Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 13 de julho de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:


http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/13-07-2020.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

11-07-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/11-07-2020.htm

10-07-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/10-07-2020.htm

09-07-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/09-07-2020.htm

08-07-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/08-07-2020.htm

07-07-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/07-07-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 8 - 1865

 

 

 

 

 

 

.....................................

............................

.....................

 

(Continua na próxima postagem)

 

Kazan como apareceu antes da virada do século XX.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Kazan

 

Kazan

A origem do nome Kazan é incerta. Poderia muito bem derivar dos búlgaros - a palavra búlgara (da língua búlgara) e tártaro (absorvida pelos búlgaros) qazan significa 'caldeira' ou 'caldeirão'. Como alternativa, pode ter sido derivado do qatar de Tatar , 'cavado' (com referência a valas). Qazan é originalmente o nome de uma panela especial, semelhante à wok , mas mais pesada. A crença de que a cidade de Kazan tem esse nome vem da semelhança do terreno com um qazan : a cidade está situada em uma planície em forma de U. Outra lenda mais romântica conta a história de uma princesa tártara Söyembikä , que deixou cair um prato de ouro ( qazan dourado) no rio enquanto o lavava e que a cidade foi fundada naquele local. Além disso, as lendas do povo Chuvash se referem ao príncipe búlgaro Khusan (Хусан) (sendo a tradução Chuvash do nome muçulmano Hasan ) e esse é o nome Chuvash da cidade.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Kazan

File:Capture of Kazan (Shamshin, 1894).jpeg

Ivan, o terrível entra em Kazan, de Pyotr Shamshin

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Kazan

 

Ivã IV (Kolomenskoye25 de agosto de 1530 – Moscou28 de março de 1584), apelidado de Ivã, o Terrível, foi o Grão-Príncipe de Moscou de 1533 até a fundação do Czarado da Rússia em 1547, continuando a reinar como seu czar até sua morte.[1] Era filho do grão-príncipe Basílio III e sua segunda esposa Helena Glinskaia.

Seu longo reinado viu as conquistas do Canato de CazãCanato de Astracã e Canato da Sibéria, transformando a Rússia num estado multiétnico e multirreligioso abrangendo quase um bilhão de hectares, cerca de 4 046 856 km² (1 562 500 sq mi).[2] Ivã conquistou o progresso do Estado, transformando uma sociedade medieval num império e emergente potência regional, além de se tornar o primeiro a ser coroado como Czar de todas as Rússias.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Iv%C3%A3_IV_da_R%C3%BAssia

Lago Qaban mais baixo em Kazan, Rússia

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kazan_Lower_Qaban_Lake_08-2016.jpg

 

Código de Hamurabi, Museu do Louvre, Paris, França. Fotos Ismael Gobbo

 

 

Código de Hamurábi, representa o conjunto de leis escritas, sendo um dos exemplos mais bem preservados desse tipo de texto oriundo da Mesopotâmia. Acredita-se que foi escrito pelo rei Hamurábi, aproximadamente em 1 772 a.C.. Foi encontrado por uma expedição francesa em 1901 na região da antiga Mesopotâmia, correspondente à cidade de Susa, no sudoeste do Irã ou Irão.

É um monumento monolítico talhado em rocha de diorito, sobre o qual se dispõem 46 colunas de escrita cuneiforme acádica, com 282 leis em 3 600 linhas. A numeração vai até 282, mas a cláusula 13 foi excluída por superstições da época. A peça tem 2,25 m de altura, 1,50 m de circunferência na parte superior e 1,90 m na base.[1]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_Hamurabi

 

Nabucodonosor II em sua insanidade. Óleo sobre tela de William Blake.

