Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 01 de setembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/01-09-2015.htm

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/01-09-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

31-08-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/31-08-2015.htm

29-08-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/29-08-2015.htm

28-08-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/28-08-2015.htm

27-08-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/27-08-2015.htm

26-08-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/26-08-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

O cérebro e a glândula Pituitária. Foto Ismael Gobbo

Exposição “Body Worlds”. O verdadeiro mundo do corpo humano. Günther Von Hagens’,  *

realizada na Fábrica de Vapor. Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo.

* Gunther von Hagens é um anatomista alemão, inventor da plastinação, técnica que preserva tecidos biológicos. A plastinação foi inventada em 1977 e por ele patenteada no ano seguinte.

Leia: Direito penal da loucura

A questão da inimputabilidade penal por doença mental e a aplicação das medidas de segurança no ordenamento jurídico brasileiro

Acesse: http://jus.com.br/artigos/21476/direito-penal-da-loucura/3#ixzz3kODSgGk3

 

 

Bezerra de Menezes: empreendedor em várias áreas

Antonio César Perri de Carvalho

Dia 29 de agosto assinala a data de nascimento de Adolfo Bezerra de Menezes, ocorrida no ano de 1831, em Jaguaretama (Ceará).

Destacamos que passou a se interessar pelo Espiritismo após a leitura de O livro dos espíritos, traduzido pelo seu colega de profissão Joaquim Carlos Travassos (pseudônimo Fortúnio) e ofertado pelo mesmo a Bezerra em janeiro de 1875. Portanto há 140 anos o citado tradutor lançava as primeiras edições de Allan Kardec para o português e colocava Bezerra de Menezes em contato com a obra inaugural do Espiritismo.

Há vários biógrafos de Bezerra e sua biografia é bem conhecida. Todavia, no ano passado, o então presidente da FEB entrevistou Jorge Damas Martins que lançava o livro Bezerra de Menezes e Chico Xavier – o médico e o médium (Ed. Ideia Jurídica, 2014). Desta entrevista – “Paulo, Bezerra e Chico Xavier” – (Reformador, março de 2015), e de obras do autor citado transcrevemos alguns trechos.

Nos seus seis livros de pesquisa sobre Bezerra, Jorge Damas Martins apresenta alguns fatos novos. Informa que dos 14 filhos de Bezerra, oito faleceram quando ele ainda estava encarnado. Cita o autor: “particularidade interessante é o Bezerra político, sempre político, desde 1856, quando entrou para o partido liberal e nele permaneceu até a sua desencarnação. Inclusive, em 1889, como presidente da FEB, ele foi eleito deputado. Também surpreende nada haver mencionado em seus artigos espíritas sobre suas candidaturas políticas.”

Damas destaca também o empreendedorismo de Bezerra em inúmeras empresas: nas áreas médicas, arquitetônica, transportes públicos (bondes e ferrovias), transportes marítimos de passageiros e cargas, seguros variados, bancária – foi banqueiro de destaque –, construção civil, salinas, lazer, esporte, turismo etc. Como novidade revela: “no dia 18 de julho de 1874, entrou na Baía da Guanabara o vapor “Bezerra de Menezes” procedente de Londres. Foi o primeiro da encomenda de cinco embarcações feita pela empresa da Estrada de Ferro Macahé a Campos, presidida por Bezerra.” E há outro detalhe histórico: “[...] no dia 12 de junho de 1875, este vapor e outros deixaram o ancoradouro do Rio de Janeiro, às 16h, com destino ao porto de Imbetiba, estação inicial da estrada de ferro.” Neles embarcaram D. Pedro II, o conde d’Eu, e numeroso séquito imperial.

A ação espírita de Bezerra é sempre lembrada e na entrevista acima citada, Damas sintetiza o continuado e incessante labor espiritual de Bezerra: “O nosso livro Bezerra de Menezes e Chico Xavier – o médico e o médium ressalta uma das maiores parcerias espirituais do Espiritismo em todos os tempos: o sacerdócio médico de Bezerra, em sua generosidade sem limites, e o sacerdócio mediúnico de Chico, na ampla vivência do ensino evangélico do “dai de graça o que de graça recebestes”. São exemplos de uma afinidade mais que mediúnica, muito mais de amizade secular, como se fossem um só coração pulsando em benefício da humanidade.” 

