Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 09 de maio de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/09-05-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados      

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

08-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/08-05-2019.htm

07-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/07-05-2019.htm

06-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/06-05-2019.htm

04-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/04-05-2019.htm

03-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/03-05-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Restos do anfiteatro de Bordéus. Interior e Galerias: [desenho] ​​/ J. Daubigni del.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b7741922p.item

 

A incredulidade de São Tomé. Óleo em painel de carvalho. Rembrandt.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6e/Rembrandt_-_The_Incredulity_of_St_Thomas_-_WGA19095.jpg

 

 

E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.
Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.
João 20:26-29

https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/20/26-29+

A cura de uma mulher sangrando, Roma, Catacumbas de Marcelino e Pedro. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Healing_of_a_bleeding_women_Marcellinus-Peter-Catacomb.jpg

 

 

43 E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia e gastara tudo o que tinha com os médicos; mas ninguém pudera curá-la.

44 Ela chegou por trás dele, tocou na borda de seu manto, e imediatamente cessou sua hemorragia.

45 "Quem tocou em mim? ", perguntou Jesus. Como todos negassem, Pedro disse: "Mestre, a multidão se aglomera e te comprime".

46 Mas Jesus disse: "Alguém tocou em mim; eu sei que de mim saiu poder".

47 Então a mulher, vendo que não conseguiria passar despercebida, veio tremendo e prostrou-se aos seus pés. Na presença de todo o povo contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada.

48 Então ele lhe disse: "Filha, a sua fé a curou! Vá em paz".

Lucas 8:43-48

https://www.bibliaonline.com.br/nvi/lc/8/43-48

 

Morro com a estátua do Cristo Redentor. Serra Negra, SP. Foto Ismael Gobbo

 

"Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível" (Mt 17.20).

 

Montanhas no Deserto da Judéia na região de Massada. Israel. Foto Ismael Gobbo

 

Liderança

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Paciência. Lição nº 01. Página 13.

 

Não raro, ouvimos respeitáveis representantes das comunidades terrestres, reclamando líderes capazes de conduzi-las à concórdia e ao progresso, sem ódio e destruição.

Justo, no entanto, não esquecer que a Terra conhece o Líder de todos os líderes humanos, habilitados a guiar a coletividade para o Reino do Bem.

Importante refletir que ele transportava consigo a própria grandeza sem mostrar consciência disso.

Não colheu da vida mais que o necessário à própria sustentação.

Associou-se a companheiros tão pobres e tão anônimos quanto ele o era no início da revelação de que se fazia mensageiro, a fim de realizar o apostolado que trazia.

Aconselhou o respeito aos condutores do poder humano mas nunca indicou a desordem e a crueldade para a solução dos problemas do mundo.

Conviveu com a multidão, compadecendo-se de suas aflições e necessidades.

Chamava a si os pequeninos, de modo a ouvi-los atentamente.

Amou aos enfermos, aliviando-lhes as enfermidades, com a força do amor, nascida na oração.

Amparou aos irmãos obsessos e dialogou com os desencarnados sofredores, endereçando-lhes expressões de esclarecimento e reconforto.

Alimentou os famintos, antes de ministrar-lhes a verdade.

Ensinou o perdão e a tolerância.

Não possuía ouro nem prata que lhe garantisse a influência.

Acusado sem culpa, aceitou agravos e injúrias, sem defender-se.

Executado por alguns de seus contemporâneos que se lhe faziam adversários gratuitos, portou-se com humildade e grandeza de espírito, rogando a benevolência dos Céus para os seus próprios inimigos.

Entretanto, desde que desapareceu do cenário dos homens, passou a viver mais intensamente na Terra, conquistando corações para a sua causa.

Em quase vinte séculos, famosos condutores de povos foram esquecidos.

No entanto a influência do Líder dos líderes do mundo, sem ameaças e sem armas, cresce com os dias.