Impressão colorida, tinta e aquarela sobre papel. Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nabucodonosor_II

 

Nabucodonosor IINebucadrezar (na ortografia babilônia Nabu - kudurri - usurNebo, proteja a coroa! ou Nebo, proteja as fronteiras!) foi o filho e sucessor de Nabopolassar, rei da Babilónia que libertou os caldeus do reino da Assíria e destruiu Nínive.[1]

Em uma inscrição, ele se chamava de o favorito de Nebo. Foi o mais poderoso rei da Babilônia.[1]

Ele se casou com uma filha de Ciaxares, a princesa Amitis da Média, unificando as dinastias da Babilônia e da Media. Com ela, Nabucodonosor teve três filhos : Evil-MerodaqueNitócris e Cassaia.[1]

Após Neco II, faraó do Egito, haver derrotado os Assírios em Carquemis, as províncias da Síria que estavam sob controle dos assírios passaram ao controle egípcio, enquanto que as demais províncias assírias foram divididas entre os medos e os babilônios; Nabopolassar, porém, pretendia conquistar a Síria, e lutou contra Neco, em Carquemis, derrotou os egípcios, e conquistou a Síria e a Israel.

Nabucodonosor também conquistou a Israel, tomou Jerusalém, e levou judeus cativos para a Babilônia, inclusive Daniel. Em 598 a.C., após a revolta de Joaquim de Judá, que tinha o apoio do faraó Neco, Nabucodonosor o derrota. Nabucodonosor derrota os judeus uma terceira vez, e leva cativo o rei Jeconias de Judá em 597 a.C. Na última revolta, de Zedequias, Nabucodonosor arrasa Jerusalém (586 a.C.), fura os olhos de Zedequias e o deixa prisioneiro por toda a vida.[1]

Nabucodonosor também lutou, no trigésimo ano de seu reinado, contra Amósis II, faraó do Egito.[1]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nabucodonosor_II

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/02-09-2019_arquivos/image017.jpg

Parede de tijolos de terracota esmaltada. Babilônia (Iraque) sob o reinado de Nabucodonosor II. (604- 562 a.C).

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Visão artística dos Jardins Suspensos da Babilónia

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Babil%C3%B3nia

 

 

Babilónia (pt) ou Babilônia (pt-BR) (em aramaico: בבל; transl.: Babel; em hebraicoבָּבֶלBavel; em árabe: بابل; Bābil; em acádioBāb-ili(m); em sumério: KÁ.DINGIR.RA) foi a cidade central da civilização babilónica, na Mesopotâmia, situada nas margens do rio Eufrates. As suas ruínas encontram-se a norte do centro da cidade atual de Hila, capital da província de Babil, no Iraque, situada 100 km a sul de Bagdade. Em pelo menos duas ocasiões, a primeira no século XVIII a.C. e a segunda no século VI a.C., foi capital da principal potência da Mesopotâmia e, nesses períodos, é possível que tenha sido a maior cidade do mundo, na qual existiam alguns dos monumentos mais impressionantes da Antiguidade e que ocupava uma área de cerca de 10 km² defendida por várias cercas de imponentes muralhas. O seu sítio arqueológico foi classificado pela UNESCO como Património Mundial em 2019.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Babil%C3%B3nia

Va Pensiero- Legendado em português. Giuseppe Verdi

https://www.youtube.com/watch?v=KMBZ58zJwBM

 

Nabucco é uma ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi, com libreto de Temistocle Solera, escrita em 1842. A ação da ópera conta a história do rei Nabucodonosor II da Babilônia. Foi escrita durante a época da ocupação austríaca no norte da Itália e, por meio da várias analogias, suscitou o sentimento nacionalista italiano. O Coro dos Escravos Hebreus, no terceiro ato da ópera (Va, pensiero, sull'ali dorate, "Vai, pensamento, sobre asas douradas") tornou-se uma música-símbolo do nacionalismo italiano da época. Foi estreada, a 9 de março de 1842, no Teatro alla Scala de Milão.

 

Leia mais:

https://www.youtube.com/watch?v=KMBZ58zJwBM

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/16-11-2019_arquivos/image054.jpg

MONUMENTO DEDICADO AO COMPOSITOR GIUSEPPE VERDI. VALE DO ANHANGABAÚ. SÃO PAULO, BRASIL. FOTO ISMAEL GOBBO
LEIA SOBRE O MONUMENTO AQUI: 
http://www.saopauloantiga.com.br/monumento-a-giuseppe-verdi/

Panorama do edifício principal da Universidade Estatal de Kazan

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Estatal_de_Kazan

 

Universidade Estatal de Kazan (região do Volga) (em russoКазанский (Приволжский) федеральный университет) é uma instituição de ensino superior localizada em Kazan, na República do TartaristãoRússia.[1] É a principal universidade pública da cidade. Foi fundada em 1804 com a denominação Universidade Imperial de Kazan.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Estatal_de_Kazan

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/02-09-2019_arquivos/image057.jpg

Ilustrações do livro Os estados profundos da Hipnose. Autor: Coronel de Rochas D´Aiglun.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k56027133/f10.image.texteImage

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/02-10-2018_arquivos/image019.jpg

Aquarela de James Tissot ilustrando o episódio em que Jesus cura  um “endemoniado”,

com os porcos se precipitando  mar.

