Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 07 de abril de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/07-04-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

06-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/06-04-2015.htm

04-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/04-04-2015.htm

03-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/03-04-2015.htm

02-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/02-04-2015.htm

01-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/01-04-2015.htm

31-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/31-03-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXIV,  8-10

Não ponhais a candeia debaixo do alqueire

 

 

Não vades ter com os gentios

 

     8. Jesus enviou seus doze apóstolos, depois de lhes haver dado as instruções seguintes: Não procureis os gentios e não entreis nas cidades dos samaritanos. Ide, antes, em busca das ovelhas perdidas da casa de Israel; e, nos lugares onde fordes, pregai, dizendo que o Reino dos Céus está próximo. (Mateus, 10:5 a 7.)

     9. Em muitas circunstâncias, prova Jesus que suas vistas não se circunscrevem ao povo judeu, mas que abrangem a Humanidade toda. Se, portanto, diz a seus apóstolos que não vão ter com os pagãos, não é que desdenhe da conversão deles, o que nada teria de caridoso; é que os judeus, que já acreditavam no Deus uno e esperavam o Messias, estavam preparados, pela lei de Moisés e pelos profetas, a lhes acolherem a palavra. Com os pagãos, onde até mesmo a base faltava, estava tudo por fazer e os apóstolos não se achavam ainda bastante esclarecidos para tão pesada tarefa. Foi por isso que lhes disse: “Ide em busca das ovelhas transviadas de Israel”, isto é, ide semear em terreno já arroteado. Sabia que a conversão dos gentios se daria a seu tempo. Mais tarde, com efeito, os apóstolos foram plantar a cruz no centro mesmo do Paganismo.

     10. Essas palavras podem também aplicar-se aos adeptos e aos disseminadores do Espiritismo. Os incrédulos sistemáticos, os zombadores obstinados, os adversários interessados são para eles o que eram os gentios para os apóstolos. Que, pois, a exemplo destes, procurem, primeiramente, fazer prosélitos entre os de boa vontade, entre os que desejam luz, nos quais um gérmen fecundo se encontra e cujo número é grande, sem perderem tempo com os que não querem ver, nem ouvir e tanto mais resistem, por orgulho, quanto maior for a importância que se pareça ligar à sua conversão. Mais vale abrir os olhos a cem cegos que desejam ver claro, do que a um só que se compraza na treva, porque, assim procedendo, em maior proporção se aumentará o número dos sustentadores da causa. Deixar tranquilos os outros não é dar mostra de indiferença, mas de boa política. Chegar-lhes-á a vez, quando estiverem dominados pela opinião geral e escutarem a mesma coisa incessantemente repetida ao seu derredor. Aí, julgarão que aceitam voluntariamente, por impulso próprio, a ideia, e não por pressão de outrem. Depois, há ideias que são como as sementes: não podem germinar fora da estação apropriada, nem em terreno que não tenha sido de antemão preparado, pelo que melhor é se espere o tempo propício e se cultivem primeiro as que germinem, para não acontecer que abortem as outras, em virtude de um cultivo demasiado intenso.

     Na época de Jesus e em consequência das ideias acanhadas e materiais então em curso, tudo se circunscrevia e localizava. A casa de Israel era um pequeno povo; os gentios eram outros pequenos povos circunvizinhos. Hoje, as ideias se universalizam e espiritualizam. A luz nova não constitui privilégio de nenhuma nação; para ela não existem barreiras, tem o seu foco em toda parte e todos os homens são irmãos. Mas também os gentios já não são um povo, são apenas uma opinião com que se topa em toda parte e da qual a verdade triunfa pouco a pouco, como do Paganismo triunfou o Cristianismo. Já não são combatidos com armas de guerra, mas com a força da ideia.

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

Nichos do templo pagão  de Pan escavados em rocha do Monte Hermon.

Na região ficava a cidade de Cesaréia de Filipe, também conhecida por Panias ou Banias. Israel. Fotos Ismael Gobbo  

 

 

A felicidade será

 

 

Em matéria de felicidade convém não esquecer que nos transformamos sempre naquilo que amamos.

Quem se aceita como é, doando de si à vida o melhor que tem, caminha mais facilmente para ser feliz como espera ser.

A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros.

A alegria do próximo começa, muitas vezes, no sorriso que você lhe queira dar.

A felicidade pode exibir-se, passear, falar e comunicar-se na vida externa, mas reside com endereço exato na consciência tranquila.

