Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 09 de março de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

           
            http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MARCO/09-03-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

08-03-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MARCO/08-03-2021.htm

06-03-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MARCO/06-03-2021.htm

05-03-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MARCO/05-03-2021.htm

04-03-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MARCO/04-03-2021.htm

03-03-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MARCO/03-03-2021.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 11 - 1868

 

http://www.febnet.org.br/ba/image/revistaespirita/11.jpg

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

Arquivo: Holzhauser und SchönbornJS.jpg

Bartholomew Holzhauser (à esquerda), junto com o Arcebispo Johann Philipp von Schönborn (ao centro)

 e o Rei Carlos II da Inglaterra (à direita). Pintura contemporânea.  Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Bartholomew_Holzhauser

 

O Venerável Bartolomeu Holzhauser (24 de agosto de 1613 - 20 de maio de 1658) foi um padre alemão , fundador de uma comunidade religiosa e um visionário e escritor de profecias.

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Bartholomew_Holzhauser

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JULHO/05-07-2016_arquivos/image011.jpg

Capela Sistina. Juizo Final, Michelangelo. Vaticano. Foto Ismael Gobbo

Arquivo: Apocalypse vasnetsov.jpg

Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Óleo sobre tela de Viktor Mikhaylovich Vasnetsov

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anticristo

 

 

Anticristo (do grego αντιχριστός i.e. "opositor a Cristo") é uma denominação comum no Novo Testamento para designar aqueles que se oponham a Jesus Cristo, e também designa um personagem escatológico, que segundo a tradição cristã dominará o mundo. No Judaísmo e no Islamismo esse conceito não é considerado.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anticristo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/05-10-2019_arquivos/image045.jpg

“Salvator Mundi” (Salvador do Mundo). Óleo sobre madeira de nogueira de Leonardo da Vinci.

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Leonardo_da_Vinci,_Salvator_Mundi,_c.1500,_oil_on_walnut,_45.4_%C3%97_65.6_cm.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/14-09-2017_arquivos/image013.jpg

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

 

Respostas, apontamentos, conselhos, reflexões, advertências, avisos, roteiros e observações sobre Médiuns e Mediunidade.

  

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: O Consolador. Capítulo V. Terceira Parte.

 

Pergunta 387 - Qual a maior necessidade do médium?

Resposta: A primeira necessidade do médium é evangelizar-se a si mesmo antes de se entregar às grandes tarefas doutrinárias, pois, de outro modo poderá esbarrar sempre com o fantasma do personalismo, em detrimento de sua missão.

 

Pergunta 409 - Como deverá proceder o médium sincero para a valorização do seu apostolado?

Resposta: O médium sincero necessita compreender que, antes de cogitar da doutrinação dos Espíritos, ou de seus companheiros de luta na Terra, faz-se mister a iluminação de si próprio pelo conhecimento, pelo cumprimento dos deveres mais elevados e pelo esforço de si mesmo na assimilação perfeita dos princípios doutrinários. No desdobramento dessa tarefa, jamais deve descuidar-se da vigilância, buscando aproveitar as possibilidades que Jesus lhe concedeu na edificação do trabalho estável e útil. Não deve cultivar o sofrimento pelas queixas descabidas e demasiadas e nem recorrer, a todo instante, à assistência dos seus guias, como se perseverasse em manter uma atitude de criança inexperiente. O estudo da Doutrina e, sobretudo, o cultivo da auto-evangelização deve ser ininterruptos. O médium sincero sabe vigiar, fugindo da exploração material ou sentimental, compreendendo, em todas as ocasiões, que o mais necessitado de misericórdia é ele próprio, a fim de dar pleno testemunho do seu apostolado.

 

Pergunta 410 – Onde o maior escolho do apostolado mediúnico?

Resposta: O primeiro inimigo do médium reside dentro dele mesmo. Frequentemente é o personalismo, é a ambição, a ignorância ou a rebeldia no voluntário desconhecimento dos seus deveres à luz do Evangelho, fatores de inferioridade moral que, não raro, o conduzem a invigilância, à leviandade e à confusão dos campos improdutivos. Contra esse inimigo é preciso movimentar as energias íntimas pelo estudo, pelo cultivo da humildade, pela boa-vontade, com o melhor esforço de auto-educação, à claridade do Evangelho.