(Publicado originalmente em O Consolador http://www.oconsolador.com.br/ano9/429/ca2.html)

Arquivo: Corcovadoporferrez.jpg

Rio de Janeiro, século XIX. O Corcovado.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Corcovadoporferrez.jpg  

 

 

 Maria atende pedido de Bezerra de Menezes

 

JORNAL EXTRA

COLUNA: EM NOME DE DEUS

PARA: DENISE /  REGINA /

DE: GERSON SIMÕES MONTEIRO

DATA: 30/08/2015

       No dia 29 de agosto, comemoramos mais um ano de nascimento de Bezerra de Menezes, que sempre se empe­nhou em amenizar a dor do próximo. Ele concluiu o curso de Medicina aos 25 anos no Rio de Janeiro. Aceitando a Doutrina Espírita por volta de 1886, tornou-se tempos depois médico homeo­pata. Mesmo antes de ser espírita, Bezerra de Menezes pelo seu devotamento   aos  necessitados já havia granjeado o título  de   "Médico  dos Pobres", devido ao seu trabalho de socorro a en­fermos   indigentes.

Em 1950, ocorre no plano espiritual uma reunião para homenagear os 50 anos de sua desencarnação. Chico Xavier um dos convidados, relata que Bezerra achava-se naquele ambiente de luz vivendo com grande emoção aqueles momentos em que recordava dos 69 anos vividos na Terra como o Médico dos Pobres, o Irmão dos sofredores.

De repente, sob a surpresa dos que compunham a grande assembléia, de mais Alto, uma Estrela luminescente dá presença. Era Celina, a enviada de Maria que chega e lê a sua mensagem, promovendo Bezerra a uma Tarefa Maior em uma Esfera mais Alta. Ele chora emocionadíssimo e ajoelha-se agradecendo entre lágrimas, a graça recebida, suplicando-lhe, por intermédio de sua enviada sublime, para ficar no seu humilde Posto, junto a Terra, a fim de continuar atendendo  seus irmãos terrestres que tantas provas lhe dão de estima.

O espírito luminoso de Celina sobe às esferas elevadas donde veio e se dirige à Mãe Celestial, submetendo à sua apreciação o pedido de seu servo agradecido. Daí a instantes, volta e traz a resposta de Maria, Mãe de Jesus.

 - “Que sim, que Bezerra ficasse no seu Posto o tempo que quisesse e sempre sob suas bênçãos!”. Eis porque com muita justiça ende­reçarmos ao incansável benfeitor espiritual, o nosso pensamento de grati­dão e de profundo reconhecimento por tantas lágrimas enxugadas nas dobras de sua alma gene­rosa. Obrigado Bezer­ra de Menezes por tudo e por todos. Deus abençoe, cada vez mais, a sua eterna existência a serviço do Cristo.                                        

                                       

                                           Gerson Simões Monteiro

Presidente da Rádio Rio de Janeiro

e-mail: [email protected]

 

 

(Texto recebido em email de [email protected])

Dr. Adolfo Bezerra de Menezes. “O médico dos pobres”.

Imagem/fonte: http://2vi0v53jm68z12i7xp24npre1aqy.wpengine.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2015/04/bezerra_de_menezes.jpg

 

 

Faltam 5 dias para a 62ª Semana Espírita de

 Vitória da Conquista, BA

 

FALTAM 5 DIAS PARA A 

 

62ª SEMANA ESPÍRITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA

 

 

(Informação recebida em email de Uevc União Espírita de Vitória da Conquista [[email protected]])

 

 

 Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

Na sexta-feira, dia 4 de setembro de 2015, às 21H00, irá decorrer um DEBATE ESPÍRITA.

Durante o debate serão respondidas questões segundo a óptica, colocadas pelas pessoas que estão a assistir.


