Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/22-08-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

21-08-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/21-08-2019.htm

20-08-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/20-08-2019.htm

19-08-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/19-08-2019.htm

17-08-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/17-08-2019.htm

16-08-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/16-08-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Hospital de Antiquaille. Lião, França

Place de l'Antiquaille, 20 de julho de 1853, dessin de Francisque Gabillot

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/H%C3%B4pital_de_l%27Antiquaille

 

 

hospital de Antiquaille é um antigo hospital localizado no local de Antiquaille, na cidade de Lyon . Ocupa um antigo convento de visitandines . O antigo hospital (antigo convento e peças construída no xix th  século) são objecto de um registo como um monumento histórico desde21 de janeiro de 20051 .

........

......

..

Em 1803, o antigo convento da Visitação de Antiquaille tinha uma vocação hospitalar, servindo para descongestionar o hospital de quarentena de meninas de vida ruim, tolos e alguns condenados de direito comum. Era essencialmente um asilo para os mendigos e os loucos e as funções de cuidado ocupavam o segundo lugar. No entanto, os médicos de Antiquaille sempre foram recrutados pela concorrência. No meio do xix th  medicina do século depois de ser uma ciência de observação torna-se com Claude Bernarduma ciência experimental. Os médicos e cirurgiões do Antiquaille participaram amplamente dessa mutação. Entre 1830 e 1876, o Hospital do Antiquaille foi objecto de numerosas obras (obras de ampliação ou modernização), a maioria das quais dirigidas por Louis Cécile Flacheron , arquitecto da cidade de Lyon. Assim, L'Antiquaille foi administrado com sabedoria, mas, diante de dificuldades orçamentárias crônicas, foi convocado em 1846 nos hospícios civis de Lyon  ; assim, a riqueza de alguns compensaria a pobreza do outro.

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/H%C3%B4pital_de_l%27Antiquaille

 

Arquivo: Joseph Arthaud.jpg

Fotografia de Joseph Arthaud. Medico Alienista em Lião, França.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Joseph_Arthaud

 

Joseph Arthaud , nascido em13 de junho de 1813 em Lyon e morreu em17 de março de 1883 na mesma cidade é médico , psiquiatra e professor de medicina francesa.

........

......

....

 

De volta a Lyon, é médico substituto no hospital de Saint-Jean-de-Dieu de 1835 a 1842 e, depois, médico assistente no bairro do hospício do Antiquaille (1842), de onde toma a direção de 1849 a 1876. É como médico chefe deste estabelecimento que ele recebe em 1860 do Ministro do Interior a ordem de missão para ir a Morzine onde de 1857 acontece uma epidemia singular de acesso de convulsões que se tornam reais ataques demoníacos com raiva, fúria, blasfêmia e delírio especial etc. Suas observações sobre esses pacientes, chamados de Morzine , são objeto de um artigo publicado em 1861 nos "Anais da Sociedade Imperial de Medicina de Lyon" 5 .

Leia mais: https://fr.wikipedia.org/wiki/Joseph_Arthaud

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/12-02-2019_arquivos/image012.jpg

Lião, França, em 1869. Vista da Cruz Vermelha.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Croix-Rousse#/media/File:Lyon_1869.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/13-02-2019_arquivos/image009.jpg

A crise lionesa. Interior de uma tecelagem de seda. Autor Jules Férat. Fonte Le Monde Illustré.

Copiado de  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Atelier_canut.jpg

Igreja Saint-Martin de Laballe, França.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/%C3%89glise_Saint-Martin_de_Lamballe

 

Igreja Saint Martin é uma igreja católica localizada Lamballe em França 1 . Antigo priorado dependente da abadia de Marmoutiers, está na origem do bairro que o rodeia. Sua construção começou no xi th  século e continua até o xviii th  século. Possui estátuas e pinturas de parede interessantes da Idade Média.