Se você aspira a ser feliz e traz ainda consigo determinados complexos de culpa, comece a desejar a própria libertação, abraçando no trabalho em favor dos semelhantes o processo de reparação desse ou daquele dano que você haja causado em prejuízo de alguém.

Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.

Amor é a força da vida e trabalho vinculado ao amor é a usina geradora da felicidade.

Se você parar de se lamentar, notará que a felicidade está chamando o seu coração para vida nova.

Quando o céu estiver em cinza, a derramar-se em chuva, medite na colheita farta que chegará do campo e na beleza das flores que surgirão no jardim.

*   *   *

É inevitável. A felicidade passa pelo caminho do amor ao próximo.

Isso não foi definido pelos sábios, pelos pensadores, nem pelos religiosos. Está nas Leis maiores que regem o Universo todo.

Notemos que nossa consciência só está tranquila, quando estamos em harmonia com os que estão à nossa volta, quando fizemos por eles tudo que estava ao nosso alcance, quando finalmente nos preocupamos com a felicidade deles. Aí começamos a descobrir a nossa.

É um processo natural do qual ninguém escapa.

A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros.

Pensemos nisso.

Reflitamos se estamos fazendo felizes aqueles que estão à nossa volta, ou se somos apenas motivo de tristeza, preocupação, embaraço.

Contribuímos para a felicidade de alguém? De quantas pessoas?

Doamo-nos aos outros sem interesse? Agimos de boa vontade nas situações corriqueiras? Ou qualquer pequeno favor é um grande esforço?

Importamo-nos com estranhos? Ou apenas com aqueles que amamos?

Temos a capacidade de defender uma pessoa que mal conhecemos? Ou apenas aqueles que queremos bem?

Façamo-nos perguntas. Estudemos a nós mesmos. Aceitemo-nos e depois aceitemos o desafio de mudar para melhor. Sem humildade não há felicidade.

E quando olharmos para trás, quando começarmos a nos desvelar perante nós mesmos, não nos assustemos.

Não há porque nos lamentarmos. O que passou, passou. O que fizemos, fizemos. Hoje não somos mais os mesmos. Se Deus nos deu uma nova chance, por que não nos permitimos usufruí-la?

Assim, a ordem é: cabeça erguida – nem tão alta para não pisar nos pequenos, nem tão baixa que não nos permita ver os que nos guiam; mente curiosa – sobre nós, sobre a vida, sempre buscando respostas e conhecimento; braços abertos – dispostos a carregar quem precise de auxílio pelo caminho.

Dessa forma, por todos os ângulos enxergaremos a felicidade.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 26, do livro Sinal verde, 
pelo Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier, 
ed. Comunhão Espírita Cristã.
Em 6.4.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Uma das nascentes do Rio Jordão no Monte Hermon, norte de Israel. Na região ficava a cidade de

Cesaréia de Filipe, também conhecida por Panias ou Banias. Foto Ismael Gobbo

 

 

Evangelho com simples

 

Evangelho com simples: o Posto de Atendimento Espiritual de Ceilândia (DF) contou neste domingo com atendimentos a famílias da periferia do Distrito Federal, com o apoio da SODEC e atuação musical da família Nasser. Fizemos a palestra sobre o Evangelho, com base em "Boa Nova" e exemplos de Chico Xavier. No dia dos 105 anos de Chico Xavier (2/4/1910-2015), foi constituído o Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier. HOME PAGE:www.grupochicoxavier.com.br
Facebook: www.facebook.com/gestudoschicoxavier

(Informações recebidas de Grupo de Estudos Espiritas Chico Xavier)

No centro da foto César Perri.

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita em

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 10 de abril de 2015, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema JOANNA DE ÂNGELIS NAS SUAS ÚLTIMAS ENCARNAÇÕES.

Joanna de Ângelis, entidade espiritual muito conhecida no meio espírita, autora de diversos livros de grande valor publicados através da mediunidade de Divaldo Franco, demonstra grande mérito nas últimas encarnações, nesta palestra serão abordadas algumas das últimas encarnações deste espírito.


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

X Jornada da AME- SG

Caxias do Sul, RS

 

Querido amigo de ideal espírita!!!

Feliz Páscoa junto aos seus familiares e amigos!

 

Aproveitamos a oportunidade para convidar para a X Jornada da AME-SG, a realizar-se nos dia 15 e 16 de maio, próximos, em Caxias do Sul, na Universidade.

