Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 16 de abril de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/16-04-2021.htm  

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

15-04-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/15-04-2021.htm

14-04-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/14-04-2021.htm

13-04-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/13-04-2021.htm

12-04-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/12-04-2021.htm

10-04-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/10-04-2021.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 11 - 1868

 

http://www.febnet.org.br/ba/image/revistaespirita/11.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/54/Gen%C3%A8se_selon_le_spiritisme.jpg

Capa de “A Gênese”  de Allan Kardec, edição de 1868..

Copiado de https://pt.wikipedia.org/wiki/A_G%C3%AAnese

 

 

A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo (em língua francesa La Genèse, Les Miracles et les Prédictions Selon le Spiritisme), é um livro espírita francês. De autoria de Allan Kardec, foi publicado em Paris em 6 de janeiro de 1868. É uma das obras básicas do espiritismo.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/A_G%C3%AAnese

 

Evoução da Crosta Terrestre

Mapa de superfície da crosta oceânica mostrando a geração da crosta mais jovem (vermelha) e a eventual destruição da crosta mais velha (azul). Isso demonstra a evolução espacial da crosta terrestre ditada pela tectônica de placas.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Earth%27s_crustal_evolution

 

 

A Evolução da Crosta Terrestre.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Earth%27s_crustal_evolution

 Bactéria da espécie  Escherichia coli

 

 

Bactéria (pronúncia em português: /bɐkˈtɛ.ri.ɐ/,[1] do grego: βακτηριον, bakterion, que significa "bastão") é um tipo de célula biológica. Elas constituem um grande domínio de micro-organismos procariontes. Possuindo tipicamente alguns micrômetros de comprimento, as bactérias podem ter diversos formatos, variando de esferas até bastões e espirais. As bactérias figuram entre as primeiras formas de vida a aparecer na Terra e estão presentes na maioria dos seus habitats. As bactérias habitam o solo, a água, as fontes termais ácidas, os resíduos radioativos e a profunda biosfera da crosta terrestre. Bactérias também vivem em relações simbióticas e parasitárias com plantas e animais.[2] A maioria das bactérias ainda não foi caracterizada, e apenas em torno de 27 por cento do filo bacterial possui espécies que podem crescer em laboratório (103 dos aproximadamente 142 filos conhecidos não são cultiváveis, conhecidos como filos candidatos).[3] O estudo das bactérias é conhecido como bacteriologia, um ramo da microbiologia.[4]

 

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bact%C3%A9ria

Protozoários

Colagem de protozoários, a partir de imagens em comuns da Wikimedia. No sentido horário, a partir do canto superior esquerdo: Blepharisma japonicum, um ciliado; Giardia muris, um flagelado parasita; Centropyxis aculeata, uma ameba testada (sem casca); Peridinium willei, um dinoflagelado; Chaos carolinense, um amebozoário nu; Desmerella moniliformis, um coanoflagelado

Respectivamente: Frank Fox, Sergey Karpov, CDC / Dr. Stan Erlandsen, Picturepest , Thierry Arnet, dr.Tsukii Yuuji

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Protozoa

 

Protozoários (também protozoários , plurais protozoários ) é um termo informal para um grupo de unicelulares eucariotas , quer de vida livre ou parasitas , que se alimentam de matéria orgânica, como outros microrganismos ou tecidos orgânicos e detritos. [1] [2] Historicamente, os protozoários eram considerados "animais unicelulares", porque geralmente possuem comportamentos semelhantes aos dos animais , como motilidade e predação , e não possuem parede celular , como ocorre em plantas e em muitas algas . [3] [4] Embora a prática tradicional de agrupar protozoários com animais não seja mais considerada válida, o termo continua a ser usado de forma solta para descrever protistas unicelulares (ou seja, eucariotos que não são animais, plantas ou fungos ) que se alimentam de heterotrofia. . [5] Alguns exemplos de protozoários são Amoeba , Paramecium , Euglena e Trypanosoma .

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Protozoa

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c7/Vegetable_lamb_%28Lee%2C_1887%29.jpg/805px-Vegetable_lamb_%28Lee%2C_1887%29.jpg

Ilustração mostrando um cordeiro fitozoário (o cordeiro vegetal da Tartária), uma tentativa europeia

medieval de explicar a origem do algodão (uma lã que crescia em plantas).

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Zo%C3%B3fito

 

Zoófito (do grego: zoóphyton; «animal-planta»),[1] ou fitozoário, foram antigas designações, já obsoletas, utilizadas nas ciências biológicas para o conjunto dos seres vivos de simetria radiada que, embora considerados parte do reino animal apresentam conformação visual semelhante à dos vegetais. Incluía um diversificado grupo de metazoários que repartia pelos celenteradosespongiários e equinodermes,[1] ao tempo considerados os grupos menos evoluídos da escala zoológica.[2

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Zo%C3%B3fito

 

Tiktaalik roseae 

Restauração  do Tiktaallik roseae feita para a National Science Foundation.

