Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 27 de maio de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:


http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/27-05-2020.htm

 

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

26-05-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/26-05-2020.htm

25-05-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/25-05-2020.htm

23-05-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/23-05-2020.htm

22-05-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/22-05-2020.htm

21-05-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/21-05-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 7 - 1864

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/23-11-2018_arquivos/image019.jpg

Blaise Pascal.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b10500758b.item

 

Blaise Pascal (Clermont-Ferrand19 de junho de 1623 — Paris19 de agosto de 1662) foi um matemáticofísicoinventorfilósofo e teólogo católico francês. Prodígio, pascal foi educado por seu pai. Os primeiros trabalhos de Pascal dizem respeito às ciências naturais e ciências aplicadas. Contribuiu significativamente para o estudo dos fluidos. Ele esclareceu os conceitos de pressão e vazio, estendendo o trabalho de Torricelli. Pascal escreveu textos importantes sobre o método científico.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Blaise_Pascal

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/15-04-2014_arquivos/image011.jpg

O grande e belo monumento em estilo neoclássico do Panteão,  em Paris, França.  No  local estão sepultadas

 dezenas de personalidades famosas como: Fénelon, Victor Hugo, Braille, Voltaire. À  esquerda da foto a

 Igreja Saint-Étienne-du-Mont uma das mais belas de Paris, onde está sepultado Blaise Pascal.  Foto Ismael Gobbo

 

Dois cervos no Refúgio Nacional de Vida Selvagem San Luis, na Califórnia, interrompem seu combate para olhar um visitante: exemplo de comportamento animal.

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comportamento

 

 

comportamento é definido como o conjunto de reações de um sistema dinâmico face às interações e renovação propiciadas pelo meio onde está envolvido. Exemplos de comportamentos são: comportamento socialcomportamento humano, comportamento informacional (o que o indivíduo faz com relação à informação), comportamento animal, comportamento atmosférico etc..

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Comportamento

Euclides, matemático grego, representado por Rafael em A Escola de Atenas.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Matem%C3%A1tica

 

 

matemática (dos termos gregos μάθημαtransliterado máthēma, 'ciência', conhecimento' ou 'aprendizagem';[1] e μαθηματικός, transliterado mathēmatikós, 'inclinado a aprender') é a ciência do raciocínio lógico e abstrato, que estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas, variações e estatísticas. Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas a partir de axiomas e definições, estabelecer novos resultados. A matemática desenvolveu-se principalmente na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, na Índia e no Oriente Médio. A partir da Renascença, o desenvolvimento da matemática intensificou-se na Europa, quando novas descobertas científicas levaram a um crescimento acelerado que dura até os dias de hoje.[2]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Matem%C3%A1tica

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/24-06-2019_arquivos/image016.png

A conversação. Óleo no painel de Arnold Lakhovsky.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Arnold_Lakhovsky_Conversation.png

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/24-06-2019_arquivos/image017.jpg

A palavra aos surdos-mudos. Óleo sobre tela por Oscar Pereira da Silva.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Pedro, o apóstolo

 

Pelo Espírito Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Crônicas de Além Túmulo. Lição nº 20. Página 119.

 

25 de Agosto de 1936

 

Enquanto a Capital dos mineiros, dirigida pelos seus elementos eclesiásticos, se prepara, esperando as grandes manifestações de fé do segundo Congresso Eucarístico Nacional, chegam os turistas elegantes e os peregrinos invisíveis. Também eu quis conhecer de perto as atividades religiosas dos conterrâneos de Augusto de Lima.

Na praça Raul Soares, espaçosa e ornamentada, vi o monumento dos congressistas, elevando-se em forma de altar, onde os atos religiosos serão celebrados. No topo, a custódia, rodeada de arcanjos petrificados, guardando o símbolo suave e branco da eucaristia, e, cá em baixo, nas linhas irregulares da terra, as acomodações largas e fartas, de onde o povo assistirá, comovido, às manifestações de Minas católica.

Foi nesse ambiente que a figura de um homem trajado à israelita, lembrando alguns tipos que em Jerusalém se dirigem, frequentemente, para o lugar sagrado das lamentações, aguçou a minha curiosidade incorrigível de jornalista.

- Um judeu?! - exclamei, aguardando as novidades de uma entrevista.

- Sim, fui judeu, há algumas centenas de anos - respondeu laconicamente o interpelado.

Sua réplica exaltou a minha bisbilhotice e procurei atrair a atenção da singular personagem.

- Vosso nome? - continuei.

- Simão Pedro.

- O Apóstolo?

E a veneranda figura respondeu afirmativamente, colando ao peito os cabelos respeitáveis da barba encanecida.

Surpreso e sedento da sua palavra, contemplei aquela figura hebraica, cheia de simplicidade e simpatia. Ao meu cérebro afluíam dezenas de perguntas, sem que pudesse coordená-las devidamente.

- Mestre - disse-lhe, por fim -, vossa palavra tem para o mundo um valor inestimável. A cristandade nunca vos julgou acessível na face da Terra, acreditando que vos conserváveis no Céu, de cujas portas resplandecentes guardáveis a chave maravilhosa. Não teríeis algumas mensagens do Senhor para transmitir à Humanidade, neste momento angustioso que as criaturas estão vivendo?

E o Apóstolo venerável, dentro da sua expressão resignada e humilde, começou a falar:

- Ignoro a razão por que revestiram a minha figura, na Terra, de semelhantes honrarias. Como homem, não fui mais que um obscuro pescador da Galiléia e, como discípulo do Divino Mestre, não tive a fé necessária nos momentos oportunos. O Senhor não poderia, portanto, conferir-me privilégios, quando amava todos os seus apóstolos com igual amor.

- É conhecida, na história das origens do Cristianismo, a vossa desinteligência com Paulo de Tarso. Tudo isso é verdadeiro?

- De alguma forma, tudo isso é verdade – declarou bondosamente o Apóstolo. – Mas, Paulo tinha razão. Sua palavra enérgica evitou que se criasse uma aristocracia injustificável, que, sem ele, teria que desenvolver-se fatalmente entre os amigos de Jesus, que se haviam retirado de Jerusalém para as regiões da Batanéia.