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

XXIX Encontro Fraternal com Divaldo Franco

na Creche Amélia Rodrigues. Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de Miguel Sardano)

Divaldo Pereira Franco. Encontro Fraternal 2014. Santo André, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

XXII Fórum Espírita Nacional

Leiria, Portugal

 

 

 

(Informações recebidas em emails de Isabel Saraiva [[email protected]]; de  Nuno Emanuel e de Regina Bachega)

 

 

 

8º. Congresso Alemão de Medicina da Alma- AME Internacional

Bad Honnef, Alemanha

                                                                                              

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Fernanda Marinho Gobel)

 

 

Informes do 3º. Congresso Sudamericano

Santiago, Chile

                                                                               

Estimados hermanos en las lides Espíritas:

 

¡Bendiciones y lindo día de trabajo!

Tenemos en la WebPag del 3er Congreso Espirita Sudamericano www.3congresoespiritasudamericano.com dos novidades que queremos compartir con todos:

 

1-- Presentamos la sección de Inscripción de Extranjeros también en Portugués
2-- Tenemos numero WhatsApp que es +56 9 59045857

 

Aprovechamos de pedir a todos que vayan al facebook del congreso y dejen su "me gusta" www.facebook.com/3ercongresoespiritasudamerica


¡Muchas Gracias!

 

Por favor divulgar a sus contactos!!

 

 

CEEBN Centro de Estudios Espirita Buena Nueva

www.espiritismo.cl

[email protected]

Comisión Organizadora del 3er Congreso Espirita Sudamericano

 

 

(Informações  recebidas em emails de Congreso Espirita 2015 [[email protected]] e de Simoni Privato Goidanich)

 

Vista de Santiago, Chile,  a partir do Cerro Santa Lucía. Foto Ismael Gobbo

 

 

 XIX Semana Espírita de

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Centro cultural espírita Reflorescer [[email protected]])

 

 

Registro. Divaldo Franco - Temporada 2015 - Rio de Janeiro Grupo Espírita André Luiz. Rio de Janeiro, RJ 

 

dia 27/08/2015

 

Na noite da última quinta-feira, 27 de agosto, o médium e orador espírita Divaldo Franco realizou uma palestra pública na sede do Grupo Espírita André Luiz, na cidade e Estado do Rio de Janeiro.  

O público de cerca de 500 pessoas lotou completamente as dependências do centro espírita.  

Antecedendo a abertura do evento, o Coral André Luiz apresentou várias peças musicais do repertório espírita, criando um clima de leveza e encantamento para todos.

Ao ser convidado à palavra, Divaldo explicou que gostaria de conduzir suas reflexões doutrinárias num clima mais informal, a recordar os momentos apostólicos de Paulo de Tarso, em colóquio com os seus seguidores, amigos e a população em geral.  

Asseverou que na jornada de divulgação do Espiritismo, no Brasil e no mundo, inúmeras ocorrências inusitadas surgiram em seu caminho, demonstrando que estamos todos sob a influência da providência e dos desígnios divinos.  

Também afirmou que Jesus é muito desconhecido no mundo, mesmo entre os cristãos, isto é, sua mensagem, conquanto amplamente divulgada, ainda permanece incompreendida ou desprezada pela maioria dos seus seguidores, quando não é adulterada, adaptada, para atender aos mesquinhos interesses humanos.  

O grande desafio do verdadeiro cristão, conforme disse que o palestrante, é viver a mensagem de Jesus em sua pureza, na sua profunda simplicidade e verdade, sem tergiversar com os interesses mundanos.  

Na sequência, Divaldo narrou um caso de sua própria experiência na divulgação espírita. Era a estória de Paulo Scott, um senhor que conheceu numa de suas viagens à Nova Iorque, Estados Unidos, e que houvera contraído a hanseníase e obtido a cura, mas não antes de suportar as mais difíceis provas e expiações, dos pontos de vista físico e moral, em virtude daquela doença. Divaldo conheceu Paulo na reunião da  sociedade de metapsíquica de Long Island.  Na oportunidade, Paulo narrou a sua comovente estória de vida, a luta pela sobrevivência, o cruel preconceito sofrido, inclusive dos próprios pais, e a felicidade de obter a cura e conhecer a sua esposa. Mas, no íntimo de Paulo restava uma pergunta que lhe causava angústia e sofrimento moral: por quê?  e por quê comigo?  Na mesma ocasião em que Divaldo conheceu Paulo e a sua estória, ele teve oportunidade de apresentar a Paulo e ao pequeno público presente a proposta da Doutrina Espírita, explicando a respeito da justiça das aflições, das causas atuais e anteriores dos sofrimentos físicos e morais, sobre a reencarnação e o esquecimento do passado durante a experiência física, os motivos resignação ante os impositivos da lei de ação e reação, conforme os ensinamentos contidos no capítulo cinco da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec.  

