Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/27-01-2015.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LI

 

26-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/26-01-2015.htm

24-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/24-01-2015.htm

23-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/23-01-2015.htm

22-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/22-01-2015.htm

21-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/21-01-2015.htm    

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XIV, 1- 3  

Honrai a vosso pai e a vossa mãe

 

 

     1. Sabeis os mandamentos: não cometereis adultério; não matareis; não roubareis; não prestareis falso testemunho; não fareis agravo a ninguém; honrai a vosso pai e a vossa mãe.  (Marcos, 10:19; Lucas, 18:20; Mateus, 19:18 e 19.)

     2. Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fm de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará.  (Decálogo: Êxodo, 20:12.)

 

 Piedade filial

 

     3. O mandamento: “Honrai a vosso pai e a vossa mãe” é um corolário da lei geral de caridade e de amor ao próximo, visto que não pode amar o seu próximo aquele que não ama a seu pai e a sua mãe; mas o termo honrai encerra um dever a mais para com eles: o da piedade filial. Quis Deus mostrar por essa forma que ao amor se devem juntar o respeito, as atenções, a submissão e a condescendência, o que envolve a obrigação de cumprir-se para com eles, de modo ainda mais rigoroso, tudo o que a caridade ordena relativamente ao próximo em geral. Esse dever se estende naturalmente às pessoas que fazem as vezes de pai e de mãe, as quais tanto maior mérito têm, quanto menos obrigatório é para elas o devotamento. Deus pune sempre com rigor toda violação desse mandamento.

     Honrar a seu pai e a sua mãe não consiste apenas em respeitá-los; é também assisti-los na necessidade; é proporcionar-lhes repouso na velhice; é cercá-los de cuidados como eles fizeram conosco na infância.

     Sobretudo para com os pais sem recursos é que se demonstra a verdadeira piedade filial. Obedecem a esse mandamento os que julgam fazer grande coisa porque dão a seus pais o estritamente necessário para não morrerem de fome, enquanto eles de nada se privam, atirando-os para os cômodos mais ínfimos da casa, apenas por não os deixar na rua, reservando para si o que há de melhor, de mais confortável? Ainda bem quando não o fazem de má vontade e não os obrigam a comprar caro o que lhes resta a viver, descarregando sobre eles o peso do governo da casa! Será então aos pais velhos e fracos que cabe servir a filhos jovens e fortes? Ter-lhes-á a mãe vendido o leite quando os amamentava? Contou porventura suas vigílias, quando eles estavam doentes, os passos que deram para lhes obter o de que necessitavam? Não, os filhos não devem a seus pais pobres só o estritamente necessário, devem-lhes também, na medida do que puderem, os pequenos nadas supérfluos, as solicitudes, os cuidados amáveis, que são apenas o juro do que receberam, o pagamento de uma dívida sagrada. Unicamente essa é a piedade filial grata a Deus.

     Ai, pois, daquele que olvida o que deve aos que o ampararam em sua fraqueza, que com a vida material lhe deram a vida moral, que muitas vezes se impuseram duras privações para lhe garantir o bem-estar. Ai do ingrato: será punido com a ingratidão e o abandono; será ferido nas suas mais caras afeições, algumas vezes já na existência atual, mas com certeza noutra, em que sofrerá o que houver feito aos outros.

     Alguns pais, é certo, descuram de seus deveres e não são para os filhos o que deviam ser; mas a Deus é que compete puni-los e não a seus filhos. Não compete a estes censurá-los, porque talvez hajam merecido que aqueles fossem quais se mostram. Se a lei da caridade manda se pague o mal com o bem, se seja indulgente para as imperfeições de outrem, se não diga mal do próximo, se lhe esqueçam e perdoem os agravos, se ame até os inimigos, quão maiores não hão de ser essas obrigações, tratando-se de filhos para com os pais! Devem, pois, os filhos tomar como regra de conduta para com seus pais todos os preceitos de Jesus concernentes ao próximo e ter presente que todo procedimento censurável, com relação aos estranhos, ainda mais censurável se torna relativamente aos pais; e que o que talvez não passe de simples falta, no primeiro caso, pode ser considerado um crime, no segundo, porque, aqui, à falta de caridade se junta a ingratidão.

 

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

Retrato da mãe do artista (Van Gogh). Óleo sobre tela de Vincent Van Gogh

Imagem/fonte:  http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Van_Gogh_-_Bildnis_der_Mutter_des_K%C3%BCnstlers.jpeg

Acesso em 26-01-2015, às 9 hs.