- Nada desejais dizer ao mundo sobre a autenticidade dos Evangelhos?

- Expressão autêntica da biografia e dos atos do Divino Mestre, não seria possível acrescentar qualquer coisa a esse livro sagrado. Muita iniquidade se tem verificado no mundo em nome do estatuto divino, quando todas as hipocrisias e injustiças estão nele sumariamente condenadas.

- E no capítulo dos milagres?

- Não é propriamente milagre o que caracterizou as ações práticas do Senhor. Todos os seus atos foram resultantes do seu imenso poder espiritual. Todas as obras a que se referem os Evangelistas são profundamente verdadeiras.

E, como quem retrocede no tempo, o Apóstolo monologou:

- Em Carfanaum, perto de Genesaré, e em Betsaida, muitas vezes acompanhei o Senhor nas suas abençoadas peregrinações. Na Samaria, ao lado de Cesaréia de Felipe, vi suas mãos carinhosas dar vistas aos cegos e consolação aos desesperados. Aquele sol claro e ardente da Galiléia ainda hoje ilumina toda a minha alma e, decorridos tantos séculos depois de minhas lutas no mundo, ao lado de alguns companheiros procuro reivindicar para os homens a vida perfeita do Cristianismo, com o advento do Reino de Deus, que Jesus desejou fundar, com o seu exemplo, em cada coração...

- Os filósofos terrenos são quase unânimes em afirmar que o Cristo não conhecia a evolução da ciência grega, naquela época, e que as suas parábolas fazem supor a sua ignorância acerca da organização política do Império Romano: seus apólogos falam de reis e príncipes que não poderiam ter existido.

- A ação do Cristo – retrucou o Apóstolo – vai mais longe que todas as atividades e investigações das filosofias humanas. Cada século que passa imprime um brilho novo à sua figura e um novo fulgor ao seu ensinamento. Ele não foi alheio aos trabalhos do pensamento dos seus contemporâneos. Naquele tempo, as teorias de Lucrécio, expendidas alguns anos antes da obra do Senhor, e as lições de Filon em Alexandria, eram muito inferiores às verdades celestes que Ele vinha trazer à Humanidade atormentada e sofredora...

E, quando a figura venerada de Simão parecia prestes a prosseguir na sua jornada, inquiri, abruptamente:

- Qual o vosso objetivo, atualmente, no Brasil?

- Venho visitar a obra do Evangelho aqui instituída por Ismael, filho de Abraão e de Agar, e dirigida dos espaços por abnegados apóstolos da fraternidade cristã.

- E estais igualmente associado às festas do segundo Congresso Eucarístico Nacional? - perguntei.

Mas, o bondoso Apóstolo expressou uma atitude de profunda incompreensão, ao ouvir as minhas derradeiras palavras.

Foi quando, então, lhe mostrei o rico monumento festivo, as igrejas enfeitadas de ouro, os movimentos de recepção aos prelados, exclamando ele, afinal:

- Não, meu filho!... Esperam-me longe destas ostentações mentirosas os humildes e os desconsolados. O Reino de Deus ainda é a promessa para todos os pobres e para todos os aflitos da Terra. A Igreja romana, cujo chefe se diz possuidor de um trono que me pertence, está condenada no próprio Evangelho, com todas as suas grandezas bem tristes e bem miseráveis. A cadeira de São Pedro é para mim uma ironia muito amarga... Nestes templos faustosos não há lugares para Jesus, nem para os seus continuadores...

- E que sugeris, Mestre, para esclarecer a verdade?

Mas, nesse momento, o Apóstolo venerando enviou-me um gesto compassivo e piedoso, continuando o seu caminho, depois de amarrar, resignadamente, o cordão das sandálias.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Praça Raul Soares, Belo Horizonte (MG), logo após seu ajardinamento. Foto Arquivo Nacional

Imagem copiada de

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pra%C3%A7a_Raul_Soares,_Belo_Horizonte_(MG),_logo_ap%C3%B3s_seu_ajardinamento..tif

File:Augusto de Lima2.jpg

Antonio Augusto de Lima. Cerca de 1909.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Augusto_de_Lima

 

Antônio Augusto de Lima (Nova Lima, então Congonhas de Sabará, 5 de abril de 1859 — Rio de Janeiro22 de abril de 1934) foi um jornalistapoetamagistradojuristaprofessor universitário e político brasileiro.[1] Formou-se em 1882 na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, onde foi colega de seu irmão, Bernardino de Lima.

Como Governador de Minas Gerais (1891) decidiu a mudança da capital do estado de Ouro Preto para Belo Horizonte.

Em 1903 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, sendo eleito seu presidente em 1928.

Em 1906, foi eleito deputado federal, mudando para Rio de Janeiro, onde se casou com Vera Monteiro de Barros de Suckow, neta do major Hans Wilhelm von Suckow. Continuou no cargo sendo reeleito diversas vezes e participou ativamente do Governo Provisório de 1930 até vir a falecer em 1934.

A poesia de Augusto de Lima mostra uma forte vertente panteísta, e faz questionamentos existenciais aliados a um ponto de vista ético e universalista.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Augusto_de_Lima

http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/20-08-2013_arquivos/image037.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JANEIRO/23-01-2012_arquivos/image006.jpg

Praça Raul Soares. Belo Horizonte, MG. Fotos Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/24-05-2019_arquivos/image042.jpg

Estátua do apóstolo Pedro na entrada da vila de Cafarnaum, às margens do Mar da Galiléia, Israel Fotos Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/24-05-2019_arquivos/image041.jpg

Mar da Galiléia visto de estrada que faz a ligação Tiberiades-Cafarnaum. No alto: a Planície de Genesaré à esquerda e Monte das Bem-aventuranças e Cafarnaum prosseguindo à direita. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/24-05-2019_arquivos/image043.jpg

Jesus caminha sobre as águas. Óleo sobre tela de Ivan Aivazovsky.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Po_vodam.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/24-05-2019_arquivos/image049.jpg

São Pedro curando os enfermos. Detalhe do quadro de Laurent de La Hyre exposto na Catedral Notre Dame, Paris.

