Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 30 de março de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/30-03-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

28-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/28-03-2015.htm

27-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/27-03-2015.htm

26-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/26-03-2015.htm

25-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/25-03-2015.htm

24-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/24-03-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXII,  1-4

Não separeis o que Deus juntou

 

 

Indissolubilidade do casamento

 

     1. Também os fariseus vieram ter com Ele para o tentarem e lhe disseram: “Será permitido a um homem despedir sua mulher, por qualquer motivo?” — Ele respondeu: “Não lestes que aquele que criou o homem desde o princípio os criou macho e fêmea e disse: ‘Por esta razão, o homem deixará seu pai e sua mãe e se ligará à sua mulher e não farão os dois senão uma só carne?’ — Assim, já não serão duas, mas uma só carne. Não separe, pois, o homem o que Deus juntou.” “Por que, então”, retrucaram eles, “ordenava Moisés que o marido desse à sua mulher um escrito de separação e a despedisse?” — Jesus respondeu: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés permitiu despedísseis vossas mulheres; mas, no começo, não foi assim. Por isso Eu vos declaro que aquele que despede sua mulher, a não ser em caso de adultério, e desposa outra, comete adultério; e que aquele que desposa a mulher que outro despediu também comete adultério.” (Mateus, 19:3 a 9.)

     2. Imutável só há o que vem de Deus. Tudo o que é obra dos homens está sujeito a mudança. As Leis da Natureza são as mesmas em todos os tempos e em todos os países. As leis humanas mudam segundo os tempos, os lugares e o progresso da inteligência. No casamento, o que é de ordem divina é a união dos sexos, para que se opere a substituição dos seres que morrem; mas as condições que regulam essa união são de tal modo humanas, que não há, no mundo inteiro, nem mesmo na cristandade, dois países onde elas sejam absolutamente idênticas, e nenhum onde não hajam, com o tempo, sofrido mudanças. Daí resulta que, em face da lei civil, o que é legítimo num país e em dada época, é adultério noutro país e noutra época, isso pela razão de que a lei civil tem por fim regular os interesses das famílias, interesses que variam segundo os costumes e as necessidades locais. Assim é, por exemplo, que, em certos países, o casamento religioso é o único legítimo; noutros é necessário, além desse, o casamento civil; noutros, finalmente, este último casamento basta.

     3. Mas, na união dos sexos, a par da Lei divina material, comum a todos os seres vivos, há outra Lei divina, imutável como todas as Leis de Deus, exclusivamente moral: a lei de amor. Quis Deus que os seres se unissem não só pelos laços da carne, mas também pelos da alma, a fim de que a afeição mútua dos esposos se lhes transmitisse aos filhos e que fossem dois, e não

um somente, a amá-los, a cuidar deles e a fazê-los progredir. Nas condições ordinárias do casamento, a lei de amor é tida em consideração? De modo nenhum. Não se leva em conta a afeição de dois seres que, por sentimentos recíprocos, se atraem um para o outro, visto que, as mais das vezes, essa afeição é rompida. O de que se cogita, não é da satisfação do coração, e sim da do orgulho, da vaidade, da cupidez, numa palavra: de todos os interesses materiais. Quando tudo vai pelo melhor consoante esses interesses, diz-se que o casamento é de conveniência e, quando as bolsas estão bem aquinhoadas, diz-se que os esposos igualmente o são e muito felizes hão de ser.      Nem a lei civil, porém, nem os compromissos que ela faz se contraiam podem suprir a lei do amor, se esta não preside à união, resultando, frequentemente, separarem-se por si mesmos os que à força se uniram; torna- se um perjúrio, se pronunciado como fórmula banal, o juramento feito ao pé do altar. Daí as uniões infelizes, que acabam tornando-se criminosas, dupla desgraça que se evitaria se, ao estabelecerem-se as condições do matrimônio, se não abstraísse da única que o sanciona aos olhos de Deus: a lei de amor. Ao dizer Deus: “Não sereis senão uma só carne”, e quando Jesus disse: “Não separeis o que Deus uniu”, essas palavras se devem entender com referência à união segundo a lei imutável de Deus, e não segundo a lei mutável dos homens.