Quem estiver procurando liderança na Terra, saiba que ele, Jesus Cristo, até hoje tem o nome de Senhor Jesus e, no limiar do terceiro milênio dos tempos novos, temo-lo sempre por esperança das criaturas e luz das nações.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, SP)

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Estátuas da Via Sacra. Catedral de Bragança Paulista, SP. Foto Ismael Gobbo

Aparição do Cristo aos peregrinos de Emaús. Óleo sobre tela por Laurent de La Hyre.

Imagem/fonte: 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Apparition_du_Christ_aux_p%C3%A9lerins_d%E2%80%99Emma%C3%BCs_by_Laurent_de_La_Hyre.jpg

 

Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

Olá, amigos.

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de
Marília.

Abraços fraternais,

Donizete
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mês de homenagens a Chico Xavier e suas obras

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

 

Chico Xavier nasceu aos 2 de abril de 1910, em Pedro Leopoldo (MG) e neste ano por uma série de coincidências cumprimos no mês de seu nascimento um grande roteiro de viagens, palestras e lançamento de livro alusivo ao médium.

O livro Chico Xavier – o homem, a obra e as repercussões, de nossa autoria, e editado conjuntamente pela EME e USE-SP veio a lume na passagem de março para abril, o que ensejou uma série de eventos de lançamento da obra e de palestras alusivas ao homenageado.

Atendemos a convites de cidades paulistas, a começar da Capital, onde comparecemos em dois centros cujas fundações foram estimuladas por Chico Xavier: o “Batuíra” e o “União”. Também no Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita, onde desenvolvemos reuniões de estudo.

No interior paulista, atuamos em Piracicaba; na Feira do Livro e em Centros de São José do Rio Preto, inclusive no mais antigo o “Allan Kardec”; Fernandópolis; Biriguí; Guararapes; em Rubiácea, inaugurando nova sede do Centro; e no “Luz e Fraternidade” de Araçatuba, onde há 47 anos atrás fomos um dos fundadores.

Na sequência atendemos a convites do Estado do Rio de Janeiro, em São Gonçalo, onde o “Batuíra” atende comunidade da periferia; em Niterói, no “Irmã Rosa”, o mais antigo da cidade, com 98 anos; neste local, estava de passagem e recebemos a visita de Pierre Etienne Jay, que traduziu livros de Chico para francês, nos tempos em que o CEI editava muitos livros. Na cidade do Rio de Janeiro, comparecemos em locais extremos como Barra da Tijuca – no bem frequentado CEJA-, e o bairro da Tijuca, e de permeio, Copacabana.

Destacamos que na Tijuca, fizemos palestra no Grupo Espírita Regeneração, fundado por Bezerra de Menezes, há 128 anos; e, como parte das comemorações dos 90 anos da Congregação Espírita Francisco de Paula, atuamos no seminário “Legado de Chico Xavier para a Humanidade”, onde o companheiro Carlos Alberto Braga Costa (Belo Horizonte, MG) também desenvolveu tema sobre seu livro em lançamento “Chico Xavier - do calvário à redenção" (Ed.EME).

Em algumas cidades proferimos mais de uma palestra. Assim, em abril, além de outras palestras variadas, especificamente, proferimos vinte palestras sobre temas do livro sobre Chico e lançando-o em centros de tamanhos variados em várias cidades dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em todos locais notamos o bom trabalho junto às bases, que são os centros espíritas, e companheiros receptivos aos temas abordados. Com satisfação encontramos muitos confrades que conviveram ou visitaram o notável médium, com destaque para o casal Galves que eram anfitriões de Chico em São Paulo.

O nosso recente esforço concentrado relacionado com a vida e obra de Chico Xavier, até superou aquele outro em que atuamos no ano de 2010 por ocasião do Centenário de Chico Xavier.

Essa divulgação temática é para nós uma forma de demonstrarmos nossa gratidão e reconhecimento ao muito que usufruímos não apenas das obras, mas também do feliz privilégio das contínuas visitas que empreendemos, juntamente com a esposa, durante mais de 20 anos ao notável médium nos dois centros em que ele atuou em Uberaba e no C.E. União, de São Paulo.

Inclusive, essa foi a motivação para elaborarmos o novo livro que traz também de forma inédita, a apreciação de episódios que vivemos durante o período de 16 anos após a desencarnação de Chico. 