 

 

Onde o amor floresce

 

 

Existem vidas que transmitem grandes lições. Quase sempre são criaturas que não são famosas, nem por serem artistas, políticos ou terem realizado feitos que alteraram o destino da Humanidade.

São pessoas que vivem o dia a dia, junto a outras tantas.  Geralmente poucos lhes lembram os nomes.

Num documentário televisivo a respeito do Holocausto, ouvimos a história de uma jovem polonesa e seu drama, durante a Segunda Grande Guerra.

Quando Hitler invadiu a Polônia e iniciou a perseguição aos judeus, sua família viveu, alguns meses, escondida em um porão.

Descobertos, foram separados e ela nunca mais viu seus pais ou teve notícias de seus irmãos.

No campo de concentração, onde foi colocada, ela padeceu os maiores horrores. A comida era pouca, o tratamento rude. As companheiras enlouqueciam. Ou eram mortas. Ou se matavam.

A essa altura, o repórter perguntou à entrevistada se ela nunca pensara em se matar.

Sim, disse ela. Mais de uma vez. Quando o frio era muito grande, a fome parecia me devorar e eu não via perspectiva de salvação. Mas, nesses momentos, lembrava de meu pai.

Logo que fomos para o porão nos ocultar dos nazistas, ele me disse: “Filha, aconteça o que acontecer, nunca fuja da vida. Resista até o fim.”

E me fez prometer que jamais eu desistiria de viver.

Quando os aliados foram vitoriosos, a jovem, e mais quatro mil mulheres foram obrigadas a uma marcha forçada pelos alemães, em fuga das tropas aliadas.

Finalmente, um número muito pequeno delas, que não havia morrido no longo percurso, foram abandonadas num campo de concentração e encontradas, mais tarde, pelos americanos.

Aquelas mulheres estavam desnutridas. Algumas sequer podiam se erguer, tal o estado de fraqueza.

Ela mesma, confessa, tinha dificuldades para andar, pesava trinta e poucos quilos somente. E não tomava banho há três anos. O seu tempo de aprisionamento.

Então, um oficial americano muito bonito se aproximou dela e a tomou nos braços, carregando-a até um caminhão.

Durante o trajeto ele foi lhe dizendo que ficasse calma, que tudo daria certo, que ela receberia o socorro necessário.

Cinquenta e oito anos depois, frente às câmeras de televisão, ela e o marido mostravam a alegria de sua união.

Bom, o marido não era outro senão o jovem oficial americano que a encontrou magra, suja, desnutrida e a carregou nos braços, naquele dia distante.

Ela não somente teve a sua vida salva naquele momento, sendo resgatada de uma situação de penúria, como encontrou o seu grande amor.

Um amor que atravessou meio século e continua tão forte e especial como nos dias do início do namoro.

Um amor que foi concebido ao final de uma hecatombe e em que o primeiro encontro foi num ambiente de dor, miséria moral e intenso sofrimento.

Ele era o jovem robusto, vigoroso. Ela, uma esquálida jovem, pouco mais que adolescente, sofrida e quase sem esperanças.

Deus tem mesmo inimagináveis caminhos para encontros e reencontros de almas que se desejam unir pelo amor.

*   *   *

Se os dias lhe parecem demasiado pesados, com sua carga de problemas, não desista de lutar.

Se você está a ponto de abandonar tudo, espere um pouco. Aguarde o amanhecer, espere o dia passar e deixe o sol retornar outra vez.

Quando você menos espera, o socorro chega, a situação se modifica, a problemática alcança uma solução.

Não se esqueça: O amor de Deus nunca falha! Aguarde.

Redação do Momento Espírita,com
base em documentário televisivo.
Em 26.1.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Campo de Concentração de Ravensbrück

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bundesarchiv_Bild_183-1985-0417-15,_Ravensbr%C3%BCck,_Konzentrationslager.jpg. Acesso em 26-01-2015, às 9 hs.

 

 

16º. Congresso Estadual de Espiritismo

Santos, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Rubens Toledo" <[email protected])

 

 

Evento na Mansão do Caminho no período de Carnaval 2015

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

IDE – Curso para Evangelizações. Atenção: últimas vagas

Araras, SP

 

 

 (Informação recebida em email de EVANGELIZAR IDE [[email protected]])

 

 

Fraternidade Espírita Renascer: Convite- Evangelização Infantil

Santo André, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

Estação Prefeito Celso Daniel. Linha 10 Turquesa da CPTM. Santo André, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Seminário no CEIFA por ocasião do carnaval

Santos Dumont, MG

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso [[email protected]])

 

 

