Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           
            http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/14-10-2020.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

13-10-2020   http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/13-10-2020.htm

12-10-2020   http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/12-10-2020.htm

10-10-2020   http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/10-10-2020.htm

09-10-2020   http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/09-10-2020.htm

08-10-2020   http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/08-10-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 9 - 1866

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

File:Prayer in Cairo 1865.jpg

Oração no cairo. Óleo no painel de Jean-Léon Gérôme

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Prayer_in_Cairo_1865.jpg

 

Chamado de oração do Islam (Adhan) - legendado - Súplica incluída

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=WA8SqMtCPX8

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/30-07-2012_arquivos/image011.jpg

 O Rio Nilo e a Torre do Cairo. Trata-se de uma  torre de TV em concreto  com 180 metros de altura.

Projetada pelo arquiteto egipcio Naoum Shelib tem o formato da  Flor-de-Lótus.  Foto Ismael Gobbo

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/50/FirstSurahKoran.jpg

Al-Fatiha (A Abertura) é a primeira sura ou capítulo do Alcorão.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sura

 

Surasurata ou surat (árabe: سورة sūrah) é nome dado a cada capítulo do Alcorão. O livro sagrado da religião islâmica possui 114 suras[1], por sua vez subdivididas em versículos (ayat). As suras não se encontram ordenadas por uma ordem cronológica de revelação. https://pt.wikipedia.org/wiki/Sura

 

 

 

Alcorão (em árabe: القرآن, transl. al-Qurʾān, lit. "a recitação") ou Corão (forma considerada errada por alguns linguistas e não presente em alguns dicionários de referência)[1][2][3][4] é o livro sagrado do Islã. Os muçulmanos creem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé (Muhammad) ao longo de um período de vinte e três anos. A palavra Alcorão deriva do verbo árabe que significa declamar ou recitar; Alcorão é portanto uma "recitação" ou algo que deve ser recitado.

É um dos livros mais lidos e publicados no mundo. É prática generalizada na maioria das sociedades muçulmanas que o Alcorão não seja vendido, mas sim dado[carece de fontes]. Um patrono dos Estados Unidos, como Thomas Jefferson, teve o livro em seu acervo de cerca de dez mil volumes.[5][6]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alcor%C3%A3o

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4a/Siyer-i_Nebi_-_Muhammad_und_Chadidscha_%28%29_f%C3%BChren_die_ersten_rituelle_Waschung_-wudhu-_durch.jpg

Iluminura do Siyer-i Nebi de Cadija e Maomé realizando o primeiro abdesto

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cadija

 

Cadija

Cadija binte Cuailide (em árabe: خديجة بنت خويلد; transl.: Khadijah bint Khuwaylid), Cadija Alcobra ou Cadija, a Grande (Khadījah al-Kubra),[1] melhor conhecida apenas como Cadija, foi primeira esposa do profeta muçulmano Maomé e primeira pessoa a se converter à religião pregada pelo marido. Ela é comumente reconhecido pelos muçulmanos como "Mãe dos Crentes" (Umalmuminim).[2] Foi uma das figuras femininas mais relevantes do islamismo ao lado da filha Fátima e permaneceu monogamicamente casada com Maomé por mais de 25 anos.[3] Era a mais próxima dele e vários hádices narram que era a mais confiável e favorita entre todos seus casamentos.

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cadija

 

Arquivo: Khadija al-Kubra.jpg

Medalha de Cadija do Promptuarii Iconum Insigniorum

Cadija foi a primeira esposa do profeta islâmico Maomé.

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cadija

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9d/Mohammed_MichelBaudier.jpg

Retrato de Maomé, retirado da História geral da religião dos turcos, de Michel Baudier. Paris (1625).