Neste ano, o tema central será: "Transtornos da Mente e do Comportamento", que será desdobrado em temas como: transtornos do déficit de atenção, ansiedade na vida moderna, dependência tecnológica; culpa e mágoa, e muito mais, que pode ser conferido através dos flyers anexados.

Os ingressos já se encontram disponíveis, nos diversos endereços do folder do anexo, mas se você preferir poderá se inscrever pela internet, através do preenchimento da ficha de inscrição anexada.

Agende-se, inscreva-se e participe de mais esta oportunidade de compreensão do Espírito imortal que todos somos!

Grande abraço,

Samira Turconi

P.S. Por gentileza, divulgue entre seus contatos!!!!

 

 

 

X  JORNADA MÉDICO-ESPÍRITA:

“TRANSTORNOS DA MENTE E DO COMPORTAMENTO”

FICHA DE INSCRIÇÃO:

                                                                                              Nome:......................................................................................

 

Horário : Dia 15  -- 20:00 às 22:30 horas                  Endereço: ...............................................................................

                Dia 16  -- 08:30 às 18:30 horas

                                                                                              Cidade:....................................................................................

 

PALESTRANTES:                                                          Estado:.....................................................................................

 

Ercília Zilli                                                                      CEP:........................................................................................

Jaider Rodrigues de Paulo

Sérgio Luis Lopes                                                          Telefones:................................................................................

Victório Luiz Turconi                                      

                                                                                              Entidade a que pertence: ......................................................

 

                                                               Email:..................................................................................................................                                                                                    

INGRESSOS: R$  70,00 (até   05 de maio)  

           R$ 100,00 (após 05 de maio)               VAGAS LIMITADAS

LOCAL:                                                                                            

 UCS Teatro, Bloco M - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

1)- Preencha a ficha de inscrição.

2)-O valor da inscrição deve ser recolhido por meio de depósito que identifique o depositante.

3)- Efetue o depósito na conta corrente Nº 068584960-8, Agência: 0130 do BANRISUL, em nome da                                              Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha – AME-SG.

        4)- Envie a ficha devidamente preenchida e cópia do comprovante de recolhimento, por: 

FAX: (54) 3452-4472-  A/C de SAMIRA ou pelo Email : [email protected]  e

[email protected] ou pelo Correio para: AME Serra Gaucha - A/C de Samira - Travessa Antônio Ducatti, 174 / 701 - Bento Gonçalves- RS- CEP: 95.700-000

 

X  JORNADA MÉDICO-ESPÍRITA:

“TRANSTORNOS DA MENTE E DO COMPORTAMENTO” 

FICHA DE INSCRIÇÃO:

                                                                                              Nome:......................................................................................

 

Horário : Dia 15  -- 20:00 às 22:30 horas                  Endereço: ...............................................................................

                 Dia 16  -- 08:30 às 18:30 horas

                                                                                              Cidade:....................................................................................

 

PALESTRANTES:                                                          Estado:.....................................................................................

 

Ercília Zilli                                                                      CEP:........................................................................................

Jaider Rodrigues de Paulo

Sérgio Luis Lopes                                                          Telefones:................................................................................

Victório Luiz Turconi                                      

                                                                                              Entidade a que pertence: ......................................................

 

                                                               Email:..................................................................................................................                                                                                    

INGRESSOS: R$ 70,00 (até   05 de maio)  

           R$ 100,00 (após 05 de maio)               VAGAS LIMITADAS

LOCAL:                                                                                            

 UCS Teatro, Bloco M - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

1)- Preencha a ficha de inscrição.

2)-O valor da inscrição deve ser recolhido por meio de depósito que identifique o depositante.

3)- Efetue o depósito na conta corrente Nº 068584960-8, Agência: 0130 do BANRISUL, em nome da                                              Associação Médico-Espírita da Serra Gaúcha – AME-SG.