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/%C3%89glise_Saint-Martin_de_Lamballe

Uma litografia de  Armand Gautier mostrando pessoas com doenças mentais comumente diagnosticadas no século XIX, nos jardins do Hospital Pitié-Salpêtrière. Imagem/fonte: https://simple.wikipedia.org/wiki/Mental_illness

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/20-06-2014_arquivos/image006.jpg

Busto do Dr. Francisco Franco da Rocha (1864 – 1933), um dos pioneiros do uso de técnicas modernas no tratamento de

 doenças mentais no Brasil.  Idealizador e fundador do Hospital Psiquiátrico do Juqueri em 1898. O busto datado de 1928 está em exposição na Biblioteca Municipal de  Franco da Rocha, SP. Foto Ismael Gobbo

Jesus de Gustave Doré curando o lunático

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:DoreJesusHealingtheLunatic.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JULHO/26-07-2017_arquivos/image009.jpg

Dona Benedita Fernandes, primeira à esquerda de pé, um dos principais vultos do movimento espírita de

Araçatuba, SP, depois de curar-se de obsessão no Espiritismo se dedicou a cuidar de doentes mentais e crianças.

 

Três conclusões

 

Pelo Espírito André Luiz.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Estude e Viva. Lição nº 22 - Página 129.

 

O tempo concedido ao espírito para uma reencarnação, por mais longo, é sempre curto, comparado ao serviço que somos chamados a realizar.

Importante, assim, o aproveitamento das horas.

Meditemos no gasto excessivo de forças em que nos empenhamos levianamente no trato com assuntos da repartição de outrem.

Quantos milhares de minutos e de frases esbanjamos por década, sem a mínima utilidade, ventilando temas e questões que não nos dizem respeito?

Para conjugar essa perda inútil, reflitamos em três conclusões de interesse fundamental.

O que os outros pensam: Aquilo que os outros pensam é idéia deles. Não podemos usufruir-lhes a cabeça para imprimir-lhes as interpretações que são capazes diante da vida. Um indígena e um físico contemplam a luz, mantendo conceitos absolutamente antagônicos entre si. Acontece o mesmo na vida moral. Precisamos nutrir o cérebro de pensamentos limpos, mas não está em nosso poder exigir que os semelhantes pensem como nós.

O que os outros falam: A palavra dos amigos e adversários, dos conhecidos e desconhecidos, é criação verbal que lhes pertence. Expressam-se como podem e comentam as ocorrências do dia a dia com os sentimentos dignos ou menos dignos de que são portadores. Efetivamente, é dever nosso cultivar a conversação criteriosa; contudo, não dispomos de meios para interferir na manifestação pessoal dos entes que nos cercam, por mais caros nos sejam.

O que os outros fazem: A atividade dos nossos irmãos é fruto de escolha e resolução que lhes cabe. Sabemos que a Sabedoria Divina não nos criou para cópias uns dos outros. Cada consciência é domínio à parte. As criaturas que nos rodeiam decerto que agem com excelentes intenções, nessa ou naquela esfera de trabalho, e, se ainda não conseguem compreender o mérito da sinceridade e do serviço ao próximo, isso, é problema que lhes compete e não a nós.

Fácil deduzir que não podemos fugir da ação nobilitante, a benefício de nós mesmos, mas não nos compete impor nas decisões alheias, que o próprio Criador deixa livres.

À vista disso, cooperemos com os outros e recebamos dos outros o auxílio de que carecemos, acatando a todos, mas sem perder tempo com o que possam pensar, falar e fazer.

Em suma, respeito para os outros e obrigação para nós.

 

 

 (Recebido em email do divulgador Antonio Sávio de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/DEZEMBRO/21-12-2015_arquivos/image010.jpg

Estátua “O Pensador”, de Auguste Rodin. Praça do Congresso. Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

Campanha de Doação de livros para o

Movimento Espírita do Japão

 

 

(Informações recebidas em email de ADE-JAPAO japão [[email protected]])

 

Vídeo:  O legado de Allan Kardec- Gênese - opiniões refratárias,  com Simoni Privato Goidanich. Acesse no link

 

 

Quais são as opiniões refratárias às quais se dirige a obra "A gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo", de Allan Kardec? Qual a relação dessas opiniões refratárias com nosso progresso espiritual? Neste vídeo, propomos uma reflexão sobre esses e outros temas.  Agradecemos a todas as pessoas que estão participando desse estudo e divulgando os vídeos. Muita paz e felicidade a todos.