     4. Será então supérflua a lei civil e dever-se-á volver aos casamentos segundo a Natureza? Não, decerto. A lei civil tem por fim regular as relações sociais e os interesses das famílias, de acordo com as exigências da civilização; por isso, é útil, necessária, mas variável. Deve ser previdente, porque o homem civilizado não pode viver como selvagem; nada, entretanto, nada

absolutamente se opõe a que ela seja um corolário da Lei de Deus. Os obstáculos ao  cumprimento da Lei divina promanam dos prejuízos, e não da lei civil. Esses prejuízos, se bem ainda vivazes, já perderam muito do seu predomínio no seio dos povos esclarecidos; desaparecerão com o progresso moral que, por fim, abrirá os olhos aos homens para os males sem conto, as faltas, mesmo os crimes que decorrem das uniões contraídas com vistas unicamente nos interesses materiais. Um dia perguntar-se-á o que é mais humano, mais caridoso, mais moral: se encadear um ao outro dois seres que não podem viver juntos, se restituir-lhes a liberdade; se a perspectiva de uma cadeia indissolúvel não aumenta o número de uniões irregulares.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

João Dias de Almeida (1901- 1984) e d. Linda Dias de Almeida (1908-2004). Casal de trabalhadores espíritas exemplo. Birigui, SP.

Foto do arquivo de Ismael Gobbo.

 

Leia as biografias:

http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/joao_dias_de_almeida.htm

http://www.guiata.com.br/use/noticia/fullnews.cgi?newsid1128207029,59737,

 

 

 

Mágoa e comprensão

 

 

Normalmente, nossas relações humanas são trocas emocionais, onde cada um oferece aquilo de que dispõe na sua intimidade.

Nenhum de nós pode oferecer aquilo que ainda não possui, o que caracteriza as nossas relações serem do tamanho de nosso mundo interior.

Algumas vezes, quando adultos, analisamos nossa relação com nossos pais e pensamos que eles podiam ter agido de forma diversa.

Criticamos algumas ações, condenamos outras, pensamos que eles poderiam ter acertado se tivessem agido dessa ou daquela forma.

Esquecemos, habitualmente, nessa nossa análise, de que podem não ter feito o que idealizamos, mas deram do seu melhor.

Ao lhes analisar a conduta, passados os anos, os avaliamos com os nossos valores, com as nossas capacidades.

Não raro, esse julgar se traduz em mágoa, quando não tristeza, porque desejávamos que eles tivessem sido mais compreensivos, mais esclarecidos, tivessem errado menos conosco.

Porém, não levamos em conta as condições, as capacidades e valores que eles dispunham à época.

Importante que tenhamos essa compreensão para que não fiquemos a alimentar mágoas, em vez de gratidão.

Da mesma forma, com nossos amigos. Tantas vezes, relações de amizade, cultivadas por longos anos e alimentadas pela afetividade, sofrem rupturas ou cisões definitivas frente a uma atitude que magoa.

Trocamos a possibilidade da convivência, das permutas emocionais agradáveis, que sempre existiram, permitindo que, nesse mesmo espaço, a mágoa se instale.

Esquecemos de que todos temos falhas e que, em alguns momentos, agimos de forma equivocada, sem pesar atitudes, intempestivamente.

Por isso, a compreensão se faz o remédio para curar a mágoa, para superar a divergência, para refazer laços saudáveis de amizade.

Algumas vezes, no ambiente de trabalho, colegas nos decepcionam, nos magoam com suas atitudes.

São pessoas de nossa relação diária, do convívio que as lides do trabalho nos impõem e que, em situações decisivas, tomam atitudes mesquinhas, egoístas.

Importante que pensemos o que os fizeram agir dessa forma, os valores que os dirigem.

Pode ser não sejam criaturas amadurecidas e que acreditam que a meta a alcançar é mais relevante do que o caminho que escolhem para trilhar.

Com tais conceitos, não medem consequências, deixando por onde passam a pobreza de seus ideais, e mesmo a vileza de seus sentimentos.

Para tais situações é imprescindível a compreensão de que essas pessoas têm como guias valores proporcionais à sua capacidade de ver o mundo.