Copiado de: https://fr.wikipedia.org/wiki/Mahomet

 

Maomé

Muhammad (em árabe محمد , transcrito em Muḥammad ), também conhecido como Muḥammad ou Maomé , por seu nome completo Abū al-Qāsim Muḥammad ibn ʿAbd Allāh ibn ʿAbd al-Muṭṭalib ibn Hāshim , é um líder religioso , político e militar árabe da tribo de Quraysh . Fundador do Islã , ele é considerado seu maior profeta. Segundo a tradição islâmica, ele nasceu em Meca por volta de 570 e morreu em Medina em 632 .

Os muçulmanos o consideram o último dos profetas do monoteísmo , no sentido de que ele encerra e sela o ciclo da revelação monoteísta abraâmica . Suas biografias religiosas relatam que ele ensinou aos seus primeiros companheiros ( sahabas ) os versos do Alcorão , que apresentou como a própria palavra de Deus ( Alá em árabe ), transmitida a ele pelo Arcanjo Gabriel . O Alcorão teria sido compilado após a morte de Maomé, a partir de transcrições em vários suportes, por seus discípulos. Além disso, suas ações e palavras formam a sunnah., que é a segunda fonte na base da lei muçulmana .

A fundação do Islã e a importância da cultura islâmica influenciaram diferentes culturas e civilizações ao longo da história, tornando Maomé uma figura proeminente na história. No entanto, sua historicidade é debatida. Devido à escassez de fontes históricas e ao preconceito religioso das fontes tradicionais, é muito difícil escrever uma biografia histórica da pessoa que se tornou ao longo do tempo um líder religioso.

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Mahomet

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/ABRIL/17-04-2018_arquivos/image101.png

Jesus,  em quadro de Maria Tereza Braga, e,  Allan Kardec, Codificador do Espiritismo (Wikipedia)

 

 

O Mestre e as opiniões

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Coletânea do Além. Lição nº 30. Página 77.

 

Quando Jesus, consagrando as alegrias familiares e o culto sublime da união doméstica, transformou a água em vinho, nas bodas de Canaã, cercaram-no os imensos tentáculos da falsa opinião, pela primeira vez, na fase ativa de seu apostolado. Por que semelhante transformação? Seria possível converter a água pura em vinho, destinado à embriaguez?

Procurando companheiros para a missão de luz e sendo escarnecido pelos sacerdotes, juízes e doutores de seu tempo, buscou o Mestre a companhia simples e humilde dos pescadores. A maledicência, contudo, não lhe perdoou o gesto. Que motivo induzia aquele missionário a socorrer-se de homens iletrados e rudes, que costumavam espreguiçar-se nas barcas velhas?

Instituiu a alegria e o bom ânimo, a confiança mútua e o otimismo entre os discípulos; entretanto o farisaísmo recrimina- lhe a conduta. Que instrutor era aquele, que não jejuava nem mantinha preceitos rigoristas?

Atendia a multidão de sofredores, dos quais se compadecia sinceramente, ministrando-lhes consolações e ensinamentos; todavia, o fanatismo criticava-lhe as atitudes. Não seria ele um revolucionário perigoso?

Desrespeitava a lei, curando cegos e paralíticos, nas horas destinadas ao repouso. Socorria os obsidiados de todos os matizes, conferindo-lhes tranquilidade aos corações; no entanto, a ignorância não o desculpava. Que razões o detinham no esclarecimento aos espíritos das trevas? Não teria combinações secretas com Satanás?

Interessou-se pela renovação espiritual de Madalena. Os próprios amigos estranharam-lhe a conduta. Por que tamanha menção para com uma pecadora comum?

Aceitou o oferecimento gentil, dos publicanos, comendo à mesa de pessoas afastadas da lei; todavia, a perversidade não lhe compreendeu a disposição fraterna. Não seria ele simples comilão e beberrão?

Dedicou longa palestra à samaritana pobre e desviada. A malícia, porém, não lhe entendeu a lição divina. Por que se demorava em conversação com semelhante mulher, que já possuíra cinco maridos?

