Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 28 de setembro de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/28-09-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

27-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/27-09-2019.htm

26-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/26-09-2019.htm

25-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/25-09-2019.htm

24-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/24-09-2019.htm

23-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/23-09-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

image023

Ilustração: Espírito, Perispírito e Corpo.

Imagem/fonte: http://visaoespiritabr.com.br/wp-content/uploads/2014/09/corpo-espirito-perispirito-3.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/24-01-2018_arquivos/image008.jpg

A morte e o avarento. Parte de um tríptico de Hieronymus Bosch.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hieronymus_Bosch_-_Death_and_the_Miser_-_Google_Art_Project.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/04-02-2019_arquivos/image019.jpg

Capa do livro: “Quem tem medo da morte?” do saudoso escritor Richard Simonetti

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/12-09-2019_arquivos/image040.jpg

A luz. Foto Ismael Gobbo

Cemitério. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/AGOSTO/13-08-2016_arquivos/image018.jpg

Pintura em sarcófago egípcio com cenas de psicostasia “Pesagem da Alma”

* Museu Nacional da Quinta da Boa Vista. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

* Foto anterior ao incêndio do museu ocorrido no dia 02 de setembro de 2018 que deve ter

destruído estae outras tantas relíquias que o famoso museu abrigava.

 

 

Psicostasia é o nome atribuído a uma cena comum representada no Livro dos Mortos que retrata a cerimónia de pesagem do coração do defunto no tribunal da deusa Maat.

De acordo com as crenças dos habitantes do Antigo Egipto, a morte física não era o fim da existência, existindo a possibilidade de uma vida no Além. Historicamente esta vida no Além esteve de início reservada ao rei, tendo a partir do Império Médio se alargado a toda a população. Contudo, para se poder aceder a esta vida era necessário ter levado uma vida de acordo com a Maet (ou Maat), conceito egípcio que traduz a ideia da ordem universal marcada pela justiça e pela harmonia.

A pesagem do coração acontecia na sala das Duas Maet (também designada como sala Duas Verdades ou sala das Duas Justiças), onde existia uma grande balança colocada num pedestal em cujo topo se encontrava um babuíno. Na sala estavam presentes Osíris, sentado no trono, e quarenta e dois juízes.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicostasia

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/26-08-2017_arquivos/image011.jpg

Foto do filme Nosso Lar gentilmente cedida por Wagner de Assis.

 

A desencarnação

 

Marta Antunes de Moura*

 

A morte do corpo físico é fenômeno natural que atinge  todos os seres da Criação, cedo ou tarde. A desencarnação acontece quando os laços peripirituais, até então mantidos enraizados, molécula a molécula no corpo físico, se desfazem, concedendo liberdade ao Espírito que passa a viver em outra dimensão da vida.

Segundo o Espiritismo,  a morte é  “[…] uma simples mudança de estado, a destruição de uma forma frágil que já não proporciona à vida as condições necessárias ao seu funcionamento e à sua evolução. […].1 Ensina igualmente:  a separação do Espírito  do corpo que lhe pertencia não é   dolorosa, sobretudo quando das mortes naturais, que decorre dos desgastes biológicos dos órgãos2, como também  não é uma separação  brusca. A “alma se desprende gradualmente e não escapa como um pássaro cativo a que se restituiu subitamente a liberdade.[…].”3  Assim,nunca é demais lembrar:

[…] A observação comprova que, no instante da morte, o desprendimento do perispírito não se completa subitamente; que se opera gradualmente e com uma lentidão muito variável conforme os indivíduos. Em uns é bastante rápido, podendo dizer-se que o momento da morte é também o da libertação, que se verifica logo após; em outros, sobretudo naqueles cuja vida foi toda material e sensual, o desprendimento é muito menos rápido, durando algumas vezes dias, semanas e até meses, o que não implica a existência, no corpo, da menor vitalidade, nem a possibilidade de um retorno à vida.  […].De fato, é racional conceber-se  que, quanto mais o Espírito se tenha  identificado com a matéria, tanto mais penoso lhe seja separar-se dela,  ao passo que a atividade intelectual e moral e a elevação dos pensamentos operam um começo de desprendimento, mesmo a vida durante o corpo.[…].4

A falência dos órgãos e o desprendimento perispírito que se segue definem o estado de transição ou de passagem de um plano para outro. Neste momento, o Espírito encontra-se inconsciente5, situação que pode perdurar por um maior ou menor espaço de tempo, da acordo com as condições pessoais de cada um.

