Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 13 de março de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:



http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/13-03-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

12-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/12-03-2019.htm

11-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/11-03-2019.htm

09-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/09-03-2019.htm

08-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/08-03-2019.htm

07-03-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/07-03-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

 

 

Texto copiado do site Febnet)

 

John Worth Edmonds

Copiado de Autores Espíritas Clássicos

 

Em 1853, quando a popular canção "Spirit Rappings" foi publicada, o espiritualismo era objeto de intensa curiosidade.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Spiritualism#/media/File:Spirit_rappings_coverpage_to_sheet_music_1853.jpg

Allan Kardec. Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec#/media/File:Allan_Kardec_L%27Illustration_10_avril_1869.jpg

 

Biografia de John Worth Edmonds

O jurista norte-americano John Worth Edmonds, presidente da Suprema Corte de Nova York era, em 1851, um dos homens mais respeitados dos Estados Unidos. Tratava-se de uma pessoa notória e de reconhecido senso critico. Vale ressaltar que era um materialista convicto e que sempre desdenhara os prováveis contatos com o mundo dos Espíritos.

Em seu relato/testemunho com vários trechos registrados no livro História do Espiritismo, de Arthur Conan Doyle, o juiz afirmou que, em janeiro de 1851, fora convidado para assistir às “batidas de Rochester”; diz ele que aceitou para “ser atencioso e para matar uma hora de tédio”.

A partir das observações em Rochester, Edmonds partiu para suas experimentações que duraram quatro meses. Neste período, os fenômenos foram registrados e comparados; buscava o juiz qualquer inconsistência ou contradição.

Ele se espantava porque, algumas pessoas que assistiam como ele as demonstrações, criam mesmo tendo participado de apenas uma ou duas sessões e, por outro lado, outros descriam completamente não importando o número de reuniões que participassem. O juiz persistiu em se negar a crer “enquanto não tivesse o mais irrefragável das provas”.

A prova pedida veio em uma reunião de 23 de abril de 1851. Extraímos o trecho a seguir do livro “As Mesas Girantes e o Espiritismo”, de Zêus Wantuil:

Fiz parte de um grupo de nove pessoas e nos assentamos em torno de uma mesa colocada no meio do quarto, sobre a qual se achava um lampião aceso. Um outro lampião permanecia em cima da lareira.

Dentro em pouco a mesa foi elevada pelo menos a um pé do soalho, e sacudida para frente e para trás, com largo desembaraço. Alguns de nós tentamos retê-la, empregando toda a força de que dispúnhamos, mas em vão. Afastamo-nos todos para longe da mesa e, à luz dos dois lampiões, vimos este pesado móvel de acaju suspenso no ar.

Tomei a resolução de prosseguir essas investigações, decidido a esclarecer o público, pois pensava que tudo não passasse de ilusão; minhas pesquisas, porém, me conduziram a um resultado totalmente oposto.

A partir do momento que concluiu pela veracidade dos fenômenos, ele renunciou a posição de juiz da Suprema Corte de Nova York. Em 1853, publicou o artigo “To the Public” (Ao Público), no New York Courier, onde confessou sua conversão ao Espiritualismo e relacionou suas experimentações. Em agosto daquele ano, ele destinou uma carta ao jornal New York Herald, onde novamente defendeu as suas posições.

Durante os anos de 1853 e 1854, Edmonds desenvolveu sua mediunidade. Junto a um grupo de amigos ele recebeu orientações do Espírito que fora Emanuel Swedenborg; o resultado foi a publicação de dois volumes que receberam o nome de “Spiritualism”, Volumes I e II.

Tais obras foram publicadas com a colaboração de seu companheiro de crença, o médico norte-americano George T. Dexter.

Estes volumes atingiram enorme sucesso, com várias edições, sendo impressas. Eles são na verdade, alguns dos mais fascinantes e informativos da literatura jamais publicadas sobre o Espiritismo, uma obrigação para todos os estudantes do assunto.  Infelizmente, eles estão fora de catálogos por décadas.

Além de seus próprios dons mediúnicos, a filha do juiz, Laura, se tornou uma médium de transe.  Ela desenvolveu incríveis poderes musicais e o dom de línguas.