 

https://www.youtube.com/watch?v=D5DR0P_xw7c  

 

¿Cuáles son las opiniones refractarias a las cuales se dirige la obra "La génesis, los milagros y las predicciones según el espiritismo", de Allan Kardec? ¿Cuál es la relación de esas opiniones refractarias con nuestro progreso espiritual? En este video, proponemos una reflexión sobre esos y otros temas. Agradecemos a todas las personas que han participado en ese estudio y divulgado los videos. Mucha paz y felicidad a todos. 

 

Simoni

 

 

5º. Semear – Seminário Espírita Anual de

Rio Claro, SP

 

 

 

5º SEMEAR

Tema: Espírito Imortal - Em Busca da Iluminação Interior

 

25 de Agosto de 2019

horário: 8:00h às 17:30h

 

 

 

MAIORES DETALHES DO EVENTO, CONFIRA NO SITE

www.semearrioclaro.org.br



local do evento: 

Asfafi - UNESP Câmpus de Rio Claro

Av./Rua:Avenida 16 A, 

Final da Avenida, 

Esq da Rua 16B

Bela Vista - 

Rio Claro - 

SP

 

 

 

https://www.facebook.com/events/2035806626718189/permalink/2135364830095701/

 

Informações da Associação Espírita Allan Kardec

Copenhague, Dinamarca

 

Acesse:

https://www.facebook.com/groups/aeallankardec/permalink/2383252948438374/

 

 

 

(Com informações de Roseli Adorni)

 

Seminário na U.E. Paschoal Grossi

Araraquara, SP

 

 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2746228278732403&set=np.1566346797942959.1189766130&type=3&theater

 

Programação no C.E. Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

 

Palestra Pública: 16ª Mesa Redonda da C.E. Maria Benta

Público

 · Organizado por Congregação Espírita Maria Benta

 

Segunda-feira, 26 de agosto de 2019 de 20:00 a 21:30

 

Congregação Espírita Maria Benta

Rua Vieira Portuense, 341, 04347-080 São Paulo

 

 

https://www.facebook.com/events/1258669861003966/

 

 

Palestra no C.E. Nova Luz

Jundiaí, SP

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Palestra no G.S. Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

"Paulo e Estêvão" em estudo

São Paulo, SP

Prossegue semanalmente, às 3as. feiras, o grupo de estudo sobre o livro "Paulo e Estêvão" (Emmanuel, psicografia de Chico Xavier). É desenvolvido no Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita de São Paulo (CCDPE) de forma participativa por Antonio Cesar Perri de Carvalho, Célia Maria Rey de Carvalho e Flávio Rey de Carvalho. Tradicionalmente, após o estudo há um momento de confraternização. Registros da noite de 20 de agosto. Informações: http://www.ccdpe.org.br/

 

 

 

CCDPE- Grupo de Estudo de “Paulo e Estêvão”. Desenvolvido por César Perri, Célia e Flávio; participantes; confraternização tendo à frente Célia e a presidente do Centro- Júlia Nezu)

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Divaldo Pereira Franco no Rio Grande do Sul

Gramado

 

20 de agosto de 2019

 

Retornando à Gramado pela quarta vez, Divaldo Franco, em companhia de Juan Danilo Rodríguez, médico e médium espírita, foi carinhosamente recebido e homenageado. No auditório do Centro de Treinamento e Eventos da Faurgs (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e estando presente cerca de oitocentas pessoas, Divaldo Franco concedeu entrevistas para diversos órgãos de imprensa local e regional, atendeu a inúmeros pedidos de autógrafos, bem como recebeu cumprimentos de um sem-número de amigos e simpatizantes.

Após belíssimo momento artístico, o nobre conferencista, Embaixador da Paz no Mundo, ambientou o tema apresentando a comovente história do Dr. Thadeu Merlin, adepto da prática da eutanásia, desde os bancos acadêmicos, como meio de abreviar o sofrimento dos que padecem enfermidades terminais. Assim pensava o Dr. Thadeu Merlin. Porém, quando sua neta, Bárbara, foi acometida por insidiosa virose e sem cura até então, e recebendo orientação para a eutanásia, se negou peremptoriamente. Pouquíssimas vezes havia se lembrado de Deus. Após muitos esforços e buscas de solução para sanar a enfermidade, sempre sem sucesso, lhe foi recomendado consultar um médico que estava desenvolvendo uma pesquisa nesta área.