        4)- Envie a ficha devidamente preenchida e cópia do comprovante de recolhimento, por: 

FAX: (54) 3452-4472-  A/C de SAMIRA ou pelo Email : [email protected]  e

[email protected] ou pelo Correio para: AME Serra Gaucha - A/C de Samira - Travessa Antônio Ducatti, 174 / 701 - Bento Gonçalves- RS- CEP: 95.700-000

 

(Informações recebidas em email de Samira José Turconi [[email protected]])

 

 

Palestra com Orson Peter Carrara no

C.E. Francisco Cândido Xavier. São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de 

 

ORSON PETER CARRARA,

 

de Matão, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 08 de Abril, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

(Informação recebida em emails de Antonio Carlos Navarro e de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra com Dr. Roberto Lúcio Vieira no C.E. Caminho da Redenção (Mansão do Caminho). Salvador, BA

 

-Vice-Presidente da AME Brasil no próximo Sábado dia 11 de Abril de 2.015

 

Palestra com Dr. Roberto Lúcio Vieira-AME- MG

Data:11 de Abril de 2.014(Sábado)

Local:Centro Espírita Caminho da Redenção(Mansão do Caminho)

Horário:20 horas

ENTRADA FRANCA

 www.mansaodocaminho.com.br

 

Roberto Lúcio

Roberto LúcioRoberto Lúcio Vieira de Souza

Médico Psiquiatra

Vice-Presidente da AME-Brasil

Diretor Clínico do Hospital Espírita André Luiz (BH)

Psiquiatra e Psicoterapeuta do Instituto de Assistência Psíquica Renascimento (BH)

 

Livros:
 

- O Homem Sadio - Uma Nova Visão - Espíritos Diversos - co-autoria Alcione Albuquerque

- Mediunidade Com Jesus - Carlos (espírito)

- Porque Adoecemos vols I e II -co-autor

- Desafios em Saúde Mental - co-autor

- Depressão -Uma abordagem médico-espírita (co-autor)

- Saúde e Espiritismo - co-autor

- Das Patologias aos Transtornos Espirituais - Uma abordagem médico-espírita da obra de Manoel Philomeno de Miranda - co-autor

- Conversando sobre a Sexualidade. 

 

E-mail:  [email protected]

 

 

Palestra com Dr.Roberto Lúcio no youtube

 

https://youtu.be/wG3VDKDD8Ws

 

História das Associações de Medicina e Espiritismo no Brasil

História[editar | editar código-fonte]

Até o início da década de 1990, só existiam duas entidades que congregavam médicos espíritas no Brasil: a AME-São Paulo, que foi fundada em 1968, e a Associação Mineira de Medicina e Espiritismo (AMME), de Belo Horizonte (MG), que iniciou suas atividades em 1986.

A partir de 1991, as duas associações se empenharam em realizar congressos e palestras,3 a fim de divulgar a relação entre saúde e espiritualidade aos profissionais da área da saúde e, então, a cada dois anos, os médicos espíritas do Brasil passaram a se reunir em torno de um Congresso Nacional da Associação Médico-Espírita do Brasil, o MEDNESP.4 Como consequência, vários outros grupos de médicos passaram a fundar associações médico-espíritas em diversas outras regiões do Brasil e do exterior.5

Assim, em 17 de junho 1995, ao final do III Congresso Médico-Espírita do Brasil, surgiu a Associação Médico- Espírita brasileira, com representantes de outras Associações já fundadas: BahiaDistrito FederalCearáMinas Gerais,Paraíba (Campina Grande), Pernambuco, Piauí, Rio Grande do NorteSantos (SP) e São Paulo.6 7

Ações públicas[editar | editar código-fonte]

·                    Em 21 de março, a Associação Médico-Espírita do Brasil divulgou na imprensa uma Moção de Repúdio contra a posição do Conselho Federal de Medicina, que pretendia levar ao Senado uma proposta com posição favorável ao aborto em gestações de até 12 semanas, caso a mãe assim o queira.8

 

Diretoria[editar | editar código-fonte]

1ª diretoria - 1995-1997 - Presidente: Dra. Marlene Rossi Severino Nobre Vice-presidente: Dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza Secretário: Dr. José Eldon de Alencar Tesoureiro: Dr. José Nilson Nunes Freire

Atual diretoria - 2013-2015 Presidente: Dra. Marlene Rossi Severino Nobre Vice-presidente: Dr. Gilson Luis Roberto Secretário: Dr. Jorge Cecílio Daher Jr. Tesoureira: Dra. Márcia Regina Colasante Salgado

Com o falecimento da presidente Dra. Marlene Rossi Severino Nobre, em 05 de janeiro de 2015, o vice-presidente, dr. Gilson Luis Roberto, assumiu automaticamente a função de presidente.

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

Cobem - Seminário Novos arranjos Familiares:

a ética do encontro - Solon Queiroz.  Salvador, BA.