Embora pudesse só falava inglês e um pouco de francês, enquanto em transe provocado pelo Espírito falava nove línguas diferentes, com grande fluência: Espanhol, Francês, Grego, Italiano, Português, Latim, Húngaro, e também dialetos indígenas foram identificados. 

O pesquisador, naturalista, geógrafo, antropólogo, critico social e co-criador da Teoria da Evolução das Espécies, o gaulês Alfred Russel Wallace, interessou-se pela mediunidade de Laura e relatou o trecho seguinte que lhe foi descrito pelo juiz Edmonds, e por nós extraído do livro O Fenômeno Espírita, de Gabriel Delanne:

Temos ainda a acrescentar um relatório que será, talvez, para muitas pessoas a prova mais convincente de todas as experiências desse magistrado. Sua própria filha tornou-se médium e pôs-se a falar línguas estrangeiras que lhe eram totalmente desconhecidas.

Ele exprime-se do seguinte modo sobre o assunto: Ela não dominava outro idioma além do seu, salvo ligeiro conhecimento de francês, aprendido na escola. Não obstante isso, tem conversado frequentemente em nove ou dez línguas diferentes, muitas vezes durante uma hora, com a segurança e a facilidade de uma pessoa falando sua própria língua. Não é raro que estrangeiros se entretenham, por seu intermédio, com seus amigos espirituais e em seu próprio idioma.

Cumpre-nos dizer como se passou tal fato em uma dessas circunstâncias. Uma noite, em que doze ou quatorze pessoas se achavam em meu pequeno salão, o Sr. E. D. Green, artista desta cidade, foi introduzido em companhia de um cavalheiro que se apresentou como sendo Evan Gelides, natural da Grécia.

Pouco depois um Espírito falou-lhe em língua inglesa, por intermédio de Laura, e tantas coisas lhe disse que ele reconheceu estar por seu intermédio em relação com um amigo que falecera em sua casa, alguns anos antes, mas de que ninguém tinha ouvido falar.

Nessa ocasião, por intermédio de Laura, o Espírito disse algumas palavras e pronunciou diversas máximas gregas, até que, enfim, o Sr. E. perguntou se ele poderia ser compreendido quando falasse grego? O resto da conversação foi, durante mais de uma hora, da parte do Sr. E. inteiramente em língua grega. Laura também falava em grego e, algumas vezes, em inglês.

Em certos momentos, Laura não compreendia a idéia sobre a qual ela ou o senhor Gelides falavam; mas, em outras ocasiões, a compreendia, posto que falasse em grego e ela própria se servisse de termos em grego.

Vários outros casos são conhecidos e está averiguado que esta jovem tem falado as línguas espanhola, francesa, grega, italiana, portuguesa, latina húngara, hindu, assim como outras que eram desconhecidas de todas as pessoas presentes. Isto não é de forma alguma um caso isolado: apóia-se numa autoridade e em testemunho absolutamente irrecusável. Um pai deve saber ou não se a sua própria filha aprendeu a falar corretamente oito idiomas além da sua língua natal.

O juiz Edmonds não fugiu à verdade e testemunhou os fatos que experimentara, demonstrando coragem e desprendimento. O seu papel foi de grande importância, pois com sua credibilidade “abriu as portas” para que outros se ocupassem da investigação dos fatos, além de propiciar mais segurança para os médiuns que, em muitas oportunidades, se viram ameaçados de agressões físicas, quando demonstravam os fenômenos mediúnicos e eram acusados de fraudadores.

Apesar de sua carreira jurídica e política e a sua incrível inteligência ainda mais surpreendente, a imprensa da época e o público do seu tempo, condenou-o por seu apoio ao Espiritismo e, principalmente, por seu apoio das irmãs Fox e as batidas de Rochester.

Paulo Alves de Godoy - Os Grandes Vultos do Espiritismo

(Texto copiado do site Autores Espíritas Clássicos:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/autores%20espiritas%20classicos%20%20diversos/John%20Worth%20Edmonds/John%20W.%20Edmonds.htm)

Irmãs Fox, protagonistas dos Fenômenos de Hydesville, EUA.

Os espíritos se comunicavam através das batidas (tiptologia), uma espécie de alfabeto através das pancadas.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Fox_sisters#/media/File:Fox_sisters_mediums.png

A casa das irmãs Fox em Hydesville. EUA.

