Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/14-01-2019.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

12-01-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/11-01-2019.htm

11-01-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/11-01-2019.htm

10-01-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/10-01-2019.htm

09-01-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/09-01-2019.htm

08-01-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/08-01-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

 

 

 

Texto copiado do site Febnet)

Robert Dale Owen na década de 1840.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Dale_Owen#/media/File:Owen-Robert-Dale-1840s.jpg

 

 

Robert Dale Owen (Glasgow, 7 de novembro de 1801 – Lake George, 24 de junho de 1870) foi um reformador social norte-americano de origem escocesa. Foi expoente de longa data nos Estados Unidos das doutrinas socialistas de seu pai, Robert Owen, bem como um político no Partido Democrata. Também serviu no Congresso como membro da Câmara dos Representantes entre 1843 a 1847, embaixador no Reino das Duas Sicílias e legislador estadual da Indiana.[1][2]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Dale_Owen

 

Em ti próprio

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Viajor. Lição nº 03. Página 25.

 

Não olvides que a civilização começa no esforço educativo de cada um.

Não podes, em verdade, fazer calar a maledicência, a derramar-se em chuva de lodo, mas podes silenciar a maldade em ti mesmo, abstendo-te de contribuir na extensão da crueldade.

Não te será possível vencer, a sós, a dominação da ignorância, contudo, aqui e ali, podes prestar uma informação valiosa e útil aos que desejam realmente aprender.

Não conseguirás corrigir de maneira total a influenciação da penúria, no entanto, podes estender as mãos e dividir com os necessitados o alimento de cada dia.

Não podes, efetivamente, curar todos os enfermos da estrada, mas é possível auxiliar ao companheiro doente com a gota de remédio ou com a palavra amiga.

Ninguém por si só retificará esse ou aquele atormento setor do mundo, entretanto, ninguém está impedido de algo fazer no cultivo da fraternidade.

Não te impressionem os espetáculos de perturbação e sofrimento ainda reinantes na Terra e nem te confies ao julgamento apressado dos outros.

Faz o bem que puderes.

Lembremo-nos de que o homem e a multidão recolhem indefectivelmente aquilo que semeiam.

Recordemos porém, que em nós mesmos uma nova humanidade e uma nova era indubitavelmente podem começar.

Cogitemos de nossa própria melhoria para que a vida melhore. Reajustemo-nos para que a nossa paisagem social se reajuste.

E, guardando em nós mesmos a vigilância construtiva na preservação da luz e do bem, estejamos convencidos de que o Senhor fará o resto, em favor do mundo, porque toda vitória espiritual para a imortalidade é obra de amor e de educação.

 

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Mulher dando esmola. Óleo sobre tela por János Thorrma.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Thorma_Alms.jpg

 

 

Dona Cynira, uma espírita-exemplo

que retorna para a pátria espiritual

 

 

 

É com dor no coração que noticiamos a desencarnação de dona Cynira Barros de Macedo Carmini, na tarde/noite deste sábado 12-01-2019, em Araçatuba, SP.  Dona Cynira,  como todos a conhecem, passou por problemas de saúde de forma resignada e sem queixumes embora experimentando dores atrozes nos últimos dias. Um exemplo para todos: médicos, enfermeiros, amigas que dela cuidaram em casa e no hospital, parentes e amigos. Uma lacuna enorme para os que nela se apoiavam para uma palavra amiga, um consolo, uma orientação. É nessa ausência que justificamos a tristeza, porquanto, viver sem sua presença física não deixa de ser uma lacuna só contornável pela certeza de que,  em breve, ela continuará ajudando a todos nós com o amor que sempre dispensou a todos. Dona Cynira deixa os filhos Marco Antonio e Paulo, respectivamente casados com Ana Marta e Vera, e a netinha-xodó Priscilla, filha de Paulo e Vera.

O velório ocorrerá a partir das 23 horas deste sábado, na Capela Cardassi, em Araçatuba, SP, com o sepultamento marcado inicialmente  para as 16 horas deste domingo no Cemitério da Saudade. (Ismael Gobbo).

Em texto posterior daremos maiores detalhes.

 

Um pouco da vida e da obra de dona

Cynira Barros Macedo Carmini

 

Nasceu em Batatais, SP, aos 17 de novembro de 1928, filha de Antonio Paulino de Macedo e de dona Gabriela Garcia de Macedo. Viúva por duas vezes, deixa do segundo casamento com José Miragaia Carmini, os filhos Marco Antonio e Paulo, casados respectivamente com Ana Marta e Vera. Deixa a neta Priscilla filha de Paulo e Vera. Depois de passar por problemas de saúde, últimamente alternou a casa com internamentos no hospital, recebendo a ajuda dos familiares, dos amigos e abnegadas colaboradoras que velaram pela sua saúde física e espiritual. Desencarnou na tarde/noite deste sábado, 12-01-2019, em Araçatuba, SP.,  onde será sepultada no Cemitério da Saudade, neste domingo, às 16 horas.