Imagem/fonte: 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/be/Brooklyn_Museum_-_The_Swine_Driven_into_the_Sea_%28Les_porcs_pr%C3%A9cipit%C3%A9s_dans_la_mer%29_-_James_Tissot.jpg

 

A hora é...

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Taça de Luz. Lição nº 14. Página 41.

Psicografia em reunião pública, em 19.03.1951, no Centro Espírita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais.

 

Se estamos realmente empenhados na Lavoura do Espiritismo com Jesus, não olvidemos que a Hora é de trabalho ativo para cada um de nós, na caridade cristã.

Hora em que nos cabe o esquecimento de todo o mal, no soerguimento da própria individualidade para a Vida Maior, despreocupando-nos da imperfeição ou da deficiência dos outros, de modo a crescermos na obra fraternal do progresso comum, a benefício de nós mesmos.

Não reclamemos orientações novas...

Centralizemos a atenção, em torno dos roteiros que temos recebido e atendamos as instruções que descansam, indefinidamente em nosso êxtase ou em nosso raciocínio.

Fujamos à pesada concha da personalidade inferior, com que nos arrastamos, há séculos, no chão escuro dos hábitos multimilenários que nos são próprios.

Consolemos, ao invés de exigir novas consolações.

Ajudemos, antes de pedir novo auxílio.

Compreendamos, sem esperar que o nosso companheiro seja obrigado a entender-nos.

Amemos, semeando fraternidade e luz, sem a expectativa de sermos amados pelas criaturas que ainda não se harmonizam conosco.

Espiritismo é Escola de crescimento mental, de elevação da alma e de desintegração dos nossos antigos impulsos de animalidade e primitivismo.

Pratiquemos essa Divina Caridade - a Caridade de nos renovarmos para o Infinito Bem - a fim de que outros se inspirem na jornada cristã sobre a contemplação do nosso esforço.

A Hora é de aplicação, de serviço, de solidariedade, de entendimento e, sobretudo, de boa vontade.

Aproveitando-a, alcançaremos a glória da vida; esquecendo-a, pela nossa indiferença ou pela nossa inércia, estejamos convencidos de que seguiremos para a grande estagnação nas sombras da morte.

 

 

  

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/02-09-2019_arquivos/image021.jpg

Rosto do Cristo em madeira entalhada. Foto Ismael Gobbo.

 

Informações da  ADE – Japão

Cronograma de estudos – via Zoom

 

Oi amigos .

Estamos com estudos diários com horários para o Japão e França .

Ame/Cascavel-PR- zoom 

 

--

ESPIRITISMO NO JAPÃO-

CIMEJ -ADE-JAPÃO
PAS-JP-日本ワスピリティスム の出版社協会
Gunma-Ken -Isesaki-Shi -2598-1
群馬県伊勢崎市東町2598-1
(código postal)- T379 2231
Telefone-携帯 -090-8328-4773

 

 

Inscrições abertas para a Formação de Evangelizadores- EAD

 

 

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/07/EAD.jpeg

 

Abertas as inscrições para as novas turmas da Formação de Evangelizadores – EAD. O período de inscrição vai de 11 a 15 de julho, com início das aulas confirmado para 5 de agosto.
Acesse e participe: http://ead.febnet.org.br/login/

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/07/09/inscricoes-abertas-para-a-formacao-de-evangelizadores-ead/)

 

Sociedade Espírita de Virginia

EUA

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/c5147bac-4755-4953-999a-d5019f03df6b.jpg

 

Join us Online:

Dismantling Social Inequalities

 

Friday, July 10 at 7:00pm ET

Kardec Radio's Facebook Page and YouTube Channel

 

The Spiritism for Kids lesson will be LIVE

at the Spiritist of Society Facebook Page at 7:00pm 

 

Following the guidelines provided by the World Heath Organization, the Spiritist Society of Virginia's headquarters remains closed due to the COVID-19 pandemic.