Imagem/fonte: https://www.smithsonianmag.com/history/the-fox-sisters-and-the-rap-on-spiritualism-99663697/

 

A lição do trigal

 

O trigal maduro parecia um mar imenso a ondular ao sabor do vento que brincava com as hastes.

Logo mais, seria a época da colheita e, desejando mostrar ao filho a beleza natural, o lavrador o chamou para percorrer os campos.

O rapazinho foi se extasiando com a paisagem, sempre mais bela e mais rica.

Observador atento, de vez em quando se detinha um tanto mais em alguns locais.

Após algum tempo de caminhada, perguntou ao pai:

Meu pai, por que é que algumas espigas de trigo estão inclinadas para o chão, enquanto outras estão de cabeça erguida?

O lavrador se abaixou e colheu uma espiga. Justamente uma das que se encontrava curvada. Mostrando-a ao filho, explicou:

Repara, meu filho. Esta espiga, que estava inclinada, quase encostando no chão, está perfeita e cheia de grãos. Observa aquela outra, que se levanta com tanto orgulho do trigal. Está seca e imprestável.

Na nossa vida, isso também acontece, às vezes. Os que apresentamos orgulho excessivo somos ocos, nulos, enquanto os humildes são valorosos e úteis.

O orgulho é um mal que habitualmente gera a ambição, que é o desejo imoderado de cargos, honrarias, poder, destaque.

Eis uma grande lição, meu filho. Não se permita, jamais, o orgulho. É um grande mal e precisa ser combatido.

Existem algumas regras que podem nos auxiliar a contermos nosso orgulho, reconhecendo o que somos, valorizando-nos, mas jamais nos acreditando melhores ou superiores aos demais.

Primeiro item é buscarmos o autoconhecimento. É impossível nos examinarmos sinceramente e não reconhecer as próprias falhas.

Segundo, pensarmos na insignificância e na transição de todas as coisas que constituem motivo de orgulho na Terra.

As riquezas, por exemplo. Não são eternas e transitam, com rapidez, de determinadas mãos para outras.

Famílias abastadas sofrem derrocadas financeiras, enquanto criaturas que pareciam quase nada possuir, se destacam, alcançando tópicos não imaginados.

Sem se falar que, com a morte, todos os bens, títulos, haveres, permanecem na Terra. Seguem com o Espírito somente as virtudes e paixões, isto é, o bem que construímos e o mal que para nós mesmos criamos.

Terceiro, recordarmos o exemplo de Jesus, perfeito modelo da humildade.

Ele, o Rei Solar, nosso Governador planetário, veio até nós, viveu conosco, entregando-se ao trabalho de carpinteiro.

E para a sua missão de amor, se identificou como o Pastor, que cuida das ovelhas. Maior de todos nós, apresentou-se como o Servidor.

Finalmente, aceitar posições modestas para desempenho de tarefas anônimas, que a muitos beneficiam.

*   *   *

Sigamos nosso Modelo e Guia. Nossa passagem pela Terra é transitória, como todas as coisas do mundo.

Basta que grandes ventos se apresentem para destruir o que demoramos anos para edificar. Os temporais, as enxurradas, o inverno impiedoso ou a estiagem demorada são agentes do tempo sobre os quais não temos poder.

Lembremos da fragilidade humana e de que, para viver a cada dia, dependemos totalmente da Providência e da Misericórdia Divinas.

Pensemos nisso e sejamos menos orgulhosos.

Redação do Momento Espírita, com base no cap.
As espigas de trigo, do livro Lendas do céu e da Terra,
de Malba Tahan, ed. Record.
Em 12.3.2019.

 

(Copiado do site Feparana)

 

Plantação de tribo na região de Cambé, PR. Foto Ismael Gobbo.

A colheita. Óleo sobre tela de Vincent van Gogh. 1888.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vincent_van_Gogh_-_De_oogst_-_Google_Art_Project.jpg

Trigo. Óleo sobre tela de John Linnell. 1860.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_Linnell_-_Wheat_-_Google_Art_Project.jpg

 

 XXI Conferência Estadual Espírita.