Ensinava as verdades eternas, por amor às criaturas, mas, não raro, ao terminar as pregações sublimes, a desordem estabelecia tumultos. Não era ele anônimo operário de Nazaré? A que títulos poderia aspirar, além da carpintaria da sua infância?

Confiando nos companheiros, falou-lhes do seu testemunho, diante das verdades do Pai, prevendo lutas, desgostos, sacrifícios e humilhações; todavia, a inconformação apossou-se do próprio Pedro e choveram protestos.  Por que o anúncio descabido de tantas flagelações e tantas dores? Não era o sofrimento incompatível com a realização de um Messias que vinha de tão alto? Não teria Jesus enlouquecido?

Diante da revolta de Simão, em frente dos varapaus, pediu-lhe o Mestre serenidade e sensatez, para que não fosse perdido o ensejo da suprema fidelidade a Deus, mas a incompreensão se manifestou de pronto. Por que socorrer inimigos e verdugos? Como entregar-se sem defesa à perseguição dos sacerdotes? Como interpretar semelhante covardia, no momento mais vivo da missão nova? Não seria melhor desertar, entregando o Mestre à sua sorte?

Até o derradeiro instante na cruz ouviu o Senhor as mais estranhas opiniões, os mais contraditórios pareceres do mundo, mas a todos respondeu com o bendito silêncio de seu amor, porque bem sabia que acima de tudo, lhe cumpria atender à Vontade do Pai e que os homens só poderiam compreender-lhe o trabalho augusto, à medida que desenvolvessem os ouvidos de ouvir e os olhos de ver, a capacidade de sentir e a resolução de se realizarem espiritualmente, à luz do Evangelho no longo caminho de sucessivas reencarnações.

 

 

(Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Savio, de Belo Horizonte, MG)

No período  de Augusto, Nascimento de Cristo. Óleo sobre tela de Jean-Léon Gérôme.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-L%C3%A9on_G%C3%A9r%C3%B4me_-_The_Age_of_Augustus,_the_Birth_of_Christ_-_85.PA.226_-_J._Paul_Getty_Museum.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/04-12-2018_arquivos/image015.jpg

Bodas em Caná. Óleo sobre tela por Gaetano Gandolfi.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gaetano_Gandolfi_-_The_Marriage_at_Cana_-_Walters_371919.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/04-12-2018_arquivos/image016.jpg

Cena retratando Jesus e a  transformação da água em vinho. Quadro  em igreja de Caná, Israel.

Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/04-12-2018_arquivos/image017.jpg

Apelo do comércio de Caná, Israel,  evoca o episódio da transformação da Água em vinho por Jesus.

Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/04-12-2018_arquivos/image018.jpg

Trecho de estrada em Israel entre o Monte Tabor e Caná. Foto Ismael Gobbo.

File:Pietro da Cortona - Calling of St. Peter and St. Andrew.jpg

A Chamada de Pedro e André. Óleo sobre tela de Pedro da Cortona

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pietro_da_Cortona_-_Calling_of_St._Peter_and_St._Andrew.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/09-09-2015_arquivos/image041.jpg

Turistas em praia às margens do  Mar da Galiléia. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/09-09-2015_arquivos/image040.jpg

Restos de uma Sinagoga em Cafarnaum, Israel. Foto Ismael Gobbo

Arquivo: Brooklyn Museum - Os fariseus Pergunta Jesus (Les pharisiens questionnent Jésus) - James Tissot.jpg

Os fariseus questionando a Jesus. Obra de James Tissot.

Imagem/fonte: 

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_Question_Jesus_(Les_pharisiens_questionnent_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/07-08-2019_arquivos/image013.jpg

Jesus curando uma mulher enferma no sábado. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:HealWomanSabbath.jpg

 

 

 

De acordo com o Evangelho, Jesus estava ensinando em uma das sinagogas no sábado e havia uma mulher aleijada por um espírito por dezoito anos. Ela estava curvada e não conseguia se endireitar. Quando Jesus a viu, ele a chamou para frente e disse a ela:

"Mulher, você está livre de sua enfermidade."

