Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 07 de janeiro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

            http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/07-01-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

06-01-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/06-01-2021.htm

05-01-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/05-01-2021.htm

04-01-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/04-01-2021.htm

02-01-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/02-01-2021.htm

01-01-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JANEIRO/01-01-2021.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 10 - 1867

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/02-07-2019_arquivos/image014.jpg

Nicolau Copérnico.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Cop%C3%A9rnico

 

Nicolau Copérnico:

Nicolau Copérnico (Toruń19 de fevereiro de 1473 — Frauenburgo24 de maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, juristaastrônomo e médico.

Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Cop%C3%A9rnico

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/02-07-2019_arquivos/image015.jpg

Representação artística do Sistema Solar, tamanho não em escala.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sol#/media/Ficheiro:Solar_sys.jpg

Esta figura do Sistema Solar, (não em escala - na verdade muito muito longe da escala real - criando uma imagem em escala do sistema solar com representações detalhadas de todos os seus corpos principais provavelmente não seria viável - ver w: modelo do sistema solar ) mostra o Sol, os planetas internos, o cinturão de asteróides, os planetas exteriores, Plutão (o maior objeto no Cinturão de Kuiper - originalmente classificado como um planeta) e um cometa.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/02-07-2019_arquivos/image011.jpg

Galileu defendendo o heliocentrismo.

copiado de:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k94896v/f41.image

 Les oeuvres complètes de Galileo Galilei : prospectus de la réimpression de l'édition

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/02-07-2019_arquivos/image013.jpg

Galileu diante do “Santo Ofício”. Pintura do séc. XIX de Joseph-Nicolas Robert-Fleury.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Galileo_affair

 

 

Caso Galileo

caso Galileu ( italiano : processo Galileo Galilei ) foi uma seqüência de eventos, começando por volta de 1610, [1]culminando com o julgamento e condenação de Galileu Galilei pela Inquisição Católica Romana em 1633 por seu apoio ao heliocentrismo . [2]

Em 1610, Galileu publicou seu Sidereus Nuncius ( Mensageiro Estrelado ), descrevendo as surpreendentes observações que fizera com o novo telescópio , ou seja, as fases de Vênus e as luas galileanas de Júpiter . Com essas observações, ele promoveu a teoria heliocêntrica de Nicolaus Copernicus (publicada em De revolutionibus orbium coelestiumem 1543). As descobertas iniciais de Galileu foram recebidas com oposição dentro da Igreja Católica, e em 1616 a Inquisição declarou que o heliocentrismo era formalmente herético. Livros heliocêntricos foram proibidos e Galileu foi ordenado a não realizar, ensinar ou defender idéias heliocêntricas. [3]

Galileu passou a propor uma teoria das marés em 1616 e dos cometas em 1619; ele argumentou que as marés eram evidência para o movimento da Terra. Em 1632, Galileu publicou seu Diálogo sobre os dois principais sistemas mundiais , que defendia implicitamente o heliocentrismo e era imensamente popular. Respondendo a crescente controvérsia sobre teologia , astronomiafilosofia , a Inquisição Romana tentou Galileu em 1633 e encontrou-o "veementemente suspeito de heresia ", sentenciando-o a prisão indefinida . Galileu foi mantido em prisão domiciliar até sua morte em 1642.

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Galileo_affair

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/03-12-2019_arquivos/image020.jpg

Isaac Newton.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:GodfreyKneller-IsaacNewton-1689.jpg

 

 

Isaac Newton (Woolsthorpe-by-Colsterworth4 de janeiro de 1643 — Kensington31 de março de 1727)[1][nota 1] foi um astrônomoalquimistafilósofo naturalteólogo e cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático.

Sua obra, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural [nota 2] é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton

 

Retrato de Pierre-Simon Laplace.  Retrato póstumo, por Madame Feytaud, 1842

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre-Simon_Laplace

 

 

Pierre-Simon, Marquês de Laplace (Beaumont-en-Auge, 23 de março de 1749 — Paris, 5 de março de 1827) foi um matemáticoastrônomo e físico francês, que organizou a astronomia matemática, resumindo e ampliando o trabalho de seus predecessores nos cinco volumes do seu Mécanique Céleste (Mecânica celeste) (1799-1825). Esta obra-prima traduziu o estudo geométrico da mecânica clássica usada por Isaac Newton para um estudo baseado em cálculo, conhecido como mecânica física.[1] Foi eleito membro da Royal Society em 1789.