Talvez não sejam merecedores da nossa confiança irrestrita. Entretanto, ao compreendermos suas limitações, entendendo que oferecem tão pouco, porque pouco dispõem em valores morais, não permitamos que a mágoa se instale em nós, perturbando-nos.

Em um momento ou outro, dessa ou daquela forma, é possível que também magoemos alguém.

Por tudo isso, a compreensão será sempre a melhor opção a transformar as nossas relações, sejam familiares, de amizade ou de simples coleguismo em possibilidades de crescimento e aprendizado.

Tenhamos isso em mente.

Redação do Momento Espírita.
Em 28.3.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Foto Ismael Gobbo. Praça pública em Ribeirão Preto, SP.

 

 

Registro. Palestra com Divaldo Pereira Franco

Nova Iorque, EUA

 

Na tarde deste domingo, 29-03-2015,  Divaldo falou na Quinta avenida, centro de Manhattan, Nova Iorque,  para público de 350 pessoas desenvolvendo o tema: “A Psicologia do Perdão”. (Jussara Korngold).

 

 

(Com informações em email de Jussara Korngold)

 

 

Registro. Heloisa Pires relembrou “Maria de Nazaré” em emocionante palestra no F.E. Gina em São Paulo, SP

 

Grande público lotou o salão de palestras do Fraternidade Espírita Gina, em São Paulo, para receber a consagrada oradora Heloisa Pires. Heloísa discorreu sobre o tema “Maria de Nazaré” fazendo uma retrospectiva da vida da mãe de Jesus e a participação da agraciada na grandiosa trajetória do filho querido no trabalho de disseminação do evangelho em terras da Palestina.  A oradora se baseou em vasta literatura espirita e não espírita, dentre as últimas a célebre “Vida de Jesus” de Ernest Renan. Além do vasto conhecimento doutrinário a filha do inesquecível Herculano Pires alia em sua trajetória de trabalho: humildade, simplicidade, talento e simpatia.  A parte artística esteve a cargo de Paulo Vicente,  trabalhador no F.E. Gina,  cantando ao violão. (Ismael Gobbo)

Paulo Vicente ao violão na abertura da palestra de Heloisa Pires. F.E. Gina, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Raul faz a abertura e apresentação de Heloisa Pires. F.E. Gina, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Heloisa Pires, Elizabeth Nicodemos e Ombretta Gori Sacco, presidente do F.E. Gina, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Heloisa Pires em palestra no F.E. Gina. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

Público na palestra de Heloisa Pires no F.E. Gina, São Paulo. Foto Ismael Gobbo.

Público na palestra de Heloisa Pires no F.E. Gina, São Paulo. Foto Ismael Gobbo.

Ao final a oradora Heloisa Pires recebe um mimo de flores e Ombretta Gori Sacco encerra a reunião. Foto Ismael Gobbo

 

 

Programação de palestras com Emanuel Cristiano

Araçatuba, Birigui, SP

 

 

Informamos abaixo o que ficou agendado em nossa região para Jornada Doutrinária de Emanuel Cristiano.

 

Sexta-feira dia 03/04/2015 – 20h00 – Centro Espírita Raymundo Mariano Dias, iniciando as festividades do aniversário do nosso centro que em 25 de abril, completará 78 anos de fundação.

 

 

Sábado      dia 04/04/2015 – 11h30 – Participação no Programa A Voz do Espiritismo em Araçatuba

Sábado      dia 04/04/2015 – 15h00 – Palestra no Centro de Promoção Humana Ave Cristo em Birigui

Sábado      dia 04/04/2015 – 19h30 – Palestra no Centro Espírita Amor e Caridade em Birigui.

 

 

Domingo   dia 05/04/2015 – 09h00 – Palestra no Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes – Araçatuba

 

Fraternalmente, Cleide Bucalon

 

(Informações recebidas em email de Cleide Bucalon)

 

 

Registro. Mês Espírita em Limeira fecha com “Chave de Ouro”

 

Realizou-se ontem a última palestra comemorativa do Mês Espírita em Limeira, na  sua 15ª edição. As palestras foram realizadas aos sábados no auditório da ISCA FACULDADES, gentilmente cedido para  sediar o evento. A última palestra ocorreu ontem, 28/03, e tivemos a oportunidade de contar com a presença do querido companheiro IZAIAS CLARO, da  cidade de Oswaldo Cruz-MG,  que discorreu sobre o tema:  "EM BUSCA DO CRESCIMENTO PESSOAL".