 

 

Inscrição: 50 notas fiscais. As inscrições serão feitas na Recepção

 

COBEM - Casa de Oração Bezerra de Menezes

 Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador-BA

 Informações: (71) 33560256

 Curtam a FanPage da Cobem com muito amor

 https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

 Visitem o site da Cobem com muito amor

 

www.cobem.org.br

 

 

(Informação recebida em emails de Edward Cobem 7 [mailto:[email protected]] e de [email protected])

 

 

Palestra no C.E. André Luiz

Sud Mennucci, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Joao Marchesi [[email protected]])

 

 

Programação de palestras com Wanderley A. Alves

Rio de Janeiro, RJ

 

CONVITE PARA PALESTRAS:

 

DIA:

11/04/2015 ÁS 17 HORAS

LOCAL:

CAMINHO DO SENHOR

(RUA JACUÍ, 146 – B.PINA/RJ).

TEMA:

“CULTO NO LAR À LUZ DO ESPIRITISMO”.

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

DIA:

13/04/2015 ÁS  19:30 HRS.

LOCAL:

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA FRACISCO DE ASSIS – AEFA

(RUA: CAP. BRAGANÇA, 82 – HIGIENÓPOLIS/RJ).

TEMA:

“BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM PURO O CORAÇÃO PORQUE VERÃO A DEUS”.

(E.S.E. – CAP. VIII – ITENS DE 1 A 10)

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

 DIA:

15/04/2015 ÁS 19: HORAS.

LOCAL:

GRUPO ESPÍRITA HUMBERTO DE CAMPOS

(RUA: LICÍNIO BARCELOS, 168 – IRAJÁ/RJ).

TEMA:

BEM-AVENTURADO OS AFLITOS

(E.S.E. CAP. 5 – ITENS DE 6 A 13).

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

DIA:

24/04/2015 ÁS 19:30 HRS.

LOCAL:

CENTRO ESPÍRITA JESUS DE NAZARÉ

(RUA MÁRIO BHERING, 50 V. ROSÁRIO – DUQUE DE CAXIAS

TEMA:

“A PRÁTICA DA MEDIUNIDADE”

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

DIA:

29/04/2015 ÁS 19 HORAS

LOCAL:

CENTRO ESPÍRITA EMMANUEL

(RUA CONDE DE AGROLONGO, 1.199 – PENHA/RJ)

TEMA:

MATERIALISMO

(LE.PARTE 2a.- CAP. II)

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

(Informações em email de Wanderley Alves [mailto:[email protected]]  repassado por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra com Plínio Penteado Jr. no

 Fraternidade Espírita Irmã Maria. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plínio Penteado Jr.)

 

 

 

Palestras programadas para o ICEB-

Instituto de Cultura Espírita do Brasil. Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

Nova Programação do Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

 

Prezado(a),

Encaminhamos para conhecimento e divulgação a nova programação do Núcleo Espírita Chico Xavier.

 

Imagem inline 1

 

Atenciosamente.

 

Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10

Jardim Imbuí - Piratininga - Niterói | RJ

nucleo-chicoxavier.blogspot.com

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Jornal de Estudos Espíritas (JEE)

Novo artigo

 

 

Olá Todos,

 

Acaba de ser publicado no Jornal de Estudos Espíritas (JEE) o artigo "Deus, Espírito e Matéria: Como podemos entender ``O arcanjo   começou pelo átomo'' ?" de Autoria de Leonardo M. Moreira.

 

O artigo aborda uma questão muito interessante do Livro dos Espíritos (LE) que até hoje gera dúvidas de interpretação. Se trata da resposta dos Éspíritos à questão 540 do LE, onde dizem "...tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, pois ele mesmo começou pelo átomo." Além de diferenças nas traduções dessa afirmativa para o português, o que ela quer dizer afinal? Como entendê-la dentro do contexto do Espiritismo? Será que essa afirmação daria suporte ao conceito filosófico de Monismo? O Autor analisa a questão com base em várias colocações presentes na Codificação e em alguns comentários de Autores consagrados no movimento espírita como Herculano Pires e Emmanuel.

 

O artigo pode ser acessado através do link:

https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-3/resumo---art-n-010203

O arquivo pode ser lido clicando-se em "PDF". Uma nova janela se abrirá onde o artigo poderá ser lido no browser ou baixado para o seu computador gratuitamente. A única ressalva é que os artigos publicados no JEE não podem ser reproduzidos em nenhum outro meio de divulgação impresso ou digital sem autorização do(s) Autor(es).