Imediatamente o Dr. Thadeu Merlin para lá se dirigiu, com a esposa e a neta enferma. O local era miserável, com crianças e adultos aleijados em várias formas. Foram recebidos pelo Dr. Müller, que examinou Bárbara, diagnosticando seu caso como incurável e letal. Havia, porém, um estudo inconcluso realizado pelo Dr. Müller, pois não havia sido aplicado em um ser humano. O avô suplicou para que fosse tentado, independente do resultado. Assim foi feito, e a paciente preparada, a terapêutica foi aplicada.

A vida é interessante. O Dr. Thadeu Merlin identificou que o seu colega, o Dr. Müller, era coxo, possuía uma deformidade no pé. Ao contar a sua história, o Dr. Thadeu Merlin identificou que o Dr. Müller era aquele recém-nascido que havia sido por ele atendido, e que teve um ímpeto de aplicar-lhe a eutanásia, pela deformidade em seu pé. A consciência de Thadeu Merlin falou alto: Matar, nunca! Já te desincumbiste da tarefa. Deixe-a viver! Se essa criança vai ser coxa, o problema é dela, não teu! Deixa-a! Dr. Thadeu Merlin assustou-se. A consciência às vezes chega inesperadamente. Ele tinha consciência.

Assim, aquele que foi poupado, agora estava ali salvando a neta de alguém que o tinha ajudado a nascer. O Dr. Thadeu Johann Müller viveu porque a consciência do Dr. Merlin falou mais alto, dando oportunidade ao Dr. Müller salvar alguém que tinha sido aconselhado a ser submetido ao processo da eutanásia.

Consciência é algo, na psicologia, muito grave, importante. Foi constatado que a consciência não é conhecimento. Aristóteles afirmava que o ser humano é uma criatura que possui a faculdade de discernir. Mira Y Lopes classifica o ser humano como sendo um animal bípede e gregário, possuidor de características. 1ª) possui personalidade; 2ª) possui conhecimento; 3ª) possui identificação; e 4ª) possui consciência.

A consciência no homem é uma espécie muito particular de “tomada de conhecimento de si mesmo”, conhecimento de quem ele é, de onde está e, a seguir, conhecimento do que sabe, do que não sabe, e assim por diante. Em cada indivíduo há uma individualidade. O Espiritismo é a ciência de conhecimento universal. Mira Y Lopes classificou o ser humano em níveis de consciência. 1º) de sono, sem sonho; 2º) de sono, com sonho; 3º consciência de si mesmo; - neste nível há funções: a) intelectiva; b) emoção; c) movimento; d) instintiva; e) sexual; f) emocional transcendental; e g) intelectomoral superior. O 4º nível de consciência é a consciência cósmica.

Juan Danilo Rodríguez, a pedido de Divaldo Franco, apresentou bela página musical. Uma composição de letra e música dele mesmo, excelente adaptação de um poema da autora Amélia Rodrigues.

Divaldo Franco, incansável, destacou que não há nada pior do que a falta de liberdade. Esta é tão importante que foi trabalhada pela Doutrina Espírita, se constituindo em uma lei de cunho moral. O homem moderno, experimenta em muitas oportunidades um comportamento de ausência de liberdade, passando a viver em estado libertino. O exercício da liberdade pressupõe se expressar com responsabilidade, oferecendo ao outro o direto de se manifestar como deseja, também com responsabilidade. A Doutrina Espírita estuda uma outra lei, e que está vinculada ao exercício da liberdade, é a da afinidade, com causa e efeito.

A instituição família exerce preponderante papel na construção de seres responsáveis e livres, pois que deve desenvolver valores éticos e morais elevados. É necessário que se aprenda a amar, o de ser gentil, atencioso, criando hábito de consciência, oferecendo algo de bom de si mesmo ao próximo. Cabe ao ser humano consciente voltar à consciência, ao amor e à justiça.