 

-----

 

A Professora Cynira

 

Dona Cynira se formou como professora primária na Escola Normal “Manoel Bento da Cruz em Araçatuba, SP, iniciando suas atividades de educadora de forma muito difícil como se constata  num dos relatos de Cynira  ao sr. Dias Varela no trabalho que este elaborou intitulado:  “Memórias da professora primária Cynira

“No princípio de maio de 1952, a pedido da fazendeira Urisbella Duarte, quando era prefeito Dr. Valadão Furquim, fui nomeada para lecionar na Escola Municipal da Fazenda Santa Maria, de Antenor Duarte, no bairro Córrego Azul, Araçatuba.

A escola era de madeira, tendo a sala de aula, ao lado comunicando por uma porta, o meu quarto e um banheiro, cujo chuveiro era estilo “Tiradentes”, isto é: descia-se a corda por uma carretilha, punha-se 20 litros de água, puxava-se a corda e a prendia a um gancho e o banho tinha que ser rápido, para não acabar a água.  Como vêem eu tinha uma “suíte” na escola.

Eu não morava na sede da fazenda, que é ótima, porque era longe, e eu lecionava curso de adulto á noite. D. Urisbella, no entanto, era muito atenciosa e incumbiu uma empregada, da fazenda, para me fornecer as refeições”

Outro relato do mesmo trabalho:

“Certo dia um aluno chamado Antonio faltou e no dia seguinte, quando eu estava explicando matemática, olhei para o Antônio e ele estava cochilando. Para despertá-lo eu brinquei: “está pescando, Antonio?”. E ele assustado me respondeu: Ah, professora, só consegui um peixinho e nem deu para trazer algum para a senhora! A risada foi geral, mas o Antonio despertou e prestou atenção. Soube que hoje ele é abastado comerciante.”

E a luta de dona Cynira, cheia de peripécias e passando muito perigo prosseguia pelas fazendas da região onde tinha de atravessar o rio de balsa ou de bote, enfrentar o perigo de cobras venenosas, viajar em cima de caminhões carregados de toras, montar a cavalo, dentre outras situações difíceis que traziam enormes preocupações para os pais. E assim passou por outras regiões como em escola na estrada que ligava Presidente Venceslau a Dracena e em Machado de Melo nas proximidades de Mirandópolis.

Casando-se dona Cynira se transferiu para Carapicuiba passando a lecionar na E.E.P.G. do bairro Vila Caldas. Um ano e meio depois de casada perdeu o marido vítima de um tumor cerebral.

Após lecionou na E.E.P.G. Eloi Lacerda, na parada Antônio João, perto de Osasco.

Depois de três anos de viuvez casou-se em segundas núpcias com José Miragaia Carmini no ano de 1960.

Do consórcio nasceu o filho Marco Antonio, o “Tuca” que,  experimentando um problema cardíaco sério e por orientação médica deveria residir em região de clima mais quente e seco. Cynira retornou para Araçatuba e passou a lecionar novamente na zona rural no chamado Patrimônio da Mata. Fez muitas viagens para São Paulo onde Marco Antonio foi tratado pelos drs Radi Macruz e passado por cirurgia pelas mãos do Dr. Zerbini. Em Araçatuba era tratado por Dr. Luiz Geraldo Fonseca por quem dona Cynira nutre enorme admiração e reconhecimento.

Lecionou  no EEPG Índio Poti e no final de 1978,  se mudou para Campinas para onde o marido foi transferido. Por problemas de falta de Concurso de Remoção foi obrigada a fazer viagens no trajeto Campinas para Araçatuba para lecionar de 2ª a 6ª feiras e retornar para Campinas onde deixara o marido e os filhos Marco Antonio e Paulo

Saindo uma  readaptação começou a lecionar na EEPG Benedito Sampaio próxima da sua residência em Campinas.

Em seguida lecionou na EEPG Professora Ana Rita Godinho Pousa onde, depois de trinta e cinco anos lecionando da 1ª. à 4ª. série do 1º. Grau (antigo primário), aposentou-se no dia 30 de janeiro de 1987.

 

(Dados colhidos no trabalho de Dias Varela acima mencionado)

 

-----

 

 

A vida Espírita de Dona Cynira

Nas conversas que mantivemos  com Dona Cynira esta nos contava de forma reiterada a sua aproximação com a médium Irma Ragazzi Martins um dos vultos de destaque do movimento espírita de Araçatuba. Nos momentos difíceis por que passava era a ela que recorria em busca de uma orientação ou  consolo.

Posteriormente se fixou na Instituição Nosso Lar, entidade à qual esteve vinculada até hoje na prestação de relevantes serviços nas mais diversas atividades. Muito difícil, quiçá impossível,  enumerar tudo o que fez quer nas atividades doutrinárias como nas assistenciais.

Médium de inquestionáveis recursos, sobretudo pela fidelidade e humildade, nas reuniões presididas por Rolando Perri Cefaly e Dona Emília Santos, ao final os participantes tinham a oportunidade de sorver as palavras sábias de sua mentora espiritual, a sua avó Laura Cândida de Macedo.