 A chegada no plano espiritual, porém,  pode ser sofrida ou não. Trata-se de um sofrimento moral. É a alma que sofre, não o corpo, pois este transforma em matéria inerte, morta, em processo de decomposição. O  sofrimento poderá ser mais agravado se o Espírito se manter jungido ao corpo em decomposição e à vida que se extinguiu.

Situações semelhantes são encontradas em certos gêneros de suicídios, em homicídios; em desencarnantes presos a profundos remorsos, ou, ainda, em Espíritos vinculados aos prazeres da vida material, apegados excessivamente a bens e/ou pessoas. Nestas circunstâncias, a morte é vista  como uma perda irreparável, um sofrimento atroz, uma sensação de destruição total, porque ele, o Espírito, desconhece a sua própria imortalidade que existe e preexiste à morte do veículo somático.

 Situação bem diversa acontece com o Espírito que durante a existência se deixou conduzir por uma vida mais simples, sem ganâncias ou ambições exageradas; que procurou desenvolver virtudes, combatendo imperfeições; que praticou a caridade, promovendo o bem; que cumpriu os seus deveres familiares, profissionais e sociais.

 A sua desencarnação será mais amena;  os sofrimentos e as angústias do período de transição serão passageiros e breves;  a adaptação  na nova moradia será tranquila, sabendo administrar com serenidade a saudade dos entes queridos que permanecem reencarnados, e as surpresas do além-túmulo.

 Ajustado à vida no plano espiritual, o Espírito  colherá, então,  os frutos, bons ou amargos,  do que semeou durante a experiência reencarnatória, se submetendo, no final das contas, à lei de progresso. É o que nos lembra André Luiz quando aponta  o valor da desencarnação como lei divina:

Toda morte traz dor.

Sem a desencarnação, porém, não atingiríamos a renovação precisa, largando processos menos felizes de vivência ou livrando-nos da caducidade no terreno das formas.

Compreendamos, em face disso, que não podemos louvar as dificuldades que nos rodeiam, mas é imperioso reconhecer que, sem elas, eternizaríamos paixões, enganos, desequilíbrios e desacertos, motivo pelo qual será justo interpretá-las por chaves libertadoras, que funcionam em nosso Espírito, a fim de que nosso Espírito se mude para o que deve ser, mudando em si e fora de si tudo aquilo que lhe compete mudar.6

Bibliografia

  1. DENIS, Léon. O Problema do Ser, do Destino e da Dor. 1. ed. Rio de Janeiro:FEB, 2008. 1ª Parte (O Problema do Ser), cap. X (A morte), p.175.
  1. KARDEC, Allan. O livro dos espíritos.  céu e o inferno. Tradução de Evandro Noleto Bezerra.4. ed. 1. Imp. Brasília: FEB: 2013. Questão 154-comentário, pág. 113.
  1. ______. Questão 155-a, pág. 113.
  1. ______. Questão 155-a-comentário, p.114.
  1. ______. O céu e o inferno. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 1. Imp. Brasília: FEB: 2013. 2ª Parte. Cap. I, it.7,  pág. 157.
  1. XAVIER, Francisco Cândido/WORM, Fernando. Janela para a vida. 1. Ed. Porto Alegre: Francisco Spinelli, 2014. Cap. VI, , p. 128

 

* Marta Antunes Moura, coordenadora das Comissões Regionais na área da Mediunidade da Federação Espírita Brasileira (FEB), Vice-presidente da FEB.

 

(Texto copiado de https://www.febnet.org.br/blog/geral/colunistas/a-desencarnacao/)

 

Princípios redentores

 

Pelo Espírito André Luiz.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Agenda Cristã. Lição nº 02. Página 15.