 

In the meantime, we will continue to hold all our meetings online!

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

Join us on Facebook or YouTube

 

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/2bd03f6d-959a-4d44-bdcf-f20174edf81b.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/89610046-71b3-4946-9f6c-96019a53da2e.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

https://files.constantcontact.com/d99948d9101/582c40dc-96a6-4a83-8eb8-9dcd0d0f8613.jpg

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

General Spiritual Recommendations

 

The loving Spirit-mentors of the SSVA center reassure us of God’s omnipresence at all times. The Coronavirus is not a God-sent punishment, because God does not punish us. This is a cleansing and rebalancing moment on Earth. We are then invited to join forces with the Spiritual Governance of Earth by observing the following:

 

1. Let us rest assured that God oversees our lives. 

2. Remember Jesus at the storm in the fishermen boat. He asked us to remain faithful. 

3. This is a time to revisit our priorities in life. 

4. Stay positive always.

5. Reinforce your prayers in frequency and depth.

6. We are living a great time to cleanse the heart in reconciliation with the Self and others.

7. Remain calm and take all the needed precautions to join billions of lives on Earth in securing health.

 

May Mother Mary's recommendation be our daily affirmation,

"This shall also pass."

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/1101116784221/S.gif

 

Spiritist Society of Virginia | http://www.ssvirginia.org/

 

https://imgssl.constantcontact.com/letters/images/sys/S.gif

 

 

Palestra em live com Dr. Sérgio Thiesen

Londres, Reino Unido

 

(Com informações de Sérgio Thiesen)

 

 Programação da BUSS

Londres, Reino Unido

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

Publicação do jornal Correio Espírita

Problemas com a mensagem? visualize no navegador.

 

Image

 

Jornal Correio Espírita de julho de 2020

 

Olá

 

Destaques:

 

- Ajudando a vencer a Covid19 - O impacto da pandemia no emocional.


- O que esperar do futuro? - Os olhos da humanidade voltam-se desesperados para o futuro.


- Inveja, paixão destruidora - Os perigos que este mal pode causar.


- Fora da caridade e da educação não há salvação - A educação é uma das formas mais justas de exercer a caridade.


- Ação dos espíritos nos fenômenos da natureza, e muito mais...

 

Assinaturas online, leia pelo site por apenas R$ 30,00 anuais.

Retângulo de cantos arredondados: Desejo Fazer a Assinatura

 

Retângulo de cantos arredondados: Já tenho Assinatura e desejo ler o Jornal Online

 

Image

Facebook

Twitter

 

caso você deseje remover seu cadastro de nossa lista, cancele o recebimento.

Denunciar abuso

https://campanha.correioespirita.org.br/a/v.php?e=T2i1&a=vKfMq&v=TSPtd2

 

 

Boletim “O Mensageiro” da Comunhão Espírita de

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159441322967677900/01_boletim.jpg

Edição 387 - 11 de junho de 2020 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159441322967677900/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159441322967677900/0001__deluccae1594338592222.jpg

Rumo aos 60 anos:
Palestra de José Carlos de Lucca abordará o tema atenção plena

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159441322967677900/0003__papoespritaintuioe1594328469508.jpg

Intuição, como reconhecer e desenvolver

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159441322967677900/0005__faff9898f252495fb2a5e1e57065e1f1.jpeg

O suicídio é um inconformismo
do espírito

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159441322967677900/0007__terezinhae1594169331853.jpg

Paternidade e maternidade são as maiores de todas as missões

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159441322967677900/0009__livebellomoe1594056740392.jpg

Jefferson Bellomo: Deus ajuda as pessoas através das pessoas

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159441322967677900/0002__matriaalinedps2e1588613221676.jpeg

Famílias de Goiás e Distrito Federal recebem doações da Comunhão Espírita

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159441322967677900/0004__4be2455f83ce4363a2a4a7ab46857878.jpeg

Rolês e bebida alcoólica: Partiu Falar de Espiritismo explica o que acontece

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159441322967677900/0006__joaorabelo.jpg

A história de Francisco de Assis nos inspira a confiar no amor de Jesus

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159441322967677900/0008__mulhercapae1593908921161.jpg

Live discutiu violência doméstica contra a mulher sob múltiplas abordagens

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/159441322967677900/0010__leilae1593908207237.jpg

Vamos falar sobre aceitação?