Em esforço redobrado, por sentir fortes dores, Divaldo pôs-se de pé para declamar o Poema Meu Deus e Meu Senhor, de Amélia Rodrigues, oferecendo um gesto simbólico em gratidão aos presentes. Forte e calorosa salva de palmas foi a atitude de reconhecimento ao excelente trabalho apresentado, que ainda se prolongou por mais alguns minutos, quando novo quadro musical foi apresentado, abrilhantando a noite gélida de Gramado.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

 

 

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

Filme Kardec

Assista o trailer em espanhol

 

Acesse:

https://cursoespirita.com/kardec-trailer-en-espanol/?fbclid=IwAR3ZLb3Rv3g4o-okeorpZs5yP035ZdFrWQbdHdHHeMjjP7k-eqiCCSU1wcg

 

Salvador Martín publicou no grupo ESPIRITAS KARDECIANOS. ALLAN KARDEC.

 

 

Sessão Especial em homenagem  ao Dr. Bezerra de Menezes

Brasília, DF

 

Ocorrerá no Senado Federal uma Sessão Especial em homenagem ao Dr. Bezerra de Menezes no dia 29 de agosto, às 16h. Requerida pelo Senador Eduardo Girão, do PODE/ CE terá entrada aberta a todos os interessados. Informações: (61) 3303-6678.

 

 

5a6eec28-b676-407e-a4a4-42e973e93660

 

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/sessao-especial-em-homenagem-a-bezerra-de-menezes-4/)

 

FEEMT - Encontro da Família com o tema

“Família e consciência. Local: na sua região.

 

As Regionais da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso (FEEMT) realizarão nos dias 7 e 8 de setembro o Encontro da Família com o tema “Família e consciência”. Mais informações: https://www.feemt.org.br/noticias/material-didatico-do-encontro-da-familia-2019/

 

 

feemt-encontro-da-familia-cartaz-01

 

(Informação copiada em https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/encontro-da-familia-2019/)

 

11º. Festival do Livro Espírita

Campinas, SP

Olá, tudo bem?

 

assim como aconteceu há dois anos, novamente gostaria de contar com o seu auxílio na divulgação do 11º Festival do Livro organizado pelo do Centro Espírita Allan Kardec (CEAK). O CEAK, de Campinas, é uma instituição fundada em 1938, filiada à Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC) e se mantém através da panificadora Bambini, da editora Allan Kardec, com a venda de livros, doações, receitas provenientes de bazares beneficentes, artesanatos produzidos exclusivamente por voluntárias, eventos e campanhas, transferências de recursos de órgão públicos e também da contribuição mensal dos seus associados.

 

O evento, que acontece no dia 12 de outubro (sábado, tem uma expectativa de público de aproximadamente 3 mil pessoas passando pela feira durante todo o dia. São cerca de 480 voluntários trabalhando durante meses; antes, durante e após o evento.

 

O grande objetivo é a divulgação da doutrina espírita, promoção do encontro entre trabalhadores e frequentadores do CEAK e de outras casas espíritas, visando fortalecer o movimento espírita, além de incentivar o trabalho voluntário e, assim, desenvolver o espírito de equipe e de solidariedade.

 

Todo o lucro com a venda dos produtos no festival é revertido para as obras assistenciais do CEAK: Creche Mãe Luiza e Educandário EurípedesCreche Gustavo MarcondesCasa de Apoio à Vida e Instituto Popular Humberto de Campos.

 

A décima primeira edição do festival do livro espírita acontece das 9h às 18h, no ginásio de esportes do Educandário Eurípedes, anexo à Panificadora Bambini, no bairro Vila Nova. A entrada é franca e haverá estacionamento gratuito no local.

 

Anexo alguns materiais (cartaz A3, e-mail mkt e imagem para posts) para nos auxiliar com a divulgação deste importante trabalho.

Caso precise de materiais em outros formatos, por favor, me fale que providencio imediatamente. Também estou providenciando um release sobre o evento.

 

Dese já agradeço sua grande ajuda.