Pinhais, PR

 

Programação na AKDS- “Allan Kardec Doctrinal Society of

 New York”. Nova Iorque, EUA  

 

 

 

Adquira já o seu convite em nossa casa ou faça reserva pelo email: [email protected] 

 

 

(Informação em https://shoutout.wix.com/so/eaMblyzMc?cid=cbcc01b8-c97a-4187-90f6-45605a47fb95#/main)

 

Vídeo de palestra na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

Colatina, ES

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=zuPxV55__kw&fbclid=IwAR3N9O8T-rSAlCsSn1yla9fVxMhZtKjj1Twyoxxlc-s_MDjVbpeSSB56fAs

 

 

 

(Com informações de Carlos José Pretti Leal [[email protected]])

 

Biografia de Dona Linda Dias de Almeida no site FEPARANA

 

Acesse:

http://www.feparana.com.br/topico/?topico=2808

 

Linda Dias de Almeida

 

Roda de Conversa no C.E. O Clarim

Matão, SP

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, texto

 

 

(Com informações de O Clarim e de Orson Peter Carrara)

 

Palestra na Casa da Caridade “Vovô Pedro”

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Orador Orson Peter Carrara em

Niterói, RJ

 

 

(Com informações de Orson Peter Carrara)

 

Site da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul

Acesse no link

 

Clique aqui:

https://fems.org.br/

 

 

Seminário “Visão Filosófica do Espiritismo”

Araraquara, SP  

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

 

(Informação de Sandra Fiore)

 

Programação no Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP  

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

Publicação da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 546

TRÊS LAGOAS/MS – 12 A 19/MARÇO/2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

BELEM / CARANDIRU / CENTRO / CHÁCARA MAFALDA / INDIANÁPOLIS /

ITAIM BIBI / ITAQUERA / JABAQUARA / JAÇANÃ / JD DA GLÓRIA /

JD MALIA / LAPA / MORUMBI / MOOCA / PQ PERUCHE / PLANALTO PAULISTA /

SANTANA / TATUAPÉ / VL ARICANDUVA / VL CÍSPER / VL MAZZEI /

VL RÉ / VL TALARICO

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

AMERICANA / APARECIDA D’OESTE / ARAÇATUBA / ARARAQUARA / ARUJÁ /

AVANHANDAVA / BARRETOS / BARUERI / BAURU / BERTIOGA / BILAC /

BIRIGUI / CÂNDIDO MOTA / CARAPICUIBA / ECHAPORÃ

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FERNANDÓPOLIS / FRANCA / GÁLIA / GARÇA / GUARUJÁ / GUARULHOS /

INDAIATUBA / ITAGUÁ / ITAPIRA / ITU / JALES / LUPÉRCIO / MACATUBA /

MARÍLIA / MAUÁ / MINEIROS DO TIETÊ / NOVA ODESSA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

PANORAMA / PARANAPUÃ / PEDERNEIRAS / PENÁPOLIS / PIRACICABA / PONGAÍ /

POPULINA / PROMISSÃO / RIBEIRÃO PRETO / RIO CLARO / RIOLÂNDIA / SABINO /

SANTA FÉ DO SUL / SANTO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO CAETANO DO SUL / SÃO CARLOS /

SÃO JOAQUIM DA BARRA / SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SÃO VICENTE /

TEODORO SAMPAIO / VOTUPORANGA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > COLÉGIO / HUMAITÁ / JACAREPAGUÁ / MEIER / PECHINCHA /

TIJUCA / VAZ LOBO / VL VALQUEIRE

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > ARARUAMA / BARRA MANSA / CABO FRIO / DUQUE DE CAXIAS/

MESQUITA / NITERÓI / NOVA FRIBURGO / NOVA IGUAÇU / RIO DAS OSTRAS /

SAGUAREMA / SÃO PEDRO DA ALDEIA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

MINAS GERAIS > ARAGUARI / CAPIM BRANCO / CAXAMBU /

COROMANDEL / ESTRELA DO SUL / JUIZ DE FORA / MONTE CARMELO / MURIAÉ /

PATROCÍNIO / POÇOS DE CALDAS / SACRAMENTO / SETE LAGOAS / UBERLÂNDIA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > CURITIBA / FOZ DE IGUAÇU / GUARAPUAVA / IBIPORÃ /