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/registra_exibicao.php?id=13662|287255|596

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Determinação e fé

 

A força de vontade e a determinação de algumas pessoas nos deixam muitas vezes surpresos, com sucessos que alcançam.

Uma garota filipina, de apenas onze anos, deu uma grande demonstração a respeito disso.

Ela tinha uma competição de atletismo escolar para participar.

Com o seu empenho diário, ela se preparou para competir.

Havia, no entanto, um problema maior a ser vencido. Para participar ela precisava estar calçando tênis.

Houve quem desistisse da competição por causa desse detalhe.

Mas a pequena Rhea Bullos estava determinada a competir.

Não tendo como adquirir o calçado, se serviu de toda a sua criatividade. Conseguiu fita adesiva e enrolou dedos e pés. Com um marcador verde, desenhou o logotipo de uma marca conhecida.

Ela estava equipada para a disputa. Não eram tênis de verdade mas lhe permitiram competir nas corridas de quatrocentos, oitocentos e mil e quinhentos metros.

Venceu em todas as modalidades e conquistou três Medalhas de Ouro.

Esse dia, com certeza, não deixará jamais suas lembranças. Essa determinação será sua marca registrada.

*   *   *

Gratificante é partirmos na busca de nossos objetivos, dispostos a alcançá-los.

Dificuldades sempre surgem, mas a alma corajosa e determinada tem fatores de sucesso a seu favor.

Com persistência podemos transformar em conquistas as adversidades da vida bem como ir solucionando, a pouco e pouco, os problemas vários.

Os momentos que parecem difíceis são oportunidades para mudarmos a direção do que não está bem em nossa rotina.

Às vezes, a caminhada se faz em linha reta, sem exigir muito discernimento. Entretanto, de outras, surgem curvas pelo caminho que nos exigem providências.

Fazer das curvas e contracurvas momentos de meditação e introspecção, de humildade e fé para superar as dificuldades é buscar nossa própria superação.

Por mais difícil possam parecer os desafios que enfrentemos, a disposição em arriscar e a determinação em não desistir do objetivo nos caracterizarão como vencedores.

A vontade é a grande mola impulsionadora de tudo o que desejamos realizar. A força de vontade é poderoso leme que nos poderá conduzir ao porto dos nossos sonhos.

Tudo que nos exija determinação, esforço, persistência e suor; tudo que idealizamos e conseguimos tornar realidade, passa a ser ponto marcante em nossa evolução.

*   *  *

A confiança nas próprias forças permite ao homem executar grandes feitos, promovendo o afastamento das montanhas das dificuldades.

Essa confiança dá perseverança, a energia e os recursos que fazem se vençam os obstáculos, assim nas pequenas coisas, como nas grandes.

Essa confiança confere uma espécie de lucidez que permite se veja, em pensamento, a meta que se quer alcançar e os meios de chegar lá.

A essa confiança podemos chamar de fé em si mesmo. Ela confere calma. Também a paciência que sabe esperar, porque, tendo seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao objetivo visado.

Determinação e fé – ferramentas valiosas para nosso progresso.

Redação do Momento Espírita, com base em dados
colhidos na internet, a respeito de Rhea Bullos
e no cap. XIX, itens 2 e 3 de 
O Evangelho
 segundo o Espiritismo, ed. FEB.
Em 11.7.2020.