No decorrer do mês   recebemos:  PAULA ZAMP E GABRIEL, ISMAEL BATISTA, NELSON MORAIS e por último  IZAIAS CLARO.

Auditório lotado, público interessado, momentos de emoção e congraçamento,  oportunidade de refazimento espiritual  e  de enriquecimento  para todos nós que vivemos  nos dias de hoje em meio a tantas lutas regeneradoras.

A todos os que nos propiciaram a vivência desses encontros apresentamos aqui nossos agradecimentos.

Parabenizamos  todas as casas espíritas que organizaram o evento   pois foi um verdadeiro Sucesso!

Que Jesus Seja Conosco nos fortalecendo -nos  em nosso  ideal  de contribuirmos na  divulgação  da Doutrina Espírita, vivenciando a cada dia Seu Santo Evangelho!

Esmeralda Tura Citriniti

29/03/Limeira/SP

 

(Informação recebida em email de Esmeralda Tura Citriniti [[email protected]])

 

 

Palestra com Plínio Penteado Jr.

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plínio Penteado Jr.)

 

 

Grupo de Estudos Joanna de Angelis no CEIFA

Santos Dumont, MG

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

Palestra no Centro Espírita “Fé e Amor”. Fazenda Santa Maria Conquista/Sacramento, MG

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

Palestra pública no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que o

 

DIOGO DO NASCIMENTO CARCERES.

 

DA CIDADE DE

SABINO

 

Fará  nesta quarta-feira dia 01-04-2015

Às  20,00  horas

Tema:

" PODERES  OCULTOS "

 

(Informações recebidas em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Olá,

 

Dividir com Amor

 

Desde que não podes erradicar, de um golpe, a fome, a enfermidade, a ignorância, contribui com a tua quota de amor, por mínima que seja.

Sempre podes dividir do que possuis, com aquele nada tem.

Quando repartes com amor, multiplicas a esperança, favorecendo a alegria.

Menos tem, aquele que se nega a doar algo.

Afirma-se que esse gesto de amor gera o paternalismo, promove o vício...

Não têm razão, os que assim informam.

Muitos males, e alguns crimes são abortados quando uma atitude de amor interrompe o passo do infeliz que padece fome, desespero e dor...

Somente quem aprende a abrir a mão, descerra o bolso, terminando por oferecer o coração.

Faze o que te esteja ao alcance, e a vida fará o resto.

 

Do Livro: "Episódios Diários" - Divaldo Pereira Franco - Ditado por Joanna de Ângelis.

 

Próximas Palestras

30.03.2015 Tema: A Perfeição como Meta. Palestrante: Bárbara Vieira
06.04.2015 Easter Monday
13.04.2015 Evento Especial - Das 19 às 20:30 hr
Tema: Eutanásia, Suicídio, Pena de Morto e Aborto
Com participação de perguntas do público
Palestrante: Dr Sergio Thiesen, do Rio de Janeiro.

Mais informações aqui: http://www.lightandpeace.org/events/palestra-dr-sergio-thiesen-13-04-2015

Participe!

Equipe da Light and Peace

www.lightandpeace.org

(Informações recebidas em email de Light And Peace Spiritist Center [[email protected]])

 

 

Divulgações da USE de

São José dos Campos, SP

 

Palestras:

 

2ª Semana Cairbar Schutel. De 13 a 17 de abril no C.E. Amor e Caridade Jacob

 

 

Paula Guimaraes no CEAJ - Jacareí - Domingo, 29 de março às 19h

 

Cursos:

Mocidade CEDM

 

Seminário Atendimento Fraterno

 

Outros:

Almoço de março da Obra Social Célio Lemos, dia 29 de março

 

Tarde da Pizza na Obra Social Célio Lemos, dia 11 de abril

--

-----

Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJCampos e Região através de nosso email: [email protected] 

 

UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos


“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.” 
Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, 1831-1900, foi presidente da FEB (Federação Espírita Brasileira)

Acesse nosso site, ponto de encontro da comunidade espírita: www.use-sjc.org.br

 