 

Não se esqueça de que Deus é o tema central de nossos destinos.

Deseje o bem dos outros, tanto quanto deseja o próprio bem.

Concorde imediatamente com os adversários.

Respeite a opinião dos vizinhos.

Evite contendas desagradáveis.

Empreste sem aguardar restituição.

Dê seu concurso às boas obras, com alegria.

Não se preocupe com os caluniadores.

Agradeça ao inimigo pelo valor que ele lhe atribui.

Ajude as crianças.

Não desampare os velhos e doentes.

Pense em você, por último, em qualquer jogo de benefícios.

Desculpe sinceramente.

Não critique a ninguém.

Repare seus defeitos, antes de corrigir os alheios.

Use a fé e a prudência.

Aprenda a semear, preparando boa ceifa.

Não peça uvas ao espinheiro.

Liberte-se do peso de excessivas convenções.

Cultive a simplicidade.

Fale o menos possível, relativamente a você e a seus problemas.

Estimule as qualidades nobres dos companheiros.

Trabalhe no bem de todos.

Valorize o tempo.

Metodize o trabalho, sabendo que cada dia tem as suas obrigações.

Não se aflija.

Sirva a toda gente sem prender-se.

Seja alegre, justo e agradecido.

Jamais imponha seus pontos de vista.

Lembre-se de que o mundo não foi feito apenas para você.

As ciências sociais de hoje apresentam semelhantes princípios como novidades.

No entanto, são antigos.

Chegaram à Terra, com o Cristo, há quase vinte séculos.

Nós outros, porém, espíritos atrasados no entendimento, somos ainda tardios na aplicação.

 

 

(Texto recebido  em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Os Fariseus questionam a Jesus. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_Question_Jesus_(Les_pharisiens_questionnent_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot.jpg

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Feira do Livro Homenageia Grandes Nomes do Espiritismo

São Paulo, SP

 

A XXI Semana do Livro Espírita que o Grupo Espírita Casa do Caminho, de São Paulo, promove de 30 de setembro a 4 de outubro, contará com palestras vespertinas e noturnas de 15 conhecidos expositores. Nos seus temas estarão focalizando grandes nomes do Espiritismo, como Bezerra de Menezes, Bittencourt Sampaio, Eurípedes Barsanulfo, Chico Xavier, Hernani Guimarães Andrade, Tomaz Novelino, Heigorina Cunha, Yvonne Pereira, Inácio Ferreira e outros.

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Bate Coração- Dia 7 de novembro nos cinemas

Estação Luz Filmes e Downtown filmes

 

(Associação Estação da Luz [[email protected]])

 

Feira do Livro Espírita de

Castanhal, PA

 

De 27 de setembro a 7 de outubro ocorrerá a XXIV Feira do Livro Espírita de Castanhal, na Praça Matriz (PA), realizada pela Federação Espírita Paraense. Terá Roda de conversa todas as noites das 19h às 20h com entrada livre. Mais informações: www.paraespirita.com.br

 

(Informação copiada do site https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/feira-do-livro-espirita-de-castanhal/)

 

8ª edição do Festival de Cinema Transcendental,

em Brasília, DF.

 

Nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro ocorrerá a 8ª edição do Festival de Cinema Transcendental, em Brasília (DF), realizada pela ONG Estação da Luz. Será no Teatro Brasília Shopping e para acesso ao evento será recebido 2kg de alimento não perecível para cada filme. Mais informações: www.cinematranscendental.com.br

SERVIÇO:
8º Festival de Cinema Transcendental
Data:
 De 30 de setembro a 2 de outubro de 2019
Horário: Exibições sempre às 19h
Local: Teatro Brasília Shopping
Informações: (62) 99980.4321
Entrada gratuita, mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis antes da sessão. Espaço sujeito à lotação.

