Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 07 de julho de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/07-07-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

06-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/06-07-2015.htm

04-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/04-07-2015.htm

03-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/03-07-2015.htm

02-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/02-07-2015.htm

01-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/01-07-2015.htm

 

 

 

PUBLICAREMOS EM SEQUENCIA

O Livro dos Espíritos

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

 

Um líbio, um núbio, um sírio e um egípcio, representados por um artista desconhecido em um mural na tumba de Seti I.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ra%C3%A7as_humanas#/media/File:Egyptian_races.jpg

Máscara mortuária do faraó Tutancâmon

Museu do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

 

 

Parasitose mental

 

Pelo Espírito Dias da Cruz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro Instruções Psicofônicas. Lição nº 34. Página 159.

Dr. Francisco de Menezes Dias da Cruz, médico, presidente da FEB, de 1890 a 1895, colega de profissão e amigo de Bezerra de Menezes, dignificou o espiritismo e a homeopatia no Brasil.

 

Na reunião da noite de 28 de outubro de 1954, fomos novamente felicitados com a palavra do nosso Instrutor Espiritual Doutor Francisco de Menezes Dias da Cruz, que nos enriqueceu os estudos, palestrando em torno do tema que ele próprio definiu por “parasitose mental”. Observações claras e precisas, estabelecendo um paralelo entre o parasitismo no campo físico e o vampirismo no campo espiritual, o Doutor Dias da Cruz, na condição de médico que é, no-las fornece, aconselhando-nos os elementos curativos do Divino Médico, através do Evangelho, a fim de que estejamos em guarda contra a exploração da sombra.

 

Avançando em nossos ligeiros apontamentos acerca da obsessão, cremos seja de nosso interesse apreciar o vampirismo, ainda mesmo superficialmente, para figurá-lo como sendo inquietante fenômeno de parasitose mental.

Sabemos que a parasitogenia abarca em si todas as ocorrências fisiopatológicas, dentro das quais os organismos vivos, quando negligenciados ou desnutridos, se habilitam à hospedagem e à reprodução dos helmintos e dos ácaros que escravizam homens e animais.

Não ignoramos também que o parasitismo pode ser externo ou interno.

Nas manifestações do parasitismo externo, temos o assalto de elementos carnívoros, como por exemplo as variadas espécies do aracnídeo acarino sobre o campo epidérmico e, nas expressões do parasitismo interno, encontramos a infestação de elementos saprófagos, como, por exemplo, as diversas classes de platielmíntios, em que se destacam os cestóides no equipamento intestinal.

E, para evitar as múltiplas formas de degradação orgânica, que o parasitismo impõe às suas vítimas, mobiliza o homem largamente os vermífugos, as pastas sulfuradas, as loções mercuriais, o pó de estafiságria e recursos outros, suscetíveis de atenuar-lhe os efeitos e extinguir-lhe as causas.

No vampirismo, devemos considerar igualmente os fatores externos e internos, compreendendo, porém, que, na esfera da alma, os externos dependem dos internos, porquanto não há influenciação exterior deprimente para a criatura, quando a própria criatura não se deprime.

É que pelo ímã do pensamento doentio e descontrolado, o homem provoca sobre si a contaminação fluídica de entidades em desequilíbrio, capazes de conduzi-lo à escabiose e à ulceração, à dipsomania e à loucura, à cirrose e aos tumores benignos ou malignos de variada procedência, tanto quanto aos vícios que corroem a vida moral, e, através do próprio pensamento desgovernado, pode fabricar para si mesmo as mais graves eclosões de alienação mental, como sejam as psicoses de angústia e ódio, vaidade e orgulho, usura e delinqüência, desânimo e egocentrismo, impondo ao veículo orgânico processos patogênicos indefiníveis, que lhe favorecem a derrocada ou a morte.

Imprescindível, assim, viver em guarda contra as idéias fixas, opressivas ou aviltantes, que estabelecem, ao redor de nós, maiores ou menores perturbações, sentenciando-nos à vala comum da frustração.

Toda forma de vampirismo está vinculada à mente deficitária, ociosa ou inerte, que se rende, desajustada, às sugestões inferiores que a exploram sem defensiva.

Usemos, desse modo, na garantia de nossa higiene mento-psíquica, os antissépticos do Evangelho.

Bondade para com todos, trabalho incansável no bem, otimismo operante, dever irrepreensivelmente cumprido, sinceridade, boa vontade, esquecimento integral das ofensas recebidas e fraternidade simples e pura, constituem sustentáculo de nossa saúde espiritual.

- "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" recomendou o Divino Mestre.

- "Caminhai como filhos da luz" - ensinou o Apóstolo da gentilidade.