(Informações recebidas em email da USE Taubaté)

 

 

Leia o jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse:

http://issuu.com/ceac/docs/jme_abril_2015

 

 

 

 

Jornal “Espaço Espírita” do CEJN

Barra Velha, SC

 

Acessar:

 http://www.cejn.org.br/products/espaco-espirita-jornais-on-line-ee-42-abril-2015/

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Vídeo com palestra no site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acessar: www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

Leia o boletim do GEEPE

Lausanne, Suíça

 

Acesse aqui:

http://www.geepe.ch/arquivos/boletins/boletim_2015-04.html

 

 

(Com colaboração de Elsa Rossi, Londres, UK)

 

 

Publicação de novo artigo no JEE – Jornal de Estudos Espíritas

 

 

Olá Todos,

Gostaria de divulgar a publicação do artigo "Fenômeno de transporte: Bozzano, Zöllner, a Física e o Espiritismo" de Autoria de Alexandre Fontes da Fonseca. O artigo analisa, segundo o Espiritismo e a Ciência, as hipóteses de Ernesto Bozzano e Johan Zöllner para o mecanismo do fenômeno espírita de transporte de objetos. Será que é realmente possível, como afirmou Bozzano, fazer a matéria atravessar a matéria? Será que existe "duplo etérico" de objetos, como Bozzano propôs? O que diz a Ciência? O que diz o Espiritismo? Será que Erasto estava mesmo errado quando afirmou que "não pode quebrar a agregação da matéria" para realização do fenômeno de transporte? Qual das duas hipóteses acima está de acordo tanto com o Espiritismo quanto com a Ciência na atualidade? Respostas para essas e outras questões são encontradas no artigo acima mencionado. Abaixo, reproduzimos o resumo do artigo para informação:

Resumo: "O fenômeno de transporte consiste da introdução ou retirada de objetos materiais de um recinto através da ação invisível dos Espíritos. Embora este fenômeno tenha sido estudado por Kardec, os mecanismos físicos do fenômeno de transporte ainda permanecem desconhecidos. Há na literatura espírita duas propostas distintas para explicar o fenômeno: i) possibilidade de desintegração e reintegração das moléculas do objeto transportado ou das paredes do recinto, defendida por Ernesto Bozzano; e ii) possibilidade do objeto ser movido através de uma quarta dimensão espacial, defendida por Johan Carl Friedrich Zöllner. Neste artigo, analisamos as duas hipóteses em comparação com o conhecimento científico e as explicações contidas em O Livro dos Médiuns (LM). Mostramos que além de explicar o fenômeno e estar de acordo com a Doutrina Espírita, a proposta de Zöllner apresenta muito menos problemas com relação à Física dos materiais do que a proposta de Bozzano. Como a hipótese de Bozzano tem suscitado críticas ao Espiritismo e, em particular, a alguns comentários de Erasto no LM sobre o fenômeno de transporte em recintos fechados, revisamos as explicações de Erasto levando em conta o contexto em que foram escritas para mostrar, afinal, que elas estão corretas e de acordo tanto com as descrições dos fenômenos em si, quanto com relação ao conhecimento científico atual."

O link para o artigo:
https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-3/resumo---art-n-010202

Após clicar no link acima, procure o link "PDF" para baixar o artigo ou lê-lo no próprio browser. O acesso ao artigo é gratuito. Só não é permitida a reprodução do artigo em parte ou em todo, sem autorização do(s) Autor(es).

 

Se acharem o estudo importante, por favor, divulguem. Se conhecerem mais pessoas que podem se interessar pelos artigos publicados pelo Jornal de Estudos Espíritas (JEE), por favor peçam para escrever para o Editor através do endereço [email protected] , para se cadastrarem.

Se estiverem realizando estudos espíritas, de interesse espírita, e que contribuam (mesmo que um pouco) para o entendimento do Espiritismo e de questões relacionadas ao Espiritismo, e desejarem publicar no JEE, escrevam para o Editor: [email protected] . Visitem o site do JEE para conhecer melhor o projeto, seus objetivos e metodologia de publicação: https://sites.google.com/site/jeespiritas/

 

Um abraço fraterno,

Alexandre
--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

 

(Recebido em email de Jornal de Estudos Espíritas [[email protected]])

 

 

Entrevista com Wellerson Santos abordando o tema: Perdão.