 

 

(Informação copiada em https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/luz-camera-emocao-2/)

 

8º. Encontro Estadual de Mediunidade

Roraima

 

A Federação Espírita Roraimense realizará no dia 29 de setembro o 8º Encontro Estadual da Mediunidade com o tema central “Mediunidade e transtornos mentais – Visão e terapêutica Espírita”. Será no Centro Espírita Paulo de Tarso e terá a participação dos coordenadores nacionais da Área Mediúnica da FEB, Fátima Guimarães e Jacobson Trovão. Informações pelo telefone (95) 98181-6425 ou no site www.fer.org.br

 

 

(Informação copiada de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/8o-encontro-estadual-da-mediunidade/)

 

Palestra na Congregação Espírita Maria Benta:

“Deus abençõe tua língua”. São Paulo, SP

 

Segunda-feira, 30 de setembro de 2019 de 20:00 a 21:00

Próxima semana

Congregação Espírita Maria Benta, Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara.

Próxima à estação Jabaquara do metrô.

 

 

 

(Informação em https://www.messenger.com/t/jorge.rezala)

 

Teatro: Antes só... que mal assombrado

São Paulo, SP

 

Um Espírito pra lá...de Atrapalhado

 

SINOPSE

O enredo inicia-se com um casal vivendo uma crise silenciosa no casamento. Gilberto, esposo desempregado e acomodado, depara-se com um mal entendido com Gilda, esposa sensata e dedicada. Diante das consequências de seus atos, Gilberto decide pedir ajuda à Deus, para que seus problemas sejam resolvidos e Deus permite que Afrânio, um espírito ainda estagiário, venha à Terra para esclarecer a Gilberto as reais responsabilidades para um bom relacionamento, tanto consigo; quanto às suas obrigações perante o matrimônio. Amor ao próximo, ética, cumplicidade, respeito e amor próprio serão abordados nesse espetáculo com uma dose de muito humor.

 

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Lurimar Vianna

Direção: Rogério Fabiano

Elenco: Flavio Oliveira, Marvin Tevian e Paula Zaneti

Atriz convidada: Liza Vieira

Técnico de luz e som: Gilberto Giacommuci

 

TEATRO WEST PLAZA (SP) – Sala Nicette Bruno 

Av. Francisco Matarazzo s\n , Água Branca - SP. Tel: 4858-1421

Todos os sábados de Outubro e Novembro –  Às 18h

 (exceto dia 09/11)

 

Realização: RAMA KRIYA PRODUÇÕES

11- 2081.3622 / 99503.4838

 

 

(Informação recebida em email de Humor espirita [[email protected]])

 

7º. Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade

Londres, Reino Unido

 

 

ACESSE AQUI:

https://www.facebook.com/elsa.rossi.1/videos/10157550398609183/

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/31-08-2019_arquivos/image022.jpg

Londres, Reino Unido. Foto: Laura Emília Michelin Gobbo.

 

Lançamento: " Comportamento Suicida na Infância e na Adolescência-Conhecer para Prevenir (Análise Espírita)".

 

 

 

Com muita alegria, pela boa noticia! Está sendo lançado no Brasil: " Comportamento Suicida na Infância e na Adolescência-Conhecer para Prevenir (Análise Espírita)"
, Tenho gratidão pela oportunidade de poder ter colaborado com o prefacio e um capítulo.
Obrigada Senhor por tantas bencaos. Obrigada querida autora 
Clara Lila Gonzalez de Araújo , obrigada ao CEAK de Campinas.
"Onde Comprar":
http://www.allankardec.org.br/onde-comprar/
e livro versao Kindle na 
www.amazon.com

 

(Com informações de Elsa Rossi, Londres, Reino Unido)

 

FEES. Eventos Espíritas programados para

Sergipe

 

(Informações  recebidas em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

IEEF- Seminário: Exaltação a Léon Denis

São Paulo, SP

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/106/original_Cartaz_-_Seminario_-_LeonDenis_-_2019-min.jpg?1568346794

 

 

https://emailmarketing.locaweb.com.br/accounts/31541/messages/[email protected]&c=1569376438&contact_id=2381&envelope_id=161

 

 

 

Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

Olá, amigos.

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de
Marília.