Foto Ismael Gobbo

Foto anterior ao incêndio da Catedral Notre Dame ocorrido aos

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/24-05-2019_arquivos/image050.jpg

São Pedro e São Paulo. Pintura de El Grego exposta no Museu Nacional de Arte da Catalunha.

Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/24-05-2019_arquivos/image054.jpg

Prisão Mamertina. Roma, Itália. Altar alusivo aos apóstolos Pedro e Paulo que teriam sido presos no local.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Mamertine_Prison#/media/File:Mamertine_Prison.jpg

File:Domine, quo vadis.jpg

“Domini quo vadis?. Óleo sobre tela de Annibale Carracci

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Domine,_quo_vadis.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/28-07-2015_arquivos/image015.jpg

A crucificação de São Pedro. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Crucifixion_of_Saint_Peter-Caravaggio_(c.1600).jpg

 

 Artigo do Jornal de Estudos Espíritas (JEE)

Acesse no link

Olá Todos,

 

Espero que estejam todos bem e com saúde!

 

O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar o artigo "Os três "nãos" de Kardec e o zelo pela Doutrina Espírita", de autoria de Alexandre Fontes da Fonseca.

 

O artigo apresenta e analisa três "nãos" que Kardec disse à três propostas ou ideias muito interessantes e inovadoras, mas que estavam incoerentes com a Ciência, com a Moral e/ou com a Doutrina Espírita. Em particular, destacamos que essas propostas foram apresentadas por pessoas de elevada reputação e moral. Uma delas, a terceira personalidade, é alguém muito especial para os espíritas. Mesmo assim, em função da ausência de segurança da ideia proposta, Kardec disse "não" para essa pessoa também, em valiosa demonstração de cuidado e zelo para conosco, os adeptos do Espiritismo.

 

Com base nesses "nãos" de Kardec, o artigo também analisa questões como a importância da análise (e do método de análise por pares) dos conteúdos estudados ou trabalhados no meio espírita, bem como a validade relativa de afirmações contidas na Revista Espírita.

 

O artigo pode ser acessado gratuitamente através do link abaixo, lido no próprio browser ou baixado para o seu computador. Apenas lembramos que os direitos autorais pertencem ao(s) Autor(es) e qualquer reprodução, em parte ou em todo, do artigo (e dos demais artigos já publicados no JEE) só pode ser realizada com a autorização do(s) mesmo(s).

http://dx.doi.org/10.22568/jee.v8.artn.010204

 

Se gostar do artigo, ajude a divulgar o link acima. Se souber de pessoas interessadas em receber por email notícias sobre novas publicações do JEE, peça por favor para escreverem um email ao Editor em [email protected] solicitando cadastro do email.

 

Se não conhece o JEE, navegue pelo site, conheça a proposta e acesse os artigos já publicados.

 

Desejo a todos muita saúde, cuidados e peço a Deus permita os bons Espíritos protegerem a todos.

 

Um abraço fraterno,

Alexandre Fontes da Fonseca

--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

ISSN: 2525-8753

 

 

(Recebido em email de Jornal de Estudos Espíritas [[email protected]])

 

 LIVE - 3º. Encontro do

Núcleo de Pesquisadores Espíritas “Agnelo Morato”

 

(Com informações de Adolfo de Mendonça Jr.)

 

 Programação da Associação Médico-Espírita de

Osasco

 

Informações do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Notícias do Movimento Espírita

 

 

Exmºs Srs

 

As nossas mais cordiais saudações.

Junto enviamos notícia do Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha que continua em labor, online, devido ao estado de calamidade decretado pelo Governo.

 

Sem outro assunto de momento

 

CCE

 

NOTÍCIA

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, mantém todas as suas actividade de índole cultural e espiritual, online, devido às restrições temporárias decretados pelo Governo Português, na sequência da COVID 19.
As actividades disponíveis são o atendimento ao público, em privado (via telefone), grupo de estudo à 4ª feira, pelas 21H00  através da plataforma Zoom e, "Conversas Espíritas", à 6ª feira, pelas 21H00, através do "Facebook" do CCE, sempre com dois convidados analisando alguma situação na óptica espírita.
Na próxima 6ª feira, 29 de Maio de 2020, as "Conversas Espíritas" interactivas com o público, terão como tema "O impacto do Espiritismo na Sociedade" e contarão além da presença do moderador (do CCE), José Lucas, os convidados Manuela Vieira (Profª) da Madeira e Pedro Silva (Informático) dos Açores.
Para mais informações poderão consultar a nossa página na Internet em 
www.cceespirita.wordpress.com

 

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

a[email protected]

 

 

(Recebido em email de António Luís [[email protected]])

 

Site Espírita – Irmãos W

Olá

 

Caros amigos

 

Saudações Kardequianas....

 

Primeiramente atualizamos os grandes gigantes espíritas como Prof. César Perri e o seu agrupamento espírita GEECX - Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier. 

O artigo que inserimos no setor inicial Prof. César Perri - Relatos de trabalho em equipe (Artigo que mostra as grandes lutas travadas pelo Movimento Espírita) EM ANEXO OS MATERIAIS

César Perri

Link:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Cesar%20Perri/C%C3%A9sar%20Perri.htm

Ou

GEECX - Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Link:

http://grupochicoxavier.com.br/editorial/

 

Segundo: Estamos trazendo novamente o grande médium de efeitos físicos Carmine Mirabelli e juntamente com a obra rara chamada Eurico Goes - Prodígios da Biopsychica (Carmine Mirabelli) (1937)

 

Como bem sabemos a mediunidade de efeitos e um meio para se atingir um fim que e a comprovação da imortalidade humana. E nos fazermos melhores no dia a dia numa nova ética embasada pelos ensinamentos do Nazareno da Galileia.