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiktaalik_roseae

 

 

Tiktaalik roseae é a única espécie conhecida de Tiktaalik, um género de peixes sarcopterígeos (que possuem barbatanas com músculo), extintos no período Devoniano tardio e com muitas características típicas de tetrápodes (animais de quatro patas).[1] É um exemplo de várias linhas de sarcopterígeos antigos que desenvolveram adaptações aos habitats pobres em oxigénio das águas pouco profundas presentes no seu tempo,[2] e que levaram à evolução dos primeiros anfíbios. Fósseis bem preservados foram encontrados na Ilha Ellesmere em NunavutCanadá.

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiktaalik_roseae

Pintura de uma cena do Jurássico tardio em uma das grandes ilhas da bacia da Baixa Saxônia, no norte da Alemanha. Ele mostra um adulto e um espécime jovem do saurópode Europasaurus holgeri e iguanodontes passando. Existem dois Compsognathus em primeiro plano e um Archaeopteryx à direita. Autor: Gerhard Boeggemann

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Earth

 

 

História da Terra:

história da Terra diz respeito ao desenvolvimento do planeta Terra desde sua formação até os dias atuais. [1] [2] Quase todos os ramos das ciências naturais contribuíram para a compreensão dos principais eventos do passado da Terra, caracterizados por constantes mudanças geológicas e evolução biológica .

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Earth

Os hominídeos são descendentes de um ancestral comum.

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o

 

Evolução:

Na biologiaEvolução (também conhecida como evolução biológicagenética ou orgânica) é a mudança das características hereditárias de uma população de seres vivos de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem e se diversifiquem ao longo do tempo. O termo "evolução" pode referir-se à evidência observacional que constitui o fato científico intrínseco à teoria da evolução biológica, ou, em acepção completa, à teoria em sua completude. Uma teoria científica é por definição um conjunto indissociável de todas as evidências verificáveis conhecidas e das ideias testáveis e testadas àquelas atreladas.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o

 

 

Conversa de irmã

 

 

Pelo Espírito Maria Dolores.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Preito de Amor. Lição nº 27. Página 104.

 

Alma irmã, não te amedrontes

Na senda em que te renovas,

Ante o cadinho das provas

Do mundo a te constranger.

Pela bússola da fé

Já conheces como e onde

A obrigação se esconde

Nos vínculos do dever.

 

Segue adiante e não temas

As frases cruéis que escutas,

Calúnias, sarcasmos, lutas,

Que te buscam destruir.

Esses venenos da estrada

Misturas de treva e lodo,

Desaparecem, de todo,

Se te deténs a servir.

 

Se a incompreensão te molesta

Por mais que a mágoa te doa,

Suporta, olvida, perdoa

Nas lides a que te dás;

Quem elege no silêncio

O apoio de cada dia,

Faz-se ponte de harmonia

Para o serviço da paz.

 

No lar que o Céu te concede,

Espera-te a confiança,

Se o fel da intriga te alcança

Por sofrimento a transpor,

Converte o fio de sombra

Em convite à tolerância

E apaga ofensa e distância

Para a vitória do amor.

 

Alma irmã, nunca te esqueças

De que a Terra é nossa escola,

O que aflige ou desconsola

São sempre Lições de luz.

Dificuldade e desgosto

Das horas amarguradas,

Significam tomadas

De Ligação com Jesus.

 

 

(Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Maria Dolores

Leia: https://www.uemmg.org.br/biografias/maria-dolores

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/27-02-2019_arquivos/image015.jpg

Jesus na casa de Marta e Maria. Óleo sobre tela por Henryk Semiradsky.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Semiradsky_Christ_Martha_Maria.jpg

 

 

E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
Lucas 10:38-42

https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/10/38-42 

 

O casamento arranjado. Óleo sobre tela de Vasili Vladimirovich Pukirev

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:V.V.Pukirev_-_The_Arranged_Marriage.jpg

 

Casamento à  la moda: Acordo de casamento. Óleo sobre tela de William Hogarth.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Marriage_A-la-Mode:_1._The_Marriage_Settlement

 

Arquivo: Moshe Rynecki- Le Get (divórcio) .jpg

Pintura de Moshe Rynecki - The Get (divórcio)

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moshe_Rynecki-_Le_Get_(divorce).jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/24-07-2020_arquivos/image022.jpg

Cena de Família.em quadro de Almeida Júnior.

Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Jesus em tela bordada por Alexandra Herrmann (imagem cedida por Oceano Vieira de melo)

 

(Colaboração recebido em email de Leopoldo Zanardi

 


Palestra em live com Elsa Rossi

16-04-2021

 

Ola Ismael

Tudo bem com voce?

Hoje teremos palestra no nosso grupo com Elsa Rossi.