O segundo inimigo mais poderoso do apostolado mediúnico não reside no campo das atividades contrárias à expansão da Doutrina, mas no próprio seio das organizações espiritistas, constituindo-se daquele que se convenceu quanto aos fenômenos, sem se converter ao Evangelho pelo coração, trazendo para as fileiras do Consolador os seus caprichos pessoais, as suas paixões inferiores, tendências nocivas, opiniões cristalizadas no endurecimento do coração, sem reconhecer a realidade de suas deficiências e a exiguidade dos seus cabedais íntimos. Habituados ao estacionamento, esses irmãos infelizes desdenham o esforço próprio - única estrada de edificação definitiva e sincera - para recorrerem aos Espíritos Amigos nas menores dificuldades da vida, como se o apostolado mediúnico fosse uma cadeira de cartomante. Incapazes do trabalho interior pela edificação própria na fé e na confiança em Deus, dizem-se necessitados de conforto. Se desatendidos em seus caprichos inferiores e nas suas questões pessoais, estão sempre prontos para acusar e escarnecer. Falam da caridade, humilhando todos os princípios fraternos; não conhecem outro interesse além do que lhes lastreia o seu próprio egoísmo. São irônicos, acusadores e procedem quase sempre como crianças levianas e inquietas. Esses são também aqueles elementos da confusão, que não penetram o templo de Jesus e nem permitem a entrada de seus irmãos. Esse gênero de inimigos do apostolado mediúnico é muito comum e insistente nos seus processos de insinuação, sendo indispensável que o missionário do bem e da luz se resguarde na prece e na vigilância. E como a verdade deve sempre surgir no instante oportuno, para que o campo do apostolado não se esterilize, faz-se imprescindível fugir deles.

 

Pergunta 411 - Onde a luz definitiva para a vitória do apostolado mediúnico?

Resposta: Essa claridade divina está no Evangelho de Jesus, com o qual o missionário deve estar plenamente identificado para a realização sagrada da sua tarefa. O médium sem Evangelho pode fornecer as mais elevadas informações ao quadro das filosofias e ciências fragmentárias da Terra; pode ser um profissional de nomeada, um agente de experiências do invisível, mas não poderá ser um apóstolo pelo coração. Só a aplicação com o Divino Mestre prepara no íntimo do trabalhador a fibra da iluminação para o amor, e da resistência contra as energias destruidoras, porque o médium evangelizado sabe cultivar a humildade no amor ao trabalho de cada dia, na tolerância esclarecida, no esforço educativo de si mesmo, na significação da vida, sabendo, igualmente, levantar-se para a defesa da sua tarefa de amor, defendendo a verdade sem transigir com os princípios no momento oportuno. O apostolado mediúnico, portanto, não se constitui tão-somente da movimentação das energias psíquicas em suas expressões fenomênicas e mecânicas, porque exige o trabalho e o sacrifício do coração, onde a luz da comprovação e da referência é a que nasce do entendimento e da aplicação com Jesus Cristo.

 

(Texto recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/13-06-2015_arquivos/image008.jpg

O grande e exemplar médium Francisco Cândido Xavier psicografando no Centro Espírita Luiz Gonzaga, em  Pedro Leopoldo, MG. Imagem/fonte: http://professorricardovieira.blogspot.com.br/2014/04/biografia-de-chico-xavier.html

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/02-04-2019_arquivos/image022.png

Chico Xavier “Médium exemplo” psicografando no programa Pinga Fogo

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Pq4s8otVhFk

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/29-08-2019_arquivos/image015.png

 

Uma relíquia. Voz da querida Yvone do Amaral Pereira - Radio Emmanuel - Oceano Vieira de Melo

Uma relíquia. Voz da querida Yvone do Amaral Pereira - Radio Emmanuel - Oceano Vieira de Melo. São pérolas que nos chegam... porque merecemos saber! 
https://m.soundcloud.com/radioemmanuel/ou-a-entrevista-hist-rica

OUÇA A MÉDIUM ESPÍRITA D. YVONNE PEREIRA EM ENTREVISTA HISTÓRICA EM 1978

Uma das maiores médiuns de todos os tempos, Yvonne do Amaral Pereira (1900 - 1984) concedeu entrevista em março de 1978 ao pesquisador Danilo Vilela, seis anos antes de sua desencarnação. O tema é me

soundcloud.com

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/30-11-2018_arquivos/image054.jpg

Amalia Domingo Soler,  vulto de escol  do Espiritismo na Espanha. Grande divulgadora e médium psicógrafa.