 

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

 

VEJA IMAGENS DE RHEA BULLOS AQUI:

https://www.google.com/search?q=rhea+bullos&rlz=1C1AVFA_enBR873BR873&tbm=isch&sxsrf=ALeKk018_hcpXp48L3lZc4qmdGlq-Wrz9Q:1594506783109&source=lnms&sa=X&ved=0ahUKEwjhspjToMbqAhUAGLkGHZXCD2EQ_AUICygC&biw=1360&bih=625&dpr=1

 

800px-BastienLepage_Jules_Joan_Of_Arc

Joana D’Arc. Quadro de Jules Bastien Lepage

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Bastien-Lepage#/media/File:BastienLepage_Jules_Joan_Of_Arc.jpg

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k9760107d/f15.highres

Jeanne D´Arc Médium. Léon Denis

Acesse edição em francês:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k9760107d.texteImage

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/16-09-2017_arquivos/image008.jpg

Joana D’Arc. Óleo sobre madeira por Dante Gabriel Rossetti.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Dante_Gabriel_Rossetti_-_Joan_of_Arc_(1882).jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/16-09-2017_arquivos/image006.png

Estátua equestre dourada de Joana D’Arc,  na Praça das Pirâmides, em Paris, França. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/27-11-2018_arquivos/image009.jpg

Joana D’Arc – 1883. Óleo sobre tela de Pedro Américo.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Ivon Costa

 

 

Nascido na Cidade de São Manuel - MG, hoje Eugenópolis, no dia 15 de julho de 1898 e desencarnado em Porto Alegre -RS, no dia 9 de janeiro de 1934, com apenas 35 anos de idade, Ivon Costa foi um dos mais notáveis conferencistas espíritas do Brasil, contribuindo decisivamente com sua palavra abalizada e esclarecedora no sentido de dinamizar a difusão da Doutrina Espírita, o que fez com fibra inquebrantável e verdadeiro denodo.

 

Dotado de invejável dom de oratória e possuindo um magnetismo contagiante e uma voz privilegiada, arrebatava os auditórios com a força de sua argumentação.

 

Foi seminarista, entretanto, quando faltavam apenas dezenove dias para a sua ordenação sacerdotal, constatou-se que ele não possuía certidão de batismo. Em face da confusão estabelecida, Ivon desistiu de seguir a carreira eclesiástica.

 

Dirigiu-se, então, para o Rio de Janeiro onde estudou e se diplomou em Medicina. Era notável poliglota, falando perfeitamente o francês, o inglês, o alemão e o espanhol.

 

Atravessando, certa vez, uma fase difícil em sua vida, viu-se defronte de um centro espírita, onde se realizava uma reunião pública. Movido por estranho impulso adentrou a sede da instituição e ali ouviu os comentários sobre a Codificação Kardequiana. Ao retirar-se, estava transformado, pois havia encontrado a resposta a todas as suas indagações.

 

Tornou-se espírita e iniciou logo as tarefas de pregador. Possuindo sólida bagagem intelectual e médium que era, destacava-se com raro brilhantismo na tribuna, mantendo, além disso, diálogo com os assistentes, a fim de esclarecer melhor os argumentos empregados nas conferências.

 

Não existe cidade importante do Brasil - à época -, onde Ivon Costa não tenha efetuado palestras. Era um tribuno extraordinário, de largos recursos de lógica. Sabia abordar os temas com eloqüência e brilho. Aceitava, freqüentemente discussões públicas, tendo mantido algumas cuja palma não coube ao adversário.

 

Percorreu também países da Europa, dentre eles Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica e Luxemburgo.

 

Certa vez, ia falar em Maceió - AL, num teatro alugado, mas, pouco antes da conferência, o teatro foi fechado por ordem do bispo local. O público, inconformado com a atitude do clero, levou-o à praça, onde a palestra foi realizada. Em represália, os sinos da igreja repicaram e alguns fanáticos lhe atiraram pedras; porém, ele suportou tudo com estoicismo e verdadeiro espírito de renúncia.

 

Ivon Costa residiu dois anos na Alemanha. Em seguida mudou-se para Paris, onde exerceu a função de intérprete de cinema, na Paramount. Em todos os lugares por onde passava, deixava as sementes da Doutrina dos Espíritos. Também participou do Congresso Internacional de Espiritismo, em Haia, Holanda.

 

Em 1932 Ivon Costa retornou definitivamente para o Brasil, passando a residir em Porto Alegre, onde clinicava gratuitamente.