Caso possa divulgar agradeceria muito. Segue o poster em anexo

Grande abraco

Gilson Guimarães
London

 

 

(Recebido em email de Gilson Guimaraes [[email protected]])

 

Eventos em live.

Com informações de Elsa Rossi)

 

Domingo, 18 de Abril -0 Dia especial - Evento da BUSS em Ingles as 11 da manha - canais no cartaz do Reino Unido, 8 hrs da manha no Brasil, pela Web Radio Fraternidade. 

18 ABRIL JOCA DALLEDONE HORARIO CORRIGIDO.jpg

CARTAZ CELD CORRIGIDO.jpg

22 April Divine Justice - Made with PosterMyWall (1).jpg

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi)

 

Batei à porta...

 

Na reunião virtual de estudos de “O evangelho segundo o espiritismo”, da equipe do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita, de São Paulo, no dia 13 de abril, André Fernandes iniciou o estudo do Cap. 25 – Buscai e achareis, analisando versículos como: “Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá; porquanto, quem pede recebe e quem procura acha e, àquele que bata à porta, abrir-se-á” (Mateus 7,7), focalizando comentários de Kardec e mensagens de Emmanuel.  Seguiram-se vários comentários pelos integrantes do grupo. Haverá continuidade do estudo desse capítulo. A coordenação foi feita por Cesar Perri e as preces abertura e de encerramento, por Scheila Maria e Mirna Nakano.

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Na TV – Especial  Efemérides Espíritas

NA TV - ESPECIAL EFEMÉRIDES ESPÍRITAS

No programa “O Evangelho e sua simplicidade”, da web TV da Rádio Brasil Espírita, de Maceió Cesar Perri, na noite do dia 14 de abril, homenageou as duas efemérides da semana: lançamentos de obras de Allan Kardec - dia 15 de abril de 1864 ,“O Evangelho segundo o Espiritismo”; no dia 18 de abril de 1857, “O Livro dos Espíritos”. O expositor apresentou versões de suas primeiras edições e comentou episódios da época do lançamento dessas obras básicas de Allan Kardec e o papel delas na atualidade. Este é apresentado todas 4as. feiras às 19 horas.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=oQPR0pFhJYI

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Site da Federação Espírita do Estado da Bahia

Salvador

 

Acesse aqui:

https://www.feeb.org.br/

 

 

Site da Federação Espírita Catarinense

Florianópolis

 

Acesse aqui:

https://fec.org.br/

 

 

 

 

Site da FEB – Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

Programação do C.E. Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

 

image.png

Transmissão pelos canais:

Facebook do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/people/Raymundo-Mariano-Dias/100008311216008

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/

 

 

(Recebido em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Acesse aqui:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

Programação do Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

18 ABR 2021 18H

 

Evento online e transmitido ao vivo pela internet.

Na ocasião homenagearemos O Livro dos Espíritos e os 164 anos do seu lançamento, com depoimentos de integrantes do movimento espírita sobre os impactos dessa obra para a humanidade.

Para assistir, acesse https://www.youtube.com/watch?v=L8Yqo_3JC2Q

Prestigie e divulgue!

 

18abr21.png

 

 

(Recebido em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Ajude o Abrigo Ismael. Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

Assista o vídeo explicativo:

https://www.facebook.com/abrigoismael/videos/351170289469588

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa

 

(Com informações do presidente Emerson Francisco Gratão)

 

A dor que causamos

 

 Dizem que a dor é uma bênção que Deus envia aos Seus eleitos.

Afirmativa um tanto complicada para entendermos. Afinal, nenhum de nós deseja padecer.

Difícil entendermos que o amor de Nosso Pai contemple com ela os Seus filhos.

Importante que pensemos o quanto a dor é benéfica. A dor física, de um modo geral, é um aviso da natureza, que procura nos preservar dos excessos.

Sem ela, abusaríamos de nossos órgãos até ao ponto de os destruirmos antes do tempo.

Quando um mal se vai insinuando no corpo, são os efeitos desagradáveis da dor que nos informam de que algo não está bem.

E podemos buscar o tratamento, a medicação.

Em se falando da coletividade, a dor tem um grande papel.

Foi graças a ela que se constituíram os primeiros agrupamentos humanos.

Foi a ameaça das feras, da fome, dos flagelos que obrigou o indivíduo a procurar o seu semelhante para constituir o grupo.

Isso permitiu que da vida comum, dos sofrimentos comuns, da inteligência e do trabalho comuns saísse toda a civilização, com suas artes, ciências e indústrias.

A dor ainda tem um efeito terapêutico para a alma, desde que, através dela, podemos resgatar faltas cometidas, em passado próximo ou distante.

Dessa forma é que compreendemos o que afirmou Jesus: A cada um segundo as suas obras.

Justiça Divina, que nunca falha, nunca erra. E alcança o devedor, no momento em que ele tem as condições de saldar a falta cometida.