Carmine Mirabelli EM ANEXO OS MATERIAIS

Link:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Carmine%20Mirabelli/Carmine%20Mirabelli.htm

 

PARA DIVERSÃO DO FINAL DE SEMANA

 

Live Luz Espírita: especial sobre o programa Evangelho no Lar Online

Apresentação: Ery Lopes Participação especial: Janete e Rivail Jr.

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=0bta73IYyYE&t=308s

 

Divulgação - Marcilio Franco da Costa Pereira (Grupo Marcos) e Produção - (Breado) (ARQUIVOS EM ÁUDIO)

 

Ernesto Bozzano - O Mistério de Patience Worth

Link:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLA4VzhN9Pozjt5L_H7VduCk0ZbODpD28h

 

Ernesto Bozzano - Música transcendental

Link:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLA4VzhN9PozioX82kpPRxrM9pUudyimjj

 

Ernesto Bozzano - Materializações de “Marie”, a dançarina

Link:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLA4VzhN9PozinK1k28ansfie5ObqOihKD

 

Ernesto Bozzano - Marcas e impressões supranormais de mãos de fogo

Link:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLA4VzhN9Pozhn22CIcj851XD8JwsDa6g4

 

A LUTA SEGUE

 

WANDERLEI

 

 

(Recebido em email de Site Espírita - Irmãos W [[email protected]])

 

Roteiro Europa Online 2020

Divaldo Franco e Juan D. Rodrigues

 

Informações de Elsa Rossi. Copiado de

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10158324970659183&set=a.10151408564244183&type=3&theater

 

Vídeo

Estudo do livro: O QUE É O ESPIRITISMO? Encontro 8

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=zqwnYcV7A2E&feature=share&fbclid=IwAR0_56qwMxojmB9vqosshfTTbRw551igCtlycqEsmhKtF3c-5YDyUnBg_ps

 

 

Brasileiros Espíritas na

Austrália

 

Acesse:

https://www.facebook.com/groups/1208922355789777/

 

 

 

 

 

Acesse informações e programação da

Associação Espírita Allan Kardec. Copenhague, Dinamarca

 

Acesse:

https://www.facebook.com/groups/aeallankardec/

 

 

 

Vídeo sobre a Agenda Espírita Brasil

Entrevista por Orson Peter Carrara

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=28xbXf2-VKA&fbclid=IwAR3RW2Im0IjpsSQRxnjyz94kDgvfKB01GdHIAQUGq5_JkeEZp7sMhEhDOU8

 

 

 

 

Estação da Luz pede ajuda

Eusébio, CE

 

(Informação repassada por [email protected]; em nome de; [email protected])

 

14º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

https://gallery.mailchimp.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/images/4ec77c58-8728-4ab2-b088-2538c0216dbe.png

 

https://mcusercontent.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/images/209442ca-aa80-4369-a8d7-3e0f8aefb18d.png

 

VIRTUAL 14TH US SPIRITIST SYMPOSIUM PROGRAM

https://mcusercontent.com/dde10f549c62ce90a77dee6a6/images/535c3b9d-3e34-4301-81c5-fd2b4f8290de.png
MORE INFORMATION @ spiritistsymposium.org 
Any questions? Email [email protected]


Support USSF mission to translate and publish Spiritist Literature in English: Click here to make a donation.

 

Permanecendo úteis

 

 

Clint Eastwood é um dos atores de Hollywood de mais avançada idade.

Somam mais de oitenta filmes, em sua longa carreira como ator, diretor, produtor ou compositor de algumas das trilhas sonoras.

Aos oitenta e três anos, foi entrevistado por um veículo de comunicação sobre como conseguia estar tão ativo, mesmo tendo passado a barreira dos oitenta anos.

A resposta foi simples e direta: Meu segredo é o mesmo desde 1959: fico ocupado, não deixo o que é velho entrar em casa.

É fundamental que tenhamos a vida preenchida de ocupações, de tarefas úteis.

Todos temos talentos, recursos importantes que podem ser postos à disposição da sociedade, da comunidade em que vivemos, a fim de se multiplicarem.

Ninguém pode afirmar, categoricamente, que não sabe fazer nada ou que não serve para nada.

Sempre existe a possibilidade de encontrarmos algo útil, algo que some e produza o bom, o bem, o belo para alguém.

Se boa parte de nossos anos e das horas de nossos dias são dedicados ao trabalho profissional, produzamos com vontade.

Dediquemo-nos, seja qual for nossa função, com empenho e esforço, oferecendo o melhor para todos os que irão usufruir ou dependam de nossas ações. Isso é ser útil.

Assumamos de maneira ampla as responsabilidades familiares, no papel que nos couber na dinâmica do lar. Sintamo-nos comprometidos.

Nas relações sociais, nas horas que nos sobram, busquemos um trabalho voluntário, dedicando-nos de maneira abnegada, preenchendo nosso tempo de forma proveitosa.

Com o passar dos anos, natural que tenhamos que ajustar a dinâmica da vida.

Os filhos deixam o lar para construir o seu; a aposentadoria chega e, se as responsabilidades antigas não têm mais espaço em nossas vidas, pensemos em outras possibilidades para continuarmos sendo úteis.

Se já não precisamos dedicar longas horas do dia para o exercício profissional, podemos servir, um tanto mais, no voluntariado.

Sempre poderemos ser úteis.

Nossas habilidades manuais, capacidades que desenvolvemos poderemos encaminhar para uma instituição específica, para atendimentos individuais.

Pensemos que o envelhecimento do corpo é um processo natural e inevitável enquanto permanecermos encarnados, o que não deve nos retirar o prazer de viver, a jovialidade, a alegria de sermos úteis.

Em qualquer tempo, em qualquer localidade que nos encontremos, se quisermos, perceberemos os convites para transformar nossas horas vazias em horas produtivas, benéficas ao próximo.

Não permitamos que nossa mente e nosso tempo livre sejam ocupados com coisas velhas, já superadas; lembranças amargas, dissabores, embates que vencemos, no passar dos anos.

Permitamo-nos a jovialidade com a certeza de quem sabe que, não importa nossa idade ou nossos recursos, nossos saberes ou nossas limitações, sempre haverá a chance de sermos úteis.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 26.5.2020
.