Em síntese, entendemos que se faz necessário o chamamento: para a valorização do estudo das obras de Allan Kardec e de Chico Xavier; para a coerência entre tais obras; para a humildade e dedicação de Chico; para a simplicidade do cristianismo primitivo; para se repensar o formalismo e alguns focos em aparências, vigentes na atualidade.

Para concluir, transcrevemos frase de nosso livro, proferida por Chico nos idos de 1977: “Sou sempre um Chico Xavier lutando para criar um Chico Xavier renovado em Jesus e, pelo que vejo, está muito longe de aparecer como espero e preciso...”

(*) Ex-presidente da USE-SP e da FEB; ex-membro da Comissão Executiva do CEI.

 

DE:

http://grupochicoxavier.com.br/mes-de-homenagens-a-chico-xavier-e-suas-obras/

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

Chico Xavier, o médium-exemplo,  participando do Culto do Evangelho no Lar da família Perácio.

Imagem cedida por Oceano Vieira de Melo

 

Palestra no C.E. Cairbar Schutel

Assis, SP

image.png

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestra na A.E.E. Emmanuel

Rio Claro, SP

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Programação do C.E. Vovô Nestor

Campinas, SP

Centro Espírita Vovô Nestor convida para a palestra do dia 12 de maio às 10 horas.

Veja  aqui as próximas palestras programadas.

Veja todas as atividades:  www.cevovonestor.org.br

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

Programação da APES-

Associação Parisiense de Estudos Espíritas. Paris, França

 

Chère Madame, Cher Monsieur,

 

La direction de l’Association Parisienne d’Etudes Spirites – A.P.E.S. a un grand plaisir de vous faire connaître la programmation d'activités de son centre spirite pour le mois de MAI 2019. Veuillez trouver en pièce jointe sa programmation détaillée. 

 

Pour ce mois de MAI 2019, les exposés qui seront présentées nous invitent à porter un nouveau regard intime sur nous mêmes. C'est un regard bienveillant, et nécessaire, sur nous-mêmes pour nous aider à avancer sur la connaissance de notre essence spirituelle. 

Voici en bref le thèmes de ces exposés  : 

- La recette du bonheur selon le Spiritisme

- Le psychisme humain : champs énergétiques sur différents niveaux des vibrations

- Les lois morales et divines selon le Spiritisme

- Les animaux et les hommes : l'âme, le libre-arbitre, etc...

- ETRE SPIRITE. La quête de la perfection moral

- Le Livre des Esprits : les causes premières : DIEU

 

 

 Le RDV du 3e samedi du mois, de 15 à 17 heures, le 18 MAI 2019 : pendant 2 heures des médiums de l’APES sont à la disposition de personnes présentes pour échanger de vive voix et pour répondre à leurs interrogations sur le Spiritisme et la Médiumnité. L'accueil du public à partir de 14h30. 

 

La Bibliothèque spirite est ouverte au public les jours de réunions publiques 30 minutes avant et après la réunion pour consultation et prêt de livres à ses lecteurs. Si vous souhaitez devenir lecteur de la bibliothèque demandez un dossier d'inscription lors de la réunion publique.

 

Un grand merci, à tous ceux et celles qui vont présenter des exposés en permettant ainsi que les portes de notre centre spirite APES restent ouvertes pour accueillir à tous tout au long de ce mois de MAI 2019.  

 

Au plaisir de vous accueillir nombreux lors de réunions publique de notre centre spirite - APES

 

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

22 rue des laitières - 94300 Vincennes

 

Réunions publiques, fermé les jours fériés, accès libre et gratuit :

- Chaque vendredi soir de 20h00 à 22h00

- Le deuxième et dernier samedi du mois de 15h00 à 17h00

- Chaque troisième samedi du mois de 11h00 à 13h00

Accueil du public 30 minutes avant le début de la réunion.