A dor será sempre uma bênção quando bem sofrida, ou seja, sem revolta e indignação. É o apagar das faltas.

No entanto, existem dores e dores. Se há a necessidade da dor para a expiação de determinadas faltas, não está na mão de nenhum dos filhos de Deus impor sofrimento ao outro.

A justiça compete somente a Deus, Nosso Pai. A ninguém mais.

Nenhum de nós tem o direito de ferir a quem quer que seja. E se o fizermos seremos responsabilizados.

Bom pensarmos quantas vezes ferimos o nosso irmão, nosso familiar, nosso colega de trabalho.

Quantas vezes erguemos a voz no lar, para reclamar de alguma coisa que desejamos fosse diferente. Quantos reclamamos da falta de sal no arroz, do prato que não ficou muito bom, até do menu ser sempre o mesmo.

Quantos reclamamos, em altos brados, do companheiro de trabalho, por não realizar a tarefa exatamente da forma que a idealizamos, como nós a faríamos.

Quantas vezes magoamos corações que buscaram fazer o seu melhor, que se esmeraram. Mais não deram porque têm suas limitações.

Toda dor que causamos ao nosso semelhante nos será computada em nossa carga de débitos. E, acrescentemos, que devemos considerar o quão fundo agredimos nosso próximo, em sua sensibilidade.

Não podemos avaliar a fragilidade do outro. Pode ser que ele não dê muita atenção às nossas reclamações. Ou pode ser que a nossa migalha de dor lhe seja um acréscimo a tantas outras dores que sofre, e ele venha a se desequilibrar, física e psiquicamente.

Pensemos nisso. Não temos o direito de ferir ninguém. Tenhamos prudência com nossas palavras faladas ou escritas. Ditas pessoalmente ou enviadas pelas redes sociais, de qualquer forma.

A dor é uma bênção. Mas que não sejamos nós a ferir os nossos irmãos.

Redação do Momento Espírita, com base no cap.
IX, item 7, do livro 
O Evangelho segundo o
Espiritismo, de Allan Kardec, ed. FEB e na parte 3,
cap. XXVI, do livro 
O problema do ser, do destino
e da dor, de Léon Denis, ed. FEB.
Em 15.4.2021.

 

 

 (Copiado do site Feparana)

Arquivo: O proprietário do jornal fin de siècle (cortado) .jpg

Um homem com "notícias falsas" correndo para a imprensa. Autor: Frederick Burr Opper

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:The_fin_de_si%C3%A8cle_newspaper_proprietor_(cropped).jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/06-10-2017_arquivos/image049.jpg

O portador de más notícias. Quadro de  Pieter de Hooch

Museu Nacional de Artes da Catalunha. Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/22-11-2018_arquivos/image054.jpg

A Caridade. Óleo sobre tela por João Zeferino da Costa. Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c3/Helene_Schjerfbeck_-_Silence.jpg

Silêncio. Óleo e têmpera sobre tela. Helene Schjerfbeck

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Helene_Schjerfbeck_-_Silence.jpg

 

 

 

 

Ivan Santos de Albuquerque
(16/01/1918 – 05/04/1946)

 

 

Ivan Santos de Albuquerque

Imagem do livro Obra de Vultos,volume 2.

Biografia elaborada por
 Antonio Cesar Perri de Carvalho

Nasceu aos 16 de janeiro de 1918, na Fazenda Monte Alegre, Município de Brotas (S.P.), filho de Romeu Vieira de Albuquerque e da Laura Santos de Albuquerque. Desencarnou aos 5 de abril de 1946, em Marília (S.P).

Desde criança revelou-se criatura notável, pelas suas virtudes inatas. Aos 16 anos de idade começou a estudar as obras de Allan Kardec, transformando-se, daí em diante, em espírita convicto e combativo. Entusiasmado pela Doutrina, procurou difundí-la sempre que possível. Sua primeira conferência espírita pública aconteceu num Centro Espírita do bairro de Pinheiros, em São Paulo, no ano de 1937.

O jovem Ivan, nas cidades em que residia com sua família, ou que visitava a serviço da repartição pública em que trabalhava (profilaxia da malária), deixava as marcas de seu trabalho pela causa espírita.

Por volta de 1938, residindo em Araçatuba, iniciou na Noroeste, uma campanha pela cristianização dos homens. Assim, fundou uma Juventude Espírita e, no dia 12 de maio de 1940, o Centro Espírita Cairbar Schutel (que teve vida efêmera e está extinto), contando com a participação de Sebastião Corrêa, Antonio Bernal, André Risolia e outros. Juntamente com o jornalista José Bezerra de Lima e o prof. Waldomiro de Abreu, manteve um programa radiofônico durante seis meses do ano de 1940, conseguindo ótimos resultados através da difusão radiofônica. Porém, não pode renovar o contrato, em virtude das animosidades criadas entre o pároco e as autoridades locais.