 

Na medida do possível, divulguem para seus contatos, se acharem o estudo relevante. Caso conheçam pessoas que possam ter interesse em receber notícias sobre novas publicações no JEE, por favor, peçam para elas escrevam para [email protected] solicitando o cadastro.

 

Agradecemos a atenção!

Um abraço, fraterno,
Alexandre F. da Fonseca

--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

 

 

(Recebido em emails de Jornal de Estudos Espíritas [[email protected]] e  de Raymundo Espelho)

 

 

Leia o jornal Mensageiro Estrela clicando nos links abaixo

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

Saudações,

Com satisfação estamos enviando a edição de Abril de 2015 do nosso "Mensageiro Estrela", com informações, mensagens, estudos, etc. O jornal pode ser lido no computador ou impresso.

Se houver interesse, as edições do “Mensageiro Estrela” em circulação desde 2003 estão disponíveis para visualização ou download de duas maneiras:

1) A partir do nosso site -> http://www.ophicinadigital.com/alls/

2) A partir do OneDrive (Nuvem de Hospedagem)

Colabore com a Doutrina Espírita na divulgação do nosso boletim informativo, repassando-o para seus contatos.

Atenciosamente,
Associação Espírita Estrela da Caridade

 

 

Informativo da Use Intermunicipal de

Bebedouro, SP

 

Solicite através do email:

[email protected]

 

 

(Com colaboração de João Marchesi Neto)

 

 

Homenagem

Ângelo Watson Campelo

04-04-1882 / 19-03-1963

 

Redação

-- Publicado na RIE em abril de 1963 –

Mais um grande pioneiro do Espiritismo no Brasil acaba de deixar este plano, em demanda do plano espiritual – o plano da verdadeira vida.

Desencarnou no dia 19 de março p.p., nesta cidade, o Sr. Ângelo Watson Campêlo, pessoa aqui geralmente estimada e competente Diretor de “O Clarim” e da “Revista Internacional do Espiritismo”, publicações estas fundadas pelo saudoso Cairbar Schutel.

Da “Revista Internacional do Espiritismo” foi ele Redator desde o desencarne de seu fundador, vindo mais tarde com o desencarne de José da Costa Filho a assumir o cargo de Diretor Responsável de ambas as publicações, cargo que exerceu até o último dia da vida terrena, com reconhecida competência.

Na falta de outros companheiros, como José da Costa Filho e Ítalo Ferreira, Campêlo foi, como ele costumava dizer brincando, o testa-de-ferro dos órgãos de propaganda espírita em Matão. Agora com sua brusca passagem, parece-nos difícil de ser preenchida a lacuna deixada pela sua libertação.

Que Jesus em sua misericórdia possa enviar novos trabalhadores dedicados e sinceros em lugar do culto, querido e inesquecível Campêlo e assim continuarem sua vida já longa “O Clarim” e “Revista Internacional de Espiritismo”.

Não obstante contar com idade um tanto avançada, possuía Watson Campêlo uma resistência física invejável mesmo, e daí, causar surpresa  o seu inesperado passamento, não só entre os seus familiares, assim como à coletividade matonense, na qual, diga-se a verdade, todos eram seus amigos, pelos excepcionais dotes de que era possuidor.

Logo que se tornou conhecida, na cidade, a notícia de seu passamento, elevado número de pessoas, de todas as posições sociais acorreu à sua residência, levando o seu conforto à família que vinha de sofrer a separação de seu ente querido. E com o correr do dia, e a noite toda, de diferentes cidades, não só vizinhas, e mesmo distantes, chegavam, mais e mais, parentes e amigos, a fim de velarem e trazerem o seu último adeus terreno ao desencarnado.

***

À noite foi feita uma prece pelo Dr. José Pereira Brasil, Juiz de Direito de Patrocínio (MG), que numa magnífica oração exaltou os exemplos de amor e dedicação que o companheiro Campêlo dedicou às obras deixadas por Cairbar Schutel, representadas nas suas publicações. Logo mais, foi feita a leitura da obra “Boa Nova”, pelo confrade Wallace R. Leal e pelo Dr. José Pereira Brasil.

À tarde, antes de sair o féretro, leu um trecho do Evangelho de São João o confrade Dr. Gil Perche de Menezes. A seguir, pronunciou sentida e expressiva oração a irmã Aparecida Minzoni, Instrutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP.