Plus d'information par téléphone au 01 41 93 17 08 ou 07 82 09 71 58
ou sur notre site internet 
http://www.apes-asso.fr

 

 

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

 

 

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

Programação na Seara Espírita Renascer

Piracicaba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Fabio Dionisi no Facebook [[email protected]])

 

IBEM- Instituto Brasileiro de Educação Moral

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse:

http://ibemeduca.com.br/cursos-on-line/?fbclid=IwAR3TpjZ9PYRD-1qilmniYDg2_JQdLlXddvCEk3oliJSmfqEcdbYQDwkUR1I

 

 

 

16º. Encontro de Espiritismo em

Jacareí, SP

 

(Informações recebidas em email de Carlos Monteoliva [[email protected]])

 

29º. Concurso de Poesia com Temática Espírita

São Paulo, SP

 

           Estão abertas as inscrições para o 29o. Concurso de Poesia com Temática Espírita, da Arte Poética Castro Alves.

        Até o dia 30 de setembro de 2019, os concorrentes deverão endereçar as poesias (por carta ou por e-mail), para o endereço: por carta: Caixa Postal 65077, CEP 01318-970, São Paulo (SP).  Por e-mail: [email protected] , com os seguintes dados: nome e endereço completo, uma pequena biografia e cópia do RG.

        O Prêmio Castro Alves será entregue aos contemplados no dia 23 de novembro, (sábado) às 15 horas, no Salão Bezerra de Menezes, da Federação Espírita do Estado de São Paulo,   Rua Santo Amaro, 370, Bela Vista, São Paulo (SP), em evento que será apresentado por José Damião, Vanessa Cavalcanti e Guiomar Sant'Anna, da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior. Parte artística: Vânia Rosa Malandrino, pianista.  

 

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Luxemburgo

 

 

 

(Informações recebidas em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

Programação de palestras no GEBEM

Guarulhos, SP

 

 

(Com informações em Phamela Silva [[email protected]])

 

Palestra Musical no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

 

Palestra Musical. Livre. Com Ricardo E Eduardo

 

 

TERÇA-FEIRA,  14-05-2019, ÀS 19H30MIN.

RUA MAURO 76, PRÓXIMO DO METRO SAÚDE

 

 

(Com informações de Lu Abrahão)

 

Acesse release, pré-venda  e fotos do Filme Kardec

Clique no link

 

CLIQUE AQUI:

https://drive.google.com/drive/folders/1_oty-s3ns4bsGmIZEKO225ZFk9yA49A4

 

 

 

 

 

 

Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

Clique:

http://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

Informações do Remanso Fraterno

Niterói, RJ

Prezado(a) ISMAEL GOBBO,

No dia 19 de maio teremos uma deliciosa feijoada no Remanso Fraterno.

Aproveite a chance de comer bem, rever amigos e ainda ajudar o Remanso Fraterno!

Não fique de fora dessa!

  

 

Venda de Convites (até 14/05):

Secretaria da SEF

Rua Passo da Pátria, 38, São Domingos - Niterói - RJ

Telefone: (21) 2717-8235

 

Compre Online com opções de pagamento via boleto ou Cartão de Crédito pelo PagSeguro

 

Obs.: Não serão vendidos ingressos no dia do evento.

 

Conheça o Remanso - http://remansofraterno.org.br/remanso

Atenciosamente,  

Logo SEF

 Logo Remanso Fraterno

Rua Passo da Pátria, 38 - São Domingos - Niterói/RJ
CEP: 24210-240
Telefone: +55 21 2717-8235
E-mail: [email protected]

Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601
Várzea das Moças - Niterói/RJ
Tel.: +55 21 2609-9930
E-mail: [email protected]

 Não deseja mais receber nossos Boletins de Notícias? Cancelar Assinatura 

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Ah, essas mães!

Quando nos vem à mente uma figura de mãe, sempre surge acompanhada de um misto de divino e humano.

É muito rara a pessoa que não se comova diante da lembrança de sua mãe.

Meninos que abandonaram o lar por motivos variados, e vivem nas ruas, quando evocam suas mães, uma onda de ternura lhes invade o ser.

Por que será que as mães são essas criaturas tão especiais?

Talvez seja porque elas têm o dom da renúncia...

Uma mãe consegue abrir mão de seus interesses para atender esse serzinho indefeso e carente que carrega nos braços.