Com tempo escasso pelos deveres profissionais e doenças em família ainda encontrava tempo para ensinar bordado para as crianças, adolescentes e adultos realizados pela instituição e expostos nos bazares que  eram realizados nas dependências da Casa da Sopa Emilia Santos.

Cozinheira e doceira de mão cheia fazia de tudo para os “Chás Beneficentes”  realizados pela instituição ajudando na organização e venda dos convites.

Durante muitos anos, mesmo com algumas dificuldades físicas, deu plantão na Banca do Livro Espírita na Praça Rui Barbosa.

Quando residiu na cidade de Campinas prestou sua inestimável colaboração no Centro Espírita Allan Kardec onde contava com a amizade e admiração da inesquecível Terezinha Oliveira.

No dia-a-dia, foi a caridade em pessoa. Só quem conviveu com Dona Cynira pode avaliar ainda que de forma tímida e incompleta o quanto essa criatura ajudou. Desde alunos da escola com deficiências que ela praticamente carregava no colo como inumeráveis pessoas e famílias necessitadas que ela se preocupou em ajudar mesmo sacrificando o seu próprio orçamento.

Até dias atrás Dona Cynira realizava o Culto do Evangelho no Lar, fazendo o estudo e vibrações para dezenas de pessoas necessitadas mesmo  já com dificuldades para pronunciar os nomes dos beneficiados.

Neste breve texto, escrito no momento em que seu corpo é velado, eu particularmente posso afiançar do fundo do coração que perdi um talento insubstituível que me serviu de esteio por quase seis décadas. Para mim, Ismael Gobbo, o espigão divisor existe: Antes e depois de Dona Cynira Barros de Macedo Carmini. Se estivesse encarnada me chamaria atenção porque sempre me cortou a conversa quando esboçava algum elogio à sua pessoa.  Agora, no mundo espiritual, vai verificar que os elogios saiam do coração e a espiritualidade dirá que não houve nenhum exagero. Dona Cynira,  meu muito obrigado. Tínhamos um pacto de que o que fosse primeiro iria ajudar o outro. Preciso muito da senhora e da sua ajuda!

(Ismael Gobbo)

 

Os meninos Paulo e Marco Antonio, dona Cynira o esposo José e familiares e José com o filho.

Aniversário de Marco Antonio (Tuca) o menor entre o bolo e dona Cynira, Zézinho, o pai, com Paulo no colo.

Tuca e Paulo e o pai Zezinho.

As saudosas Therezinha Oliveira e Cynira Barros de Macedo Carmini em Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo

Dona Cynira em foto com os filhos Marco Antonio e Paulo no seu aniversário de 90 anos.

Laura Cândida de Macedo, avó e mentora espiritual da médium Cynira.

 

Dona Cynira e Dona Joana em comemoração de aniversário na Instituição Nosso Lar

acompanhadas de Gracia e Vilma, filhas de Joana. Fotos Ismael Gobbo

Cidinha e Dona Cynira em fazenda da família de Cynira em Batatais, sua terra natal. Foto Ismael Gobbo

Cynira em casa da fazenda de familiares em Batatais. Foto Ismael Gobbo.

Cynira e Cidinha na Igreja Matriz Bom Jesus da Cana Verde, em  Batatais, rica em obras de Cândido Portinari.

Foto Ismael Gobbo

A alegria da vovó Cynira com a neta Priscilla.

 

Desencarna a amiga Cynira

 

Cesar Perri

 


Cynira Barros Macedo Carmini a desencarnou em Araçatuba, no dia 12 de janeiro, aos 90 anos de idade, nossa antiga amiga e ligada à nossa “grande família”. Foi professora primária. Conhecemos Cynira na nossa infância, viúva e se casando com José Miragaia Carmini, ele da família Miragaia da vizinha Biriguí. Conhecemos os pais e irmãos de Cinira e acompanhamos o nascimento dos filhos Marco Antonio e Paulo. O marido Zezinho era sobrinho de um tio nosso, Rolando Perri, por parte da esposa dele, Ditinha Miragaia Perri. Em função disso, Zezinho era muito amigo de nosso outro tio, Rolandinho Perri Cefaly, portanto ligados à nossa genitora Bebé. Assim, Cynira e Zezinho frequentaram as reuniões do Grupo de Estudos Evangélicos João Luiz dos Santos, em Araçatuba, que foi antecessor da Instituição Nosso Lar. Ela sempre atuou nesta Instituição e no Centro Espírita Luz e Fraternidade. Durante alguns anos em que ela residiu em Campinas, a visitamos algumas vezes e ela atuava no C.E. Allan Kardec. Sempre atenciosa e solícita nos visitava com frequência enquanto residíamos em Araçatuba e depois de nossa mudança de cidade, anualmente a visitávamos. Cynira, de bengala, compareceu em maio de 2017 ao lançamento de nossa reedição: "Benedita Fernandes, a Dama da Caridade", em Araçatuba. Há uns vinte dias, ela hospitalizada, conversou conosco por telefone, muito lúcida e comentando nossos artigos na RIE. Nossa homenagem à uma vencedora, superadora de dificuldades! Cesar Perri de Carvalho.