Dos poucos anos em que residiu em Araçatuba, destacamos também a curiosidade de que nossa genitora Bebé, então adolescente, foi colega de escola de Laurita e, juntamente com  nosso tio Pedro Perri, mantiveram amizade com Sônia, ambas irmãs de Ivan e também o conheceram. Em função disto, obtivemos dados sobre Ivan com seus familiares.

Em São Paulo, fundou uma Juventude Espírita e Aulas de Evangelização para a infância (na época chamadas de “catecismo espírita”), e foi presidente do Centro Espírita Flammarion. Na cidade de Nova Granada intensificou a difusão da Doutrina Espírita, fundando a Juventude Espírita Social Cristã.

Na localidade de Pinheiro Alto, município de Ribeira, Ivan veio a fundar o primeiro núcleo espírita para estudos. Como os espíritas daquela cidade não tinham recursos para conseguir uma sede própria, Ivan lembrou-os de que poderiam cultivar a terra e, com o produto da lavoura, adquiririam o terreno e construiriam o Centro. Passados oito meses, estava concretizada a sugestão de Ivan, pois os espíritas de Ribeira iniciavam a construção da Comunidade dos Trabalhadores da Vinha do Senhor.

Em Porto Feliz, com a colaboração do seu grande amigo e confrade Adelino Grillo, iniciou movimento em favor do orfanato dos meninos. No Asilo e Colônia de Pirapitingüí, fundou uma Juventude Espírita e o Centro Espírita Agostinho, com os préstimos de Jésus Gonçalves, que lá se encontrava internado. Por ser sanitarista, tinha entrada livre na Colônia e visitava-a várias vezes por semana, levando sua palavra amiga aos doentes e, aos domingos, falava sobre o Evangelho no Centro por ele fundado.

Esteve também na região de Itararé, falando sobre Espiritismo, aproveitando suas viagens profissionais.

Além da dedicação ao próximo, uma outra peculiaridade da vida de Ivan se fez notável, a de panfletista. Em grandes tiragens, imprimia folhetos com o título “Só a Verdade nos Libertará” e os distribuia em Congressos Eucarísticos (católicos). Fez tal distribuição em Araçatuba aos 14 de setembro de 1941 e depois em São Paulo, aos 7 de setembro de 1942. Neste último, quando já havia distribuído cerca de trinta mil folhetos, foi detido por denúncia dos congressistas e precisou se justificar perante os responsáveis pelo Congresso.

Nas suas palestras, repetia sempre que “na luta da luz contra as trevas, não sejamos negligentes para as coisas do Espírito. Trabalhemos!” . Sobre a morte e o Espírito: “... a morte tira-lhe a casca, porém, não o toca, não!”. Uma de suas últimas conferências se deu durante o Congresso Espírita da Alta Paulista, na cidade de Bauru, abordando o tema “O Apocalipse”.

Nos últimos tempos de sua existência física, residia em Sorocaba onde, com assiduidade, visitava as obras assistenciais, a cadeia pública e dava aula de Espiritismo para crianças na União Espírita.

Nessa fase final da existência física deixou uma exaltação à juventude: “Avante Mocidade! Essa deverá ser uma das divisas daqueles que já estão compenetrados do realismo do Evangelho reivindicado pelo Consolador Prometido, o Espiritismo. Avante mocidade gloriosa da Pátria do Evangelho e Coração do Mundo”.

Já no ano de 1938, Ivan teve um aviso prévio de que morreria em conseqüência de acidente. Quando se aproximava o ano de 1946, conversando com seus familiares, relembrou-lhes o fato e comentou que não chegaria aos 30 anos de idade. De fato, passado pouco tempo, desencarnou aos 28 anos. Muitos espíritas comentavam que o jovem líder teria desencarnado durante um Congresso Espírita. No entanto, com informações que obtivemos com seus familiares, principalmente sua mãe - a profa. Laura dos Santos Albuquerque -, nos idos de 1974, e que publicamos em biografia sobre o vulto no jornal O Clarim (1974), o acidente fatal ocorreu quando ele retornava a Sorocaba. Procedia de Tupã, onde tinha passado férias, e nas proximidades de Marília, perdeu o equilíbrio no trem em que viajava, pois estava aspirando um medicamento anti-gripal. Caiu do trem e foi colhido por outra composição que passava ao lado.

Dessa maneira encerrou-se a curta vida material de Ivan, porém repleta de belas e nobres realizações cristãs, transformando-se num dos mais puros e dignificantes exemplos para o movimento espírita.

Atualmente, muitas Instituições ou seus departamentos, em várias regiões do país, têm o nome de Ivan de Albuquerque, mas as primeiras a homenagearem o belo vulto foram a Mocidade Espírita de São Manoel (S.P.) e o Hospital Psiquiátrico, da cidade de Sorocaba (S.P.).