Ao final, Divaldo ressaltou que, quando realmente compreendemos a lei divina, que está escrita em nossa consciência, passamos a entender o sentido psicológico profundo de nossa existência, que é amar.  

Em seguida, utilizando-se da faculdade mediúnica psicofônica do orador, o venerando Espírito Dr. Bezerra de Menezes transmitiu bela e profunda mensagem de orientação a todos os indivíduos, explicando os motivos da imensidão dos sofrimentos humanos espalhados pela Terra, nesse difícil momento de crises mundiais de todas as espécies, e encorajando-nos a prosseguir no esforço de autoconhecimento e autoiluminação, mediante a extirpação de nossas imperfeições morais e cristianização de nosso ser.  

O evento foi encerrado com mais uma apresentação musical do Coral André Luiz.  

 

Texto: Júlio Zacarchenco

Fotos: Luismar Ornelas de Lima

 

 

 

 

 Palestra na Sociedade Espírita Joana de Ângelis

Panorama, SP

 

 

(Informação recebida em email de Joao Marchesi [[email protected]])

 

 

 42ª. Semana Espírita de

Guarulhos e região

 

 

(Informação recebida em email de Joao Marchesi [[email protected]])

 

 

 Programação de palestras no

Centro Cultural Espírita Reflorescer. Arujá, SP

 

 

(Informação recebida em email de Centro cultural espírita Reflorescer [[email protected]])

 

 

38ª. Jornada Espírita de

Assis, SP  

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Programaçao de palestras musicadas com Vansan

Setembro/2015

 

 

 

                Vansan


 

SETEMBRO

 

01 a  03 – CUIABÁ MT

08  a 11 -  SÃO JOSÉ DO RIO PRETO  E REGIÃO

08 -  20 H  C E MATHEUS -  R Avelino A Izique 758 -  Urupês SP

09 – 20 h - ASSOC ESP CIRINÉIA - R  José Pedro Salomão -332 -Doncleciano S J Rio Preto

10 – ASSOC ESP RANCHO DE LUZ PAULINO GARCIA - Rua Maria da Encarnação Ferreira 365 - Solo Sagrado I - São José do Rio Preto - SP

11 – 20 h -  C E O SEMEADOR - Av  Nações Unidas, 1130, Ltm São Pedro, Catanduva SP

13 – 10 h – C E FRATERNIDADE E LUZ – Av PL 500 Arujá SP

14 – 20 h – C E PADRE CÍCERO MACHADO -  Rua José Vieira de Mendonça, nº 55

Penha - São Paulo - SP

15 -  SEMANA ESPÍRITA DE DIADEMA

16  a 20 – Resende e Região

19 – Valença RJ

21 a 24 – Guarujá SP

25 – 20 h -  C E A CAMINHO DA LUZ -  Al Meyer J Nigri 214 -  Jd Imperador - Suzano SP

26 – 9 h -  RECANTO DE LUZ IRMÃ SHEILLA – R Austria 57 – Ribeirão Pires SP

       20 h -   C E DISCÍPULOS DO EVANGELHO -  R Francisco Foot 01  - Guarulhos

27 – 10 h – C E PADRE  ZABEU KAUFMAN. - R: 13 de maio 1054 -   INDAIATUBA

28 – 20 h e 30 min -  JOANNA DE ÂNGELIS –  R Cel PM Celestino 400 Santo André SP

 

29 E 30 CASCAVEL PR

 

 

(Informação recebida em email de Vansan)

 

 

 Vídeo (em inglês)

2nd European Spiritist life philosophy meeting

 

Olá meus queridos,

 

aqui vai a versao final do video de divulgaçao do 2nd European Spiritist life philosophy meeting:

 

https://www.youtube.com/watch?v=w2XdnMrdimE

 

agora é só divulgar bastante!