Mas as mães também têm outras características muito especiais.

Um coração de mãe é compassivo. A mãe sempre encontra um jeito de socorrer seu filho, mesmo quando a vigilância do pai é intensa.

Ela alivia o castigo, esconde as traquinagens, defende, protege, arruma uns trocos a mais.

Sim, uma mãe sempre tem algum dinheiro guardado, mesmo convivendo com extrema necessidade, quando se trata de socorrer um filho.

Mães são excelentes guarda-costas. Estão sempre alertas para defender seu filho do coleguinha terrorista, que quer puxar seu cabelo ou obrigá-lo a emprestar seu brinquedo predileto...

Quando a criança tem um pesadelo no meio da noite, e o medo apavora, é a mãe que corre para acudir.

As mães são um pouco fadas, pois um abraço seu cura qualquer sofrimento, e seu beijo é um santo remédio contra a dor...

Para os filhos, mesmo crescidos, a oração de mãe continua tendo o poder de remover qualquer dificuldade, resolver qualquer problema, afastar qualquer mal.

No entender dos filhos, as mães têm ligação direta com Deus, pois tudo o que elas pedem, Deus atende.

O respeito às mães perdura até nos lugares de onde a esperança fugiu.

Onde a polícia não entra, as mães têm livre acesso, ainda que seja para puxar a orelha do filho que se desviou do caminho reto.

Até o filho bandido respeita sua mãe, e lhe reverencia a imagem quando ela já viajou para o outro lado da vida.

Existem mães que são verdadeiras escultoras. Sabem retirar da pedra bruta, que lhe chega aos braços, a mais perfeita escultura, trabalhando com o cinzel do amor e o cadinho da ternura.

*   *   *

Ah, essas mães!

Ao mesmo tempo em que têm algo de fadas, também têm algo de bruxas...

Elas adivinham coisas a respeito de seus filhos, que eles desejam esconder de si mesmos.

Sabem quando querem fugir dos compromissos, inventam desculpas e tentam enganar com suas falsas histórias...

É que os filhos se esquecem de que viveram nove meses no ventre de suas mães, e por isso elas os conhecem tão bem.

Ah, essas mães!

Mães são essas criaturas especiais, que Deus dotou com um pouco de cada virtude, para atender as criaturas, não menos especiais, que são as crianças.

As mães adivinham que a sua missão é a mais importante da face da Terra, pois é em seus braços que Deus deposita suas joias, para que fiquem ainda mais brilhantes.

Talvez seja por essa razão que Deus dotou as mães com sensibilidade e valentia, coragem e resignação, renúncia e ousadia, afeto e firmeza.

Todas essas são forças para que cumpram a grande missão de ser mãe.

E ser mãe significa ser cocriadora com Deus, e ter a oportunidade de construir um mundo melhor com essas pedras preciosas chamadas filhos...

Redação do Momento Espírita.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 11, ed. FEP.
Em 8.5.2019.

 

(Copiado do site Feparana)

Uma mãe. Bronze de Pasquale Sgandurra. 1898?. Museu de Arte Italiano. Lima, Peru.  Foto Ismael Gobbo

A virgem com o menino. Escultura em madeira policromada. Anônimo,  século XVII Palácio Arcebispal. Lima, Perú.

Foto Ismael Gobbo  

 

Homenagem

 

Pedro de Camargo (Vinicius)

 

Pedro de Camargo (Vinicius)

Imagem: O Clarim

 

Nascido no dia 7 de maio de 1878, na cidade de Piracicaba, Estado de S. Paulo, e desencarnado no dia 11 de outubro de 1966, na cidade de São Paulo.

 

Não se pode fazer o esboço histórico do Espiritismo no Estado de S. Paulo, na primeira metade do presente século, sem levar em consideração a personalidade inconfundível de Pedro de Camargo, mais conhecido pelo pseudônimo de Vinícius.

