Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 24 de abril de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/24-04-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

23-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/23-04-2015.htm

22-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/22-04-2015.htm

21-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/21-04-2015.htm

20-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/20-04-2015.htm

18-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/18-04-2015.htm

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVII,  18-21

Pedi e obtereis

 

 

 

Da prece pelos mortos e pelos Espíritos sofredores

 

     18. Os Espíritos sofredores reclamam preces e estas lhes são proveitosas, porque, verificando que há quem neles pense, menos abandonados se sentem, menos infelizes. Entretanto, a prece tem sobre eles ação mais direta: reanima-os, incute-lhes o desejo de se elevarem pelo arrependimento e pela reparação e, possivelmente, desvia-lhes do mal o pensamento. É nesse sentido que lhes pode não só aliviar, como abreviar os sofrimentos.

(Veja-se: O céu e o inferno, 2a Parte, Exemplos.)

     19. Pessoas há que não admitem a prece pelos mortos, porque, segundo acreditam, a alma só tem duas alternativas: ser salva ou ser condenada às penas eternas, resultando, pois, em ambos os casos, inútil a prece. Sem discutir o valor dessa crença, admitamos, por instantes, a realidade das penas eternas e irremissíveis e que as nossas preces sejam impotentes para lhes pôr termo. Perguntamos se, nessa hipótese, será lógico, será caridoso, será cristão recusar a prece pelos réprobos? Tais preces, por mais impotentes que fossem para os liberar, não lhes seriam uma demonstração de piedade capaz de abrandar-lhes os sofrimentos? Na Terra, quando um homem é condenado a galés perpétuas, quando mesmo não haja a mínima esperança de obter-se para ele perdão, será defeso a uma pessoa caridosa ir carregar-lhe os grilhões, para aliviá-lo do peso destes? Sendo alguém atacado de mal incurável, dever-se-á, por não haver para o doente esperança nenhuma de cura, abandoná-lo, sem lhe proporcionar qualquer alívio? Lembrai-vos de que, entre os réprobos, pode achar-se uma pessoa que vos foi cara, um amigo, talvez um pai, uma mãe, ou um filho, e dizei se, não havendo, segundo credes, possibilidade de ser perdoado esse ente, lhe recusaríeis um copo de água para mitigar-lhe a sede? um bálsamo que lhe seque as chagas? Não faríeis por ele o que faríeis por um galé? Não lhe daríeis uma prova de amor, uma consolação? Não, isso cristão não seria. Uma crença que petrifica o coração é incompatível com a crença em um Deus que põe na primeira categoria dos deveres o amor ao próximo.

     A não eternidade das penas não implica a negação de uma penalidade temporária, dado não ser possível que Deus, em sua justiça, confunda o bem e o mal. Ora, negar, neste caso, a eficácia da prece, fora negar a eficácia da consolação, dos encorajamentos, dos bons conselhos; fora negar a força que haurimos da assistência moral dos que nos querem bem.

     20. Outros se fundam numa razão mais especiosa: a imutabilidade dos decretos divinos. Deus, dizem esses, não pode mudar as suas decisões a pedido das criaturas; a não ser assim, careceria de estabilidade o mundo. O homem, pois, nada tem de pedir a Deus, só lhe cabendo submeter-se e adorá-lo.

     Há, nesse modo de raciocinar, uma aplicação falsa do princípio da imutabilidade da Lei divina, ou melhor, ignorância da lei, no que concerne à penalidade futura. Essa lei revelam-na hoje os Espíritos do Senhor, quando o homem se tornou suficientemente maduro para compreender o que, na fé, é conforme ou contrário aos atributos divinos.

     Segundo o dogma da eternidade absoluta das penas, não se levam em conta ao culpado os remorsos, nem o arrependimento. É-lhe inútil todo desejo de melhorar-se: está condenado a conservar-se perpetuamente no mal. Se a sua condenação foi por determinado tempo, a pena cessará, uma vez expirado esse tempo. Mas quem poderá afirmar que ele então possua melhores sentimentos? Quem poderá dizer que, a exemplo de muitos condenados da Terra, ao sair da prisão, ele não seja tão mau quanto antes? No primeiro caso, seria manter na dor do castigo um homem que volveu ao bem; no segundo, seria agraciar a um que continua culpado. A Lei de Deus é mais previdente. Sempre justa, equitativa e misericordiosa, não estabelece para a pena, qualquer que esta seja, duração alguma. Ela se resume assim:      

     21. “O homem sofre sempre a consequência de suas faltas; não há uma só infração à Lei de Deus que fique sem a correspondente punição.