 

(Copiado de http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultosII/ivan_santos_albuquerque.htm)                                                   

Ivan Santos de Albuquerque

Imagem do livro Obra de Vultos,volume 2.

 

Paisagem nas proximidades de  Brotas, SP. Foto: Ismael Gobbo.

Ivan Santos de Albuquerque nasceu em fazenda na região de Brotas, SP. Leia a biografia nesta postagem.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/15-07-2019_arquivos/image018.jpg

Benedita Fernandes (27-06-1883 / 09-10-1947), um dos maiores vultos do movimento espírita brasileiro, com as crianças do Abrigo “João de Deus”,  do qual foi fundadora e dirigente. Nesta foto de 27 de junho de 1943, d. Benedita, que costumava viajar e passear com as crianças do Abrigo, faz visita à Aliança Espírita “Varas da Videira”, outra entidade  de Araçatuba, SP.  Leia biografia de Benedita Fernandes acessando:

http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/benedita_fernandes.htm

 

Ivan Santos de Albuquerque nos poucos anos que residiu em

Araçatuba realizou muitos trabalhos e teve estreita ligação

com dona Benedita Fernandes da Associação das Senhoras

Cristãs e com  Gedeão Fernandes de Mirada da União Espírita

Paz e Caridade.

 

Evento no Abrigo Ismael no ano de 1943. Paritipação de presidentes, crianças da evangelização e da escola

pública municipal que ali funcionava. Foto copiada do livro Obra de Vultos, volume 1.

 

Ivan Santos de Albuquerque nos poucos anos que residiu em

Araçatuba realizou muitos trabalhos e teve estreita ligação

com dona Benedita Fernandes da Associação das Senhoras

Cristãs e com  Gedeão Fernandes de Mirada da União Espírita

Paz e Caridade.

 

Flagrante da inauguração do C.E. Santo Agostinho. Jésus Gonçalves é o quarto da direita

para a esquerda. Seu filho Jaime está logo à sua direita (16/12/1945)

Do livro: A Extraordinária Vida de Jésus Gonçalves. Eduardo Carvalho Monteiro. USE/Madras

 

 

 

Grupo de hansenianos em frente à Sociedade Espírita “Santo Agostino”,

em Pirapitingui. Jésus Gonçalves está sentado, tendo ao seu lado Ninita (1946)

Imagem do livro:

A Extraordinária Vida de Jésus Gonçalves

USE/Madras- Eduardo Carvalho Monteiro

 

Ivan Santos de Albuquerque teve um trabalho intenso ao lado

de Jésus Gonçalves que se encontrava internado com a doença

hanseníase na Colônia de Pirapitingui (Itú, SP)  onde fundou a

Sociedade Espírita “Santo Agostinho”,

 

A inauguração da Estação de Pompéia em 1935

Imagem/fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/p/pompeia.htm

 

Ivan Santos de Albuquerque desencarnou em um acidente

quando  inesperadamente  caiu  do  vagão  de  trem     nas

 proximidades  da cidade de de Pompéia  em 05-04-1946.

 

 

 

LEIA A BIOGRAFIA DE JEFFERSON LUIZ RIBEIRO QUE MENCIONA TER

SIDO AMPARADO PELO ESPÍRITO IVAN SANTOS DE ALBUQUERQUE QUANDO

ESTEVE HOSPITALIZADO DEPOIS DE SOFRER UM ACIDENTE E SER POR ESTE RECEBIDO NA PÁTRIA ESPIRITUAL.

ACESSSE AQUI:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/15-04-2021.htm?fbclid=IwAR1auwiEHl0wVX_oW64wYs0Nwl04A1tLoQlNy2txF1fa1LbhuG795q7239U

 

 

 

 

 

Republicação da entrevista com Dona Heigorina Cunha

publicada em 21/08/2010. Heigorina desencarnou em 11/08/2013.

 

Focalizando o Trabalhador Espírita

Heigorina Cunha

 

 

Heigorina Cunha

 

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

 

A entrevistada é nossa companheira de ideal Heigorina Cunha, residente em Sacramento, MG. É filha de Ataliba José da Cunha e de Eurídice Miltan da Cunha, conhecida por “Sinhazinha”, irmã do grande vulto do Espiritismo Eurípedes Barsanulfo. Heigorina reside em Sacramento onde dirige o Recanto da Prece e também a Casa  "Bezerra de Menezes", na Fazenda Santa Maria.  

 

 

 

D. Heigorina, pode nos fazer a sua auto apresentação?

 

Heigorina Cunha, filha de Ataliba José da Cunha e Eurídice Miltan da Cunha, neta de D. Meca e Mogico, nomes familiares de meus avós, pais de tio Eurípedes.

 

 

Qual a sensação de ser sobrinha de Eurípedes Barsanulfo?