 

 (Copiado do site Feparana)

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5d/Eastwood1981.jpg

O ator Clint Eastwood, perto do ônibus espacial Columbia logo após ter completado seu primeiro vôo orbital em 1981 - retirado do original. Imagem: NASA

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Eastwood1981.jpg

 

 

 

 

Clinton Eastwood Jr. (São Francisco31 de maio de 1930) é um atorcineasta produtor dos Estados Unidos famoso pelos seus papéis típicos em filmes de ação como um cara durão e anti-herói, principalmente como o Homem sem nome da Trilogia dos Dólares nos filmes western spaghetti de Sergio Leone dos anos 60, e interpretando o Inspetor 'Dirty' Harry Callahan na série de filmes Dirty Harry, das décadas de 1970 e 1980.

Como diretor, seus filmes têm tido criticas positivas. Ganhou quatro vezes o Oscar — duas cada como Melhor Diretor e de Melhor Filme —, e foi homenageado em 1995, recebendo o Prêmio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à sua longa carreira no cinema.[3] Por duas vezes foi eleito o ator favorito dos americanos, e é o único ator da história do cinema a estrelar em filmes considerados de "grande sucesso" por cinco décadas consecutivas.[4][5]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Clint_Eastwood

 

 

Arquivo: ClintEastwoodReagan.jpg

Presidente Reagan falando em um evento Take Pride in America com os atores Clint Eastwood e Louis Gossett Jr. no Rose Garden. 21/07/87. Foto: Governo dos Estados Unidos.

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:ClintEastwoodReagan.jpg

 

 

File: Matt Damon - Clint Eastwood - Bryce Dallas Howard - 2010 Nova York Film Festival.jpg

Matt Damon, Clint Eastwood e Bryce Dallas Howard no Festival de Cinema de Nova York 2010.

Imagem, autor: Raffi Asdourian

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Matt_Damon_-_Clint_Eastwood_-_Bryce_Dallas_Howard_-_2010_New_York_Film_Festival.jpg

 

 

Arquivo: Clint Eastwood - 1960s.JPG

 Foto publicitária de Clint Eastwood para um punhado de dólares ( por um pugno di dollari ).

Autor: Estúdio de filme. 1964

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Clint_Eastwood_-_1960s.JPG

 

 

Alexandre Aksakof

27-05-1832 / 04-01-1903

 

 

Alexandre Aksakof (Ripievka27 de maio de 1832 — São Petersburgo4 de janeiro de 1903) foi um russo diplomata (conselheiro de Alexandre III), filósofojornalistatradutoreditor e grande pesquisador dos fenômenos espíritas durante o século XIX[1].

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Aksakof

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3f/Alexandr_Aksakov.jpg/717px-Alexandr_Aksakov.jpg

Alexandre Aksakof

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Aksakof

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0b/M%C3%A9dium_et_Aksakof002.jpg

Aksakof observa a médium Eusápia Paladino (Milão1892).

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Aksakof

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/27-11-2018_arquivos/image011.jpg

Eusapia Palladino, médium  que se submeteu a inumeráveis experiências com pesquisadores famosos.

Imagem/fonte:  http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k57730276/f17.image.texteImage

 

Biografia do Barão Guldenstubbé:

 

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9.jpg

Barão Guldenstubbé

 

 

Este grande paladino do Espiritismo foi um grande trabalhador das primeiras horas do Espiritismo, um grande pesquisador da alma e que teve também as suas obras queimadas na Espanha pela Santa Inquisição no dia 9 de outubro de 1861 no conhecido AUTO-DE-FÉ EM BARCELONA.

O Barão Luis Guldenstubbé, que deixou a vida em 27 de maio de 1873, na sua residência, em Paris, 29 rua de Trévise, aos 53 anos de idade, foi conhecido principalmente por suas investigações e experiências em pneumatografia. De origem sueca, pertencia a antiga família escandinava, de nomeada histórica, tendo dois dos seus antepassados do mesmo nome sido queimados vivos, em 1309, na companhia de Jacques de Molay, por ordem do Papa Clemente IV.

O Barão passava uma vida retirada, em companhia de sua virtuosa irmã. Sua memória é afetuosamente respeitada por sua conduta nobre, urbana e benévola e por seus numerosos atos de modesta caridade. Dedicou-se mais às experiências da escrita direta, na França onde obteve em 13 de agosto de 1856, o primeiro sucesso nessa modalidade de comunicação espírita. Escreveu o livro intitulado "La Réalité des Spirites et de leurs Manifestations" (A Realidade dos Espíritos e de suas Manifestações) (1857). E também a obra Pensées d'outre-tombe (1858).

Em poucos anos de trabalhos experimentais, o Barão obteve um número considerável de escrita direta, algumas obtidas sem o auxílio de lápis, papel ou ardósia. Os próprios espíritos comunicantes transportavam o material necessário para a obtenção das mensagens.

- “Esses fenômenos”, diz ele “estão agora firmados sobre a base sólida dos fatos, permitindo que de ora em diante consideremos a imortalidade da alma como um fato científico, e o Espiritismo como uma ponte lançada entre este mundo e o Invisível.”

Escrita Direta

O Barão de Guldenstubbé foi o primeiro que obteve, na França, a escrita direta. Eis como ele relata o fato (“La Réalité des Esprits”, págs. 66 e 67):

“Em um belo dia (1 de Agosto de 1856), veio-lhe o pensamento de experimentar se os Espíritos podiam escrever diretamente, sem o auxílio de um médium. Conhecendo a escrita direta misteriosa do Decálogo, segundo Moisés, a escrita igualmente direta e misteriosa na sala do festim do Rei Baltasar, segundo Daniel, e tendo ouvido falar dos mistérios modernos de Straford, na América, onde se acharam certos caracteres ilegíveis e estranhos traçados num pedaço de papel e que não pareciam provir dos médiuns; o autor quis certificar-se da realidade de um fenômeno cujo alcance seria imenso, se fosse verdadeiro.