 

Palestra na Casa Espírita Amor e Luz

São Pedro, SP 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 Informações do site dos Irmãos W

Olá

 

Meu amigos...

 

Saudações Kardequianas....

 

PRIMEIRAMENTE... 

 

UM INFORME MUITO IMPORTANTE...  DENTRO DO MOVIMENTO ESPÍRITA ATUAL...

 

FOI FEITO - Análise tipográfica das sete primeiras edições de A Gênese de Allan Kardec

 

Por Charles Kempf e Michel Buffet

 

Estes pesquisadores.... Agem como delegados de policia... Buscando provas de + 100 anos...

 

Sobre a Adulteração A GÊNESE DE KARDEC....

 

Como eles são espíritas franceses... Realizaram diversas diligencias... Nas terras de Kardec...

 

E COMPROVARAM COM PROVAS IRREFUTÁVEIS... 

 

A 5 EDIÇÃO DA GÊNESE DE KARDEC FOI ADULTERADA... PONTO FINAL...

 

SÓ UM CEGO QUE NÃO QUER ENXERGAR... VEJAM O TRABALHO REALIZADO---------

 

NO LINK:

http://grupochicoxavier.com.br/analise-tipografica-das-sete-primeiras-edicoes-de-a-genese-de-allan-kardec/

 

---------------------------------------------

 

SEGUNDO ... Estamos trazendo um dos maiores gigantes do Espiritismo... O seu trabalho pela causa espírita não pode ser medido!!! ERNESTO BOZZANO!!!....

 

No passado os grandes inimigos do Espiritismo que se levantaram... Como Escola de psicólogos americanos, Escola de parapsicólogos católicos, Filósofos materialistas etc

 

Tentando demostrar...

 

Que toda a fenomenologia espírita estava embasado em fatores anímicos OU ANIMISMO... OU SEJA DO PRÓPRIO ENCARNADO... TUDO QUE ERA PRODUZIDO PELAS FACULDADES DOS MÉDIUNS... Não existia a interação com espíritos desencarnados... (MEDIUNISMO)

 

SENDO QUE O ESPIRITISMO... COMPROVA O MEDIUNISMO.... (ENCARNADO + ESPÍRITO DESENCARNADO)...

 

COMO PROVAS IRREFUTÁVEIS DA IMORTALIDADE HUMANA....

 

Ernesto Bozzano... O Grande defensor da causa espírita... Com seus 50 anos de pesquisas... 

 

Aprofundou nos estudos DO TRABALHO DE ALLAN KARDEC... Montando dezenas de monografias...

 

Sobre diversos temas... ------------

 

Estamos trazendo... A BIOGRAFIA DE BOZZANO... PELO SEU BIÓGRAFO....

 

Gastone de Boni - O Biógrafo de Ernesto Bozzano (Vida e Obra de Ernesto Bozzano no Cinquentenário de sua Atividade Metapsíquica (1891 - 1941)

 

SEGUE EM ANEXO 

E NO LINK:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/autores%20espiritas%20classicos%20%20diversos/ernesto%20bozzano/23/Gastone%20de%20Boni%20-%20O%20Biografo%20de%20Ernesto%20Bozzano.htm

 

ESTAMOS ENVIANDO... PELO GOOGLE DRIVE... O LINK... COM MAIS DE 40 MONOGRAFIAS

DE ERNESTO BOZZANO.... MUITAS TRADUZIDAS PELO SITE... PARA BAIXAR...

Link:

https://drive.google.com/file/d/1ulQa3bi_4Ix4tFn2cI8juJOuJJqZPnSy/view?usp=sharing

 

------------------------------------------------------------------

 

E para fechar... Estamos trazendo...  Os herdeiros de Ernesto Bozzano...

 

Que ainda continuam o seu trabalho na Itália... Da associação criada... 

 

PELO SEU BIÓGRAFO....GASTONI DE BONI... QUE DESENCARNOU E FOI ASSUMIDA.... 

 

Silvio Ravaldini presidente della Fondazione Biblioteca Bozzano De Boni

Link:

http://www.bibliotecabozzanodeboni.com/chi-siamo/

 

VEJAM O VÍDEO... -----------------------------------------------------

Silvio Ravaldini è presidente della Fondazione Biblioteca Bozzano De Boni, in questa rara intervista racconta di aver vissuto i più grandi fenomeni dell'alta medianità attraverso le facoltà di alcuni medium. Consultare per maggiori informazioni il sito della fondazione, Ernesto Bozzano, Gastone De Boni

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=radGO0oy2fA&t=1s&list=PLbBAXq8ij9EwkXY5oRbROx3KFmMD4XuH1&index=5

 

A LUTA SEGUE

 

WANDERLEI

 

 

5º. Congresso Espírita Suramericano

Bolívia

https://scontent.faru2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/48422080_733057500423942_6496133310735974400_n.jpg?_nc_cat=107&_nc_ht=scontent.faru2-1.fna&oh=8c3af2030e9df20a82ba2d4e3329a455&oe=5CD9CAEA

 

 

 

ACESSE INFORMAÇÕES:

https://www.facebook.com/coesur.congreso.espirita.suramericano/photos/rpp.730794433983582/733057493757276/?type=3&theater

 

 13º. Simposío Espírita dos Estados Unidos

Nova Jersey

https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/images/00061ed7-1bf5-453b-988f-329bd43e44dc.png

REGISTER NOW FOR THE 13TH US SPIRITIST SYMPOSIUM!