JACAREZINHO / LAPA / LONDRINA / MARILUZ / PINHAIS / PONTA GROSSA /

PORTO UNIÃO / SÃO JOSÉ DOS PINHAIS / UMUARAMA

RIO GRANDE DO SUL > NOVO HAMBURGO / PORTO ALEGRE

SANTA CATARINA > BARRA VELHA / FLORIANÓPOLIS / GASPAR /

JARAGUÁ DO SUL / JOINVILLE

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA / GUARÁ I / GUARÁ II /

TAGUATINGA SUL

GOIÁS > ANAPÓLIS / LUZIÂNIA / PLANALTINA DE GOIÁS

MATO GROSSO DO SUL > CAMPO GRANDE

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA > JEQUIÉ / SALVADOR

PERNAMBUCO > RECIFE

SERGIPE > ARACAJU / ITABAIANA / LAGARTO / SIMÃO DIAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

CEARÁ > FORTALEZA

PARAÍBA > CAMPINA GRANDE

PIAUÍ > PEDRO II / PIRIPIRI / TERESINA

RIO GRANDE DO NORTE > NATAL

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAZONAS > MANAUS

RONDÔNIA > PORTO VELHO

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA > BUENOS AIRES

ESTADOS UNIDOS > DANBURY / NEWARK / NEW YORK / QUEENS NY /

FRANÇA > PARIS

INGLATERRA > BETHNAL GREEN / BOURNEMOUTH / LONDRES /

PLAISTOW / STOCKWELL

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

IRMÃOS ZANOLI – palestra e música

http://irmaoszanoli.blogspot.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

ESPIRITISMO COM KARDEC

https://www.facebook.com/groups/Espiritismo.COM.Kardec/

AGENDA ESPÍRITA BRASIL

https://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

 

Teatro: Do abismo às estrelas

São Paulo, SP

Sinopse

Um romance do imortal literato francês Victor Hugo que retorna pela psicografia de Divaldo Franco nos convidando a meditações profundas em torno dos problemas da vida.

Na peça, o público conhecerá a história de uma jovem médica que vivencia suas escolhas, contradições e consequências, em dois momentos de sua vida.

Entre outros temas, o enredo aborda a prática do aborto e da eutanásia durante  a 1ª Guerra Mundial.

Ficha técnica

Texto: Lurimar Vianna, adaptação da obra de Victor Hugo, por Divaldo Franco.

Direção: Renato Scarpin

Elenco: Carô Carvalho, Cláudia Gianini, Débora Munyz, Fernanda Guerra, Hudsonn Moreira, Maritta Cury e Vandir Pereira.

Voz em off: Divaldo Franco

Iluminação: Vanderlei Conte

Cenografia: Fábio Jerônimo

Sonorização: Na Luz Mídias

Fotos: Manacá Fotografia (Débora Freitas e Wellington Santos)

Visagismo: Cabelaria

Consultor Literário: Washington Luiz Nogueira Fernandes

Assessoria de Imprensa: Amália Pereira

Produção: Lurimar Vianna (Cia Áquila Prisca) e Maritta Cury

 

Duração: 90 minutos

Gênero: Drama

Classificação: 14 anos

Valor ingresso: 60,00 

 

Paz e Luz! 

 

Lurimar Vianna

 

Companhia Teatral Áquila Prisca

(11) 3399 4492 / 99173 7955 / 94364 1954

 

 

 

(Com informações de Aquila Prisca [[email protected]])

 

Atendamos ao bem

 

Do livro “Fonte Viva”,

Editora FEB

Médium Francisco Cândido Xavier

Ditado pelo Espírito Emmanuel

 

“Em verdade vos digo que quantas vezes o fizestes a um  destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes.”  Jesus (Mateus, 25:40) 

 

Não só pelas palavras, que podem simbolizar folhas brilhantes sobre um tronco estéril.

Não só pelo ato de crer que, por vezes, não passa de êxtase inoperante.

Não só pelos títulos, que, em muitas ocasiões, constituem possibilidades de acesso aos abusos.

Não só pelas afirmações de fé, porque, em muitos casos, as frases sonoras são gritos da alma vazia.

Não nos esqueçamos do “fazer”.

A ligação com o Cristo, a comunhão com a Divina Luz, não dependem do  modo de interpretar as revelações do Céu.

Em todas as circunstâncias do seu  apostolado de amor, Jesus procurou  buscar a atenção das criaturas, não para a forma do pensamento religioso, mas para a bondade humana.