“Colocou, portanto, uma folha de papel em branco e um lápis aparado dentro de uma caixinha fechada a chave, guardando sempre essa chave consigo e a ninguém dando parte da sua experiência. Durante doze dias esperou inutilmente, sem observar o menor traço de lápis no papel; mas, a 13 de Agosto de 1856, o seu espanto foi grande quando notou certos caracteres misteriosos no papel; apenas sucedeu tal fato, e ele repetiu por dez vezes a experiência no mesmo dia, para sempre memorável, colocando, no fim de cada meia hora, uma nova folha de papel em branco na caixinha. A experiência foi coroada de êxito completo.

“No dia imediato, 14 de Agosto, fez de novo umas vinte experiências, deixando a caixinha aberta e não a perdendo de vista; viu, então, que caracteres e palavras na língua Estônia formavam-se ou eram gravadas no papel, sem que o lápis se movesse. Desde então, vendo a inutilidade do lápis, cessou de pô-lo sobre o papel; e, colocando simplesmente uma folha de papel dentro de uma gaveta, em sua casa, obteve também comunicações.” (No fim da obra do Barão encontram-se fac-símiles dessas escritas).

O Barão de Guldenstubbé repetiu a experiência em presença do Conde d’Ourches, e este obteve uma comunicação de sua mãe, cuja assinatura e letra foram reconhecidas como autênticas, quando comparadas com as dos autógrafos que o Conde possuía.

Esses primeiros ensaios foram seguidos de muitos outros, e o autor adquiriu a certeza de não ser ele quem escrevia em estado sonambúlico, como julgou a princípio.

Gabriel Delanne - O Fenômeno Espírita

(Leia mais aqui:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9.htm

Escrita  Direta obtida pelo Barão de Guldenstubbé

Fonte:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9.htm

Escrita  Direta obtida pelo Barão de Guldenstubbé

Fonte:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9.htm

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/23-02-2019_arquivos/image010.jpg

1ª. página do jornal “Le Siècle” de 14 de outubro de 1861 noticiando o Auto de Fé de Barcelona

ocorrido no dia 9 de outubro de 1861. Na 1ª. coluna, no alto à esquerda da página.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k727439h/f1.item

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/23-02-2019_arquivos/image015.jpg

Auto de fé de Barcelona com  queima de livros espíritas aos 9 de outubro de 1861.

Imagem/fonte: https://useece.blogspot.com.br/2011/10/onde-ocorreu-o-auto-de-fe-de-barcelona.html

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/23-02-2019_arquivos/image016.jpg

Barcelona vista da Basilica Sagrada Familia. Foto Lucas Augusto Michelin Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/23-02-2019_arquivos/image017.jpg

Pedro BerrugueteSão Domingos Presidindo a um auto de fé (1475). Visões artísticas que retratam o tema geralmente apresentam cenas de tortura e de pessoas queimando na fogueira durante os eventos/procedimentos.

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Auto_de_f%C3%A9#/media/File:Pedro_Berruguete_Saint_Dominic_Presiding_over_an_Auto-da-fe_1495.jpg

 

Auto de fé ou auto da fé foi o ritual de penitência pública de hereges e apóstatas que ocorreu quando a Inquisição EspanholaInquisição Portuguesa ou a inquisição mexicana tinha decidido a sua punição, seguido pela execução pelas autoridades civis das sentenças impostas. Nos autos de fé, os hereges podiam ou abandonar a heresia que estavam propagando (o que os levaria a penas graves, como a prisão perpétua) ou continuar fiel a sua crença herética, o que o faria ser relaxado ao braço secular.[1][2]

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Auto_de_f%C3%A9

 

 

Publicação da revista “O Consolador”.

1860–2010: Sesquicentenário a Revue Spirite de 1860

 

ENRIQUE ELISEO BALDOVINO

[email protected] 
Foz do Iguaçu, Paraná (Brasil)

 

Enrique Eliseo Baldovino

Oportunamente escrevemos que no período 2008-2019 teríamos a bênção de comemorar, em todos esses anos (1), os Sesquicentenários de lançamento de cada um dos 12 extraordinários volumes da Revue Spirite – Journal d’Études Psychologiques, publicados e dirigidos com muita sabedoria por Allan Kardec (de 1858 a 1869), levando em conta que os contextos históricos de cada um desses anos são diferentes.

Conforme nossas pesquisas, que foram resumidas no presente artigo e extraídas da nossa tradução (2), do francês ao espanhol, da Revista Espírita de 1860, abordamos desta vez o contexto geral do referido Ano de 1860, assim como já o fizemos com a Revista de 1858 (3) e com a Revista de 1859 (1).

Com a publicação da Revue Spirite de 1860 começa o 3º ano de sucesso espiritual de circulação nacional e internacional desta pérola da literatura e do jornalismo espiritistas, onde o seu insigne Autor continua registrando para os Anais do Espiritismo, com a sua lucidez, critério e sensatez habituais, os diversos fatos acontecidos por então e o estado geral do Espiritismo no citado ano (ver RE jan. 1860–I: O Espiritismo em 1860, páginas 1 a 6).

O Magnetismo entra na Academia

Um dos grandes fatos ocorridos em 1860 foi a entrada do Magnetismo na Academia de Ciências com o nome de Hipnotismo (RE jan. 1860–II: O Magnetismo perante a Academia, pp. 6-11), graças, entre outros, ao doutor francês Pierre-Paul Broca (1824-1880), que experimentou e popularizou na Universidade tal descoberta do Dr. James Braid (1795-1860) para fins terapêuticos, sendo este o neurocirurgião escocês que cunhou os termoshipnoseHipnotismohipnotizador e hipnotizar. Segundo Kardec, o Espiritismo e o Magnetismo possuem estreitas relações.