Procurando, pois, o Senhor e Aqueles que o seguem valorosamente, pela reta conduta de cristãos leais ao Cristo, vacinemos nossas almas contra as flagelações externas ou internas da parasitose mental.

 

(Texto recebido em email do divulgador  Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Vampiro. Óleo sobre tela de Edvard Munch

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Edvard_Munch_-_Vampire_(1895)_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

Encontro com Divaldo – Haroldo Dutra Dias

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=0gekdYkTWzg

 

 

(Com colaboração de Clóvis Lima)

 

 

Gran Feria de Libros de la Mansión del Camino, con Divaldo Franco y Ana Landi

 

Tradução de MARTA GAZZANIGA [[email protected]]

 

 

 

 Gran Feria de Libros de la Mansión del Camino,
con Divaldo Franco y Ana Landi

 

         En anexo PowerPoint:

         Gran Feria de Libros de la Mansión del Camino

 

 

      El 4 de julio de 2015, a las 14:00, se inauguró la Gran Feria de Libros de la Mansión del Camino, en el salón del predio Lygia Banhos.

     El auspicioso acontecimiento contó en sus momentos iniciales, con la presencia de un equipo de la TV Bahia encabezado por la periodista Georgina Maynart, quien con ánimo simpático y jovial efectuó su trabajo, registrando las obras expuestas, el paso del público que había concurrido y, realizando, además, una entrevista al médium Divaldo Pereira Franco.

     La instalación ocupó dos salones del referido predio. En uno de ellos se expusieron las obras actuales, incluso los recientes lanzamientos, y en el otro, las obras con tapas antiguas, en sus primeras ediciones.

     Divaldo permaneció en ese lugar firmando autógrafos y atendiendo a todos, como siempre de manera alegre y cautivante, a partir de las 14:00, y sólo interrumpió la tarea en el momento en que se dirigió al cenáculo del Centro Espírita Camino de Redención, para pronunciar la conferencia.

     Mediante un enfoque retrospectivo, hizo referencia a anécdotas históricas, de acontecimientos que marcaron el comportamiento humano y su relación con la Divinidad. Los aspectos relevantes de su exposición versaron sobre las siete razones por las cuales el Dr. Abraham Cressy Morrison decía creer en Dios; y sobre la anécdota del joven Leland Stanford Junior, hijo de la Sra. Jane Stanford y del Sr. Leland Stanford, quien con posterioridad a la muerte de su hijo -a los 15 años-, fundó la Universidad de Stanford en homenaje a él. Nos convocó a todos, sin tardanza, a la vivencia del amor, pues según lo decía Juan el Evangelista: Dios es Amor. El cierre no podría haber sido otro, sino el himno de exaltación máxima que expresa la gratitud al Creador: el Poema de la Gratitud de la pintora de acuarelas evangélicas Amélia Rodrigues.

     Pero no se detuvo ahí; de regreso a la Feria continuó con los autógrafos, sin manifestación alguna de cansancio, hasta las 22:30.

     ¡Y el sembrador continúa la siembra! 

 

                  ¡VEA TAMBIÉN!

       Entrevista a Divaldo Franco en la BATV, repetidora de la Globo en Bahia: http://globotv.globo.com/rede-bahia/batv-salvador/v/biografia-de-divaldo-franco-e-lancada-em-feira-de-livro-na-mansao-do-caminho/4299549/

 

 

Download na Rede Amigo Espírita:

 

link do PPS para download: http://rae.redeamigoespirita.com.br/PPS/Feir%c3%a3o%20Mans%c3%a3o%20do%20Caminho%202015.ppsx

 

 

 

Conferência de Cultura Espírita em

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 10de julho de 2015, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema A GRATIDÃO.


Seremos realmente gratos? O que é a gratidão? A gratidão ajuda-nos a ser felizes? Estas e outras perguntas serão abordadas à luz do espiritismo.


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita “Ramon Martin”

Echaporã, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestras com Pedro Camilo no NA.E. Paz e Amor em Jesus

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Palestras com Kau Mascarenhas

Salvador, BA

 

 

Palestra Aberta: Como Mudar Crenças Limitantes e Alcançar Metas!

 

DUAS PALESTRAS GRATUITAS NESTA SEMANA COM KAU MASCARENHAS!

 

Olá, amigos!

 

Farei duas palestras abertas ao público nesta semana, sendo uma online

nesta terça, dia 07 de julho, que você assiste pela internet (por

computador, tablet ou celular) e a outra presencial, nesta quinta dia 09 de

julho de 2015. Confira abaixo os temas e agende-se! As vagas são limitadas.