Programa “Encontro Fraterno”. Goiânia, GO

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=SoxWi9tchCA&feature=youtu.be

 

 

 

(Com informações de Wellerson Santos)

 

 

Show com “Demônios da Garoa” em prol do

 G.E. Seara das Fraternidades. São Caetano do Sul, SP

 

RESERVE SEU INGRESSO COMIGO

971404656


(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

Homenagem

Sebastião Lasneau

12-11-1900 / 30-03-1969

Sebastião Lasneau. Imagem internet

 

Nasceu Sebastião Lasneau em Barra do Piraí, pequena cidade do Vale do Paraíba, no Estado do Rio de Janeiro, no dia 12 de novembro de 1900, como filho de Evilásio Antônio Lasneau e Etelvina Santos Lasneau. Desencarnou na mesma cidade em 30 de março de 1969.

Menino pobre, o pequeno Sebastião começou a trabalhar muito cedo em atividades humildes em Paracambi e Mendes, cidades do interior fluminense, até ser admitido como funcionário da Estrada de Ferro Central do Brasil, onde permaneceu por vinte anos, aposentando-se por invalidez. Nessa ocasião exercia as funções de cabineiro na Estação de Sant' Ana da Barra.

Depois da aposentadoria e já espírita convicto, perdeu completamente a visão em conseqüência de enfermidade ocular (glaucoma). Diabético, sofria também do fígado e experimentava dores lancinantes causadas por uma persistente polinevrite. Recorreu sem sucesso à ajuda da Medicina. Apesar do sofrimento físico, mantinha-se em consciente e resignada aceitação, consolado pela lógica da Doutrina Espírita, que ensina não existir efeito sem causa.

Sempre orava rogando forças para resistir à dura prova a que era submetido, sem esquecer as ações do bem. Foi quando confrades de Belo Horizonte aconselharam-no a ir à cidade de Caratinga, naquele Estado. Em lá chegando, foi conduzido à Fazenda Eureka, no município de Itaomi, onde funcionava o Grupo da Fraternidade Joseph Gleber, fundado por Jerry Labbate e companheiros da Capital Mineira, entre os quais Fábio Machado, Jair Soares, Jarbas Franco de Paula, Lídio Henriques e Ênio Wendling. Em suas amplas dependências, inauguradas em janeiro de 1952, realizavam-se notáveis reuniões com o médium Antônio Sales, através de cuja faculdade ectoplasmática materializavam-se espíritos, que socorriam portadores de enfermidades várias.

Lasneau, submetido à ação desses espíritos generosos, pôde finalmente ser aliviado em suas aflições. Não recuperou a visão, mas ficou livre das dores incômodas que sentia no globo ocular.

Sebastião Lasneau era poeta, repentista e trocadilhista: fazia versos de improviso e qualquer motivo lhe sugeria um tema. Além de poeta, foi excelente expositor de temas doutrinários do Espiritismo, tendo realizado apreciável tarefa no campo da divulgação doutrinária.

Proferiu grande número de palestras em instituições espíritas do Estado do Rio de Janeiro e em outras unidades da Federação, notadamente Minas Gerais. Aproveitava sempre o trajeto de suas viagens para elaborar quadrinhas primorosas, com temas evangélicos e doutrinários, a fim de brindar o público ouvinte.

Visitava com bastante freqüência seu amigo Francisco Cândido Xavier, participando de reuniões em Pedro Leopoldo e Uberaba. Quando em Belo Horizonte, incentivava o incipiente Movimento Espírita Juvenil, freqüentando os eventos das poucas mocidades espíritas, entre elas a Maria João de Deus, Nina Arueira e O Precursor. Compôs versos e melodia para os hinos das duas primeiras agremiações e, apenas os versos, para a última, musicada por Maria Philomena Aluotto Berutto que ocuparia mais tarde a presidência da Federativa Mineira.

Casado com Augusta Dias Lasneau, com ela conviveu cerca de sete anos, quando, inesperadamente, ficou viúvo, com dois filhos em tenra idade. Algum tempo depois, casou-se, em segundas núpcias, com Olívia Lasneau, que se tornou mãe carinhosa para seus filhos e esposa dedicada durante trinta e seis anos.