 

Atenciosamente

 

Cristiane Peres Bergamini

Assessoria de Comunicação

Jornalista - (19) 9 7121-0105

[email protected]

 

 

https://drive.google.com/a/ceak.org.br/uc?id=0BwThRg6prZrxaXJzbm1mRTIySGc&export=download

 

 

 

(Recebido em email de Comunicação CEAK [[email protected]]0

 

IV Encontro entre Direito & Espiritismo

Aracaju, Sergipe

 

Com o tema central “O código penal da vida futura”, ocorrerá no dia 31 de agosto o IV Encontro entre Direito e Espiritismo, das 9h às 11h30. Será na Escola Superior de Advocacia de Aracaju e conta com o apoio da Federação Espírita do Estado de Sergipe. Mais informações: www.esasergipe.org.br

 

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/iv-encontro-entre-direito-e-espiritismo/)

 

X Congresso Brasileiro de Magistrados Espírita

Maceió, AL

 

Entre os dias 26 e 28 de setembro será realizado o X Congresso Brasileiro de Magistrados Espíritas, em Maceió (AL), com o tema central “A Magistratura na Construção da Paz. Realizado pela Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas (ABRAME), terá como palestrantes Haroldo Dutra Dias, Frederico Menezes, Luciano Alencar, Vitor José, Clarice Claudino, Durval Resende, Telma Santos e Carla Soares. Inscreva-se pelo link: www.e-inscricao.com/abrame/xcongresso

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/a-magistratura-na-construcao-da-paz/)

 

Encontro com a Cultura Espírita. Com Artur Valadares

São Paulo, SP

 

Artur tem sido notado pela sua contribuição e qualidade na divulgação doutrinária, acumulando um currículo de palestras em território nacional e em diversos outros países, levando o resultado de suas pesquisas realizadas no Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho.

 

ABERTURA MUSICAL COM O CORAL LÍRIOS

DIAS:

24/AGOSTO ÀS 19H30 NA UNIDADE DOUTRINÁRIA SANTANA

25/AGOSTO ÀS 17H30 NA UNIDADE DOUTRINÁRIA VILA GALVÃO

LOCAL:

UNIDADE DOUTRINÁRIA SANTANA: RUA DUARTE DE AZEVEDO, 691 - SANTANA – SÃO PAULO – SP – 11 29736579

UNIDADE DOUTRINÁRIA VILA GALVÃO: RUA VICENTE MELRO, 878 VILA GALVÃO – GUARULHOS – SP – 1124525976

 

EVENTO GRATUITO

 

QUEM É ARTUR VALADARES

ESTUDIOSO E PESQUISADOR DO EVANGELHO E DA DOUTRINA ESPÍRITA.
ATUANTE NA ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA OBREIROS DO BEM, É UM DOS FUNDADORES E COORDENADORES DO NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO (NEPE) “PAULO DE TARSO”.
COLABORADOR DA WEB RÁDIO FRATERNIDADE, COM A SÉRIE “EVANGELHO E VIDA”.

FONTE https://www.nepepaulodetarso.org/

 

Silvana

Assessoria de Comunicação do Conselho Doutrinário e suas Divisões

11 2973-6579  ramal 105           [email protected]

Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz            

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)                                                                            

 

Teatro: “Do Abismo às Estrelas”

Jaguariúna, SP

 

(Informação recebida em email de Rubens Toledo)

 

Evento beneficente da Casa Lar Luz do Caminho

Florianópolis, SC

 

https://shoutout.wix.com/so/cdMoi29sU?cid=5955d9f8-8c7f-4101-9125-9346b84ddfb4#/main


MASSAS & MOLHOS 

08 SETEMBRO - DOMINGO

EVENTO BENEFICENTE 

     Vem ai mais um evento beneficente da Casa Lar Luz do Caminho, no dia 08 de SETEMBRODOMINGO a partir das 12:30 horas na Associação Catarinense do Ministério Público , localizada na rua Apostolo Paschoal nº 2242 em Canasvieiras - Florianópolis.

     Venha participar de mais este evento, traga seus amigos e sua família e venha almoçar e se  divertir.
O evento pretende arrecadar recursos para a manutenção da Casa Lar Luz do Caminho, que tem como objetivo acolher crianças e adolescentes de 0 a 14 anos de idade que tiveram seus direitos violados, para delas cuidar integralmente e promover suas potencialidades psicológicas, físicas e sociais.

 

Garanta já o seu ingresso, eles estarão sendo vendidos pelos voluntários ou na Casa Lar Luz do Caminho

ao preço de R$ 30,00 por pessoa antecipados.
Casa Lar Luz do Caminho: Telefones: (048) 3206-9519
Endereço : Serv. Água Marinha,88 Ingleses—Florianópolis

https://static.wixstatic.com/media/ebdc69_c2a85f70eab44281b9eef18ea560eb04~mv2.jpg/v1/fit/w_700,h_2000,al_c,q_85/image.jpg

Casa Lar Luz do Caminho

3206-9519

 

Compartilhar

 

Confira o meu site! 