 

DIA 07 de julho, 3ª feira às 20h – PALESTRA ON LINE com os palestrantes Kau

Mascarenhas e Káritas Ribas, TEMA: Como Mudar Crenças Limitantes e Alcançar

Metas: O Coaching como Processo de Transformação! Reserve sua vaga para

esta palestra clicando aqui: www.kaumascarenhas.com.br/palestra-coaching

 

DIA 9 de julho, 5ª feira às 20h – PALESTRA PRESENCIAL - LOCAL: Casa do

Comércio, auditório do 3º andar em Salvador-Ba TEMA: Competências Para

Comunicar, Liderar e Transformar: Ampliando possibilidades com o Coaching!

Com o palestrante Kau Mascarenhas. Para esta palestra presencial, aceitamos

leite em pó pacote ou lata que será doado para a instituição beneficente

Lar Vida. Reservas: (71) 3347-3939 / 9636-8839 / 8330-4079 / 9144-8765

(whats app)  ou por email: [email protected] 

 

Salientamos que as vagas são limitadas e esgotam rapidamente devido ao

grande número de reservas.

Será muito bom ter você conosco,

 

Garanta a sua vaga!

 

Abraços,

 

Kau Mascarenhas

 

(Informação recebida em email de Kau Mascarenhas PROSER Desenvolvimento Humano [[email protected]])

 

 

Palestra musicada no C.E. Dr. Cesário Mota

Ouro Verde, SP

 

(Informação recebida em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

Busto do Dr. Cesário Mota. Praça da República, São Paulo, Brasi. Foto Ismael Gobbo

 

 

Ciclo de Seminários com Nazareno Feitosa

Rio de Janeiro e Niterói

 

 

(Informação em email de Gutemberg Paschoal)

 

 

Palestra no Grupo Espírita Legionários do Bem

Nova Friburgo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Amigos da Luz na TV Nova Luz

 

 

(Informação em email de Gutemberg Paschoal)

 

 

Programação da oradora espírita Deusa Samú

Julho/2015

 

 

(Informação recebida em email de Beto [[email protected]])

 

 

32ª. Semana Espírita de

Divinópolis, MG

 

 

(Informação em email de ne miranda coelho [mailto:[email protected]] repassado por Renê Magalhães [[email protected]] e por Nelio Luzze)

 

 

Caravana Yvonne Pereira

Rio de Janeiro

 

Caravana Yvonne Pereira

Posted: 04 Jul 2015 01:26 PM PDT

Clique na imagem para ampliar.

Mantenha-se atualizado sobre os eventos da doutrina espírita:

FEB – Federação Espírita Brasileira: www.febnet.org.br

CEERJ – Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro: www.ceerj.org.br

Aqui no CEERJ você encontra o endereço e horários de todas as casas espíritas do Estado do Rio de Janeiro ( por cidade e por bairro). Aproveite e veja se os dados da “sua casa espírita” estão corretos.

 

“A maior caridade que podemos fazer pela doutrina espírita é a sua divulgação” Emmanuel

 

 

(Informação repassada em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Leia o boletim eletrônico da AME-Brasil

 

Acesse:

http://www.amebrasil.org.br/2015/news/julho_2015.html

 

 

 

 

Conheça a Agenda Espírita Brasil

 

Convidamos Vossa Senhoria a conhecer a Agenda Espírita Brasil

Acesse www.agendaespiritabrasil.com.br

Abraço fraterno,


Márcio Pereira de Souza

https://www.facebook.com/souzamp

 

 

 

Informativo Elo Fraterno editado por Décio Bressanin

 

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 306

6 a 9/julho/2015 - Envie eventos: [email protected]

 

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS VEJA EM: 

http://www2.quatromaosdeluz.com.br/

ESTE INFORMATIVO ESTÁ NA ÍNTEGRA EM:

http://www.infopanespirita.wordpress.com

 

 

 

Site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

No dia da Pátria

 

 

Do livro  “Crônicas de Além-Túmulo”

Ditado pelo espírito Humberto de Campos

Médium Francisco Cândido Xavier

FEB

 