Enjoy the Early Bird Registration until 02/15/2019!

For more information:: spiritistsymposium.org 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/_compresseds/c77d8e39-60c7-4cf8-92dd-025ef0dfa74d.jpg

 

 

Boletim “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154716437803481400/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 314 - 10 de janeiro de 2019 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154716437803481400/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154716437803481400/aniversario58anoscomunhao.jpg

Comunhão Espírita de Brasília comemora 58 anos nesta quarta (16)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154716437803481400/decio_iandoli.jpg

Dr. Décio Iandoli, da AME Brasil e Internacional, faz palestras em Brasília

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154716437803481400/papo_espirita_44.jpg

Papo Espírita traz a mensagem das Sementes para o Amanhã

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154716437803481400/lanioebanda.jpg

Domingo com Arte (13) traz Lânio Thomaz e Banda Kardec

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154716437803481400/conversandocommayseconfiarnofluxodavida.jpg

Conversando com Mayse: Confiar no fluxo da vida

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/154716437803481400/cusrso_feb_verao.jpg

FEB divulga cursos de verão

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR 

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

Publicação do Jornal de Estudos Espíritas (JEE)

Acesse no link

Olá Todos, 

 

O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar o artigo "Os centros de força não são conceitos espíritas" de autoria de Andrea Laporte e Alexandre Fontes da Fonseca. 

 

O título do artigo já indica o propósito do mesmo: mostrar que o conhecido conceito de centros de força não é coerente com a Doutrina Espírita. Essa é a primeira análise doutrinária, publicada em um artigo de pesquisa, de um conceito presente em muitas obras espíritas e aceito por muitos companheiros. Certamente, é um artigo para reflexão e estudo, já que a base da fé raciocinada, como diz Kardec no item 7 do cap. XIX do Evangelho Segundo o Espiritismo, "é a inteligência perfeita daquilo em que se deve crer." Haveria inteligência perfeita na crença nos centros de força? Descubra! 

 

O artigo pode ser lido no seu browser ou baixado para o seu computador, tablet ou celular gratuitamente através do link: 

http://dx.doi.org/10.22568/jee.v7.artn.010201 

Apenas lembramos que a reprodução dos artigos só pode ser feita, em parte ou em todo, com a autorização dos Autores. 

 

Se gostou do artigo, ajude a divulge-lo. Se conhece pessoas interessadas em receber notícias sobre novas publicações do JEE, por favor, peça para solicitar o cadastro do email escrevendo para o editor em [email protected]

 

Desejo a todos um excelente estudo!

Um abraço fraternal, 

Alexandre Fontes da Fonseca

--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

ISSN: 2525-8753

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS  

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 538

TRÊS LAGOAS/MS – 14 A 21/JANEIRO/2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BELA VISTA / BELENZINHO / CARANDIRU / ITAIM PAULISTA / JABAQUARA /

 JAÇANÃ / MOOCA / MORUMBI / PQ EDU CHAVES / PQ VITÓRIA / SACOMÃ /

SANTO AMARO / VL ESPERANÇA / VL MARIANA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

AMERICANA / APARECIDA D’OESTE / ARAÇATUBA / ASSIS / AVANHANDAVA /

BARRETOS / BAURU / BEBEDOURO / BILAC / BIRIGUI / CAIERIAS /

CÂNDIDO MOTA / CATANDUVA / CUBATÃO / EMBU DAS ARTES 

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FERNANDÓPOLIS / GARÇA / GETULINA / GUARACI / GUARUJÁ / GUARULHOS /

IBIRÁ / IBITINGA / JAÚ / JOSÉ BONIFÁCIO / MARÍLIA / MATÃO / NIPOÃ /

NOVO HORIZONTE

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OLÍMPIA / PALMITAL / PEDERNEIRAS / PENÁPOLIS / PINDAMONHANGABA /

POMPÉIA / POPULINA / SANTA ADÉLIA / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / TAUBATÉ

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > BARRA DA TIJUCA / COLÉGIO / MEIER

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > CABO FRIO / NITERÓI / RIO DAS OSTRAS

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPIRITO SANTO > GUARAPARI / VITÓRIA

MINAS GERAIS > BELO HORIZONTE / CAXAMBU / LIMEIRA D’OESTE /

PEDRO LEOPOLDO / PERDIZES / SACRAMENTO / SETE LAGOAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > CAMBÉ / CASCAVEL / CURITIBA / LONDRINA / ROLÂNDIA

SANTA CATARINA > BRUSQUE / FLORIANÓPOLIS / ITAJAÍ /

PENHA / VARGEM GRANDE

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA / SOBRADINHO

MATO GROSSO DO SUL > TRÊS LAGOAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