Às 14 horas, deu-se o saimento fúnebre, tendo a acompanhá-lo incontentável número de pessoas.

Ao baixar o corpo à sepultura, falou exaltando as qualidades e trabalho do confrade Watson Campêlo, com palavras repassadas de verdadeiro sentimento, o Dr. Flávio Pinheiro, representando a USE da Capital, a 7ª Região da mesma, e a UME da cidade de Ibitinga.

***

Ângelo Watson Campêlo foi casado em primeiras núpcias com a exma. Sra. D. Ana Guilhermina Viana Campêlo, tendo deixado desse consórcio os seguintes filhos: Hugo Viana Campêlo, casado com D. Maria Ferrari Campêlo; D. Elza Campêlo Hadad, já falecida, casada com Jorge Hadad; Walter Viana Campêlo, casado com D. Maria da Anunciação Ferreira Campêlo; Max Viana Campêlo, casado com D. Josefina Cazarsa Campêlo; Ângela Campêlo Nogueira, casada com Sebastião do Valle Nogueira; Otto Viana Campêlo, já falecido; Erwin Campêlo, casado com D. Maria da Glória Marques Campêlo; Rita Viana Campêlo, já falecida.

Deixa 13 netos e 24 bisnetos.

***

Mudando-se para Matão em 1939, após o desencarne de Cairbar Schutel, veio prestar aqui seus valiosos préstimos às publicações por ele deixadas, “O Clarim” e “Revista Internacional do Espiritismo”, consorciando-se então em segundas núpcias com D. Antonia Perche da Silveira Campêlo, atual e esforçada gerente de nossas publicações.

Desse consórcio deixa uma filha, srta. Elvira Perche Campêlo, prof.ª normalista e aluna do 4º ano da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de S. Paulo.

***

Ângelo Watson Campêlo nasceu em Campinas (SP), em 4 de abril de 1882. Formou-se em Odontologia pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1908, tendo exercido esta profissão até os 77 anos de idade.

Tendo como exemplo o Apóstolo Paulo, Campêlo ao par das suas lides jornalísticas em prol do Espiritismo, sempre trabalhou honestamente pelo pão de cada dia dentro de sua profissão de dentista, com a admiração de seus colegas por sua tenacidade, resistência e amor ao trabalho, apesar da idade.

Desde 1928, Campêlo prestou seu concurso valioso a Cairbar Schutel, como tradutor, pois era poliglota, falando corretamente inglês, francês, alemão, espanhol e italiano, além do conhecimento primoroso do latim e português. Apesar de sua vasta cultura, Campêlo foi humilde e cheio de nobreza, podendo-se dizer dele ser um homem, como disse Jesus, cujo falar era “sim-sim, não-não”.

***

Com votos de luz e paz espiritual, sob as bênçãos de Jesus, esposa, filhos e demais familiares de Watson Campêlo, bem como os componentes da Redação de “O Clarim” e da “Revista Internacional de Espiritismo” agradecem, sensibilizados, a todos quantos lhes enviaram votos de solidariedade por motivo do passamento do seu querido chefe e companheiro.

 

 

(Texto gentilmente cedido por O Clarim a quem estendemos nossos profundos agradecimentos)

 

Revista Internacional de Espiritismo

Jornal O Clarim

Acesse: www.oclarim.com.br

 

 

 

A graça divina é infinita, mas a recepção é no passo de tartaruga

 

 

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

Tudo que Deus faz é infinito. Assim, pois, é também a graça da salvação. Mas, por sermos imperfeitos, nós a recebemos lentamente e, às vezes, até a desprezamos!

  Graça (do grego “karis”e do latim “gratia”) significa favor. Daí a alocução adverbial “de graça”. Mas ela significa também agradecimento e nome de uma pessoa. Exemplos: “ação de graças a Deus” e “qual é a sua graça?”

  Mas o que nos interessa nesta matéria é a graça no sentido bíblico e teológico. E Há verdadeiros abusos dos exegetas nas  interpretações dela, principalmente entre os nossos irmãos protestantes e evangélicos.

   Paulo foi o primeiro a falar sobre ela. Mas foram santo Agostinho e Lutero os teólogos que mais a defenderam. 

   Pelágio polemizou muito com santo Agostinho recusando a graça. A Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), durante séculos, preferiu as ideias teológicas de Pelágio às de santo Agostinho e Lutero. Atualmente, num esforço de se aproximar mais dos protestantes e dos evangélicos, a ICAR passou a aceitar um pouco mais essa doutrina da graça. 