7 de setembro de 1935.  O Brasil celebra hoje o seu "Dia da Pátria". As bandeiras ouro e verde serão desfraldadas aos quatro ventos. Nas grandes cidades serão ouvidos os ecos dos clarins, nas paradas militares, e uma vibração de entusiasmo percorrerá o coração dos patriotas. Sei também que muitas personalidades desencarnadas, que antigamente lutaram pela organização da nacionalidade, hoje se voltam para São Sebastião do Rio de Janeiro, onde pretendem participar das cerimônias comemorativas; muitos dos chefes tapuias e tupis, legítimos donos da terra conquistada pelos portugueses, ainda no espaço não desdenharão igualmente de passear os olhos pelo cenário das suas passadas existências, recordando hoje as suas tabas solitárias, os seus costumes, que os brancos perverteram, a imensidade das selvas e as belezas melancólicas das suas praias desertas. Todavia, lembrando Paicolás, reconhecerão alguns benefícios de sua influência, ao lado de seus inumeráveis defeitos. Hão de contemplar, enlevados, a Avenida Central, a Avenida Atlântica, a praia de Copacabana, o Rússel, o Leblon, as obras de saneamento e o casario imenso da cidade maravilhosa, derramando-se pelos vales, pelas serras e planícies, numa alucinação de progresso vertiginoso. Os homens e os Espíritos desencarnados se reunirão, celebrando a data festiva. Essas solenidades são sempre lindas e alegres, quando encaradas dentro da sua formosa significação. As pátrias devem ser as casas imensas das famílias enormes. Unidas fraternalmente, realizariam o sonho da Canaã das Escrituras, na face da Terra. Contudo, quanto mais avançou a civilização nas suas estradas, mais o conceito de pátria foi viciado . na essência da sua legítima expressão. O progresso científico eliminou quase todos os problemas da incomunicabilidade. A radiotelefonia fez do Planeta uma sala minúscula, onde os países conversam, como as pessoas. Os paquetes para as. viagens transoceânicas são cidades flutuantes, como hífens gigantescos, unindo os povos. As máquinas aéreas, aperfeiçoadas e admiravelmente dispostas, sulcam os ares devorando as distâncias. Por toda parte rasgam-se estradas. Há uma ânsia de comunhão em todas as coisas. Tudo tende a unir-se, aproximando-se. Entretanto, nunca as pátrias estiveram tão afastadas umas das outras, como agora. Jamais se fez uma apologia tão grande da política de isolamento. As pátrias andam esquecidas de que a existência depende de trocas incessantes. Os maiores. desequilíbrios financeiros e econômicos são infligidos às nações, no seu egoísmo coletivo. Deslumbrada, num período esplendoroso de sua evolução, e sentindo-se no limiar de transformações radicais em todos os setores de sua atividade, a sociedade humana escuta a voz dos seus gênios e dos seus apóstolos, desejando eliminar as fronteiras de todos os matizes que separam os seus membros, fundindo-se nesse abraço de Unidade que ela começa a compreender. Mas, a política representa o passado multimilenário. Os governos se concentram à base da força e o antagonismo que impera entre todos os elementos da atualidade apresenta um espetáculo interessantíssimo. Todos os pactos de paz são mentirosos. Haverá maior contradição que a de um instituto de paz, que deve ser pura e espontânea, guardado por exércitos armados até os dentes? Em todos os sistemas políticos dos tempos modernos predominam, apenas, os pruridos da hegemonia internacional. Em virtude de semelhantes disparates, a guerra é inevitável. Não haverá confabulações diplomáticas que a eliminem, por enquanto, dó caminho dos homens. E a guerra de agora será mais dolorosa e terrível. Todas as conquistas da ciência serão mobilizadas a seu serviço. A bacteriologia, a eletricidade, a mecânica, a química, todos os elementos serão requeridos pelo polvo insaciável. Deus criou a Paz, o Amor, a Fraternidade,mas os homens criaram os seus próprios destinos. Confundidos no labirinto de suas maldades, só têm podido iluminar os caminhos °da Vida com os fachos incendiados da Morte. Na atualidade, a guerra das pátrias representa a guerra dos sentimentos; porque uma era nova, de fraternidade cristã, desabrochará nos horizontes do mundo. Todos os Espíritos falam nessa renovação e ela aparecerá, clareando o dia novo da Humanidade. . Nessa época de ouro espiritual, que talvez não venha longe, o mundo entenderá a mensagem de paz do Divino Cordeiro. Uma brisa suave de conforto e de alívio descerá do Céu sobre as 'frontes atormentadas das criaturas. Terminará o dilúvio de expiações em que o homem há séculos está envolvido, e um pássaro simbólico trará novamente a oliva da esperança. E o Brasil que, embora com sacrifícios ingentes, vem colaborando na disseminação da mensagem da imortalidade e da esperança, nessa era nova entoará, com as nações irmanadas, o hino da Paz, compreendendo, pela evolução moral dos seus filhos, a beleza maravilhosa da Pátria Universal.

 

 

(Texto copiado do site http://luzdoespiritismo.com/wp-content/uploads/2013/04/04-cronicas-de-alem-tumulo.pdf)

Entrada da Baía e da cidade do Rio a partir do terraço do Convento de Santo Antonio em 1816.