PERNAMBUCO > OLINDA

SERGIPE > ARACAJU

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

CEARÁ > FORTALEZA /GRANJA /JIJOCA DE JERICOACORA / QUIXADÁ /

SANTA QUITÉRIA / SOBRAL / URUOCA

PARAIBA > CAMPINA GRANDE

PIAUÍ > PARNAIBA / TERESINA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

PARÁ > BELÉM

RONDÔNIA > JI - PARANÁ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

DINAMARCA > COPENHAGUE

ESTADOS UNIDOS > DANBURY / NEWARK / NEW YORK

FRANÇA > PARIS

PARAGUAI > ASSUNÇÃO

PORTO RICO > CABO ROJO

PORTUGAL > CALDAS DA RAINHA /  SANTARÉM

SUIÇA > WINTERTHUR

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

 

IRMÃOS ZANOLI – palestra e música

http://irmaoszanoli.blogspot.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

ESPIRITISMO COM KARDEC

https://www.facebook.com/groups/Espiritismo.COM.Kardec/

REVISTA O CONSOLADOR

http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

 

Publicação da revista eletrônica semanal “O Consolador”

Especial


por Charles Kempf e Michel Buffet


http://www.oconsolador.com.br/ano12/601/Especial_capa.jpg

Análise tipográfica das sete primeiras edições de A Gênese de Allan Kardec


A denúncia de Henri Sausse

e o manuscrito original do médium Desliens


 

Por uma questão de espaço o artigo original de autoria dos franceses Charles Kempf e Michel Buffet (1) foi dividido em duas partes. Na edição passada desta revista, reproduzimos a 1ª parte do artigo, focalizando os estudos tipográficos sobre as sete primeiras edições francesas de A Gênese e também informações sobre as gráficas utilizadas. Nesta edição, inserimos a parte essencial da denúncia de Henri Sausse e a parte final do artigo focalizando o manuscrito do médium M. Desliens que também foi alterado em futura publicação em Obras Póstumas.
 


Encontramos outra fonte sobre este assunto, em um manuscrito de Allan Kardec, transcrito abaixo, de uma comunicação recebida pelo médium A. Desliens. Esta comunicação foi publicada por P.-G. Leymarie na Revista Espírita de 15 de março de 1887 e em Obras Póstumas em 1890, mas com adulterações comparadas a este original por Allan Kardec.(2)
  

http://www.oconsolador.com.br/ano12/601/e1.jpg

 

http://www.oconsolador.com.br/ano12/601/e2.jpg

Isso reduz muito a confiança que podemos depositar em P.-G. Leymarie, que aparentemente tinha interesse em continuar a esconder qualquer adulteração da sua parte na 5ª edição de A Gênese
“22 de fevereiro de 1868. (Médium M. Desliens).