 

Criado com

Gostou?

C

 

 

Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues

26-05-1861 / 22-08-1926

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/28-05-2012_arquivos/image001.jpg

Amélia Rodrigues

Imagem: internet

 

 

 

 

Mais conhecida como Amélia Rodrigues, foi, quando encarnada, notável poetisa, professora emérita, escritora consagrada, teatróloga, legítimo expoente cultural das Letras na Bahia.

 

Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues nasceu na Fazenda Campos, freguesia de Oliveira dos Campinhos, Município de Santo Amaro da Purificação, no Estado da Bahia, em 26 de maio de 1861. Era filha de Felix Rodrigues e D. Maria Raquelina Rodrigues.

 

Qualquer de seus conterrâneos, por mais jovem que seja, conhece a vida dessa extraordinária mulher, de seu esforço a fim de chegar aos seus ideais. Estudou com o Cônego Alexandrino do Prado, em seguida foi aluna dos Professores Antônio de Araújo Gomes de Sá e Manuel Rodrigues M. de Almeida. Sua vocação para o magistério era inata. A par disso matriculou-se no Colégio mantido pela professora Cândida Álvares dos Santos e começou a lecionar no Arraial da Lapa.

 

Alguns anos depois, enfrentou um concurso, disputando uma vaga para lecionar em Santo Amaro da Purificação. Sendo aprovada, lecionou ali por oito anos consecutivos.

 

Em 1891, pelo seu amor à causa do ensino, conquistou mais uma vitória. Diante de sua capacidade ímpar na tarefa de ensinar, pelo grande conceito na comunidade, foi transferida para Salvador, sendo lotada na Escola Central do bairro Santo Antonio.

 

Um de seus alunos, adolescente ainda, em 1905, foi selecionado para lecionar inglês pelo sistema do filósofo Spencer. Amélia Rodrigues não só o ajudou a compreender o pensamento daquele filósofo, como complementou o seu aprendizado. Disse a ele:

 

"O jovem precisa de educação moral que é o princípio fundamental da disciplina social; sem apelar para o coração, educar é formar no homem as mais duradouras forças da ordem social."

 

O pensamento de Amélia Rodrigues se identifica com o pensamento de Fénelon, contido em "O Evangelho segundo o Espiritismo", que solicita a certa altura: "Educar é formar homens de Bem, e não apenas instruí-los."

 

No Plano Espiritual continuou seu trabalho esclarecedor e educativo, baseada principalmente no Evangelho de Jesus, fonte inspiradora, quando encarnada, para muitos dos seus trabalhos.Desencarnada, encontrou na Espiritualidade - seara infinita da imortalidade - maior expansão para seu Espírito sequioso de conhecimento e faminto de amor, dando vazão aos anseios mais nobres, aprofundando-se na Mensagem de Jesus, e, na atualidade, participando da falange de Joanna de Ângelis, mentora de Divaldo Pereira Franco. Pela psicografia do abnegado medianeiro, vem trazendo páginas de beleza intraduzível, abordando os mais variados assuntos sobre o Evangelho, tema predileto, extraindo lições edificantes para aqueles que estão cansados e sobrecarregados, consolando e instruindo os seus leitores, tendo brindado o Movimento Espírita com as seguintes obras:

 

Até o fim dos tempos
Há flores no caminho
Luz do mundo
O Semeador (infantil)
Pelos caminhos de Jesus
Primícias do reino
Quando voltar a primavera
Trigo de Deus

 

Quando de sua aposentadoria, foi difícil ficar repousando. O seu ideal de ensinar continuava vivo. Recuperadas as suas energias, retornou ao Magistério, de forma ainda mais marcante. Nessa oportunidade foi responsável pela fundação do Instituto Maternal "Maria Auxiliadora", que mais tarde transformou-se na "Ação dos Expostos".

 

Aproveitando o tempo disponível, dedicou-se à literatura e ao jornalismo, colaborando em publicações religiosas, entre as quais: "O Mensageiro da Fé". Depois, na revista " A Paladina" e, mais tarde, em " A Voz".