 

abraços,

 

Cristina

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=w2XdnMrdimE

 

 

(Com colaboração de Elsa Rossi)

 

 

 Correio Espírita nas bancas

 

Correio Espírita

Para ler este jornalonline aqui

 

 

(Informação em email de Correio Espírita [[email protected]]; em nome de; Correio Espírita [[email protected]])

 

 

 Agenda Espírita do CEAP

Rio de Janeiro, RJ

 

Solicita para André Gadelha

[email protected]

 

 

(Com colaboração de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

O que você procura indo ao centro espírita?

 

 

                     Wellington Balbo –Salvador BA

 

Ao observar o vai e vem de pessoas pelas dependências dos centros espíritas aos quais visitava, colocava minha mente para trabalhar e imaginava:

Qual seria, realmente, o anseio desta pessoa ao procurar o centro espírita?

Será tão somente a busca pela cura do mal ou o problema que a aflige? Será que o objetivo é por encontrar uma razão para viver? Será a curiosidade por notícias dos afetos que já partiram deste mundo?

Perguntas e mais perguntas borbulhavam em minha mente. Para responder as minhas indagações só havia um caminho: questionar os freqüentadores de diversos centros espíritas e em diversas regiões o que buscavam ao chegar ao centro espírita.

Então, pedi a um grupo de indivíduos, cerca de 150, que escrevessem num papel o que buscavam ao chegar ao centro espírita. Em realidade o questionamento foi:

Ao adentrar um recinto religioso o que você procura?

A maioria das pessoas cravou em ACOLHIMENTO.

Contrariando meu pensamento, nada daquilo que se passava em minha mente refletia a realidade. O que mais queriam não era contato com o Além, nem a cura para os males, mas, sim, sentirem-se acolhidas, queridas, amadas.

O ser humano tem sede de ser acolhido, bem tratado. Quando chegamos num local que a ninguém conhecemos, queremos apenas alguém que nos acolha.

Quando vamos à escola pela primeira vez, queremos alguém que nos receba. Quando a idade avança, nossa vontade é de ser acolhido nas limitações ou dificuldades. Seja na criança, jovem ou idoso o sentimento de ser acolhido é sempre um carinho na alma.

Pode parecer pouca coisa, todavia, uma simples pergunta, como: Posso servi-lo? – exerce no outro a idéia de importância, de pertencimento, participação. Mostra que estamos de alguma forma acolhendo, recebendo, preocupando-se com suas necessidades.

Outro dia um amigo comentou:

“Gosto demais da maneira como a maioria dos evangélicos recebem as pessoas que chegam à igreja. Eles, definitivamente, são excelência quando o tema é ACOLHIMENTO.

Eis, portanto, um bom questionamento para nós, espíritas, realizarmos dentro de nosso coração e, claro, em nossas Casas:

Estamos acolhendo as pessoas? Estamos recebendo-as com carinho e cordialidade?

Estamos fazendo a parte que nos compete que é acolher aqueles que chegam ao centro espírita?

 

Pensemos nisso.

 

O acolhedor C.E. Paraguayo Joanna de Angelis. Assunção, Paraguai.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 Encontro singular

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Estante da Vida. Lição nº 20. Página 95.

 

- Escute moço... Se é verdade que o senhor escreve para a Terra, conte o meu caso, amparando alguém...

A observação procedia de um rapaz desencarnado, em deplorável situação num vale de suicidas.

O seu corpo, que se adensava, pesado e escuro, se retorcia, qual se estivesse fixado em agitação permanente, e, na garganta, se lhe viam arroxeadas feridas, alentadas decerto pelos pensamentos de angústia a lhe percutirem, constantes, na forma atormentada.

Percebi-lhe a condição de enforcado e diligenciei colocá-lo à vontade:

- Fale meu irmão, quero ouvi-lo e aprender.