Artigos da Revista na Codificação

Pela sua relevância histórica citamos, a seguir, alguns dos artigos da Revistaque têm servido de base a diversos capítulos e evocações de O Céu e o Inferno (lançado em 01/08/1865), matérias que anos antes foram preparadas, primeiramente, no grande laboratório doutrinário da Revista Espírita – RE(Edições CEI). Alguns desses artigos são os seguintes:

RE fev. 1860–V: História de um condenado, pp. 51-60 (são nada menos que 126 perguntas e respostas desenvolvidas durante 10 sessões), matéria muito emotiva, publicada bem resumidamente no livro acima mencionado (capítulo VI: Criminosos arrependidos) com o nome de O Espírito de Castelnaudary;

RE mar. 1860–V a: Estudos sobre o Espírito de pessoas vivas – O Dr. Vignal, pp. 81-88, estudos importantíssimos que foram posteriormente desdobrados naRE mai. 1865–III: Conversas de Além-Túmulo – O Dr. Vignal (Sociedade de Paris, 31 de março de 1865 – Médium: Sr. Desliens), pp. 137-140, e depois novamente publicados no referido livro, com o nome: O Dr. Vignal (cap. II: Espíritos felizes);

RE ago. 1860–V: O suicida da Rua Quincampoix (Evocado na Sociedade de Paris em 1860), pp. 247-248, artigo comovedor que posteriormente mudará de título, na mencionada 4ª Obra da Codificação, sob o nome: O pai e o conscrito(cap. V: Suicidas). Aqui Allan Kardec, sabiamente, introduz o atualíssimo conceito de suicídio indireto ou inconsciente;

RE fev. 1860–VI b: Comunicações espontâneas – O tempo presente (Sociedade, 20 de janeiro de 1860), pelo Espírito Chateaubriand, pp. 62-63, comunicação histórica que pouco depois será transcrita quase literalmente emO Livro dos Médiuns (cap. XXXI, item II), 2ª Obra da Codificação que será lançada logo mais em 15/01/1861, cujo grande núcleo foi desenvolvido, elaborado e desdobrado em 1859-1860, como já demonstramos e citamos em nosso artigo publicado também neste Jornal.(1)

Edição definitiva de O Livro dos Espíritos em 1860

Na RE mar. 1860–VIIIO Livro dos Espíritos – Aviso sobre a 2ª edição, p. 96, acontece o importantíssimo registro do lançamento da 2ª e definitiva edição, inteiramente refundida e consideravelmente aumentada de O Livro dos Espíritos (Paris, Didier e Cia., e Ledoyen), com 1019 questões, como hoje a conhecemos, com um raro Aviso sobre esta nova edição, lançada na terça-feira, 20/03/1860. A 1ª edição histórica havia sido publicada no sábado, 18/04/1857, com 501 questões.

Pelo exposto, temos a certeza de que estudar profundamente as páginas históricas da Revista Espírita é preparar-se para compreender ainda mais todo o conteúdo da importante Codificação Kardequiana, base da Doutrina Espírita. A leitura e a vivência, portanto, dessas páginas luminíferas, contribuirão sobremaneira no melhoramento dos homens, como bem previa o eminente Codificador do Espiritismo.

Obras queimadas no Auto-de-fé de Barcelona

Obras editadas no ano de 1860 foram queimadas no tristemente célebre Auto-de-fé de Barcelona (de 9 de outubro de 1861): a própria Revue Spirite de 1860, de Allan Kardec, foi arbitrariamente lançada ao fogo, assim como as Revistas de 1858 e de 1859, além de outros 8 títulos, no total de 300 volumes.

Outra obra, anunciada na Revista Espírita de 1860 (RE nov. 1860–II: Bibliografia – Carta de um católico sobre o Espiritismo, pelo Dr. Grand, antigo vice-cônsul da França, pp. 334-335), também foi queimada nesse Auto-de-fé, livro da autoria do Dr. Alphonse de Grand-Boulogne (1810-1874), médico humanitário e cavalheiro da Legião de Honra, conhecido como o Dr. Grand, membro correspondente da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE), e de quem Kardec já havia publicado na Revista de 1860 um interessante artigo, intitulado: RE ago. 1860–II: Concordância espírita e cristã, pelo Dr. de Grand-Boulogne, antigo vice-cônsul da França, pp. 232-235.

1ª Viagem Espírita em 1860

Como se não bastasse todo o ingente trabalho doutrinário de Allan Kardec na codificação dos livros, na direção da SPEE – como presidente sempre reeleito –, na elaboração da Revue, na assistência aos necessitados de todo jaez, o incansável Codificador programou, após insistentes convites para levar a Doutrina fora de Paris, a sua 1ª Viagem Espírita em 1860, percorrendo longas distâncias em carruagens e em outros parcos transportes da época, visitando doutrinariamente as cidades de Sens, Mâcon, Lyon e Saint-Étienne (somente a distância de Paris a Lyon é de 400 km) e orientando os primeiros Grupos Espíritas que se formavam. Os Espíritos disseram a Kardec: “Se Paris é a cabeça, Lyon é o coração”. Alguns artigos da Revista de 1860 são a resultante e o registro desta primeira viagem histórica, dentre as várias realizadas com tanto sacrifício por ele:

RE out. 1860–I b: Resposta do Sr. Allan Kardec ao Sr. redator da Gazette de Lyon, pp. 292-298, artigo em que o Codificador defende os dignos e simples operários de Lyon ante o ataque covarde do referido redator, que não via com bons olhos que esses trabalhadores fossem espíritas, resultando dessa brilhante defesa a publicação de um raríssimo opúsculo de Kardec, intitulado: Carta sobre o Espiritismo, em resposta à Gazette de Lyon de 02/08/1860 (Lyon, 16/09/1860: tipografia de Chanoine, com 57 páginas);

RE out. 1860–II: Banquete oferecido ao Sr. Allan Kardec pelos espíritas lioneses, em 19 de setembro de 1860, pp. 298-299. Em Brotteaux, adjacências de Lyon – sua cidade natal –, dá-se o histórico e primeiro Encontro de Dirigentes Espíritas, sob a coordenação do emérito Codificador, junto ao Sr. Dijoud e esposa.