Palestra Pública na AMEES

Vitória, ES

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

38º. Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro e o Convento Nossa Senhora da Penha,  em

Vila Velha, vistos a partir de Vitória, ES. Foto Ismael Gobbo

 

 

Palestra no Seara Espírita “Joanna de Angelis”

Campinas, SP

 

 

 

(Informação recebida em emails de SEJA-Divulgação [[email protected]] e de Claudio Palermo)

 

 

Palestra com Orson Peter Carrara e

abertura musical com.  Paulo e Leya. São José dos Campos, SP

 

 

(Informação recebida em emails de carlos roberto monteoliva [[email protected]] e de Claudio Palermo)

 

 

Palestras programadas em Centros Espíritas no

Rio de Janeiro, RJ

 

Convido vocês amigos e amigas para compartilharem comigo os estudo da próxima semana. Vai ser muito legal esta troca de informações de nossa doutrina.

 

PRÓXIMAS PALESTRAS:

DIA:

26/01/2015 ÁS 19 HORAS

LOCAL:

CENTRO ESPÍRITA EMMANUEL

(RUA CONDE DE AGROLONGO, 1.199 – PENHA/RJ).

TEMA:

“DO PRINCÍPIO VITAL”.

(LE. CAP. IV)

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

DIA:

28/01/2015 ÁS 19:30 HRS.

LOCAL:

CENTRO ESPÍRITA HUMBERTO DE CAMPOS

(RUA: LICÍNIO BARCELOS, 168 - IRAJÁ/RJ).

TEMA:

“ESPIRITISMO AMOR E LUZ – BÚSSULA DO AMOR”.

(Coletânea de informações das obras básicas do espirtismo, etc.)

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

DIA:

30/01/2015 ÁS 14: 30 HRS.

LOCAL:

CENTRO DE CARIDADE RITA DE CÁSSIA.

(RUA: QUIRIRIM, 998-V.VALQUEIRE).

TEMA:

“RELAÇÕES-ALÉM-TÚMULO”

(PERGUNTAS; 274 A 290 – L.E.).

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

 

 

(Informações recebidas em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra com Sebastião Camargo

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

Teatro: “A história continua - 50 anos depois”

São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Site “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

Teu filho

 

 

Emmanuel

 

 Observa a flor tenra que desabrocha no jardim de teu lar...

Espírito extasiado, exclamas ante o hóspede frágil que te pede refúgio ao coração:

Meu filho! Meu filho!

 E sentes o suave mistério do amor que te renova as forças para o trabalho, enriquecendo a alma, com estímulos santos.

 Dessa criaturinha leve e doce que ainda não fala, recolhes poemas inarticulados de esperança e ternura...

 Desse anjo nascituro que ainda não caminha, recebes sugestões silenciosas de coragem para marchar com destemor, dentro da luta em que te refazes para a Vida Maior...

 Bênçãos inatingíveis do Céu te coroam a fronte, e aprendes a suportar, com heroísmo, o cálice de fel que o mundo te apresenta e a cultivar a humildade que te faz mais humano e melhor à frente dos semelhantes...

 Contudo, não te esqueças, é ao som dessa música renovadora, que teu filho será manhã teu retrato e que nele estamparás teus próprios ideais e teus próprios impulsos, plasmando-lhe o novo modo de ser.

 Sem dúvida, não é um estrangeiro em tua casa, nem um desconhecido ao teu afeto...

 É alguém que chega de longe, como acontece a ti mesmo.

 Alguém que te comungou as experiências do passado e que se liga ao teu caminho pelos laços luminosos do amor ou pelas duras algemas da aversão.

 Recebe-o, assim, com doçura e reconhecimento, mas não olvides o dever de armá-lo com elevação espiritual necessária ao combate que, amanhã, lhe cabe ferir...

 Ajuda-o, equilibra-o com o trabalho digno e com o estudo edificante.

 Ama-o e educa-o, oferecendo-lhe o melhor de tua alma, porque, cumpridas as tuas obrigações no lar, ainda mesmo que teu filho não te possa compreender a nobreza do sacrifício e a excelsitude da abnegação, receberás do Eterno Senhor, Nosso Pai Celestial, a benção da alegria e da paz, de vez que, diante d’Ele, todos somos filhos e tutelados também.

 

Espírito: Emmanuel  Psicografia: Francisco Cândido Xavier Livro: Família

 

(Texto copiado do site http://robertomacedo.com/autoajuda/chicoxavier/Chico_Xavier/FAMILIA/FILHO.htm)

 

Monumento Mãe Preta. Estátua que simboliza o momento da amamentação

Largo do Paissandu, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-