Abraços fraternais,

Donizete
 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/b8dff991-736c-4d43-ae82-1c30f098b90f.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/2fabfef9-4c40-4b14-b4ec-32491fd89edb.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/41dcc8fb-cd67-4fe8-9b17-51b9d1607aff.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/2e1b0356-5cf3-44c2-add8-36f247381b2e.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/8dfc7645-7c63-4e0c-83bb-56546dda6801.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/559ce87e-526d-4408-a2f4-b53653280657.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/997c276a-b3aa-410a-9584-4846ba637fb7.jpg

 

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/27f20545-7bd6-44ef-ae9d-09d6759cfc5a.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/f6c6ef26-a75e-4947-b100-4f03ad9162cc.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/784c4c8a-9dd7-4582-bf27-e42d642d83e0.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/22462fc3-b9b2-4293-a0db-9b0376bf3238.jpeg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/707d0eec-a709-45c9-815f-b40a6fd8a057.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/56cd6338-f36b-4471-9a66-0764fc91a6be.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/f12da051-1095-4e72-bb6e-9530e1eb8333.jpeg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/b62acc87-9d37-4187-9b22-49afe0fd19c7.jpg

 

 

Palestra no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

18o. Congresso Estadual de Espiritismo

Atibaia, SP

 

(Informação recebida de Júlia Nezu)

 

Jornal “O Farol”. Acesse nos links abaixo

Getulina, SP

 

Enviando o nosso "O Farol" de Outubro

Repassem!

Divulguem!

Leiam!

 

Endereços 

Todos: https://dabunjr.wordpress.com/o-farol/ 

Outubro: https://dabunjr.files.wordpress.com/2019/09/jornal-espc3adrita136.pdf

Vai anexo também.

 

Prestigiem as palestras do Ciclo!

 

Beijos no coração!

(Recebido em email de Reinaldo Trombini Junior [[email protected]])

 

Luz Espírita

Acesse no link abaixo

 

Clique:

http://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

 

Pizzada Beneficente do Fraternidade Espírita Gina.

São Paulo, SP

 

(Vide informações em

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206424002274603&set=gm.486010722231897&type=3&theater)

 

Pizza Beneficente em prol do C.E. Esperança e Caridade

Araçatuba, SP

 

(Com informações de Katia Calciolari)

 

Evento Beneficente do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

É amanhã!

 

Convidamos os amigos para uma tarde deliciosa em muito boa companhia com muita diversão e pizza artesanal do Chef Carlito.

 

Os recursos se destinam a ampliação de nossas instalações, para podermos fazer ainda mais.

 

Compareça, divulgue, convide os amigos  e a família.

 

Esperamos vocês

 

Dia 28/09 (sábado)

Horário: Das 16h as 20h

Local EE Mary Moraes

(em frente ao Zilda)

Contribuição: R$ 30,00 adulto e R$ 15,00 crianças de 7 a 12

 

 

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"


 

 

Não desista de você

 

Por vezes você não entende como as pessoas ainda conseguem sorrir num mundo como esse.

Anda pelas ruas e não vê graça no movimento de ir e vir das pessoas, não encontra a alegria na vivacidade das crianças e não percebe essas supostas coisas boas que a vida tem.

As notícias falam de conspirações, de golpes, de chacinas. Pioram índices disso ou daquilo. E você tem certeza de que não vale a pena investir nenhum esforço nessa existência.

Há também uma espécie de vazio aí dentro. Uma dor na boca do estômago ou nos pulmões, uma dificuldade de respirar às vezes. Você não sabe o que é. Será que todo mundo tem isso?

Você estuda por obrigação ou trabalha apenas pelo resultado financeiro. Ora, você precisa comer, precisa de um lugar para morar, comprar algumas coisas... Mas, por vezes fica pensando se vale a pena lutar por isso.

Tem vezes que come mais do que necessita, outras que fica muitas horas sem se alimentar e percebe que isso não faz muita falta. Até poderia viver sem...

Percebe que as pessoas estão se isolando. Cada um no seu canto. Por isso não fala muito de você. Aliás, pode passar horas e horas sem proferir uma única palavra.