Imagem/fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Amalia_Domingo_Soler#/media/File:Amalia_Domingo_Soler.jpg

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

cce_entrada1

 

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 12 de Março, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra espírita subordinada ao tema "Vejo pessoas que já morreram", com a Professora Maria Luísa.

Em virtude da COVID 19, esta palestra será online (via Facebook e Youtube) mantendo algumas actividades presencialmente e outras online (ver informação em www.cceespirita.wordpress.com).

Ismael ele nasceu dia 28/03/1931, na cidade de Birigui. Senhor Geraldo Caravanti, se casou com dona Maria Pastorelli Caravanti. Teve 06 filhos, se aposentou trabalhando como funcionário do Araçatuba Clube. Se dedicou muito na parte de assistência no Abrigo Ismael, no nosso Lar e na Casa da Sopa Emília Santos. Foi estudioso da doutrina Espírita desde os dezoitos anos de idade após um problema de saúde não identificado. Amava muito a doutrina, era um humilde e dedicado servidor e retornou a Pátria Espiritual em 27/04/2010, vitimado por um câncer..

 

 

GER

 

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

Informações de eventos diversos

por Elsa Rossi

 

Vamos ver nova data para 2022 e informaremos em BREVE>

 

ONLINE CONGRESSO MEDICO ESPIRITA BRITANICO 2021 - Salva a data.

 

***************

 

 

 

CURSO ESPERANTO PELO FRATERNITY, APOIO NOSSA FEDERATIVA BRITANICA BUSS

 

 

****************

 

MENSALMENTE UM LIVRO DE LEON DENIS ESTA SENDO APRESENTADO.

Link para Dr Vanessa Anseloni - DEPOIS DA MORTE  https://youtu.be/SjwZX3qxKZc

www.fb.com/uk.buss mais informacoes.

gratidao, Elsa

 

(Recebimento em email de Elsa Rossi)

 

Homenagem a Benedita e dia da mulher

No dia em que se comemorava os 89 anos de fundação da Associação das Senhoras Cristãs, por Benedita Fernandes, em Araçatuba (SP), houve um programa especial da Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes. Na tarde do dia 6 de março, o programa foi coordenado por Fátima Mantello e Luiz Carlos Barros Costa. No primeiro momento Cesar Perri fez uma síntese sobre a Associação e Benedita e apresentou fotos de comemorações alusivas ao Jubileu de Ouro, em 1982, quando foi lançada sua obra “Dama da Caridade”. Em seguida, fizeram registros os gestores que assumiram a Associação depois de reformulação em 1989, incluindo o próprio Luiz Carlos, José Carlos Rister, Claudenil Almeida, Aparecido Gimael, José Carlos Teixeira, Paulo Boscaro e o atual dirigente Antonio Camargo. Ocorreram também apresentações musicais, divulgação do filme a ser lançado sobre Benedita e sorteio de livros. Durante evento fez-se referência ao dia internacional da mulher, destacando o pioneirismo e coragem de Benedita.

Acesse pelo link:

https://youtu.be/Bp3wWG5TIEs

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Semana da Mulher de Brasília homenageia Amélie Boudet

 

A XII Semana da Mulher Espírita, promovida pelo Centro Espírita André Luiz, de Brasília, foi iniciada na tarde do dia 07 de março, com palestra por Célia Maria Rey de Carvalho (de São Paulo, ex-diretora da FEB). A expositora abordou o tema: “A vida de Amélie Gabrielle Boudet”, homenageando a esposa de Kardec.

