerguimento humano, a estrada primordial da regeneração da vida terrestre, ansiosa de atingir as elevadas finalidades do seu alto destino.

Os vossos tempos refletem amargamente a angústia coletiva de todos os povos, em face desse aluvião de escombros que prenuncia terrível para os anos próximos, como corolário de desvios e de antagonismos irreconciliáveis, tão somente criados pela mentalidade humana, dentro de seu abuso de liberdade. Dores amargas se anunciam nesse paiol de abundância e de super-produção, que a inteligência da humanidade criou para a sua vida.

E a verdade é que as facilidades da civilização deveriam constituir um índice soberbo de aproveitamento espiritual, por parte das criaturas, detentoras dos mais notáveis progressos científicos nos tempos modernos. Entretanto, os penosos acontecimentos que se verificam nestes dias de confusão, de angustiosa expectativa, bem demonstram o contrário. O homem da estratosfera e das profundidades submarinas; o homem da mecânica e da eletricidade, da genética e da biologia, da física e da química, da filosofia e das religiões, em voltando para dentro de si, vem encontrando a sua mentalidade obscura de há dois milênios.

É esse fenômeno de antagonismo evidente entre o homem físico e o homem moral, a causa da subversão de todos os valores morais que vindes constatando.

Onde o remédio?...

Todos os pensadores se reúnem para comentar a necessidade dos tempos.

Os políticos convocam ministérios e gabinetes; os filósofos aventam teorias novas em sociologia, mas a verdade é que os cataclismos caminham no ar, sem que os poderes humanos consigam determinar-lhes a marcha.

Todos os corações sentem que existe algo para acontecer; aguardam angustiados uma novidade nos ares, como se sombrios vaticínios pesassem sobre a sua vida de relação e a realidade é que nem os políticos e nem os filósofos, nem os economistas e nem os sociólogos podem dirimir as profecias singulares e dolorosas, impossibilitados de recurso, desconhecendo o remédio necessário à paz coletiva e à prosperidade mundial.

Mas uma corrente de lutadores batalha hoje na vanguarda dos tempos.

Vive desprotegida de todo amparo oficial da política administrativa, não se veste com as penas de pavão do cientificismo do século. O tóxico do intelectualismo com todos os seus excessos perniciosos não lhe é familiar. Os trabalhadores são humildes. Assemelham-se àqueles homens desprezados que construíram com os seus martírios e com as suas lágrimas as bases augustas do Cristianismo na civilização do Ocidente.

Não tem títulos, nem prerrogativas e nem sinais particularizados, mas de seus corações e de suas palavras, dimana a lição preciosa d’Aquele que reenvia ao mundo os seus verbos luminosos. São os trabalhadores do Espiritismo que, de fato, começam pelo princípio, isto é, pela educação, único meio eficaz e seguro da realização almejada. Educação no Evangelho Redivivo, na disseminação de verdades santas que as igrejas sectaristas abafam por mais de um milênio, no silêncio frio de seus calabouços, calando interesses inconfessáveis.

É verdade que essa falange de operários não poderá modificar a face do mundo de um dia para o outro. Não poderão esses servos da ultima hora, afastar do espírito coletivo das multidões delinquentes, o quadro nefasto da guerra e do extermínio, criado pela sua ambição e pelo seu despotismo, longe daquele Reino de Deus que se constitui de sua justiça.

A dor há de vir realizar a obra que não foi possível ao amor edificar por si mesmo.

Todavia, o futuro está cheio daquela Luz Misericordiosa que promana do Alto para todos os corações da nova geração, dentro desse generoso labor do Espiritismo Cristão, na pedagogia renovada à Luz do Evangelho do Senhor e dentro dessas edificações novas e sublimes, poder-se-á esperar o homem de amanhã, que, consciente do seu dever e da sua obrigação divina, possuirá a Terra e o Céu com os seus Infinitos Tesouros.

Prossegui em vosso esforço e que a paz de Jesus possa radicar-se em vosso íntimo, proporcionando-vos mais belas edificações espirituais é o que vos deseja o irmão e o servo humilde, Emmanuel...

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Quadro de Emmanuel. Centro Espírita Luiz Gonzaga. Pedro Leopoldo, MG.

Veja informações sobre o restauro da pintura:

https://www.febnet.org.br/blog/geral/conheca-a-feb/tela-de-emmanuel-na-sede-da-federacao-espirita-brasileira/

 

Chico Xavier:

 Emmanuel foi o Padre Manoel da Nóbrega

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=GLuQiF5GD4g

 

 

Pateo do Colégio. Onde a cidade de São Paulo começou. Foto Ismael Gobbo.

 Padré Busto do padre Manoel da Nóbrega. Páteo do Colegío. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

O Páteo do Colégio, abaixo,  à esquerda.  No alto a Praça da Sé. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]