Ele também formulou a equação de Laplace. A transformada de Laplace aparece em todos os ramos da física matemática — campo em cuja formação teve um papel principal. O operador diferencial de Laplace, do qual depende muito a matemática aplicada, também recebe seu nome.

Ele se tornou conde do Império em 1806 e foi nomeado marquês em 1817, depois da restauração dos Bourbons.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre-Simon_Laplace

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/06-10-2018_arquivos/image012.jpg

Lavoisier  e sua esposa, a química  Marie-Anne Pierrette Paulze. Óleo sobre tela por Jacques-Louis David.  

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:David_-_Portrait_of_Monsieur_Lavoisier_and_His_Wife.jpg

 

 

Retrato de Antoine Lavoisier e sua mulher (Portrait d'Antoine-Laurent Lavoisier et de sa femme, em francês) é um retratopintado a óleo de Antoine Lavoisier e da sua mulher Marie-Anne Pierrette Paulze pelo artista francês da corrente do neoclassicismo Jacques-Louis David em 1788. A obra foi encomendada por Marie-Anne.[1]

Este magnífico retrato duplo foi pintado na época em que David era o líder do neoclassicismo francês. Por razões políticas, foi obrigado a retirá-lo do Salon de Paris de 1789, não tendo sido exibido publicamente durante um século.[2]

Lavoisier foi pioneiro no estudo, por exemplo, da pólvora, do oxigénio e da composição química da água, mas apesar dos seus serviços científicos, tanto na monarquia como durante o regime revolucionário, após um julgamento sumário, acabou por ser condenado à morte na guilhotina.[2]

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/11-12-2018_arquivos/image009.jpg

Moisés e os Dez Mandamentos em óleo sobre tela de Rembrandt.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rembrandt_-_Moses_with_the_Ten_Commandments_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

 

O episódio da recepção dos Dez Mandamentos é sugestivo de uma escrita direta

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/14-09-2017_arquivos/image013.jpg

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

 

Desculpa

  

 

Pelo Espírito Irene F. Souza Pinto.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Antologia dos Imortais. Lição nº 04. Página 96.

 

Escuta serenamente

Quem te repele ou censura.

Há muito fel de amargura,

Em forma de maldição.

Às vezes quem te maltrata

Arrasta apenas consigo

Sede, fome e desabrigo

Por brasas no coração.

 

Quem te injuria e escarnece,

Na frase agressiva, azeda,

Em si sofre a labareda

Que verte do próprio mal.

Toda cólera é doença.

Aquele que se enraivece

Solicita o pão e a prece

Do socorro fraternal.

 

Muita gente cai nas trevas,

Por não achar, no caminho,

Brandura, silêncio e ninho,

No peito amigo de alguém.

Inda que ofensas te cubram

E lâminas te retalhem,

Que as tuas forças não falhem

Na força que espalha o bem.

 

Desculpa, constantemente,

O golpe, a pedrada, o insulto,

Apesar do pranto oculto,

Amargo, desolador!

Quem tolera e quem perdoa,

Embora de alma ferida,

Encontra, na própria vida,

O reino do Eterno Amor.

   

(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/10-07-2018_arquivos/image011.jpg

Cristo e a mulher adúltera. Óleo sobre cobre por Pieter van Lint.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cristo_y_la_mujer_adultera.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/15-08-2017_arquivos/image012.jpg

Pedro decepa a orelha do soldado Malco. Obra de Aleijadinho, Congonhas, MG. Foto Ismael Gobbo

Disse, pois, Jesus a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não hei de beber o cálice que o Pai me deu?”. João 18: 11

 

File:Louis Finson - Christ Healing the Ear of Malchus.jpg

Cristo cura a orelha de Malcus. Óleo sobre tela de Louis Finson

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Louis_Finson_-_Christ_Healing_the_Ear_of_Malchus.jpg

 

Jornal Mundo Espírita

Feparana

Jesus conosco!

 

Saudamos nossos leitores, redatores, amigos, desejando que o Governador Planetário prossiga velando por nós, insuflando-nos bom ânimo e alimente nossa esperança de melhores dias.