Acesse pelo link:

https://youtu.be/Zt0s3wdHw7Y

 

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Folha Espírita

São Paulo, SP

--

 

Cláudia Santos

(11) 97663-4001

https://lh4.googleusercontent.com/ik5CnA8Ek_kZzO2l1seKEhwWpHozlLkgfTMcgkU5gpSzdWbn7YRcImQncdPcnUymR5Nj9m8DHb9yKoNZnCG1ltuEoIYCbzEfSrzt5Ftg2L1kyRr3-PVyC4OHv2jiJ1Qh34IcN6vW

 

Site da Feparana- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

Ieef - Curso Introdutório de Filosofia Espírita em Conjunto com Ccdpe-EM

 

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/125/original_Curso_Introdu%C3%A7%C3%A3o_-_CCDPE.jpeg?1614910232

 

 

(Recebido em email de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

Acesse o jornal eletrônico do GEEDEM-

Grupo de Estudos Espírita Dr. Eduardo Monteiro

 

 

ACESSE AQUI:

https://www.geedem.org.br/idem

 

 

 

 

 

(Com informações de Denise Alves)

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no Link

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

O evangelho no lar e no coração

Nenhuma descrição disponível.

 

(Com informação de Luiz Cláudio da Silva)

 

ADE Japão

Dr. Alberto Almeida

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

 

(Com informações de Adalberto Prado de Morais)

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

ACESSE:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

Live. Comemoração dos 120 anos do CEPAC

 

(Com informações de Sérgio Villar)

 

USE/SP

18º. Congresso Estadual de Espiritismo. Atibaia, SP

Logo

https://dim.mcusercontent.com/cs/d6b29de57d5a7cec0bff0f8b6/images/4e3c4d92-0a14-49f1-95d5-d45e93249e14.jpeg?w=506&dpr=2

Reabertura das Inscrições

É com alegria que anunciamos a retomada das inscrições para o 18º Congresso Estadual de Espiritismo da USE que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de junho deste ano.

A estrutura do evento foi alterada buscando garantir a melhor utilização dos espaços e menor circulação durante as atividades, respeitando as medidas de distanciamento e os protocolos, para maior segurança e tranquilidade dos congressistas.

O Tauá Hotel & Convention, onde realizaremos o Congresso, aplica higienização em todos os ambientes e quartos, além de disponibilizar máscaras, álcool em gel nos recintos comuns, cumprindo os procedimentos de segurança e de prevenção.

Para visualizar a nova programação acesse o site: congressousesp.org

A Comissão Organizadora está inteiramente à disposição para tirar quaisquer dúvidas.

Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected], pelo telefone 11 2950-6554 ou pelo nosso Whats App (11) 95698-2779

Confira os protocolos de segurança que estarão disponível acessando o video abaixo:

Protocolos de Segurança - Tauá Hotel Atibaia

Copyright (C) 2021 União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. All rights reserved.

You are receiving this email because you opted in via our website.

União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

Rua Doutor Gabriel Piza, 433

Sao Paulo, Sp 02036001

Brazil


Add us to your address book

Update Preferences | Unsubscribe

Email Marketing Powered by Mailchimp

 

Ajude o Abrigo Ismael. Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

Assista o vídeo explicativo:

https://www.facebook.com/abrigoismael/videos/351170289469588

 

 

A imagem pode conter: 1 pessoa

 

(Com informações do presidente Emerson Francisco Gratão)

 

Pizza solidária do Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

 

 

 

(Com informações de Simone Shorane)

 

Publicações da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/355/original_LOGO-clarim.jpg?1601483373

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/358/original_whatsapp.jpg?1601483652

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/486/original_obsessao-tempos-transicao-lancamento-stories.jpg?1612373316

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/511/original_Emmanuel.jpg?1614876105

 

Emmanuel: trajetória espiritual e atuação com Chico Xavier

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

Oferece uma visão abrangente da trajetória espiritual do orientador de Chico, “verdadeiro pai na vida espiritual” do médium, para melhor se entender o papel do exegeta do Novo Testamento à luz do Espiritismo.  É uma contribuição para a reflexão e compreensão da Boa Nova com vistas à educação espiritual.

 

de R$ 36,90
por R$ 27,68

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/512/original_Novos%20casos%20de%20Jer%C3%B4nimo%20Mendon%C3%A7a.jpg?1614876217

 

Novos casos de Jerônimo Mendonça

 

Nicola José Frattari Neto

 

Jerônimo Mendonça ficou conhecido como O Gigante Deitado. Escreveu mensagens e livros espíritas e viajou fazendo palestras por todo o Brasil, entre outras ações de caridade. O autor conviveu com Jerônimo e, além de uma pequena biografia, relata 83 histórias inéditas, “causos” que têm por fim evangelizar, espiritualizar e inspirar.