Nenhum de seus biógrafos registra quando se tornou adepto do Espiritismo. É inegável, porém, ter recebido influência de seu concunhado, o também poeta Alfredo Nora, espírita convicto, servidor como ele da Central do Brasil e desencarnado em 1948.

A ele, dedicou Nora, através de Chico Xavier, dois sonetilhos - sonetos compostos de versos heptassílabos - com o título Carta Ligeira, precedidos dessa quadra explicativa:


Meu Lasneau, não é bilhete.

Não é ofício nem ata,

É o coração que desata

Meus pesares num lembrete.

Tal poema foi psicografado em Uberaba, estando presente Lasneau. Posteriormente foi incluído no livro Parnaso de Além-Túmulo.

O certo é que, em 1944 ingressa ele no quadro social do Grêmio Espírita de Beneficência de Barra do Piraí, instituição a que dedicou a maior parte de sua vida.

Com enorme dificuldade, conseguiu editar alguns livros de sua autoria, os quais tiveram os seguintes títulos: Pôr do sol, Versos para Eva Musa, Versos para a Mocidade, Poemas de Barra do Piraí, Espiritismo em Três-Rios, Cancioneiros da Fraternidade, Almas que Cantam e Quadras a Completar.

Deixou ainda alguns livros inéditos, intitulados: Roseiral de Luz, Eterna Canção, Poemas das Origens, Amizade Inter-Planos e um sem-número de trabalhos, os quais, se colecionados, formariam outros tantos livros.

Sebastião Lasneau dedicou-se também no jornalismo. Foi redator de vários jornais, inclusive do Jornal do Povo, de Barra do Piraí. Escrevia crônicas e poesias, conforme se pode ver nas edições do jornal, referentes ao ano de 1941.

Musicou alguns de seus versos e fez várias paródias espiritualizadas de músicas famosas da época, as quais eram muito cantadas nos movimentos de mocidade.

Autor do Hino do Cinqüentenário de Barra do Piraí, foi patrono do Ginásio Estadual São José. Recebeu o título de cidadão Guaraniense, na cidade de Guarani (Minas Gerais). Foi juiz de vários concursos de poesias, inclusive da 1ª CONJEB (I Confraternização de Mocidades Espíritas do Brasil), realizada em Marília (São Paulo), certame levado a efeito no ano de 1965.

Após a sua desencarnação, como homenagem póstuma, foi eleito Patrono do Círculo dos Missivistas Amigos, um movimento fraterno que promove a correspondência entre pessoas livres e encarceradas, em todo o Brasil. Participou também de vários concursos, em jogos florais, realizados na cidade de Taubaté-SP, Nova Friburgo-RJ e outras cidades, ganhando inúmeros certificados.

Sebastião Lasneau foi, portanto, um dos grandes vultos espíritas, cuja obra teve por cenário numerosas cidades do Estado do Rio de Janeiro e de outros Estados do Brasil, fazendo-o através de uma participação efetiva e constante, em todas as grandes realizações que eram efetuadas em prol da divulgação da Doutrina dos Espíritos, tornando-se, por isso, uma personalidade querida e requisitada por todos.

 

Fonte:LUCENA, Antônio de Souza e GODOY, Paulo Alves. Personagens do Espiritismo. São Paulo: FEESP, 1982 e depoimentos de Arnaldo Rocha e Cléber Varandas. Extraído de O Espírita Mineiro, de julho/agosto 2007.
Em 05.02.2008.

(Texto copiado do site Feparana)

 

Lenine Brum Junqueira Passos, Ircema, Chico Xavier, Sebastião Lasneau e esposa -

03/07/1951. Imagem/fonte: http://ceag1948.blogspot.com.br/p/presenca-de-chico-xavier-em-muriae.html

Martins Peralva, Maria  Philomena Aluotto Berutto  e Francisco Cândido Xavier

quando este recebeu o título de cidadão honorário de Belo Horizonte.

Imagem: http://podflix.com.br/podsaber/podsaber-especial-recordando-chico-xavier-9-amigos-de-belo-horizonte/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]