 

É uma alegria muito grande em ser sobrinha de Eurípedes Barsanulfo quanto a parentela material, porque a espiritual ainda não mereço. Todas as pessoas que se aportam a nossa Sacramento eu lhes falo que são elas que pertencem a família dele, pois possuem uma fé inabalável, ao chegar na sua terra Natal, o berço do apóstolo de Jesus!

 

Embora Eurípedes tenha desencarnado antes de seu nascimento a senhora conviveu com muitas pessoas que trabalharam ao lado do grande apóstolo sacramentano. Que resumo faria do que ouviu desses contemporâneos do seu tio?

 

Das inúmeras pessoas que trabalharam com Tio Eurípedes, eu convivi com muitas delas, inclusive a minha mãe que é irmã dele. Trabalhando doze anos com ele, ela teve uma renúncia muito grande, pois nem pensava em assumir um compromisso de matrimônio, sua dedicação era total, até  a vinda do jovem Ataliba José da Cunha, sendo primo da família. Foi um reencontro espiritual entre o casal.

 

 

Poderia nos contar algum episódio,  algum caso do tio Eurípedes que mais a marcou?

 

Um caso marcante em minha vida é o nascimento da primeira Heigorina que faleceu com pouco mais de um ano. O Tio Eurípedes assistiu minha mãe no parto e é seu padrinho, foi quem lhe deu este nome “Heigorina”. Após o desencarne da menina, papai e mamãe ficaram muito desolados. A pequena Heigorina deu uma comunicação através do Tio Eurípedes, dizendo que ela tinha vindo para um período muito curto na terra e já estava na escola hábil de São Vicente de Paula, ajudando o padrinho. A pequena menina partiu para se efetuar nossa presente reencarnação, pois é um espírito de muita luz e trabalha sempre com a equipe do Tio Eurípedes. Eu sou um machadinho sem cabo, jogando na água vai para o fundo do mar...

 

Como foi a sua infância e a convivência com a paralisia infantil?

 

Quanto à paralisia infantil, tivemos a informação, através da Tia Amália, secretária de Tio Eurípedes, nos afirmando que eu pedi esta prova, e me sinto feliz por nascer em um lar Espírita e ter os meus pais que souberam me libertar desta paralisia, pois psicologicamente ela nunca me traumatizou, a mamãe sempre me ajudou a superar as dificuldades; foi e é um anjo maternal de minha vida na Terra e no céu.

 

 

O Espiritismo a ajudou na superação das limitações físicas?

 

Totalmente.

 

 

Poderia nos sintetizar sua trajetória pelo movimento Espírita?

 

Quanto a minha trajetória, iniciou aos sete anos, com minha mãe dando-me o dever de confeccionar roupinhas “pagãozinhos” dos recém-nascidos (costura era feita na mão). Com o tempo foram aumentando as atividades, que permanecem até a presente data na confecção de enxovais para as gestantes.

Minha paralisia apareceu com pouco mais de 1 ano de idade e a minha recuperação começou em 1946 após as grandes cirurgias recomendadas pelo Dr. Bezerra de Menezes. As cirurgias foram feitas no Hospital Matarazzo em São Paulo e o êxito foi total, graças a orientação e a presença espiritual desse Benfeitor Celeste.

Regressando ao meu lar em Sacramento, após o culto diário das nove horas, estava eu junto com mamãe, Dr. Bezerra fazia-se presente indicando os exercícios para minha recuperação, o que mais tarde gerou o livro “Força da Mente”.

Observe que humildade e bondade de nosso Dr. Bezerra:

 NOTA DE AMIGO

Diante deste livro,

cuja formação acompanhamos,

agradecemos aos nossos amigos da Vida Maior

a oportunidade de trabalho que nos conferiram

e recordamos as palavras de Jesus:

"Todo o bem que realizais em favor dos pequeninos é a mim que o fazeis."

BEZERRA DE MENEZES

 (Página recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier, em reunião da noite de 12-1-88, em Uberaba-MG).

 

Mediante esta manifestação do nosso querido Dr. Bezerra de Menezes, nada ainda fizemos para recompensá-Lo deste carinho e abnegação. Quando Ele me recuperou o físico, aos 23 anos, com os exercícios indicados fiquei perfeita; obedecendo horários para recuperar os movimentos e libertar da paralisia; pois tudo tem que obedecer a disciplina do plano espiritual e material.

Após todo este trabalho, me sinto com o dever de passar aos meus irmãos em prova, os exercícios que ele nos deixou. Estes exercícios podem ser feitos nos próprios lares com a cobertura espiritual de nosso Divino Mentor do Plano Maior, que irá obter o mesmo resultado  que eu obtive, nunca se esquecendo de Jesus - “Pedis e Obtereis” com fé.

Assim, estamos mais tranquilos em deixar para todos estes irmãos o que nós recebemos do nosso querido e amado protetor de tantas horas, Dr. Bezerra de Menezes. Estes exercícios  constam do livro “A Força da Mente”.