 

de R$ 34,90
por R$ 26,18

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/513/original_O%20Som%20da%20Nova%20Era%20-%20O%20Clarim%20e%20seus%20maestros.jpg?1614876325

 

O Som da Nova Era: O Clarim e seus maestros

 

Cássio Leonardo Carrara

 

Conheça a vida, a obra e o legado de Cairbar Schutel, em seu trabalho exemplar no jornal O Clarim, Revista Internacional de Espiritismo e livros publicados. Um resgate de episódios e personagens notáveis da Casa Editora O Clarim, que passaram por guerras, crises econômicas e superaram a intolerância e o preconceito, mantendo vivo e dando continuidade ao trabalho de Schutel por mais de um século.

 

de R$ 30,00
por R$ 22,50

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/514/original_Umbral.jpg?1614876492

 

Umbral: projeções mentais, testemunhos e resgate espiritual

 

Abel Glaser, Cairbar Schutel (Espírito)

 

O que é o Umbral? Cairbar Schutel traz um relato organizado e sistemático das diversas zonas umbralinas e narrativas de Espíritos que, de algum modo, desviaram-se das diretrizes divinas e morais. Entenda como o desequilíbrio espiritual afeta nossas projeções mentais, e a importância da reforma íntima e do livre-arbítrio para ajudar no incessante trabalho de resgate das elevadas esferas espirituais. 

 

de R$ 38,00
por R$ 28,50

Comprar

 

e-book

https://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/515/original_renovacao_03.jpg?1614876914

Fale Conosco:

 

(16) 3382-1066 | (16) 99270-6575

 

[email protected]

Siga-nos nas redes sociais

 

Facebook

Youtube

Instagram

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição aqui.  

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

http://www.oconsolador.com.br/ano14/711/principal.html

 

 

 

Boletim Semanal do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

São Paulo, SP

GEECX_LogoOriginal.png

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VI

2a semana de Março de 2021

 

 

Artigos – Benedita Fernandes: superações e empreendimento no bem:

http://grupochicoxavier.com.br/benedita-fernandes-superacoes-e-empreendimento-no-bem/

 

Notícias:

- O mandamento maior:

http://grupochicoxavier.com.br/o-mandamento-maior/

 

- João: “os espíritos são de Deus”?:

http://grupochicoxavier.com.br/joao-os-espiritos-sao-de-deus/

 

Estudo do Evangelho –:

- Buscai e achareis – os pássaros dos céus:

http://grupochicoxavier.com.br/buscai-e-achareis-passaros-dos-ceus/

 

Vídeos:

- Centro de Brasília e os desafios presentes e futuros:

http://grupochicoxavier.com.br/centro-de-brasilia-e-os-desafios-presentes-e-futuros/

 

- Vida: Desafios do presente e do futuro:

http://grupochicoxavier.com.br/desafios-do-presente-e-do-futuro/

 

Mensagem – Num domingo de calor:

http://grupochicoxavier.com.br/num-domingo-de-calor/

 

o0o

 

“Antes do Evangelho podia haver grande sombra, mas com o Cristo vibra a claridade resplandecente de novo dia. Que saibamos compreender a missão dessa Luz, pois sabemos que toda manhã é um novo apelo ao esforço da vida”.

Emmanuel 

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Levantar e seguir. Capítulo “Raiou a Luz”. São Bernardo do Campo: GEEM)

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

O ano em que nos descobrimos

 

O ano de 2020 se foi. Foram nove meses de isolamento social, intercalados por lockdowntoque de recolher, hospitais sem vagas para os infectados com a COVID.

Talvez nossos avós e bisavós tenham experienciado alguma dessas questões, de forma semelhante, na gripe espanhola que manteve o mundo em polvorosa por dezoito meses.

Muitos afirmam que esse ano foi perdido. Não valeu nada.

São os pessimistas, aqueles que somente conseguem ver o que é ruim, desastroso, mau.