 

Enviamos o link do Jornal de Janeiro, caso desejem acessar de forma digital: http://www.feparana.com.br/jornal/

 

Se preferirem, poderão se servir da versão on-line: http://www.mundoespirita.com.br/

 

Contamos que descubram todas as informações, detalhes de atividades realizadas, artigos esclarecedores e instrutivos.

 

Desejamos destacar, por oportuno, o novo ciclo das Inter-Regionais, detalhado em: http://www.feparana.com.br/jornal/#page/3

 

A homenagem a Bezerra de Menezes, que se estenderá até dezembro em: http://www.feparana.com.br/jornal/#page/6

 

A vida de uma heroína brasileira, símbolo de amor ao seu semelhante, desconhecida, da maioria de nós: http://www.feparana.com.br/jornal/#page/8

 

Contribuição à Cinematografia, nos comentários ao filme Rosa e Momo: http://www.feparana.com.br/jornal/#page/16

 

Aguardamos a confirmação da fiel recepção, seus comentários.

 

Votos de paz, saúde e progresso.

 

Maria Helena Marcon

Comunicação Social Espírita

Jornal Mundo Espírita

Federação Espírita do Paraná

 

(Recebido em email de Malena [[email protected]])

 

Homenagem a contemporâneos de Kardec

 

Reunião virtual com foco em contemporâneos/continuadores de Kardec: Léon Denis, Gabriel Delanne e Camille Flammarion foi efetivada pelo grupo do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa Espírita, de São Paulo, que estuda semanalmente O Evangelho segundo o Espiritismo. Os estudos do Evangelho estão suspensas e retornam dia 19 de janeiro. Nesse meio de tempo ocorrem reuniões com temas extras sugeridos pelos participantes. O coordenador Cesar Perri  fez uma síntese sobre os três homenageados, seguindo-se contribuições dos integrantes do grupo.  As preces de abertura e de encerramento foram proferidas por Maria José Ferreira da Silva e Daniel Camasmie.

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Jornal o Farol

Getulina, SP

 

Endereços 

Todos: https://dabunjr.wordpress.com/o-farol/ 

Janeiro: https://dabunjr.files.wordpress.com/2021/01/jornal-espirita151.pdf

 

 

 

Jornal Terceiro Milênio. Assis, SP.

Solicite por email

 

Envie mensagem para:

[email protected]

 

 

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha Portugal

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, com sede no Bairro das Morenas, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c, C. Rainha, vai fazer 18 anos de actividade contínua e ininterrupta, no próximo dia 3 de Janeiro de 2021.
Sendo uma associação de índole cultural, aberta a qualquer pessoa, todas as suas actividades (conferências, bioenergia, apoio social, educação espírita juvenil, intercâmbio espiritual, atendimento em privado, biblioteca, livraria, apoio espiritual ao domicílio para acamados, grupos de estudo do Espiritismo e da Mediunidade, entrevistas nos "media") são gratuitas, não se cobrando nem aceitando donativos, sendo esta associação mantida pela quotização dos seus associados, espíritas convictos.

Durante este 17 anos decorridos, temos organizado as Jornadas de Cultura Espírita do Oeste (já na XV edição) onde mais de 500 pessoas se têm reunido no CCC, de C. da Rainha, discutindo valores sociais, humanos e espirituais, com convidados nacionais e estrangeiros, sendo, hoje em dia, um marco nos eventos caldenses, todos os anos, em Abril / Maio.

 

Neste mês de Janeiro de 2021 comemoraremos o 18 aniversário com 4 conferências.

No próximo dia 8 de Janeiro - 21H00 - José Lucas (Tenente-Coronel) - do CCE

Em virtude da COVID 19, estas actividades de índole cultural só permitem o acesso a 32 pessoas (por ordem de chegada), respeitando escrupulosamente as orientações da DGS.

Esta associação tem página em www.cceespirita.wordpress.com com presença no Facebook e Youtube.

 

Gratos pela atenção, sempre ao dispor,

 

P'lo CCE

José Lucas

secretário

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

 

(Recebido  em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/FEVEREIRO/06-02-2017_arquivos/image022.jpg

Câmara Municipal. Caldas da Rainha, Portugal. Foto Cidinha Michelin.