Então ele colocou as mãos sobre ela e imediatamente ela se endireitou e louvou a Deus.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jesus_healing_an_infirm_woman 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/07-08-2019_arquivos/image014.jpg

Jesus curando o cego e mudo. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_exorcizando_o_cego_e_mudo

 

De acordo com os evangelhos, Jesus curou um homem possuído por demônios que estava era cego e mudo, recuperando-lhe tanto a voz quanto a visão. As pessoas que presenciaram o ato ficaram maravilhadas e perguntaram "É este, porventura, o filho de Davi?" (uma referência ao Messias esperado pelos judeus).

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_exorcizando_o_cego_e_mudo

 

File:Pedro Orrente - Christ Healing the Sick at the Pool of Bethesda.jpg

Cristo curando os enfermos no tanque 
de Betesda. Óleo sobre tela de Pedro Orrente.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedro_Orrente_-_Christ_Healing_the_Sick_at_the_Pool_of_Bethesda.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/15-01-2018_arquivos/image015.jpg

Restos do tanque, piscina  ou Poço de Bethesda*. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

O tanque de Betesda (em Língua hebraica: בית חסדא) é um local referido na Bíblia, mencionado somente no Novo Testamento. Alguns manuscritos antigos utilizam a designação Betsata (Casa das Azeitonas) para se referirem a este reservatório de água. Nos tempos bíblicos, este local havia sido transformado num grande centro de peregrinação para pessoas que pretendiam obter cura através dos alegados poderes curativos das suas águas.

Este reservatório ou tanque ficava perto da Porta das Ovelhas, na zona Norte de Jerusalém. Ao redor deste tanque existiam cinco alpendres ou colunatas onde muitos doentes, bem como cegos e coxos, se juntavam aguardando que as águas consideradas milagrosas se agitassem. Segundo várias traduções da Bíblia, a agitação destas águas era provocada por um anjo de Deus, sendo que o primeiro doente que entrasse na água ficaria milagrosamente curado.

Segundo o relato bíblico, ali aconteceu um dos milagres de Jesus, a cura do paralítico, um dos seus mais extraordináriosmilagres.

(Wikipédia)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/09-09-2015_arquivos/image036.jpg

Maria Madalena, em quadro de  Jan van Scorel. Óleo em painel de Carvalho.

Imagem/fonte: https://pl.wikipedia.org/wiki/Maria_Magdalena#/media/File:Mariamagdalena_grt.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/09-09-2015_arquivos/image037.jpg

Maria Madalena aos pés de Jesus. Guache sobre grafite em papel tecido cinza por James Tissot.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Mary_Magdalene_at_the_Feet_of_Jesus_-_James_Tissot.jpg

 

Ficheiro:Rubens-Feast of Simon the Pharisee.jpg

Cristo na casa de Simão, o fariseu. Óleo sobre tela transferido para madeira. Peter Paul Rubens.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rubens-Feast_of_Simon_the_Pharisee.jpg

File:Annibale Carracci - The Samaritan Woman at the Well - WGA4446.jpg

A mulher samaritana no poço. Óleo sobre tela de Annibale Carracci.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Annibale_Carracci_-_The_Samaritan_Woman_at_the_Well_-_WGA4446.jpg

Arquivo: El Lavatorio (Tintoretto) .jpg

Cristo lavando os pés dos discípulos.Óleo sobre tela de Jacopo Tintoretto.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:El_Lavatorio_(Tintoretto).jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/03-10-2019_arquivos/image018.jpg

A Última Ceia inspirada em Leonardo da Vinci. Afresco de Giovanni Mauro della Rovere. 1626.