Óleo sobre de tela de Nicolas Antoine Taunay. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil.

Foto Ismael Gobbo

Estudo para desembarque de D. Leopoldina no Brasil (cerca de 1817).

Óleo sobre tela de João Baptiste Debret. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil.

Foto Ismael Gobbo

Alegoria do Império Brasileiro em terracota modelada (1872).  

Autoria de Francisco Manuel Chaves Pinheiro. Museu Nacional de Belas Artes,

Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Momunento comemorativo do centenário da Independência do Brasil (1822- 1922)

 Praça Tiradens, Rio de Janeiro, Brasil.  Foto Ismael Gobbo

 

 

Aprendendo com as árvores

 

 

O poeta Olavo Bilac, em poucos versos, nos convida a olharmos as árvores, as velhas árvores,tanto mais belas quanto mais antigas, vencedoras da idade e das procelas.

As árvores têm muito a nos ensinar. Uma das suas grandes lições é sua capacidade de adaptação.

Elas tanto crescem num cantinho do quintal, a partir de um caroço que foi jogado a esmo quanto, inconformadas, destroem a calçada de concreto com a força das suas raízes.

Na juventude, se dobram, ao sabor dos ventos fortes, vergam como em um grande exercício de flexibilidade. Depois, passada a tormenta, ei-las de tronco ereto.

E, com o passar dos anos, vão se deixando enrijecer, alargando aqui, rompendo outros galhos logo acima, enriquecendo a cabeleira frondosa e amiga.

Copa de sombra. Ninho de tantos pequenos alados. Alegria da criançada que adora se aninhar aqui e ali, para observar a paisagem de melhor ângulo.

Ou amarrar cordas para um balanço. Ou montar uma casa ali mesmo, nas alturas.

Ou, simplesmente, subir até onde possa para saborear os frutos, diretamente da generosa fonte.

Caprichosas, as árvores se enchem de flores, explodindo em cores. E, para que todas possam ter seu momento especial de desfile, elas se revezam no calendário.

As quaresmeiras roxas em março, os ipês rosa em julho, os jacarandás mimosos, com sua chuva lilás, em novembro.

Ainda se permitem servir de palco e auditório para a passarinhada que, mesmo nas grandes cidades, canta acima de todos os decibéis dos carros do trânsito alucinado.

Velhas árvores amigas, veem as gerações se sucederem. Observam a criança crescer, amadurecer. Acompanham-lhes os filhos que, também, delas irão se servir.

Servir da sombra, dos frutos, das flores.

Envelhecem com dignidade, não se esquecendo de romper em flores, em frutos, em atapetar o chão com maestria, em derrubar alguns dos frutos maduros para adubar o chão.

Velhas árvores amigas...

Não temem ver seus galhos se retorcerem e seu tronco ficar enrugado. A cada ano, encontram forças e ofertam o melhor de si: as frutas mais doces, mais coloridas, que se tornam as mais cobiçadas.

Como se fossem se aprimorando, no transcorrer dos anos, esmeram-se na produção: frutos mais graúdos e mais saborosos.

Velhas árvores. Tão sábias. Quando chega o outono, trocam a roupagem, aproveitando as cores estonteantes e absurdas da estação. E se fazem mais admiradas.

E quando o enregelante inverno chega, consumindo-lhes a folhagem, ficam ali, recolhem-se para dentro de si mesmas.

Hibernam. E basta um leve toque de sol, um aceno suave da primavera, para se espreguiçarem, alongarem os galhos e despertarem em botões.

Sem reclamações da invernia, do rigor dos ventos, das tempestades enfrentadas.

Tudo serviu para mais fortalecê-las.

E prosseguem, servindo, nenhuma desejando ser como a outra. As amoreiras dão amoras, as jabuticabeiras penduram seus frutos no tronco, as uvas formam cachos caprichosos.

Nem inveja, nem imitação, nem orgulho. Apenas cumprimento do dever. Alegria de servir.

Aprendamos com as árvores. Despojemo-nos do orgulho e do egoísmo. Sirvamos sorrindo, reclamemos menos e produzamos mais, com o que temos, onde estamos.

 

Redação do Momento Espírita, inspirado no texto Minha árvore, meu amor, 
de Roberta Faria, da revista 
Sorria, de abril/maio 2015 e versos da poesia 
Velhas árvores, de Olavo Bilac.
Em 6.7.2015.

 

Velhas árvores no Parque Prado. Montevidéu, Uruguai. Foto Ismael Gobbo

 

Sepultura do poeta Olavo Bilac no Cemitério de São João Batista. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]