     “A severidade do castigo é proporcionada à gravidade da falta.

     “Indeterminada é a duração do castigo, para qualquer falta; fica subordinada ao arrependimento do culpado e ao seu retorno à senda do bem; a pena dura tanto quanto a obstinação no mal; seria perpétua, se perpétua fosse a obstinação; dura pouco, se pronto é o arrependimento.

     “Desde que o culpado clame por misericórdia, Deus o ouve e lhe concede a esperança. Mas não basta o simples pesar do mal causado; é necessária a reparação, pelo que o culpado se vê submetido a novas provas em que pode, sempre por sua livre vontade, praticar o bem, reparando o mal que haja feito.

     “O homem é, assim, constantemente, o árbitro de sua própria sorte; pertence-lhe abreviar ou prolongar indefinidamente o seu suplício; a sua felicidade ou a sua desgraça dependem da vontade que tenha de praticar o bem.”

     Tal a lei, lei imutável e em conformidade com a bondade e a Justiça de Deus.

     Assim, o Espírito culpado e infeliz pode sempre salvar-se a si mesmo: a Lei de Deus estabelece a condição em que se lhe torna possível fazê-lo. O que as mais das vezes lhe falta é a vontade, a força, a coragem. Se, por nossas preces, lhe inspiramos essa vontade, se o amparamos e animamos; se, pelos nossos conselhos, lhe damos as luzes de que carece, em lugar de pedirmos a Deus que derrogue a sua lei, tornamo-nos instrumentos da execução de outra lei, também sua, a de amor e de caridade, execução em que, desse modo, Ele nos permite participar, dando nós mesmos, com isso, uma prova de caridade. (Veja-se O céu e o inferno, 1a Parte, caps. IV, VII, VIII.)

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

Obra de arte em ferro, de Karoly Pichler,  simbolizando a “ Oração”  pertencente à Pinacoteca do

Estado de São Paulo e exposta no Jardim da Luz.  São Paulo, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

O caderno infinito

 

 

Você já encontrou um caderno antigo com anotações suas?

É sempre um acontecimento curioso, pois nos remete a um determinado momento em nossa História que ficou ali, gravado.

O que estávamos sentindo, ou o que estávamos aprendendo, ou simplesmente anotações importantes naquele contexto temporal.

Porém, o mais comum é que, depois de preenchermos todas as folhas de um caderno, e aqueles escritos não nos interessarem mais, simplesmente o descartemos.

Em resumo: um caderno só pode ser utilizado uma vez. Como se ele só tivesse uma vida.

Isso, porém, não é mais verdade, graças à tecnologia que a cada dia nos traz novas surpresas.

Uma empresa norte-americana criou um caderno inteligente. Um caderno que não tem fim.

O rocketbook, como é chamado, utiliza uma tinta sensível ao calor e é controlado por um aplicativo. Basta colocá-lo por trinta segundos no microondas para que as anotações sejam apagadas do dispositivo.

Mas, podemos perguntar, de que adianta? Perde-se tudo? Não, de forma alguma. Antes de apagá-las, ele as converte em documento digital e as armazena em sistema de nuvem no aplicativo.

Genial. O caderno volta a ser novo, em branco, porém, tudo o que ele já recebeu de anotações está lá com ele.

*   *   *

Assim ocorre conosco, Espíritos imortais e com nossas diversas encarnações.

Cada vez que nascemos, nascemos caderno em branco. Temos chance de reescrever nossas histórias, de reescrever nossos caminhos, nos são dadas novas oportunidades.

Quanto mais belo for o conteúdo escrito nas folhas de nosso caderno, mais belo será o que levaremos para a nuvem, ao final da vida.

Nada que vivemos se perde. Todas as experiências, os aprendizados, as lembranças, os amores, os ódios, as dificuldades, ficam ali, armazenados.

Ao retornar para nova encarnação, o caderno estará em branco novamente, mas tudo que temos na nuvem nos influenciará sempre e, por vezes, nos fará lembrar das razões de estarmos aqui.

Algumas vezes teremos impressão desse caderno ser o primeiro, principalmente na infância, mas, quando algumas tendências começarem a surgir, sem explicação, nos diferenciando significativamente dos demais, perceberemos que já fizemos e guardamos anotações, em muitos cadernos antes deste.