  Jesus, ao contrário de Agostinho e Lutero, nos dá a entender que é por nós mesmos que nós somos salvos (libertos). A cada um será dado (vai sendo dado) segundo suas obras. (Mateus 16: 27). Jesus é nosso Salvador, mas como Enviado de Deus para nos trazer o código (o evangelho) de regras morais a serem seguidas por nós, exatamente para que possamos acelerar a salvação. Mas enquanto o cristão ou seguidor de Jesus não se tornar um seu discípulo verdadeiro, praticando de fato o evangelho, ele, o cristão, não conseguirá passar pela difícil porta estreita, que simboliza a salvação. Estar somente bem com os padres e os pastores não é garantia suficiente, como muita gente pensa, para que se consiga a difícil passagem pela porta estreita!

   Mas como conciliar essa nossa autossalvação com a doutrina da graça, a qual lembra um pouco a predestinação? Se a misericórdia de Deus é infinita, jamais ela e a graça cessam. E o espírito que é imortal estará, pois, sempre em condições de recebê-las. E são Paulo até diz que onde abundou o pecado, superabundou a graça. (Romanos 5: 20).

  Mas o espírito tem livre-arbítrio, que Deus respeita rigorosamente. E Ele ama todos os seus filhos com amor infinito, não fazendo acepção de ninguém. (Atos 10: 34). Daí que Deus faz o sol e a chuva virem para justos e injustos e, também, a terra produzir alimentos para bons e maus. (Mateus 5: 45). 

  Podemos comparar a graça com o oceano que fornece água em qualquer quantidade que o indivíduo quiser apanhá-la. Se alguém vai buscá-la com um balde de dez litros, ele vai conseguir dez litros de água. E outro vai ao oceano com um balde de cinco litros, ele só vai conseguir cinco litros de água. A recepção da graça depende, pois, da disposição de cada um em recebê-la em maior ou menor quantidade e mais rápida ou mais demoradamente, isto é, de acordo com o livre-arbítrio de cada um. E a reencarnação é justamente para as novas chances do recebimento da graça da salvação.  

   Do que acabamos de ver, conclui-se claramente que a salvação depende da graça de Deus. Porém, a quantidade e o ritmo do recebimento da graça não dependem de Deus, mas de nós mesmos, ou seja, do nosso livre-arbítrio. E é por isso que, às vezes, nós recebemos a graça, como se diz, num passo tartaruga!

 

Lutero perante a Dieta de Worms por  Anton Von Werner.

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther#/media/File:%D0%9B%D1%8E%D1%82%D0%B5%D1%80_%D0%B2_%D0%92%D0%BE%D1%80%D0%BC%D1%81%D0%B5.jpg

 

 

Trio da esperança

 

Pelo Espírito Casimiro Cunha. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Assembléia de Luz. Lição nº 30. Página 86.

 

Ah! coração fatigado,

Na aflição que te vigia,

Nunca te percas da fé;

Trabalha, espera, confia...

 

Por mais lutes, mais avanças

Em triste, espinhosa via...

Não esmoreças, contudo;

Trabalha, espera, confia...

 

Cada hora te parece

Nova dor que se anuncia...

Não te afundes em revolta;

Trabalha, espera, confia...

 

Já não sabes o tamanho

Da prova que te assedia;

Mesmo assim, prossegue à frente;

Trabalha, espera, confia...

 

Encontras, a cada passo,

Desprezo, descortesia...

Desculpa, servindo mais;

Trabalha, espera, confia...

 

Entre os seres mais amados,

Padeces desarmonia;

Não faltes à paciência;

Trabalha, espera, confia...

 

Sonhaste calma ventura

E sofres em demasia...

No entanto, aguarda o futuro;

Trabalha, espera, confia...

 

Não temas, nem desesperes,

Toda sombra é fugidia.

O sol brilha, a nuvem passa...

Trabalha, espera, confia...

 

Para a cura de ansiedade,

Angústia, melancolia,

Usa a receita de sempre:

Trabalha, espera, confia...

 

Cada manhã, Deus te fala,

Na bênção de novo dia:

- Se queres felicidade,

Trabalha, espera, confia...

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

No cafezal. Óleo sobre tela de Georgina de Albuquerque.

Quadro exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]