 

Boletim Eletrônico da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clicar aqui:

https://www.febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/emails/boletim/2021-01-04/1%C2%AA-BOLETIM-JANEIRO.html

 

 

 

Cursos Regulares 2021 do IEEF

 

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/123/original_Cartaz_-_Cursos_Regulares_2021.png?1609774307

 

 

(Recebido em email de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

Palestra ao vivo! 

Para assistir, acesse https://www.youtube.com/watch?v=yRYF6HnuNpI

 

 

 

(Recebido em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Publicações da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/461/original_2021_01_rie_story.jpg?1609766968

 

OUTRAS MATÉRIAS DESTA EDIÇÃO

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/463/original_candice-picard-vLENm-coX5Y-unsplash.jpg?1609767168

 

Relação conjugal e evolução psíquica

 

Se ambos têm um propósito claro e positivo diante do futuro, a relação apresenta o perfil necessário para ser um bom encontro.

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/464/original_bigstock-Concept-Of-Stop-To-Gender-Viol-359570923.jpg?1609767253

 

A visão espírita do feminicídio

 

Em razão da forte presença patriarcal, historicamente a mulher teve seu papel definido com base num conceito machista.

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/462/original_andre-hunter-wN8pecBHoHs-unsplash.jpg?1609767078

 

Como devemos orar?

 

O Espiritismo reconhece como boas as preces de todos os cultos desde que sejam ditas de coração, e não apenas com os lábios.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

 

Facebook

Youtube

Instagram

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição aqui.  

 

 

 

A Agenda Especial do Centenário

 

Em 2021, mais precisamente no dia 21 de abril, transcorre o Centenário de fundação da União Espírita “Paz e Caridade”, de Araçatuba, que foi a primeira instituição espírita na então novíssima cidade do interior de São Paulo.

Para assinalar a efeméride do Centenário do Espiritismo em Araçatuba, a Editora Cocriação, está lançando a “Agenda Chico Xavier 2021 – Araçatuba, 100 anos de Espiritismo”.  Essa inovadora publicação de Araçatuba, contém além dos espaços para anotações diárias, mensagens e textos inspiradores de Chico Xavier, e, as principais datas comemorativas das Casas Espíritas de Araçatuba. Conta com miolo principal e capa dura espiralada da Editora EME. Uma edição especial limitada com 416 páginas.

Como ilustração,  aparece numa imagem, os fatos históricos ligados ao grupo originado com a Instituição Nosso Lar: Mocidade, Casa da Sopa Emília Santos e Centro Espírita Luz e Fraternidade, com homenagens a seus fundadores.

O valor unitário da Agenda é de R$ 42,00, mas há uma promoção: a aquisição de 12 Agendas, gera uma doação de R$ 100,00 para uma Casa Espírita.

Informações e encomendas: fone (18) 99709-4684 (Sirlei Nogueira); [email protected]

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Esse incrível amor...

 

Dizem que é este arroubo que faz o coração disparar, o sangue fluir ao rosto, as pernas tremerem ante a visão do ser amado.

Afirmam que amar é abraçar forte e, abraçados, assistirem o sol se aconchegar no poente, para adormecer até ser despertado pela manhã.

Falam que o amor é este sentimento que emula o ser a escrever poemas, a declamar sonetos e compor serenatas...

Sim, tudo isto são expressões do amor. Do amor de um ser para o outro.

Mãos que se entrelaçam, corpos que se aproximam, que se movimentam ao som da música que os embala. Abraços, beijos.

Mas o amor verdadeiro é quando tudo isso persiste após anos de convivência.

Amar é sentir prazer de estar com o outro, ouvi-lo, acalentá-lo.

Nos dias tristes, o amor é a nota melódica que cantarola esperança em ouvidos atentos.

É fazer uma declaração de amor, cantando versos, depois que as rugas fizeram arabescos na face e os cabelos se tingiram de neve e prata, ao toque dos delicados dedos do tempo.

Amar é, depois de filhos crescidos, netos à vista, dançar à luz do luar, no jardim da casa, na varanda do apartamento, observados por um céu de estrelas.

Amar é surpreender o outro com uma flor, um mimo em data qualquer.

É sair para tomar um suco, um só, no mesmo copo, com dois canudinhos. Só para poder encostar o nariz um no outro e os olhos sorrirem.

É repartir a pizza, para dividir as calorias. É tantas coisas pequenas, grandes, imensas...

É dizer: Deixe que eu faço. Você está tão cansada.