Conselhos sobre A Gênese:
Permita-me alguns conselhos pessoais sobre o seu livro A Gênese. Eu acho que, como você faz, ele deve passar por um rearranjo que o fará ganhar valor em termos metódicos; mas também lhe aconselho a rever certas comparações dos primeiros capítulos, que, sem serem imprecisas, podem ser ambíguas, e que podem ser usadas contra você no arremate das palavras. Não quero indicá-los de uma maneira mais especial, mas, analisando cuidadosamente o segundo e terceiro capítulos, eles certamente o surpreenderão. Nós cuidamos da sua pesquisa. É apenas uma questão de detalhe, sem dúvida, mas os detalhes às vezes têm sua importância; é por isso que achei útil chamar sua atenção para esse lado. 
Pergunta. Na reimpressão que vamos fazer, gostaria de acrescentar algumas coisas, sem aumentar o volume. Você acha que existem partes que poderiam ser removidas sem inconveniência?
Resposta. Minha opinião é que não há absolutamente nada para tirar como doutrina; tudo é útil e satisfatório em todos os aspectos; mas também acredito que você poderia, sem inconveniência, condensar ainda mais certas ideias que não precisam de desenvolvimento para serem compreendidas, já tendo sido esboçadas em outro lugar; em seu trabalho de reorganização, você conseguirá isso facilmente.
Devemos deixar intactas todas as teorias que aparecem pela primeira vez aos olhos do público; não retire nada como ideias, repito, mas corte apenas, aqui e ali, desenvolvimentos que não acrescentam nada à clareza. 
Você será mais conciso, sem dúvida, mas igualmente compreensível, e é o terreno assim adquirido que você poderá ter que adicionar elementos novos e urgentes. É um trabalho sério para esta revisão, e peço-lhe que não espere demasiado tarde para o fazer, é melhor que esteja preparado antes da hora do que se tivesse que esperar depois de si. 
Acima de tudo, não se apresse. Apesar da aparente contradição das minhas palavras, você me entende sem dúvida. Comece a trabalhar prontamente, mas não fique por muito tempo. Tome seu tempo; as ideias serão mais claras e o corpo ganhará menos fadiga. 
Pergunta. A venda tão rápida até agora vai se acalmar, sem dúvida; é o efeito do primeiro momento. Então eu acho que a terceira e a quarta edições vão demorar mais tempo; no entanto, como leva um certo tempo para revisão e reimpressão, é importante não ser pego de surpresa. Você poderia me dizer aproximadamente quanto mais tempo adiante eu disponho, para agir de acordo?
Resposta. Você tem que esperar um fluxo rápido. Quando lhe dissemos que este livro seria um sucesso entre seus sucessos, ouvimos sucesso filosófico e material. Como você pode ver, estávamos certos em nossas previsões. Esteja pronto em todos os momentos; será mais rápido do que você supõe.”
Esse texto confirma vários pontos fundamentais em nossa análise: 
- Allan Kardec pretendia rever A Gênese, mas sem urgência; 
- O fluxo rápido das duas primeiras edições (2.000 cópias);
- Que Kardec pretendia uma 3ª e 4ª edição (e não uma 4ª e 5ª edição, transcritas por P.-G. Leymarie...), bem como uma reedição (2.000 cópias impressas de Fevereiro de 1869). 
Este último ponto sugere que Kardec achou que a primeira impressão daria quatro edições, não três e que aconteceu no início de 1869 com o esgotamento da terceira edição, antes de ter terminado todas as revisões que previra, decidindo uma nova impressão que deu a 4ª edição, idêntica às três primeiras. Nesse meio tempo, ele havia consagrado, sob a influência dos espíritos, e como pode ser visto na Revista Espírita no intervalo, a sua energia na preparação do projeto de 1868, com conselhos valiosos para sua sucessão, e preparou-se para sua aposentadoria na Villa Segur e a transferência da livraria para um novo endereço, que seria no início de abril de 1869 a da Rue de Lille. Ele estava definitivamente planejando terminar as revisões após esta transferência e sua mudança.
A denúncia de Henri Sausse 
Para completar essa análise reproduzimos textos da denúncia feita por Henri Sausse no artigo “Uma infâmia”(3), publicado na revista Le Spiritisme, 2o. ano. N. 19. 1a. Quinzena, dezembro de 1884:
“[...] Não sei se todas as obras de Allan Kardec foram maculadas por mãos sacrílegas, mas me dei conta de que há pelo menos uma, A Gênese, que sofreu importantes mutilações. Chocado por estas três palavras: Revista, Corrigida e Aumentada, colocadas abaixo da quinta edição, tive a paciência de confrontar, página por página, linha por linha, essa quinta edição com a publicada em 1868 e que eu havia comprado no momento de sua publicação. O resultado de meu trabalho é este. Ao comparar os textos da primeira edição com os da quinta, encontrei que 126 passagens haviam sido modificadas, acrescentadas ou suprimidas. Desse número, onze (11) foram objeto de uma revisão parcial. Cinquenta (50) foram acrescentadas e sessenta e cinco suprimidas, sem contar os números dos parágrafos trocados de lugar, nem os títulos que foram acrescentados. Todas as partes desse livro sofreram mutilações graves, em maior ou em menor grau, mas o capítulo XVIII: ‘São chegados os tempos’, é o que foi mais maltratado; as modificações que se produziram nele tornam-no quase irreconhecível.
Agora, me direis, quem são os culpados? Qual foi o motivo dessas manobras? Ressaltarei, na primeira edição da A Gênese, somente uma única passagem das que foram suprimidas; será suficiente que a indique para colocar-vos em condições de julgar quem deveria tirar proveito dessa infâmia.”
Conclusão
Na conclusão deste infeliz debate, não há nada como seguir o conselho que encontramos em nossa própria filosofia espírita, especialmente o princípio da precaução, ilustrado pelo Espírito Erasto, em O Livro dos Médiuns, capítulo XX, nº 230: "[...] Em dúvida, abstenha-se, diz um de seus velhos provérbios; portanto, apenas admita o que é obviamente para você. Assim que uma nova opinião aparecer, se lhe parecer duvidosa, passe-a pelo crivo da razão e da lógica; o que a razão e o bom senso refutam, rejeitem-na corajosamente; é melhor rejeitar dez verdades do que admitir uma única mentira, uma única teoria falsa. [...]”
Os elementos apresentados consistem em uma convergência de evidências no sentido de adulteração por P.-G. Leymarie. Dúvida sendo mais do que legítima, Le Mouvement Spirite francophone decidiu publicar a partir de agora A Gênese segundo as quatro primeiras edições, realizadas no tempo de Allan Kardec. Também permite evitar que, no caso de comprovação definitiva da adulteração, seja acusada de ter violado a Convenção de Berna, incorporada nas leis da maioria das nações, que preserva, sem limitação de tempo, o direito moral dos autores, neste caso o próprio Allan Kardec. 
Além disso, é necessário lutar implacavelmente contra o personalismo e os conflitos de interesse dentro e especialmente na direção do movimento espírita, para não repetir este episódio "Leymarie", sempre de acordo com o conselho contido nos livros da filosofia espírita, e sempre segundo o Espírito Erasmo, em O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo XX, item 4: "P.: Se muitos dos chamados ao Espiritismo são enganados, qual é o sinal de reconhecer aqueles que estão no caminho certo? R.: Você os reconhecerá nos princípios da verdadeira caridade que eles professarão e praticarão; você os reconhecerá entre os aflitos a quem eles trouxeram consolo; você os reconhecerá por seu amor pelo próximo, sua abnegação, seu desinteresse pessoal; você os reconhecerá finalmente no triunfo de seus princípios, pois Deus quer o triunfo de sua lei; aqueles que seguem sua lei são seus escolhidos, e ele lhes dará a vitória, mas esmagará aqueles que distorcem o espírito desta lei e fazem dela um ponto de partida para satisfazer sua vaidade e ambição. (Erasto, anjo guardião do médium. Paris, 1863.)