 

Escreveu algumas peças teatrais, entre as quais "Fausta" e "A Natividade". Colaborou ainda com poesias: "Religiosa Clarisse" e "Bem me Queres". Escreveu ainda obras para literatura infantil, didáticas e romances.

 

Amélia Rodrigues desencarnou em Salvador, com 65 anos de idade, em 22 de agosto de 1926, deixando a sua marca de trabalho inigualável, tanto na Educação como na Literatura e na Assistência Social.

 

Fonte: Até o fim dos tempos, ed. Leal, 2000

 

 

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MAIO/28-05-2012_arquivos/image002.jpg

POEMA DE GRATIDÃO

Amélia Rodrigues/Divaldo Pereira Franco

 

Acessar aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=ZXItA6sKN_Q

 

 

De onde surge o amor

 

Será possível saber quem inventou o amor? Será que alguém inventou o amor?

Que ele existe, não podemos duvidar.

Seja o amor de mãe ou de pai, o amor de filho ou de amigo, o amor tem inúmeras maneiras de se expressar. E todos nós, de alguma forma, o sentimos, o damos e recebemos.

Mas de onde vem esse sentimento? Onde nasce essa ventura chamada amor?

Será que nos foi dado, como se fosse um dom? Ou será que surge como por acaso, espontaneamente?

Se acreditarmos que o amor apenas surge, espontâneo e sem esforço, ou que é obra do acaso, que diríamos do desamor, do mal querer?

Será que também por obra do acaso, passamos a não querer bem a alguém?

Não há sentimento que habite nossa alma que não seja fruto de nosso esforço e aprendizado pessoal.

Podemos dizer que o amor está em nós como a árvore está na semente.

A semente, sem ser provocada, estimulada, sem ambiente propício, será apenas semente.

No entanto, ser semente não tira dela a capacidade de se tornar arbusto ou árvore. Está lá seu potencial, esperando ser despertado pelo solo fértil, o sol, a rega, o adubo.

O amor é assim também. Temos em nós, na nossa natureza, uma imensa capacidade de amar.

Ao vermos uma simples bolota do carvalho, difícil entender que dali surgirá a árvore frondosa, sólida, de profundas raízes.

De igual forma, não imaginamos sermos capazes de amar além daqueles que já amamos.

Mas, trazemos em nossa intimidade esse extraordinário potencial de amar.

Para que cresça, é necessário estímulo, vontade, querer.

É necessário que tenhamos o propósito de aprender a amar aquilo que ainda não amamos no outro, em nosso semelhante.

Para tanto, temos que ter claro que amar se faz aos poucos.

Todas as vezes que nos controlamos frente a alguém que nos irrita, estamos nos propondo a amar: será o amor paciência.

Quando fazemos silêncio perante alguém em profunda irritação, também estaremos amando: é o amor compreensão.

Se perante alguém em dificuldade, somos capazes de parar nossos afazeres para estender a mão, estaremos exercitando o amor solidariedade.

A proposta de Jesus de amarmos aos nossos inimigos, fazer o bem a quem nos odeia e orar por quem nos persegue, é exatamente isso.

É o desafio de aprender a amar mais, de estender nosso sentimento em campos ainda não caminhados, de aprofundar as raízes da semente que recém desabrochou.

Como o amor é a essência de nossa natureza, quanto mais o expressarmos, quanto mais o oferecermos, maiores serão nossa felicidade, alegria e bem-estar.

Por isso, nada melhor que aceitarmos o convite de Jesus: aprender a amar aqueles que ainda não amamos, mas principalmente, aqueles que ainda não nos amam.

Sempre será prazeroso sentir-se amado e benquisto.

Entretanto, será conquista que jamais se perderá a de amar e querer bem àqueles que cruzam os caminhos de nossa existência.

Amemos, então, hoje, amanhã e depois. Amemos os que nos amam, amemos a quem ainda não nos ama.

Redação do Momento Espírita.
Em 21.8.2019.

 

(Copiado do site Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/24-11-2018_arquivos/image031.jpg

 Cristo Redentor em Serra Negra, SP. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/24-11-2018_arquivos/image028.jpg

As Bem-aventuranças. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:TissotBeatitudes.JPG

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]