 

Podemos afirmar que Ivon Costa foi o espírita que mais excursionou no propósito de propagar os ideais reencarnacionistas, sendo a sua tarefa muito semelhante àquela desempenhada pelo grande tribuno Vianna de Carvalho.

 

Da bibliografia de Ivon Costa, consta o livro "O Novo Clero", e da sua obra missionária resultou a fundação de elevado número de sociedades espíritas em todo o Brasil.

 

Fonte de consulta:
Livro Personagens do Espiritismo, de Antônio de Souza Lucena e Paulo Alves Godoy - Edições FEESP


 

Ivon Costa - 100 anos de seu nascimento

 

Foi o primeiro grande tribuno espírita brasileiro que viajou à Europa para divulgar o Espiritismo. Dotado de invejável dom de oratória, belíssima voz, arrebatava os auditórios pelo seu conhecimento evangélico-doutrinário.

 

Ivon Costa nasceu no dia 15 de julho de 1898, na então cidade de São Manuel (hoje Eugenópolis), no Estado de Minas Gerais.

 

De família católica, foi seminarista. Às vésperas de sua ordenação sacerdotal, faltando apenas dezenove dias, foi constatado que ele não possuía certidão de batismo e, como tal, não poderia ser ordenado. Estabeleceu-se tamanha confusão, que ele desistiu de ser padre.

 

Transferiu-se para o Rio de Janeiro, ingressando na Faculdade de Medicina, onde se diplomou. Inteligente e culto, falava diversos idiomas como francês, inglês, alemão e espanhol, além do latim e do português.

 

Sua conversão ao Espiritismo se deu de uma forma muito simples. Atravessava uma rua, quando se viu em frente a um Centro Espírita.

 

Diversas pessoas penetravam no auditório, pois em pouco tempo haveria uma reunião pública. Estava numa fase difícil de sua vida e, por simples curiosidade, acompanhou aquela multidão que ali comparecia para ouvir o orador falar sobre a Codificação Kardequiana. À medida que o orador falava, ele prestava a maior atenção, a ponto de sentir sensível transformação, pois aquela palestra respondia a todas as suas indagações.

 

A partir desse dia, converteu-se ao Espiritismo e iniciou imediatamente sua tarefa de pregador. Leu bastante, especialmente os livros de Allan Kardec e os grandes clássicos do Espiritismo. Possuidor de sólida cultura e com o cabedal prático que trouxe do seminário, tudo foi muito fácil.

 

Desabrochou sua mediunidade, que muito o ajudou intuitivamente. Procurava diálogo com os seus ouvintes, afim de esclarecer melhor os argumentos abordados em sua conferências.

 

Contraiu matrimônio, no ano de 1927, com a jovem Honorina Kauer Costa. Tiveram uma filha única, Ceo Kauer Costa, que nasceu quando o casal estava em Lisboa. Ela se formou em Direito e reside em S. Leopoldo, Rio Grande do Sul.

 

Ivon Costa percorreu todo o Brasil, fazendo palestras doutrinárias. Tribuno extraordinário, sabia abordar os temas com eloqüência e raro brilhantismo. Polemista, manteve grandes discussões públicas, sendo sempre o grande vencedor, especialmente dos adversários do Espiritismo.

 

Excursionou também por vários países da Europa, como Portugal, França, Espanha, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e outros.

 

Ivon Costa residiu na Alemanha, depois em Paris, exercendo a função de intérprete do cinema americano, trabalhando para a Paramount. Em todos os lugares por onde passou deixou a semente da Doutrinas Espírita. Chegou a participar do Congresso Internacional de Espiritismo, realizado em Haia, Holanda.

 

Em 1932, Ivon retornou definitivamente ao Brasil, passando a residir em Porto Alegre, onde clinicava gratuitamente aos pobres. Ali desencarnou, no dia 9 de janeiro de 1934, aos 35 anos de idade. O Espiritismo muito deve a Ivon Costa, pois foi o tribuno espírita que mais excursionou, sendo sua tarefa semelhante à de Vianna de Carvalho e de Divaldo Pereira Franco.

 

Do jornal Mundo Espírita de Julho/1998

 

 

 

(Copiado de http://www.feparana.com.br/topico/?topico=651)

 

CEAC- Bauru, pede ajuda

 

Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]