A Boa Nova não prometia a paz da vida superior  aos que calejassem os joelhos nas penitências incompreensíveis, aos que especulassem sobre a natureza de Deus, que discutissem as coisas do Céu  por  antecipação, ou  que simplesmente pregassem as verdades eternas, mas exaltou  a posição sublime de todos os que disseminassem o amor, em nome do Todo­ Misericordioso.

Jesus não se comprometeu com os que combatessem, em seu nome, com os que humilhassem os outros, a pretexto de glorifica-­lo, ou  com os que lhe oferecessem culto espetacular, em templos de ouro e pedra, mas sim afirmou que o  menor gesto de bondade, dispensado  em seu  nome, será sempre considerado, no  Alto, como oferenda de amor endereçada a ele próprio.

 

 (Texto copiado de

http://bvespirita.com/Fonte%20Viva%20(psicografia%20Chico%20Xavier%20-%20espirito%20Emmanuel).pdf )

Parábola dos talentos. Óleo sobre tela de A.M. Mironov.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mateus_25#/media/File:Parable_of_the_Talents._Mironov.jpg

 

Artigo: Afetividade na empresa 

Prof. Alkíndar de Oliveira

 

 

 

Só podemos doar o que temos. Doa amor somente quem sabe se amar; doa
ternura somente quem sabe ser terno consigo mesmo. Mas há uma exceção: o
eminente Francisco Cândido Xavier disse que a alegria é o único sentimento que
conseguimos doar ao próximo mesmo sem possuí-la. Por exemplo, se não estamos
alegres, mas mesmo assim somos afetivos com o próximo, estaremos espalhando a
alegria, estaremos disseminando as sementes da boa convivência e,
principalmente, estaremos construindo bases sólidas para aprendermos amar a nós
próprios, e também o próximo. Donde se conclui que a afetividade precisa ser uma
das principais metas para quem quer ter uma vida com significado.


O primeiro degrau do amor chama-se afetividade. Se no ambiente profissional
não sabemos amar o próximo, é perfeitamente possível sermos afetivos. Pois é
possível sermos afetivos mesmo com pessoas que não são nossas amigas. Caro
leitor, você já não foi afetivo com uma criança desconhecida em que não nutria por
ela nem amizade e nem amor? Sendo afetivos, estamos no caminho do amor, e
assim podemos ter esperança de um mundo melhor, pois, diz categoricamente a
Psicologia Transpessoal, que em nosso mundo interior nossa essência é o amor em
sua mais pura expressão.


O excelente psicólogo corporativo Paulo Gaudêncio afirma: “Não tenho dúvida
de que o cimento das instituições é a afetividade entre os funcionários. É isso que
faz a empresa crescer.” Portanto, sermos afetivos significa estarmos “na direção
certa” em todos os segmentos de nossa vida. Então, por que não escolhermos no
mundo empresarial a direção certa? A escritora Clarice Lispector com sua admirável
sapiência disse que “mais importante do que a velocidade da mudança, é estarmos
na direção certa.”


Para construir o ninho onde o amor possa se acomodar, é preciso preparar o
espaço adequado. Indo na direção certa, a aceitação do próximo e a resignação
ativa são as argamassas da preparação deste espaço. Resignação ativa, ao
contrário da passiva, é aquela em que nos resignamos em relação ao que não pode
ser mudado, mas continuamos ativamente dando o melhor de nós na convivência
humana. A prática da resignação ativa facilita o aflorar da afetividade.


Em relação à afetividade, o médico indiano Deepak Chopra nos informa (Vida
Incondicional, Editora Best Seller), que numa experimentação científica, foi
comprovado que bebês prematuros que receberam afeto ganharam 47% a mais de
peso por dia do que os do grupo que não recebeu afeto. Como o desenvolvimento
biológico tem relação direta com o psiquismo do ser humano, então, a lógica
científica nos leva a concluir que assim como bebês que recebem afeto, melhor
gerenciam o seu mecanismo psíquico, da mesma forma o profissional que vive num
ambiente onde a afetividade se faz presente, irá também melhor gerenciar este
mecanismo. O que prova e comprova que tem base científica a afirmação do
eminente psicólogo corporativo Paulo Gaudêncio: a afetividade faz a empresa
crescer.


Portanto, se nossa afetividade na empresa ainda não for demonstração de
amor, é – pelo menos – sinal de inteligência!

 

 

(Texto recebido em email de Alkindar - Escola de Lideres [[email protected]])

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]