*   *   *

Somos infinitos.

Tivemos um início que vai longe no tempo. Hoje, estamos iniciando um despertar que nos elevará para um novo patamar de consciência.

Estamos começando a ter condições de saber quem somos. Estamos começando a ter condições de saber aonde devemos chegar e por quê.

Só uma vida espiritualizada nos leva nesta direção. Só uma vida amorosa nos eleva acima dos problemas do mundo.

Mergulhados na matéria em que estamos, precisamos aprender a utilizá-la como instrumento, e não mais nos deixarmos ser dominados por ela.

O materialismo é invenção nossa, de nossos vícios. Ele nunca precisou existir. Então, agora que acordamos e entendemos, pensemos e atuemos como seres inteligentes e amorosos que somos.

Inteligência e amor sempre estiveram escritos na contracapa de nosso caderno infinito, como objetivos maiores de nossa vida. Nós é que nem sempre tivemos a curiosidade de olhar.

Redação do Momento Espírita.
Em 23.4.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Agendas antigas. Foto Ismael Gobbo

 

Acesse e veja o rocketbook:

 http://cdn.crowdfundinsider.com/wp-content/uploads/2015/03/Rocketbook-4.jpg

 

 

 

16º. Congresso Estadual de Espiritismo

Carta de Santos

 

 

Dirigente Espírita Especial # 028,
16º Congresso Estadual de Espiritismo
22 de abril de 2015 - Quarta-feira

Problema para visualizar ?
Veja em seu browser

 

 

CARTA DE SANTOS

 
Os espíritas reunidos no 16o Congresso Estadual de Espiritismo, organizado pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, de 18 a 21 de abril de 2015, na cidade de Santos, após as reflexões propostas pelos participantes, conclamam o movimento espírita e todos os espíritas paulistas e do Brasil dar a sua contribuição na construção real de um mundo de regeneração. O mundo novo para onde caminha a humanidade deverá ter a efetiva contribuição dos espíritas para a formação de um homem novo. Considerando as reflexões sobre o amor, a ética e a educação propõem:

  • Seguir o Mestre Jesus, como Guia e Modelo e que nos convoca para sermos perfeitos como perfeito é o Pai;
  • Pensar o centro espírita como casa, onde a família se encontra e convive de forma integrada e compartilhada. Valorizar a família como projeto divino e reunião de espíritos com vínculos afetivos;
  • Valorizar, no centro e no movimento espírita, as relações interpessoais e não somente o desenvolvimento do intelecto, lembrando a premissa do Espírito de Verdade de primeiro o amor, e  segundo a instrução;
  • Repensar a convivência de trabalhadores e dirigentes espíritas valorizando as ações e propostas de trabalho como prática da Doutrina, acima dos procedimentos formais e burocráticos;
  • Substituir qualquer tipo de isolamento das casas espíritas por maior integração, união e envolvimento de todos no movimento espírita, colocando a casa a serviço da causa, para que haja acolhimento, consolo, esclarecimento e orientação;
  • Valorizar e incentivar a integração da criança no centro espírita e o protagonismo juvenil como caminho para a real participação do jovem, agora no presente, no centro e no movimento espírita;
  • Assumir atitude ética, com base na moral cristã, em qualquer ambiente e envolvimento, na casa espírita, no trabalho, na sociedade, na família e na convivência com todos, espíritas e não espíritas.

E deste modo e com a participação de todos como protagonistas do bem, vamos construir nosso caminho evolutivo, buscando e prosseguindo para o alvo ao fazer da Terra o paraíso que ela pode ser.
 

Santos, 21 de abril de 2015.

 

 

“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros, seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos. Distanciados entre nós, continuaremos à procura do trabalho com que nos já encontramos honrados pela divina providência”.
Bezerra de Menezes

 

Publicação da USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.
Jornalista responsável: A.J.Orlando, MTb 39.211.

 

Mosaico com estampa de José de Anchieta. São Vicente, SP. Foto Ismael Gobbo

Estátua de Anchieta escrevendo na areia. Ao fundo a Biquinha de Anchieta. São Vicente, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Mais imagens do

16º. Congresso Estadual de Espiritismo realizado em Santos, SP

Júlia Nezu, destacada líder espírita que preside a USE/SP. Fotos Ismael Gobbo.