Os que temos olhos de ver, ouvidos de ouvir, com certeza nos demos conta do quanto crescemos nesses meses.

Para sobreviver, tivemos que nos reinventar, criando formas diferentes de vender nosso produto.

Nosso pão caseiro, bolachas, nossas hortaliças passaram a ser ofertadas pelo site que elaboramos. Nosso pequeno negócio precisou se adequar a regras de controle: álcool gel, máscara, circulação contida.

Entrega a domicílio. Inauguramos nosso próprio delivery. Cada um de nós a seu modo, do seu jeito, conquistando clientela.

Os religiosos, com nossos templos de portas cerradas, criamos atendimento on-line para os necessitados da alma.

E horários diversificados para a entrega das cestas básicas aos carentes do corpo.

Passamos a utilizar as plataformas digitais que estavam aí, há tanto tempoDescobrimos os seus grandes benefícios.

Nosso Evangelho no lar, feito portas familiares adentro, se estendeu para o mundo. Convidamos amigos, parentes para participarem, enchendo as janelinhas de uma ou outra plataforma digital.

E a dimensão foi se ampliando, amigo enviando a amigo até perdermos a conta de quantos participam dessa nossa atividade.

Nosso estudo em grupo, de trinta a quarenta pessoas, em uma sala, tomou a dimensão de dezenas e mais dezenas de pessoas que aderiram.

Aprendemos a nos comunicar pelas janelinhas, a debater ideias, apresentar vídeos, criar maravilhas, ofertar a nossa poesia, o nosso canto.

Avaliemos o quanto crescemos, o quanto fizemos, demonstrando que quando a adversidade se apresentaacionamos nosso potencial criativo e a superamos.

Superamos a distância, o isolamento, a vontade de abraçar. Aprendemos a sorrir pelos olhos porque a máscara nos cobre o nariz e a boca.

Foi nesse ano de tantas dores, de tantas mortes, de tantas perdas, que aprendemos a olhar para os invisíveis.

Para os lixeiros que nunca deixaram de vir fazer a coleta, nos dias e horas precisos.

Para tantos atendentes em postos de saúde, enfermeiros, cuidadores.

Aprendemos a aplaudir os médicos, dedicados e exitosos.

Reconhecemos a importância do trabalho dos garis que limpam as ruas das nossas cidades.

Alguns, mais sensíveis, como uma garota de dez anos, de uma cidade do Tocantinsresolveu fazer algo mais.

E preparou para esses invisíveis, de todos os dias, um super café da manhã.

Um dos agraciados com a gentileza de Cinthya afirmou: Precisamos olhar mais para o próximo. Que continue sempre assim.

Convenhamos: esse ano foi desafiador. Alguns sofremos grandes perdas de amores, de valores amoedados.

Mas, crescemos. E aqui estamos no novo ano. Podemos afirmar: vencemos. E prosseguiremos.

Redação do Momento Espírita.
Em 8.3.2021.

 (Copiado do site Feparana)

Arquivo: Plague -buboes.jpg

Peste bubônica.

Esta mídia vem do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Biblioteca de Imagens de Saúde Pública (PHIL), com o número de identificação # 2047 .

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Peste_bub%C3%B4nica

 

 

Peste bubónica (português europeu) ou peste bubônica (português brasileiro) é um dos três tipos de peste causada pela bactéria Yersinia pestis.[1] Entre 1 a 7 dias após a exposição à bactéria começam-se a manifestar sintomas semelhantes aos da gripe,[1] incluindo febredores de cabeça, e vómitos.[1] Os gânglios linfáticos mais próximos do local onde a bactéria penetrou na pele podem encontrar-se inchados e dolorosos.[2] Em alguns casos os gânglios inflamados podem abrir-se.[1]

 

 Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Peste_bub%C3%B4nica

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/70/Smallpox.jpg/1280px-Smallpox.jpg

Uma criança infectada com varíola.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Var%C3%ADola

 

Esta imagem é um trabalho dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças , parte do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos , tirada ou feita como parte das funções oficiais de um funcionário. Como obra do governo federal dos Estados Unidos , a imagem é de domínio público .