Fábrica de Vapor. Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

O Consolador

E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?
Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza.
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
João 16: 5-12

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/13-12-2018_arquivos/image015.jpg

Judas, á direita, retirando-se da Última Ceia. Pintura por  Carl Bloch

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Judas_Iscariot#/media/File:The-Last-Supper-large.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/13-12-2018_arquivos/image016.jpg

Cenáculo. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

Cenáculo (do latim Cenaculum) é o termo usado para o sítio ou local onde ocorreu, de acordo com os cristãos, a Última Ceia e onde atualmente se encontra um grande templo. A palavra é um derivado da palavra latina cena, que significa "jantar".

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cen%C3%A1culo

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/13-12-2018_arquivos/image018.jpg

O beijo de Judas. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Kiss_of_Judas_(Le_baiser_de_Judas)_-_James_Tissot.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/13-12-2018_arquivos/image019.jpg

 

A prisão de Cristo. Óleo sobre tela de El Greco. Catedral de Toledo, Espanha.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/El_Expolio

A crucificação de Cristo. Igreja de Jesus, Genova.Obra de Simon Vouet

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:SVouet.jpg

Jesus aparece a Maria Madalena. James Tissot. Guache sobre grafite em papel tecido cinza.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Appears_to_Mary_Magdalene_(Apparition_de_J%C3%A9sus_%C3%A0_Madeleine)_-_James_Tissot.jpg

File:Supper at Emmaus-Caravaggio (1606).jpg

Ceia em Emaús. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Supper_at_Emmaus-Caravaggio_(1606).jpg

 

Guia seguro

 

Naquela ensolarada manhã, uma grande multidão cercava o Mestre Galileu.

Jesus ensinava àqueles que O escutavam, a respeito da importância de confiar no Pai Celestial.

Um dos homens se aproximou dEle. Aparentemente, pouco lhe compreendera as palavras, visto que estava preocupado apenas com o fato de que seu irmão o estava prejudicando com relação à partilha de uma herança.

Dessa forma, desejava que o Mestre tomasse partido naquele litígio familiar.

Entretanto, cumprindo Sua missão pedagógica para conosco, o Cristo aproveitou-se daquela situação para contar significativa parábola.

A terra de certo homem rico produziu muito bem. Ele pensou consigo mesmo: "O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita."

Então disse: Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens.

E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se.

Contudo, Deus lhe disse: "Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?"

Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus.

*   *   *

Nenhuma conquista material é eterna.

Tudo o que acreditamos possuir não passa de empréstimo divino, ferramentas da Misericórdia Celeste para que, moral e intelectualmente, possamos progredir.

Pelos tesouros acumulados na Terra, quantas famílias se corromperam, quantas amizades se desfizeram, quantas oportunidades de evolução foram lançadas ao léu?

O tempo nada perdoa. A ferrugem, o desgaste, o pó vem para todas as coisas materiais.

Até mesmo o corpo físico nos é um empréstimo e, a seu tempo, a natureza, segundo suas regras, tratará de desfazê-lo.

O que levaremos conosco quando o convite divino nos chegar e retornarmos à Casa do Pai?

Somente os tesouros do céu.

A caridade, que nos permite enxergar no próximo a assinatura divina que há também em nós e que, portanto, faz-nos todos irmãos, responsáveis uns pelos outros.

A fraternidade, vivenciada com um simples Bom dia, ofertado com sinceridade, um ombro amigo àquele que carece de incentivo, um sorriso gentil aos invisíveis que pouco ou nenhum valor recebem em nossa sociedade.

A percepção do quão ricos somos: temos o sol que nasce todas as manhãs. Diariamente, temos a oportunidade de construirmos a nossa felicidade e contribuirmos para com a felicidade alheia.

Eis o amor que, singelamente, se expressa em sua forma mais pura e simples.

  *   *   *

O túmulo é a prova de que nenhum bem material nos acompanha no curso de nosso retorno às moradas celestes.

Quando bem utilizados, os empréstimos materiais têm a função de nos auxiliar nas tarefas a que nos comprometemos quando reencarnamos.

Para o outro plano da existência, levamos apenas o profundo, inquebrantável e perene amor.