Eliana Ferrer Haddad do jornal “Correio Fraterno”  entrevista André Luiz Peixinho. Foto Ismael Gobbo

Marisa Cajado entrevistada por Rubens Toledo. Foto Ismael Gobbo

Público. Em primeiro plano o casal Miguel Sardano e Terezinha. Foto Ismael Gobbo

Trabalhadores que fizeram o sucesso do Congresso Estadual de Espiritismo em Santos, SP. Álbum de Rose Moliterno.

Moacyr Camargo recepcionado para trabalhar no Congresso de Santos, SP. Álbum de Rose Moliterno.

Norberto e Rose registrando tudo no Congresso Estadual de Espiritismo de Santos. Álbum de Rose Moliterno.

A Sala de Imprensa do Congresso de Santos. Álbum de Rose Moliterno,.

Parte da graciosa e eficiente equipe de voluntárias do Congresso de Santos. Álbum de Rose Moliterno

A Mocidade Espírita trabalhou o tempo todo no Congresso de Santos. Álbum de Rose Moliterno.

 

 

V Jornada da AME-ABC

Santo André, SP

 

Caros amigos da AMEABC,

Preparando para a nossa V Jornada, queremos compartilhar a visão psicológica sobre o Aborto por Gilson Luis Roberto atual presidente da AME-Brasil:

“O aborto, além de ser uma grande violência contra a vida da criança, é também contra a mulher. Ele é responsável por inúmeros traumas às mulheres que o praticam.  Infelizmente a esmagadora maioria desconhece os efeitos prejudiciais psicológicos e físicos do aborto, havendo poucas informações sobre o assunto e um nítido interesse em escondê-los.

Aguardamos todos para compartilharmos conhecimento, alegria e integração.

Gostaríamos de lembrá-los de que a V Jornada da AME-ABC acontecerá no sábado 23/05 das 08 às 17h no anfiteatro do Hospital Mario Covas e terá como tema central: O Aborto e a Reprodução Humana – Vida e Espiritualidade (onde está a contradição).

Os interessados podem fazer a inscrição no site da AMEABC http://www.ameabc.org.br/ ou diretamente agora nesse link:

http://loja-virtual-ame-abc4.webnode.com/produtos-1/

O pagamento pode ser feito pelo site via Pagseguro, por emissão de boleto bancário ou no dia do evento no local a depender da disponibilidade. Mais informações disponíveis no site e na página do facebook.

Qualquer dúvida favor entrar em contato:  [email protected]



​(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

II Encontro do NUVET- Núcleo de Medicina

 Veterinária e Espiritualidade. São Paulo, SP

 

Prezados amigos

Envio cartaz referente ao II Encontro do NUVET -  Núcleo de Medicina Veterinária e Espiritualidade que coordeno junto à AME - SP (Ass. Medico - Espírita de SP), convidando-o para o evento e solicitando que nos ajude a divulga-lo.

Fraterno abraço,

Irvenia

nuvet

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

2º. Congresso Espírita de Magé e Guapimirim

Magé, RJ

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Suely Caldas Schubert na Região dos Lagos

Cabo Frio e Araruama, SJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

3º. Congreso Espírita Sudamericano

Santiago do Chile

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

8º. Encontro Nacional dos amigos de Jesus Cristo com

Chico Xavier e sua obra Espírita Cristã. Santos, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e de Geraldo Lemos Neto)

 

 

Encontro Anual “Chico Xavier” de Guaxupé 2015

Guaxupé, MG

 

 

 

PROGRAMAÇÃO DO VII ENCONTRO ANUAL “CHICO XAVIER” DE GUAXUPÉ – MG

24 A 26 DE JULHO DE 2015

 

TODAS AS ATIVIDADES ACONTECERÃO NA ESCOLA BARÃO DE GUAXUPÉ –

RUA ALVARENGA PEIXOTO – 19 – BAIRRO VILA RICA

 

DIA 24 – SEXTA-FEIRA – PRÉ-ABERTURA – 20HS

APRESENTAÇÃO MUSICAL COM ANDRÉA BIEN – S. PAULO

PALESTRA COM FÁBIO FADEL – S. PAULO

 