Instrutivas comunicações

Comunicações instrutivas, evocações notáveis e dissertações muito interessantes aconteceram na Revista de 1860, várias delas assinaladas no histórico Boletim da SPEE (onde foram transcritas as atas de cada sessão, sendo que o seu maior registro encontra-se neste ano de 1860), comunicações que foram ditadas por Espíritos diversos:

Lamennais, Massillon, Madame de Staël, são Bento, Channing, são Francisco de Sales, Chateaubriand, Joana D’Arc, Georges, Homero, santa Teresa, Lázaro, Melanchthon, Sócrates, Joinville, Irmã Marta, Nodier, santo Agostinho, Fourier, Musset, Riquier, são Lucas, Lenormand, Adam Smith, Nerval, são Luís, Charlet, John Brown, Grandier, são Vicente de Paulo, Fénelon, O Espírito de Verdade, entre outros.

O escritório da Revista muda de local em 1860

Para centralizar os enormes trabalhos doutrinários sob a sua responsabilidade, e dedicar-se ainda mais às diversas tarefas, Kardec muda o seu domicílio particular e o escritório de redação (bureau) da Revue Spirite para a Rua e Passagem Sant’Ana, nº 59, o mesmo fazendo com o endereço da SPEE (em abril de 1860), conforme seu oportuno aviso na RE jun. 1860–I: Aviso – A partir de 15 de julho de 1860, o escritório da Revista Espírita e o domicílio particular de Allan Kardec serão transferidos à Rue Sainte-Anne, 59, Passage Sainte-Anne, p. 161.

Apesar de ter uma casa bem ampla na Avenida de Ségur nº 39 (Vila de Ségur), em uma região nobre de Paris (atrás do célebre Palácio dos Inválidos), o Codificador decide concentrar todo o seu trabalho em um apartamento, no referido endereço, secundado por sua abnegada esposa e companheira Amélie-Gabrielle Boudet (1795-1883), que o auxiliará sobremaneira em todas as circunstâncias da sua missão.

Contexto geral

Observando a importância do contexto geral (sócio-cultural, político, científico e histórico) da aparição da Revue Spirite de 1860, e fazendo uma breve linha do tempo, neste mesmo ano nasceram importantes personalidades, a saber: o músico espanhol Isaac Albéniz, o político argentino Carlos Torcuato de Alvear, a pintora russa Marianne von Werefkin, o prêmio Nobel de química Eduard Buchner (alemão), o jornalista francês Jules Guérin, a pianista alemã Daniela von Bülow, o botânico letão Wolfgang von Bock, o compositor boêmio-austríaco Gustav Mahler, o escritor russo Anton Tchekhov etc.

Ainda em 1860 França patenteia o primeiro motor a combustão. Baudelaire é rejeitado na Academia Francesa. Pelo Tratado de Turim, o Piemonte cede Saboia e Nice a França. Garibaldi derrota aos Bourbons em Volturno e entra em Nápoles. França e Inglaterra firmam um importante tratado comercial. Lincoln é eleito presidente dos Estados Unidos em 1860. Faleceram neste ano os seguintes vultos: o filósofo alemão Arthur Schopenhauer, o rei Jerônimo Bonaparte – irmão mais novo de Napoleão I –, a czarina Alexandra Feodorowna, o escritor brasileiro Casimiro de Abreu, o biólogo alemão Alexander von Eversmann, o citado neurocirurgião Braid, a escritora britânica Anna Brownell Jameson, Leopoldo de Bourbon – príncipe das Duas Sicílias – e o pintor francês Alexandre-Gabriel Decamps, entre outros.

Conclusão

Por conseguinte, os 12 volumes da Revista Espírita são um complemento imprescindível da Codificação Kardequiana, quais joias preciosas que urgem por serem descobertas, a fim de poder aquilatar-se melhor o incomensurável valor doutrinário que as mesmas contêm.

Desejamos assim registrar os 150 Anos do lançamento da Revue Spirite de 1860, agradecendo ao Cristo e a Kardec por nos permitir a elevada honra de traduzir essas páginas imortais.

 

Referências:

(1) REVISTA INTERNACIONAL DE ESPIRITISMO – RIE. 1859 – 2009: Sesquicentenário do 2º volume da Revista Espírita, de Allan Kardec. Artigo comemorativo de Enrique Eliseo Baldovino. Outubro de 2009, pp. 457 e 458. São Paulo, SP: O CLARIM.

(2) KARDEC, Allan. Revista Espírita – Periódico de Estudios Psicológicos. Palabras del traductor sobre el contexto general de la Revista Espírita de 1860 (www.ceilivraria.com.br). Tradução do francês para o espanhol de EEB (www.edicei.com.br) do Ano III. Brasília, DF: EDICEI.

(3) RIE. Tributo à Revue Spirite. Matéria comemorativa de Enrique Baldovino pelos 150 Anos da Revista de 1858 (www.oclarim.com.br). Fevereiro de 2008, pp. 8 a 11. São Paulo, SP: O CLARIM. 
 

Nota da Redação:

Revue Spirite de 1860 foi objeto de estudo sequencial e metódico nas edições 55 a 65 desta revista. Para ver a parte inicial desse estudo basta clicar em: http://www.oconsolador.com.br/ano2/55/estudandoasobrasdekardec.html

 

(Texto copiado do site http://www.oconsolador.com.br/ano4/191/especial2.html)

 

Madame de Staël (1766-1817)

Anne Louise Germaine Necker Baronne de Staël Holstein

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b6948268q

 

 

Anne-Louise Germaine de Staël-Holstein (Paris22 de abril de 1766 — 14 de julho de 1817), mais conhecida como Madame de Staël, foi uma romancista e ensaísta francesa que incorporou como poucas mulheres o espírito do Iluminismo francês.  https://pt.wikipedia.org/wiki/Germaine_de_Sta%C3%ABl

 

Fénelon.

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/essentiels/fenelon

 

 

Nascido em La Mothe-Fénelon, no Périgord, François de Salignac (1651-1715) é um sacerdote conhecido por seu carisma e pregação talentosa. Suas habilidades educacionais levaram o rei a nomeá-lo, em 1689, tutor de seu neto, o duque de Borgonha, para quem compôs As aventuras de Telêmacohttp://gallica.bnf.fr/essentiels/fenelon

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]