Amor, laço que a todos nos une e é, sem sombra de dúvidas, nosso guia seguro pela eternidade que nos aguarda.

Pensemos nisso!

Redação do Momento Espírita, com base no
Evangelho de Lucas, cap. 12, versículos 16 a 21.
Em 13.10.2020.

 

 

 

Copiado do site Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/05-10-2018_arquivos/image020.jpg

O Sermão das Bem-Aventuranças. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Beatitudes#/media/File:TissotBeatitudes.JPG

Ficheiro:Rembrandt - Der reiche Narr.jpg

O Rico Insensato de Rembrandt

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rembrandt_-_Der_reiche_Narr.jpg

 

Site da FEB – Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/ 

 

 

Vídeo com Rener Cunha (66)

Refletindo com Joanna

 

ACESSE AQUI:

https://www.youtube.com/watch?v=qTmgV_sZAeU&list=PLZ3eQbY0Rt-Qh4-lliQXc0L1KDelVqnCU&index=3

 

 

 

Brandura e pacificidade na TV

A bem-aventurança dos brandos e pacíficos, com base no Cap. IX de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, foi comentada no programa “O Evangelho em sua simplicidade” por Cesar Perri (SP), na noite do dia 12 de outubro. Todas as 2as feiras a Rádio Brasil Espírita e web TV, de Maceió, leva ao ar o citado programa às 21h30.

https://www.youtube.com/watch?v=fJYg8BnmeA4

 

 

(Com informações de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Informações do Site Espírita Irmãos W

 

Olá 

 

Caros amigos 

 

Saudações Kardequianas 

 

Primeiramente: 

 

O Professor César Perri escreveu um artigo que lembra o Auto de fé de Barcelona e a queima de livros e de documentos. Ocorridos 9 de outubro de 1861. Ocorridos há 159 anos. Que teve vastas repercussões. O santo ofício que no passado queimava pessoas em nome de Deus. Em épocas posteriores com surgimento de estados laicos e sopros das liberdades a inquisição perdeu força. As obras de Kardec foram colocadas Index Librorum Prohibitorum. 



E queimados na praça pública. E teve carrascos e o bispo da cidade chamado Antonio Palaus y Termens - O Inquisidor Espanhol.

(FOTO ANEXO) 

Acesse o link: 

http://grupochicoxavier.com.br/auto-de-fe-de-barcelona-e-a-queima-de-livros-e-de-documentos/ 



Atualização: 5ª JORNAL DE BORDEAUX (MATERIAIS EM ANEXO)

 

O Divulgador Espírita Francês Charles Kempf. Enviou um jornal espírita. Vindo dos Espíritas de Bordeaux chamado Journal Du Spiritisme - Voix d’outre-tombe (1864 - 1865). 



O aparecimento do espiritismo na França se espalhou como pólvora dentro de suas fronteiras e para o mundo. E os espíritas de Bordeaux levantaram a chama dos ensinamentos ditados pelos imortais. Auguste Bez e muitos outros levaram o ideário espírita adiante.

 

O Trabalho: 

- Compilação da página (Nota do surgimento do jornal, dados publicados por Kardec na R.E., psicografia e outros) 



- Colocamos na página: 

 Journal Du Spiritisme - Voix d’outre-tombe (1864 - 1865) (Fr.) 



Auguste Bez - Les Miracles de nos jours, ou les manifestations extraordinaires obtenues par l'intermédiaire de Jean Hillaire (1864)

 (Fr) (Obra rara publicada por Auguste Bez) 



Acesse o link: 

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Laboratorios%20do%20Espiritismo/Union%20Spirite%20Bordelaise/05/Jounal%20du%20Spiritisme%20-%20La%20Voix%20d'outre%20Tombe.htm 

 

PARA DIVERSÃO TOTAL --------------------------

 

Animais - Amor e Respeito (Eurípedes Kühl)  

Estudo realizado por Eurípedes Kühl . 