DIA 25 – SÁBADO – ABERTURA – 14HS

CORAL DA CASA DA CULTURA DE GUAXUPÉ

14H30 – PALAVRAS DE BOAS-VINDAS E HOMENAGEM A CHICO XAVIER

15H00 – SEMINÁRIO MUSICAL COM ELIZABETE LACERDA – BRASILIA

17HS – COFFEE BLACK

17H30 – SEMINÁRIO COM NAZARENO FEITOSA – BRASILIA

19H30 – LANCHE REFORÇADO

20H30 – PEÇA TEATRAL COM O GRUPO CARAVANA DE LUZ – GUAXUPÉ

 

DIA 26 - DOMINGO – DAS 8 ÀS 9HS

CAFÉ MUSICAL COM SÉRGIO SANTOS E MARLENE

9HOO – MARISA CAJADO – CANCIONEIROS DO INFINITO

10H30 – COFFEE BLACK

11H00 – ANDRÉA BIEN

11H15 – PALAVRAS AOS ESPÍRITAS – ORSON PETER CARRARA – PAULO HENRIQUE BUENO E FÁBIO FADEL

12H30 – ENCERRAMENTO COM OS MÚSICOS

 

COORDENAÇÃO - ISMAEL BATISTA

 

 

(Informação recebida em email de Ismael Batista da Silva)

 

 

Prossegue a XII Semana Espírita vai focalizar os 150 anos do livro

“O Céu e o Inferno”, de Allan Kardec. Assunção, Paraguai

 

 

(Informações recebidas em email de Milciades Lezcano)

O belo edifício do Panteão. Assunção, Paraguai. Foto Ismael Gobbo

 

 

Comemorações alusivas ao nascimento Eurípedes Barsanulfo

Sacramento, MG

 

Busto de  Eurípedes Barsanulfo no Colégio Allan Kardec,

Sacramento, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

01 MAI 2015 - Sacramento/MG

 

 

Programação 1º de Maio

1880 - 1918

Os diretores do Grupo Espírita Esperança e Caridade - GEEC, junto a diretoria do Lar de Euripedes, convidam os amigos e familiares de Euripedes, para assistirem as comemorações do dia Primeiro de Maio, data de nascimento do querido professor.

 

Dia 01 – Sexta-Feira

07:00 h - Hora da Saudade: Lembranças da vida de Eurípedes

                   ( local: Colégio Allan Kardec-R Comendador Machado,37 - Centro)

 

09:00 h – Atividades comemorativas dos quarenta anos da                              Escola Eurípedes Barsanufo

                   ( Local: Escola Eurípedes Barsanulfo-Av Dr Thomaz Novelino,300)

 

14:00 h - Culto aos Caravaneiros

                   ( local: Colégio Allan Kardec-R Comendador Machado,37 - Centro)

 

14:30 h - Flashes da vida de Eurípedes Barsanulfo

                   ( local: Colégio Allan Kardec-R Comendador Machado,37 - Centro)

 

20:00 h - Palestra com Dr. Rodrigo Bassi (da cidade de Sorocaba/SP)                 ( local: Colégio Allan Kardec-R Comendador Machado,37 - Centro)  

 

Dia 02 - Sábado

08:30 h - às 17:00 h - Seminário – Evangelização de Espíritos

                   ( local: Colégio Allan Kardec-R Comendador Machado,37 - Centro)

 

19:30 h - Sarau (alunos da Escola E. Barsanulfo e Mocidade

                   Espirita do Grupo Espirita Esperança e Caridade-GEEC)

                   ( Local: Escola Eurípedes Barsanulfo-Av Dr Thomaz Novelino,300)

 

Dia 03 – Domingo - Atividades normais da Casa

09:00 h - Culto do Evangelho e Evangelização Crianças e Jovens.

 

10:00 h - Vibrações  no Jardim do Colégio Allan Kardec

 

Todas as atividades serão abrilhantadas com o Coral Corina Novelino e Aparecida Rebelo Novelino.