 

 

Varíola foi uma doença infeciosa causada por uma de duas estirpes do vírus da varíola – variola major e variola minor.[3] O último caso natural da doença foi diagnosticado em outubro de 1977, o que levou a Organização Mundial de Saúde a certificar a erradicação da doença em 1980.[6] O risco de morte após contrair a doença era de cerca de 30%, sendo superior em bebés.[2][7] Entre os sobreviventes, as sequelas mais comuns eram a extensa cicatrização da pele e cegueira.[2]

 

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Var%C3%ADola

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/29-05-2020_arquivos/image038.jpg

Hospital de emergência durante a epidemia de gripe, Camp Funston, Kansas.
Hospital de emergência durante a epidemia de gripe (NCP 1603), Museu Nacional de Saúde e Medicina.
Descrição: Camas com pacientes em um hospital de emergência em Camp Funston, Kansas, no meio da epidemia de gripe. A gripe ocorreu enquanto a América estava em guerra e foi transportada através do Atlântico em navios de tropas.
Data: cerca de 1918

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Emergency_hospital_during_Influenza_epidemic,_Camp_Funston,_Kansas_-_NCP_1603.jpg

 

 

 

Gripe espanhola

gripe espanhola,[nota 1] também conhecida como gripe de 1918,[nota 2] foi uma vasta e mortal pandemia do vírus influenza. De janeiro de 1918 a dezembro de 1920, infectou 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época.[5] Estima-se que o número de mortos esteja entre 17 milhões[6] e 50 milhões, e possivelmente até 100 milhões, tornando-a uma das epidemias mais mortais da história da humanidade.[7][8] A gripe espanhola foi a primeira de duas pandemias causadas pelo influenzavirus H1N1, sendo a segunda ocorrida em 2009.[9]

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_espanhola

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/29-05-2020_arquivos/image040.jpg

Militares do Comando Conjunto do Planalto realizam uma desinfecção do Aeroporto Internacional de Brasília.

Na terça-feira, 14 de abril de 2020, o Comando Conjunto Planalto realiza a desinfecção do Aeroporto Internacional de Brasília, oferecendo ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus em locais de grande circulação de passageiros.

Uma ação com militares do Exército Brasileiro, que compõem o Comando Conjunto Planalto, vestidos com roupas específicas para desinfecção, usam hipoclorito de sódio - água sanitária -, álcool isopropílico 90%, fenóis e derivados, álcool 70%, além de água e sabão, aplicação com jatos especiais. O acesso às áreas ficou interditado durante a limpeza. (Leopoldo Silva / Agência Senado)

Copiado de:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Desinfec%C3%A7%C3%A3o_do_Aeroporto_Internacional_de_Bras%C3%ADlia_(49774023368).jpg

 

 

 

 

Arsênio Navega

(16/07/1914 – 28/10/1973)

 

Arsênio Navega

Fonte: Obra de Vultos, volume II.

 

 

 

Biografia elaborada por
 Maristella Navega Bergamo
e Everaldo José Guerra

Nasceu em Araçatuba-SP, no dia 16 de Julho de 1914, filho de Theodoro da Cruz Navega e D. Emilia Marques Navega, portugueses que se dedicavam a pequeno comércio na cidade.

Arsênio era o segundo rebento da casa, que abrigava mais cinco filhos e, por ser o mais velho dos meninos, desde muito cedo foi convocado ao trabalho junto aos pais.

Estudou no Primeiro Grupo Escolar “Cristiano Olsen”, tradicional estabelecimento de ensino de Araçatuba, do qual nunca se esquecia, enaltecendo a excelência do ambiente e da qualidade do ensino ali oferecidos, tendo satisfação e orgulho de se proclamar aluno da consagrada mestra da escola, a professora Purcina Elisa Almeida.

Durante a adolescência, Arsênio foi para Campinas com a finalidade de estudar, todavia, sobrevindo a viuvez para a mãe, esta ficou sem condições financeiras para sustentá-lo fora de casa, motivo pelo qual acabou retornando para Araçatuba, onde passa a ajudá-la na administração da pensão que tinham na Rua General Glicério, no exato local onde hoje se encontra o Cine Pedutti, posteriormente transferida para a Rua Floriano Peixoto, 120.