Eurípedes Kühl mostra nesse vídeo que os animais tem os mesmos direitos a vida, liberdade, respeito e amor por serem criaturas de Deus em evolução. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=Xo6Vq0qtcKs&feature=youtu.be 

 

Emmnauel. Trajetória Espiritual e Atuação com Chico Xavier 

Palestra de (27/09/2020, às 10h) - Emmnauel. Trajetória Espiritual e Atuação com Chico Xavier - Antônio C. Perri de Carvalho 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=zqeDgvlntmo&t=426s 

 

Antonio César Perri de Carvalho (O Homem de Bem) 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=76wqd3qs2zU 

 

Nestor Masotti - Allan Kardec e a Codificação Espírita 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=2w9ddSmTRtc&t=366s 

 

César S Santos – Reflexão doutrinária 

Palestra de espíritas do Canadá 

Acesse o link: 

https://www.facebook.com/789284662/videos/10158370775519663/ 

 

César S. Santos 

Pensamento e qualidade de vida  

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=Am4-meGDNZA 

 

Cesar Santos - Experiência brasileira no Canadá 

Entrevista com Orson Peter Carrara 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=xhnLg3CpxKE 

 

E a luta segue 

 

Wanderlei 

 

(Recebido em email de Site Espírita - Irmãos W [[email protected]])

 

Live com Charles Kempf

Fraternity Spiritist  Society – Londres, Reino Unido

 

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

Programação da Federação Espírita Francesa

 

 

(Com informações de Charles Kempf)

 

BUSS prossegue com sua extensa programação

Londres, Reino Unido

 

Ismael, caro amigo.. Desde o inicio do lockdwon por conta do COVID19, BUSS vem oferecendo Palestras com temas especificos para preparacao do Trabalhador Espirita nas areas do Atendimento Fraterno na Casa Espirita e no prepado do Educador Espirita para Infancia, Adolescencia e Familia. A ultima do ano, para atendimento aos Dependentes Quimicos, como dialogar e encaminhar. Agradecemos de coracao aos que deram seu tempo para UK, a todos os que puderam nos dar esse apoio pela sala Zoom, como Dr Juan Danilo, Cristiane L Beira, Lucia Moyses, Edir Paixao, Vanessa Anseloni, Jose Fernando, presidente da AME-Cariri, e duas palestras dedicadas a juventude, pelos nossos queridos Dan Assisi, Flavio Zanetti. www.buss.org.uk

 

(Com informações de  Elsa Rossi)

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) vai realizar uma conferência, com Cláudia Antunes e Paula Tolentino, subordinada ao tema "Emoções e Sentimentos", na 6ª feira, 16 de Outubro de 2020, pelas 21h00.

No mesmo dia 16, sexta-feira, das 22h às 24h, José Lucas estará na 91FM Rádio para uma entrevista sobre Espiritismo e a Vida Além da Morte.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com). 

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

a[email protected]

(+351) 914 269 532

 

 

Palestra virtual com Paulo Henrique de Figueiredo - Autonomia: A História Jamais Contada do Espiritismo

 

Palestra virtual 17/10/20 às 15h no YouTube com Paulo Henrique de Figueiredo - Autonomia: A História Jamais Contada do Espiritismo

 

Gostaríamos de convidá-los para a palestra ao vivo “Autonomia. A História Jamais Contada do Espiritismo” com o orador e escritor espírita - Paulo Henrique de Figueiredo, pelo canal do YouTube da Casa do Caminho Instituição Espírita.

 

 

Link da palestra: https://youtu.be/s59ANAJ0LjE

 

 

 

(Com informações de Facebook [[email protected]])

 

Pizza do Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

 

ACESSE AQUI:

https://www.sympla.com.br/noite-da-pizza-da-feg__933565

 

 

 

Local muito próximo da Estação de Metrô Saúde

 

 

(Com informações de Regina Ribeiro)

 

Amor Infinito

Palavras de Chico Xavier

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]