 

Sacramento/MG-2015

 

--

Lar de Eurípedes
Colégio Allan Kardec

Av Visconde do Rio Branco, 159 - Centro

38190-000 Sacramento/MG
www.cak.org.br

[email protected]
(34) 3351 1022

 

 (Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

O quartinho de Eurípedes. Sacramento, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

Programação com Oceano Vieira de Melo em

Bauru, SP

 

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

Palestras com Ana Jaicy Guimarães

Jales e Votuporanga, SP

 

(Informações recebidas em email de Jane Maiolo)

 

 

Palestra com Sérgio Vilar na Associação Espírita de

Leiria, Portugal

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

 Palestra com Ismael Batista da Silva no N.A.E. Paz e Amor em Jesus. São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Seminário com Dr. Andrei Moreira no C.E.  Casa do Caminho

Araçatuba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Jane Maiolo)

 

 

Programação de palestras espíritas em

Marinópolis, SP

 

(Informações recebidas em email de Jane Maiolo)

 

 

Palestras programadas para o C.E. José Alves Tosta

Santa Fé do Sul, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Jane Maiolo)

 

 

Eventos Espíritas programados para

Uberaba, MG

 

REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA

Palestra: A OVELHA PERDIDA

Palestrante: Aluizio Ferreira Elias (Uberaba-MG)

Programação: Palestra, Apresentação Musical de “NOEL DUKARMO”, Sorteio de Livros e Confraternização.

Data: 25 de abril de 2015 (sábado)

Horário: 19h30min

Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados Unidos – Uberaba-MG)

Organização: UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

COLABORAÇÃO: Os companheiros espíritas que puderem e desejar podem contribuir com a confraternização ao final, levando um bolo ou biscoito, ou ainda, refrigerante.

 

PEÇA TEATRAL: RETRATO DE MARIA

Inspirada do livro Maria Mãe de Jesus.

Peça organizada e apresentada pelo Centro Espírita Jesus Redivivo de São Paulo-SP

Data: 02 de maio de 2015 (sábado)

Horário: 19h30min

Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados Unidos – Uberaba-MG)

 

 

(Informações recebidas em emails de JORNAL ESPIRITA DE UBERABA [[email protected]]; de João Marchesi Neto e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Eventos programados para o ASSIS - 

Centro de Estudos Espíritas “Francisco de Assis”. Salvador, BA 

 

 

ASSIS  - Centro de Estudos Espíritas Francisco de Assis

Endereço: Av. Sete de Setembro, 3865, Porto da Barra, Salvador-BA

Ponto de Referência: Em frente ao Forte de Santa Maria

Telefone.: ASSIS (71) 3264-3585

Celular (71) 8724-2155 Oi

Celular (71) 9985-5620 Vivo

e-mail: [email protected] 

 

 

(Informações recebidas em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

Palestra com João Carlos Arizza no G.E.T. “Misail”

São Caetano do Sul, SP

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Evento de lançamento do livro

“Questão Ambiental à Luz do Espiritismo”. Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

Palestra com lançamento de livro na C.E. Eurípedes Barsanulfo de

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Palestra com Ana Jaicy Guimarães no “Maria Dolores”

Jales, SP


(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

Palestra programada para o Núcleo Espírita Amor e Paz

Marilia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

1º. Seminário Espírita de

Igaraçú do Tietê, SP 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ADE Regional Jau [[email protected]])

 

 

II Semana de Palestras da Casa Espírita “Vicente de Paulo”. Cruzeiro, SP

 

Descrição: https://scontent-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/v/t1.0-9/11182056_971417482879594_7062101651508937889_n.jpg?oh=1704560c1d96941c96bc9e8ef8cb71e0&oe=55E1D2C1

 

(Informação recebida em email de USE Taubate [[email protected]])

 

 

Palestras musicadas com Ana Ariel na Região dos Lagos

Rio das Ostras, Bacaxa, Cabo Frio, Araruama, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Feijoada beneficente do “Lar Uma Nova Esperança”

Limeira, SP

 

Participe de nossa Feijoada. Ligue 19.3033.3265 / 98156.3481 que levamos o convite até você em Limeira-SP.


Como o Lar Uma Nova Esperança mantém suas obras sociais?
Para isso dependemos totalmente de você, hoje estamos vendendo um convite para feijoada que será feita em 23/05/2015.
Cada convite custa só R$45,00, serve bem 2 pessoas, e o valor é revertido para as nossas atividades.
Solicitem por e-mail que enviamos a vocês.
Muito obrigado.

Esse ano utilizaremos Marmitex de Isopor.

Você precisa retirar a feijoada em Limeira, na sede do Lar, na Rua Limeira 1065 - Vila Queiroz - no dia 23/05/2015 das 11h até 14h
Não entregamos na sua casa

 

O Lar Uma Nova Esperança é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, idônea, que se dedica a ajudar a Família (Mãe e crianças).