No dia 5 de Maio de 1935, na cidade de Brotas-SP, Arsênio casou-se com D. Antonieta Tessutti, nascendo desse consórcio a menina Maristela, a filha única do casal.

Decorridos três anos do casamento, Arsênio perde a mãe; a pensão é vendida, e ele passa a trabalhar no comércio.

Pai dedicado, amoroso, sempre acompanhava a filha e suas coleguinhas nos principais eventos e festas na cidade.

No ano de 1942, por intermédio de D. Judith Machareth, o casal Arsênio e Antonieta conheceram D. Irma Ragazzi Martins, passando a freqüentar as reuniões espíritas que esta realizava em sua casa, ali recebendo os preciosos esclarecimentos oferecidos pela Doutrina Espírita.

Foram daqueles encontros de estudos e práticas espíritas na casa de Dona Irma e seu marido, Sr. Francisco, na Rua Bandeirantes, das quais participavam Antônio Crivellini, Vitor Bombonati, Salvio Costa e muitos outros amigos, que partiu a idéia inicial para o surgimento da Aliança Espírita “Varas da Videira”.

Logo após a fundação daquela casa espírita, que se concretizou em 11 de junho de 1949, o sólido grupo de amigos passou a trabalhar visando angariar fundos para a construção da sede própria. Com esse intuito, foi desenvolvido um trabalho entre as senhoras, em que, aos domingos, à ­tarde, realizavam chás beneficentes. Nos eventos, as pessoas ofereciam suas prendas, que consistiam de pratos de bolo, doces ou salgados, leiloados ao final por Arsênio, o “leiloeiro oficial”, uma tarefa que desenvolvia com imenso prazer, visando atingir o objetivo almejado.

E quando a construção se iniciava, lá iam, de caminhão, Arsênio e Antônio Crivellini, até a fazenda da família Gottardi, buscar madeira para os andaimes da obra. Durante todo o período da construção, sempre participou ativamente em todas as situações nas quais podia ser útil, acompanhando a obra em seu andamento e ajudando nas compras dos materiais.

Consta a presença de Arsênio Navega, nas atas do “Varas da Videira”, desde 21/04/1949 até 25/08/1969. Membro fundador, freqüentador assíduo e dedicado, nunca se esqueceu da entidade que se identificava como o guia espiritual da casa, de nome “Brogotá”, que carinhosamente lhe apelidou de “motangé”. Sua fé, perseverança, dedicação e bondade, secundada pela ajuda incondicional de grandes companheiros de ideal, entre os quais a figura ímpar de Dona Irma Ragazzi Martins, foram ingredientes decisivos para que permanecesse sempre fiel e zeloso no movimento espírita, exemplificando os postulados da Terceira Revelação com a alegria contagiante que lhe era peculiar, fazendo-o estimado e respeitado tanto pelos encarnados como pelos amigos da pátria espiritual.

Entretanto, Deus, o Pai Supremo, o chama para Seu aprisco, em serena e suave desencarnação ocorrida em 28 de outubro de 1973, na cidade de Araçatuba.

Seu espírito se foi para o plano designado, deixando enormes saudades para familiares e amigos, sobretudo para a dedicada esposa Antonieta e a filha Maristela.

Cumpre-nos o dever de salientar que o Sr. Arsênio Navega, juntamente com outros abnegados trabalhadores da seara espírita em nossa cidade, entre os quais Francisco Martins Filho, Ricieri Punhali, Sálvio Costa, Victor Bombonati, nos legou os mais edificantes exemplos de amor e perseverança aos postulados da Doutrina Espírita, numa época em que o Espiritismo era pouco compreendido e aceito, lutando com dedicação, para que as gerações futuras pudessem se espelhar na fé raciocinada que deve nortear os legítimos seguidores do Evangelho do Cristo e o preceito básico que ela encerra: ”Fora da caridade não há salvação”.

 

 

 

(Texto copiado de 

http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultosII/arsenio_navega.htm

.

Arsênio Navega

Fonte: Obra de Vultos, volume II.

Arsênio Navega, agachado, junto de amigos.

Imagem/fonte: Livro Obra de Vultos, volume II.

 

Amor Infinito

Palavras de Chico Xavier

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

Amor Infinito

Inspire com a verdade

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]