E o jovem, desenfaixado do envoltório físico, desmanchou-se em agoniadas recordações:

- Sabe?... Fui no mundo uma vítima do copo...

Tudo começou numa festa... Lembro-me... Um convite inocente... Brincadeira... Um colega abeirou-se de mim com um frasco de bebida licorosa...

Em seguida, a intimação amiga: um trago, só um trago...

Recusei... Não tinha hábito...

Em derredor de nós a roda alegre e expectante...

“Então, você - zombeteou o companheiro sarcástico -, então você é dos tais... Um maricas... Filhinho da mamãe... Que faz você com as calças?...”

Ignorava que aceitar um desafio desses era perigoso para mim...

Os outros bebiam e gargalhavam... Acabei aderindo...

Engoli uma talagada, outra e mais outra... Depois, a cabeça zonza e o prazer esfuziante...

No dia seguinte, a necessidade do aperitivo... E, dos aperitivos, passei à bebedeira inveterada... Alfaiate bem pago, a breve trecho comecei a deteriorar-me em serviço...

Erros, faltas, pileques, ressacas...

Terminadas as tarefas cotidianas, trocava o lar pelo bar...E sempre o quadro lastimável, noite a noite...

Amigos me apoiando até a casa e, na porta, a cansada mãezinha a esperar-me...

Constantemente, a mesma voz doce, insistindo e abençoando... “Meu filho, não beba! Não beba mais!...”

Minha reação negativa nunca falhava...

Esbravejava, ameaçava, premindo-lhe os braços trêmulos...

Na manhã imediata, os remorsos e as promessas de corrigenda e reajuste...

Em sobrevindo a noite, porém, novas carraspanas e disparates...

Em várias ocasiões, ao despertar, surpreendia pratos e copos quebrados e a informação estranha de que fora eu o culpado... Estivera em pavoroso delírio, perpetrando desatinos e violências... Aborrecia-me, arrependia-me...

No entanto, a sede de álcool sempre mais forte...

As ocorrências infelizes se sobrepunham umas às outras, até que, um dia, acordei no cárcere...

Oh! porquê? porque a prisão? Horrorizou-me a resposta do guarda... “Você é um assassino”... Eu? Um assassino?... E ele: “sim, você, “seu bêbado”, você matou”...

Solucei, esmagado de sofrimento... O peito parecia rebentar-me e gritei: “meu Deus, meu Deus, que será de minha mãe?!... Aí, veio a revelação terrível: “foi ela própria que você destruiu...  sua mãe, sua vítima”... Não acreditei...

Pedi provas... Levado à residência sob a custódia de alguns soldados, ainda pude vê-la cadaverizada na urna... Mostrava na garganta os sinais de estrangulamento... Em torno de nós, as testemunhas... Os que me haviam visto de perto com os dedos cravados na carne materna, em momento de insânia...

Ajoelhei e gritei debalde...

Recolhido à cadeia, positivamente dementado, aguardei a noite alta e, aproveitando algumas tiras de cobertor, enforquei-me...

Desde então, sou um farrapo que vive, uma chaga que pensa...

Se minha história triste pode servir a benefício de alguém, fale dela aos outros, aos que se acham no caminho terrestre, na bica da invigilância ou do desespero...

Anotei, ali mesmo, o episódio amargoso que alinhavo nesta crônica e deixo o relato, com as próprias palavras do desventurado protagonista, em nossa apresentação do assunto, para estudo e reflexão dos amigos reencarnados que porventura nos leiam.

Entretanto, recordando o meu próprio ceticismo no tempo em que estadeava o enxudioso uniforme carnal, entre os homens do plano físico, não estou muito certo de que alguém possa realmente acreditar em nós.

 

 

(Informação recebida em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Imagem: https://www.google.com.br/search?q=nao+a+bebida&espv=2&biw=1219&bih=593&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAYQ_AUoAWoVChMIiLCrqqvUxwIVCoOQCh0Q9wxA#imgrc=LcehGrkr3u3qGM%3A

 

 

 

 Publicação do Jornal Espírita de

Três Lagoas, MS

 

 

(Recebido em email de Luiz Corrêa da Silveira Filho [[email protected]])

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]