Basicamente nós trazemos para morar na instituição a Mãe e as crianças, que foram abandonadas pelo marido, e estão em risco social.

É inteiramente mantido com doações, e promoções.

Esse projeto não conta com nenhuma verba: federal, estadual, municipal.

Solicitem por e-mail que enviamos a vocês.

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Matéria do jornal “Correio Fraterno”

Entrevista com Nancy Puhlmann Di Girolamo

 

 

 

 

Assine o jornal Correio Fraterno

www.correiofraterno.com.br

 

 

 

 

Homenagem 

Deolindo Amorim

23-01-1906 / 24-04-1984

 

Deolindo Amorim

 

Nasceu a 23 de janeiro de 1906, na velha Bahia Desencarnou a 24 de abril de 1984, no Rio de Janeiro Seu corpo foi sepultado no Cemitério de São João Batista. Cerca de 750 pessoas compareceram aos funerais. O Dr. Américo de Oliveira Borges, presidente da ABRAJEE, exaltou e ressaltou saltou a figura ímpar do homem, do espírita e do Amigo que regressava c Espiritualidade.

 

Deolindo Amorim fez do Rio de Janeiro o grande celeiro da cultura do país centro de irradiação da Doutrina Espírita. Deixou a todos nós uma lacuna dificilmente preenchível e uma saudade imorredoura.

 

Suas obras espíritas merecem lidas e relidas. Citaremos algumas: "Espiritismo e Criminologia"; "O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas"; "O Espiritismo e os Problemas Humanos"; "O Espiritismo à Luz da Crítica"; "Africanismo e Espiritismo".

 

Colaborou no "Jornal do Comércio" e praticamente em toda a imprensa espírita do país.

 

Era jornalista, escritor, erudito conferencista, sócio remido da ABI, Presidente do Instituto de Cultura Espírita do Brasil e presidente de honra da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores Espíritas.

 

Deolindo Amorim privou da amizade de grandes vultos do Espiritismo no Brasil e no exterior, como, por exemplo, Carlos Imbassahy, Leopoldo Machado, Herculano Pires, Leôncio Correia e Humberto Mariotti.

 

Foi um dos mais ardorosos defensores das obras codificadas por Allan Kardec e profundo admirador de Léon Denis.

 

Levou o Espiritismo ao meio universitário, proferindo bela conferência no Instituto Pinel da Universidade do Brasil, focalizando o tema: "O Suicídio á luz do Espiritismo".

 

Conseguiu que se instalasse o Primeiro Congresso de Jornalistas e Escritores Espíritas.

 

Agia sempre e invariavelmente de forma conciliadora, ponderada, não atacando ninguém, expondo o Espiritismo sem deformações, extasiando a todos com sua didática exemplar.

 

Embora enfermo, bastante debilitado ante a enfermidade que o acometia, não interrompeu totalmente, nos últimos meses, suas atividades de jornalista e grande conferencista.

 

Deixou viúva sua amorável companheira Delta dos Santos Amorim e três filhos.

 

Rogamos ao Senhor Jesus Cristo que o abençoe na sua gloriosa jornada no Plano incorpóreo, o n d e passa a pontificar como dos mais capazes e operosos servidores do Mestre Jesus no caminho para a Eternidade!

 

O Espírita Fluminense

 

(Texto copiado do site Feparana em 23/04/2015)

Deolindo Amorim

Imagem: http://www.viasantos.com/pense/imagens/deolindo.html

O jornalista Paulo Henrique Amorim filho de Deolindo Amorim. http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Henrique_Amorim#/media/File:Paulo_Henrique_Amorim.jpg

Deolindo Amorim

Imagem/fonte: http://www.viasantos.com/pense/imagens/deolindo.html

A partir da esquerda: Wallace Leal Rodrigues, Dr. Pedro Francisco Barbosa e

Deolindo Amorim, durante a prévia do VII CBJEE, em Juiz de Fora, MG,

No dia 29-04-1977.

Imagem/fonte: http://www.viasantos.com/pense/imagens/deolindo.html

Deolindo Amorim

Imagem/fonte: http://historiaespiritismo.blogspot.com.br/2011/01/1984-1986.html

Raymundo Espelho, no centro da foto com Deolindo Amorim,  à sua esquerda no Congresso Brasileiro de Jornalistas 

 e Escritores Espíritas, em 1976, em  Brasília. Imagem/fonte: noticias do movimento espírita

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]