 

Os seus primeiros anos de escolaridade foram feitos no Colégio Piracicabano, educandário de orientação metodista, de fundação norte- americana. A diretora do estabelecimento era então a missionária Martha H. Watts, de quem Pedro de Camargo guardou sempre as mais caras recordações e grande admiração. São dele as seguintes palavras extraídas de um artigo que escreveu por ocasião da desencarnação daquela missionária, ocorrida nos Estados Unidos: "Sempre que se oferecia ensejo de inocular princípios de virtude e regras de moral, era quando se mostrava admirável, comprovando a rara e excepcional competência de que fora dotada para exercer tão sublime missão.

 

Eu bem me lembro que perto de Miss Watts ninguém era capaz de mentir ou dissimular; as traquinadas e travessuras, escondidas cautelosamente, eram- lhe fielmente narradas quando nos interpelava, tal o império que sobre nós sabia exercer, sem jamais usar para isso de outro meio que não a força do bem e o devotamento com que praticava seu sagrado sacerdócio.

 

Muito lhe deve a sociedade piracicabana; muito lhe devem seus ex- alunos; muito lhe devo eu.

 

Os princípios salutares de moral que me ministrou, assim como os conselhos elevados que me dispensou com tanto carinho e solicitude durante minha infância, repercutem- me ainda na alma como uma voz amiga que me dirige os passos, e por isso, ao saber que ela já não mais vive na Terra, rendo- lhe este preito de homenagem, simples e singelo, porém sincero e verdadeiro, como que desfolhando sobre a campa da querida mestra umas pétalas humildes que em seguida o vento arrebatará, mas cujo tênue perfume chegará até ela, levando- lhe o penhor de minha gratidão pelo muito que de suas benfazejas mãos recebi."

 

Durante muitos anos, Pedro de Camargo presidiu a Sociedade de Cultura Artística, de Piracicaba, tendo a oportunidade de levar para lá famosos artistas.

 

Jamais teve tendência para a política. Chegou a assumir uma cadeira de Vereador, na Câmara Municipal de Piracicaba, eleito por indicação do extinto Partido Republicano. Como não quisesse "seguir outra disciplina que não fosse a do dever, e ouvir outra voz que não a da razão e da consciência", dizia ele mais tarde -- esse critério não serviu ao Partido, por isso não o quiseram mais.

 

Os estudos blíblicos eram metódicos no Colégio Piracicabano, de maneira que Pedro de Camargo se tornou um dos maiores entusiastas dessa matéria, tornando- se mais tarde uma das maiores autoridades no trato da exegese evangélica.

 

No ano de 1904, foi fundada em Piracicaba a primeira instituição espírita da cidade, com o nome de Igreja Espírita Fora da Caridade não há Salvação. Dentre os seus fundadores salientava- se a figura veneranda de João Leão Pitta. O funcionamento dessa tradicional instituição acarretou a esse pioneiro uma série de perseguições movidas por inspiração de outras entidades religiosas, chegando ao ponto de não conseguir nem mesmo um emprego, tão necessário para o amparo de sua família, a qual ficou mais de um ano na eminência de completo desamparo.

 

Um ano mais tarde, em 1905, Pedro de Camargo interessou- se pelo Espiritismo, uma vez que nele encontrou a solução para tudo aquilo que constituía incógnitas em seu Espírito. Tomando conhecimento do que sucedia com Leão Pitta, prontamente o empregou em sua loja de ferragens e, como segundo passo, desfez a secção de armas de fogo que representava apreciável fonte de renda em seu estabelecimento comercial.

 

Durante cerca de trinta anos, Pedro de Camargo desenvolveu, em sua cidade natal, profícuo e intenso trabalho de divulgação das verdades evangélicas à luz da Doutrina Espírita. Nessa época passou a adotar o pseudônimo de Vinícius; suas preleções eram estenografadas e logo em seguida largamente difundidas, fazendo com que sua fama se propagasse por toda a circunvizinhança.

 

No ano de 1938, transferiu seu domicílio para a cidade de S. Paulo. Ali substituiu o confrade Moreira Machado na presidência da União Federativa Espírita Paulista e, juntamente com Thietre Diniz Cintra, fundou uma escola para evangelização da infância e juventude, tendo para tanto elaborado normas e diretrizes para esse gênero de educação.