OBS. Este livro não só liberta nosso físico da enfermidade, como também, auxilia as pessoas  portadoras de problemas físicos ou mentais,  libertarem-se na frase de Jesus, “ Vai que a tua fé te curou”.

Todo o trabalho do nosso anjo maternal, mãe Sinhazinha, não foi interrompido. A tarefa dos enxovais permanece desde os meus 7 anos. Juntamente a este trabalho, iniciamos em nosso lar a tarefa de recuperação das crianças mediante um surto de Paralisia Infantil que afetara nossas crianças de Sacramento. Este trabalho baseava-se no trabalho de Dr. Bezerra de Menezes.

Mais tarde, após o desencarne de mamãe, os atendimentos das crianças foram transferidos para o Recanto da Prece, na Chácara Triângulo, onde há até hoje a Sala Bezerra de Menezes.

Hoje, definitivamente estes atendimentos são feitos na Fazenda Santa Maria onde foi possível trazer do Plano Maior a planta da CASA ASSISTENCIAL DR. BEZERRA DE MENEZES para as crianças de Jesus de 0 a 14 anos com deficiência físicas ou mentais.

 

Neste ano comemoramos o centenário de nascimento de Chico Xavier. Qual sua apreciação sobre a vida e a obra do grande medianeiro?

 

Na nossa pequenez não temos capacidade de apreciar a grandeza da obra de Jesus que ele nos deixou...

 

 

No momento está sendo rodado o filme “Nosso Lar” a partir da obra ditada por André Luiz e psicografada por Chico Xavier. Sabemos que a senhora mediunicamente recebeu informações e elaborou imagens daquela cidade do espaço.

 

Na realidade eu trouxe a planta da Cidade Nosso Lar após um desdobramento......

 

 

Chico Xavier fez alguma apreciação do material que a senhora recebeu?

 

Sim. Observar que o livro “Cidades no Além” está redigido por Chico Xavier e Heigorina Cunha sob cooperação espiritual de André Luis.

 

 

Como estão as reuniões na casa Dr. Bezerra de Menezes que a senhora dirige? Muitos visitantes?

 

Na Casa Assistencial Bezerra de Menezes, não há acesso aos visitantes, por causa da disciplina dos exercícios mentais com as crianças que requerem muita concentração mental e principalmente espiritual.

 

Algo mais que queira acrescentar?

 

Os meus eternos agradecimentos ao Alto e que Jesus continue iluminando todos estas crianças, cumprindo com os dizeres do Mestre quando disse “deixai vir a mim os pequeninos”.

Nossos agradecimentos para os cooperadores da Seara de Jesus que trabalham conosco na Casa Assistencial Dr. Bezerra de Menezes e todos os irmãos que colaboram direta ou indiretamente, no anonimato, para a manutenção da Casa e nas tarefas que nos foram confiadas; tão pequeninas diante de tanto que tenho recebido dos dois planos da vida. Que o Mestre dos Mestres, nosso Senhor Jesus Cristo continue nos abençoando hoje e na eternidade.

Fraternalmente a menor das menores irmãs em Jesus.

Heigorina Cunha.

 

Fotos abaixo do acervo de Heigorina Cunha e Ismael Gobbo

 

 

Busto de  Eurípedes Barsanulfo no Colégio Allan Kardec, Sacramento, MG. Foto Ismael Gobbo

 

Dona Meca, mãe de Eurípedes e avó de Heigorina

 

 

Eurídice Miltan Cunha,  “Sinhazinha”, irmã de Eurípedes Barsanulfo e mãe de Heigorina Cunha

 

 

 

Chico Xavier entre Sinhazinha e Ataliba Cunha,mãe e pai de Heigorina Cunha

 

Heigorina aos 22 anos na formatura do curso Normal

            Com uma das crianças curadas de Poliomielite

 

 

Chico Xavier entre as irmãs Nizinha e Heigorina

 

Dra. Marlene Nobre, que fez a palestra da manhã,  e

Heigorina no Grupo da Prece (Foto Ismael Gobbo)

Casa Assistencial Dr. Bezerra de Menezes. Foto Ismael Gobbo

 

Crianças comemorando o “Dia das Mães” 2010

 

 

Sr. Armilon, primo de Heigorina e doador do terreno onde  foi construída  a Casa Assistencial Bezerra de Menezes;  Dr. Gamaliel (clínico pediatra da Casa),  Ombretta Sacco (com uma das crianças - Manuela, atendida pela casa); Carlos, Etienne, Ana Márcia, Abadia, Elisângela (funcionários e terapêutas da Casa).  Ao lado de Heigorina a menina Jaqueline e na  cadeira de rodas está Brendon,  crianças também  atendidas pela casa

 

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA da família da entrevistada.

 

Caminhos da Verdade e da Vida

O Livro Espírita

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]