Estamos nos escondendo atrás das telas! – Ouviu um especialista dizer. E nas suas horas livres permanece ali, naquele mundo que parece não ter fim, mas que às vezes também tem cara de imenso vazio.

A internet parece cheia de gente mas, ao mesmo tempo, vazia. Entro e saio desse suposto mundo digital do mesmo jeito – são pensamentos que lhe acodem.

Você anda cansado de tudo, de todos. As pessoas não são interessantes. Não tem paciência para quase ninguém.

De vez em quando bate uma tristeza profunda, como se abrisse um abismo no peito. Você tem vontade de chorar, mas não consegue. Não entende o que é isso. Você se sente sozinho.

*   *   *

Eis algumas palavras especiais para você.

Primeiro: não se permita a solidão prolongada. Conte com alguém para conversar, para se abrir. Alguém em quem confie, alguém para quem possa descrever essas coisas estranhas que pensa, que sente ou que vê ao seu redor.

Não perca a referência do amor, dos que lhe querem bem. Todos temos esses à nossa volta. Todos temos os que estão dispostos a nos estender a mão, ou apenas ouvir.

Você não está só.

Não fomos simplesmente abandonados num mundo que vai de mal a pior. Essa é outra visão distorcida. É uma visão terrorista que muitos se acostumaram a passar ou a aceitar. Não julgue o mundo apenas ouvindo um dos lados.

Há muito amor nas pessoas. O Universo é coordenado por amor, embora ainda tenhamos dificuldade em entender certos mecanismos de suas leis.

Veja como esta mensagem está chegando até você. Não existe coincidência, não existe acaso. Tudo está em seu devido lugar e a ajuda chega a quem precisa e na hora certa.

Não desista de você. Não desista de seus ideais, sonhos, objetivos. Se for necessário, remonte-se, reconstrua-se, peça ajuda de alguém especializado e refaça seus passos.

Perceba se sintomas que apresenta não estão ligados a algum tipo de transtorno emocional. Todos estamos sujeitos a essas dificuldades.

Finalmente, lembre que a oportunidade da encarnação é o maior tesouro que podemos ter recebido. Aproveite cada instante.

 

Redação do Momento Espírita.

Em 27.9.2019.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Solidão. Óleo sobre tela de Frederic Leighton, 1st Baron Leighton

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Frederick_Leighton_-_Solitude.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/21-06-2014_arquivos/image006.jpg

Narciso. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Michelangelo_Caravaggio_065.jpg.

 

Narciso ou O Auto admirador (em grego antigoΝάρκισσος)[nota 1], na mitologia grega, era um herói do território de TéspiasBeócia, famoso por sua beleza e orgulho.

Várias versões do seu mito sobreviveram: a de Ovídio, das suas Metamorfoses; a de Pausânias, do seu Guia para a Grécia (9.31.7); e uma encontrada nos Papiros de OxirrincoChenoboskion, também chamada Oxyrhynchus. Era filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. No dia do seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura. Seu equivalente romano é Valentim; ainda que este seja pouco representado, e comumente confundido com Cupido.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Narciso

 http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/30-01-2019_arquivos/image018.png

A conversação. pintura a óleo de homens que conversam, por Arnold Borisowich Lakhovsky

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Arnold_Lakhovsky_Conversation.png

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/30-06-2016_arquivos/image015.jpg

        Chico Xavier no Grupo Espírita da Prece. Uberaba, MG. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/01-02-2018_arquivos/image015.jpg

O otimista e o pessimista. Óleo em madeira por Vladimir Makovscy

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:%D0%9E%D0%BF%D1%82%D0%B8%D0%BC%D0%B8%D1%81%D1%82_%D0%B8_%D0%BF%D0%B5%D1%81%D1%81%D0%B8%D0%BC%D0%B8%D1%81%D1%82.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/13-02-2019_arquivos/image014.jpg

A Caridade. Óleo sobre painel de madeira por Jean François Millet.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Charit%C3%A9,_Millet.jpg

 

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes. Catedral de Pedra. Canela, RS. Foto Ismael Gobbo

 

Publicação do jornal Momento Espírita do CEAC Bauru

Outubro/2019

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]