É buscar as crianças, banhá-las, dar-lhes o lanche e quando ele chegar, estar pronta para convidar: Vamos jantar só nós dois, em algum lugar?

É descobrir o que pode fazer o outro mais feliz. É preocupar-se com ele.

É comentar o novo penteado, elogiar a roupa nova.

É segurar a mão, no hospital, enquanto o ser amado convalesce.

É falar de esperança, acenando melhores dias, quando as sombras do desalento comparecem no céu familiar.

Amar é ter tempo para assistir juntos um filme, comentar depois e... assistir outra vez, para reviver as emoções positivas da primeira vez.

É lembrar do dia do aniversário, é surpreender.

Enfim, o amor verdadeiro é aquele que solidifica nos anos, amadurece no tempo e se perpetua pela vida afora.

Pense nisso e se pergunte se você ama de verdade.

Pense quando foi a última vez que fez uma declaração de amor, fez um elogio, deu um presente.

Quando foi a última vez que saiu para jantar, para dançar, para passear?

Quando foi a última vez que saíram de mãos dadas, que assistiram a um show de cabeças coladas uma à outra...

Pense.

E se descobrir que faz muito tempo, surpreenda seu amor ainda hoje.

Convide. Invente, mostre que em seu coração o sentimento sublime ainda vige, forte, rijo, maravilhosamente presente.

Mas, faça isso, hoje.

Não estanque o gesto, nem perca a chance.

O amanhã poderá ser o momento que não chegue.

 Redação do Momento Espírita.
Disponível no livro Momento Espírita, v. 6 e no
 CD Momento Espírita, v. 12, ed. FEP.
Em 6.1.2021.

 

  (Copiado do site Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/29-10-2018_arquivos/image020.jpg

Retrato de Giovanni Arnolfini e sua esposa.  Óleo no painel por Jan Van Eyck.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Van_Eyck_-_Arnolfini_Portrait.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/01-11-2017_arquivos/image008.jpg

Heloise e Abelard. Óleo sobre tela por  Edmund Blair Leighton

Imagem/fonte: 

 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/87/Edmund_Blair_Leighton_-_Abelard_and_his_Pupil_Heloise.jpg

 

Héloïse ( / ɛ l oʊ . I z / ou / h ɛ l oʊ . I z / ; francês:  [e.lɔ.iz] ; 1090? [1] / 1100-1? [2] - 16 de maio, 1164 ) era freira , escritora, erudita e abadessa francesa. Héloïse ocupa um lugar importante na história literária francesa e no desenvolvimento da representação feminista. Embora poucas de suas cartas sobrevivam, aquelas que foram consideradas um "monumento" fundamental da literatura francesa a partir do final do século XIII. Sua correspondência, mais erudita do que erótica, é a base latina do bildungsroman e um modelo do gênero epistolar clássico , que influenciou escritores tão diversos como Madame de Lafayette , Choderlos de Laclos , Voltaire , Rousseau , Simone Weil e Dominique Aury .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lo%C3%AFse

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/01-11-2017_arquivos/image010.jpg

Romeu e Julieta. Óleo sobre tela por Ford Madox Brown.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Romeo_and_juliet_brown.jpg

 

Romeu e Julieta (no original em inglês Romeo and Juliet) é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra. A peça ficou entre as mais populares na época de Shakespeare e, ao lado de Hamlet, é uma das suas obras mais levadas aos palcos do mundo inteiro. Hoje, o relacionamento dos dois jovens é considerado como o arquétipo do amor juvenil.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Romeu_e_Julieta

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/87/Wilhelm_Gause_Hofball_in_Wien.jpg/800px-Wilhelm_Gause_Hofball_in_Wien.jpg

Aristocratas reunidos ao redor do Imperador Franz Joseph em um baile no Palácio Imperial de Hofburg ,

pintura de Wilhelm Gause. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/First_dance

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f2/Dance-At-Bougival.jpg/539px-Dance-At-Bougival.jpg

Dança em Bougival. Pintura óleo sobre tela de Pierre-Auguste Renoir de 1883.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Dance_at_Bougival

 

 

Bougival é uma comuna francesa na região administrativa da Île-de-France, no departamento de Yvelines. A comuna possui 8 848 habitantes segundo o censo de 2014.[2][3][4][5]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bougival

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]