______________________________

(1) Tradução LMSF de: Kempf, Charles; Buffet, Michel. Analyse typographique des sept premières éditions de La Genèse d’Allan Kardec.
Revue spirite. Supplément spécial de fin d’année. 161o année. 4ème trimestre 2018.
(2) Esta mensagem foi incluída com cortes e alterações em Obras póstumas, organizada por P.G.Leymarie, e publicada em 1890: 2a parte, Cap. “A minha iniciação no Espiritismo”, ítem “Minha nova obra sobre A Gênese”.
(3) Os autores Kempf e Buffet reproduziram a denúncia do biógrafo de Kardec, Henri  Sausse , onde relaciona as deturpações na edição de A Gênese de 1872, e também as prolongadas discussões em correspondências e artigos entre o biógrafo e Leymarie. No presente artigo foi reproduzida apenas a principal conclusão de Sausse. Disponível: Enciclopédia Espírita: www.spiritisme.net; Goidanich, Simoni Privato. O legado de Allan Kardec. Ed.USE-SP, 2018.

 

(Publicação copiada de http://www.oconsolador.com.br/ano12/601/especial.html)

 

Autoconsideração

 

Florinda acompanhou a pequena Alice até a sala de aula, pois precisava falar com sua professora.

A garotinha, atenta, ouviu quando a mãe, ao se despedir, falou que tinha muita consideração pela professora.

Aquela tarde lhe pareceu interminável, na sala de aula. O que mais desejava era chegar em casa para perguntar à sua mãe o que queria dizer ter consideração.

Na sua imaginação, circularam mil ideias. O que seria aquilo?

A mãe, sorrindo, ouviu a pequena e ficou feliz que ela estivesse curiosa. Afinal, seria mais uma palavra que ela acrescentaria ao seu vocabulário.

Então explicou que era uma forma de expressar respeito, estima, pelas pessoas.

Agora quem sorriu foi a menina, dizendo para a mãe que a considerava muito, e o diálogo terminou em um abraço muito apertado.

*   *   *

Podemos expressar consideração aos demais pela admiração e respeito que despertam em nós, pela forma de vida que levam.

Muito mais que isso, devemos despertar e alimentar sempre essa consideração por nós mesmos.

Ter autoconsideração é sentir respeito por si mesmo.

Um comportamento que melhora a nossa autoestima e serve de vacina contra as energias negativas. Também nos faz mais confiantes e seguros.

*   *   *

Comparemos o maior mandamento de Jesus, quando nos aconselha a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Não conseguimos seguir seu conselho na ordem em que se encontra, necessitando inverter os focos: primeiro aprendermos a nos amar para, em seguida, amar ao próximo e por fim amar a Deus.

Como ninguém pode dar do que não tem, precisamos realizar esforços para identificar o que não gostamos em nós e nos modificarmos. Só então poderemos nos amar.

Necessário agir de forma a angariar o autorrespeito, a autovalorização, a fim de atingir o autoamor.

Da mesma forma a autoconsideração.

Quando nos sentirmos capazes de nos respeitarmos, não faremos nada que venha a manchar essa conquista.

Ao percebermos que podemos nos sentir valorizados pelas conquistas feitas, não desistiremos de buscar mais e mais aprendizados.

Quando observarmos que nos amamos, nos autoconsideramos, pelo que somos e fazemos naturalmente, teremos condições de amar e considerar ao próximo como a nós mesmos.

Nesse momento nossa compreensão de mundo e de natureza se ampliou tanto que percebemos que amar a Deusse torna fácil, porque Ele está presente em nós mesmos e em tudo o que nos cerca.

Ficará, então, gratificante cumprirmos o mandamento maior: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

A razão de tanto sofrimento na face da Terra se dá pela falta de amor e consideração entre os homens.

Procuramos o amor fora de nós mesmos, sem saber que ele está em nosso íntimo, no nosso gene sagrado, herdado do Pai Maior.

Se está difícil amar ao próximo é porque ainda não nos amamos devidamente.

Conquistemos nossa autoconsideração e sejamos mais confiantes.

Redação do Momento Espírita.
Em 12.1.2019.

 

 (Copiado do site Feparana)

Jesus caminhando sobre as águas. Óleo sobre tela de Ivan Aivazovsky

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Po_vodam_1888.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]