 

Em 1939 tornou- se um dos diretores do Programa Radiofônico Espírita Evangélico do Brasil, levado ao ar, diariamente, através da Rádio Educadora de S. Paulo. Em 31 de março de 1940, quando a União Federativa Espírita Paulista fundou a Rádio Piratininga, emissora de cunho nitidamente espírita, Vinícius foi eleito seu diretor- superintendente e, em companhia de outros valores do Espiritismo paulista, orientou aquela emissora e seu programa espírita diário até o ano de 1942.

 

Nessa época Vinícius já havia se integrado na Federação Espírita do Estado de S. Paulo, tornando- se um dos seus conselheiros e ali introduzindo as suas "Tertúlias Evangélicas", realizadas todos os domingos de manhã, com apreciável assistência que invariavelmente superlotava o seu salão.

 

Durante muitos anos, foi delegado da Federação Espírita Brasileira, em S. Paulo, representando- a em todas as solenidades onde a sua presença se fazia necessária.

 

Quando a Federação Espírita do Estado de S. Paulo, em março de 1944, lançou o seu órgão "O Semeador", Vinícius foi designado seu diretor- gerente, cargo que desempenhou durante mais de uma década, emprestando àquele jornal a sua costumada cooperação.

 

Em outubro de 1949, em companhia de Carlos Jordão da Silva, integrou a representação do Estado de S. Paulo junto ao II Congresso Espírita Pan- americano, conclave de grande repercussão que se realizou no Rio de Janeiro. No ensejo desse acontecimento, reuniram- se na antiga Capital Federal várias representações de entidades espíritas de âmbito estadual, as quais, numa feliz gestão, conseguiram materializar o sonho de muitos seareiros espíritas, criando o Conselho Federativo Nacional e assinando o célebre Pacto Áureo de Unificação. Pedro de Camargo foi um dos signatários desse importante instrumento de pacificação espírita nacional, no dia 5 de outubro de 1949.

 

Vinícius foi assíduo colaborador de numerosos órgãos espíritas. De sua bibliografia destacamos os livros: "Em torno do Mestre", "Na Seara do Mestre", "Nas Pegadas do Mestre", "Na Escola do Mestre, "O Mestre na Educação", e "Em Busca do Mestre", obras de marcante relevância no campo da divulgação evangélico- doutrinária.

 

A sua ação se fez sentir vigorosamente quando se cogitou da fundação de uma instituição educacional espírita. Lutou durante muitos anos por esse ideal. Exultou- se com a fundação do Educandário Pestalozzi, na cidade de França, entretanto, o seu sonho concretizou- se quando da fundação do "Instituto Espírita de Educação", do qual foi presidente. No âmbito desse instituto foi fundado o "Externato Hilário Ribeiro", em cuja direção permaneceu até o ano de 1962.

 

A par de todas essas atividades, Pedro de Camargo ocupava assiduamente as tribunas das instituições espíritas, principalmente as da Capital do Estado, tornando- se um dos oradores mais requisitados e o que sempre conseguia atrair maior assistência. Homem dotado de ilibado caráter, comedido em suas atitudes e de moral inatacável, tornou- se, de direito e de fato, verdadeira bandeira do movimento espírita. Quando seu nome figurava à testa de qualquer realização, esta infundia confiança e respeito, dada a indiscutível projeção do seu nome e a sua qualidade de paladino das causas boas e nobres.

 

Vinícius também teve notória atuação no campo da assistência social espírita, situando, entretanto, em primeiro plano o trabalho em prol do esclarecimento evangélico- doutrinário, imprescindível à iluminação interior dos homens.

 

Grandes Vultos do Espiritismo

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

Rio Piracicaba. Piracicaba, SP. Cidade natal de Pedro de Camargo (Vinicius). Foto Ismael Gobbo

Pedro de Camargo (Vinicius) se tornou espírita por influência de João Leão Pitta. Imagem internet

João Leão Pitta

 

G.E. Fora da Caridade não há Salvação, fundado por João Leão Pitta. Piracicaba, SP

Imagem/fonte: http://www.usepiracicaba.com.br/institucional/casa-espirita?id=20

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]